Excelente palestra. Acadêmica e técnica mas, acima de tudo, simples e didática. Até eu consegui entender o que o professor disse. Isso é impressionante! Formidável!! Até eu!!!
Considero o professor Renato Mezan um dos intelectuais mais qualificados para tratar da obra de Sigmund Freud, parabéns pela oportunidade disponibilizada
Ótimo vídeo, palestra e aula de Psicanálise, Sociologia e História Geral, enfim, vasto ensinamento num só material, obrigado ao canal e ao professor pela contribuição 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada professor por seus esclarecimentos. Gostaria de solicitar a CPFL que sempre disponibilize os autores e obras citadas de forma a nos auxiliar no aprofundamento de tais citações tão enriquecedoras.
Pessoa de conhecimento. Ele ñ se aprofunda pq imagina q as pessoas já estão num certo nível avançado - ñ é o meu caso. Por isso verei novamente. Como sempre , CPFL - só a nata!💖 obg
Professor Renato, em maio de 2018, o senhor foi profético, quando disse..""...porque estaremos elegendo um tirano ou um MESSIAS" ( 1:47.04 minutos do vídeo.). Incrível isso.
A sociopatologia no cotidiano, caracteriza por relacionamento social... O sociopata, convive sicialmente, mas sempre com o intuído de observar a escolhida vítima, não levanta nenhuma suspeita... Geralmente, o sociopata, sofreu abusos sexuais na infância, mas permanece. Não apresentando nenhum perigo, até que um dado momento, acontece o que realmente aflorou inconsciente, chegando ao estrupo, acompanhado da morte da vítima... Não levanta suspeita, por já está tudo planejado, por ser muito inteligente, por conhecer a vítima em detalhes, embora , a vítima não desconfia. da intenção do sujeito com sérias questões psicológicas, iniciando na infância, mas manifestando na fase adulta... Creio que. a sociopatalogia não tem cura... Ótima Palestra, por Renato Mezan... Parabéns!!!
Aos 1:41:30, em relação ao estímulo à caridade, eu acho que fluiria uma auto sabotagem do que seria realmente caridade, em prol do seu narcisimo e do lucro... Isso já existe, mas acentuaria muito mais no nível geral. É só observar redes sociais, as pessoas mostram algo tendencioso e dissmimulado, visando melhorar sua imagem e ter algum lucro social. O estímulo correto seria a caridade sem o ''show do ego'', assim estimularia bem mais o caráter... Porém, possivelmente seria algo a ser manipulado pelas mentes psicopáticas pra alguma alienação.
O pensamento podemos mudar, a opinião também...mas a ação cruel consciente é o contrário da evolução que buscamos na humanidade. Seja ela individual ou coletiva nascem da ignorância, desvio de personalidade, desejo de poder ou oprimir o outro.
É a mais pura verdade Marcelo! Enquanto psicólogos,psiquiatras,cientistas e formadores de opinião tentam explicar as coisas do chamado subconsciente,o próprio diabo já dá a resposta, e tudo bem detalhado. É um pensamento anárquico em minha opinião, esta coisa do "diabo dar uns toque". Raul , irônico.
7.24 "eichmann seria como um homenzinho insignificante[...] trabalharia como caixa de algum mercado [...] porteiro de hotel, alguma coisa nesse grau de sofisticação" uma fala que revela o caráter do autor !!! . Pessoas comun e simples ainda são pessoas!!!
Me ocorreu o mesmo na fala “não tenho cara de assaltante”. me pergunto que “cara” é essa, e sobre os limites da bondade e solidariedade àqueles considerados “semelhantes” e quais as “roupas” que inferem a estes o direito e a dignidade de tais prerrogativas.
Simmm...e achei tão boa que fui pesquisar. RS Achei ótimas palestras do Flávio Vassouler no próprio site do CPFL , na Casa do Saber e no Quem Somos Nós.
37:00 A liberdade de expressão, que engloba o "crime de opinião", não é um direito absoluto. Eu não posso expressar racismo, antissemitismo etc por meio da minha opinião, ainda que eu não saia do campo das palavras ou ideias, isso já configura crime. Quanto a famosa frase "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" que foi atribuída a Voltaire, na verdade foi escrita pela sua biógrafa Evelyn Beatrice Hall, ela criou essa frase para buscar resumir o pensamento do filósofo sobre o tema.
Um pouco transtornado ao ouvir que a bomba atômica foi a única saída para o Japão sair da II Guerra Mundial "se não fosse a bomba o Japão ainda estaria fazendo a II Guerra Mundial". Existe aí um grande equívoco, para dizer o mínimo. Esse tipo de comentário só serve para aumentar e estimular o preconceito/racismo/xenofobia no Brasil, um país historicamente racista e que tem dificuldade para reconhecer suas atrocidades. Como descendente de japoneses ouvi durante toda a minha vida escolar que o "povo mais racista, radical e maldoso é o povo japonês", "branco escravizou? Sim, mas japonês é muito pior, muito mais racista". Apesar de brilhante, esse professor não escapa de participar na manutenção de estereótipos raciais.
Isso dói...receio q a história seja perdida sem dar tempo q nos questionemos sobre o pq acontecem coisas. Quem tem interesses...quem n tem é no q realmente está o interesse.
Gostei, ele foi claro sobre a questão de opinião, não quer dizer ( como ele bem exemplificou, que podemos sair impondo-as , somente podemos tê-las, isso por causa do perigo das bestas falantes kkkk), outro ex dado por ele foi que há maldades "justificadas" pelo contexto sociocultural da época, o que não deixa de ser desprezível, sobre os japoneses foi uma visao que talves não necessariamente seja vista como única alternativa... acho que ele é mt bom , sobre o comentario da bomba, talves ele afirmou isso considerando o contexto da epoca como nos exemplos ja referidos.
aff, esqueci de apagar uma parte do comentario kkkk, ex. o da unica alternativa... desconsiderem os erros , e nao me rotulem como psiquiatras kkkk brincadeira ( é que hj mts se consideram profissionais e diagnosticam depressivos, bipolares, ansiosos... e se esquecem que somos humanos contraditórios, distraídos, que enfrentamos situações que nos deixam temporariamente ansiosos, tristes... que nem tudo ou todos devem ser rotulados , mt menos por leigos. não costumo ler antes de publicar e tb não me incomodo com opiniões duras, as vezes no aplicativo de musica me dizem que eu matei a música ( olha que sou afinada hein !) , que minha versão ta bizarra... isso exemplifica a questao da opiniao, eu particularmente acredito que devemos ter sensibilidade ao expor uma opiniao dura, ou uma crítica nada construtiva, somente destrutiva, que alias nem deveria ser dada, pois , não é pq temos direito de livre expressão e de opinião que devemos deixar o bom senso de lado.
acabamos rotulando parte da sociedade como superficial baseada em suas atitudes, é inevitavel, porem, isso não significa que em outro momento essas pessoas não possam acordar, acho que ja fui clara kkkk
Caraca, André, pensei exatamente a mesma coisa vendo o vídeo, por falar em.inconsciente olha só ele deixando o preconceito aparecer incomcientemente, muito irônico né! Rsrs
Não! Só a inveja e recalque do gabarito e conteúdo ambulante que o professor é! Se tivessem a oportunidade que tenho de conviver com essa pessoa a mais de 10 anos na universidade, não fariam tais comentários! Almas pequenas, no mínimo!
No mínimo não entenderam o sentido... ele até poderia ter utilizado outra sintaxe, mas mesmo assim é compreensível o que ele pretendia referir-se... mas tem uns acéfalos que amam criticar... e a maioria não terminou o mobral....
Ninguém está livre de críticas. E não precisa ser "super homem" para perceber algo incoerente e abrir uma crítica. Mesmo porque super homem não existe, ou seja, perfeição não existe. Triste são pessoas o colocando em altar intocável, próprio da sociedade de rebanho, de pessoas que não adquiriram sua própria autonomia. É um palestrante que tem conhecimento, mas muito arrogante e com suas falhas, simples assim.
No futuro vão se admirar em saber que os humanos do nosso tempo comiam todos os dias comida com veneno (os agrotoxicos) " Inacreditavel!! As.pessoas.comiam alimentos envenenados e.aceitavam assim? Davam para suas crianças Também?? Não acredito? Ficavam doentes e.continuavam aceitandonesse horror? "
Essa Hannah Arendt era uma figuraça. Além de tolerar, e idolatrar, um nazi barra-pesada como Heidegger, ainda se inspira em sua abordagem da Técnica moderna para tratar da "banalidade do mal". Aplicar Heidegger a Eichmann é mole, quero ver discorrer sobre o Mal a partir do caso do próprio Heidegger, a quem a "banalidade" em questão não se aplica.
arendt era contraditoria como todo ser humano e viva a incoerencia!! quanto a heidegger sua visão é unilateral. a obra não pode ser confundida com o autor!
Comentário pleno em preconceito e mau gosto : “Eichmann era um homenzinho desprezível!...seria um mísero caixa de supermercado ou porteiro de hotel, nada além de uma ocupação deste “grau de elaboração “...!!!????....Entendo o contexto, entendo a paráfrase de Hannah Arendt, mas ainda assim, ele foi muito infeliz!
Knn kib😮 bninu in h my m😅😮i ml; by bon ok only n be boo. 😮I am vn. H he😢I 😮ybubu noon ; NJ😅😅nhij no😮b😅 BB bk h😅. 😂 vs 😮😅bn😅 binbi on oo😅bob b on Monday if ibbh 😅jvbu😮
Vendo esse vídeo em 2023 e reparando quanto equívoco é arrogância vindo de um intelectual branco com sobrenome europeu ! Discurso de autoridade de quem da no topo do mundo ! Fácil !
Algumas pontuações interessantes no que tange as formulações da psicanálise. O resto, evidente por si só, foi o narcisismo primiário do Mezan ganhando palco. A vaidade é um vício que não sacia nunca. Mezan é bom escrevendo livros de psicanálise. Outros nomes se destacam e são mais coerentes ao falar sobre a subjetividade do povo Brasileiro e a o mal estar na cultura. A psicanálise precisa fazer com o lugar de fala saia dos consultórios. Falon poderia ter sido ao mesmo citado, caso o convidado tivesse interesse mínimo em abrir mão de sua verborragia branca e burguesa pra falar sobre a questão racial do Brasil. Enfim... Sigamos!
Palestra fraca. O professor ficou mais preocupado em exibir uma pseudo erudição, fazer piadinhas emolduradas por sua voz de locutor de rádio FM na madrugada.
Regis ao Mazes: "O que poderia ser mais ofensivo a um narcisista do que ver outro ego brilhando no palco, não é mesmo colega?" e então, fez-se a mudez.
"não tem absolutamente nada de errado eu achar que judeu é avarento, negro é não sei o que, turco é não sei o que lá... é uma opinião, e o direito à opinião é sagrado, é uma das conquistas do iluminismo" (minuto 36-37) Não achei muito sensata essa "opinião". Então se minha opinião é que a Terra é plana, eu devo ser respeitado porque meu direito à opinião é sagrado? Tem alguma coisa estranha nesse posicionamento....
Complicado Hugo, mas essa recusa dos preconceitos também podem ser uma espécie de sintoma do puritanismo, não acha? Mas de qualquer forma, entendo perfeitamente tua posição em que o preconceito causa repulsa, acredito que cause repulsa inclusive em quem sente, inconscientemente é claro...
Javã Marcondes, ele não.conseguiu responder as perguntas e o pior não sabia terminar..com todo respeito...Eu só ouvi até o fim pq.e bom pra treinar as pulsões....de quebrar o celular😡
@@maristelamorellipsicanalis4402 Morri agora , minha intuição estava certa ! 😂😂 aquela vontade de não terminar mas vou até o fim pra confirmar minha tese.
Peço desculpas, pela humilde interpretação, mas a palestra é fragmentada e não tem força de produzir critérios de avaliação, muitos temas jogados como temas.
Cláudia França, discordo. Não acho que ele falou demais, tampouco se arrastou ou tornou seu falar entendiante. Quando ouço pessoas que têm tanto conhecimento para compartilhar, nem sinto o tempo passar. Me sinto feliz em aprender tantas coisas novas. Você tem todo o direito de pensar assim, mas esse seu comentário é totalmente desnecessário.
Excelente palestra. Acadêmica e técnica mas, acima de tudo, simples e didática. Até eu consegui entender o que o professor disse. Isso é impressionante! Formidável!! Até eu!!!
uma das melhores palestras do Café.
Considero o professor Renato Mezan um dos intelectuais mais qualificados para tratar da obra de Sigmund Freud, parabéns pela oportunidade disponibilizada
Muito boa oportunidade de conhecimento. Ótimo palestrante, linguajar acessível. Pedagógico.
*QUERIA AGRADECER AO INSTITUDO PELO ACESSO A ESSAS PÉROLAS*
Esclarecedor. Fácil entendimento. Colocou o assunto na prática, citando exemplos, o que falicita a compreensão do assunto em pauta. Parabéns.
Ótimo vídeo, palestra e aula de Psicanálise, Sociologia e História Geral, enfim, vasto ensinamento num só material, obrigado ao canal e ao professor pela contribuição 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada professor por seus esclarecimentos.
Gostaria de solicitar a CPFL que sempre disponibilize os autores e obras citadas de forma a nos auxiliar no aprofundamento de tais citações tão enriquecedoras.
polppl🎉
😅🎉lpooo😮log😅o0o9ooo999oop😮
Conteúdo muito sofisticado. Nos faz pensar e não julgar.
Com certeza
Adorei demais a sua palestra, Renato !
✨💐✨💐✨
Pessoa de conhecimento. Ele ñ se aprofunda pq imagina q as pessoas já estão num certo nível avançado - ñ é o meu caso. Por isso verei novamente. Como sempre , CPFL - só a nata!💖 obg
Que bom que ele deixou implícito o seu positivismo jurídico durante boa parte da palestra, mas no final falou dele abertamente.
Show de palestra.
Professor Renato, em maio de 2018, o senhor foi profético, quando disse..""...porque estaremos elegendo um tirano ou um MESSIAS" ( 1:47.04 minutos do vídeo.). Incrível isso.
Eu não elegi 😂
ótimo! uma aula de psicanálise, história, filosofia e bom humor!
Gratidão pela partilha!
Ótimo conteúdo! Obrigado!!!
A sociopatologia no cotidiano, caracteriza por relacionamento social... O sociopata, convive sicialmente, mas sempre com o intuído de observar a escolhida vítima, não levanta nenhuma suspeita... Geralmente, o sociopata, sofreu abusos sexuais na infância, mas permanece. Não apresentando nenhum perigo, até que um dado momento, acontece o que realmente aflorou inconsciente, chegando ao estrupo, acompanhado da morte da vítima... Não levanta suspeita, por já está tudo planejado, por ser muito inteligente, por conhecer a vítima em detalhes, embora , a vítima não desconfia. da intenção do sujeito com sérias questões psicológicas, iniciando na infância, mas manifestando na fase adulta... Creio que. a sociopatalogia não tem cura... Ótima Palestra, por Renato Mezan... Parabéns!!!
Excelente fala!! Obrigado pelo compartilhamento, instituo cpfl!! :)
Divina palestra 🧐
Que professor esclarecido.. já assisti duas vezes ^^
Útil importante relevante excelência
Sensacional!! Sabe muito!
Magnífico! 👏🏽👏🏽👏🏽
Ótima Palestra!
Aos 1:41:30, em relação ao estímulo à caridade, eu acho que fluiria uma auto sabotagem do que seria realmente caridade, em prol do seu narcisimo e do lucro... Isso já existe, mas acentuaria muito mais no nível geral.
É só observar redes sociais, as pessoas mostram algo tendencioso e dissmimulado, visando melhorar sua imagem e ter algum lucro social.
O estímulo correto seria a caridade sem o ''show do ego'', assim estimularia bem mais o caráter... Porém, possivelmente seria algo a ser manipulado pelas mentes psicopáticas pra alguma alienação.
Eu amo esse homem meu Deus do céu
Incrível ! Obrigada
Tiozinho reaça. É a minha "livre" opinião. 😁😁😁😁😁
Concordo integralmente quanto ao radicalismo em prol da liberdade de expressão.
O pensamento podemos mudar, a opinião também...mas a ação cruel consciente é o contrário da evolução que buscamos na humanidade. Seja ela individual ou coletiva nascem da ignorância, desvio de personalidade, desejo de poder ou oprimir o outro.
Obrigada!
Nós que agradecemos!
Magnífico.
Importantíssimo
"Enquanto Freud explica as coisas o diabo fica dando os toque."
(Raul Seixas sobre Sigmund Freud)
não entendi o q se quer dizer com 'dando os toque, se puder me explicar, por gentileza, agradeço.'
É a mais pura verdade Marcelo! Enquanto psicólogos,psiquiatras,cientistas e formadores de opinião tentam explicar as coisas do chamado subconsciente,o próprio diabo já dá a resposta, e tudo bem detalhado. É um pensamento anárquico em minha opinião, esta coisa do "diabo dar uns toque". Raul , irônico.
@@asteroidesilverio ?
@@pablodRonne É Raul manu!!!
So que Freud era cocainômano. Prefiro Jung. Mais lúcido.
7.24 "eichmann seria como um homenzinho insignificante[...] trabalharia como caixa de algum mercado [...] porteiro de hotel, alguma coisa nesse grau de sofisticação" uma fala que revela o caráter do autor !!! . Pessoas comun e simples ainda são pessoas!!!
Triste ..... será que ele refletiu sobre isso ! Ficou feio!
Me ocorreu o mesmo na fala “não tenho cara de assaltante”. me pergunto que “cara” é essa, e sobre os limites da bondade e solidariedade àqueles considerados “semelhantes” e quais as “roupas” que inferem a estes o direito e a dignidade de tais prerrogativas.
A pergunta do Vassoler foi melhor q a palestra...,
Simmm...e achei tão boa que fui pesquisar. RS
Achei ótimas palestras do Flávio Vassouler no próprio site do CPFL , na Casa do Saber e no Quem Somos Nós.
Sem sombra de dúvidas, o melhor Psicanalista do Brasil.
excelente
Cabra booom: 👏👏👏👏👏👏
Útil
37:00 A liberdade de expressão, que engloba o "crime de opinião", não é um direito absoluto. Eu não posso expressar racismo, antissemitismo etc por meio da minha opinião, ainda que eu não saia do campo das palavras ou ideias, isso já configura crime. Quanto a famosa frase "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" que foi atribuída a Voltaire, na verdade foi escrita pela sua biógrafa Evelyn Beatrice Hall, ela criou essa frase para buscar resumir o pensamento do filósofo sobre o tema.
Obrigada amados 😘
Quem diria que três anos depois ninguém pode falar mais nada que é preso
Bravo!!
Um pouco transtornado ao ouvir que a bomba atômica foi a única saída para o Japão sair da II Guerra Mundial "se não fosse a bomba o Japão ainda estaria fazendo a II Guerra Mundial". Existe aí um grande equívoco, para dizer o mínimo. Esse tipo de comentário só serve para aumentar e estimular o preconceito/racismo/xenofobia no Brasil, um país historicamente racista e que tem dificuldade para reconhecer suas atrocidades. Como descendente de japoneses ouvi durante toda a minha vida escolar que o "povo mais racista, radical e maldoso é o povo japonês", "branco escravizou? Sim, mas japonês é muito pior, muito mais racista". Apesar de brilhante, esse professor não escapa de participar na manutenção de estereótipos raciais.
Sempre lógico e com ótima expressão das idéias. Valeu muito assistir a palestra desse ilustre psicanalista.
Isso dói...receio q a história seja perdida sem dar tempo q nos questionemos sobre o pq acontecem coisas. Quem tem interesses...quem n tem é no q realmente está o interesse.
A pergunta do Flávio demorou quase toda a palestra. E era para ser objetivo...
Henrique e a resposta do Renato maior.ai da e sem nada a ver com a pergunta
Uma luz sem calor, uma flor sem perfume...
Gostei, ele foi claro sobre a questão de opinião, não quer dizer ( como ele bem exemplificou, que podemos sair impondo-as , somente podemos tê-las, isso por causa do perigo das bestas falantes kkkk), outro ex dado por ele foi que há maldades "justificadas" pelo contexto sociocultural da época, o que não deixa de ser desprezível, sobre os japoneses foi uma visao que talves não necessariamente seja vista como única alternativa... acho que ele é mt bom , sobre o comentario da bomba, talves ele afirmou isso considerando o contexto da epoca como nos exemplos ja referidos.
aff, esqueci de apagar uma parte do comentario kkkk, ex. o da unica alternativa... desconsiderem os erros , e nao me rotulem como psiquiatras kkkk brincadeira ( é que hj mts se consideram profissionais e diagnosticam depressivos, bipolares, ansiosos... e se esquecem que somos humanos contraditórios, distraídos, que enfrentamos situações que nos deixam temporariamente ansiosos, tristes... que nem tudo ou todos devem ser rotulados , mt menos por leigos. não costumo ler antes de publicar e tb não me incomodo com opiniões duras, as vezes no aplicativo de musica me dizem que eu matei a música ( olha que sou afinada hein !) , que minha versão ta bizarra... isso exemplifica a questao da opiniao, eu particularmente acredito que devemos ter sensibilidade ao expor uma opiniao dura, ou uma crítica nada construtiva, somente destrutiva, que alias nem deveria ser dada, pois , não é pq temos direito de livre expressão e de opinião que devemos deixar o bom senso de lado.
acabamos rotulando parte da sociedade como superficial baseada em suas atitudes, é inevitavel, porem, isso não significa que em outro momento essas pessoas não possam acordar, acho que ja fui clara kkkk
Politicamente correto: 1:00:34
Muito bom
Que isso!! Homenzinho insignificante ... caixa de supermercado!! Que preconceituoso ... Parei aí mesmo!
Caraca, André, pensei exatamente a mesma coisa vendo o vídeo, por falar em.inconsciente olha só ele deixando o preconceito aparecer incomcientemente, muito irônico né! Rsrs
Antes todos os homens fossem insignificantes como ele!!!
Ninguém é perfeito .. Por isso somos humanos, vamos colher apenas os bons frutos dessa árvore.
Gosto dele, mas nao apreciei esse comentário
Vc é um neófito de compreensão. SIMPLES ASSIM.
top
a voz do professor parece a voz do narrador do picapau antigo kkkkkkk
👏👏👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
"Segundo alguns MulherSapiens " . kkkkkkkkkkkkkkk
Queria saber se as pessoas q criticam têm um décimo do conhecimento de Renato Mezan...🤔🤔🤔🤔
Não! Só a inveja e recalque do gabarito e conteúdo ambulante que o professor é! Se tivessem a oportunidade que tenho de conviver com essa pessoa a mais de 10 anos na universidade, não fariam tais comentários!
Almas pequenas, no mínimo!
Qual quer um que se dedique a ler dia e noite e se espelhe nessas pessoas sábias tem chance ! Eu preciso ler é ler ! 😂😂
No mínimo não entenderam o sentido... ele até poderia ter utilizado outra sintaxe, mas mesmo assim é compreensível o que ele pretendia referir-se... mas tem uns acéfalos que amam criticar... e a maioria não terminou o mobral....
Ninguém está livre de críticas. E não precisa ser "super homem" para perceber algo incoerente e abrir uma crítica. Mesmo porque super homem não existe, ou seja, perfeição não existe. Triste são pessoas o colocando em altar intocável, próprio da sociedade de rebanho, de pessoas que não adquiriram sua própria autonomia. É um palestrante que tem conhecimento, mas muito arrogante e com suas falhas, simples assim.
No futuro vão se admirar em saber que os humanos do nosso tempo comiam todos os dias comida com veneno (os agrotoxicos) " Inacreditavel!! As.pessoas.comiam alimentos envenenados e.aceitavam assim? Davam para suas crianças Também?? Não acredito? Ficavam doentes e.continuavam aceitandonesse horror? "
Lucidez, lucidez... lucidez! Quixote me dê mais lucidez...
Essa Hannah Arendt era uma figuraça. Além de tolerar, e idolatrar, um nazi barra-pesada como Heidegger, ainda se inspira em sua abordagem da Técnica moderna para tratar da "banalidade do mal". Aplicar Heidegger a Eichmann é mole, quero ver discorrer sobre o Mal a partir do caso do próprio Heidegger, a quem a "banalidade" em questão não se aplica.
arendt era contraditoria como todo ser humano e viva a incoerencia!! quanto a heidegger sua visão é unilateral. a obra não pode ser confundida com o autor!
A palavra “ empoderamento” é deselegante, disse ele . Hmmmmmm ( macho branco , intelectualizado falando para um grupo quase semelhante ...aham ) tá !
...vergonha essa justiça brasileira. Só penaliza pobres!
Comentário pleno em preconceito e mau gosto : “Eichmann era um homenzinho desprezível!...seria um mísero caixa de supermercado ou porteiro de hotel, nada além de uma ocupação deste “grau de elaboração “...!!!????....Entendo o contexto, entendo a paráfrase de Hannah Arendt, mas ainda assim, ele foi muito infeliz!
Ato falho. Relevemos.
Knn kib😮 bninu in h my m😅😮i ml; by bon ok only n be boo. 😮I am vn. H he😢I 😮ybubu noon ; NJ😅😅nhij no😮b😅 BB bk h😅. 😂 vs 😮😅bn😅 binbi on oo😅bob b on Monday if ibbh 😅jvbu😮
@@77eduardoantunesnot be do. Y y😢uuhbubfuubub to ububby😢 up; bb ok cubic 😅ouu y BBB tv ub i😮h at i o. It's nibbh I b bb b hn😮jI kb i
Gostaria de solicitar a CPFL que nos traga intelectuais conservadores também
Vendo esse vídeo em 2023 e reparando quanto equívoco é arrogância vindo de um intelectual branco com sobrenome europeu ! Discurso de autoridade de quem da no topo do mundo ! Fácil !
Algumas pontuações interessantes no que tange as formulações da psicanálise. O resto, evidente por si só, foi o narcisismo primiário do Mezan ganhando palco. A vaidade é um vício que não sacia nunca. Mezan é bom escrevendo livros de psicanálise. Outros nomes se destacam e são mais coerentes ao falar sobre a subjetividade do povo Brasileiro e a o mal estar na cultura. A psicanálise precisa fazer com o lugar de fala saia dos consultórios. Falon poderia ter sido ao mesmo citado, caso o convidado tivesse interesse mínimo em abrir mão de sua verborragia branca e burguesa pra falar sobre a questão racial do Brasil. Enfim... Sigamos!
Palestra fraca. O professor ficou mais preocupado em exibir uma pseudo erudição, fazer piadinhas emolduradas por sua voz de locutor de rádio FM na madrugada.
O que poderia ser mais ofensivo a um narcisista do que ver outro ego brilhando no palco, não é mesmo colega?
Regis ao Mazes: "O que poderia ser mais ofensivo a um narcisista do que ver outro ego brilhando no palco, não é mesmo colega?" e então, fez-se a mudez.
O bolsonarismo é o emblema da nossa sociopatologia atual . É ele a consubstanciacao da nossa distopia .
"não tem absolutamente nada de errado eu achar que judeu é avarento, negro é não sei o que, turco é não sei o que lá... é uma opinião, e o direito à opinião é sagrado, é uma das conquistas do iluminismo" (minuto 36-37)
Não achei muito sensata essa "opinião". Então se minha opinião é que a Terra é plana, eu devo ser respeitado porque meu direito à opinião é sagrado? Tem alguma coisa estranha nesse posicionamento....
Tu deve ser ouvido e se estiver errado, será então denunciado. O que possivelmente é equivocado, insensato, deve ser ouvido, mas também denunciado.
Concordo !
Complicado Hugo, mas essa recusa dos preconceitos também podem ser uma espécie de sintoma do puritanismo, não acha? Mas de qualquer forma, entendo perfeitamente tua posição em que o preconceito causa repulsa, acredito que cause repulsa inclusive em quem sente, inconscientemente é claro...
John no n
🙄🤦🏻♀️
Cara, com todo respeito, esse cara não entendeu nada do que estudou a vida toda! Educação.....civilizar.....esporte.....hahahaha
Javã Marcondes, ele não.conseguiu responder as perguntas e o pior não sabia terminar..com todo respeito...Eu só ouvi até o fim pq.e bom pra treinar as pulsões....de quebrar o celular😡
@@maristelamorellipsicanalis4402
Morri agora , minha intuição estava certa ! 😂😂 aquela vontade de não terminar mas vou até o fim pra confirmar minha tese.
Peço desculpas, pela humilde interpretação, mas a palestra é fragmentada e não tem força de produzir critérios de avaliação, muitos temas jogados como temas.
demorou mais chegou........!
prolixo demais!
Aos 54:00 min ele diz que futuramente as pessoas irão achar um absurdo isso que vc está fazendo.
Cláudia França, discordo. Não acho que ele falou demais, tampouco se arrastou ou tornou seu falar entendiante. Quando ouço pessoas que têm tanto conhecimento para compartilhar, nem sinto o tempo passar. Me sinto feliz em aprender tantas coisas novas. Você tem todo o direito de pensar assim, mas esse seu comentário é totalmente desnecessário.
Finalmente!
Concordo. "Discurso-alcachofra", que nunca atinge o fundo. Digressões orientadas unicamente pela vaidade do saber/ arrogância do conhecer.
Getúlio??? Juscelino ???? Prefiro D. Pedro II.
Visão superficial sobre corrupção e justiça. Até maniqueísta.
Muito fraco esse Renato! Cara da globo news ...
GILDÁSIO JARDIM vergonha mesmo....fiz questão de ouvir para poder ter certeza que isso.era verdadeiro..sem noção despreparado para palestras.
"É "... "né "...."né "....."e"....
Ângela Mancuso escreva a quantidade de livros que ele escreveu. Aí comente com propriedade.
O palestrante repete muito o "é" e "né", exageradanente. Ninguém merece.
Isso dá uma insegurança em qualquer palestra , irrita!
👏👏👏