Belíssimo trabalho de quem inventou esse trabalho que só selecionou gênios para dar essas aulas! isso é melhor que dinheiro. É conhecimento exercitando a inteligência. professores gênios!
Caro professor, Vamos imaginar uma carga pontual (Q) localizada na origem. O campo elétrico está na direção radial, apontando "para fora" da carga e a intensidade do campo varia com o inverso do quadrado da distância. A uma determinada distância da carga, digamos a uma distância X, eu posiciono um cubo de aresta L. Então, numa face do cubo (A1), a integral de superfície (E . dS ) é diferente da integral de superfície da face oposta (E dS), já que a intensidade do campo depende da distância. Então, não consigo visualizar o fluxo liquido como sendo Zero. A não ser que esse cubo tivesse um volume infinitesimal. De tal, forma que o campo fosse constante dentro desse cubo. Assim, conseguiria visualizar o fluxo liquido como sendo Zero. Quando o senhor se refere as linhas de campo, elas tem uma direção, sentido e uma intensidade em cada ponto, dependendo da configuração das cargas. Não seria isso?
Crezo Costa O fluxo do campo elétrico radial através do cubo não é o fluxo através de duas faces apenas; tem de se levar em conta o fluxo total. Ainda, se esse cubo não contém nenhuma carga interna, todas as linhas de campo que penetrarem em suas superícies sairão dele. Por isso o fluxo total é zero. Grato pelo interesse.
Vamos imaginar um cilindro posicionado ao longo do eixo Z, inicialmente vazio. Uma certa quantidade de água entra no cilindro com uma velocidade V1, a qual é paralela ao eixo Z. Então, o fluxo de água que entra no cilindro é: FLUXO=A*V1. Ao longo do cilindro, a água vai tendo sua velocidade reduzida, mas sua velocidade continua ao longo do eixo Z. Então, o fluxo de água que sai do cilindro é: FLUXO=A*V2. Como a área transversal é a mesma, e a velocidade inicial é maior, o fluxo inicial, ou seja, o fluxo que entrou no cilindro é maior do que o fluxo que saiu do cilindro. Resultando no fluxo diferente de zero. Agora vamos imaginar, um campo elétrico que tenha somente componente Z e que varie somente com a componente Z. A intensidade do campo elétrico que entra no cilindro é E1. O fluxo do campo elétrico que entra no cilindro é igual a fluxo= A*E1. Como o campo elétrico varia somente com a componente Z, e o cilindro é relativamente longo, a intensidade do campo elétrico que sai do cilindro é E2. Logo, o fluxo do campo elétrico que sai do cilindro é igual a fluxo= A*E2. Já que, o cilindro é relativamente longo e a intensidade do campo elétrico varia somente com a coordenada Z, houve uma diminuição na intensidade do campo elétrico ao longo do cilindro. Logo, o fluxo resultante tende a ser diferente de zero, já que (E1*A>A*E2) e não existe campo elétrico na direção radial e nem cargas elétricas dentro do cilindro. Pela lei de Gauss, o fluxo elétrico tem que ser zero. É nesse pequeno argumento que ainda não consigo visualizar a lei de Gauss para todas as situações possíveis.
Gosto bastante da explicação do Moyses para o Fluxo, cabe perfeitamente para qualquer campo vectorial (apesar de ter explicado bem somente para fluxo de fluidos). O livro de eletromagnetismo 3 do Moyses eu não recomendo não, apensar de ter comprado. Talvez existem alguns mais precisos e mais didaticos, principalmente na literatura internacional. O segundo livro é bom, mas o terceiro me deixou a desejar. =/
Se tiver dinheiro, compre Kleber Daum Machado. Sao tres volumes e sao livros excelentes (sao caros tambem, entao... rs) Você ja perguntou qual que era meu curso, mas não respondi. Eu curso Matemática. Kleber Daum Machado e melhor que muito livro internacional.
Ja tava na hora de me responder né senhor Renan Willian :D kkk .. obrigado pela dica do livro, fique certo que irei comprar .. já te vi em varios outros canais, percebo que és estudante esforçado como eu ..
Professor, é de pessoas como o senhor que o ensino superior público brasileiro precisa! Continue inspirando cada vez mais alunos! :)
Belíssimo trabalho de quem inventou esse trabalho que só selecionou gênios para dar essas aulas! isso é melhor que dinheiro. É conhecimento exercitando a inteligência. professores gênios!
Excelente professor. Aprendi mais nestes 40 e poucos minutos que em 1 mês com meu professor na UFMG.
rsrsrs né!
Está aí um fera da Física, grande professor!! Tive aulas com ele!!
Esse Professor merece uma menção honrosa, quando eu terminar minha graduação.... Obrigado mestre!
É impressionante como esse professor consegue ser muito melhor que meu professor de fisica 3 aqui no rio
Melhor aula de eletromagnetismo que já existiu e vai existir!
Isso que é aula!! Professor passa a disciplina de forma tão leve e natural que parece que é tudo tão simples.
Melhor aula que assisti desse professor.Finalmente aprendi a Lei de Gauss.Obrigado,professor luiz Marco.
Nossa! existem professores de qualidade! Já estava desacreditado...
Parabéns ao professor! Aula simples, objetiva e fácil de entender!
Minha aprovação em Eletricidade e Magnetismo se deve a você, hehe Parabéns pelo excelente profissional que você é.
Não tem como deixar de aprender com esse grande professor!
Olha, já sou formado...mas dá vontade de assistir aula novamente com este professor.
Outro nível de aula.
prof. marcos meu prof de física e muito bom. entetanto as aulas ministradas pelo senhor e simplismente um show.
Só tenho que elogiar, muito bom o professor, excelente aula..
Melhor professor de física,
na minha opinião!
esse professor da unicamp é muitoo melhor que o meu professor aqui da UPE.. aula do caramba.. boa demais..
Aula espetacular!!!
Parabéns ao Prof. Marcos
Professor Excelente!!! Parabéns ao Professor Marcos.
aula simples e bem explicada, alguns professores da engenharia. deveriam assistir para aprender explicar melhor.
Apesar de ser economista de formação, até mesmo eu consegui entender esse troço! Parabéns prof. Marcos.
Mto simples mesmo. A minha filha de 4 anos dá uma explicação até melhor que ele. Nem deveria ser assunto de faculdade. rs
gustavo amaral sqn
Explicação melhor que essa não tem. Achei excelente. Lembrei do meu prof. de física, Sérgio Guerreiro na UFBA
gustavo amaral entao pede para sua filha me dar uma ajuda nos meus exercícios pf :)
ohhhh, que aula espetacular 2
Conhece, caraca que aula boa..... Parabéns Professor
Excelente aula, me ajudou muito!
SENSACIONAL!!! Já tá tudo pendurado na cabeceira slc
Ótimo professor, parabéns!
Aaa meu professor Russo aqui da Uerj poderia ministrar assim tambem
Parabens Professor Marcos.
Excelente professor!
prof ajudou muito,explica fácil
Esse professor esta bem preparado
Essa aula foi muito boa!!!
Show!!
Tem que chamar esse kra pra UERJ!URGENTE!
JESUS É PAZ
Muito bom, parece professor de Hogwarts kkkkkk
Caro professor,
Vamos imaginar uma carga pontual (Q) localizada na origem. O campo elétrico está na direção radial, apontando "para fora" da carga e a intensidade do campo varia com o inverso do quadrado da distância. A uma determinada distância da carga, digamos a uma distância X, eu posiciono um cubo de aresta L. Então, numa face do cubo (A1), a integral de superfície (E . dS ) é diferente da integral de superfície da face oposta (E dS), já que a intensidade do campo depende da distância. Então, não consigo visualizar o fluxo liquido como sendo Zero. A não ser que esse cubo tivesse um volume infinitesimal. De tal, forma que o campo fosse constante dentro desse cubo. Assim, conseguiria visualizar o fluxo liquido como sendo Zero. Quando o senhor se refere as linhas de campo, elas tem uma direção, sentido e uma intensidade em cada ponto, dependendo da configuração das cargas. Não seria isso?
Crezo Costa
O fluxo do campo elétrico radial através do cubo não é o fluxo através de duas faces apenas; tem de se levar em conta o fluxo total. Ainda, se esse cubo não contém nenhuma carga interna, todas as linhas de campo que penetrarem em suas superícies sairão dele. Por isso o fluxo total é zero. Grato pelo interesse.
aula top
Vamos imaginar um cilindro posicionado ao longo do eixo Z, inicialmente vazio. Uma certa quantidade de água entra no cilindro com uma velocidade V1, a qual é paralela ao eixo Z. Então, o fluxo de água que entra no cilindro é: FLUXO=A*V1. Ao longo do cilindro, a água vai tendo sua velocidade reduzida, mas sua velocidade continua ao longo do eixo Z. Então, o fluxo de água que sai do cilindro é: FLUXO=A*V2. Como a área transversal é a mesma, e a velocidade inicial é maior, o fluxo inicial, ou seja, o fluxo que entrou no cilindro é maior do que o fluxo que saiu do cilindro. Resultando no fluxo diferente de zero.
Agora vamos imaginar, um campo elétrico que tenha somente componente Z e que varie somente com a componente Z. A intensidade do campo elétrico que entra no cilindro é E1. O fluxo do campo elétrico que entra no cilindro é igual a fluxo= A*E1. Como o campo elétrico varia somente com a componente Z, e o cilindro é relativamente longo, a intensidade do campo elétrico que sai do cilindro é E2. Logo, o fluxo do campo elétrico que sai do cilindro é igual a fluxo= A*E2. Já que, o cilindro é relativamente longo e a intensidade do campo elétrico varia somente com a coordenada Z, houve uma diminuição na intensidade do campo elétrico ao longo do cilindro. Logo, o fluxo resultante tende a ser diferente de zero, já que (E1*A>A*E2) e não existe campo elétrico na direção radial e nem cargas elétricas dentro do cilindro.
Pela lei de Gauss, o fluxo elétrico tem que ser zero. É nesse pequeno argumento que ainda não consigo visualizar a lei de Gauss para todas as situações possíveis.
5:06 a parte da trapaça foi boa kkkkkkkkk
MUITO BOM ****
Gosto bastante da explicação do Moyses para o Fluxo, cabe perfeitamente para qualquer campo vectorial (apesar de ter explicado bem somente para fluxo de fluidos). O livro de eletromagnetismo 3 do Moyses eu não recomendo não, apensar de ter comprado. Talvez existem alguns mais precisos e mais didaticos, principalmente na literatura internacional. O segundo livro é bom, mas o terceiro me deixou a desejar. =/
Também tenho o 3, também não gostei ...
Se tiver dinheiro, compre Kleber Daum Machado. Sao tres volumes e sao livros excelentes (sao caros tambem, entao... rs)
Você ja perguntou qual que era meu curso, mas não respondi. Eu curso Matemática.
Kleber Daum Machado e melhor que muito livro internacional.
Ja tava na hora de me responder né senhor Renan Willian :D kkk .. obrigado pela dica do livro, fique certo que irei comprar .. já te vi em varios outros canais, percebo que és estudante esforçado como eu ..
Se alguém tiver o link do site dos exercícios manda aí por favor
+Matheus Mattos sites.ifi.unicamp.br/f328/listas/
+Univesp TV tem algum lutar onde podemos conferir os resultados?
top
esses professores que merecem aumento e nao alguns que conheço
aula muito boa.. pena que o professor fala baixo
aula boa, só podia melhorar o áudio
O som do seu computador que é baixo !