Peça de Teatro - Estudantes e Planeta Terra Contra Mr. Greenwashing

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 авг 2024
  • Medalha de Ouro! Peça vencedora do Festival Ecoday de Teatro! 2024
    Escola Municipal Maria Aparecida Broca Meirelles.
    Arte-Educadora Maria da Glória Estevam
    Parabéns estudantes! Vocês são incríveis! Brilhem sempre!!!!
    Dramaturgia e direção: Maria da Glória Estevam. Co-Autores de encenação: Estudantes do 6 ano K da Escola Broca Meirelles 2024.
    Agradecimento á coordenadora Renata Garcia por todo apoio e carinho com o projeto!
    Apresentação do Projeto:
    Esta peça de teatro de curta duração fala sobre sustentabilidade e faz uma crítica à hipocrisia social em torno desse tema. O objetivo central da obra é promover o desenvolvimento de um olhar crítico e incentivar a ação efetiva na luta contra a poluição, o consumismo e o desmatamento.
    No primeiro semestre, durante as aulas de arte ministradas pela professora Maria da Glória Estevam, os alunos dos 6º anos da Escola Maria Aparecida Broca Meirelles participaram de um projeto idealizado pela docente, nesse projeto os estudantes exploraram desde personagens folclóricos, como o Curupira, até questões relacionadas ao desmatamento, poluição e o discurso do "Dinossauro na ONU". Ao final dessa jornada de aprendizado, os alunos criaram um rap sobre sustentabilidade. Essas investigações e produções foram fundamentais para a construção e interpretação do projeto da peça de teatro "Estudantes e Planeta Terra Contra Mr. Greenwashing".
    A turma responsável pela realização da peça foi o 6º ano K, composta por 34 alunos. Para garantir que todos os estudantes pudessem participar da encenação, a peça foi adaptada de modo a incluir todos. Tal ação resultou em uma experiência altamente produtiva e criativa, que certamente inspirou outros estudantes a se engajarem em projetos semelhantes.
    Para contar com os 34 estudantes no elenco, alguns personagens foram multiplicados na cena, respeitando as possibilidades do elenco quanto à exposição, valorizando sempre a importância do coletivo e do respeito mútuo. Após a apresentação da sala inteira formando o elenco, a peça foi adaptada para ser encenada por apenas 10 alunos, conforme exigido pelas regras do evento Ecoday, realizado em Guaratinguetá, SP, em 2024.
    Vale destacar que durante a semana os estudantes possuem apenas duas aulas de arte, o que torna a criação de projetos como este um grande desafio. Contudo, estamos extremamente felizes com o resultado, pois foi uma jornada de muito aprendizado que ficará para sempre em nossas mentes e corações.
    Viva o teatro! Viva o nosso planeta!

Комментарии •