Essas discussões sobre o que é arte ou artista são como aporias socráticas e nunca chegam a lugar algum. Porém, sempre vale a pena o debate, pois por mais que não chegue ao fim, traz evolução, conhecimento e amadurecimento ao tema.
Antes de se tornar uma cantora profissional, a Julliete era maquiadora! E Maquiagem é arte, é sensibilidade, também é uma expressão. Ela sempre foi artista. Que vídeo sublime ❤
Juliette é uma artista "aprendiz" por seguir um meio artístico. Assim como artista não é só atriz exclusivamente, artista tbm é a que compõe, a que canta, assim como a Juliette já faz (mesmo alguns não achando que ela canta bem), só por seguir um espaço artístico, isso já torna a Juliette como uma artista, pois música é arte, logo ela é artista!❤
A palavra artista sempre teve uma aura de coisa sensacional, especial... Pelo menos até meados do século passado. Mas hoje não dá pra usar essa palavra da mesma forma. Ela pode ser artista, qualquer pessoa pode. Se o que a pessoa cria será arte ou não, o tempo dirá. Mas se foi capaz de tocar alguém, acessar um sentimento, uma ideia, abrir caminho para a experiência da arte nas pessoas, já valeu a pena, independente se no futuro será chamado de arte ou não...
Vídeo mto pertinente! Afinal p/ser arte tem que ter aprovação e quem da essa aprovação? Nunca é o artista e seus pares, mas as classes/categorias ao redor das quais são estruturados e mantidos todos os privilégios! Dessa forma a arte nunca será provocadora e incomoda, mas mera reafirmação desses privilégios e tudo o que o sustenta!
Sou historiador e artista plástico. Acredito q o século XX( principalmente na segunda metade) quebrou vários paradigmas metodológicos, estéticos e filosóficos. Em história, podemos dizer q essa virada ocorreu principalmente a partir dos Analles. Minha área de atuação se volta muito para história das mentalidades, apesar de tb ser um profundo estudioso de estética. Especificamente, estudo sermões do século XVIII. Tanto nas minhas pesquisas, como nos debates teóricos q participo e nos trabalhos artísticos q desenvolvo ( sou escultor), me deparo com esse problema pós-moderno. O relativimos extremo nos levou uma espécie de limbo. Não existe história, ou melhor, não existe humanidades sem subjetivismo, contudo, me parece que tudo isso levou a morte da linguagem critica e das metodologias de estudo. Se tudo eh arte, nada eh. Se tudo eh relativo, moral e ética não existem. Vivemos um período de crise, uma crise existencial, uma espécie de maneirismo levado as últimas potenciais. Acredito q a crítica não pode morrer como linguagem. Nem tudo pode ser arte, do contrário, nada seria. Não acho essa menina artista, acho ela uma pessoa famosa. E olhe, não acho q ser artista represente algum valor moral, ou q um artista seja um ser maior. Digo isso, apenas para exclarecer q não quero menosprezar ninguém ao dizer quem eh ou não artista (aos meus olhos), só estou afirmando q essa pessoa apenad não eh artista. Não quero fazer assim, um juízo moral com o meu ponto de vista. Por fim, se ela eh uma artista, talvez seja uma artista do vazio, e vivemos uma era do vazio, uma era de crise. O pior, eh q parece que não sabemos quais são as perguntas q precisamos responder para sair do nada em q vivemos.
Pensei de forma semelhante. Acho importante este pensamento do vídeo, pois creio que não precisa ser mestre para ser considerado artista, você pode estar aprendendo e ser um artista amador. Mas nesse caso, não é apenas uma pessoa que está em desenvolvimento da técnica, é uma celebridade que resolveu produzir, seja por paixão pessoal ou por escolha de estratégia de marketing. O problema está no fato dela ser uma famosa vindo de um programa que não tem conteúdo algum e se lança no meio artístico como cantora, pra mim ela uma representante de uma cultura vazia, assim como vc mencionou.
Adorável Vivi! Apaixonante sua argumentação. Em cada tempo os artistas dão uma sacudida' ou um freio que quebra inercia e catapulta o que es sedimentado. .
Que maravilhoso esse vídeo, vivi! Adorei que você trouxe essa frase maravilhosa do Beuys ❤️ Não tinha visto a resposta dela. Adorei também. Discordo sobre a "obrigação de se posicionar", Ninguém é obrigad@ a nada. E esse "ninguém" a que me refiro não exclui nem mesmo quem tem um papel relevante para a transformação desse mundo. Live arbítrio, entra nisso aí. Mas cada um com suas crenças... Que bom que vc trouxe essa pauta
Olá, Vivi. Parabéns pelos seus vídeos. Estou gostando muito. Tenho um projeto de filosofia chamando "Diálogos Socráticos" onde eu provoco a plateia com a seguinte pergunta: "Arte é coisa que se ensina?" Então, me diga: essa pergunta vale um vídeo no seu canal? Gostaria muito de ver uma reflexão sua sobre isso. Abraço.
A quê e quem serve essa diferenciação do artista do não artista? Essa pergunta já me basta pra entender meu posicionamento (pra esse muitos outros temas também).
Para mim a Arte é qualquer forma de expressão individual ou coletiva criada por algum medium (visual, verbal, mista etc. - e até mesmo olfatória e de paladar, por que não?). Mas o fato é que existe arte boa e arte ruim, e isso... é outra discussão, bem mais complicada e longa.
Gosto do F.Gullar, menos da parte em q e começa a desenvolver p pensamento de arte como linguagem... E diz q são "intraduziveis uma na outra". Na minha opinião tem dois equívocos aí, e que se expressam numa única expressão artística. A Música. Ora, o q seria da canção sem a perfeita junção de duas artes: música e literatura? O outro ponto, ainda na música, é q ela, quando ausente de literatura (canção, letra, etc), não se sustenta como linguagem, mas como pura expressão, ainda abarrotada de técnica, de saberes e de códigos, mas esses não para o público. O público não precisa conhecer a linguagem musical e ainda assim se emociona, se expressa e se sensibiliza com a arte da música.
Eu peço desculpas antecipadas se eu soar muito estúpida, mas é que eu não entendo de Arte e justamente acompanho o canal para tentar aprender um pouco mais. Dito isso, eu entendo que aquele antigo conceito do artista como alguém especialmente tocado por Deus e dotado de uma genialidade acima dos reles mortais caiu por terra há tempos. Mas também entendo o lado de quem estuda muito em sua área para, no fim, ser preterido por alguém que caiu de para-quedas (lógico, eu sei que carisma e senso de oportunidade são muitas vezes tão importantes - ou até mais - que a técnica). Contudo, confesso que a elasticidade atual da definição do que seja Arte ou artista me deixa completamente perdida. Tem um lado positivo da liberdade, onde você pode se expressar como quiser - mas, ao mesmo tempo, gera coisas como uma pessoa pendurar uma tela em branco, dar um nome pomposo a ela, vir com todo um discurso pronto sobre o "caráter provocativo e iconoclasta de sua atitude artística, e blá-blá-blá..." e a gente ficar na dúvida se aquilo é sério mesmo, ou se é uma esperteza da pessoa por saber que ninguém irá contestar por medo de passar por ignorante. Essa questão da Juliette mesmo me deixa muito confusa. Tem um lado meu que concorda com a Samanta; mas, ao mesmo tempo, tem outro lado meu que acha essa pergunta dela um tanto quanto arrogante, querendo diferenciar ARTE da Arte - e que a ARTE só pode ser feita por quem pode estudar, desconsiderando os talentos naturais ou que só puderam fazer seus estudos de forma menos formal. Mais uma vez peço desculpas se não me expressei de forma clara, pois, como já disse anteriormente, isso se deve à minha ignorância na área. Aproveito para dizer que gosto muito do cabal e de como os temas são abordados nele - você tem um grande dom para ensinar.
Com certeza que não nem ela não é artista é uma expressão de uma sociedade do consumismo e novas forma da indústria de uma nova mídia não é artista , pois ela é um produto e não a cabeça que gera a interpretação de seu tempo perspectiva n
juliet isso quem vai dizer é vc...vc pode dizer o que quiser de si mesma...eu não te acho astista...mas se tem um grupo de 40 milhes de cactos dizendo que é...então é...mas eu sozinho não acho
É mas vc não falou de um fênomeno que é sobre os influecer, será que hoje basta ter milhões de seguidores, para ser Artista? esse é um questionamento importante, uma Kardashian é uma artista, no caso da Juliette quem tem feito muitos shows acredito que ela seja sim, mas faltou vc falar dessa questão da banalização do artista e da Arte que é uma realidade.
Aí vai do conceito tbm, né? Pq a Samantha criticou o fato de que ela é uma famosa de reality, que na trajetória do reality, de fato não criou, levantou absolutamente nada de relevante pra ninguém. Só soube ser uma vitima para a edição criar uma narrativa. Mas como maquiadora, como cantora ( apesar de o cd já estar pronto pela Anitta enquanto ela ainda estava dentro do reality pra nao perder o hype dos seguidores) de fato ela se inclinou pra essa seara... Agora, ARTISTA TEM QUE TER PAPEL SOCIAL? Tbm é muito relativo... Então um pinto dos anos passados que retratava famílias, era menos artista que alguém que critica bolsonaro? Danilo Gentili, humorista, roteirista, cartunista com maior talk show do brasil, 4o maior do planeta, com mais seguidores, mais relevância e engajamento, por não ser de esquerda e ZERO levado em consideração. Resumindo, se vc fala bem da esquerda, reza a cartilha e é abraçado pela publicidade isso é ser artista? JUCA DE OLIVEIRA um puta ator e diretor e escrito, é menos artista pq é de direita e contra a lei Rouanet? Sabe? Acho que falsa senso crítico mesmo, raciocínio e não apenas emoção numa resposta dessas....
Essas discussões sobre o que é arte ou artista são como aporias socráticas e nunca chegam a lugar algum. Porém, sempre vale a pena o debate, pois por mais que não chegue ao fim, traz evolução, conhecimento e amadurecimento ao tema.
Chique mesmo é falar de um assuntão polêmico com tanta classe e referência! chiquérrima!
Antes de se tornar uma cantora profissional, a Julliete era maquiadora! E Maquiagem é arte, é sensibilidade, também é uma expressão. Ela sempre foi artista. Que vídeo sublime ❤
Juliette é uma artista "aprendiz" por seguir um meio artístico. Assim como artista não é só atriz exclusivamente, artista tbm é a que compõe, a que canta, assim como a Juliette já faz (mesmo alguns não achando que ela canta bem), só por seguir um espaço artístico, isso já torna a Juliette como uma artista, pois música é arte, logo ela é artista!❤
Sugestão de vídeo: 50 fatos sobre Miró
Pessoas sempre querendo dita a regra do que é arte ou não. Apenas deixa leva e sinta. Saudades dos seus vídeos ::)
Vivi é impressionante, sempre puxa um fio que mostra algo mais bonito no meio do falatório do mundo.
A palavra artista sempre teve uma aura de coisa sensacional, especial... Pelo menos até meados do século passado. Mas hoje não dá pra usar essa palavra da mesma forma. Ela pode ser artista, qualquer pessoa pode. Se o que a pessoa cria será arte ou não, o tempo dirá. Mas se foi capaz de tocar alguém, acessar um sentimento, uma ideia, abrir caminho para a experiência da arte nas pessoas, já valeu a pena, independente se no futuro será chamado de arte ou não...
Quando com muito dinheiro, tornou-se artista
Quando com pouco dinheiro, sonhava com a fama.
Nossa simplesmente AMEI !!!! Somos artistas e ativistas deste mundo!
Vídeo mto pertinente! Afinal p/ser arte tem que ter aprovação e quem da essa aprovação? Nunca é o artista e seus pares, mas as classes/categorias ao redor das quais são estruturados e mantidos todos os privilégios! Dessa forma a arte nunca será provocadora e incomoda, mas mera reafirmação desses privilégios e tudo o que o sustenta!
Muitas possíveis definições de arte... Muitas possíveis definições de artista...
amei o mandacaru 💚
Sobre essa discussão, recomendo o livro A estetização do mundo, vivendo na era do capitalismo artista.
Vivi maravilhosa! Esse tema sobre o questionamento "isso é arte?" já é pauta do canal há temmmmmpos, né
- Praça pública de pensando critico- CHIQUEEEEEE ♥️
Mais que uma posição se achismo, seus posicionamentos vem sempre cheio de histórias e fatos. Vivi sensacional 😊
Que vídeo poderoso, Viviii. Me emocionei e inspirei. COMPARTILHANDO COM TODOS
Sou historiador e artista plástico. Acredito q o século XX( principalmente na segunda metade) quebrou vários paradigmas metodológicos, estéticos e filosóficos. Em história, podemos dizer q essa virada ocorreu principalmente a partir dos Analles. Minha área de atuação se volta muito para história das mentalidades, apesar de tb ser um profundo estudioso de estética. Especificamente, estudo sermões do século XVIII. Tanto nas minhas pesquisas, como nos debates teóricos q participo e nos trabalhos artísticos q desenvolvo ( sou escultor), me deparo com esse problema pós-moderno. O relativimos extremo nos levou uma espécie de limbo. Não existe história, ou melhor, não existe humanidades sem subjetivismo, contudo, me parece que tudo isso levou a morte da linguagem critica e das metodologias de estudo. Se tudo eh arte, nada eh. Se tudo eh relativo, moral e ética não existem. Vivemos um período de crise, uma crise existencial, uma espécie de maneirismo levado as últimas potenciais. Acredito q a crítica não pode morrer como linguagem. Nem tudo pode ser arte, do contrário, nada seria. Não acho essa menina artista, acho ela uma pessoa famosa. E olhe, não acho q ser artista represente algum valor moral, ou q um artista seja um ser maior. Digo isso, apenas para exclarecer q não quero menosprezar ninguém ao dizer quem eh ou não artista (aos meus olhos), só estou afirmando q essa pessoa apenad não eh artista. Não quero fazer assim, um juízo moral com o meu ponto de vista.
Por fim, se ela eh uma artista, talvez seja uma artista do vazio, e vivemos uma era do vazio, uma era de crise. O pior, eh q parece que não sabemos quais são as perguntas q precisamos responder para sair do nada em q vivemos.
Acho que o vazio veio pra ficar😥
Pensei de forma semelhante. Acho importante este pensamento do vídeo, pois creio que não precisa ser mestre para ser considerado artista, você pode estar aprendendo e ser um artista amador. Mas nesse caso, não é apenas uma pessoa que está em desenvolvimento da técnica, é uma celebridade que resolveu produzir, seja por paixão pessoal ou por escolha de estratégia de marketing. O problema está no fato dela ser uma famosa vindo de um programa que não tem conteúdo algum e se lança no meio artístico como cantora, pra mim ela uma representante de uma cultura vazia, assim como vc mencionou.
Uma pessoa inteligente falando! Parabéns!
É famosa, é celebridade! É isso!
Concordo plenamente.
@@emmasantos333 sim....
Vivi, a grande filósofa da arte no Brasil!!! Gratidão imensa por você e por este espaço!!!🙏♥️🙏
Adoro o jeito dólar da Vivi!
Que saudade de você!!
Que explanação.! 💜🙌🌷
Te amo Vivi! Sempre trazendo discussões muito ricas pra gente
Que maravilha esse video e esse canal! Você é muito competente e generosa. Muito grata!
Maravilhosa. Saindo do video com mil ideais para buscar e conhecer.
Adorável Vivi! Apaixonante sua argumentação. Em cada tempo os artistas dão uma sacudida' ou um freio que quebra inercia e catapulta o que es sedimentado. .
TOP ! Q sdds.
Respiro fundo quando chega notificação sua. Você é incrível ❤
Vivi, sempre tão impecável!
👏👏👏👏
Que reflexão necessária, Vivi ❤ tu e Juliete são duas maravilhosas
Que maravilhoso esse vídeo, vivi! Adorei que você trouxe essa frase maravilhosa do Beuys ❤️
Não tinha visto a resposta dela. Adorei também. Discordo sobre a "obrigação de se posicionar", Ninguém é obrigad@ a nada. E esse "ninguém" a que me refiro não exclui nem mesmo quem tem um papel relevante para a transformação desse mundo. Live arbítrio, entra nisso aí. Mas cada um com suas crenças...
Que bom que vc trouxe essa pauta
Mulher tu sumiuu!! QUE SAUDADES
Gostaria de enviar para você um livro que fala sobre poemas e arte .
Sabia q a Vivi ia fazer vídeo sobre isso! Amei! Maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻
Viva Ferreira Gullar!
Te amo vivi rs , amei o vídeo ! 💟
Que vídeo precioso, estou presa aqui , sério
Chic!
Saudades dos seus vídeos ❤️
💚💚💚💚
Olá, Vivi. Parabéns pelos seus vídeos. Estou gostando muito. Tenho um projeto de filosofia chamando "Diálogos Socráticos" onde eu provoco a plateia com a seguinte pergunta: "Arte é coisa que se ensina?" Então, me diga: essa pergunta vale um vídeo no seu canal? Gostaria muito de ver uma reflexão sua sobre isso. Abraço.
A quê e quem serve essa diferenciação do artista do não artista?
Essa pergunta já me basta pra entender meu posicionamento (pra esse muitos outros temas também).
De fato, não é preciso ser artista para se produzir arte. Mas ainda há arte boa e (muita) arte ruim, simples assim.
@@bkpsoapnex bom e ruim são conceitos pessoais (que passam por uma construção coletiva). Não existe verdade absoluta.
Para mim a Arte é qualquer forma de expressão individual ou coletiva criada por algum medium (visual, verbal, mista etc. - e até mesmo olfatória e de paladar, por que não?).
Mas o fato é que existe arte boa e arte ruim, e isso... é outra discussão, bem mais complicada e longa.
artista acaba sendo uma gourmetização do agente q cria alguma coisa q somos tds nós
Percebemos que um canal é bom e o assunto é interessante quando nos comentários não tem ninguém endeusando a Juliete. Parabéns Vivi amo seus vídeos.
Salve simpática Vivi. Por gentileza,me diga,qual sua Caixa Postal ? Grato e abraço .
adorei vivi
Pitel. Sdds.
Ai que emocionante. Muito instigante tudo isso aqui.
vivi qual a relação do dharma (religião indiana) com a arte ocidental e nacional?
Ela é maquiadora... maquiagem é arte.
😶
who is samanta?
Gosto do F.Gullar, menos da parte em q e começa a desenvolver p pensamento de arte como linguagem... E diz q são "intraduziveis uma na outra". Na minha opinião tem dois equívocos aí, e que se expressam numa única expressão artística. A Música. Ora, o q seria da canção sem a perfeita junção de duas artes: música e literatura? O outro ponto, ainda na música, é q ela, quando ausente de literatura (canção, letra, etc), não se sustenta como linguagem, mas como pura expressão, ainda abarrotada de técnica, de saberes e de códigos, mas esses não para o público. O público não precisa conhecer a linguagem musical e ainda assim se emociona, se expressa e se sensibiliza com a arte da música.
Eu peço desculpas antecipadas se eu soar muito estúpida, mas é que eu não entendo de Arte e justamente acompanho o canal para tentar aprender um pouco mais.
Dito isso, eu entendo que aquele antigo conceito do artista como alguém especialmente tocado por Deus e dotado de uma genialidade acima dos reles mortais caiu por terra há tempos. Mas também entendo o lado de quem estuda muito em sua área para, no fim, ser preterido por alguém que caiu de para-quedas (lógico, eu sei que carisma e senso de oportunidade são muitas vezes tão importantes - ou até mais - que a técnica).
Contudo, confesso que a elasticidade atual da definição do que seja Arte ou artista me deixa completamente perdida. Tem um lado positivo da liberdade, onde você pode se expressar como quiser - mas, ao mesmo tempo, gera coisas como uma pessoa pendurar uma tela em branco, dar um nome pomposo a ela, vir com todo um discurso pronto sobre o "caráter provocativo e iconoclasta de sua atitude artística, e blá-blá-blá..." e a gente ficar na dúvida se aquilo é sério mesmo, ou se é uma esperteza da pessoa por saber que ninguém irá contestar por medo de passar por ignorante.
Essa questão da Juliette mesmo me deixa muito confusa. Tem um lado meu que concorda com a Samanta; mas, ao mesmo tempo, tem outro lado meu que acha essa pergunta dela um tanto quanto arrogante, querendo diferenciar ARTE da Arte - e que a ARTE só pode ser feita por quem pode estudar, desconsiderando os talentos naturais ou que só puderam fazer seus estudos de forma menos formal.
Mais uma vez peço desculpas se não me expressei de forma clara, pois, como já disse anteriormente, isso se deve à minha ignorância na área. Aproveito para dizer que gosto muito do cabal e de como os temas são abordados nele - você tem um grande dom para ensinar.
quanta palavra solta aquele amigo do kandinsky hahahha
Com certeza que não nem ela não é artista é uma expressão de uma sociedade do consumismo e novas forma da indústria de uma nova mídia não é artista , pois ela é um produto e não a cabeça que gera a interpretação de seu tempo perspectiva n
juliet isso quem vai dizer é vc...vc pode dizer o que quiser de si mesma...eu não te acho astista...mas se tem um grupo de 40 milhes de cactos dizendo que é...então é...mas eu sozinho não acho
Não :)
É mas vc não falou de um fênomeno que é sobre os influecer, será que hoje basta ter milhões de seguidores, para ser Artista? esse é um questionamento importante, uma Kardashian é uma artista, no caso da Juliette quem tem feito muitos shows acredito que ela seja sim, mas faltou vc falar dessa questão da banalização do artista e da Arte que é uma realidade.
é artista, só não domina as linguagens de expressão artística
Todos somos artistas , alguns globais é que são autistas
Não acho que a Juliette seja artista. Ela só cria produtos.
ArquipélAgoooo... Um pior que o outro
Aí vai do conceito tbm, né? Pq a Samantha criticou o fato de que ela é uma famosa de reality, que na trajetória do reality, de fato não criou, levantou absolutamente nada de relevante pra ninguém. Só soube ser uma vitima para a edição criar uma narrativa.
Mas como maquiadora, como cantora ( apesar de o cd já estar pronto pela Anitta enquanto ela ainda estava dentro do reality pra nao perder o hype dos seguidores) de fato ela se inclinou pra essa seara...
Agora, ARTISTA TEM QUE TER PAPEL SOCIAL? Tbm é muito relativo... Então um pinto dos anos passados que retratava famílias, era menos artista que alguém que critica bolsonaro? Danilo Gentili, humorista, roteirista, cartunista com maior talk show do brasil, 4o maior do planeta, com mais seguidores, mais relevância e engajamento, por não ser de esquerda e ZERO levado em consideração. Resumindo, se vc fala bem da esquerda, reza a cartilha e é abraçado pela publicidade isso é ser artista? JUCA DE OLIVEIRA um puta ator e diretor e escrito, é menos artista pq é de direita e contra a lei Rouanet? Sabe? Acho que falsa senso crítico mesmo, raciocínio e não apenas emoção numa resposta dessas....
Bafônico