No duro , será que alguém já contou quantas vezes ele repete isso no livro kkk 😁😃, um dos meus livros preferidos também ❤️,adoro a simpatia da irmãzinha dele a Phoebe !
Na verdade o livro não dá a entender que o abismo no campo de centeio é o mundo dos adultos. Não menciona nada semelhante. Holden somente cita que gostaria de ser esse apanhador que "protege" esses garotos. O Holden não era assim tão filosófico, apesar de ter opiniões tão fortes sobre alguns adultos, ele não odiava os adultos de um modo geral. Na verdade ele odiava muitos garotos da idade dele, inclusive tinha raiva de alguns por serem bobos. Ele também amava e admirava a irmã por sua perspicácia e inteligência (de certa forma, maturidade). Também não percebi tanta crítica assim à religião (inclusive um dos poucos personagens que o Holden gostava eram as freiras que ele encontrou na lanchonete) nem à cultura e sociedade de um modo geral. As vezes que ele falou desses assuntos foi até gentil, criticou mais o comportamento isolado de algumas pessoas com quem ele convivia, e ainda deixava claro que não era que a pessoa estivesse errada, a questão era apenas que ele se incomodava com determinados comportamentos. Penso que Holden represente bem essa fase da adolescência que temos raiva de quase tudo, com ou sem razão. E o que mais achei belo foi a sensibilidade dele diante das coisas. É um olhar crítico, mas ao mesmo tempo sensível. Como ele mesmo disse, tinha raiva por um momento, mas se passava alguns dias sem ver aquelas pessoas, chegava a sentir saudade.
Your answer kills me. Hehe sinceramente achei sua avaliação mais sensata q a do video. O video parece mais uma reprodução da receita de bolo, das interpretações q existem por ai a fora e não de quem realmente leu o livro sem pre julgamentos. Considero que o holden eh um adolescente depressivo que, demtre outras coisas, nao superou mto bem a morte do irmao. Inclusive acho q o autor inteligentemente fez uma alusão a isso no próprio título. A traducao apanhador sounds phony for us brazilians hehe. Catcher eh tb uma posição de jogador de baseball, como pra nós eh o.goleiro no futebol. Seu irmao escrevia poesia na sua luva de "catcher". Logico q qd o holden diz q queria ser um catcher in the rye ele nao fazia referencia ao seu irmao mas tvz o autor sim. Enfim, na minha opiniao o titulo tem mto mais referencia ao irmao do q propriamente ao q o holden disse. Como se o autor enxergasse Allie, o catcher, numa especie de paraiso, um campo de centeio, rodeado de criancas. Enfim, tvz seja viagem minha hehe mas pra mim a morte do irmao influencia mto no compprtamento depressivo do holden.
Tamires Figueiredo essa é a descrição que mais se encaixa a respeito do livro . Perfeito. Os detalhes dizem muito sobre o Holden que é uma pessoa absolutamente comum mas com suas singularidades específicas. Minha pesquisa é sobre esse livro
Tamires Figueiredo Acho que o problema com o garoto é que ele confiava e dava o braço a torcer pras pessoas e sempre acabava se decepcionando, como no caso do Stradler... Quando falou bem dele para o outro colega e depois acabou brigando com o tal...E realmente é assim mesmo na realidade a gente fala bem de alguém e acaba decepcionado... Acho que o Salinger escreveu sobre um garoto mais como uma metáfora para falar das relações no mundo adulto...e acho isso uma bela alusão. Falar do quanto as pessoas são cínicas, falsas e dissimuladas tudo isso com um ponto de vista de um adolescente que está descobrindo o mundo de uma forma até madura sem a futilidade da idade dele e a imaturidade da maioria dos adultos supérfluos...
O psicólogia de Holdem Caufild me descreveu totalmente quando adolescente e até hoje ; parece que ainda me recuso a aceitar a realidade como ela é, questiono sempre a loucura da civilização e me sinto deslocado no meu campo de centeio ,no duro !
O Peter Pan é exatamente um Apanhador num Campo de Centeio. Ele levava as crianças para a Terra do Nunca para não crescer. A Terra do Nunca poderia se um grande Campo de Centeio.
Isabella, que bom que você nos trouxe O apanhador no campo de centeio! Não sei com precisão, mas deve ser o livro que mais reli e, em cada fase de releitura, da adolescência à idade adulta, os fatores que me chamaram a atenção mudaram. Porém, um ponto é certo: Caulfield consegue dialogar tanto com todos nós justamente pelo medo da idade adulta, que é algo presente, mesmo quando adulto já nos tornamos. Sua adoração pela irmã Phoebe e pelo irmão Allie são outras provas de que, para ele, somente a infância é um reino de puras possibilidades. E ser adulto nos anos 50, para Caulfield, branco e classe média, era a imagem da vida perfeita da América do pós-guerra, com a família feliz de dentes brancos, uma casa no subúrbio com jardim, carro, geladeira e oito horas de trabalho. Um contentamento hipócrita, sufocante. Como o que revoltou Lester Burnham, do filme Beleza Americana. Mas fica a pergunta, Isabella: você sabe para onde os patos do Central Park vão no inverno, quando o lago congela? Parabéns pelos 20.000!
Isabela, parabéns para você , parabéns para todos nós que temos o prazer de participar de um canal tão maravilhoso sobre um prazer maravilhoso que é ler. Como já escrevi , ver as suas resenhas é como estar conversando com aquela amiga, em um café, sobre livros e amenidades da vida...Parabéns pelo belíssimo trabalho
+Luana linhares dos santos Obrigada, Luana! Foi um dos comentários mais legais que já recebi. E confesso que quando estou gravando, também me imagino conversando com os leitores. Faço de conta que a lente da câmera são os olhos de alguém... Beijão!!
Esse livro foi o primeiro de autor estrangeiro que eu li. Nele tem citações maravilhosas '' a característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa'' ( pag. 225 ) , embora me identifico com todo drama vivido por H.Caulfield, quem me rouba a atenção é sua irmã Phoebe. Logo, declaro que fiquei muito surpreso com o livro, no inicio esperava algo envolvido com a agricultura '' não que eu goste de agricultura'', porém esperava algo relacionado a um pequeno agricultor que resolve muda a sua rotina e ganhar o mundo em busca de outras aventuras. Entretanto, adorei saber que o livro não se tratava daquilo que eu pensava e gostei mais ainda em saber dos temas que o livro aborda, porque sinceramente ninguém sabe como lida com a maturidade e na maturidade sempre queremos pode retornar a infância.
Meu livro favorito, li quando tinha uns 16 anos e mudou minha visão do mundo. Pretendo ler de novo agora 10 anos depois até pq muita coisa nao mudou. E quando ao seu video perfeito, ganhou um inscrito, parabens :)
Holden é um adolescente sensível, que está em luto pela perda do irmão, que morreu quando ele tinha 13 anos. Este evento é essencial para se entender a construção do personagem. A revolta e desinteresse nos estudos representam um mecanismo de defesa diante da dor que ele carrega consigo. É sobre esta ótica que o livro deve ser lido. Por mais "privilégios" que um garoto de classe média possa ter, o que eles significam diante da dor da perda? Em diversos momentos, Holden sente-se deprimido e chora sem motivo aparente. A relação com a irmã mais nova, Phoebe, de profundo afeto, mostra quem é de fato Holden, sem as máscaras de ironia e irritação que moldam sua relação com o mundo. A cena do Carrossel simboliza a infância perdida e de como ainda pode haver esperança mesmo com as mazelas da vida, e do sofrimento inerente a ela.
Aquele momento em que você se apaixona pela Isabella devido a uma resenha de O Apanhador no Campo de Centeio. Livro da minha vida! Importante lembrar que nessa época o próprio conceito de "adolescente" não existia direito. A produção cultural era destinada às crianças ou aos adultos. Não tinha uma fase intermediária. O Holden abriu a porta para esse mundo de protagonistas adolescentes que temos hoje. E a explicação do título do livro, que só vem mais pro final... de arrepiar! Parabéns, excelente episódio!
+Thiago Maia Não só não existir produção cultural para adolescentes, como não existia essa fase na vida. A pessoa era criança até 13, 14 anos e depois, de um dia para o outro, era considerada adulta.Virava-se uma página. Beijo!!
Me apaixonei pelo Holden! Cara, "pros diabos", o Holden é um adolescente sensível, introspectivo, inteligente... Não entendo como alguns o consideram chato!!!!
NO momento DO assassinato de john lennon o assassinato lia este livro .....(SO UMA QUESTÃO DE CURIOSIDADE.....)MUITO BOA A RESENHA EU ADQUIRI ESTE LIVRO NO SEBO ORIGINAL DE 69....MANCHAS E FRASES INTERESSANTES NO INTERIOR DO LIVRO E DA ESTÓRIA!!!!
9 лет назад+2
Faz muito tempo que eu li. Acho que eu tinha a idade do Holden. Mas um coisa eu me lembro bem: O Apanhador no Campo de Centeio é aquele tipo de livro que a gente fica querendo ser um grande amigo do autor, só pra poder telefonar para ele toda vez que der vontade. Eu até gostaria de telefonar para esse tal de J. D. Salinger, mas a Isabella me disse que ele já morreu. Ótima resenha, Isabella. Deu até vontade de reler. Sou seu fã
+José Sizenando Duarte Você não conseguiria falar com ele nem se ainda estivesse vivo. Depois do sucesso desse livro o autor se tornou recluso. Não saía de casa, não dava entrevistas nem se deixava fotografar. Reparou que a foto que coloquei na resenha era dele bem moço? É a última que se tem dele. Beijo!!
Tive que ler esse livro para uma disciplina da faculdade, já tinha ouvido falar muito dele, mas nunca tinha tido vontade de lê-lo. Foi uma grata surpresa entrar em contato com esse clássico, perceber a poesia e profundidade presente nele, e finalmente descobrir o porque de ser tão idolatrado. Me diverti muito lendo, o sarcasmo do personagem é ótimo, e realmente, embora numa linguagem simples de um jovem da década de 50, aborda questões muito profundas. Se tornou um dos meus livros preferidos, acredito que todos deveriam ler esse clássico. Mais uma bela resenha, parabéns pelos 20 mil inscritos e que o canal continue crescendo cada vez mais, Isabella.
Se tem uma coisa que me aporrinha é quando eu leio um livro e não tem resenha dele nesse canal. Felizmente achei sobre esse livro, no duro, foi algo que me deixou feliz pra burro. Meus pensamentos estão assim depois de ler "O apanhandor no campo de centeio" kkkkkk
Como você é sútil... Me fez enxergar o personagem de outra forma e criar um sentimento de empatia por ele. Que presente bom você é. Seus vídeos são simplesmente incríveis! Um abraço daqueles cheios de admiração!
+Gaveta Cheia Eu que agradeço a sua companhia aqui no canal, Luiz. Você dá a maior força desde que o canal era bem pequeno. Dos que acreditaram nesse trabalho. Grande beijo!!!!!!
Ótimo! Parabéns! Eu mencionei este livro no meu Programa de Rádio Momento da Psicologia ao falar da Adolescência e como o personagem queria ser o apanhador das crianças para cair no abismo do novo mundo que lhes esperam. O medo de crescer.
Durante a leitura, me esqueci completamente que o Holden tinha 16 anos. Entrei tanto no personagem que estou achando que agora eu sou imaturo também, mesmo com 30 anos rsrsrs
O Apanhador no Campo de Centeio É o mesmo livro que Mark Chapman estava lendo sentado na calçada quando foi preso, logo após ter matado Jhon Lennon e o mesmo livro encontrado na casa de Lee Oswald assassino de Kennedy! Para se ter ideia do desequilíbrio de Mark Chapman naquele instante em que matou Lennon, ele carregava o O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. Em depoimento, contou que se identificava com o "isolamento" e a "solidão" do personagem principal, o adolescente Holden Caulfield.
Conhece esse livro através de uma música da música de Catcher In The Rye de Guns N' Roses que amo,aí vim procurar a resenha sobre o livro e me interessei mas á lê,e já vou compra-lo para mim. Obr. 😘
Estou lendo e estou encantado com a Obra pioneira que aborda com dolce dialogo entre a passagem entre a vida de criança para vida adulta de responsabilidade e,ele tinha insegurança de crescer e isso é normal
Tinha 16 anos quando ouvir Pela primeira vez. Justamente na idade "dele" pela boca do Marcelo Nova quando ouvia na transamerica sua entrevista com Raul Seixas. Hoje estou com 40 e tarará. Enfim. Nada mudou, ainda ah tudo isso, no mundo.
O Apanhador é o meu livro estrangeiro preferido! esse olhar crítico, mas sensível ao mesmo tempo, o pessimismo e as passagens tão filosóficas... tudo isso me deixou simplesmente apaixonado. Ah, e parabéns por mais um vídeo tão legal!
Vi essa resenha e li o livro, agora tô querendo reler e voltei aqui 2 anos depois e relembrando a leitura essa resenha é realmente muito verdadeira! ❤️
Essa foi a melhor resenha que ja vi sobre esse livro. As outras resenhas diziam "é um livro difícil, ainda não tem sinopse etc" então comprei o livro e pelas resenhas, me dava muita preguiça de ler. Resolvi começar a ler ontem e já faltam umas 80 páginas para terminar. É um livro espetacular! Não terminei e já o considero um dos melhores que já li.
Parabéns pela Resenha! Cheguei até aqui pelo novo disco do Thedy Correa, para quem não sabe, vocalista da banda Nenhum de Nós gravou este ano, chamado "O Apanhador". Thedy fez em homenagem ao livro, registrando uma ideia que originalmente surgiu para o teatro em um musical.
Valeu pela ajuda.Graças ao seu vídeo consegui entender ainda melhor sobre o livro e provavelmente não teria alcançado a mente do protagonista se não tivesse lido novamente a frase mais marcante do livro,claro que na minha opinião.
Eu terminei o livro ontem, me bateu uma melancolia e um curiosidade de saber oque teria acontecido com o Holden, será que ele se esforçou na escola como o pisicanalista perguntara se ele faria, se ele finalmente ligou para a Jane ou foi montar a árvore de Natal com a outra garota, me fugiu o nome agora!
Um clássico e um dos poucos livros que realmente retratam a juventude e todos os seus questionamentos, o peso que os jovens carregam e a visão que temos do nosso redor.
Meu Deus, que vídeo esplêndido! Muitíssimo bem feito! Eu terminei esse livro hoje e gostei, consegui perceber certos pontos da profundidade que ele tem, entretanto sua resenha clareou muito a minha visão, me ajudou a perceber a grandiosidade e por mais que tenha acabado de ler já me deu saudades. Obrigada, querida
J.D.SALLINGER, foi meu livro de cabeceira qdo adolescente,adorava ler e reler antes q chegasse ao final... ótima apresentação e sua forma de revelação ao mundo.... apaixonante sempre !!!
Parabéns pelas resenhas. Seus videos deveriam ser exibidos nas escolas para ajudar aos professores que estão sofrendo muito para passar um pouco de cultura cada vez mais dificil nesse país. Com certeza contribuiria para despertar o gosto pela leitura, considerando a clareza nas suas resenhas. Tenho certeza de que muitos que visualizam os videos de Ler antes de morrer passam a "gastar" com livros antes de morrer.
A análise é legal, mas tem alguns pontos a acrescentar: O título do livro é uma metáfora que o personagem-narrador faz sobre a pedofilia (Holden revela no livro que "passou a vida toda se esquivando de assédios sexuais): na conversa com a irmã, antes dele ir embora de casa (ele diz que pretende viver acho que em uma cabana no Alasca), a menina fica triste porque "o irmão não tem nenhuma vontade na vida" e vai abandonar os estudos e a família; ela chora e o questiona por "não ter nenhuma vontade na vida" (mais ou menos isso). Holden conta à irmã a história do campo de centeio que esconde um abismo e das crianças que desconhecem o perigo enquanto brincam e correm em direção à morte. Então ele diz a irmã que "tem sim, uma vontade, que é ficar nesse campo para salvar as crianças de cair no abismo". Assim, como um abismo, o abuso sexual infantil está escondido em todos os lugares. Embora retrate apenas o percurso de um fim de semana na vida do personagem-narrador, o livro é cheio de passagens dramáticas: o professor aposentado que dá conselhos e causa repulsa enfiando o dedo no nariz enquanto conversa; o professor molestador (Holden vai passar a noite na casa do antigo professor e acorda com ele tentando molestá-lo); a passagem da prostituta menor de idade que o cafetão amigo do ascensorista do hotel leva ao quarto de Holden; do menino negro em roupas de domingo que assovia uma música enquanto passeia com os pais e caminha se equilibrando no meio-fio; da discussão com o taxista que não sabe dizer o que acontece com os peixinhos quando o lago do Central Park congela no inverno; a passagem dos dois meninos que perguntam a Holdem onde fica a cripta com as múmias no Museu de História Natural; a passagem do poema na bola de baseball, escrito pelo irmão antes de morrer; a passagem do cemitério e da tristeza que ele sente no túmulo do irmão porque quando começa a chover ele pode correr para o carro e ir passear, mas o irmão vai continuar para sempre lá e muitas outras: então a essência do livro está nessas e em outras pequenas passagens maravilhosas. Vale lembrar que Holden começa o livro internado em um hospital (psiquiátrico) porque teve um colapso nervoso.
[SPOILER] Holden detestava a hipocrisia e se derretia com qualquer manifestação genuína de amor, carinho e consideração. Entendo que a redenção dele foi o passeio que fez com a irmã no carrossel, um verdadeiro instante de felicidade com alguém que importava com ele e que ele amava verdadeiramente. A linguagem certamente foi inovadora na época e é condizente com um adolescente que não sabe expressar as emoções que sente.
Só para deixar registrado. Esse foi o primeiro vídeo que assisti do canal. Sempre amei ler... mas com o dia-a-dia da profissão (Sou Médico Pediatra) deixei um pouco de lado esse prazer e só estava lendo artigos e livros na minha área. Então, descobri o Apanhador no Campo de Centeio e após a leitura, procurando resenhas no RUclips, encontrei o seu canal. Assim voltei a separar um tempinho para ler alguns clássicos tomando como base algumas de suas listas . Obrigado...Esse tipo de influência, sem duvidas, é fundamental para o nosso crescimento pessoal!!
Este livro é ótimo! Tanto a história quanto a imagem que se criou dele... Alguns não conseguem ver a genialidade do livro e acabam abandonando a leitura... Outros tb não gostam por ele ser um menino classe média... Mas eu, particularmente, adoro, apesar de ter lido aos 20 anos. Vendo o seu vídeo deu vontade de reler. :)
Mais uma ótima resenha, parabéns Isa! Conheci o canal a pouco tempo com a resenha do livro "Laranja Mecânica", que estou lendo atualmente, e já assisti a maioria dos vídeos, amo o jeito como você contextualiza o livro com algum tema extremamente atual e relevante, suas resenhas me despertaram o interesse em vários livros que ainda não conhecia. Que venham mais e mais resenhas!
Acabei de ler agora o livro e gostei muito da sua resenha. Parabéns e parabéns pelo crescimento do canal. A linguagem simples faz a gente demorar um pouco pra perceber mesmo que está diante de um grande clássico, mas é isso. Bom dia.
Adorei sua delicadeza, sua sensibilidade ao abordar a história do Holden e construir a resenha do livro. Você me deu o empurrãozinho que faltava pra eu voltar a leitura do livro que comecei em um momento inoportuno e que agora faz mais sentido. Obrigada e parabéns! *.*
+Rato BR Caberia uma análise bem profunda uma obra tão clássica como essa. No entanto, além da minha limitação de tempo do vídeo, o objetivo do canal é apenas apresentar o livro e mostrar brevemente minhas impressões sobre ele. Beijo!!
Já foi o bastante pra eu poder me basear em um tema, eu faço faculdade de tradução e estou estudando análise literária, esse é o livro o qual terei de analisar. Seu vídeo foi bem importante.
Eu gostei muito desse livro, mas só comecei a gostar depois que li a metade do livro, só aí comecei a entender melhor o livro. Tem gente que fala que ele está em depressão, precisa de ajuda e não sabe pedir. Mas não concordo totalmente com isso. Acho que ele é precoce para sua idade. Muito bom!!!
#lerantesdemorrer olha, você explicou de um jeito que ficou aquele gosto de quero mais, lembro de quando foi anunciado a morte do autor e mencionaram essa obra, comprei ele hoje mesmo para ler durante meus tempos de viagem do trabalho e almoço, no entanto acredito que irei devorar em duas horas no máximo pois na livraria quando comecei a ler um parágrafo senti como se fosse meu subconsciente gritando liberdade pois me veio toda essa hipocrisia da geração a qual estou vivendo (não que essa seja a pior e sim que é o que me tem a frente no momento) . Parabéns pelo seu canal e felicidades; sucessos; rumo a 1 milhão e jamais caia do abismo do campo de centeio.
Eu concorco com o autor, eu não acredito muito que uma adptação cinemetográfica daria certo.. pq é um livro mto "cerebral" fala mto mais sobre pensamentos, emoções... Eu imagino que daria certo num estilo tipo Her.. Mas acredito que há bem mais chances de ser um filme com o título do livro, mas uma adaptação que mude a história toda, como já vimos em alguns casos..
Li há mais ou menos seis meses e não tinha achado nada de mais, achei bem simples inclusive, acho que porque esse tipo de história é bem comum no seculo XXI, mas depois do seu vídeo eu percebi o quão importante esse livro foi para a época e para a geração dos anos 50
Sei que posso ter demorado para ver esse vídeo, mas foi pelo motivo que apenas conheci o livro no ano passado, por uma recomendação de um professor (que me chamou de maluca por ler esse li, mas tudo bem). Mas não importando a quanto tempo eu li esse livro, ou com quantos anos eu li esse livro, ele me cativou de uma forma surpreendente. Há uma simplicidade e uma inocência que... ele é simplesmente o meu livro favorito. Nem sei porque estou dizendo isso, afinal... ninguém liga, no duro, ninguém nunca liga pra nada.
Esse livro é fantástico! Está no meu top 10 com certeza. Li em inglês tbm (recomendo muito que quem sabe ler na língua, nem pense duas vezes, leia em inglês.), nessa mesma edição que a sua. Esse livro tem uma pegada 8 ou 80, conheço pessoas que adoram, e pessoas que odeiam. E eu confio no gosto de ambas, em relação a leitura. Enfim... Ótimo livro, me apeguei com o Holden, a explicação do título é linda... Uma coisa que acho linda tbm, é o fato dele usar esse gorro vermelho, que remete ao irmãozinho falecido, que ele tanto amava, e que era ruivo.
Depende do quão a vontade vc se sente com a língua. Uma pessoa pode saber pra caramba, mas nunca ter parado para ler um livro em inglês, entende? Não sei o seu caso... Acho que alguém no nível intermediário bom, já consegue, mas isso é de cada um. Mesmo sendo um clássico, os personagens são jovens, e a linguagem é bem acessível.
Meio difícil que vc va ler isso, mas voltei aq dps de ler novamente esse livro, pois meu professor de francês me presenteou com um exemplar da primeira edição desse livro (de 1951), o fato engraçado é que ele encontrou essa “reliquia” num sebo em Niterói por apenas 10 reais, estou apaixonado no livro.
Caramba... esse livro foi tão impactante na minha adolescência, já li 4 vezes, sempre com uma visão diferente no final. Essa resenha foi especial, parabéns pelo trabalho, fiquei realmente emocionado!
Muito bom o livro, terminei ele hoje, ao começar a leitura, parece que não é tão bom assim, mas o livro vai nos envolvendo, do meio pro fim vc quer ler todo de uma vez. O interessante é que ele tem a idéia de ser o "apanhador" ao ver uma criança cantando uma canção no meio da cidade de Nova York
Chegou à marca das 50 resenhas com chave de ouro! Excelente vídeo! Sugestão: podia ter citado também a estranha coincidência de que esse era o livro de cabeceira de vários serial killers, incluindo Mark Chapman, o assassino de John Lennon (ele disse ter encontrado razões pra matar John no livro). Parabéns, Isa!!! Um beijo
+Giullian Rodrigues Não quis entrar nesse assunto porque o vídeo ficaria muito longo. Não vi nada no livro que pudesse despertar vontade de o leitor matar alguém; O Chapman poderia dizer que se inspirou no "João e o Pé de Feijão" que daria no mesmo. Beijo!!
+Ler Antes de Morrer Entendi! Realmente, ficaria longo. É verdade, considerando que Chapman é comprovadamente esquizofrênico e que tinha outros problemas afins. Sucesso!
Tive a oportunidade de ler duas vezes, a primeira em português e a segunda em inglês. O interessante é que na leitura em português eu tinha muita pena do Holden, quando li em inglês minha visão foi muito mais impiedosa, no sentido de "cara, como você faz isto? Você que está criando seus problemas." Não sei se amadureci de uma leitura para a outra, não sei se fiquei menos condescendente, ou se o idioma influiu, ou a tradução. De qualquer forma foi uma coisa interessante e inclusive acredito ser uma virtude do livro permitir interpretações diferentes.
parabéns! vc se expressa muito bem e fez um excelente vídeo. em parte gostei d ouvir sobre o livro até pq me identifiquei com o personagem. Obrigado por me fazer refletir novamente, a respeito de minha adolescência, as vezes eu fico na minha infância, mas raramente eu vou até a minha adolescência. gostei tbm do vídeo sobre a coleção vagalume. thanks!
Que trabalho fino o seu Isabella. Estamos ligados!
E parabéns pela resenha de número 50.
eitcha
Eitcha
Se liga, nessa resenha
Se Liga Nessa História vocês também tem um trabalho fino, hein! ❤❤❤❤
Grande Walter
Somos seus fãs também
Vim do futuro, de 2020, no meio da pandemia, pra dizer que é meu livro favorito. "no duro", como diria o Holden.
Esse é o meu livro favorito tbm 😁
@ANDRAS eu entendi a referência
@ANDRAS que sujeitinho mais arrogante e tal.
No duro , será que alguém já contou quantas vezes ele repete isso no livro kkk 😁😃, um dos meus livros preferidos também ❤️,adoro a simpatia da irmãzinha dele a Phoebe !
O meu também.
No duro,uma das partes que eu mais curti na leitura foi a interação dele com a irmãzinha,a Phoebe.
Acho muito bom não ter ido para o cinema, o Holden odiava cinema haha
😂😂😂 é verdade
Um livro incrível, que te promove uma reflexão sobre o mundo e suas coisas
Terminei de ler hoje (19/05/2019) atualmente tenho 14 anos
Parabéns pela leitura.
Li quando tinha a mesma idade sua... Hoje é meu livro favorito
Poxa eu não tive nenhuma reflexão lendo o livro...
@@deborahkufner3831 eu não gostei muito do livro, PORÉM, mesmo um mês após ter lido, penso nele todos os dias. Inclusive choro KKKK
@@deborahkufner3831 tenta ler de novo
Na verdade o livro não dá a entender que o abismo no campo de centeio é o mundo dos adultos. Não menciona nada semelhante. Holden somente cita que gostaria de ser esse apanhador que "protege" esses garotos. O Holden não era assim tão filosófico, apesar de ter opiniões tão fortes sobre alguns adultos, ele não odiava os adultos de um modo geral. Na verdade ele odiava muitos garotos da idade dele, inclusive tinha raiva de alguns por serem bobos. Ele também amava e admirava a irmã por sua perspicácia e inteligência (de certa forma, maturidade). Também não percebi tanta crítica assim à religião (inclusive um dos poucos personagens que o Holden gostava eram as freiras que ele encontrou na lanchonete) nem à cultura e sociedade de um modo geral. As vezes que ele falou desses assuntos foi até gentil, criticou mais o comportamento isolado de algumas pessoas com quem ele convivia, e ainda deixava claro que não era que a pessoa estivesse errada, a questão era apenas que ele se incomodava com determinados comportamentos. Penso que Holden represente bem essa fase da adolescência que temos raiva de quase tudo, com ou sem razão. E o que mais achei belo foi a sensibilidade dele diante das coisas. É um olhar crítico, mas ao mesmo tempo sensível. Como ele mesmo disse, tinha raiva por um momento, mas se passava alguns dias sem ver aquelas pessoas, chegava a sentir saudade.
Your answer kills me. Hehe sinceramente achei sua avaliação mais sensata q a do video. O video parece mais uma reprodução da receita de bolo, das interpretações q existem por ai a fora e não de quem realmente leu o livro sem pre julgamentos. Considero que o holden eh um adolescente depressivo que, demtre outras coisas, nao superou mto bem a morte do irmao. Inclusive acho q o autor inteligentemente fez uma alusão a isso no próprio título. A traducao apanhador sounds phony for us brazilians hehe. Catcher eh tb uma posição de jogador de baseball, como pra nós eh o.goleiro no futebol. Seu irmao escrevia poesia na sua luva de "catcher". Logico q qd o holden diz q queria ser um catcher in the rye ele nao fazia referencia ao seu irmao mas tvz o autor sim. Enfim, na minha opiniao o titulo tem mto mais referencia ao irmao do q propriamente ao q o holden disse. Como se o autor enxergasse Allie, o catcher, numa especie de paraiso, um campo de centeio, rodeado de criancas. Enfim, tvz seja viagem minha hehe mas pra mim a morte do irmao influencia mto no compprtamento depressivo do holden.
Tamires Figueiredo essa é a descrição que mais se encaixa a respeito do livro . Perfeito. Os detalhes dizem muito sobre o Holden que é uma pessoa absolutamente comum mas com suas singularidades específicas. Minha pesquisa é sobre esse livro
Tamires Figueiredo Acho que o problema com o garoto é que ele confiava e dava o braço a torcer pras pessoas e sempre acabava se decepcionando, como no caso do Stradler... Quando falou bem dele para o outro colega e depois acabou brigando com o tal...E realmente é assim mesmo na realidade a gente fala bem de alguém e acaba decepcionado... Acho que o Salinger escreveu sobre um garoto mais como uma metáfora para falar das relações no mundo adulto...e acho isso uma bela alusão. Falar do quanto as pessoas são cínicas, falsas e dissimuladas tudo isso com um ponto de vista de um adolescente que está descobrindo o mundo de uma forma até madura sem a futilidade da idade dele e a imaturidade da maioria dos adultos supérfluos...
Tive a mesma visão que você
Está aí a maravilha da arte: várias interpretações; algumas mais concretas, outras mais abstratas!!!!
O psicólogia de Holdem Caufild me descreveu totalmente quando adolescente e até hoje ; parece que ainda me recuso a aceitar a realidade como ela é, questiono sempre a loucura da civilização e me sinto deslocado no meu campo de centeio ,no duro !
Acredito que qualquer pessoa que pare pra refletir se sentirá igualzinho a ele
Holden tem o mesmo medo do Peter Pan.Crescer e se tornar um adulto hipócrita.
+JULIANA D'ANGELO Bingo!
Vc leu o livro, ou está se inspirando em outra pessoa?
Verdade Juliana.
O Peter Pan é exatamente um Apanhador num Campo de Centeio. Ele levava as crianças para a Terra do Nunca para não crescer. A Terra do Nunca poderia se um grande Campo de Centeio.
@@joelmabenicio1695 Exatamente!
O próprio Holden fazia duras críticas ao cinema... talvez haja alguma voz do Salinger ali.
O Salinger detestava cinema. A primeira noiva dele tinha desistido dele por causa da carreira de atriz
Tem razão
Talvez haja não, ao meu ver com certeza, tanto que o escritor nem deixa passarem pra filme, o que ao meu ver também seria bem chato.
Vdd
Isabella, que bom que você nos trouxe O apanhador no campo de centeio!
Não sei com precisão, mas deve ser o livro que mais reli e, em cada fase de releitura, da adolescência à idade adulta, os fatores que me chamaram a atenção mudaram. Porém, um ponto é certo: Caulfield consegue dialogar tanto com todos nós justamente pelo medo da idade adulta, que é algo presente, mesmo quando adulto já nos tornamos. Sua adoração pela irmã Phoebe e pelo irmão Allie são outras provas de que, para ele, somente a infância é um reino de puras possibilidades.
E ser adulto nos anos 50, para Caulfield, branco e classe média, era a imagem da vida perfeita da América do pós-guerra, com a família feliz de dentes brancos, uma casa no subúrbio com jardim, carro, geladeira e oito horas de trabalho. Um contentamento hipócrita, sufocante. Como o que revoltou Lester Burnham, do filme Beleza Americana.
Mas fica a pergunta, Isabella: você sabe para onde os patos do Central Park vão no inverno, quando o lago congela?
Parabéns pelos 20.000!
Essa dos patos é sensacional , o motorista do táxi , fica louco de raiva quando ele faz essa pergunta ...
Isabela, parabéns para você , parabéns para todos nós que temos o prazer de participar de um canal tão maravilhoso sobre um prazer maravilhoso que é ler.
Como já escrevi , ver as suas resenhas é como estar conversando com aquela amiga, em um café, sobre livros e amenidades da vida...Parabéns pelo belíssimo trabalho
+Luana linhares dos santos Obrigada, Luana! Foi um dos comentários mais legais que já recebi. E confesso que quando estou gravando, também me imagino conversando com os leitores. Faço de conta que a lente da câmera são os olhos de alguém...
Beijão!!
Esse livro foi o primeiro de autor estrangeiro que eu li. Nele tem citações maravilhosas '' a característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa'' ( pag. 225 ) , embora me identifico com todo drama vivido por H.Caulfield, quem me rouba a atenção é sua irmã Phoebe. Logo, declaro que fiquei muito surpreso com o livro, no inicio esperava algo envolvido com a agricultura '' não que eu goste de agricultura'', porém esperava algo relacionado a um pequeno agricultor que resolve muda a sua rotina e ganhar o mundo em busca de outras aventuras. Entretanto, adorei saber que o livro não se tratava daquilo que eu pensava e gostei mais ainda em saber dos temas que o livro aborda, porque sinceramente ninguém sabe como lida com a maturidade e na maturidade sempre queremos pode retornar a infância.
Meu livro favorito, li quando tinha uns 16 anos e mudou minha visão do mundo. Pretendo ler de novo agora 10 anos depois até pq muita coisa nao mudou. E quando ao seu video perfeito, ganhou um inscrito, parabens :)
também é meu livro favorito :')
Literatura maravilhosa, tanto para adolescentes como adultos. Sentimos empatia pelo protagonista e nos transportamos para a NY da década de 50.
Holden é um adolescente sensível, que está em luto pela perda do irmão, que morreu quando ele tinha 13 anos. Este evento é essencial para se entender a construção do personagem. A revolta e desinteresse nos estudos representam um mecanismo de defesa diante da dor que ele carrega consigo. É sobre esta ótica que o livro deve ser lido. Por mais "privilégios" que um garoto de classe média possa ter, o que eles significam diante da dor da perda? Em diversos momentos, Holden sente-se deprimido e chora sem motivo aparente. A relação com a irmã mais nova, Phoebe, de profundo afeto, mostra quem é de fato Holden, sem as máscaras de ironia e irritação que moldam sua relação com o mundo. A cena do Carrossel simboliza a infância perdida e de como ainda pode haver esperança mesmo com as mazelas da vida, e do sofrimento inerente a ela.
Bela análise. Eu me emocionava nas partes que o Holden chorava do nada kkk
Aquele momento em que você se apaixona pela Isabella devido a uma resenha de O Apanhador no Campo de Centeio. Livro da minha vida! Importante lembrar que nessa época o próprio conceito de "adolescente" não existia direito. A produção cultural era destinada às crianças ou aos adultos. Não tinha uma fase intermediária. O Holden abriu a porta para esse mundo de protagonistas adolescentes que temos hoje. E a explicação do título do livro, que só vem mais pro final... de arrepiar! Parabéns, excelente episódio!
+Thiago Maia Não só não existir produção cultural para adolescentes, como não existia essa fase na vida. A pessoa era criança até 13, 14 anos e depois, de um dia para o outro, era considerada adulta.Virava-se uma página.
Beijo!!
Ne
Me apaixonei pelo Holden! Cara, "pros diabos", o Holden é um adolescente sensível, introspectivo, inteligente... Não entendo como alguns o consideram chato!!!!
A forma que ele se expressa pode parecer um pouco preconceituosa as vezes, muitos esquecem que é um livro de 70 anos atrás.
Pq ele é um fraco, igual aos que se identificam com ele independentemente da idade.
NO momento DO assassinato de john lennon o assassinato lia este livro .....(SO UMA QUESTÃO DE CURIOSIDADE.....)MUITO BOA A RESENHA EU ADQUIRI ESTE LIVRO NO SEBO ORIGINAL DE 69....MANCHAS E FRASES INTERESSANTES NO INTERIOR DO LIVRO E DA ESTÓRIA!!!!
Faz muito tempo que eu li. Acho que eu tinha a idade do Holden. Mas um coisa eu me lembro bem: O Apanhador no Campo de Centeio é aquele tipo de livro que a gente fica querendo ser um grande amigo do autor, só pra poder telefonar para ele toda vez que der vontade. Eu até gostaria de telefonar para esse tal de J. D. Salinger, mas a Isabella me disse que ele já morreu.
Ótima resenha, Isabella. Deu até vontade de reler. Sou seu fã
+José Sizenando Duarte Você não conseguiria falar com ele nem se ainda estivesse vivo. Depois do sucesso desse livro o autor se tornou recluso. Não saía de casa, não dava entrevistas nem se deixava fotografar. Reparou que a foto que coloquei na resenha era dele bem moço? É a última que se tem dele.
Beijo!!
Tive que ler esse livro para uma disciplina da faculdade, já tinha ouvido falar muito dele, mas nunca tinha tido vontade de lê-lo. Foi uma grata surpresa entrar em contato com esse clássico, perceber a poesia e profundidade presente nele, e finalmente descobrir o porque de ser tão idolatrado. Me diverti muito lendo, o sarcasmo do personagem é ótimo, e realmente, embora numa linguagem simples de um jovem da década de 50, aborda questões muito profundas. Se tornou um dos meus livros preferidos, acredito que todos deveriam ler esse clássico. Mais uma bela resenha, parabéns pelos 20 mil inscritos e que o canal continue crescendo cada vez mais, Isabella.
+Wagner Barbosa Obrigada, Wagner! Também entrou na minha lista de preferidos!
Beijo!!
Se tem uma coisa que me aporrinha é quando eu leio um livro e não tem resenha dele nesse canal. Felizmente achei sobre esse livro, no duro, foi algo que me deixou feliz pra burro.
Meus pensamentos estão assim depois de ler "O apanhandor no campo de centeio" kkkkkk
Como você é sútil... Me fez enxergar o personagem de outra forma e criar um sentimento de empatia por ele. Que presente bom você é. Seus vídeos são simplesmente incríveis! Um abraço daqueles cheios de admiração!
+Gaveta Cheia Eu que agradeço a sua companhia aqui no canal, Luiz. Você dá a maior força desde que o canal era bem pequeno. Dos que acreditaram nesse trabalho. Grande beijo!!!!!!
Parabéns linda vc está radiante
Que percepção vc tem com sutileza
Que voz linda sabia
Eu tenho 54 anos . Estou amando. O livro é engraçado e emocionante a um só tempo. Parabéns pelo canal.
Eu me identifiquei muito com o personagem,,,achei uma narrativa simples mas muito profunda e verdadeira,,gostei muito
Ótimo! Parabéns! Eu mencionei este livro no meu Programa de Rádio Momento da Psicologia ao falar da Adolescência e como o personagem queria ser o apanhador das crianças para cair no abismo do novo mundo que lhes esperam. O medo de crescer.
Durante a leitura, me esqueci completamente que o Holden tinha 16 anos. Entrei tanto no personagem que estou achando que agora eu sou imaturo também, mesmo com 30 anos rsrsrs
Eu com 43 sou exatamente igual a ele😢
O Apanhador no Campo de Centeio
É o mesmo livro que Mark Chapman estava lendo sentado na calçada quando foi preso, logo após ter matado Jhon Lennon e o mesmo livro encontrado na casa de Lee Oswald assassino de Kennedy!
Para se ter ideia do desequilíbrio de Mark Chapman naquele instante em que matou Lennon, ele carregava o O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. Em depoimento, contou que se identificava com o "isolamento" e a "solidão" do personagem principal, o adolescente Holden Caulfield.
Conhece esse livro através de uma música da música de Catcher In The Rye de Guns N' Roses que amo,aí vim procurar a resenha sobre o livro e me interessei mas á lê,e já vou compra-lo para mim. Obr. 😘
Mano olha como ela fala, meu Deus tudo tão natural, tão organizado, amei o canal muito bom de verdade
Eu adorei essa resenha, estou começando a leitura desse livro, fiquei encantada, parabéns, você foi espetacular!
Estou vendo agora, com o canal a 380 mil inscritos, e a Isabella está tao contente com 20 mil. É uma doçura!
Nossa essa resenha ficou emocionante muito boa parabéns
Estou lendo e estou encantado com a Obra pioneira que aborda com dolce dialogo entre a passagem entre a vida de criança para vida adulta de responsabilidade e,ele tinha insegurança de crescer e isso é normal
Tinha 16 anos quando ouvir
Pela primeira vez. Justamente na idade "dele" pela boca do Marcelo Nova quando ouvia na transamerica sua entrevista com
Raul Seixas. Hoje estou com 40 e tarará. Enfim. Nada mudou, ainda ah tudo isso, no mundo.
O Apanhador é o meu livro estrangeiro preferido! esse olhar crítico, mas sensível ao mesmo tempo, o pessimismo e as passagens tão filosóficas... tudo isso me deixou simplesmente apaixonado. Ah, e parabéns por mais um vídeo tão legal!
Vi essa resenha e li o livro, agora tô querendo reler e voltei aqui 2 anos depois e relembrando a leitura essa resenha é realmente muito verdadeira! ❤️
Essa foi a melhor resenha que ja vi sobre esse livro. As outras resenhas diziam "é um livro difícil, ainda não tem sinopse etc" então comprei o livro e pelas resenhas, me dava muita preguiça de ler. Resolvi começar a ler ontem e já faltam umas 80 páginas para terminar. É um livro espetacular! Não terminei e já o considero um dos melhores que já li.
Boa garota! Sou do futuro e já são quase 700K! Parabéns, sorte e sucesso.
Parabéns pela Resenha! Cheguei até aqui pelo novo disco do Thedy Correa, para quem não sabe, vocalista da banda Nenhum de Nós gravou este ano, chamado "O Apanhador". Thedy fez em homenagem ao livro, registrando uma ideia que originalmente surgiu para o teatro em um musical.
Valeu pela ajuda.Graças ao seu vídeo consegui entender ainda melhor sobre o livro e provavelmente não teria alcançado a mente do protagonista se não tivesse lido novamente a frase mais marcante do livro,claro que na minha opinião.
O melhor livro que li. Li 2x quando eu pegava na biblioteca da faculdade, quero comprar ele e fico enrolando...
É necessário.
Massa q ela fala a parte da metáfora mto massa
Eu terminei o livro ontem, me bateu uma melancolia e um curiosidade de saber oque teria acontecido com o Holden, será que ele se esforçou na escola como o pisicanalista perguntara se ele faria, se ele finalmente ligou para a Jane ou foi montar a árvore de Natal com a outra garota, me fugiu o nome agora!
Jane
Um clássico e um dos poucos livros que realmente retratam a juventude e todos os seus questionamentos, o peso que os jovens carregam e a visão que temos do nosso redor.
Eu fui e acho que ainda tenho um pouco de Holden.Gostei do vídeo e do jazz como trilha.Isabela, que Deus te abençoe !
Meu Deus, que vídeo esplêndido! Muitíssimo bem feito! Eu terminei esse livro hoje e gostei, consegui perceber certos pontos da profundidade que ele tem, entretanto sua resenha clareou muito a minha visão, me ajudou a perceber a grandiosidade e por mais que tenha acabado de ler já me deu saudades. Obrigada, querida
J.D.SALLINGER, foi meu livro de cabeceira qdo adolescente,adorava ler e reler antes q chegasse ao final...
ótima apresentação e sua forma de revelação ao mundo.... apaixonante sempre !!!
é simplesmente o meu livro favorito da vida,não canso de relê-lo,se mantém super atual!!
Parabéns pelas resenhas. Seus videos deveriam ser exibidos nas escolas para ajudar aos professores que estão sofrendo muito para passar um pouco de cultura cada vez mais dificil nesse país. Com certeza contribuiria para despertar o gosto pela leitura, considerando a clareza nas suas resenhas. Tenho certeza de que muitos que visualizam os videos de Ler antes de morrer passam a "gastar" com livros antes de morrer.
Eu já li esse livro, e depois de ler, dei ele a uma amiga. O livro é interessante.
A análise é legal, mas tem alguns pontos a acrescentar: O título do livro é uma metáfora que o personagem-narrador faz sobre a pedofilia (Holden revela no livro que "passou a vida toda se esquivando de assédios sexuais): na conversa com a irmã, antes dele ir embora de casa (ele diz que pretende viver acho que em uma cabana no Alasca), a menina fica triste porque "o irmão não tem nenhuma vontade na vida" e vai abandonar os estudos e a família; ela chora e o questiona por "não ter nenhuma vontade na vida" (mais ou menos isso). Holden conta à irmã a história do campo de centeio que esconde um abismo e das crianças que desconhecem o perigo enquanto brincam e correm em direção à morte. Então ele diz a irmã que "tem sim, uma vontade, que é ficar nesse campo para salvar as crianças de cair no abismo". Assim, como um abismo, o abuso sexual infantil está escondido em todos os lugares. Embora retrate apenas o percurso de um fim de semana na vida do personagem-narrador, o livro é cheio de passagens dramáticas: o professor aposentado que dá conselhos e causa repulsa enfiando o dedo no nariz enquanto conversa; o professor molestador (Holden vai passar a noite na casa do antigo professor e acorda com ele tentando molestá-lo); a passagem da prostituta menor de idade que o cafetão amigo do ascensorista do hotel leva ao quarto de Holden; do menino negro em roupas de domingo que assovia uma música enquanto passeia com os pais e caminha se equilibrando no meio-fio; da discussão com o taxista que não sabe dizer o que acontece com os peixinhos quando o lago do Central Park congela no inverno; a passagem dos dois meninos que perguntam a Holdem onde fica a cripta com as múmias no Museu de História Natural; a passagem do poema na bola de baseball, escrito pelo irmão antes de morrer; a passagem do cemitério e da tristeza que ele sente no túmulo do irmão porque quando começa a chover ele pode correr para o carro e ir passear, mas o irmão vai continuar para sempre lá e muitas outras: então a essência do livro está nessas e em outras pequenas passagens maravilhosas. Vale lembrar que Holden começa o livro internado em um hospital (psiquiátrico) porque teve um colapso nervoso.
😢 é exatamente isso,,eu entendi perfeitamente
Excelente explicação amigo!
Quem leu, viu sua explicação.
[SPOILER] Holden detestava a hipocrisia e se derretia com qualquer manifestação genuína de amor, carinho e consideração. Entendo que a redenção dele foi o passeio que fez com a irmã no carrossel, um verdadeiro instante de felicidade com alguém que importava com ele e que ele amava verdadeiramente. A linguagem certamente foi inovadora na época e é condizente com um adolescente que não sabe expressar as emoções que sente.
Só para deixar registrado. Esse foi o primeiro vídeo que assisti do canal. Sempre amei ler... mas com o dia-a-dia da profissão (Sou Médico Pediatra) deixei um pouco de lado esse prazer e só estava lendo artigos e livros na minha área. Então, descobri o Apanhador no Campo de Centeio e após a leitura, procurando resenhas no RUclips, encontrei o seu canal. Assim voltei a separar um tempinho para ler alguns clássicos tomando como base algumas de suas listas .
Obrigado...Esse tipo de influência, sem duvidas, é fundamental para o nosso crescimento pessoal!!
Este livro é ótimo! Tanto a história quanto a imagem que se criou dele... Alguns não conseguem ver a genialidade do livro e acabam abandonando a leitura... Outros tb não gostam por ele ser um menino classe média... Mas eu, particularmente, adoro, apesar de ter lido aos 20 anos. Vendo o seu vídeo deu vontade de reler. :)
Menina ela fala de um jeito tao calmo, parece um Asmr
Muito boa suas resenha
Obrigada, vou iniciar o livro, amanha. SUCESSO hoje e sempre! Você merece.
Olá. Comecei a ler hoje. Vou dando noticias. Obrugsda.
De fato, esse livro está em todos os top vinte de leitura obrigatória á todo bom leitor. Parabéns pela resenha sensível e emocionante!
Mais uma ótima resenha, parabéns Isa! Conheci o canal a pouco tempo com a resenha do livro "Laranja Mecânica", que estou lendo atualmente, e já assisti a maioria dos vídeos, amo o jeito como você contextualiza o livro com algum tema extremamente atual e relevante, suas resenhas me despertaram o interesse em vários livros que ainda não conhecia. Que venham mais e mais resenhas!
Acabei de ler agora o livro e gostei muito da sua resenha. Parabéns e parabéns pelo crescimento do canal. A linguagem simples faz a gente demorar um pouco pra perceber mesmo que está diante de um grande clássico, mas é isso. Bom dia.
Adorei sua delicadeza, sua sensibilidade ao abordar a história do Holden e construir a resenha do livro. Você me deu o empurrãozinho que faltava pra eu voltar a leitura do livro que comecei em um momento inoportuno e que agora faz mais sentido. Obrigada e parabéns! *.*
Acabei de terminar e eu amei, tanta simplicidade e escondendo cada metáfora linda
Você fala tão bem e nos prende no seu jeito de falar. Tantas expressões para resenhar o livro. Muito bom! 👏🏻👏🏻😊😌
Ótima análise... adorei! Gostaria muito de ouvir bem mais detalhes de suas palavras.
+Rato BR Caberia uma análise bem profunda uma obra tão clássica como essa. No entanto, além da minha limitação de tempo do vídeo, o objetivo do canal é apenas apresentar o livro e mostrar brevemente minhas impressões sobre ele.
Beijo!!
Já foi o bastante pra eu poder me basear em um tema, eu faço faculdade de tradução e estou estudando análise literária, esse é o livro o qual terei de analisar. Seu vídeo foi bem importante.
+Ler Antes de Morrer você pode fazer vídeos mais longos , que tal?😁
Eu gostei muito desse livro, mas só comecei a gostar depois que li a metade do livro, só aí comecei a entender melhor o livro. Tem gente que fala que ele está em depressão, precisa de ajuda e não sabe pedir. Mas não concordo totalmente com isso. Acho que ele é precoce para sua idade. Muito bom!!!
+Kelly Sene É uma das interpretações. Há controvérsias...
Beijo!!
Hoje, 5 anos depois, você tem meio milhão de inscritos e minha eterna admiração! 🥰
Meu livro favorito. primeira vez que assisto um vídeo do canal e fiquei gostando. Parabéns
#lerantesdemorrer olha, você explicou de um jeito que ficou aquele gosto de quero mais, lembro de quando foi anunciado a morte do autor e mencionaram essa obra, comprei ele hoje mesmo para ler durante meus tempos de viagem do trabalho e almoço, no entanto acredito que irei devorar em duas horas no máximo pois na livraria quando comecei a ler um parágrafo senti como se fosse meu subconsciente gritando liberdade pois me veio toda essa hipocrisia da geração a qual estou vivendo (não que essa seja a pior e sim que é o que me tem a frente no momento) .
Parabéns pelo seu canal e felicidades; sucessos; rumo a 1 milhão e jamais caia do abismo do campo de centeio.
Essa mulher que apresenta e linda, e toma minha atencao quando ela narra tudo.
Eu li qnd adolescente e amei. Vou reler hoje
Você é maravilhosa!
Amo as resenhas dessa mulher 😍😍😍😍
Terminando de ler hoje 3/11/2022, graças a indicação desse video e da lista dos 1000 livros para ler antes de morrer.... obg Isabela😉
Foi precisa !!!! Menina vc tem futuro!!!!parabéns
Eu concorco com o autor, eu não acredito muito que uma adptação cinemetográfica daria certo.. pq é um livro mto "cerebral" fala mto mais sobre pensamentos, emoções... Eu imagino que daria certo num estilo tipo Her.. Mas acredito que há bem mais chances de ser um filme com o título do livro, mas uma adaptação que mude a história toda, como já vimos em alguns casos..
Peguei esse livro hoje para ler, parece que vim na resenha certa ❤
Li há mais ou menos seis meses e não tinha achado nada de mais, achei bem simples inclusive, acho que porque esse tipo de história é bem comum no seculo XXI, mas depois do seu vídeo eu percebi o quão importante esse livro foi para a época e para a geração dos anos 50
Ganhou mais uma inscrita. Sem enrolação vai direto ao ponto. Parabéns
Sei que posso ter demorado para ver esse vídeo, mas foi pelo motivo que apenas conheci o livro no ano passado, por uma recomendação de um professor (que me chamou de maluca por ler esse li, mas tudo bem). Mas não importando a quanto tempo eu li esse livro, ou com quantos anos eu li esse livro, ele me cativou de uma forma surpreendente. Há uma simplicidade e uma inocência que... ele é simplesmente o meu livro favorito.
Nem sei porque estou dizendo isso, afinal... ninguém liga, no duro, ninguém nunca liga pra nada.
É um livro bom pra diabo
assistindo a Isabela comemorar os 20 mil inscritos num momento onde ela já está com mais de 300... sinceramente, estou emocionado.
Gosto de ouvir a resenha antes de ler o livro, isso porque tem assuntos que realmente não me interessam. Obrigada.
Esse livro é fantástico!
Está no meu top 10 com certeza. Li em inglês tbm (recomendo muito que quem sabe ler na língua, nem pense duas vezes, leia em inglês.), nessa mesma edição que a sua. Esse livro tem uma pegada 8 ou 80, conheço pessoas que adoram, e pessoas que odeiam. E eu confio no gosto de ambas, em relação a leitura. Enfim... Ótimo livro, me apeguei com o Holden, a explicação do título é linda...
Uma coisa que acho linda tbm, é o fato dele usar esse gorro vermelho, que remete ao irmãozinho falecido, que ele tanto amava, e que era ruivo.
+Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Eu sou do time que adoraram!!
Beijo!!
Vc recomenda pra quem nunca leu em inglês?
Depende do quão a vontade vc se sente com a língua. Uma pessoa pode saber pra caramba, mas nunca ter parado para ler um livro em inglês, entende? Não sei o seu caso...
Acho que alguém no nível intermediário bom, já consegue, mas isso é de cada um. Mesmo sendo um clássico, os personagens são jovens, e a linguagem é bem acessível.
Meio difícil que vc va ler isso, mas voltei aq dps de ler novamente esse livro, pois meu professor de francês me presenteou com um exemplar da primeira edição desse livro (de 1951), o fato engraçado é que ele encontrou essa “reliquia” num sebo em Niterói por apenas 10 reais, estou apaixonado no livro.
Caramba... esse livro foi tão impactante na minha adolescência, já li 4 vezes, sempre com uma visão diferente no final.
Essa resenha foi especial, parabéns pelo trabalho, fiquei realmente emocionado!
Tão bom ver um livro amado ser bem representado aqui no canal...
Esta é uma das melhores resenhas que eu já vi sobre o livro no youtube
Muito bom o livro, terminei ele hoje, ao começar a leitura, parece que não é tão bom assim, mas o livro vai nos envolvendo, do meio pro fim vc quer ler todo de uma vez.
O interessante é que ele tem a idéia de ser o "apanhador" ao ver uma criança cantando uma canção no meio da cidade de Nova York
Eu li e me identifiquei com o Holden!! Me impressionei com a semelhança...
esse livro enlouqueceu muita gente...
Menina, a cada resenha que eu assisto do seu canal, mais inteligente eu te acho! Parabéns!!
Terminei de ler agora e já corri para ver se você tinha uma resenha. Parabéns pelo trabalho!
Acabei de ler ele hoje.❤
que vídeo maravilhoso! nos deixa morrendo de vontade de ler o livro!
Acabei de ler esse livro ... Holden e mto especial . Só o significado do título e lindo de mais 👏♥️
Gostei do batom rosa.❤
Minha cara.
Caramba. Terminei o livro agora mesmo e depois dessa resenha ele ganhou muito mais significado para mim
Chegou à marca das 50 resenhas com chave de ouro! Excelente vídeo!
Sugestão: podia ter citado também a estranha coincidência de que esse era o livro de cabeceira de vários serial killers, incluindo Mark Chapman, o assassino de John Lennon (ele disse ter encontrado razões pra matar John no livro).
Parabéns, Isa!!! Um beijo
+Giullian Rodrigues Não quis entrar nesse assunto porque o vídeo ficaria muito longo.
Não vi nada no livro que pudesse despertar vontade de o leitor matar alguém;
O Chapman poderia dizer que se inspirou no "João e o Pé de Feijão" que daria no mesmo.
Beijo!!
+Ler Antes de Morrer Entendi! Realmente, ficaria longo.
É verdade, considerando que Chapman é comprovadamente esquizofrênico e que tinha outros problemas afins.
Sucesso!
Tive a oportunidade de ler duas vezes, a primeira em português e a segunda em inglês. O interessante é que na leitura em português eu tinha muita pena do Holden, quando li em inglês minha visão foi muito mais impiedosa, no sentido de "cara, como você faz isto? Você que está criando seus problemas." Não sei se amadureci de uma leitura para a outra, não sei se fiquei menos condescendente, ou se o idioma influiu, ou a tradução. De qualquer forma foi uma coisa interessante e inclusive acredito ser uma virtude do livro permitir interpretações diferentes.
parabéns! vc se expressa muito bem e fez um excelente vídeo. em parte gostei d ouvir sobre o livro até pq me identifiquei com o personagem. Obrigado por me fazer refletir novamente, a respeito de minha adolescência, as vezes eu fico na minha infância, mas raramente eu vou até a minha adolescência.
gostei tbm do vídeo sobre a coleção vagalume. thanks!