Qual o MELHOR NARRADOR para usar no seu livro | Marina Blanc

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • Nesse vídeo eu explico sobre os tipos de narrador existentes e qual a melhor forma de usá-los no seu livro.
    Já conhece os meus livros de super-heróis?
    Adquira já o seu e se emocione com a leitura: 👇🏼😉
    ► MEUS LIVROS: marinablanc.com...
    ► Conheça meu treinamento Escritores Independentes: marinablanc.com...
    Me siga em outras redes sociais:
    ► FACEBOOK: / marinablanc4
    ► INSTRAGRAM: / marinablanc4
    Marina Blanc
    Escritora📚

Комментарии • 21

  • @Cris_Castilho
    @Cris_Castilho 2 месяца назад +4

    Eu tô escrevendo um livro de primeira pessoa com vários personagens 😂😂😂 eu rio da cara do perigo

  • @Cat-y3o
    @Cat-y3o 6 месяцев назад +6

    Muitos escritores gostam de escrever em primeira pessoa, eu acho melhor escrever em terceira pessoa narrador onisciente. No meu segundo livro me arrisquei a escrever em primeira pessoas nos primeiros 6 capítulo usei narrador observador e é bem difícil escrever nesse modelo, depois os capítulos seguintes mudei a narrativa continue em primeira pessoa mas narrador onisciente.

  • @bookcomcafe
    @bookcomcafe 8 месяцев назад +6

    Eu gosto mais de usar o narrador onisciente, porque conseguimos trabalhar bem os outros personagens. Porém, o narrador personagem também é maravilhoso para trazer uma imersão maior ao protagonista. 🤩

  • @osvaldofranca786
    @osvaldofranca786 8 месяцев назад +5

    Narrador onisciente acabou sendo o meu preferido hehe, principalmente pq gosto de escrever fantasia, onde estão personagens de regiões diferentes

  •  3 месяца назад +2

    Estou usando o narrador onisciente no meu livro, mas sempre dou umas pitadas de narrador intruso, mas de forma muito sutil.

  •  3 месяца назад +1

    Um período literário que tentou usar o narrador observador foi o Realismo Europeu. Fleubert e Zola colocaram este tipo de narrador mais frio e impassível em função da ideia do romance de tese. Porém, se você pega outros autores do realismo e naturalismo, como Eça de Queiroz e Aluísio Azevedo, todos eles optaram pelo narrador onisciente; Machado de Assis, com exceção dos contos e de dois romances, só utilizou primeira pessoa justamente pelo caráter ambíguo!

  • @Francisco-p2c
    @Francisco-p2c 8 месяцев назад +5

    Otimo conteudo interessante

  • @jefersondiogenes2837
    @jefersondiogenes2837 8 месяцев назад +2

    Parabéns,ótima explicação.
    Paz e Bem

  • @Tsukii.01
    @Tsukii.01 5 месяцев назад +1

    Eu estou escrevendo um livro de ficção e romance, uso terceira pessoa, descrevendo muito meus protagonistas (são dois) e o meu antagonista, tanto em questão de emoções, quanto em pensamentos e hábitos, narro também de uma forma bem descritiva mas de vez em quando misturo a formalidade com a informalidade, para dar um ar de humano ao narrador também, além de que acho mais cômodo assim para humanizar toda a historia.

  • @ViniciusVasconcelos-o7i
    @ViniciusVasconcelos-o7i Месяц назад

    Eu, sinceramente, prefiro o narrador em primeira pessoa. Sinto que ele me traz conforto e torna a escrita muito mais fluida pra mim. Quanto às outras formas de narrador, como a segunda e a terceira pessoa, eu uso muito mais como uma questão de perspectiva, ou seja, uso para ter uma visão diferente do universo que estou escrevendo. Não me importo se tenha muitos personagens, aliás me sinto muito mais empolgado!

  • @som-das-aguas
    @som-das-aguas 6 месяцев назад +1

    Estou escrevendo meu primeiro romance e confesso que tem partes que fico sem ação, pois o personagem central é quem está narrando a história. Um exemplo é quando ele está na piscina com a namorada e quero usar os personagens coadjuvantes onde eles fazem um comentário sobre o personagem central. Até criei a narrativa com ele (o personagem central) dizendo que em paralelo seus tios fizeram um comentaram sobre eles, mas daí dica a duvida: como ele soube desse comentário pra citar em sua narrativa? Se está certo ou não ainda vou descobrir.

  • @fernando_495
    @fernando_495 8 месяцев назад +2

    Será que é uma boa ideia usar mais de um personagem como narrador e, assim, promover uma maior visibilidade de diferentes perspectivas ao longo de uma mesma história?

    • @marinablanc
      @marinablanc  8 месяцев назад +1

      Se for em primeira pessoa sim, mas cuidado para não fazer trocas entre muitos personagens que pode ficar confuso.

    • @fernando_495
      @fernando_495 8 месяцев назад

      @@marinablanc, então, eu tenho uma história centrada em dois protagonistas, um masculino e outra feminina. Além destes, existem vários personagens secundários. Pensei também na possibilidade deles narrarem suas próprias introduções na história e algum momento específico de suas respectivas trajetórias dentro da história.

  • @jochan9227
    @jochan9227 8 месяцев назад +2

    Sei que essa pergunta é fora do contexto do vídeo😅, mas você sabe como dividir os capítulos do livro?

    • @osvaldofranca786
      @osvaldofranca786 8 месяцев назад

      se for no word, vc pode simplesmente fazer uma quebra de página e na próxima vc começa outro capítulo

    • @jochan9227
      @jochan9227 8 месяцев назад +2

      @@osvaldofranca786 Você entendeu errado, kkkkk, quis dizer como saber estruturar os capítulos de um livro, como saber quais cenas determinam um capítulo.

    • @osvaldofranca786
      @osvaldofranca786 8 месяцев назад

      @@jochan9227 kkk, entendi. Eu costumo manter sempre um tema menor da narrativa em cada capítulo, pense nele tendo início meio e fim, e nesse fim, deixe algum gatilho que instigue o leitor a querer ler o próximo. Espero ter ajudado

    • @jochan9227
      @jochan9227 8 месяцев назад

      @@osvaldofranca786 Obrigado!!!😁

    • @Inglês_Autodidata_Oficial
      @Inglês_Autodidata_Oficial 8 месяцев назад

      Estou escrevendo um livro e ao escrever um capítulo, o divido em partes, ou seja, capitulo 1 parte 1, capitulo 1 parte 2 e etc. Sendo cada parte uma cena. Por exemplo, o meu livro é sobre apocalipse zumbi e o enredo inicia contando algo que está acontecendo em uma Avenida, com a personagem principal observando tudo. E a parte I do capítulo I termina com a protagonista voltando para casa e a parte II do mesmo capítulo narra os acontecimentos que ocorre dentro da casa. E a parte 3 termina com ele/ela saindo de casa indo em busca de um local seguro. Crio uma escaleta descrevendo o que acontecerá no capítulo e desenvolvo o enredo. Sigo os mesmos princípios de um episódio de uma série de TV. Por exemplo em The Walking Dead, no capítulo I da temporada I inicia com o Rick conversando com Shane, depois ele é baleado, no meio do episódio ele conhece Morgan e termina o episódio dentro de um tanque de guerra, ou seja, a série segue a estrutura de início, meio e fim ao desenvolver um capítulo/episódio.