Que coincidência, instalei o Arch pela primeira vez ontem, esse vídeo me ajudou muito, esclareceu muita coisa pra mim, sobre a natureza do Arch e os sistemas operacionais em geral, além de facilitar as configurações que talvez eu precisaria ficar lendo muita documentação e forúns. A didática do Dio aliada a qualidade do vídeo deixa tudo mais empolgante, esclarecedor e fácil de fazer, contribui muito pra comunidade Linux/Open Source, ajudando muito os iniciantes no sistema a não se evadir sem tentar, parabéns pelo trabalho! O like é sempre uma certeza, mas quando eu acertar as minhas finanças, sem dúvidas vou virar membro. 🐧💚
Importante mencionar que o KDE Plasma possui uma interface gráfica para gerenciar o firewall, já integrada às configurações do sistema. A instalação padrão do Arch traz essa interface, que pode também ser instalada por meio do pacote "plasma-firewall". Sendo assim, o GUFW não tem muita utilidade se for usar o KDE. Cabe ao usuário, porém, instalar a infraestrutura de firewall, que, nesse caso, pode ser o UFW ou Firewalld.. Com relação ao suporte a NTFS. O Pacote "ntfsprogs-ntfs3" contém uma implementação mais moderna do suporte a esse sistema de arquivos, que existe desde o kernel 5.15.
legal adicionar impressora, tem varios q ja vem, mas pra melhorar ainda mais a compatibildade é bom instalar o pacote "gutenprint" (basicamente é um monte de drivers de impressora tanto aberto e fechado)
Talvez o que possa faltar em um vídeo desse seria as tretas com as placas de vídeos nos notebooks, ainda mais os que tem mais de uma, e nesse sentido ai seria certamente outro vídeo onde primeiro ensinar a listar os hardware pelo terminal "lshw" e como proceder para entender o tipo de problema que está tendo para funcionar certo dispositivo;
Muito bom, Dio. Instalei o EndeavourOS há três dias e este vídeo já me ajudou a configurá-lo melhor (apesar dele já vir mais "pronto" que o Arch). Resolvi trocar o meu Deepin 20.8 porque ele começou a dar umas travadas e ficar lento com alguns apps que uso bastante (mesmo usando um i7 e 16 GB de ram). Com o EndeavourOS, o sistema está fluindo tão bem que não notei nenhum travamento.
Dio, seu canal me fez ter coragem de instalar um linux configuravel como o Arch. Tive péssimas experiencias com o nobara, principalmente por não existir tanto material sobre os problemas que vinha tendo, o vídeo de instalação do arch com instalador ajudou muito! e este aqui também. Estou iniciando ciencias de dados na Univesp e já tive experiencias de programação quando fiz técnico em informática e na graduação de economia (Python e R). Muito obrigado pelo ótimo trabalho.
Parte importante é ativar o systemd-oomd ou instalar o nohalt ou qualquer gerenciador de memória RAM kkkk, meu computador travava por falta de gerenciamento de ram
Dio, amei o conteudo, você poderia falar um pouco sobre o void linux. Tive uma experiencia legal dele, e essa parte da pós-instalação eu tive dificuldade no meu inicio ha uns anos atrás, mas hoje com um pouco mais de experiencia posso falar que é relativamente mais tranquilo, fiz a pós do void que é literalmente a mesma pegada do arch. Acho que quando a pessoa escolhe uma distro assim ela tem que ter em mente mais ou menos o que ela quer, eu já fui sabendo que queria usar se a distro tinha o que eu queria a WM que foi o i3wm, qual gerenciador de login, entre outros. Ir sem objetivo é aterrorizante, porque ver uma tela preta e não saber o que fazer é o horrivel hehehe
Primeira coisa que fiz foi instalar o Pamac pra poder instalar os pacotes do AUR de forma facilitada. Depois instalar os pacotes e personalizar o KDE. Sucesso!
Será muito bem vindo este conteúdo! Uso Arch linux graças ao seu tutorial para instalar a distro do modo tradicional e das 3 vezes que instalei tive uns problemas classicos que tem pouco conteúdo explicando como solucionar como internet pelo WI-FI, bluetooth, senha para abrir partições, etc
Год назад+1
naquele modo antigo tinha bastante coisa pra configurar, no atual q usa o script archinstall a maioria dessas coisas ja vem configurado tudo isso
Vendo o video agora, pois estou pensando em usar outra distro no meu dia a dia e escolhi o arch, gostei bastante do vídeo e já estou testando o arch no virtual box, brevemente vai ser na máquina fisica, ainda pesquisando um pouco sobre instalação de drivers nvidia, mais sobre o video parabens, muito bom
o bashhistory do usuário médio de arch é 300 linhas de neofetch. esse tutorial foi legal pq a primeira coisa que eu fiz foi instalar o yay só pra baixar uma versão do microsoft edge. melhor navegador não há.
Para mim a melhor forma de não perder tempo configurando o arch é fazer um script para automatizar esse pós-instalação, é o que acabo fazendo com o meu mas sempre esqueço de atualizar com coisas que vou mexendo com o tempo. Sempre instale em uma maquina virtual e teste o script antes de usar no seu sistema do dia a dia :)
Confesso que não entendi tudo o que você disse no vídeo, mas saber que eu quase entendi é melhor do que achar que eu entendi (e não ter entendido nada).
O Arch sem duvidas não é um sistema pronto instalou usou, mas sem duvidas ele é oque rodou melhor na minha maquina após os ajustes e instalações, aparentemente meu note se da melhor com aquilo que eu instalo depois do que deixar as coisas na mão da distro, distros base debian ubuntu etc sempre ficam com problemas aqui menos mas existem, Fedora fica com alguns mais sérios, arch não fica com nenhum, então apesar do trampo inicial acaba compensando ao longo do tempo por não precisar concertar as coisas ou abrir mão por não funcionar como deveria.
Olha, o arch linux me fez deixar o debian hein, depois de 25 anos ininterruptos usando o sistema. Realmente o sistema me surpreendeu, principalmente em relação à documentação extensa.
ArchLinux foi minha primeira distro e será a única (distro do dia a dia), se a equipe de desenvolvimento manter a msm filosofia de hj! Agradeço ao seu canal por me apresentar esse sistema fantástico, naquele vídeo antigo de instalação raiz kk.
@@espinhudobr a primeira que realmente usei no dia a dia. Instalei várias antes, tentei usar, mas desistia e voltava pro Windows. Já estou com o Arch a quase um ano, é um caminho sem volta kk.
@@andresantvi é tão seguro quanto os demais, você tmb pode selecionar o kernel Linux- Hardened na instalação, esse é um kernel focado em segurança (obs: ele pode impedir a execução de alguns pacotes flatpak). Mas no geral, é tão seguro quanto qualquer outra distro. Lembrando que a principal barreira de segurança é o usuário. Portanto, só baixe pacotes de repositórios confiáveis e estude um pouco sobre a distro.
Meu pós install do arch é pior que a instalação kkkk. Geralmente instalo o Arch com KDE Plasma, adiciona um painel superior com global menu, abaixo um painel para os aplicativos. Configuro 3 activities para trabalho e 1 activity para Windows 10 com QEMU/KVM. Também instalo e configuro o zsh, asdf-vm, Ruby, node.js, powerlevel10k, plugins do zsh, exa para substituir o ls, bat para substituir o cat, vscode, tema drácula para o konsole, kio-gbdrive para ativar o Google drive no dolphin, yakuake para ativar o terminal superior via tecla F12. Etc.
Dio, Poderia fazer um video de como fazer uma boa limpeza no arch? Tipo: Eliminar pacotes antigos, liberar espaço, como instalar de maneira correta outros tipo de gerenciador de tela(nao me lembro se é assim)... Uso arch a 3 meses e foi a melhor decisao da minha vida =) Um abraço de um brasileiro diretamente da Espanha
Olha, tecnicamente é verdade, porém, eu sempre testo tudo antes de fazer os conteúdos para vocês, pluguei um SSD com NTFS e ele só foi reconhecido depois da instalação do pacote, então achei melhor incluir no material.
@@Diolinux para mim também funciona sem esse pacote. Pode ser que as aplicações ainda não se atualizaram para dar conta disso automaficamente, aí você tem que manualmente montar usando o ntfs3
Bom dia. Cara ja uso o Arch há muito tempo. Realmente era muito mais chato de instalar eu na época ainda tinha que ajustar drives de RAID quando comecei a usar. Meu trabalho tem haver com configurar coisas então curto muito quebrar a cabeça e ir aprendendo. As vezes errava detalhes bobos e resolvia refazer a instalação toda do Zero. Pra quem quer algo que simplesmente funcione, iria pra outras distros. RebornOS ou outra Arch que não o Manjaro! kkk. O Arch não é ruim nem bom é o que o usuário faz dele. Excelente conteúdo. Gostei Bastante.
é muito comum o ARC causar problemas com o Steam native/runtime , ele acaba exigindo a instalação e configuração de algumas coisas, embora vc possa simplesmente optar pelo Steam em flatpak, senti falta dessa explicação.
Vocês também podem instalar gestores de pacotes gráficos como o pamac ou o octopi (prefiro esse) através do AUR. facilita bem a vida. São front-ends para o pacman e o yay e te dão acesso também aos pacotes do AUR. (tem que habilitar nas preferências).
Estou a montar um computador e preciso só de uma ajuda, eu quero instalar o Garuda OS e o Ubuntu Studio, vou instalar em discos diferentes, só preciso de saber como é que eu faço um menu no arranque do PC antes de entrar em algum sistema, para assim escolher o sistema que quero iniciar sem a necessidade de ir á BIOS ou clicar na tecla de atalho, um menu similar ao que existe em alguns computadores escolares ( exemplo o Magalhães, um computador portátil que eu usava na escola primária, vinha com Windows e Caixa mágica).
Ótimo video, um problema que eu tive com o arch linux foi em questão dos hdds pois tenho varios no pc sendo ssds e hdds más 0ra sinplificar vou focar apenas hdds, bom eu instalo o arch usando kernel lts e uso de interface o i3-gaps ou i3-wm, instalo deixo tudo funcionando porém n consigo acessar meua hdds extra do pc, se eu coloco um externo ou pendrive consigo acessar normalmente até o celular más n consigo acessar os do próprio pc, ja tentei adicionar manualmente no fstab para montar quando inicia o sistema, tento acessar tanto pelo terminal ou gestor de arquivo de terminal ou pelo pcmanfm que é o gestor de arquivos que gosto de usar, e náo tenho acesso aos hdds externos, pederia ser um problema por usar o kernel lts ou oq se alguém puder me ajudar agradeço.
Há uma ou duas semanas, eu comentei em um video sobre meu problema com arch linux. Sobre como eu amo o pacman e o AUR a ponto de realmente não querer usar distros que não fossem base arch mas não existem distros maduras baseadas em arch. São todas bugadas, visualmente tenebrosas e bloated até nas versões mínimas (não, manjaro não é uma distro madura). Mas recentemente eu encontrei exatamente o que se encaixa no meu perfil de usuário: o archcraft. Uma distro mínima de verdade, visualmente magnífica, e rolling release de verdade. Os bugs que existem são mínimos, além de serem completamente contornáveis. Afinal, como existem poucos pacotes instalados é muito mais fácil rastrear bugs e resolver por conta própria. Eu pessoalmente estou usando a versão bspwm premium e com uns poucos ajustes já está perfeita pro meu uso. Recomendo dar uma olhada nessa distro dio. Aposto que renderia um bom vídeo.
Daora man vou ver sobre essa distro. Eu pessoalmente fui pro void Linux e aparentemente não vou sair dele tão cedo, um sistema Rolling release que é até mais estável que o arch, um gerenciador muito bom que é o xbps. Em questão a visual eu uso i3, por questão de produtividade, não me ajudava mais os gnome, kde entre outros
Estou com o Arch a quase um ano, durante quase todo esse período, usei o Arch+AwesomeWM instalados pelo archinstall. Agora estou experimentando o KDE, na minha opinião, de todas as interfaces que testei, AwesomeWM e KDE são as mais otimizadas e estáveis. Não tive problemas com essas duas, instalando pelo archinstall.
9:00 Vim do futuro para dizer que esse comando (no caso do Gnome) diz: Alvo não encontrado. Como pode resolver isso ? Tem outro comando que possa resolver esse problema ?
@@kevinyoliveira68 com certeza, mas não preciso ter um sistema frágil instalado "no metal", só no container. Qualquer problema é uma questão de minutos pra fazer um novo e reinstalar os pacotes. Sem mexer na base do meu sistema instalado na máquina, com o mesmo /home, com uma estabilidade boa pra usar numa máquina de produção e uso diário.
Arch é legal mais para quem têm pouco tempo é um distro complicada de usar porque algumas coisas e preciso para fazer um leitura da doc ou até pesquisar.
@@nivel99_meh, a não ser que você baixe um monte de coisas por dia, o arch é tranquilo, só atualizar uma vez por semana, pelo menos comigo dificilmente acontece algum bug, uma parte da comunidade gosta de se mostrar justamente porque da pra fazer muita coisa no arch, mas grande parte não precisa
Boa tarde pessoal, tudo bem? Estou tendo problemas para configurar um teclado que comprei, no padrao americano onde ele nao aceita a acentuacao, e nao funciona nem no editor de texto e terminal, que eh o local onde mais uso o sistema. Alguem passou por esse problema?
Boa tarde Dio No meu o comando "sudo pacman -S gnome-software-packagekit-plugin" não funcionou, dá como resposta "erro: alvo não encontrado: gnome-software-packagekit-plugin". Saberia como resolver isso, por gentileza? gostaria de ter os repositórios oficiais também...
Tentei usar uma distro baseada em Arch (Manjaro) por um tempo mas, acabei desistindo. Não foi nem por questões de configuração ou bugs (que existiram porém, contronáveis) mas, sim pelo tamanho que a raiz do sistema começou a ocupar. Eu sempre deixei uma partição de 50GB pro / nas minhas intalações porém, com o Manjaro, utilizando as mesmas aplicações que eu uso normalmente em distros base Ubuntu, a partição começou a ficar cheia, bugando tudo e, quase sempre, me forçando a ficar procurando coisa pra apagar. Vocês tem experiências parecidas com o Arch ou distro baseadas, onde a raiz do sistema acaba ocupando mais espaço se comparado ao Ubuntu com as mesmas aplicações?
Faz um configurando ele pro dia a dia e claro para games por favor? Instalava ele na mão antigamente anos atrás, mas agora confesso não tenho muita paciencia mais de ficar na arch wiki procurando etc.... Porém é o meu s.o linux preferido então a mão ta coçando pra instalar ele rs
"mostrar o quanto vc é foda seguindo tutorial" ah beleza que foi so seguir o tutorial, instalei do jeito raiz e ainda deu erro na hora de instalar o grub, foi maior rolê kkkk
Dionatan, como comentei no vídeo de instalação do Arch, como o Steam OS é baseado no Arch, acho que daria um vídeo legal fazer uma instalação limpa do Arch e "transformar" ele em um Steam OS, já iniciando no "modo big picture" e deixando o PC meio que um console, como era a idéia quando lançaram as "Steam Machines". (Sim, provavelmente eu serei o inscrito que fica enchendo o saco com praticamente o mesmo comentário em vários vídeos😂😂😂)
fala dio parabéns pelo video te acompanho desde o inicio , ultimamente tenho pesquisado bastante sobre looking glass que e tipo uma vm mas que consegue usar todos os hardware 100% da ate pra jogar , se possível trás um vídeo para nos seria bem interessante pra quem tem medo de usar linux e nao consegue usar algum app ainda , desde ja muito obrigado
Que coincidência, instalei o Arch pela primeira vez ontem, esse vídeo me ajudou muito, esclareceu muita coisa pra mim, sobre a natureza do Arch e os sistemas operacionais em geral, além de facilitar as configurações que talvez eu precisaria ficar lendo muita documentação e forúns. A didática do Dio aliada a qualidade do vídeo deixa tudo mais empolgante, esclarecedor e fácil de fazer, contribui muito pra comunidade Linux/Open Source, ajudando muito os iniciantes no sistema a não se evadir sem tentar, parabéns pelo trabalho! O like é sempre uma certeza, mas quando eu acertar as minhas finanças, sem dúvidas vou virar membro. 🐧💚
Muito obrigado pelas palavras, me deixou ainda mais motivado a compartilhar o que aprendi. Abração! :)
Importante mencionar que o KDE Plasma possui uma interface gráfica para gerenciar o firewall, já integrada às configurações do sistema. A instalação padrão do Arch traz essa interface, que pode também ser instalada por meio do pacote "plasma-firewall". Sendo assim, o GUFW não tem muita utilidade se for usar o KDE. Cabe ao usuário, porém, instalar a infraestrutura de firewall, que, nesse caso, pode ser o UFW ou Firewalld..
Com relação ao suporte a NTFS. O Pacote "ntfsprogs-ntfs3" contém uma implementação mais moderna do suporte a esse sistema de arquivos, que existe desde o kernel 5.15.
hey, thanks for linking to my hardening guide. now i just wish i could understand what's being said in the video 😎
you are brabo!
Thanks for your guide
legal adicionar impressora, tem varios q ja vem, mas pra melhorar ainda mais a compatibildade é bom instalar o pacote "gutenprint" (basicamente é um monte de drivers de impressora tanto aberto e fechado)
Talvez o que possa faltar em um vídeo desse seria as tretas com as placas de vídeos nos notebooks, ainda mais os que tem mais de uma, e nesse sentido ai seria certamente outro vídeo onde primeiro ensinar a listar os hardware pelo terminal "lshw" e como proceder para entender o tipo de problema que está tendo para funcionar certo dispositivo;
Muito bom, Dio. Instalei o EndeavourOS há três dias e este vídeo já me ajudou a configurá-lo melhor (apesar dele já vir mais "pronto" que o Arch). Resolvi trocar o meu Deepin 20.8 porque ele começou a dar umas travadas e ficar lento com alguns apps que uso bastante (mesmo usando um i7 e 16 GB de ram). Com o EndeavourOS, o sistema está fluindo tão bem que não notei nenhum travamento.
Dio, seu canal me fez ter coragem de instalar um linux configuravel como o Arch. Tive péssimas experiencias com o nobara, principalmente por não existir tanto material sobre os problemas que vinha tendo, o vídeo de instalação do arch com instalador ajudou muito! e este aqui também.
Estou iniciando ciencias de dados na Univesp e já tive experiencias de programação quando fiz técnico em informática e na graduação de economia (Python e R). Muito obrigado pelo ótimo trabalho.
Esse vídeo me ajudou a instalar a loja discover no Archcraft com bspwm, valeu demais!
Você merece mais que like Dio.... Sucesso irmão
Vdd.
Parte importante é ativar o systemd-oomd ou instalar o nohalt ou qualquer gerenciador de memória RAM kkkk, meu computador travava por falta de gerenciamento de ram
interessante, pode explicar mais sobre isso?
O que falar a nao ser agradecer sua ajuda sensacional. TMJ, muito onrigado mesmo!
Saudade do Slackware... foi-se o tempo q vc tinha q compilar tudo na mao hehe. Era entusiasta e hoje em dia apenas saudosista.
Para facilitar ainda mais, instalar o Pamac, para instalar pacotes.
yay -S pamac-aur
Dio, amei o conteudo, você poderia falar um pouco sobre o void linux. Tive uma experiencia legal dele, e essa parte da pós-instalação eu tive dificuldade no meu inicio ha uns anos atrás, mas hoje com um pouco mais de experiencia posso falar que é relativamente mais tranquilo, fiz a pós do void que é literalmente a mesma pegada do arch. Acho que quando a pessoa escolhe uma distro assim ela tem que ter em mente mais ou menos o que ela quer, eu já fui sabendo que queria usar se a distro tinha o que eu queria a WM que foi o i3wm, qual gerenciador de login, entre outros. Ir sem objetivo é aterrorizante, porque ver uma tela preta e não saber o que fazer é o horrivel hehehe
O void é perfeito demais!
@@rodrigobonfim9011 Void é top, pena não ter um diferencial crítico tipo o AUR
Primeira coisa que fiz foi instalar o Pamac pra poder instalar os pacotes do AUR de forma facilitada. Depois instalar os pacotes e personalizar o KDE. Sucesso!
Cara obrigado por tudo, consegui instalar o archlinux com o método mais fácil
Estou voltando para Linux depois de muito tempo e decidi pelo Arch Linux, esse vídeo me ajudou muito. Quero voltar para nunca mais sair!
cara tu é um hacker kskskskssk valeu tive um problema no bluetooth mas vc foi muito cirurgico nos principais detalhes do pos install
Será que veremos um dia o diolinux instalando um Gentoo? 🤔
Seria top kkkk nem que seja um Funtoo
@@GabrielLima-we6qu eu quero é ver o Dio sofrer kk. Akita conseguiu com sangue nos olhos
Será muito bem vindo este conteúdo! Uso Arch linux graças ao seu tutorial para instalar a distro do modo tradicional e das 3 vezes que instalei tive uns problemas classicos que tem pouco conteúdo explicando como solucionar como internet pelo WI-FI, bluetooth, senha para abrir partições, etc
naquele modo antigo tinha bastante coisa pra configurar, no atual q usa o script archinstall a maioria dessas coisas ja vem configurado tudo isso
Melhor distro de todas. Arch é muito bom e otimizado. usando pacman, paru, yay. É top demais.
ILoveCandy é precisamente a primeira linha que eu comentava nas instalações que fazia.
Vendo o video agora, pois estou pensando em usar outra distro no meu dia a dia e escolhi o arch, gostei bastante do vídeo e já estou testando o arch no virtual box, brevemente vai ser na máquina fisica, ainda pesquisando um pouco sobre instalação de drivers nvidia, mais sobre o video parabens, muito bom
o bashhistory do usuário médio de arch é 300 linhas de neofetch.
esse tutorial foi legal pq a primeira coisa que eu fiz foi instalar o yay só pra baixar uma versão do microsoft edge.
melhor navegador não há.
Para mim a melhor forma de não perder tempo configurando o arch é fazer um script para automatizar esse pós-instalação, é o que acabo fazendo com o meu mas sempre esqueço de atualizar com coisas que vou mexendo com o tempo.
Sempre instale em uma maquina virtual e teste o script antes de usar no seu sistema do dia a dia :)
E como faz esse script?
@@almicostajr Com um Editor de Texto com a linguagem Shell Script
Meu sonho é encontrar vídeos assim sobre instalação de bancos de dados SQL no mundo Linux. No Arch então seria utópico.
Uso o MySQL no Arch sem problemas
Sim, mas serie ter um vídeo bem explicativo, principalmente pra quem tá entrando nesse mundo.
Confesso que não entendi tudo o que você disse no vídeo, mas saber que eu quase entendi é melhor do que achar que eu entendi (e não ter entendido nada).
Muito bom o vídeo, parabéns!!!
O Arch sem duvidas não é um sistema pronto instalou usou, mas sem duvidas ele é oque rodou melhor na minha maquina após os ajustes e instalações, aparentemente meu note se da melhor com aquilo que eu instalo depois do que deixar as coisas na mão da distro, distros base debian ubuntu etc sempre ficam com problemas aqui menos mas existem, Fedora fica com alguns mais sérios, arch não fica com nenhum, então apesar do trampo inicial acaba compensando ao longo do tempo por não precisar concertar as coisas ou abrir mão por não funcionar como deveria.
Porrada, parabéns como sempre, poderia fazer um complemento sobre o Prime Nvidia para notebook com Intel + Nvidia
Obrigado, utilizei todas as dicas
Hahahaha por coincidência estou utilizando o Arch já tem umas duas semanas, instalei na unha e seguindo o passo a passo do Diolinux, kkkkk.
Faltou só o EndeavourOS, que eu diria que é um meio-termo entre o Arch e o Manjaro na questão de facilidade de instalação e configuração.
Olha, o arch linux me fez deixar o debian hein, depois de 25 anos ininterruptos usando o sistema. Realmente o sistema me surpreendeu, principalmente em relação à documentação extensa.
Mano, sensacional.
Vc é top demais.
ArchLinux foi minha primeira distro e será a única (distro do dia a dia), se a equipe de desenvolvimento manter a msm filosofia de hj! Agradeço ao seu canal por me apresentar esse sistema fantástico, naquele vídeo antigo de instalação raiz kk.
Arch primeira distro? Guerreiro
@@espinhudobr a primeira que realmente usei no dia a dia. Instalei várias antes, tentei usar, mas desistia e voltava pro Windows. Já estou com o Arch a quase um ano, é um caminho sem volta kk.
@@Boyzzao Cê acha que é viável pro uso no dia a dia pra quem se preocupa com segurança, etc?
@@andresantvi é tão seguro quanto os demais, você tmb pode selecionar o kernel Linux- Hardened na instalação, esse é um kernel focado em segurança (obs: ele pode impedir a execução de alguns pacotes flatpak). Mas no geral, é tão seguro quanto qualquer outra distro. Lembrando que a principal barreira de segurança é o usuário. Portanto, só baixe pacotes de repositórios confiáveis e estude um pouco sobre a distro.
Minha primeira distro foi o Android, e uso ate hj
Meu pós install do arch é pior que a instalação kkkk. Geralmente instalo o Arch com KDE Plasma, adiciona um painel superior com global menu, abaixo um painel para os aplicativos. Configuro 3 activities para trabalho e 1 activity para Windows 10 com QEMU/KVM. Também instalo e configuro o zsh, asdf-vm, Ruby, node.js, powerlevel10k, plugins do zsh, exa para substituir o ls, bat para substituir o cat, vscode, tema drácula para o konsole, kio-gbdrive para ativar o Google drive no dolphin, yakuake para ativar o terminal superior via tecla F12. Etc.
Basicamente a mesma config que eu faço, kkkkkkk
Pós-instalação do Linux Mint: baixe um wallpaper enquanto bebe uma cerveja.
Exatamente kkkkkkkkkkk
Dio, Poderia fazer um video de como fazer uma boa limpeza no arch?
Tipo: Eliminar pacotes antigos, liberar espaço, como instalar de maneira correta outros tipo de gerenciador de tela(nao me lembro se é assim)...
Uso arch a 3 meses e foi a melhor decisao da minha vida =)
Um abraço de um brasileiro diretamente da Espanha
Pra limpar o pacman: sudo pacman -Sc
Pra liberar espaço no geral é o mesmo de qualquer distribuição Linux
Tem o ame que é uma ferramenta do crystal linux arch, que pode ser uma opcao ao invés do yay
opa, adoro guias
Compartilhado Dio
Só uma correção, não precisa instalar ntfs-3g para acessar sistema de arquivo NTFS desde a versão 5.15 do kernel
Olha, tecnicamente é verdade, porém, eu sempre testo tudo antes de fazer os conteúdos para vocês, pluguei um SSD com NTFS e ele só foi reconhecido depois da instalação do pacote, então achei melhor incluir no material.
@@Diolinux Aqui também não deu! Apareceu uma mensagem para instalar o ntfs-3g!
Também precisei instalar pacote para usar o HD NTFS
@@Diolinux estranho, pois aqui funciona sem esse pacote
@@Diolinux para mim também funciona sem esse pacote. Pode ser que as aplicações ainda não se atualizaram para dar conta disso automaficamente, aí você tem que manualmente montar usando o ntfs3
Do like sim pow Aprendendo sempre ^^
Bom dia. Cara ja uso o Arch há muito tempo. Realmente era muito mais chato de instalar eu na época ainda tinha que ajustar drives de RAID quando comecei a usar. Meu trabalho tem haver com configurar coisas então curto muito quebrar a cabeça e ir aprendendo. As vezes errava detalhes bobos e resolvia refazer a instalação toda do Zero. Pra quem quer algo que simplesmente funcione, iria pra outras distros. RebornOS ou outra Arch que não o Manjaro! kkk. O Arch não é ruim nem bom é o que o usuário faz dele. Excelente conteúdo. Gostei Bastante.
Eu costumo dizer que o Arch é um karma. hahahahaha
vc salvou o dia com esse video
Obrigado pelo vídeo
é muito comum o ARC causar problemas com o Steam native/runtime , ele acaba exigindo a instalação e configuração de algumas coisas, embora vc possa simplesmente optar pelo Steam em flatpak, senti falta dessa explicação.
Vocês também podem instalar gestores de pacotes gráficos como o pamac ou o octopi (prefiro esse) através do AUR. facilita bem a vida. São front-ends para o pacman e o yay e te dão acesso também aos pacotes do AUR. (tem que habilitar nas preferências).
Não sei quanto ao octopi, mas o pamac já saiu e entrou do AUR algumas vezes por ficar bugando o sistema.
@@Diolinux Por isso eu prefiro o octopi. Já tive problema com o pamac também.
O DIY é justamente a parte mais prazerosa de se usar Arch, pra mim
Concordo. Exceto quando já estou umas 7 horas tentando descobrir o problema kkkkkk
Parabéns pelo vídeo. É muito importante para sabermos o básico do funcionamento do sistema. Massa demais!
Caramba, tu é foda pra caralho!
Os scripts archfi + archdi, para o básico, ajudam bastante.
Muito bom!
Estou a montar um computador e preciso só de uma ajuda, eu quero instalar o Garuda OS e o Ubuntu Studio, vou instalar em discos diferentes, só preciso de saber como é que eu faço um menu no arranque do PC antes de entrar em algum sistema, para assim escolher o sistema que quero iniciar sem a necessidade de ir á BIOS ou clicar na tecla de atalho, um menu similar ao que existe em alguns computadores escolares ( exemplo o Magalhães, um computador portátil que eu usava na escola primária, vinha com Windows e Caixa mágica).
O vídeo que eu estava a espera saiu..!😂😂😂
Bom trabalho e obrigado..!!🙏🙏🙏
Concordo com você Dio, eu iria de Manjaro e pronto.
Eu agradeço.
08:00 Creio que o comando correto seria:
sudo systemctl enable bluetooth.service --now
Isso irá ativar o serviço, e iniciá-lo imediatamente...
Arcolinux B com Gnome está muito bom também. 😎
Mn me ajuda, fiz o dual boot do ubuntu soq quando ele termino de baixar acabo aparecendo na tela do grub, oq eu faço pra resolver isso?
Ótimo video, um problema que eu tive com o arch linux foi em questão dos hdds pois tenho varios no pc sendo ssds e hdds más 0ra sinplificar vou focar apenas hdds, bom eu instalo o arch usando kernel lts e uso de interface o i3-gaps ou i3-wm, instalo deixo tudo funcionando porém n consigo acessar meua hdds extra do pc, se eu coloco um externo ou pendrive consigo acessar normalmente até o celular más n consigo acessar os do próprio pc, ja tentei adicionar manualmente no fstab para montar quando inicia o sistema, tento acessar tanto pelo terminal ou gestor de arquivo de terminal ou pelo pcmanfm que é o gestor de arquivos que gosto de usar, e náo tenho acesso aos hdds externos, pederia ser um problema por usar o kernel lts ou oq se alguém puder me ajudar agradeço.
0:07 canal Winchester comentando
Esse modo de instalação que mencionou serve para dual boot?
Não conhecia esse ILoveCandy bom saber like só pela dica kkkkkkkk
Sensacional
Há uma ou duas semanas, eu comentei em um video sobre meu problema com arch linux. Sobre como eu amo o pacman e o AUR a ponto de realmente não querer usar distros que não fossem base arch mas não existem distros maduras baseadas em arch. São todas bugadas, visualmente tenebrosas e bloated até nas versões mínimas (não, manjaro não é uma distro madura). Mas recentemente eu encontrei exatamente o que se encaixa no meu perfil de usuário: o archcraft. Uma distro mínima de verdade, visualmente magnífica, e rolling release de verdade. Os bugs que existem são mínimos, além de serem completamente contornáveis. Afinal, como existem poucos pacotes instalados é muito mais fácil rastrear bugs e resolver por conta própria. Eu pessoalmente estou usando a versão bspwm premium e com uns poucos ajustes já está perfeita pro meu uso. Recomendo dar uma olhada nessa distro dio. Aposto que renderia um bom vídeo.
Daora man vou ver sobre essa distro. Eu pessoalmente fui pro void Linux e aparentemente não vou sair dele tão cedo, um sistema Rolling release que é até mais estável que o arch, um gerenciador muito bom que é o xbps. Em questão a visual eu uso i3, por questão de produtividade, não me ajudava mais os gnome, kde entre outros
Estou com o Arch a quase um ano, durante quase todo esse período, usei o Arch+AwesomeWM instalados pelo archinstall. Agora estou experimentando o KDE, na minha opinião, de todas as interfaces que testei, AwesomeWM e KDE são as mais otimizadas e estáveis. Não tive problemas com essas duas, instalando pelo archinstall.
up
Estava usando o Arch, porém me dá muita preguiça ficar configurando o sistema na unha hahaha, daí voltei pro Manjaro.
9:00 Vim do futuro para dizer que esse comando (no caso do Gnome) diz: Alvo não encontrado. Como pode resolver isso ? Tem outro comando que possa resolver esse problema ?
Consegui amg? To a procura disso tbm
Um dos grandes motivos pra eu gostar tanto do Vanilla OS/APX/Distrobox é usar o aur sem o Arch😅😅😅
Tecnicamente ainda usa o Arch por debaixo do capô
@@kevinyoliveira68 com certeza, mas não preciso ter um sistema frágil instalado "no metal", só no container. Qualquer problema é uma questão de minutos pra fazer um novo e reinstalar os pacotes. Sem mexer na base do meu sistema instalado na máquina, com o mesmo /home, com uma estabilidade boa pra usar numa máquina de produção e uso diário.
Obrigado.
Meus aplicativos nao aparecem em lugar nenhum tenho que abrir o software pesquisar pelo qual eu quero e abrir. Como fica ali com aquela dock q vc tem
eu usaria o manjaro ao inves do archlinux.
Muito bom o vídeo. Só não concordei com a parte do Manjaro. Infelizmente o Manjaro piorou o Arch em muitos pontos.
Faz um video mostrando como instalar o fedora everything com gnome🐧
então se eu quiser sair do windows e for pro kde plasma eu vou ter dificuldades ou passar perrengue?]
Senti falta da informação sobre o Chaotic, que facilita o uso dos pacotes do AUR.
Qual o mais indicado? Instalar arch do zero, um Arch GUI ou outro?
Tem possibilidade de usar o navegador firefox no ubuntu server?
Nem com o packagekit-qt5 o Discover vê os repositórios do Arch... Vamos de linga de comando de boas.
Arch é legal mais para quem têm pouco tempo é um distro complicada de usar porque algumas coisas e preciso para fazer um leitura da doc ou até pesquisar.
OS de zoomer que fica o dia todo em casa pra se mostrar na rede.
@@nivel99_meh, a não ser que você baixe um monte de coisas por dia, o arch é tranquilo, só atualizar uma vez por semana, pelo menos comigo dificilmente acontece algum bug, uma parte da comunidade gosta de se mostrar justamente porque da pra fazer muita coisa no arch, mas grande parte não precisa
Boa tarde pessoal, tudo bem? Estou tendo problemas para configurar um teclado que comprei, no padrao americano onde ele nao aceita a acentuacao, e nao funciona nem no editor de texto e terminal, que eh o local onde mais uso o sistema. Alguem passou por esse problema?
Pessoal, me ajudem com uma dúvida? Existe no Arch algo semelhante ao gdebi do Ubuntu?
Diolinux usou o neofetch para zuar de quem se gaba por instalar o arch via linha de comando kkkkk. Quebrei
Boa tarde Dio
No meu o comando "sudo pacman -S gnome-software-packagekit-plugin" não funcionou, dá como resposta "erro: alvo não encontrado: gnome-software-packagekit-plugin".
Saberia como resolver isso, por gentileza? gostaria de ter os repositórios oficiais também...
Consegui?
Diolinux é um deus! Quero ser igual a você quando crescer. Tu tens dois cérebros, cara? kkkk
Estou com um problema ao tentar logar no fórum do Dio.
Alguém pode me ajudar?
Aparece que eu não posso logar usando o IP.
@Diolinux, todo esse processo também é válido para o Manjaro?
esses em especificos não, o manjaro ja vem com tudo isso configurado
@ Valeu meu bom
@ no caso do color, ParallelDownloas e ILoveCandy para o terminal, esses funcionam?
Tentei usar uma distro baseada em Arch (Manjaro) por um tempo mas, acabei desistindo. Não foi nem por questões de configuração ou bugs (que existiram porém, contronáveis) mas, sim pelo tamanho que a raiz do sistema começou a ocupar. Eu sempre deixei uma partição de 50GB pro / nas minhas intalações porém, com o Manjaro, utilizando as mesmas aplicações que eu uso normalmente em distros base Ubuntu, a partição começou a ficar cheia, bugando tudo e, quase sempre, me forçando a ficar procurando coisa pra apagar. Vocês tem experiências parecidas com o Arch ou distro baseadas, onde a raiz do sistema acaba ocupando mais espaço se comparado ao Ubuntu com as mesmas aplicações?
Manjaro é uma distribuição horrível. Tenta experimentar o Arch puro ou outro sistema baseado em Arch como o Arco Linux ou EndeavourOS
@@RudahXimenes ou tentar o void que é uma opção excelente também
@@Felipemaxplay carinha do Void, vc de novo? Kk
RebornOS e cachyOS são boas também.
@@Boyzzao eae maninho, sou eu siim hehehe ^^
Faz um configurando ele pro dia a dia e claro para games por favor? Instalava ele na mão antigamente anos atrás, mas agora confesso não tenho muita paciencia mais de ficar na arch wiki procurando etc.... Porém é o meu s.o linux preferido então a mão ta coçando pra instalar ele rs
"mostrar o quanto vc é foda seguindo tutorial" ah beleza que foi so seguir o tutorial, instalei do jeito raiz e ainda deu erro na hora de instalar o grub, foi maior rolê kkkk
6:30 Smplayer / mpv resolve isso
error: target not found: gnome-software-packagekit-plugin
alguem sabe como arrumar?
tem algum substituto a esse packagekit?
Foi o winscherster que comentou kkkk
Eu não vejo sentido em usar flatpak, snap ou appimage no Arch Linux.
Acho melhor usar os pacotes da distro e AUR somente e gerenciar tudo via yay.
Dionatan, como comentei no vídeo de instalação do Arch, como o Steam OS é baseado no Arch, acho que daria um vídeo legal fazer uma instalação limpa do Arch e "transformar" ele em um Steam OS, já iniciando no "modo big picture" e deixando o PC meio que um console, como era a idéia quando lançaram as "Steam Machines".
(Sim, provavelmente eu serei o inscrito que fica enchendo o saco com praticamente o mesmo comentário em vários vídeos😂😂😂)
fala dio parabéns pelo video te acompanho desde o inicio , ultimamente tenho pesquisado bastante sobre looking glass que e tipo uma vm mas que consegue usar todos os hardware 100% da ate pra jogar , se possível trás um vídeo para nos seria bem interessante pra quem tem medo de usar linux e nao consegue usar algum app ainda , desde ja muito obrigado
Só o neofetch já valeu o like! kkkkk
Aqui o pacman não achou o gnome-software-packagekit-plugin . Alguém aqui teve o mesmo problema?
o packagekit foi descontinuado
Geralmente eu curto mais o paru por que é feito por um dos membros do core team do Arch, sendo específico, do pacman.