O filho da farida é na verdade pardo(filho dela e de romão que é branco) , a tia dela, disse para ela, falar q ele era albino para não sofre preconceito como todos os estrangeiros. Mais valia ela sofrer por ter um filho albino do que ele sofrer
Quando eu trabalhava em livraria, Mia Couto era o autor mais vendido , em compensação, era o o mais confundido. Explico: - Vc tem o livro "DA" Mia Couto?
li terra sonâmbula no início do ano, porque vou prestar unicamp e confesso que comecei com certo preconceito justamente por ser um livro de lista de vestibular, mas sem sombra de dúvida me apaixonei pela história desde o primeiro capítulo... O livro de fato é simplesmente incrível !
até o momento esse foi o melhor vídeo que assisti sobre o terra sonâmbula. esse livro é incrível! pesado, mas consegui me deliciar com cada pedacinho. quero ler de novo, uma vez só definitivamente não foi suficiente, pqp!
Não havia refletido sobre essa alegoria até então, vem a calhar com o que Mia Couto escreve no final sobre o homem deixar o animal que a guerra o obrigou a se transformar e voltar a se humanizar. simplesmente sensacional. Ao ler esse livro também me senti envolvida por uma sensação de estranheza, da realidade se confundindo com outra realidade mais fantástica e surreal. É um contraste de uma realidade mais dura e real com outra mais interior.
Acabei de ler terra Sonâmbula e vim ver opiniões. Concordo plenamente na questão da densidade da leitura; apesar de ser um livro curtinho, a leitura exige atenção e dedicação para que seja satisfatória no final. É possível notar esse traço poético onde o Mia Couto expõe a realidade cruenta e os sentimentos dos personagens. Um livro fantástico e diferente da literatura convencional, mas que demonstra a criatividade do autor e deverá ser apreciado de forma digna pelos leitores!
Eu li " O último voo do flamingo" do Mia e após ver o seu vídeo, me senti menos culpada por ter enrolado tanto na leitura. Deu pra perceber que essa é uma característica dos livros dele, fazer com que mantenhamos um ritmo de leitura mais calmo. Excelente vídeo, Tati. Já quero ler todos os outros livros do Mia Couto, o cara é genial demais.
Eu estou na metade, mas já nos primeiros capítulos a estória me cativou. Para mim esta leitura está sendo muito prazerosa. Não vejo a hora de chegar ao final! :)
A linguagem de Mia Couto é belíssima e muito poética. Sim, este é um livro difícil, marcado pela guerra e pelos efeitos nas pessoas. Solidão, mas constante necessidade de "brincriar", de contar e ouvir histórias, para resgatar a esperança na humanidade.
Mia Couto eh um escritor incrível. Eu ja li muitos livros dele. Dos Romances, Terra Sonambula eh o mais incrível. A forma como usa os idiomas locais e recria eh incrivel na sua forma de escrita.
Sei que este vídeo é um pouco antigo, mas gostaria de expor minhas impressões sobre o livro e o autor. Eu tive e percepção que não seria um livro fácil de ser lido pelos detalhes que o autor coloca, e o ponto que mais gostei foi se dúvidas as forma como as histórias foram se encaixando, pura mágica! Fantástico... Obrigado pelo seu trabalho Tati de comentar uma obra como esta. Abraços!
Ai meu Deus!!! A Tatiana vai comentar sobre o melhor conto, a melhor coisa escrita, a melhor obra do mundo no próximo video: Amor, de Clarice Lispector!!! Ai que ansiedade!!
Só queria te dizer que a cada livro que eu leio, venho aqui para ver se tu já comentou. Gosto demais das tuas análises sinceras. Eu achei esse livro incrível. Ganhei em 2015 e só consegui ler agora.
Sensacional Tati, eu li o livro e confesso que ele me surpreendeu muito! Depois de assistir o seu vídeo fiquei com vontade de ler novamente !!! Parabéns pelo vídeo !!!!
Olá Tati. Finalmente consegui comprar toda a coleção de Sandman encadernada + Morte Edição Definitiva e Destino. Neil Gaiman é fantástico em obras longas como O Livro do Cemitério, O Oceano no Fim do Caminho, Lugar Nenhum e Deuses Americanos. Mas ele é incrível em histórias curtas como vemos em Coisas Frágeis, Os Caçadores de Sonhos e O Livro dos sonhos. Mas quero te recomendar o livro Odd e os Gigantes de Gelo. É bem pequeno. Dá para ler em uma tarde. É espetacular. Abraço.
Video muito bom Tati :) Não tenho bem a certeza mas acho que machimbombo é uma das formas como chamam os ônibus em alguns países africanos como Angola, Moçambique e Luanda. Mas pelo menos garanto que autocarro é a forma como os portugueses chamam os ônibus aqui em Portugal (quando vim morar aqui achei super estranho, mas é assim mesmo). Bjs
Tati muito obrigada por ter lido e feito o vídeo , mês passado fiquei querendo comprar Terra Sonâmbula e acabei não fazendo , mas agora com certeza compro e leio ainda este ano . Sucesso sempre ! 😘😘👏
Você é ótima!!!! Eu costumava assistir seus vídeos direto, mas parei de entrar por esse email e tinha perdido minhas inscrições, fiquei imensamente feliz ao entrar e ver seus vídeos novos, váriiiios pra eu me atualizar e outros pra assistir novamente. :)
Eu achei totalmente o contrário da opiniao da tati, eu achei um livro super leve, eu li e nem percebi que já tinha acabado, sim a historia é pesada, mas toda a parte fantástica pra mim funcionou como compensação. Se tornou um dos meus livros favoritos
Tati, semana passada fiz a prova da Unicamp. Não li o livro, mas seu resumo me ajudou a responder duas questões da prova! Uma delas, obviamente na parte de português, em que havia uma passagem e se perguntava sobre o conteúdo do livro. A outra questão, veja só, estava na seção de Geografia! Perguntava sobre um país que ficava na África austral, que tinha conquistado a sua independência recentemente (em 1975). Antes de olhar as alternativas, sua voz me veio na cabeça e pensei: Moçambique! Acertei as duas questões. Valeu mesmo, grande garota!!!
Realmente não é um livro fácil, mas como aprendiz de poeta que sou fiquei encantada com a linguagem. Parecia que estava lendo um poema gigante do poeta Manoel de Barros rsrsr. Aliás depois soube que o próprio Mia Couto também é admirador do nosso poeta mato=grossense. Tive dificuldades de me desencantar da poética da linguagem e prestar atenção na trama. Mas no fim valeu muito a pena. Parabéns por mais uma resenha Tati. Abraços.
Achei o relato sobre o livro muito bom. Mas gostaria de complementar que esse peso do livro é o que mais segura atenção. O realismo fantástico e o simbolismo são realmente detentores da atenção. E é mesmo destruidor o final!
Comecei ontem A menina sem palavras, um livro de contos dele, e estou encantada pela escrita do Mia Couto. Assim que terminar vou atrás de um romance pra conhecer mais dele
Mia Couto é sensacional. Mia Couto acaba conosco mesmo, de uma forma que a Sylvia Plath também faz, Clarice, e muitos outros. Recomendo a Leitura do livro Meus Desacontecimentos, da Eliane Brum. Ela tem um domínio da palavra invejável. Se souber de algum autor que seja parecido com Mia Couto, por favor, indique. rsrs
Acho que sempre que eu for ver algum vídeo da Tati, terei que ir com um pensamento "prevejo mais um livro adicionado a lista de desejados" hahaha! Nossa, incrível como consigo ficar curioso sobre praticamente todos os livros que ela recomenda. E como farei ano que vem um projeto de ler mais clássicos (talvez esse não seja, mas enfim) adoraria ler Mia Couto, deve ser um autor e tanto. Adorei o vídeo! Abraços :)
Oi Tati, Mia Couto, sem dúvida, é um dos melhores autores que li esse ano. O livro "O último voo do Flamingo" eu achei sensacional e estou querendo muito ler o "Terra Sonâmbula", espero gostar tanto quanto você. Ótimo vídeo, bjus!!!
Sim, eu fiquei com muita vontade de ler o livro e tudo de Mia Couto. Já estava com vontade mas depois do seu vídeo sinto que preciso hoje-agora-já...rs... Mas em doses homeopáticas =) Bjo!
Agora deu vontade de ler Mia Couto novamente. Eu li O Último voo do flamingo mas não gostei muito por conta da linguagem do livro. Vou tentar reler; ótima resenha!
Olá Tatiana! Conheci seu canal por indicação de um amigo e fiquei muito feliz de ver uma booktuber que faz uma análise aprofundada e bem embasada, pq a maioria dos booktubers fazem análises muito superficiais, mais dão uma opinião do que analisam a obra. Parabéns pelo seu trabalho, continuarei acompanhando o canal.
Estou lendo Terra Sonâmbula e tive que pedir ajuda aqui da Tati para ver se estava meio afastada da literatura ou se não estava entendendo mesmo. É um livro muito difícil de ler, preciso ter minha concentração focada 100%... não é fácil de ler no ônibus com muitas distrações. Celular então, mantenho longe. Mas a história é incrível. Sério!
O livro é escrito no português de Portugal, variação utilizada também em Moçambique, e é mesclado com termos da língua africana, por decisão do próprio Mia Couto não houve adaptação para o português brasileiro para que o livro não perdesse sua essência. Por isso a tradução dos termos no glossário considera o português de Portugal, ônibus em Portugal é autocarro.
Muito boa sua resenha, gostei mesmo. Um amigo me indicou o canal, e realmente, valeu a pena! Ah, acredito que o Mia usou "auto carro" pois no português lusitano eles usam essa palavra pra se referir ao "ônibus".
Os naparamas são guerreiros de Moçambique que lutam contra bandos que fazem a guerra. Visto que o Kindzu sofreu muitas perdas com a guerra ele busca vingança e justiça.
As memórias dos povos africanos são em geral orais, já que a maioria das sociedades do continente são basicamente moldadas pela tradição oral. Imagino que os livros dele são repletos desse elemento, mesmo! No livro é especificado de qual idioma africano vem as palavras que continuaram sem tradução? Porque você falou de "língua africana", mas tem tantas lá! :P Adorei o livro, com certeza lerei mais para frente - já que tenho muitos livros não lidos aqui, sabe como é!
Naparama, o kindzu queria ser um guerreiro Naparama, q andavam com panos vermelhos enrolados nos braços, kindzu viu um quando pequeno comendo suas oferendas aos seu falecido pai e depois na loja de um amigo indiano de q n me lembro o nome.
Tati, autocarro, se nao me engano, eh onibus em portugues de Portugal. Talvez tenha tido uma confusao da editora ou falta de revisao entre a edicao brasileira e a portuguesa. Um beijo e bom domingo! :)
Li esta obra em meados de 2005 para faculdade, fiz Letras, e naquela época li super rápido, atualmente estou relendo e esta muito difícil digerir.... Bons livros fazem isso mesmo!
Oi, Tati. Revi seus vídeos de bookshelf tour e percebi que você tem muitos livros sobre a arte da escrita. Vc bem que poderia fazer um vídeo mostrando-os, mesmo os que vc ainda não leu. Fica a sugestão :)
Toda vez que vejo teus vídeos com esse cenário de fundo fico admirando tuas caixas de DVDs de Gilmore Girls. Já fizeste algum vídeo falando sobre tua relação com a série? Sei que passaste um tempo procurando vencer o desafio do clube de leitura da Rory. Beijo grande!
Eu comprei esse livro por causa desse vídeo. Não lembrava que você descrevia como difícil. Pois foi, rs. Mas eu gostei, uma leitura diferente das que eu costumo ler. Triste, fantasioso. Valeu a experiência, não sei se eu compreendi tudo, rs.
Obrigada pelo vídeo tati! Este livro está encantado na minha estante. Já comecei a lê-lo 3 ou 4 vezes. Em todas, acho sensacional. E, por razões das mais diversas, paro sempre de ler quando o personagem dos manuscritos parece estar para sair pelo mundo. Quem sabe agora não consigo ir até o fim? Um beijo!
Na verdade eu acredito que o autor deve ter feito o pedido de que o livro fosse publicado no português moçambicano mesmo, assim como ocorre com os livros de José Saramago que são publicado assim como o original, em português de Portugal.
Tati, to aqui revendo esse vídeo pela enésima vez e pensando: você precisa ler o A confissão da Leoa! Acho que esse é o meu vídeo preferido do canal e olha que eu adoro todos, rsrsrs.. Mia Couto é muito amor, tô tentando completar a coleção dele, já li o Antes de Nascer o Mundo, A confissão da Leoa, Venenos de Deus Remédios do Diabo e o Terra Sonâmbula. Os outros estão aqui na fila infinita, rsr.. Um abraço.
Sou apaixonada por esse livro! O A confissão da leoa também é assim: denso, pesado e poético. Amo! Meu canal é recente, mas se você puder vir conhecer :)
Autocarro é usado em Portugal ao invés de 'ônibus'. E por aquele país ainda ter MUITQ influência portuguesa aí no glossário está autocarro e não ÔNIBUS. Acho...
Esse é o próximo livro da Unicamp que vou ler! Ainda não li nada do Mia Couto, to morrendo de curiosidade pra conhecer a escrita dele, principalmente depois desse seu vídeo, Tati! :D Beijão! ~Bruno
Na verdade, no livro é usada é a Língua Portuguesa moçambicana, diferente da Língua Portuguesa brasileira e da Lingua portuguesa lusa. Acredito que a edição quis preservar as particularidades da língua de Moçambique e não traduziram para o português do Brasil, mantendo autocarro e não ônibus. Por exemplo, os livros do Machado de Assis não são "traduzidos" pros dias atuais. As edições mantém as palavras que foram usadas na época, salvo as alterações ortográficas. Edições que propõe essa adaptação aos dias atuais são muito criticadas. Argumentam que essas adaptações vão suprimir a cultura da nossa língua, além de empobrecer a leitura com palavras mais fáceis, perdendo o real sentido que queriam passar. Beijinhos
Tati, você já viu a resenha da Nathalia Mondo sobre esse livro? Também é muito bom. Vale a pena! Bjs
9 лет назад+4
Tatiana, fiquei muito curioso para ler este livro. E também para assistir, e quem sabe, ler, o vídeo sobre "O outro pé da sereia". Não sei se estou certo, mas o tema central do livro são as perdas, principalmente da memória, e a impossibilidade de vínculos, seja com o passado, seja com outras pessoas?
Que sensacional! UNICAMP cobrando Mia Couto! ♥ Tem um outro livro dele, bem curto e bem denso, sobre a Independência do Moçambique que se chama "Vinte e Zinco". Veja o trocadilho no título. :) Sério, foi o primeiro que li do Mia e é muito, muito bom! Quero ler este também, porque Mia é genial. Excelente o vídeo, Tati! \o/
O filho da farida é na verdade pardo(filho dela e de romão que é branco) , a tia dela, disse para ela, falar q ele era albino para não sofre preconceito como todos os estrangeiros. Mais valia ela sofrer por ter um filho albino do que ele sofrer
Isso. A criança não é albina. Foi um pensamento durante a gravidez
Quando eu trabalhava em livraria, Mia Couto era o autor mais vendido , em compensação, era o o mais confundido. Explico:
- Vc tem o livro "DA" Mia Couto?
+Fillipi Oliveira Tbm achava que o autor era mulher ! kkkkkk
Tbm achava
kkkkkkk
Fillipi Oliveira Eu tb kkkk
fui comprar pra estudar pro vestibular e juravaaa que era uam autora e nao um autor kkkkkk
hahaha, nos portugueses não usamos a palavra ónibus, mas sim autocarro. Daí, se calhar terem usado a palavra.
Jaslene DS A editora devia ter colocado um parênteses explicando isso. Enfim.
li terra sonâmbula no início do ano, porque vou prestar unicamp e confesso que comecei com certo preconceito justamente por ser um livro de lista de vestibular, mas sem sombra de dúvida me apaixonei pela história desde o primeiro capítulo...
O livro de fato é simplesmente incrível !
até o momento esse foi o melhor vídeo que assisti sobre o terra sonâmbula. esse livro é incrível! pesado, mas consegui me deliciar com cada pedacinho. quero ler de novo, uma vez só definitivamente não foi suficiente, pqp!
Não havia refletido sobre essa alegoria até então, vem a calhar com o que Mia Couto escreve no final sobre o homem deixar o animal que a guerra o obrigou a se transformar e voltar a se humanizar. simplesmente sensacional. Ao ler esse livro também me senti envolvida por uma sensação de estranheza, da realidade se confundindo com outra realidade mais fantástica e surreal. É um contraste de uma realidade mais dura e real com outra mais interior.
Acabei de ler terra Sonâmbula e vim ver opiniões. Concordo plenamente na questão da densidade da leitura; apesar de ser um livro curtinho, a leitura exige atenção e dedicação para que seja satisfatória no final. É possível notar esse traço poético onde o Mia Couto expõe a realidade cruenta e os sentimentos dos personagens. Um livro fantástico e diferente da literatura convencional, mas que demonstra a criatividade do autor e deverá ser apreciado de forma digna pelos leitores!
O que chamais de ônibus no Brasil, nós, em Angola, chamamos de autocarro. Parabéns pela partilha da sua experiência de leitura. Aquele abraço!
Eu li " O último voo do flamingo" do Mia e após ver o seu vídeo, me senti menos culpada por ter enrolado tanto na leitura. Deu pra perceber que essa é uma característica dos livros dele, fazer com que mantenhamos um ritmo de leitura mais calmo.
Excelente vídeo, Tati. Já quero ler todos os outros livros do Mia Couto, o cara é genial demais.
Eu estou na metade, mas já nos primeiros capítulos a estória me cativou. Para mim esta leitura está sendo muito prazerosa. Não vejo a hora de chegar ao final! :)
Tati, aqui em Portugal autocarro é ónibus, tipo comboio, que é trem... Hehehe
Muito bom, mas são tantas as metáforas que às vezes chega a confundir, mas como você mesmo disse, vale muito à pena! E sim, o final é fantástico!
A linguagem de Mia Couto é belíssima e muito poética. Sim, este é um livro difícil, marcado pela guerra e pelos efeitos nas pessoas. Solidão, mas constante necessidade de "brincriar", de contar e ouvir histórias, para resgatar a esperança na humanidade.
Finalizar o dia com uma "resenha" da Tati... não tem preço.
Despertou minha curiosidade!!! Já vai entrar para minha lista!!! Muito obrigada pela video-resenha!
Mia Couto eh um escritor incrível. Eu ja li muitos livros dele. Dos Romances, Terra Sonambula eh o mais incrível. A forma como usa os idiomas locais e recria eh incrivel na sua forma de escrita.
Que vídeo lindo! Não prestarei Unicamp, mas com certeza quero ler Terra Sonâmbula! Parabéns pelo vídeo, Tati! Beijo!
Mia Couto é muito genial. Caiu na minha seleção do mestrado também.. pena que o pessoal não costuma ler e fazer vídeos. Faça mais vídeos dele, Tati
Sei que este vídeo é um pouco antigo, mas gostaria de expor minhas impressões sobre o livro e o autor. Eu tive e percepção que não seria um livro fácil de ser lido pelos detalhes que o autor coloca, e o ponto que mais gostei foi se dúvidas as forma como as histórias foram se encaixando, pura mágica! Fantástico... Obrigado pelo seu trabalho Tati de comentar uma obra como esta. Abraços!
Ai meu Deus!!! A Tatiana vai comentar sobre o melhor conto, a melhor coisa escrita, a melhor obra do mundo no próximo video: Amor, de Clarice Lispector!!! Ai que ansiedade!!
Em Portugal os ônibus são chamados autocarros. Provavelmente isso passou despercebido para a edição brasileira.
Realmente incrível!! Fantástico, literalmente. 😍 Estou amando ler.
Só queria te dizer que a cada livro que eu leio, venho aqui para ver se tu já comentou. Gosto demais das tuas análises sinceras. Eu achei esse livro incrível. Ganhei em 2015 e só consegui ler agora.
Mia Couto é amor! A narrativa dele é única.
Beijos Fran Borges
Sensacional Tati, eu li o livro e confesso que ele me surpreendeu muito!
Depois de assistir o seu vídeo fiquei com vontade de ler novamente !!!
Parabéns pelo vídeo !!!!
Você simplesmente explicou toda a minha reação, ele é simplesmente genial.
Eu amei esse livro demais mesmo! Uma das minhas leituras preferidas pro vestibular
Muito obrigada pelos conselhos e dicas, consegui no vestibular da usp e unicamp e estou muito feliz e grata pelas dicas. bjs
Olá Tati. Finalmente consegui comprar toda a coleção de Sandman encadernada + Morte Edição Definitiva e Destino. Neil Gaiman é fantástico em obras longas como O Livro do Cemitério, O Oceano no Fim do Caminho, Lugar Nenhum e Deuses Americanos. Mas ele é incrível em histórias curtas como vemos em Coisas Frágeis, Os Caçadores de Sonhos e O Livro dos sonhos. Mas quero te recomendar o livro Odd e os Gigantes de Gelo. É bem pequeno. Dá para ler em uma tarde. É espetacular. Abraço.
só amor por Mia Couto ♥
Video muito bom Tati :)
Não tenho bem a certeza mas acho que machimbombo é uma das formas como chamam os ônibus em alguns países africanos como Angola, Moçambique e Luanda. Mas pelo menos garanto que autocarro é a forma como os portugueses chamam os ônibus aqui em Portugal (quando vim morar aqui achei super estranho, mas é assim mesmo).
Bjs
Tati muito obrigada por ter lido e feito o vídeo , mês passado fiquei querendo comprar Terra Sonâmbula e acabei não fazendo , mas agora com certeza compro e leio ainda este ano . Sucesso sempre ! 😘😘👏
Você é ótima!!!! Eu costumava assistir seus vídeos direto, mas parei de entrar por esse email e tinha perdido minhas inscrições, fiquei imensamente feliz ao entrar e ver seus vídeos novos, váriiiios pra eu me atualizar e outros pra assistir novamente. :)
Tatiana Feltrin, em Portugal, o machimbombo moçambicano é chamado de auto carro, que é, no Brasil, o nosso busão.
Mia Couto conhecí lendo "O fio das missangas". Achei incrível. Vou procurar este, pois gostei do resumo.
Eu achei totalmente o contrário da opiniao da tati, eu achei um livro super leve, eu li e nem percebi que já tinha acabado, sim a historia é pesada, mas toda a parte fantástica pra mim funcionou como compensação. Se tornou um dos meus livros favoritos
QUE LIVRO SENSACIONAL! Meu livro favorito!!!! Cai tb na prova do ufu!
Tati, semana passada fiz a prova da Unicamp. Não li o livro, mas seu resumo me ajudou a responder duas questões da prova! Uma delas, obviamente na parte de português, em que havia uma passagem e se perguntava sobre o conteúdo do livro. A outra questão, veja só, estava na seção de Geografia! Perguntava sobre um país que ficava na África austral, que tinha conquistado a sua independência recentemente (em 1975). Antes de olhar as alternativas, sua voz me veio na cabeça e pensei: Moçambique!
Acertei as duas questões.
Valeu mesmo, grande garota!!!
Realmente não é um livro fácil, mas como aprendiz de poeta que sou fiquei encantada com a linguagem. Parecia que estava lendo um poema gigante do poeta Manoel de Barros rsrsr. Aliás depois soube que o próprio Mia Couto também é admirador do nosso poeta mato=grossense. Tive dificuldades de me desencantar da poética da linguagem e prestar atenção na trama. Mas no fim valeu muito a pena. Parabéns por mais uma resenha Tati. Abraços.
A história do Kindzu você explicou muito bem :)
Mas faltou falar mais doTuahir e do Muidinga :(
Achei o relato sobre o livro muito bom. Mas gostaria de complementar que esse peso do livro é o que mais segura atenção. O realismo fantástico e o simbolismo são realmente detentores da atenção. E é mesmo destruidor o final!
Comecei e terminei hoje. li para a faculdade de Letras (-: Paeabens pela resenha! Acho que também farei um vídeo.
Armaria.
Toda vez que vejo um vídeo seu minha lista de livros pra ler aumenta,
mas isso é muito bom.
:D
Esse livro é muito incrível!!
Uns dos melhores livros que já li na vida!
Comecei ontem A menina sem palavras, um livro de contos dele, e estou encantada pela escrita do Mia Couto. Assim que terminar vou atrás de um romance pra conhecer mais dele
Mia Couto é sensacional. Mia Couto acaba conosco mesmo, de uma forma que a Sylvia Plath também faz, Clarice, e muitos outros. Recomendo a Leitura do livro Meus Desacontecimentos, da Eliane Brum. Ela tem um domínio da palavra invejável. Se souber de algum autor que seja parecido com Mia Couto, por favor, indique. rsrs
Acho que sempre que eu for ver algum vídeo da Tati, terei que ir com um pensamento "prevejo mais um livro adicionado a lista de desejados" hahaha! Nossa, incrível como consigo ficar curioso sobre praticamente todos os livros que ela recomenda. E como farei ano que vem um projeto de ler mais clássicos (talvez esse não seja, mas enfim) adoraria ler Mia Couto, deve ser um autor e tanto. Adorei o vídeo!
Abraços :)
Obrigado pelas dicas do Livro eu quando li não consegui compreender os simbolismos, mas vou pesquisar para compreender melhor pro vestibular...
Tatiana você poderia fazer a resenha do livro O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa
Eu estava lendo os livros da Fuvest primeiro, mas com certeza começarei esse imediatamente!!
Oi Tati,
Mia Couto, sem dúvida, é um dos melhores autores que li esse ano. O livro "O último voo do Flamingo" eu achei sensacional e estou querendo muito ler o "Terra Sonâmbula", espero gostar tanto quanto você. Ótimo vídeo, bjus!!!
Sim, eu fiquei com muita vontade de ler o livro e tudo de Mia Couto. Já estava com vontade mas depois do seu vídeo sinto que preciso hoje-agora-já...rs... Mas em doses homeopáticas =)
Bjo!
Esse livro também está no vestibular da UFU, a Federal de Uberlândia!
Adoro esse livro! Li ano passado, e já fiquei com vontade de ler de novo! :-)
Agora deu vontade de ler Mia Couto novamente. Eu li O Último voo do flamingo mas não gostei muito por conta da linguagem do livro. Vou tentar reler; ótima resenha!
Caraca tati vcv não sabe o quanto esse video me ajudo, obrigado !
Olá Tatiana! Conheci seu canal por indicação de um amigo e fiquei muito feliz de ver uma booktuber que faz uma análise aprofundada e bem embasada, pq a maioria dos booktubers fazem análises muito superficiais, mais dão uma opinião do que analisam a obra. Parabéns pelo seu trabalho, continuarei acompanhando o canal.
Li tão rapidinho esse livro. Devorei mesmo! Nunca vou esquecer o que significa machimbombo.
Estou lendo Terra Sonâmbula e tive que pedir ajuda aqui da Tati para ver se estava meio afastada da literatura ou se não estava entendendo mesmo. É um livro muito difícil de ler, preciso ter minha concentração focada 100%... não é fácil de ler no ônibus com muitas distrações. Celular então, mantenho longe. Mas a história é incrível. Sério!
O livro é escrito no português de Portugal, variação utilizada também em Moçambique, e é mesclado com termos da língua africana, por decisão do próprio Mia Couto não houve adaptação para o português brasileiro para que o livro não perdesse sua essência. Por isso a tradução dos termos no glossário considera o português de Portugal, ônibus em Portugal é autocarro.
Muito boa sua resenha, gostei mesmo. Um amigo me indicou o canal, e realmente, valeu a pena!
Ah, acredito que o Mia usou "auto carro" pois no português lusitano eles usam essa palavra pra se referir ao "ônibus".
Os guerreiros que Kindzu procura são os naparamas.
mariana baracat por quê ele procura tanto esses guerreiros, pq ele quer se tornar um naparama, seria essa uma questão de busca de identidade?
Os naparamas são guerreiros de Moçambique que lutam contra bandos que fazem a guerra. Visto que o Kindzu sofreu muitas perdas com a guerra ele busca vingança e justiça.
As memórias dos povos africanos são em geral orais, já que a maioria das sociedades do continente são basicamente moldadas pela tradição oral. Imagino que os livros dele são repletos desse elemento, mesmo!
No livro é especificado de qual idioma africano vem as palavras que continuaram sem tradução? Porque você falou de "língua africana", mas tem tantas lá! :P
Adorei o livro, com certeza lerei mais para frente - já que tenho muitos livros não lidos aqui, sabe como é!
Comecei a ler o livro agora, e vc me deixou ansioso pra saber o final kk! Obg, ótimo vídeo.
Naparama, o kindzu queria ser um guerreiro Naparama, q andavam com panos vermelhos enrolados nos braços, kindzu viu um quando pequeno comendo suas oferendas aos seu falecido pai e depois na loja de um amigo indiano de q n me lembro o nome.
Surendra(já passou um ano kkkkk)
Tô travada no meio do livro. Tenho que terminar porque é pra um vestibular. Nossa, tô agoniada. Não que eu não esteja gostando, mas travei.
claro que faz sentido !!!!
Ele agora está na lista das obras do vestibular da UFU - Federal de Uberlândia
Mia Couto sendo cobrado na Unicamp
Tati, autocarro, se nao me engano, eh onibus em portugues de Portugal. Talvez tenha tido uma confusao da editora ou falta de revisao entre a edicao brasileira e a portuguesa. Um beijo e bom domingo! :)
Li esta obra em meados de 2005 para faculdade, fiz Letras, e naquela época li super rápido, atualmente estou relendo e esta muito difícil digerir.... Bons livros fazem isso mesmo!
Oi, Tati. Revi seus vídeos de bookshelf tour e percebi que você tem muitos livros sobre a arte da escrita. Vc bem que poderia fazer um vídeo mostrando-os, mesmo os que vc ainda não leu. Fica a sugestão :)
Toda vez que vejo teus vídeos com esse cenário de fundo fico admirando tuas caixas de DVDs de Gilmore Girls. Já fizeste algum vídeo falando sobre tua relação com a série? Sei que passaste um tempo procurando vencer o desafio do clube de leitura da Rory. Beijo grande!
tatianagfeltrin já leu "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra" e "Jesusalém", ambos do Mia Couto? São ótimos!
Assistindo 7 anos depois porque só agora li esse livro.
Eu comprei esse livro por causa desse vídeo. Não lembrava que você descrevia como difícil. Pois foi, rs. Mas eu gostei, uma leitura diferente das que eu costumo ler. Triste, fantasioso. Valeu a experiência, não sei se eu compreendi tudo, rs.
Gostei muitooo de A confissão da leoa!
Obrigada pelo vídeo tati! Este livro está encantado na minha estante. Já comecei a lê-lo 3 ou 4 vezes. Em todas, acho sensacional. E, por razões das mais diversas, paro sempre de ler quando o personagem dos manuscritos parece estar para sair pelo mundo. Quem sabe agora não consigo ir até o fim? Um beijo!
esta no vestibular di IF Sul de Minas, obrigado!
Na verdade eu acredito que o autor deve ter feito o pedido de que o livro fosse publicado no português moçambicano mesmo, assim como ocorre com os livros de José Saramago que são publicado assim como o original, em português de Portugal.
Tati, to aqui revendo esse vídeo pela enésima vez e pensando: você precisa ler o A confissão da Leoa! Acho que esse é o meu vídeo preferido do canal e olha que eu adoro todos, rsrsrs..
Mia Couto é muito amor, tô tentando completar a coleção dele, já li o Antes de Nascer o Mundo, A confissão da Leoa, Venenos de Deus Remédios do Diabo e o Terra Sonâmbula. Os outros estão aqui na fila infinita, rsr..
Um abraço.
pode comentar tudo sem os X ajuda mais quem nao tem tempo para ler para o vestibular
vi alguns livros dele expostos numa livraria,mas fiquei em dúvida,agora me animei pra comprar.
Sou apaixonada por esse livro! O A confissão da leoa também é assim: denso, pesado e poético. Amo! Meu canal é recente, mas se você puder vir conhecer :)
Autocarro é usado em Portugal ao invés de 'ônibus'. E por aquele país ainda ter MUITQ influência portuguesa aí no glossário está autocarro e não ÔNIBUS. Acho...
Esse é o próximo livro da Unicamp que vou ler! Ainda não li nada do Mia Couto, to morrendo de curiosidade pra conhecer a escrita dele, principalmente depois desse seu vídeo, Tati! :D
Beijão!
~Bruno
adorei o vídeo, e esse livro está na lista de leitura da UFU.
Lendo em 2022, uma poesia
Adorei o livro muito bom e com um final fantástico...Alguém sabe o movimento literario do livro fiquei apenas confusa com isso se encaixa em alguns
Em Portugal autocarro se refere ao nosso buzu mesmo. XD Só não entendi pq a editora não fez o glossário baseado no português brasileiro...
A Farida não descreve o filho, porque ela nunca viu ele somente no seu dia natal, o filho foi dado a um orfanato no mesmo dia do nascimento.
Quais são as principais diferenças e semelhanças entre Mayombe e Terra Sonâmbula?
Tati, você já leu o livro "as boas mulheres da china"? Gostaria de ver uma resenha sua sobre ele. É otimo.
Na verdade, no livro é usada é a Língua Portuguesa moçambicana, diferente da Língua Portuguesa brasileira e da Lingua portuguesa lusa. Acredito que a edição quis preservar as particularidades da língua de Moçambique e não traduziram para o português do Brasil, mantendo autocarro e não ônibus. Por exemplo, os livros do Machado de Assis não são "traduzidos" pros dias atuais. As edições mantém as palavras que foram usadas na época, salvo as alterações ortográficas. Edições que propõe essa adaptação aos dias atuais são muito criticadas. Argumentam que essas adaptações vão suprimir a cultura da nossa língua, além de empobrecer a leitura com palavras mais fáceis, perdendo o real sentido que queriam passar.
Beijinhos
Tati, você já viu a resenha da Nathalia Mondo sobre esse livro? Também é muito bom. Vale a pena!
Bjs
Tatiana, fiquei muito curioso para ler este livro. E também para assistir, e quem sabe, ler, o vídeo sobre "O outro pé da sereia". Não sei se estou certo, mas o tema central do livro são as perdas, principalmente da memória, e a impossibilidade de vínculos, seja com o passado, seja com outras pessoas?
Ah! Morrendo de vontade de ler!
Que sensacional! UNICAMP cobrando Mia Couto! ♥
Tem um outro livro dele, bem curto e bem denso, sobre a Independência do Moçambique que se chama "Vinte e Zinco". Veja o trocadilho no título. :)
Sério, foi o primeiro que li do Mia e é muito, muito bom!
Quero ler este também, porque Mia é genial.
Excelente o vídeo, Tati! \o/
Maravilhoso este livro!!!