Livro: Vida ideal ou o Real da Vida? Pergunto a você: Existe vida ideal?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 дек 2024
  • Adquira o livro no link abaixo:
    clubedeautores....
    Prefácio:
    Existe vida ideal?
    Talvez seria melhor procurar o real de vida, pois, na verdade, a nossa condição humana se ilude com um ideal de vida, ideal de amor, ideal de amizade, ideal de paz, ideal de felicidade, ideal de Fé, ideal de virtude e assim ideais por sobre ideais, enquanto, na verdade, temos que buscar o real da vida, o real da Fé , o real do amor, o real da esperança, em suma, o real por sobre a realidade e a verdade.
    Ter consciência intelectual é cultivar uma inteligência aliada com nossa espiritualidade, pois ambas se consubstancializam-se em um ato único, aplicado no modo de viver. Este ato único é expresso em uma vida prática na qual é materializada, ou seja, é a Fé inteligente aliada a ação e uma sem a outra é obsoleta, vazia e morta.
    O que é o real da vida? Acredito que seja uma vida pressuposta, introspectiva, reflexiva, autoexaminadora, de autocrítica, contemplativa, discernida, compreensiva e expressa em atitudes reais, verdadeiras e inspirativas.
    A vida pressuposta é, na verdade, uma vida que tem o Espírito de Deus como fundamento, e tal condição faz-nos ter uma consciência intrínseca, que faz brotar em nós uma necessidade interna que independe dos critérios extrínsecos.
    A vida ideal não é a real, pois trata-se de uma ilusão que consiste em fabricações de realidades que correspondam aos desejos das nossas ânsias por ideais, que a sociedade tenta transforma em verdades estabelecidas
    A vida ideal depende de critérios extrínsecos, e aí está a tragédia social, pois, uma vida que se fundamenta em variáveis externas estará vulnerável a manipulações, enganos, e o pior, todo o sentido da vida estará alicerçado em uma boia à deriva, a mercê de ondas que a leve para lá e para cá.
    Esta sociedade moderna liberal, imediatista, pragmática, consumista, narcisista, egocêntrica e idólatra deturpa e corrompe o real da vida, pois não há interesse pela realidade e a verdade, pois elas expõem toda a fragilidade e a fraude das ilusões e da nossa condição de seres frágeis e vazios. A tragédia e a decadência desta sociedade moderna estão em cada vez mais na deterioração do real significado do sentido da vida.
    A vida pressuposta, por outro lado, reflete na exposta, fundamentando-a. A vida pressuposta é como um lençol freático, que apesar de ser subterrânea, sua profundidade extrai nossas águas internas armazenadas em nosso ser, fazendo-as escoar em nossa superfície humana externa, passando por um processo de filtragem, antes de se infiltrar nos solos do nosso ser.
    A vida pressuposta tem por objetivo preencher nossos espaços porosos e permeáveis, se influindo em nossas rachaduras e fissuras emocionais, morais, espirituais e intelectuais. Em suma, a vida pressuposta constitui-se de repetições virtuosas, ao passo que apenas a vida externa exposta, consiste em repetições viciosas.

Комментарии •