Não é um teclado para encher os olhos de tecladistas profissionais. Não adianta ficar criticando que não é o esperado e podia ter isto ou aquilo. Profissional, este teclado não é para você. Ele é para novas gerações. A galera que está saindo aí do seu CTK, PSR, Medeli. Serve também para o intermediário consciente. Antes de servir para este público como uma luva é um teclado que reflete a realidade atual em todos os quesitos. Do ergonômico, operacional, passando pelo econômico ao tecnológico. Desta vez o Juno D trouxe tudo consigo. Isto não dá para negar. E ainda tem versões 61/76/88. Com isto tudo o Juno D não deixou de ser um teclado da categoria de entrada. Mas agora ele é um “senhor” teclado de entrada e estrela brilhante em sua categoria. Chegou tarde, mas também é mais novo que o seu concorrente KORG KROSS e a Yamaha já tirou o MX da briga. De fato o Juno D traz consigo o que teclado de entrada de 30 anos atrás traziam. As mesmas tecnologias, formas de ondas, recursos que seus superiores portavam, porém em doses menores é claro. E traz até algo a mais, a conectividade. Antes isto não acontecia com os categorias de baixo. Bom, você que tem mente aberta e não fica repetindo o que dizem por aí, o Juno D é um “senhor” teclado de entrada. E pode servir para você que acabou de entrar no mundo intermediário que deseja progredir e não casar com o teclado.
Bom demais, ouvir o mestre logo cedo. Parece-me que a Roland colocou a mesma tecnologia zenology nesse teclado também. Nos fones, os timbres estão muito bons. Porém, é difícil saber o real nível desse teclado, uma vez que o mestre está pilotando. Acho que todos aguardam de sua avaliação. Pesquisarei as especificações técnicas. Grande abraço.
Vai depender do TEC, fui em um show aqui tecladista com stage 4 e não saiu nada horrível o som , já fui tocar em outro com xps 30 e que som , surpreendente, então se o pA ou o técnico for ruim não há teclado que de jeito kkkkk
Vi alguns videos dizendo que ele tem interfsce embutida, possibilidade de carregar sons nos pads (worshipeiro de plantão, pode colocar pads contínuos mp3 kkkkk), tem o modo superlayer com até 7 camadas, o teclado funciona até com carregador de celular... Na Roland store o D8 ta saindo por 8500. Na boa, eu acho que tá um mega teclado pela faixa de preço.
São praticamente iguais... Oque muda são apenas alguns timbres que existe em um e não tem em outros.... Pois o XPS30 foi lançado para países da América, e o Juno DS foi para países da Europa.
Timbres de ótima qualidade, surpreeendeu! Me parece que tem mais qualidade e dinamica, tem o audio mais solto, que os New Fantom e Fantom 0, em pianos acústicos e elétricos.
Uma dica Thiago. Vê a possibilidade de criar canais com inteligência artificial traduzindo ausas falas para inglês e outros idiomas. Difícil encontrar na gringa um canal fiel igual ao seu testando de tudo e todos . Inglês, Francês e Espanhol
Aprecio a análise detalhada! Preciso de um conselho: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Você poderia explicar como movê-los para Binance?
Tenho um Juno-D6 e vou contar o que eu achei dele: Positivos: Finalmente a Roland usou uma tela decente. Mesmas teclas do Fantom-0, bem melhores que as do Juno-DS e XPS-30. Biblioteca de timbres imensa do Zen-Core, com mais de 3 mil timbres de todos os dispositivos Zen-Core lançados nos últimos anos. Vem com o banco do XV e tem vários timbres clássicos da Roland em outros bancos também. Diferente do GO KEYS, que vinha com uma seleção de 1.154, este parece vir com todos. Dá para testar os timbres no PC assinando o Roland Cloud Pro por um mês e baixando o VST Zenology. Para timbres de sintetizadores, é melhor que outros modelos antigos que usam a engine SuperNATURAL Synth. Cada timbre Zen-Core tem 4 partials e uma seleção de efeitos bem maior. A engine antiga tem 3 partials e menos efeitos. Importa samples e toca cromaticamente. Bem leve e fácil de transportar. Suporta baixar expansões do Roland Cloud. Não tive problemas ao trocar um timbre, como cortar o som do timbre anterior e coisas do tipo. Parece ter scene remain, como no Fantom-0. Vocoder. Áudio USB. Neutros: Para timbres acústicos, como piano, não é tão bom quanto a AWM2 do seu concorrente Yamaha CK e perde até para alguns modelos antigos da Roland que usam o SuperNATURAL Acoustic, como os FA-0. Mas isso não quer dizer que os pianos do Juno-D6 sejam ruins. Acredito que sejam um pouco melhores que os do Juno-DS e XPS-30 por conta de um partial PCM extra do Zen-Core. Sequenciador de somente 64 passos. Funciona e é bom para começar uma música, mas é bem simples: só tem 8 faixas, e uma delas é usada pelo ritmo. Poderia ter 16 e ser um sequenciador completo, como no FA-0, mas entendo que este não é um workstation. 128 notas de polifonia. Para algo lançado em 2024, poderia ter 256. Negativos: Não tem as emulações de expansões de modelos Zen-Core, como JX-8P, Jupiter-8, Juno-106, SH-101 e JD-800. Felizmente, existem vários timbres PCM desses sintetizadores nos bancos Zen-Core. Apenas 4 knobs e 4 faders.
@@ubiraneisouza8762 Com certeza! Acho que é o melhor custo-benefício na faixa de preço de 6-8 mil, recomendo esperar a loja da roland ou a classic voltar ter estoque de D6, meu peguei por R$5.900, mas acho que até R$6,400 ele tá valendo.
@@MarcosFelipe-qr4eueste valor foi na pré venda né?! Só não peguei pq, não tinha muitas informações dele. Estou cogitando a possibilidade tmb, do Rd88ex, esse stage piano é um canivete suíço.
@@ubiraneisouza8762Sim, eu só estava esperando lançamento no Brasil, se manja do inglês tem um vídeo do loopop de 3 meses atrás que já explica tudo do Juno D, não mostra muito os timbres já que é o mesmo zen-core de outros modelos, mas fala sobre cada detalhe do funcionamento do teclado, recomendo assistir.
@@ubiraneisouza8762 rd88ex é um monstro tbm, ele tbm vem com todos esse 3 mil timbres do zen-core e ainda tem os pianos supernatural, única coisa que o pessoal pode não gostar nele são as teclas PHA-4 que são bem pesadas, eu já tive outros teclados com essas teclas e é um pouco difícil pra tocar leads e timbres que precisam de teclas mais leves, mas com esforço vc se acostuma e pra piano são incríveis e simulam bem um piano real, entre o rd88ex e o Juno D8 que tbm tem PHA-4 vai ter que decidir se os recursos do RD valem o preço maior.
XPS30 veio com 64 mb de memoria sampler... esse dizem que é 128mb já fui no site da roland já baixei manual e n vi nada sobre essa memoria sampler dele.....
Pelo que eu medi aqui 13,5 cm. Não tive o xps-10, mas se for igual o Juno-DS61 as do Juno D6 são um pouco maiores e mais silenciosas, principalmente as teclas pretas que melhoraram muito. São as mesmas teclas do fantom-0. Fonte: Não sei se posso postar links, mas é só pesquisar "SoundOnSound release Juno D 2024", no texto fala sobre a keybed herdada do fantom-0.
Esse que é o esquisito. Tem quanto tempo que a Roland lançou o Juno DS?! Ate onde sei... O Juno DS é o XPS30 com nome Juno. Criado pro mercado m-erda: árabe, indiano e nosso. Talvez esse seja um Juno meio que oficial
@@SilvioMoraisTecladista Acho que uns tem mais sensibilidade do que os outros em sentir o som das coisas, assista a live que o Mallen fez com um JV 80, e compare com esse novo lançamento.
@@milolovedx7 eu tive jv1000 por quase 10 anos. Tinham alguns sons bem legais, especialmente da placa orquestral. Mas o piano principal sumia na banda. Os rhodes não pareciam nada com o original e o Hammond era um brincadeira de mal gosto da Roland. Tbm toquei um tempo com o 1o juno-D em uma banda de hard rock, nunca tive problema com presença no PA, apesar de que os timbres não tinham grande qualidade (teclado entry level), mas vários eram bem melhores que no JV-1000. O mesmo vale pro Juno-Di. Todo instrumento tem seus prós e contras, e acredito que o JV ainda tenha seu espaço. Analisando apenas os vídeos do YT eu escolheria esse novo Juno-D fácil, fácil. Teclado muito mais moderno, amostras bem melhores que as dos anos 90 e ainda carrega alguns timbres clássicos daquela época.
Não há nada de novo, entra teclado, sai teclado, preços aumentam, qualidade cai, e na ralidade se vc pegar uma banda de rock por exemplo, não usam mais que 3 tipos de timbres kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não é um teclado para encher os olhos de tecladistas profissionais. Não adianta ficar criticando que não é o esperado e podia ter isto ou aquilo.
Profissional, este teclado não é para você.
Ele é para novas gerações. A galera que está saindo aí do seu CTK, PSR, Medeli. Serve também para o intermediário consciente.
Antes de servir para este público como uma luva é um teclado que reflete a realidade atual em todos os quesitos. Do ergonômico, operacional, passando pelo econômico ao tecnológico.
Desta vez o Juno D trouxe tudo consigo. Isto não dá para negar. E ainda tem versões 61/76/88.
Com isto tudo o Juno D não deixou de ser um teclado da categoria de entrada.
Mas agora ele é um “senhor” teclado de entrada e estrela brilhante em sua categoria.
Chegou tarde, mas também é mais novo que o seu concorrente KORG KROSS e a Yamaha já tirou o MX da briga.
De fato o Juno D traz consigo o que teclado de entrada de 30 anos atrás traziam. As mesmas tecnologias, formas de ondas, recursos que seus superiores portavam, porém em doses menores é claro.
E traz até algo a mais, a conectividade. Antes isto não acontecia com os categorias de baixo.
Bom, você que tem mente aberta e não fica repetindo o que dizem por aí, o Juno D é um “senhor” teclado de entrada. E pode servir para você que acabou de entrar no mundo intermediário que deseja progredir e não casar com o teclado.
Ma… WTF are u talkin about
De onde você tirou que esse teclado não pode ser para um profissional? Qual ou quais requisitos são necessários para um teclado ser para profissional?
Excelente vídeo Mallen, os timbres estão bonitos e deu pra perceber que teve coisa nova, inclusive alguns timbres clássicos da linha XP.
Sempre curti Juno-D pelo custo x benefício, mas sentia falta do peso no piano; parece que agora melhorou.
Bom demais, ouvir o mestre logo cedo.
Parece-me que a Roland colocou a mesma tecnologia zenology nesse teclado também. Nos fones, os timbres estão muito bons. Porém, é difícil saber o real nível desse teclado, uma vez que o mestre está pilotando. Acho que todos aguardam de sua avaliação. Pesquisarei as especificações técnicas.
Grande abraço.
De onde vêm tantas ideias musicais? Hehehe. A partir dos 7'30" tem uns pianos híbridos lindos.
Pelo fone o som tá perfeito demais 😊
O teclado realmente me surpreendeu
Em breve vou migrar de um XPS 10 pra esse, muito bom o video.
Adoro seus vídeos mas acho que você deveria colocar os nomes dos sons na tela durante a demonstração, poderia ser uma coisa interessante.
Opaaaaa, bora ver esse teclado se é legal mesmo !!😊
Nossa! Eu estava aguardando ansioso pra você mostrar esse novo Juno-D!
13:32... musiquinha/timbre da intro do Side Pocket... clássico rsrs
Jogaço! Joguei mto no Super Nintendo. 😂
@erickvargas8196 haha eu tb!
Muito top, ótimos timbres e as cordas são incríveis
Pastor gostei desse teclas 🎹 tem peso e o som vem de acordo, excelente trabalho ❤ Deus abençoe 🙏
Parece muito bom têm que ver se o som não some com a banda ao vivo .
Esse Thiago é fera,mas esse dedinho dele SUS 5 é uma onda kkkkk
Em stereo e fones de ouvido tudo é muito bom o problema quando pegamos PÁ ruim só teclados de motif es pra cima que chegam compensando
Vai depender do TEC, fui em um show aqui tecladista com stage 4 e não saiu nada horrível o som , já fui tocar em outro com xps 30 e que som , surpreendente, então se o pA ou o técnico for ruim não há teclado que de jeito kkkkk
Poderia falar sobre as semelhanças e diferenças em termos de EP no geral, em relação ao Fantom 0
Acompanhando duplamente, pelo Cell e pela TV (RUclips). Gostando...
eu gostei teria ele como segundo teclado
Achei top os EPs. Falam tb que tem uma boa biblioteca de synths antigos da roland. VALEU
Já estou no aguardo
Malen parabéns pela apresentação..
Malen você não tem algum curso de teclado On Line? Já pensou em colocar?
Dou aulas On line 21985952299
awesome playing and performance 👍
vai fazer um vídeo falando se vale a pena esse teclado igual fez com o go keys 5 Mallen? vídeo show demais!
Vi alguns videos dizendo que ele tem interfsce embutida, possibilidade de carregar sons nos pads (worshipeiro de plantão, pode colocar pads contínuos mp3 kkkkk), tem o modo superlayer com até 7 camadas, o teclado funciona até com carregador de celular... Na Roland store o D8 ta saindo por 8500.
Na boa, eu acho que tá um mega teclado pela faixa de preço.
Tem sim, Sidinho tava mostrando no Review
Mallen, poderia fazer um video comparando com o xps30/juno ds? Tenho um XPS30 e gostaria de saber se compensa trocar
São praticamente iguais... Oque muda são apenas alguns timbres que existe em um e não tem em outros.... Pois o XPS30 foi lançado para países da América, e o Juno DS foi para países da Europa.
Me parece con más cuerpo que mi juno ds. Bendiciones
Muito bom, até agora
Top das lagáxias
Timbres de ótima qualidade, surpreeendeu! Me parece que tem mais qualidade e dinamica, tem o audio mais solto, que os New Fantom e Fantom 0, em pianos acústicos e elétricos.
Top demais.
Mallen, excelente vídeo como sempre. Deixa tirar uma dúvida com você. Ele tem a mesma biblioteca do Fanton 0 ou alguns timbres só? Obrigado!
Alguns
Valeu Mallen!
14:01 wow!!!
Uma dica Thiago. Vê a possibilidade de criar canais com inteligência artificial traduzindo ausas falas para inglês e outros idiomas. Difícil encontrar na gringa um canal fiel igual ao seu testando de tudo e todos . Inglês, Francês e Espanhol
Excelente, mas tira uma dúvida: tem o mesmo punch da linha XP ou JV?
Muito Top!!!
Sounds better as a fantom, richer and fuller
Aprecio a análise detalhada! Preciso de um conselho: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Você poderia explicar como movê-los para Binance?
E aí Mallen, já fez o teste com ele no PA?
Tenho um Juno-D6 e vou contar o que eu achei dele:
Positivos:
Finalmente a Roland usou uma tela decente.
Mesmas teclas do Fantom-0, bem melhores que as do Juno-DS e XPS-30.
Biblioteca de timbres imensa do Zen-Core, com mais de 3 mil timbres de todos os dispositivos Zen-Core lançados nos últimos anos. Vem com o banco do XV e tem vários timbres clássicos da Roland em outros bancos também. Diferente do GO KEYS, que vinha com uma seleção de 1.154, este parece vir com todos. Dá para testar os timbres no PC assinando o Roland Cloud Pro por um mês e baixando o VST Zenology.
Para timbres de sintetizadores, é melhor que outros modelos antigos que usam a engine SuperNATURAL Synth. Cada timbre Zen-Core tem 4 partials e uma seleção de efeitos bem maior. A engine antiga tem 3 partials e menos efeitos.
Importa samples e toca cromaticamente.
Bem leve e fácil de transportar.
Suporta baixar expansões do Roland Cloud.
Não tive problemas ao trocar um timbre, como cortar o som do timbre anterior e coisas do tipo. Parece ter scene remain, como no Fantom-0.
Vocoder.
Áudio USB.
Neutros:
Para timbres acústicos, como piano, não é tão bom quanto a AWM2 do seu concorrente Yamaha CK e perde até para alguns modelos antigos da Roland que usam o SuperNATURAL Acoustic, como os FA-0. Mas isso não quer dizer que os pianos do Juno-D6 sejam ruins. Acredito que sejam um pouco melhores que os do Juno-DS e XPS-30 por conta de um partial PCM extra do Zen-Core.
Sequenciador de somente 64 passos. Funciona e é bom para começar uma música, mas é bem simples: só tem 8 faixas, e uma delas é usada pelo ritmo. Poderia ter 16 e ser um sequenciador completo, como no FA-0, mas entendo que este não é um workstation.
128 notas de polifonia. Para algo lançado em 2024, poderia ter 256.
Negativos:
Não tem as emulações de expansões de modelos Zen-Core, como JX-8P, Jupiter-8, Juno-106, SH-101 e JD-800. Felizmente, existem vários timbres PCM desses sintetizadores nos bancos Zen-Core.
Apenas 4 knobs e 4 faders.
Deus te abençoe por isso amigo! Querendo pegar um. Diante de seu texto, a pergunta que não quer calar. E aí valeu a pena?
@@ubiraneisouza8762 Com certeza! Acho que é o melhor custo-benefício na faixa de preço de 6-8 mil, recomendo esperar a loja da roland ou a classic voltar ter estoque de D6, meu peguei por R$5.900, mas acho que até R$6,400 ele tá valendo.
@@MarcosFelipe-qr4eueste valor foi na pré venda né?! Só não peguei pq, não tinha muitas informações dele. Estou cogitando a possibilidade tmb, do Rd88ex, esse stage piano é um canivete suíço.
@@ubiraneisouza8762Sim, eu só estava esperando lançamento no Brasil, se manja do inglês tem um vídeo do loopop de 3 meses atrás que já explica tudo do Juno D, não mostra muito os timbres já que é o mesmo zen-core de outros modelos, mas fala sobre cada detalhe do funcionamento do teclado, recomendo assistir.
@@ubiraneisouza8762 rd88ex é um monstro tbm, ele tbm vem com todos esse 3 mil timbres do zen-core e ainda tem os pianos supernatural, única coisa que o pessoal pode não gostar nele são as teclas PHA-4 que são bem pesadas, eu já tive outros teclados com essas teclas e é um pouco difícil pra tocar leads e timbres que precisam de teclas mais leves, mas com esforço vc se acostuma e pra piano são incríveis e simulam bem um piano real, entre o rd88ex e o Juno D8 que tbm tem PHA-4 vai ter que decidir se os recursos do RD valem o preço maior.
Boraaaaaa
XPS30 veio com 64 mb de memoria sampler... esse dizem que é 128mb já fui no site da roland já baixei manual e n vi nada sobre essa memoria sampler dele.....
Esse também tem teclas de tamanho reduzido de 13 cm como o XPS-10?
Sim
Fico me perguntando pq diabos a Roland bota essas teclas curtas@@TiagoMallenOficial
@@TiagoMallenOficialque estranho, pois vi alguns falando que finalmente mudou, está do mesmo tamanho do fantom 0
Pelo que eu medi aqui 13,5 cm.
Não tive o xps-10, mas se for igual o Juno-DS61 as do Juno D6 são um pouco maiores e mais silenciosas, principalmente as teclas pretas que melhoraram muito.
São as mesmas teclas do fantom-0.
Fonte:
Não sei se posso postar links, mas é só pesquisar "SoundOnSound release Juno D 2024", no texto fala sobre a keybed herdada do fantom-0.
As teclas não são as mesmas do xps30 e juno DS, são teclas maiores
As teclas são iguais as do xps10? Roland pra mim as melhores teclas sao do juno stage teclas maiores, mais largas, seria igual ou parecido?
São melhores, as mesmas do fantom 0
Tiago, ele é melhor ou pior do que o XPS-30? Valeu pelo vídeo!
Melhor
Quando sai a live?
Com ou sem recheio eis a questão 😮
As 09:00 mesmo, né ?!
Queria ter condições, senão eu já teria adquirido
Opa
Mallen, roland d ou yamaha ck?
CK ganha nos timbres ao meu ver
👏👏👏
Será que gravando o áudio pelo USB fica mais encorpado?
Faltou colocar D6
Seria legal uma live de comparação entre ele e o XPS 30/Juno DS
Tenho um XPS 30 e queria saber se a troca é válida
É o mesmo teclado, o que muda é somente o nome e o mercado a qual ele foi destinado.
Não é o mesmo, agora ele usa o motor ZEN-Core do Fantom
Esse teclado seria uma atualização do Roland Juno DS? Quem sabe um dia a roland atualiza o XPS 30 também.
Esse que é o esquisito.
Tem quanto tempo que a Roland lançou o Juno DS?!
Ate onde sei... O Juno DS é o XPS30 com nome Juno. Criado pro mercado m-erda: árabe, indiano e nosso.
Talvez esse seja um Juno meio que oficial
Na TV está marcando as 12:00
Bom dia professor. Teremos Live de comparação com o fantom 0? E as teclas são normais ou reduzidas?!
As mesmas teclas do fantom 0
Roland tentando voltar ao q foi nos anos 90
As teclas dele são bem pequenas e leves como as dos antecessores?
Não, finalmente tiraram aquelas mine teclas, teclas tamanho normal.
Não entendi pq mal lançaram o juno x não durou MT tempo lançaram este juno D, q por sinal já Tem outro com essa nomenclatura, o juno d antigo.
Resumindo : Continuem com seu XP estudando música e vida que segue normalmente .
Only Yamaha montage M ❤
Tem um som mais quente, esse aí promete.
Gostei mais da imagem em 4K....DO QUE O ROLAND.
ai sim...4K.....Tremedeira
Pra cima
Xps10 plus
7 mil reais tá caro pra caramba, é impressionante como os JV dos anos 90 tem muito mais punch e peso do que esse novo lançamento.
Digo o mesmo, tenho um JV 90 e não me desfaço por conta do puch 🎹🎶
os sintetizadores
dos anos 80/90 tinham conversores de áudio melhores do que os de hoje
Como você mediu o punch do teclado assistindo um vídeo do RUclips (provavelmente pelo áudio do celular)?
@@SilvioMoraisTecladista Acho que uns tem mais sensibilidade do que os outros em sentir o som das coisas, assista a live que o Mallen fez com um JV 80, e compare com esse novo lançamento.
@@milolovedx7 eu tive jv1000 por quase 10 anos. Tinham alguns sons bem legais, especialmente da placa orquestral. Mas o piano principal sumia na banda. Os rhodes não pareciam nada com o original e o Hammond era um brincadeira de mal gosto da Roland. Tbm toquei um tempo com o 1o juno-D em uma banda de hard rock, nunca tive problema com presença no PA, apesar de que os timbres não tinham grande qualidade (teclado entry level), mas vários eram bem melhores que no JV-1000. O mesmo vale pro Juno-Di. Todo instrumento tem seus prós e contras, e acredito que o JV ainda tenha seu espaço. Analisando apenas os vídeos do YT eu escolheria esse novo Juno-D fácil, fácil. Teclado muito mais moderno, amostras bem melhores que as dos anos 90 e ainda carrega alguns timbres clássicos daquela época.
É melhor que GO KEYS 5?
Sim
Melhor que xps30 juno DS61???
Juno DS com certeza, tem a live do Juno DS.
Mallen, quantas vozes de polifonia?
256 notas de polifonia
Почему бы инженерам Roland не назначить применение педали на эффект фильтра, чтобы эта функция на 36.00 была назначена на педаль?
Qual tem mais punch: Roland Juno D ou Korg Kross 2?
Essa pergunta me deu até arrepios
Hohoho
Teclados da Roland no fritar dos ovos...."São todos um Fantom"! E outra...de Juno Di pra frente nem a carcaça eles tem o trabalho de remodelar.
New wind pastel ? 😂
Grande pastel de vento? ou levemente recheado?
Bora ver se e um pastel de vento kkkkk
Concerteza é... a Roland não vai quebrar a tradição dos entry level pastel de vento plus... kkkk
@@joaopauloazevedo1354 kkkkkkkkkk
Rapaz! Pastel caro esse em ? 7conto!!! 😮 deve ter algum recheio.
😂
Organs com muito vento 😅😅😅
E esse ai? Tem punch? 😅
Parece ter boa tecnologia. Mas os timbres sem identidade, brilho e punch. Não vale o preço infelizmente. A Roland parou na série XP !
Teclados musicais Roland, com exceção do novo fanton (preto e vermelho), são ruins e caros.
Não há nada de novo, entra teclado, sai teclado, preços aumentam, qualidade cai, e na ralidade se vc pegar uma banda de rock por exemplo, não usam mais que 3 tipos de timbres kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Timbres bons. Parece ser fraco. Pouco brilho e definição nos agudos.
Os pianos da roland são xoxo igual que é plastificado. Timbres de pianos sem expressão.