Entrevista com César Barreira (16/07/2023)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 июл 2024
  • Em 16 de julho de 2023, César Barreira concedeu entrevista ao projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil. Clique em "Mostrar mais" para a minutagem. Confira a transcrição desta entrevista e as demais do projeto em: cpdoc.fgv.br/cientistassociais
    00:00:33 Origens familiares; as escolas religiosas que frequentou durante a infância; entrada no grêmio estudantil do Colégio Castelo no Ensino Médio.
    00:06:22 Envolvimento com o movimento estudantil em 1968 no último ano do Ensino Médio; a presidência do Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará (CESC); filiação clandestina no PCdoB em 1967; o hábito da leitura e a origem de classe média enquanto diferenciais na sua experiência de militância; participação nos trabalhos sociais da Igreja Católica; motivações para a mudança da Economia para as Ciências Sociais na escolha do curso de graduação.
    00:15:30 O congresso da UBES em que estava durante o decreto do AI-5; a proteção social da classe média diante das autoridades militares; entrada na graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1969 e afastamento gradual do PCdoB; episódios em que foi acusado de subversão pelos órgãos de segurança da Ditadura Militar na graduação.
    00:26:34 Conclusão da graduação em 1972; impedimento de lecionar como professor horista na UFC pelo Serviço Nacional de Informações (SNI); dificuldades do mercado de trabalho no Ceará; especialização em Metodologia da Pesquisa Social pela UFC em 1973; pesquisas sobre a Barragem de Boa Esperança na Fundação Projeto Piauí até 1974; a censura e o monitoramento das atividades universitárias; bibliografias e professores da graduação, ainda em estágio de formação; a iniciação científica sobre pesca artesanal no Icaraizinho de Amontada sob orientação de Luís Gonzaga.
    00:42:21 Ingresso no mestrado em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) em 1975; financiamento da bolsa pelo emprego na Embrapa; interesse pelo tema da tese “Parceria na cultura do algodão: sertões de Quixeramobim” sob orientação de Vilma Figueiredo; os cursos de Sociologia Urbana e Antropologia Urbana no mestrado.
    00:53:36 O casamento com Irlys Alencar Barreira e a volta para Fortaleza; o trabalho de campo com os trabalhadores rurais; nascimento da primeira filha; as mudanças temáticas da tese de mestrado e a defesa em 1977; emprego na Epace; cargo de professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1978; nascimento da segunda filha; cargo de professor da UFC em 1980; conciliação entre a vida acadêmica e a paternidade.
    01:07:26 O status de casal acadêmico com Irlys Alencar Barreira no meio acadêmico; convite para a pós-graduação em Sociologia Rural da UFC; ingresso no doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) em 1981; interesse pelo tema da tese “Conflitos sociais no sertão: trilhas e atalhos do poder” sob orientação de Paulo Silveira; nascimento do terceiro filho.
    01:19:46 A experiência de morar com a família em São Paulo; a solidão e o preconceito em São Paulo pela origem nordestina; volta para Fortaleza; convite para a pós-graduação em Sociologia do Desenvolvimento da UFC; pesquisas de campo junto à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
    01:33:50 Ingresso no pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em 1989; temporada morando com a família em Paris; interesse pelo tema da violência no campo; criação do Laboratório de Estudos da Violência (LEV - UFC) em 1994; coordenação do NuAP - UFRJ no Ceará através do Pronex; os livros publicados e a sociabilidade do NuAP.
    01:48:12 Direção da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará; a contribuição da segurança pública para o LEV; o diferencial em ser um sociólogo à frente de uma academia; a presidência da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) entre 2001 e 2003; os projetos de ampliação da SBS; o viés acadêmico e a luta pelo ensino obrigatório de Sociologia no Ensino Médio; o comitê científico dos ex-presidentes que coordena a SBS.
    02:05:10 Dificuldades financeiras na continuidade das pesquisas acadêmicas no Governo Bolsonaro; os romances lidos durante a pandemia; as atividades online do LEV e do Colégio de Estudos Avançados da UFC; interrupção de um projeto sobre os conflitos do acesso à água no Ceará; as leituras marcantes ao longo da vida.
    ________
    Este é um vídeo promovido pelo FGV CPDOC.
    Imagens e vídeos: FGV CPDOC
    Produzido por: FGV CPDOC (jul/2023)
    🔉 Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam das gravações e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
    ⏩ Acesse o Portal da FGV para mais informações: portal.fgv.br/
    Copyright © 2024 Fundação Getulio Vargas. Todos os direitos reservados.

Комментарии •