Eu amava o cartucho, era o mais bonito da minha coleção de cartuchos , diferente dos cartuchos nacionais do Atari em que o papel era cinza todo cartucho americano que eu adquiri quando era garoto nos anos 80 ou era emborrachado ou era metalizado como esse do ET, adorava o jogo era um dos meus preferidos. Infelizmente já não o tenho mais, sempre que comprei um console novo eu tenho o hábito de doar o antigo com tudo para o filho de amigos ou mesmo um parente que não tem condições de comprar, e é uma satisfação ver a alegria da pessoa que recebe.
Que entrevista sensacional, muito bom ver alguém que estava lá nos primórdios da indústria contando as histórias. Ainda mais o programador do ET em pessoa, contando alguns detalhes da época. Que maravilha! !!! 👏👏👏👏👏
Putz, esse vídeo deveria ter 500 mil views… mesmo por estar em português (para brasileiros) e inglês (para o resto do mundo). Um pedaço da história dos games está aqui!
Poxa, que honra poder entrevistar uma lenda dessas! Howard é um grande ícone e um grande divisor de águas na indústria dos games. Eu lí esse livre no original em inglês e ele está entre os melhores que já li sobre esse assunto, junto com um outro que é fantástico também chamado "Disrupting the game" que conta a história da gestão de Fils-Aimé na Nintendo. Obrigado, Luís por essa entrevista!
É assim que se faz uma entrevista! Perguntas simples, perguntas complexas, mas todas relevantes. E o melhor: Não são as perguntas que a maioria faz quando tem a rara oportunidade de falar com um ícone destes. Perguntas imbecis, superficiais e que qualquer idiota já tem o conhecimento da resposta, após ler numa reles Wikipedia. Parabéns ao canal! Trabalho de primeira!
Simplesmente, adorei a entrevista! Alguém daqui do grupo indicou o modo humano com que Howard parece responder aos acontecimentos. E você, Luis, seu modo de fazer as perguntas e conduzir a entrevista me fez lembrar a época em que eu seguia carreira acadêmica. És muito profissional, também no que tange a atenção dada às pessoas. Parabéns a todos vocês, por fazerem história!
Fantástico Luís, sensacional. Fiquei doido pra ler o livro. Seria maravilhoso se fosse lançado no Brasil. Parabéns cara. Pela condução da entrevista e pela qualidade do canal. Tenho orgulho de te acompanhar desde o início dele. Vida longa e prospera para o canal!!!
Só consegui terminar de assistir agora. Que belíssima conversa, Luis! O insight dele sobre GTA 3 foi surpreendente e remeteu ao design do recém lançado Tears of The Kingdom. É incrível como a física do jogo permite que tudo funcione de forma integrada em qualquer lugar, e sem bugs significativos. É de explodir a cabeça. Já vou colocar Once Upon Atari na minha lista do Audible. Muito obrigado pela entrevista! 👏👏👏👏
Ótima entrevista, realmente legal ouvir histórias de um cara que viveu o início de todo esse mundo maravilhoso dos games. Atari 2600 foi o primeiro console que tive contato, obviamente já no final dos anos 80, mas lembro que foi fantástica a experiência da interação com a tv, bem como ele diz na entrevista.
16:15 Toca num ponto interessante os jogadores ficarem desorientados num jogo, já aconteceu comigo, desisti de jogar alguns jogos, são tão confusos que só me apetece partir o controle (já parti alguns :D )
@@RetroGamerBrasil 👏👏👏 Não sabia, incrível. Gosto muito do canal, admiro seu trabalho pelo foco preciso nos games e sem cair na armadilha de bajular espectros políticos.
Meu caro Luís, entrevista de alto nível, parabéns, deu pra ver como o Howard valoriza as perguntas e expande as respostas com perfil mais visionário hoje em dia, nem tudo dependeu dele há 40 anos. Esse formato de vídeo é ótimo. Abraço
Que entrevista esclarecedora. De fato, frustrar o jogador é bem diferente de desorientar o jogador. Quanto ao tempo de desenvolvimento de 05 meses e 01 dia, resta claro que a Warner assumiu o risco de lançar no mercado um produto descalibrado. Enfim, ainda acho que o E.T deveria ser relançado p/ Atari nos dias de hoje, mas com as correções e melhorias que o produto teria se o programador tivesse o tempo necessário p/ produzir o jogo.
Voltei pra fazer um comentario ... imagino que voce Luiz, tenha ficado extremamente orgulhoso de ter sido ELOGIADO pelo Howard em diversos momentos da entrevista ... apesar do nervosismo inicial (inclusive derrapando no idioma), logo assumiu o controle, demonstrou que se preparou para a conversa e demonstrou conhecimento abrangente sobre o assunto ... MEUS PARABÉNS, DE CORAÇÃO
Que BAITA entrevista Luis!! Muita coisa importante foi esclarecida e acrescentada! Excelente trabalho meu amigo, não é atoa que é o meu canal de RUclips preferido!! Abraço
Luiz , quando puder podia fazer um material sobre os jogo adultos para o sistema Atari 2600 , falando sobre a empresa Mystique projetando esses jogos .....
Pqp!!! Que entrevista meu amigo!!! Espetacular..., que cara fantástico e parabéns pelo nível das perguntas, seu canal fica cada dia melhor para nós, apaixonados pela história fantástica dos videogames!!! Continue assim 👏👏👏
Que entrevista sensacional, sem enrolação, com perguntas relevantes e com respostas muito satisfatórias pra nós aqui do outro lado, valeu Luis que venham mais entrevista como essa!!!
Todos os vídeos deste canal são excelentes. Assisti a todos. Mas, para mim, o conteúdo mais relevante é, sem dúvidas alguma, o das entrevistas! Sensacional! Muito obrigado! Será que teremos uma versão do audiobook, em português, narrada pelo Luis? Kkkkkk
Sem querer puxar saco, mas o Luís sabe muito bem como conduzir entrevista com essas personalidaes dos videogames, a do Stefano Arnhold foi ótima e essa foi excelente, com um homem que demonstra sapiência e amor pelo que fez, percebemos isso no documentário sobre aos jogos enterrados e nas falas dele sobre o assunto. Um tema muito bacana e esclarecedor que ele falou, foi sobre o ciclo de vida do Atari, foi um detalhe que tealmente acabou atrapalhando a empresa e que realmente se justificava para aquele período.
Amazing interview. It's great how Mr Howard was able to turn what could be only a failure and a bad memory into something very positive in terms of learning, not only for him, but the whole industry. It would be nice to see him trying to work in another game again. I bet that killing the industry now will be much tougher than it was back in 83. 😄
Meu nobre, muita qualidade nos seus vídeos. Estas entrevistas com essas lendas do vídeo game é coisa top. E além disso, os seus videos sao de primeira qualidade. Meus parabéns.
E aí, Luis, tudo tranquilo??? Sensacional essa entrevista... Você é muito bom apresentando e entrevistando...👏🏻👏🏻👏🏻 Legal que mostra muito do que acontece até hoje com a indústria de games... Hoje em dia existe a possibilidade de "remendar" ou melhorar o jogo lançando correções, mas antigamente não tinha jeito... Parabéns pela simpatia, pelo conhecimento e pelos 60 mil inscritos... Que chegue logo aos 100 mil... Vida longa ao canal... 🙌🏻 Abraço... P.S.: bem que ele podia lançar o livro em português, como bem pontuado por você, nosso mercado é enorme...
Atrasou o homem, hein? rsrs Ele adorou a entrevista para você Luis. Parabéns pelas perguntas fora da caixa e que fez o Howard responder com entusiasmo.
Que entrevista, entregou tudo que a gente espera e um pouco mais, parabéns Luís, sem palavras, Howard completamente a vontade, o ET não é pior jogo do Atari, obrigado.
Que enterevista!!! O Howard é gente boa demais, é um cara que tinha tudo para ser rancoroso com esse título de " Desenvolvedor do pior jogo do mundo" mas o cara leva tudo na super esportiva e com bom humor. Luis, vc soube levar bem naturalmente o papo com perguntas fora do óbvio e bastante relevantes! A pergunta final, o ponto de vista de um Desenvolvedor Senior como ele eleger o GTA3 foi bastante interessante, algo que eu nunca tinha pensado do jogo sobre realmente ser revolucionario em termos de design de jogo.
Um dos melhores episódios. Que visão fantástica sobre o mercado da época. A afirmação da chamada deveria ser uma interrogação, né? Fica bem claro na entrevista, que seria impossível um único jogo fazer isso, mesmo que no quase. 🙂 Vou ler o livro, mas fiquei curioso quais decisões na carreira ele tomou, após o desenvolvimento de Saboteur (que não foi lançado). Por qual motivo não quis mais continuar no ramo, sendo que a 3a geração abriu um leque bem maior de possibilidades, ainda mais pra ele que tirava leite de pedra do 2600. Considerar o PS5 o melhor console mostra que ele é muito ligado ainda com inovação e realidade virtual. GTA 3 tb não esperava. Foi um jogo revolucionário para essa categoria, mas subestimado ou meio esquecido pela crítica. Na época, minha cabeça "explodiu" com o feito que eles fizeram nas mecânicas, IA e o universo mais realista de um mundo aberto, tipo o que o Super Mario 3 fez nos jogos de plataforma.
Luis, com os retro games tão em alto, e até jogos novos saindo pra segunda geração, você sabe dizer se alguém pensou ou refez o jogo do E.T. como se o Howard Scott tivesse tido os 6 meses pra fazer? Ou será que o Howard aceitaria esse desafio de pelo menos entregar o roteiro pra alguém refazer. Seria legal, o " E.T. de 6 Meses ". 😂 E mais uma entrevista fenomenal.
Só a tela de abertura de E.T. joga no chão mais da metade da biblioteca da Atari. O povo comprou essa conversa porque tiveram preguiça de pesquisar e ver o lixo que o jogo Starship Era! Ótima entrevista!
não acho que o ET foi o culpado sozinho pelo crash, mas foi a gota dágua, foi a explosão de uma bolha que vinha se formando desde a venda da Atari pra Warner. os executivos da Warner não queriam saber de evoluir e descansaram no sucesso do Atari 2600, isso fez com que o console e os jogos fossem ficando estacionados. o outro problema foi quando a Activision ganhou na justiça o direito de produzir e vender cartuchos pro VCS. depois que abriu a porteira, qualquer piolho de bunda que tivesse um computador podia criar um jogo pro console, sendo ele bom ou ruim. o mercado ficou tão saturado de porcaria que uma hora a bolha estourou, e o ET foi o alfinete que a furou. inclusive, foi por isso que a Nintendo criou aquele selo dourado de qualidade. pra evitar que o mesmo acontecesse com o NES.
A Atari era uma excelente desenvolvedora de games, principalmente para os arcades. Ela era mestre em criar cenários 3d e pseudo-3d. Uma pena ela ter falido, ela tinha potencial para se tornar uma Nintendo da vida, apostando muito em exclusivos.
Uma coisa que eu acredito ter contribuído para o Crash foi o fato de que a Atari perdeu o controle sobre a produção de jogos com a debanda de engenheiros e a criação da Activision. Quando a Activision ganhou a ação judicial interpelada pela Atari, outras empresas, e muitas dessas de fundo de quintal, se encorajaram a criar jogos para o Atari. E muitos desses jogos não tinham nem de perto a qualidade dos jogos da própria Atari ou o nível dos jogos Activision. Nesse ponto a Atari havia perdido completamente o controle da situação: qualquer um fazia e publicava sem controle algum, já que não havia uma política de licenciamento. Assim como a Atari criou a indústria de Video Games, a Activision criou a Third Part. A Atari não estava juridicamente preparada para o novo cenário. Nintendo e Sega, por outro lado, aprenderam com essa situação passada pela Atari e patentearam suas mídias: se alguém quisesse produzir para o Famicom, por exemplo, tinha que comprar a Mídia da própria Nintendo, o que deixava a Nintendo no controle da produção, do que ia ser produzido de quem ia produzir etc.
E assim às células quê saíram da Atari, "fizeram o gta3"! 😅 agora vendo essa entrevista o que eu deduzir, foi quê se o sacaninha não tivesse saído da Atari, à empresa "poderia está na briga até hoje "! O que destruiu a empresa foi a falta de inovações nós hardware, jogos e etc. A Atari sempre terá um lugar no meu coração! 😊❤ "eu vi isso tudo! também estava lá irmãos" agora se não me engano o primeiro jogo a ser feito (BRASIL) foi o telejogo! Consistia em 2 palitos um em cada lado da tela! rebatendo uma bola quadrada! kkkk têmpos bons
O atual crash dos videojogos. Jogos são lançados inacabados, porque os estúdios necessitam de mais tempo para construir um bom jogo. Os servidores multiplayer estão com muito lag, cheio de trapaceiros mais no PC. Também há excesso de consolas? Quem são os responsáveis por toda esta trapalhada?
Pra toda teoria de conspiração tem que existir um vilão, e infelizmente o ET foi o escolhido. Jogo bom se lido o manual. O problema é que na época a gente estava acostumado com jogos de ação, tiro, ou os "pseudo RPG. Um excelente programador condenado por algo que já estava definido.
@@RetroGamerBrasil Luiz, imagina uma versão nova do ET feita pelo próprio Howard, com uma tela inicial de chegada na terra, outra fase com o Elliot tendo que retirar ele do hospital após coletar alguns objetos como em Adventure e depois fugindo de bicicleta da polícia ao estilo Bank Heist, cara, seria a melhor redenção da história. Parabéns pela entrevista
Tem uma versão hack do game ET com os bugs corrigidos e colocaram a cor original do ET. Ele ñ deve somente ele ser o culpado ouve vários outros fatores.
Luis, que entrevista impressionante. Por favor, nos traga mais entrevistas como essa. Excelente trabalho. Parabéns!!
Valeu, André! Abs
Yars' Revenge was my favorite Atari game. It was an incredible interview! What a story! As we called it in my neighborhood “O jogo da abelhinha”.
Israel, muito obrigado pelo seu apoio! Grande abraço!
Eu amava o cartucho, era o mais bonito da minha coleção de cartuchos , diferente dos cartuchos nacionais do Atari em que o papel era cinza todo cartucho americano que eu adquiri quando era garoto nos anos 80 ou era emborrachado ou era metalizado como esse do ET, adorava o jogo era um dos meus preferidos. Infelizmente já não o tenho mais, sempre que comprei um console novo eu tenho o hábito de doar o antigo com tudo para o filho de amigos ou mesmo um parente que não tem condições de comprar, e é uma satisfação ver a alegria da pessoa que recebe.
👊👊👊
Mais uma entrevista incrível. Obrigado Luis por proporcionar ao público do Brasil essa experiência.
🙏👊
Luís parabéns por essa incrível entrevista.
Que entrevista sensacional, muito bom ver alguém que estava lá nos primórdios da indústria contando as histórias. Ainda mais o programador do ET em pessoa, contando alguns detalhes da época. Que maravilha! !!! 👏👏👏👏👏
👊👊👊
Putz, esse vídeo deveria ter 500 mil views… mesmo por estar em português (para brasileiros) e inglês (para o resto do mundo). Um pedaço da história dos games está aqui!
Que entrevista incrível. É muito legal ver como ele conta com entusiasmo as suas histórias.
Parabéns Luis por fazer uma entrevista tão boa.
🙏👊
Poxa, que honra poder entrevistar uma lenda dessas! Howard é um grande ícone e um grande divisor de águas na indústria dos games. Eu lí esse livre no original em inglês e ele está entre os melhores que já li sobre esse assunto, junto com um outro que é fantástico também chamado "Disrupting the game" que conta a história da gestão de Fils-Aimé na Nintendo.
Obrigado, Luís por essa entrevista!
Entrevista fantástica! Deixo minha critica pq dura apenas 52min, por mim deveria ter no mínimo umas 4h... hehehe Abrs!
😁👊👊👊
É assim que se faz uma entrevista!
Perguntas simples, perguntas complexas, mas todas relevantes.
E o melhor: Não são as perguntas que a maioria faz quando tem a rara oportunidade de falar com um ícone destes. Perguntas imbecis, superficiais e que qualquer idiota já tem o conhecimento da resposta, após ler numa reles Wikipedia.
Parabéns ao canal! Trabalho de primeira!
Valeu 🙏
Simplesmente, adorei a entrevista! Alguém daqui do grupo indicou o modo humano com que Howard parece responder aos acontecimentos. E você, Luis, seu modo de fazer as perguntas e conduzir a entrevista me fez lembrar a época em que eu seguia carreira acadêmica. És muito profissional, também no que tange a atenção dada às pessoas. Parabéns a todos vocês, por fazerem história!
Valeu, amigo! Fiquei muito feliz com suas palavras! Abs
Fantástico Luís, sensacional. Fiquei doido pra ler o livro. Seria maravilhoso se fosse lançado no Brasil. Parabéns cara. Pela condução da entrevista e pela qualidade do canal. Tenho orgulho de te acompanhar desde o início dele. Vida longa e prospera para o canal!!!
Verdade, Samuel! Você está aqui desde os primórdios do canal! Obrigado pela parceria 👊
Só consegui terminar de assistir agora. Que belíssima conversa, Luis! O insight dele sobre GTA 3 foi surpreendente e remeteu ao design do recém lançado Tears of The Kingdom. É incrível como a física do jogo permite que tudo funcione de forma integrada em qualquer lugar, e sem bugs significativos. É de explodir a cabeça. Já vou colocar Once Upon Atari na minha lista do Audible. Muito obrigado pela entrevista! 👏👏👏👏
Ele citar o GTA 3 foi uma grande surpresa. Mostra o quanto ele seguiu acompanhando a evolução dos games. Abraços!
Ótima entrevista, realmente legal ouvir histórias de um cara que viveu o início de todo esse mundo maravilhoso dos games. Atari 2600 foi o primeiro console que tive contato, obviamente já no final dos anos 80, mas lembro que foi fantástica a experiência da interação com a tv, bem como ele diz na entrevista.
16:15 Toca num ponto interessante os jogadores ficarem desorientados num jogo, já aconteceu comigo, desisti de jogar alguns jogos, são tão confusos que só me apetece partir o controle (já parti alguns :D )
Cara, cada vídeo do seu canal é uma aula. Tô empolgado com minha coleção de novo graças a você.
Que legal, Rogério! Grande abraço!
@@RetroGamerBrasil Se alguém traduzir o título desse video pro próprio Howard Scott, talvez ele não irá gostar: "Ele quase destruiu os videogames".
@@tutoriais5266 é o título do próprio livro que ele escreveu. E eu aprovei tudo com ele
@@RetroGamerBrasil 👏👏👏 Não sabia, incrível. Gosto muito do canal, admiro seu trabalho pelo foco preciso nos games e sem cair na armadilha de bajular espectros políticos.
Ótima entrevista Luís, é mais um like!!👍🙋♀️
🙏
Meu caro Luís, entrevista de alto nível, parabéns, deu pra ver como o Howard valoriza as perguntas e expande as respostas com perfil mais visionário hoje em dia, nem tudo dependeu dele há 40 anos. Esse formato de vídeo é ótimo. Abraço
Valeu, Daniel! Abs
Que entrevista esclarecedora. De fato, frustrar o jogador é bem diferente de desorientar o jogador. Quanto ao tempo de desenvolvimento de 05 meses e 01 dia, resta claro que a Warner assumiu o risco de lançar no mercado um produto descalibrado. Enfim, ainda acho que o E.T deveria ser relançado p/ Atari nos dias de hoje, mas com as correções e melhorias que o produto teria se o programador tivesse o tempo necessário p/ produzir o jogo.
👊👊👊
A cada vídeo novo que assisto no seu canal, fico cada vez mais admirado com seu trabalho. Parabéns!!! 👋👋👋😃
Valeu 🙏
SENSACIONAL irmão , parabéns . Entrevista histórica!
Valeu 🙏
Voltei pra fazer um comentario ... imagino que voce Luiz, tenha ficado extremamente orgulhoso de ter sido ELOGIADO pelo Howard em diversos momentos da entrevista ... apesar do nervosismo inicial (inclusive derrapando no idioma), logo assumiu o controle, demonstrou que se preparou para a conversa e demonstrou conhecimento abrangente sobre o assunto ... MEUS PARABÉNS, DE CORAÇÃO
Valeu, Fernando! O Howard também foi super simpático e me deixou a vontade. Foi um momento inesquecível!
Otima entrevista, otimas perguntas, parabéns!
Valeu 🙏👊
Canal excepcional. Obrigado por trazer mais outra entrevista interessante. 👍🏻👍🏻
Uma lenda viva mano, parabéns e muito sucesso ao seu canal, e o agradecimento dele em BR foi show kkk..
👊👊👊
Que BAITA entrevista Luis!!
Muita coisa importante foi esclarecida e acrescentada!
Excelente trabalho meu amigo, não é atoa que é o meu canal de RUclips preferido!! Abraço
Valeu, Leandro! Abs
Luiz , quando puder podia fazer um material sobre os jogo adultos para o sistema Atari 2600 , falando sobre a empresa Mystique projetando esses jogos .....
Pqp!!!
Que entrevista meu amigo!!!
Espetacular..., que cara fantástico e parabéns pelo nível das perguntas, seu canal fica cada dia melhor para nós, apaixonados pela história fantástica dos videogames!!!
Continue assim 👏👏👏
Valeu 🙏. Abraços!
Incrível Luís! Trampo absurdo, obrigado por trazer essa entrevista para nós 🙏🏻
🙏👊
Que entrevista sensacional, sem enrolação, com perguntas relevantes e com respostas muito satisfatórias pra nós aqui do outro lado, valeu Luis que venham mais entrevista como essa!!!
🙏👊
Todos os vídeos deste canal são excelentes. Assisti a todos. Mas, para mim, o conteúdo mais relevante é, sem dúvidas alguma, o das entrevistas! Sensacional! Muito obrigado! Será que teremos uma versão do audiobook, em português, narrada pelo Luis? Kkkkkk
Seria minha glória máxima narrar esse livro! Abraços!
Luis, vc realmente tá demais amigo kkkk muito bom em! Que entrevista Top! Curti cada segundo! Parabéns e obrigado !
Valeu 🙏👊
Sem querer puxar saco, mas o Luís sabe muito bem como conduzir entrevista com essas personalidaes dos videogames, a do Stefano Arnhold foi ótima e essa foi excelente, com um homem que demonstra sapiência e amor pelo que fez, percebemos isso no documentário sobre aos jogos enterrados e nas falas dele sobre o assunto. Um tema muito bacana e esclarecedor que ele falou, foi sobre o ciclo de vida do Atari, foi um detalhe que tealmente acabou atrapalhando a empresa e que realmente se justificava para aquele período.
Parabéns mais uma vez, Luis. Foi sensacional!
Amazing interview. It's great how Mr Howard was able to turn what could be only a failure and a bad memory into something very positive in terms of learning, not only for him, but the whole industry. It would be nice to see him trying to work in another game again. I bet that killing the industry now will be much tougher than it was back in 83. 😄
👊👊👊
Que demais, adoro essas histórias, é muito apaixonante! Entrevista incrível com essa lenda! Parabéns pelo trabalho Luis!
Valeu 🙏
Meu nobre, muita qualidade nos seus vídeos. Estas entrevistas com essas lendas do vídeo game é coisa top. E além disso, os seus videos sao de primeira qualidade. Meus parabéns.
Valeu 🙏
Que vídeo sensacional!! Parabéns pelo material e pelo papo, adorei cada momento.
Que demais ter você por aqui! Curto muito seu trabalho! Abraços
E aí, Luis, tudo tranquilo???
Sensacional essa entrevista... Você é muito bom apresentando e entrevistando...👏🏻👏🏻👏🏻
Legal que mostra muito do que acontece até hoje com a indústria de games... Hoje em dia existe a possibilidade de "remendar" ou melhorar o jogo lançando correções, mas antigamente não tinha jeito...
Parabéns pela simpatia, pelo conhecimento e pelos 60 mil inscritos... Que chegue logo aos 100 mil... Vida longa ao canal... 🙌🏻
Abraço...
P.S.: bem que ele podia lançar o livro em português, como bem pontuado por você, nosso mercado é enorme...
Valeu, Renato! Grande abraço!
Que entrevista sensacional!
Parabéns Luiz pelo seu trabalho e dedicação.
🙏👊
Muito bom, parabéns pela entrevista... não consegui parar de assistir, até me atrapalhou no trabalho kkkk
Valeu! Abraços
Parabéns pela entrevista! Fantástica 👏👏👏👏👏
🙏🙏🙏
Cara, que sensacional!!! Parabéns pelo trabalho!! Curtindo demais!
Abraço!
🙏👊
Meu Amigo Luis, Parabens novamente excelente entrevista você pra mim ja virou referencia nesses formato... Talk Show hehehehe....
Valeu 🙏👊💪
Atrasou o homem, hein? rsrs Ele adorou a entrevista para você Luis. Parabéns pelas perguntas fora da caixa e que fez o Howard responder com entusiasmo.
🙏👊
Que entrevista, entregou tudo que a gente espera e um pouco mais, parabéns Luís, sem palavras, Howard completamente a vontade, o ET não é pior jogo do Atari, obrigado.
👊👊👊
@@RetroGamerBrasil Jo Soares do Retrogame
Parabéns pela entrevista! Ta cada vez melhor Luis.
👊👊👊
Excelente entrevista!
Muito boa a entrevista Luis, parabens pelo trabalho!
Valeu, Jackson! Abraços
Uhuuuuuu
Vídeo novo é like garantido sempre nesse canal
Valeu 🙏
Entrevista fantástica ! Uma aula !
👊👊👊
Ótima entrevista! Like!
👊👊👊
Excelente entrevista ...
🙏👊
Que aula maravilhosa ... muito obrigado
🙏👊
Que enterevista!!! O Howard é gente boa demais, é um cara que tinha tudo para ser rancoroso com esse título de " Desenvolvedor do pior jogo do mundo" mas o cara leva tudo na super esportiva e com bom humor. Luis, vc soube levar bem naturalmente o papo com perguntas fora do óbvio e bastante relevantes! A pergunta final, o ponto de vista de um Desenvolvedor Senior como ele eleger o GTA3 foi bastante interessante, algo que eu nunca tinha pensado do jogo sobre realmente ser revolucionario em termos de design de jogo.
👊👊👊
Muita coisa interessante. Traz pontos que eu nem havia parado para analisar. Entrevista mais que necessária para o público.
👊👊👊
Parabéns pela entrevista!
🙏👊
Parabéns Luiz ótima entrevista deu até vontade de jogar E.T kkk
Eu joguei bastante depois que fiz a entrevista! Abs
Assistindo pela primeira vez em 2024!
O livro merecia um filme ou uma série
Parabéns pelo vídeo!!
Valeu 🙏
Um dos melhores episódios. Que visão fantástica sobre o mercado da época. A afirmação da chamada deveria ser uma interrogação, né? Fica bem claro na entrevista, que seria impossível um único jogo fazer isso, mesmo que no quase. 🙂 Vou ler o livro, mas fiquei curioso quais decisões na carreira ele tomou, após o desenvolvimento de Saboteur (que não foi lançado). Por qual motivo não quis mais continuar no ramo, sendo que a 3a geração abriu um leque bem maior de possibilidades, ainda mais pra ele que tirava leite de pedra do 2600. Considerar o PS5 o melhor console mostra que ele é muito ligado ainda com inovação e realidade virtual. GTA 3 tb não esperava. Foi um jogo revolucionário para essa categoria, mas subestimado ou meio esquecido pela crítica. Na época, minha cabeça "explodiu" com o feito que eles fizeram nas mecânicas, IA e o universo mais realista de um mundo aberto, tipo o que o Super Mario 3 fez nos jogos de plataforma.
Marcelo, ouvi sua sugestão e acabei de mudar o título para uma interrogação. Abraços!
Luis, com os retro games tão em alto, e até jogos novos saindo pra segunda geração, você sabe dizer se alguém pensou ou refez o jogo do E.T. como se o Howard Scott tivesse tido os 6 meses pra fazer? Ou será que o Howard aceitaria esse desafio de pelo menos entregar o roteiro pra alguém refazer.
Seria legal, o " E.T. de 6 Meses ". 😂
E mais uma entrevista fenomenal.
Seria demais mesmo ver o ET de hoje! Tem um hack lançado para o Intellivision que corrigiu parte dos bugs. Vou postar no Instagram. Abs!
Luis, avisa pra ele que eu comprei o livro. Coloquei na próxima leitura (terminando um aqui).
Boa! Abs
bom chegou a hora de curtir mais um espetáculo!!!
🙏👊
Só a tela de abertura de E.T. joga no chão mais da metade da biblioteca da Atari. O povo comprou essa conversa porque tiveram preguiça de pesquisar e ver o lixo que o jogo Starship Era! Ótima entrevista!
🙏👊
@@RetroGamerBrasil Starship , deixei apenas kkkkk
Entrevista espetacular. Minha curiosidade técnica, qual computador eles usaram e linguagem, apensar de imaginar que seja o assembler.
Vou perguntar para ele! Abraços
@@RetroGamerBrasil Para o ponto de vista histórico em computação, é importante.
não acho que o ET foi o culpado sozinho pelo crash, mas foi a gota dágua, foi a explosão de uma bolha que vinha se formando desde a venda da Atari pra Warner. os executivos da Warner não queriam saber de evoluir e descansaram no sucesso do Atari 2600, isso fez com que o console e os jogos fossem ficando estacionados.
o outro problema foi quando a Activision ganhou na justiça o direito de produzir e vender cartuchos pro VCS. depois que abriu a porteira, qualquer piolho de bunda que tivesse um computador podia criar um jogo pro console, sendo ele bom ou ruim. o mercado ficou tão saturado de porcaria que uma hora a bolha estourou, e o ET foi o alfinete que a furou.
inclusive, foi por isso que a Nintendo criou aquele selo dourado de qualidade. pra evitar que o mesmo acontecesse com o NES.
A Atari era uma excelente desenvolvedora de games, principalmente para os arcades. Ela era mestre em criar cenários 3d e pseudo-3d. Uma pena ela ter falido, ela tinha potencial para se tornar uma Nintendo da vida, apostando muito em exclusivos.
Adoreiiiiiii ❤
🙏👊
Uma coisa que eu acredito ter contribuído para o Crash foi o fato de que a Atari perdeu o controle sobre a produção de jogos com a debanda de engenheiros e a criação da Activision. Quando a Activision ganhou a ação judicial interpelada pela Atari, outras empresas, e muitas dessas de fundo de quintal, se encorajaram a criar jogos para o Atari. E muitos desses jogos não tinham nem de perto a qualidade dos jogos da própria Atari ou o nível dos jogos Activision.
Nesse ponto a Atari havia perdido completamente o controle da situação: qualquer um fazia e publicava sem controle algum, já que não havia uma política de licenciamento. Assim como a Atari criou a indústria de Video Games, a Activision criou a Third Part. A Atari não estava juridicamente preparada para o novo cenário.
Nintendo e Sega, por outro lado, aprenderam com essa situação passada pela Atari e patentearam suas mídias: se alguém quisesse produzir para o Famicom, por exemplo, tinha que comprar a Mídia da própria Nintendo, o que deixava a Nintendo no controle da produção, do que ia ser produzido de quem ia produzir etc.
Continue assim!
👊👊👊
Oi gosto muito de jogos retro
E assim às células quê saíram da Atari, "fizeram o gta3"! 😅 agora vendo essa entrevista o que eu deduzir, foi quê se o sacaninha não tivesse saído da Atari, à empresa "poderia está na briga até hoje "! O que destruiu a empresa foi a falta de inovações nós hardware, jogos e etc. A Atari sempre terá um lugar no meu coração! 😊❤ "eu vi isso tudo! também estava lá irmãos" agora se não me engano o primeiro jogo a ser feito (BRASIL) foi o telejogo! Consistia em 2 palitos um em cada lado da tela! rebatendo uma bola quadrada! kkkk têmpos bons
O atual crash dos videojogos. Jogos são lançados inacabados, porque os estúdios necessitam de mais tempo para construir um bom jogo. Os servidores multiplayer estão com muito lag, cheio de trapaceiros mais no PC. Também há excesso de consolas? Quem são os responsáveis por toda esta trapalhada?
Pra toda teoria de conspiração tem que existir um vilão, e infelizmente o ET foi o escolhido. Jogo bom se lido o manual. O problema é que na época a gente estava acostumado com jogos de ação, tiro, ou os "pseudo RPG. Um excelente programador condenado por algo que já estava definido.
Perfeito! Como eu disse, o ET é como vinho. Hoje em dia acho um jogo bem legal. Abs
@@RetroGamerBrasil Luiz, imagina uma versão nova do ET feita pelo próprio Howard, com uma tela inicial de chegada na terra, outra fase com o Elliot tendo que retirar ele do hospital após coletar alguns objetos como em Adventure e depois fugindo de bicicleta da polícia ao estilo Bank Heist, cara, seria a melhor redenção da história. Parabéns pela entrevista
Tem uma versão hack do game ET com os bugs corrigidos e colocaram a cor original do ET. Ele ñ deve somente ele ser o culpado ouve vários outros fatores.
Tem um hack também para o Intellivision que é muito bom
Acho que eu joguei este jogo (que era ruim,mesmo…) em 1988,acho….
toma meu LIKEEEEEEEE
👊👊👊
👏👏👏👏👏👏👏
👏🏻💫
🙏👊
André Leandro presente
👊👊👊
SÓ UM BODE EXPIATÓRIO!?..
👍🏾👍🏾
Cara, tem um jogo pior que ET: Pepsiman do PS1😂
Nunca joguei! Vou pesquisar aqui!
Mais uma ótima entrevista, parabéns! Péssimo título do video. Apelativo e irreal, ainda mais considerando o seu próprio conteúdo.
Diogo, é o título do livro que ele próprio escreveu. Eu aprovei tudo com ele e a ideia é ser irônico mesmo
likeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee