Identidade e identitarismo no capitalismo | Participação no canal do História Cabeluda

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • Esse vídeo é parte de minha conversa com Gustavo Gaiofato no canal História Cabeluda, onde trocamos uma ideia sobre "Identidade e identitarismo"
    Simbora!?
    _____
    - Apoia.se: apoia.se/herib...
    - Pix: maia.heribaldo@gmail.com
    _____
    Cursos na Classe Esquerda:
    - Desvendando a dialética: uma introdução ao pensamento de Hegel
    classeesquerda....
    - Por que não há revolta? Neoliberalismo como contrarrevolução
    classeesquerda....
    _____
    Meus Livros:
    - Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades: www.rupturaedi....
    - Marxismo, psicanálise e revolução: lavrapalavra.c....
    _____
    Nos sigam nas redes:
    Instagram: @heribaldomaia
    .
    #identitarismo #identidade #gustavogaiofato

Комментарии • 13

  • @donildo1917
    @donildo1917 Месяц назад +2

    Essa crítica de senhorita Bira é divertida, é uma crítica do hiper-particularismo liberal que separa cada opressão numa caixinha pra um hiper-universalismo liberal que coloca todas opressões numa caixinha só de forma indiferenciada.
    Senhorita Bira tá precisando fazer o curso de introdução a Hegel no classe esquerda pra parar de separar o que não pode ser separado e de unir o que não pode ser unido 🤣

  • @portadoradaluz
    @portadoradaluz Месяц назад +3

    Olá, Heribaldo. O Luiz Augusto deu uma entrevista ótima esses dias. Ele explica que no Brasil, o movimento negro e o movimento feminista não podem ser considerados "identitários" porque esses movimentos não celebram a diferença cultural, existe um propósito de igualdade de direitos e oportunidades. Esses movimentos lutam por justiça. Ele deu dois exemplos: as cotas e o aborto. A cota é uma política identitarista? Ele que disse que NÃO, porque o objetivo da cota não é valorizar a cultura negra e sim proporcionar igualdade entre pessoas negras e brancas. A mesma coisa o aborto. Legalizar o aborto não tem a ver com celebração da diversidade (algo do tipo: 'vamos valorizar as mulheres!'), e sim salvar a VIDA das mulheres. Então, dizer que o movimento negro e feminista são identitários, é, na verdade, uma grande MENTIRA. O conceito está sendo deturpado.
    (Trecho da entrevista: ruclips.net/video/WKB25rrKUa0/видео.html) Um abraço

    • @heribaldomaia
      @heribaldomaia  Месяц назад +2

      Vou ver sim, mas pelo que você parece um argumento bem interessante mesmo. Obrigado pela sugestão

  • @carneiro_guto
    @carneiro_guto Месяц назад

    "Será que as máquinas vão dominar a humanidade?" As máquinas já dominam. Se as máquinas são instrumentos usados pela classe dominante para acirrar a luta de classes exercendo maior dominação sobre nós, então, tarde demais, as máquinas já dominam a humanidade. O pulo do gato é saber que a humanidade está cindida em dominantes e dominados, burguesia e proletariado, e hoje as máquinas estão com a burguesia servindo de instrumento para dominação sobre o proletariado. Quando fizermos a revolução, as máquinas seguirão dominando. Como instrumentos na nossa mão para eliminar a burguesia enquanto classe.

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Месяц назад

    👏👏👏

  • @ninaslanna
    @ninaslanna Месяц назад

  • @diegoprofessor2337
    @diegoprofessor2337 Месяц назад

    52:37 Eu concordo que o identitarismo está presente em todos os movimentos, inclusive na esquerda. E concordo que teorias que discordam das nossas não são desprovidas de validade.
    Mas pra mim, o nome disso é centrismo. As divisões na esquerda não são criadas para dividir a esquerda, as divisões existem porque existem contradições dentro da esquerda, dentro inclusive do marxismo. As disputas dentro das esquerdas são necessárias, inclusive para combater o sectarismo ✊🏽⚧☭

  • @tramontina1742
    @tramontina1742 Месяц назад

    Aí gente, não dá pra dizer que não é acadêmico,mas eu concordo com tudo, devemos nos esforçar pra começar a entender ao invés de ficar falando que não é didático blá blá blá

    • @heribaldomaia
      @heribaldomaia  Месяц назад +4

      Não, não é acadêmico, se forem num congresso acadêmico aí verá que é bem diferente. Agora isso, citar livros, falar de teorias sem ser de modo reducionista que só transmite a falsa sensação de didática, não é didática.

  • @klarakrok
    @klarakrok Месяц назад

    Nas frentes apoiando,o pensamento em Agit prop

  • @vapaussattu
    @vapaussattu Месяц назад +1

    🇵🇸

  • @yurif5409
    @yurif5409 Месяц назад

    up