Obrigado Dra. Manuela Truiti por enfatizar q no vaper n há redução de dano e por ter um potencial de vício ainda maior q o cigarro convencional .. dito isso, graças a vc, continuarei com meu Malboro já q n irei largar o víco msm.. 🙏
Neste domingo, 15 de setembro, às 19:25, completo 3 meses sem cigarro, depois de 28 anos de tabagismo, forte dependência fisica e emocional, 6 ou 7 tentativas ao longo dos últimos 15 anos. Ultimos 3 anos estava em quase 3 maços por dia. Fui reduzindo e cheguei em 6 por um tempo. Minha esposa voltou depois de 5 anos. De repente eu estava quase num maço inteiro de novo e 6 meses de esforço quase jogado fora. Já vinha de mudança de alimentação, menos 48 kg, abandonar o sedentarismo e álcool. So faltava esse maldito vício. Paguei influenza,. fiquei muito ruim, mesmo assim fumava. Filhos pequenos, esposa voltando com cigarro e eu super doente fumando. Demorou mas foi a gota d'água. Eu não aguentava mais aquela dependência. Sei que é um exercício diário e preciso muito me policiar. Mas estou muito feliz sem esse vício maldito e nem imaginava que um dia eu conseguiria. Sigo firme e foi a melhor decisão da minha vida. É libertador. Esperei mais de um ano pelo tratamento do SUS, nunca consegui, apesar de divulgar o tratamento. Fui eliminado os mais faceis e adiando os mais fissurantes do dia, principalmente o primeiro do dia. Fazer coisas sem estar fumando, não acender aquele que a gente nem percebe. Vc acoatuma e muitos nao fazem mais falta. Ganhei 7 kilos e estabilizei o peso no último mês, mas foi uma troca justa. Você que nunca fumou, não comece ou subestime. Você que esta tentando, não desista! Persistência é importante!
Parabéns, só você poderá fazer isto por você, então siga firme, sua vida já está melhor e ficará cada vez melhor. Foco em atividade física e alimentação certa. Orgulhe-se de sua decisão e curta a vida.
Tenho 46 anos, comecei fumar aos 17 anos e parei a 2 anos. Corro a 5 anos e agora em 2024 corri minha primeira meia maratona. Com muita felicidade supero a cada dia. O cigarro deixa seus rastros ao longo do tempo.
Meu primeiro contato com nicotina foi com um pod em 2019. Desde então, eu fiquei super viciado, todos meus amigos tinham, levavam pra aula. Durava uns três dias no máximo, e já me sujeitei ao uso de aparelhos que já nem estavam mais funcionando, tamanho vício. Fumando desde a hora de acordar até ir para cama. Depois, continuei usando todos os dias até que decidi parar por uma semana, depois um mês, depois dois meses. Hoje sinto pouca vontade e as vezes, ainda dava um "push". Mas já há um tempo em que não suporto mais a ideia de ver todos os jovens ao meu lado usando, sinto que isso vai dar muito ruim.
Eu fumei durante 20 anos e fazem 12 anos que deixei o vicio, posso afirmar que foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida. Meu pai faleceu há pouco mais de um mês aos 79 anos de enfisema pulmonar causada por mais de 45 anos fumando :(
Fui aluna da Dra Manu na faculdade e graças as aulas dela consegui parar com cigarro eletrônico. Muito importante que todas essas informações sejam disponibilizadas em meios como esse. Muito bom!! 👏👏
Quando eu fumei era geralmente em festa, para me sentir parte daquele grupo. Hoje quando sabemos a consequência do cigarro eletrônico. Somos motivados não inicia este comportamento danoso para a nossa vida. Obrigado doutora Manuela e Eslão por disseminar conhecimento. Assim termos vários substratos para não entra nesta Viper. Podcast incrível parabéns pelo esforço e dedicação.❤🎉
ESLEN, chama para o Podcast o professor DR. DANIEL LOBATO da UFTM. Ele é professor de fisioterapia esportiva, e manja especialmente de cinesio, biomecânica e reabilitação. Vai ser um papo interessante, principalmente por ser uma FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. Vou insistir até assistir ele aqui...kkkkkk
Eslen poderia fazer um episódio só sobre cigarro e dicas de como parar, falar bastante sobre essa parte comportamental? Meu marido consegue ficar muitos dias sem fumar se está de férias pr ex, mas quando volta pra rotina do trabalho, volta o cigarro 😔
Uma das coisas mais estúpidas que eu já fiz foi tentar parar de fumar migrando pro pod. Tô com 34 anos e dos 27 aos 31 anos eu fumava tipo 3x por semana de 1 a 3 cigarros por dia. A partir dos 31 anos comecei a fumar diariamente, primeiro de 1 a 5 cigarros por dia e depois de 3 a 8 cigarros por dia, mas praticamente nunca passava disso. Decidi parar de vez e esse ano decidi passar pro pod de 5% de nicotina com a intenção de fazer uma redução de nicotina mais controlada, maior burrice! Em resumo eu comecei a fumar MUUUITO mais; anotando os puffs diários eu passei de 3 a 8 cigarros por dia para 10 a 19 cigarros por dia e passei a sentir mais compulsão para “tragar”. A praticidade de poder usar pod em qualquer lugar prejudica demais esse aumento no uso de consumo, sem contar que sai de algo fedido para algo cheiroso e com sabor bom. No início do ano apareceu uma lesão na minha boca que levantou a suspeita de um câncer de boca, eu fiquei apavorada!!! Felizmente não era câncer e o susto acabou sendo bom pq passei a ficar muito determinada a parar de firmar. Atualmente eu tenho conseguido parar com acompanhamento médico e psicólogo e em uso de bupropiona (3 semanas sem), o que ajuda muuuito, mas ainda assim não é fácil. Bora parar aí galera.
O problema é mostrar para as pessoas o quanto isso faz mal, porque, mesmo mostrando esse podcast, muitas delas não estarão nem aí. É complicado. Se a pessoa não tiver motivação para parar, nada fará com que ela pare realmente.
Eu fiquei um ano fumando pod por um descuido, buscando uma fuga para a ansiedade. Minha imunidade foi no chão e me sentia muito desanimada, todos os dias!
Fumei cigarro Branco por 16 anos, e usei o POD por 4 anos, fumava muito todos os dias, de hora em hora, ia pro banheiro do serviço baforar, acordava de madrugada para baforar, usava nicotina de 50mg, fiquei hiper viciado no POD. Hoje faz 24 dias sem nicotina, esta sendo uma luta diária. Gente, não se enganem, não tente substituir um mal pelo outro, tudo mata e o pod é hiper viciante.
Fiz uso de Pod por 3 anos consecutivos sem parar, estava com ele na boca constantemente, sim, amava pitar meu Podzinho. Comecei a pedalar e resolvi parar de fumar para melhorar meu desempenho, resultado: Inflamação respiratória por abstinência do vaper. Comecei com tosse simples, depois foi dando dor no peito, dor nas costas, até que veio a terrível falta de ar. Precisei buscar ajuda médica, fiz RX, resultado: líquido no pulmão e pulmão dilatados. OBS.: Não fiquei doente por estar fazendo o uso do vaper e sim doente por parar de usá-lo. Parece até loucura né!? Mas foi minha realidade. Tenho 41 anos e não era tabagista. Hj estou exatamente a 16 dias sem colocar na boca.
Baita conteúdo importante, geral ta nesses pods aí (modinha)... eu era fumante de cigarro a dois anos atrás. 04 05 cigarros por dia no máximo. Resolvi parar por livre e espontânea vontade, por conta do cheiro, sei que cada caso é um caso, mas digo por mim, não sofri nada... foi bem tranquilo, sabia o que queria e desde que me tornei fumante sabia que um dia iria parar. E hj não posso mais nem ficar perto... não suporto o cheiro kkkk.
Ouvi pelo Spotify, mas tive que vir aqui deixar meu like e meu comentário, usei isso uma vez pra nunca mais, cigarro também só quando era mais nova e cara, Eslão parabéns de verdade, por mais criadores de conteúdo como você, que vem sempre trazendo conhecimento,informação e muito mais, estão de parabéns!!
Realmente o conhecimento é Libertador! Curioso para mim que nunca usei droga alguma, filha de quem partiu mto cedo por conta do cigarro😢 e Avó de uma adolescente com apenas 17 anos com essa porcaria.E que nem saberei se “um dia houve arrependimento “. Excelente episódio 🙏🏻
Eu fumo cigarro convencional, mais ou menos por uns 5 anos... Consegui parar com a maconha tranquilamente, pornografia/masturbação apanhei um pouco, mas o cigarro bicho, é meu demônio de 7 cabeças. Acredito que só conseguirei parar com tratamento mesmo. Nos comentários um pessoal tá falando que tem tratamento pelo SUS, preciso ir atrás pois quero muito parar, mas é muito difícil.
Eu fumo desde os 15 anos se não me engano, comecei no narguile e depois de uns anos fiquei dividindo entre vape e narguile, fim de 2022 acabei começando com pod e cigarro normal, e to revezando desde lá, tem meses que fumo mais cigarro já outros pod, mas sinto que nenhum cigarro eletrônico vence o vicio do cigarro, mesmo com muito mais nicotina (já fumei tanto do descartável quanto do recarregável) sempre que eu saia com descartável, eu sentindo cheiro de cigarro queimando me dava vontade de fumar. na real eu saia com um descartável e uma carteira de paiero KKKKKKK e minha dica pra quem não fuma é não comece, você nem vai perceber e já vai ter viciado.
Dr Manuela é excelente!!! Professora da nossa amada UFPR. Conteúdo de grande qualidade e com informações tão relevantes pra nossa sociedade! Parabéns, prof
eu era um forte defensor do vape, comecei em 2009 importando os primeiros modelos da Europa e tive problemas de saúde que não foram identificados, foram 3x em 3 condições completamente diferentes. baixa na pressão repentina e febre de 40 por 4 dias. Voltei pro tabaco tradicional e não aconteceu de novo fazem 6 anos. Eu tenho certeza que foi o causador foi o vape. Já temos 15 anos desde o início dessa febre e acredito que já tenhamos dados suficientes para condenar o uso do vape.
De duas uma, ou a Manuela estuda MUITO e tem propriedade sobre o tema, ou ela é a melhor vendedora da cena de cigarros eletrônicos do Brasil. SABE TUDOOO de cigarro eletrônico HAHAHAH. Brincadeiras à parte, decidi assistir o vídeo pois o tabagismo é um dos fatores que preciso ajustar pra continuar na minha jornada de desenvolvimento pessoal. Obrigado Manu, Eslen e equipe por esse conteúdo de tanta qualidade. Abraços diretamente da Holanda ❤🎈
Usei durante 2-3 anos vape/pod, cheguei a usar 100ml de juice pro vape a cada 7-10 dias, que é o líquido, a essência. Parei faz 1 ano e 3 meses já, e desde lá não uso mais nada, zero nicotina. Usava toda hora, já que trabalhava em casa, ficava na mesa e a cada 2m usava. O começo é bem difícil mas hoje em dia praticamente não sinto falta. É triste pensar no quanto dinheiro já gastei com isso e claramente, a saude tbm kk
sensacional esse conteúdo! muito instrutivo. importante que a informação possa chegar ao maior número de pessoas possível para que se tenha conhecimento sobre o engodo recriado pela indústria do tabaco. faz um paralelo de como estamos novamente regredindo para o uso da nicotina e outras substâncias maléficas. parabéns a Dra. Manuela, tão jovem, mas já dotada de vasto conhecimento para auxiliar as pessoas
nem sempre a pessoa consome todo o liquido do pod muitos a bateria acaba antes eu mesmo já contei as puxadas de um uma vez e deu cerca de 600 em um que prometia 1000 (obs: não fumo mais ) é bom considerar isso também
Que conteúdo maravilhoso! Profissional exemplar e o mais importante, baseado em evidências. Que a população possa ter acesso a esse tipo de conteúdo e se dar conta do mal do tabagismo enquanto há tempo.
Comecei a fumar tabaco após fumar por alguns meses o famoso "Pod descartável". Agora estou largando aos poucos o tabaco. Tudo isso em menos de 1 ano de uso contínuo de nicotina. Dando uns tragos de vez em quando em algum tabaco de amigos quando começo a beber. Realmente a nicotina é a droga mais viciante que existe, não a subestime!
Excelente trabalho, Eslen! A Dra. Manuela trouxe insights valiosos sobre os cigarros eletrônicos, desmascarando muitos mitos. Fiquei especialmente impactado pela discussão sobre os sais de nicotina e a dependência. Como alguém com asma, o tema é bastante relevante para mim. Também tenho explorado temas como esses no meu canal, sempre busco uma abordagem autêntica e reflexiva. Seu conteúdo me inspira muito, e a continuar compartilhando minhas perspectivas. Parabéns pelo ótimo episódio! 👏👏👏
Uma coisa pra considerar é que nicotina não é o que é tóxico do cigarro, neste você tem literalmente polônio que é um elemento muito radioativo que você põe no pulmão toda vez que acende um cigarro normal.
Eu parei de fumar cigarros com facilidade, mas é incrível como a vontade nunca some. Eu fumava pouco cigarros por dia, era mais só pra relaxar mesmo não pelo vício de nicotina
Moço vc descreveu o vício kkk. Tu era viciado sim. Como alguém fuma alguns cigarros por dia e não é viciado? A maior prova disso é a vontade de fumar nunca passar.
@@calixtando8093 pra mim viciado é quem fuma 1 ou mais carteira por dia, fica louco se acaba o cigarro, fica saindo a cada meia hora pra fumar... Eu era viciado realmente, mas longe de ser o fumante comum
eu estou a 2 anos sem fumar nada, o ciggaro eletronico foi a unica coisa q me conseguiu me ajudar a parar, mas eu msmo fazia o meu proprio liquido, ao longo de um ano fui reduzindo a nicotina de 50 ate 1 grama, e n usava nenhum sabor da metade pra frente, existe uma ganho psicologico em mudar que fez a diferenca alem da possibilidade de reduzir graduamente a nicotina, na minha opiniao deve-se legalizar nos moldes q a inglaterra fez, acredito q ajudara muita gente...
Uma coisa que me faz achar o cigarro eletrônico menos ofensivo que o convensional é o fato da metaplasia das células do epitélio pulmonar que ocorre no cigarro comum e não com os pods. Nossas celulas, por exemplo, do esôfago, tem uma especificidade celular para suportar a passagem de alimentos quentes, as células escamosas em formato pavimentoso. Quando a fumaça quente é administrada a longo prazo, as celulas do epitélio pulmonar, que normalmente são cilíndricas e ciliadas, por questões adaptativas, são substituídas por celulas escamosas (metaplasia). A metaplasia pode desencadear cânceres a longo prazo devido ao estímulo recorrente à divisão celular. A entrevistada comentou a respeito mas não explicou essa "vantagem" do cigarro eletrônico. No mais, não fume nada, mas como estudante de medicina, ex fumante convencional e há pouco tempo "fumador de pod", o pod é sim menos nociso nos mais diversos aspectos aparentes.
Eu já ouvi relatos de quem migrou para o cigarro eletrônico e conseguiu parar de fumar com maior facilidade.Tem q ter um estudo pra ver se o número é maior do q quem conseguiu sair sem a transição. Não da pra afirmar q a maioria não conseguiu ou q conseguiu pq não tem estudos. Já ouvi falar em escalonamento de nicotina e em teoria existem vapes sem nicotina mas como n tem estudos e a anvisa n se mexe pra legalizar a venda fica difícil de saber
Vi meu pai morrer de câncer no pulmão por fumar 40 anos, nunca usei cigarros, nem drogas ilicitas, so álcool de vez enquanto e ja estpu parando tbm com álcool..
Muito bom esse episódio. Alguem me explica so uma coisa, quando ela citou que esse tipo de vaper que ela levou tem 18ml e tem 5% de nicotina, a conta estaria errada nao? A conta que fizeram foi, a cada 1ml do produto tem 50mg de nicotina, mas é apenas 5% dos 18ml, entao ao inves desse pod ter 900mg de nicotina na verdade seria 90mg. Na minha cabeca faz mais sentido pois pelo que entendos dos 18ml do valer 5% é de nicotina
Olá, sempre o assunto é tratado com base nos vape descartaveis que contem 5% de nicotina ( 50mg por ml). Eu tenho usado o vape com a ideia de reduzir nicotina até o ponto de parar de consumir nicotina. Atualmente tenho usado os Liquidos de 3mg de nicotina por Ml, e fiz o trabalho de redução comecei com 35mg por ml e atualmente estou com 3mg por ml Nesse caso não teria beneficio algum eu ter usado o vape dessa forma ? Não estou defendendo o Uso, acho super errado a forma com o pessoal tem usado os vapes ainda mais se não sao fumantes, mas realmente tenho essa duvida com relação aos liquidos de baixa nicotna por ml.
Queria saber sobre o vaporizador de ervas secas, se tem algum maleficio, coloco a erva dentro e vaporizo a ate 220C° coloco a erva verde e ela sai um verde escuro...
xó comentar uma coisa aqui.... o cigarro só teve uma baixa nas vendas (e o mesmo nao aconteceu com o alcool) pq a industria do fumo pagava o pessoal da saude para falar e fazer comercial que o cigarro fazia bem... esse foi o grande "erro" da industria de fumos
Vou falar oq tem de subistância nos liquidos do Vape. "GLICERINA VEGETAL E PROPILENOGLICOL". Isso está nas embalagens, que tem certificado(pelo menos os americanos). Alguém já vem com o argumento que tem mais substâncias, não leu o assunto no site do governo da inglaterra que é estudado a anos o Vape. Não estou dizendo que o vape é melhor que cigarro, o melhor é usar "NADA!". Porém o mundo não é disney.
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
Só queria dizer que faz 1 mês e 19 dias que estou sem nicotina depois de 5 anos fumando, forte abraço meus amigos do RD.
Que legal!! É isso aí
parabéns!
Parabéns!!
Parabéns, sua vida será outra. Foque em atividade física e alimentação saudável.
Parabéns! 😁
Excelente conteúdo
Fumei vape por quase 4 anos. Hoje fazem 33 dias que não fumo mais. Tem sido difícil mais cada dia tem sido uma nova vitória
Obrigado Dra. Manuela Truiti por enfatizar q no vaper n há redução de dano e por ter um potencial de vício ainda maior q o cigarro convencional .. dito isso, graças a vc, continuarei com meu Malboro já q n irei largar o víco msm.. 🙏
Neste domingo, 15 de setembro, às 19:25, completo 3 meses sem cigarro, depois de 28 anos de tabagismo, forte dependência fisica e emocional, 6 ou 7 tentativas ao longo dos últimos 15 anos. Ultimos 3 anos estava em quase 3 maços por dia. Fui reduzindo e cheguei em 6 por um tempo. Minha esposa voltou depois de 5 anos. De repente eu estava quase num maço inteiro de novo e 6 meses de esforço quase jogado fora. Já vinha de mudança de alimentação, menos 48 kg, abandonar o sedentarismo e álcool. So faltava esse maldito vício. Paguei influenza,. fiquei muito ruim, mesmo assim fumava. Filhos pequenos, esposa voltando com cigarro e eu super doente fumando. Demorou mas foi a gota d'água. Eu não aguentava mais aquela dependência. Sei que é um exercício diário e preciso muito me policiar. Mas estou muito feliz sem esse vício maldito e nem imaginava que um dia eu conseguiria. Sigo firme e foi a melhor decisão da minha vida. É libertador.
Esperei mais de um ano pelo tratamento do SUS, nunca consegui, apesar de divulgar o tratamento.
Fui eliminado os mais faceis e adiando os mais fissurantes do dia, principalmente o primeiro do dia. Fazer coisas sem estar fumando, não acender aquele que a gente nem percebe. Vc acoatuma e muitos nao fazem mais falta. Ganhei 7 kilos e estabilizei o peso no último mês, mas foi uma troca justa.
Você que nunca fumou, não comece ou subestime. Você que esta tentando, não desista! Persistência é importante!
Parabens pelo seu processo, desejo tudo de melhor para você irmão!
Parabéns, só você poderá fazer isto por você, então siga firme, sua vida já está melhor e ficará cada vez melhor. Foco em atividade física e alimentação certa. Orgulhe-se de sua decisão e curta a vida.
Parabéns!!!
Tenho 46 anos, comecei fumar aos 17 anos e parei a 2 anos. Corro a 5 anos e agora em 2024 corri minha primeira meia maratona. Com muita felicidade supero a cada dia. O cigarro deixa seus rastros ao longo do tempo.
54:00 - Seria épico trazer Dr. Dráuzio no seu Pod Cast Eslão.
Meu primeiro contato com nicotina foi com um pod em 2019. Desde então, eu fiquei super viciado, todos meus amigos tinham, levavam pra aula. Durava uns três dias no máximo, e já me sujeitei ao uso de aparelhos que já nem estavam mais funcionando, tamanho vício. Fumando desde a hora de acordar até ir para cama. Depois, continuei usando todos os dias até que decidi parar por uma semana, depois um mês, depois dois meses. Hoje sinto pouca vontade e as vezes, ainda dava um "push". Mas já há um tempo em que não suporto mais a ideia de ver todos os jovens ao meu lado usando, sinto que isso vai dar muito ruim.
esse redbull ai na mesa tambem e super saudavel , faz bem para saude kkk
Eu fumei durante 20 anos e fazem 12 anos que deixei o vicio, posso afirmar que foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida. Meu pai faleceu há pouco mais de um mês aos 79 anos de enfisema pulmonar causada por mais de 45 anos fumando :(
Fui aluna da Dra Manu na faculdade e graças as aulas dela consegui parar com cigarro eletrônico. Muito importante que todas essas informações sejam disponibilizadas em meios como esse. Muito bom!! 👏👏
Quando eu fumei era geralmente em festa, para me sentir parte daquele grupo. Hoje quando sabemos a consequência do cigarro eletrônico. Somos motivados não inicia este comportamento danoso para a nossa vida. Obrigado doutora Manuela e Eslão por disseminar conhecimento. Assim termos vários substratos para não entra nesta Viper. Podcast incrível parabéns pelo esforço e dedicação.❤🎉
ESLEN, chama para o Podcast o professor DR. DANIEL LOBATO da UFTM. Ele é professor de fisioterapia esportiva, e manja especialmente de cinesio, biomecânica e reabilitação. Vai ser um papo interessante, principalmente por ser uma FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. Vou insistir até assistir ele aqui...kkkkkk
Esse podcast + RD são as melhores coisas na vida de quem quer aprender, obrigada por esse presente que você nos deu, Eslão🙏
Eslen poderia fazer um episódio só sobre cigarro e dicas de como parar, falar bastante sobre essa parte comportamental? Meu marido consegue ficar muitos dias sem fumar se está de férias pr ex, mas quando volta pra rotina do trabalho, volta o cigarro 😔
Uma das coisas mais estúpidas que eu já fiz foi tentar parar de fumar migrando pro pod. Tô com 34 anos e dos 27 aos 31 anos eu fumava tipo 3x por semana de 1 a 3 cigarros por dia. A partir dos 31 anos comecei a fumar diariamente, primeiro de 1 a 5 cigarros por dia e depois de 3 a 8 cigarros por dia, mas praticamente nunca passava disso. Decidi parar de vez e esse ano decidi passar pro pod de 5% de nicotina com a intenção de fazer uma redução de nicotina mais controlada, maior burrice! Em resumo eu comecei a fumar MUUUITO mais; anotando os puffs diários eu passei de 3 a 8 cigarros por dia para 10 a 19 cigarros por dia e passei a sentir mais compulsão para “tragar”. A praticidade de poder usar pod em qualquer lugar prejudica demais esse aumento no uso de consumo, sem contar que sai de algo fedido para algo cheiroso e com sabor bom. No início do ano apareceu uma lesão na minha boca que levantou a suspeita de um câncer de boca, eu fiquei apavorada!!! Felizmente não era câncer e o susto acabou sendo bom pq passei a ficar muito determinada a parar de firmar. Atualmente eu tenho conseguido parar com acompanhamento médico e psicólogo e em uso de bupropiona (3 semanas sem), o que ajuda muuuito, mas ainda assim não é fácil. Bora parar aí galera.
O problema é mostrar para as pessoas o quanto isso faz mal, porque, mesmo mostrando esse podcast, muitas delas não estarão nem aí. É complicado. Se a pessoa não tiver motivação para parar, nada fará com que ela pare realmente.
É isso mesmo, a vida é da pessoa e ela faz o que quiser. Então, não seja aquele chato que fala "fumar faz mal, sabia?", todo o fumante já sabe disso.
Eu fiquei um ano fumando pod por um descuido, buscando uma fuga para a ansiedade. Minha imunidade foi no chão e me sentia muito desanimada, todos os dias!
Excelente episódio!! Muitos dados de qualidade!!
Seria legal tambem um episodio sobre o uso de drogas e genética, o quanto o uso pode afetar as próximas gerações
Adoraria ver esse video
Fumei cigarro Branco por 16 anos, e usei o POD por 4 anos, fumava muito todos os dias, de hora em hora, ia pro banheiro do serviço baforar, acordava de madrugada para baforar, usava nicotina de 50mg, fiquei hiper viciado no POD. Hoje faz 24 dias sem nicotina, esta sendo uma luta diária. Gente, não se enganem, não tente substituir um mal pelo outro, tudo mata e o pod é hiper viciante.
Fiz uso de Pod por 3 anos consecutivos sem parar, estava com ele na boca constantemente, sim, amava pitar meu Podzinho.
Comecei a pedalar e resolvi parar de fumar para melhorar meu desempenho, resultado: Inflamação respiratória por abstinência do vaper.
Comecei com tosse simples, depois foi dando dor no peito, dor nas costas, até que veio a terrível falta de ar.
Precisei buscar ajuda médica, fiz RX, resultado: líquido no pulmão e pulmão dilatados.
OBS.: Não fiquei doente por estar fazendo o uso do vaper e sim doente por parar de usá-lo.
Parece até loucura né!? Mas foi minha realidade.
Tenho 41 anos e não era tabagista.
Hj estou exatamente a 16 dias sem colocar na boca.
Excelente Manu ! Vc é diferenciada ! Parabéns Eslen por trazer tanta gente boa
Fantástica ideia de abrir a simulação do Tesouro direto pra analisar a perda financeira!!!! A consulta dela deve ser incrível
Baita conteúdo importante, geral ta nesses pods aí (modinha)... eu era fumante de cigarro a dois anos atrás. 04 05 cigarros por dia no máximo. Resolvi parar por livre e espontânea vontade, por conta do cheiro, sei que cada caso é um caso, mas digo por mim, não sofri nada... foi bem tranquilo, sabia o que queria e desde que me tornei fumante sabia que um dia iria parar. E hj não posso mais nem ficar perto... não suporto o cheiro kkkk.
Se tem um podcast que merece cada vez mais patrocínios é o seu Eslão !
Ellen esqueceu de perguntar sobre o vaporizador de ervas secas
Ouvi pelo Spotify, mas tive que vir aqui deixar meu like e meu comentário, usei isso uma vez pra nunca mais, cigarro também só quando era mais nova e cara, Eslão parabéns de verdade, por mais criadores de conteúdo como você, que vem sempre trazendo conhecimento,informação e muito mais, estão de parabéns!!
Realmente o conhecimento é Libertador!
Curioso para mim que nunca usei droga alguma, filha de quem partiu mto cedo por conta do cigarro😢 e Avó de uma adolescente com apenas 17 anos com essa porcaria.E que nem saberei se “um dia houve arrependimento “. Excelente episódio 🙏🏻
Eu fumo cigarro convencional, mais ou menos por uns 5 anos... Consegui parar com a maconha tranquilamente, pornografia/masturbação apanhei um pouco, mas o cigarro bicho, é meu demônio de 7 cabeças. Acredito que só conseguirei parar com tratamento mesmo. Nos comentários um pessoal tá falando que tem tratamento pelo SUS, preciso ir atrás pois quero muito parar, mas é muito difícil.
Vc fuma faz muitos anos?
Porno, punheta e fuma slk
Sem força pra nada
Ainda bem que vc ta largando esses vícios
Parabéns
Eu fumo desde os 15 anos se não me engano, comecei no narguile e depois de uns anos fiquei dividindo entre vape e narguile, fim de 2022 acabei começando com pod e cigarro normal, e to revezando desde lá, tem meses que fumo mais cigarro já outros pod, mas sinto que nenhum cigarro eletrônico vence o vicio do cigarro, mesmo com muito mais nicotina (já fumei tanto do descartável quanto do recarregável) sempre que eu saia com descartável, eu sentindo cheiro de cigarro queimando me dava vontade de fumar.
na real eu saia com um descartável e uma carteira de paiero KKKKKKK e minha dica pra quem não fuma é não comece, você nem vai perceber e já vai ter viciado.
Dr Manuela é excelente!!! Professora da nossa amada UFPR. Conteúdo de grande qualidade e com informações tão relevantes pra nossa sociedade! Parabéns, prof
Minha meta é ser bonita e inteligente assim. Que aula!
Muito bom! É assustador o quanto a galera tem normalizado o uso de cigarro eletrônico! Precisa de muita campanha de esclarecimento
só quem já fumou sabe o quanto é difícil esse vício... não vale a pena mesmo, e impacta drasticamente a qualidade de vida, é inquestionável
eu era um forte defensor do vape, comecei em 2009 importando os primeiros modelos da Europa e tive problemas de saúde que não foram identificados, foram 3x em 3 condições completamente diferentes. baixa na pressão repentina e febre de 40 por 4 dias. Voltei pro tabaco tradicional e não aconteceu de novo fazem 6 anos. Eu tenho certeza que foi o causador foi o vape.
Já temos 15 anos desde o início dessa febre e acredito que já tenhamos dados suficientes para condenar o uso do vape.
De duas uma, ou a Manuela estuda MUITO e tem propriedade sobre o tema, ou ela é a melhor vendedora da cena de cigarros eletrônicos do Brasil. SABE TUDOOO de cigarro eletrônico HAHAHAH.
Brincadeiras à parte, decidi assistir o vídeo pois o tabagismo é um dos fatores que preciso ajustar pra continuar na minha jornada de desenvolvimento pessoal.
Obrigado Manu, Eslen e equipe por esse conteúdo de tanta qualidade.
Abraços diretamente da Holanda ❤🎈
Ótimo conteúdo, muito conhecimento de forma gratuita.
Eslen faz um podcast tipo esse, porém falando sobre ao uso recreativo da maconha
Usei durante 2-3 anos vape/pod, cheguei a usar 100ml de juice pro vape a cada 7-10 dias, que é o líquido, a essência. Parei faz 1 ano e 3 meses já, e desde lá não uso mais nada, zero nicotina. Usava toda hora, já que trabalhava em casa, ficava na mesa e a cada 2m usava.
O começo é bem difícil mas hoje em dia praticamente não sinto falta. É triste pensar no quanto dinheiro já gastei com isso e claramente, a saude tbm kk
Gostei muito e vai me ajudar. Estou estudando para dar uma aula no ensino fundamental sobre isso. Já tenho alunos usuários. Obrigada!
Ngm entende, mas pod descartável e feito exatamente pra galera viciar gente nova mesmo
Esse podcast vale ouro! Obg aos dois genios
sensacional esse conteúdo! muito instrutivo. importante que a informação possa chegar ao maior número de pessoas possível para que se tenha conhecimento sobre o engodo recriado pela indústria do tabaco. faz um paralelo de como estamos novamente regredindo para o uso da nicotina e outras substâncias maléficas. parabéns a Dra. Manuela, tão jovem, mas já dotada de vasto conhecimento para auxiliar as pessoas
Sensacional o episódio! Obrigada
Excelente conteúdo!! Parabéns!!
Assunto super importante
Também vou fazer a maratona de Berlin, vou buscar ela lá!
nem sempre a pessoa consome todo o liquido do pod muitos a bateria acaba antes eu mesmo já contei as puxadas de um uma vez e deu cerca de 600 em um que prometia 1000 (obs: não fumo mais ) é bom considerar isso também
Mais um episódio maravilhoso pra aprender!
Valeu Eslen e Dr.Manuela....👍🤝🙏....
Que conteúdo maravilhoso! Profissional exemplar e o mais importante, baseado em evidências. Que a população possa ter acesso a esse tipo de conteúdo e se dar conta do mal do tabagismo enquanto há tempo.
Que serviço a sociedade esse seu conteúdo Eslen. Obrigada!
Obrigado eslen
Podcast importante demais, comentando pra engajar!!!!
Assistindo a esse excelente podcast (enquanto fumo mais um cigarro '-')...
Maravilhosa seguindo a rotina de ótimos convidados e aulas enriquecedoras.👏👏👏👏👏👏
preciso desse corte onde fala a equivalência de um so pod a cigarros😮
Comecei a fumar tabaco após fumar por alguns meses o famoso "Pod descartável". Agora estou largando aos poucos o tabaco. Tudo isso em menos de 1 ano de uso contínuo de nicotina. Dando uns tragos de vez em quando em algum tabaco de amigos quando começo a beber. Realmente a nicotina é a droga mais viciante que existe, não a subestime!
Tema muito pertinente! Convidada deu show 👏🏻👏🏻
Tema maravilhoso.
Excelente trabalho, Eslen! A Dra. Manuela trouxe insights valiosos sobre os cigarros eletrônicos, desmascarando muitos mitos. Fiquei especialmente impactado pela discussão sobre os sais de nicotina e a dependência. Como alguém com asma, o tema é bastante relevante para mim. Também tenho explorado temas como esses no meu canal, sempre busco uma abordagem autêntica e reflexiva. Seu conteúdo me inspira muito, e a continuar compartilhando minhas perspectivas. Parabéns pelo ótimo episódio! 👏👏👏
29:27 engraçado notar q a maioria, se não todos, desses sintomas citados também se encaixam pro uso de celular e redes sociais...
também reparei nisso, meu nobre
Parabéns a Dra Manuela pela aula!
Uma coisa pra considerar é que nicotina não é o que é tóxico do cigarro, neste você tem literalmente polônio que é um elemento muito radioativo que você põe no pulmão toda vez que acende um cigarro normal.
Uma coisa eu digo nao vai para o vape e mais dificil de para experiência propria
Eu parei de fumar cigarros com facilidade, mas é incrível como a vontade nunca some. Eu fumava pouco cigarros por dia, era mais só pra relaxar mesmo não pelo vício de nicotina
Moço vc descreveu o vício kkk. Tu era viciado sim. Como alguém fuma alguns cigarros por dia e não é viciado? A maior prova disso é a vontade de fumar nunca passar.
@@calixtando8093 pra mim viciado é quem fuma 1 ou mais carteira por dia, fica louco se acaba o cigarro, fica saindo a cada meia hora pra fumar... Eu era viciado realmente, mas longe de ser o fumante comum
Sensacional como sempre!!! 🎈
Sensacional! 👏🏼👏🏼👏🏼
Episódio sensacional 👏🏻👏🏻
Podcast muito top!!!
quando ela falou que mostra para o paciente o lucro do investimento da grana do pod fiquei chocada, profissional que sai da caixa
eu estou a 2 anos sem fumar nada, o ciggaro eletronico foi a unica coisa q me conseguiu me ajudar a parar, mas eu msmo fazia o meu proprio liquido, ao longo de um ano fui reduzindo a nicotina de 50 ate 1 grama, e n usava nenhum sabor da metade pra frente, existe uma ganho psicologico em mudar que fez a diferenca alem da possibilidade de reduzir graduamente a nicotina, na minha opiniao deve-se legalizar nos moldes q a inglaterra fez, acredito q ajudara muita gente...
Que episódio maravilhoso 👏👏👏
Eslão, traz um episódio sobre uso de maconha pfvr
já temos! Com o Professor Francisney Nascimento
Quero um segundo episodio só sobre narguilé
Comparando com o uso de álcool e nicotina, o hábito de tomar café e fumar cigarro também tem este tipo de interação?
Obrigado
09:41 Dica, vocês estavam manuseando os objetos e acredito que muita gente gostaria de ter visto em tela cheia pois ficou a imagem pequena..
Valeu!
Ótimo!!! Muito legal
Uma coisa que me faz achar o cigarro eletrônico menos ofensivo que o convensional é o fato da metaplasia das células do epitélio pulmonar que ocorre no cigarro comum e não com os pods. Nossas celulas, por exemplo, do esôfago, tem uma especificidade celular para suportar a passagem de alimentos quentes, as células escamosas em formato pavimentoso. Quando a fumaça quente é administrada a longo prazo, as celulas do epitélio pulmonar, que normalmente são cilíndricas e ciliadas, por questões adaptativas, são substituídas por celulas escamosas (metaplasia). A metaplasia pode desencadear cânceres a longo prazo devido ao estímulo recorrente à divisão celular. A entrevistada comentou a respeito mas não explicou essa "vantagem" do cigarro eletrônico. No mais, não fume nada, mas como estudante de medicina, ex fumante convencional e há pouco tempo "fumador de pod", o pod é sim menos nociso nos mais diversos aspectos aparentes.
A mesma merd@
Em meu Bairro Diadema SP
Só vejo criança usando
Eu já ouvi relatos de quem migrou para o cigarro eletrônico e conseguiu parar de fumar com maior facilidade.Tem q ter um estudo pra ver se o número é maior do q quem conseguiu sair sem a transição. Não da pra afirmar q a maioria não conseguiu ou q conseguiu pq não tem estudos. Já ouvi falar em escalonamento de nicotina e em teoria existem vapes sem nicotina mas como n tem estudos e a anvisa n se mexe pra legalizar a venda fica difícil de saber
Vi meu pai morrer de câncer no pulmão por fumar 40 anos, nunca usei cigarros, nem drogas ilicitas, so álcool de vez enquanto e ja estpu parando tbm com álcool..
Eu sou dono de tabacaria, e digo q o uso de VAPES só aumenta.
E ainda tem pais q acham q é melhor q cigarro tradicional. Hoje os pais estão mais inocente q os filhos 🤦🏼♀️😞.
As baterias do vapes podem lascar o mundo igual a bateria dos carros elétricos, mas muita gente fecha o olho só quando a crítica é ao carro elétrico.
E 1 baseadinho por dia, doutora?
Muito bom esse episódio. Alguem me explica so uma coisa, quando ela citou que esse tipo de vaper que ela levou tem 18ml e tem 5% de nicotina, a conta estaria errada nao? A conta que fizeram foi, a cada 1ml do produto tem 50mg de nicotina, mas é apenas 5% dos 18ml, entao ao inves desse pod ter 900mg de nicotina na verdade seria 90mg. Na minha cabeca faz mais sentido pois pelo que entendos dos 18ml do valer 5% é de nicotina
Olá, sempre o assunto é tratado com base nos vape descartaveis que contem 5% de nicotina ( 50mg por ml). Eu tenho usado o vape com a ideia de reduzir nicotina até o ponto de parar de consumir nicotina. Atualmente tenho usado os Liquidos de 3mg de nicotina por Ml, e fiz o trabalho de redução comecei com 35mg por ml e atualmente estou com 3mg por ml Nesse caso não teria beneficio algum eu ter usado o vape dessa forma ?
Não estou defendendo o Uso, acho super errado a forma com o pessoal tem usado os vapes ainda mais se não sao fumantes, mas realmente tenho essa duvida com relação aos liquidos de baixa nicotna por ml.
O melhor podcast do youtube , sem sombra de dúvidas !!!
Eu sou um especialista em
Vape e nem sabia
Queria saber sobre o vaporizador de ervas secas, se tem algum maleficio, coloco a erva dentro e vaporizo a ate 220C° coloco a erva verde e ela sai um verde escuro...
Esses cigarros da minha mãe Eslen comprei muito pra minha mãe hoje to ferrada por ser fumante passiva
xó comentar uma coisa aqui.... o cigarro só teve uma baixa nas vendas (e o mesmo nao aconteceu com o alcool) pq a industria do fumo pagava o pessoal da saude para falar e fazer comercial que o cigarro fazia bem... esse foi o grande "erro" da industria de fumos
Em termos de nicotina sim, vale mil cigarros. Em termos de alcatrão e monóxido de carbono 1 vape equivale a nenhum cigarro.
Daria de virar a mesa para ficar perto do convidado. Uma dica.
Vou falar oq tem de subistância nos liquidos do Vape. "GLICERINA VEGETAL E PROPILENOGLICOL". Isso está nas embalagens, que tem certificado(pelo menos os americanos).
Alguém já vem com o argumento que tem mais substâncias, não leu o assunto no site do governo da inglaterra que é estudado a anos o Vape.
Não estou dizendo que o vape é melhor que cigarro, o melhor é usar "NADA!". Porém o mundo não é disney.
Primeiro a assistir! 😄🎉
Depois dessa vou parar