Gestão e Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • Neste bate-papo promovido pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais - APEAM, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil - SINDUSCON e apoio do CREA-PR, FNEAS e IEP, iremos tratar sobre o gerenciamento de resíduos na construção civil e as recentes normativas que abrangem o tema em âmbito estadual e federal.
    A Construção Civil é uma das atividades com maior geração de resíduos sólidos, e para minimizar esse impacto nos últimos anos o setor vem buscando novas soluções para redução do desperdício de materiais, além de iniciativas de reutilização e reciclagem.
    Para isso, é fundamental uma boa gestão e gerenciamento dos RCC, que passam inicialmente pelo planejamento das ações, através dos PGRCC (planos de gerenciamento de RCC), e posteriormente o RGRCC (relatório de gerenciamento de RCC), que devem ser elaborados com base em dados, informações e indicadores.
    A Portaria IAT N. 212/2019 define critérios para emissão de Autorização Ambiental para atividades geradoras de determinadas tipologias resíduos sólidos. Mais recentemente, a Portaria do MMA N. 280/2020, que entrará em vigor no início de 2021, regulamenta como deve ser o controle do transporte de resíduos desde a saída do gerador até a destinação final por meio da emissão do MTR Digital obrigatório.
    Participam do bate-papo o engenheiro ambiental Fernando Bunn, atual Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do IAT, o engenheiro ambiental Altamir Hacke, da Divisão de Licenciamento de Atividades Poluidoras, e Newton Borges dos Reis, atual Vice-Presidente da área técnica de meio ambiente do SINDUSCON-PR.

Комментарии • 1