Acesse este link: www.insiderstore.com.br/Entre3Culturas, escolha as suas peças preferidas e use meu cupom CULTURAS12 para ter 12% OFF em todo site da INSIDER!
eita que calor da bexiga natasha , nossa querida amiga da russia estamos muito felizes em tê _la aqui em nosso amado brasil , que você seja muito muito feliz em terras brasileiras querida .
Chegamos ao final do vídeo. espero que ele (tinha, vc falou e não tenha sido esclarecedor> são parecidos realmente, muda só uma letra, mas o que vc falou já passou(tinha) e tenha, o certo, continuará valendo valendo ainda que tenha passado, ou esteja passando. Valeu? Vc é uma pessoa de caráter divertido, como eu, e como os brasileiros. Os russos são divertidos como um todo:? De maneira geral? Os russos pela sua luta pela soberania contra o Nazismo e a democrtacia hipócrita american merecem o meu mais alto respeito e consideração. A Rússia é a minha secunda pátria. Quero aprender russo, já comecei timidamente, conhecê-la me animou mais. Estudo inglês, foi difícil, não falo, mas entendo tudo, com algumas traduções de palavras novas. Chega de conversa, o potiguara, teu marido, está "passando bem".
Natasha, obrigado por toda a explicação. Foi muito claro mas tudo isso ficou pra trás. Hoje você é potiguar, óxente! Por isso ficou mais linda e mais esperta: já está usando Insider. Muito bem!
Entendi a sua simpatia, em dizer que ela é nordestina, essa região linda do Brasil. De fato, ela já pode se considerar também potiguar, mas jamais deixará de ser RUSSA ( País também da minha amada ) e um país fantástico, único. Abraços.
Gostaria que fizesses um vídeo sobre a reforma da igreja ortodoxa! Seria interessante dizer a respeito da religião e como isso afetou os territórios da Ucrânia e Rússia.
Ótimo vídeo, Nathalia ! Sou inscrito há alguns meses e sempre muito bom assistir seus conteúdos. Minha esposa tambem é Russa ( Sul da Russia, Tangarog, em Rostov on don ) e moramos o Porto, Portugal ( Ela morou por quase seis anos comigo no Brasil - São Paulo e Rio, minha cidade ) e estamos aqui há 5 anos, mas ja tinha morado 5 anos na Irlanda - Dublin - e em Lisboa, capital de Portugal, por 4 ano ...ah ...estive também na Letônia - Riga - mas a passeio. Parabéns e sucesso para seu ótimo canal ( Júnior e Maria - Masha ).
Não se preocupe com isso. No Brasil a Nacionalidade e a Naturalidade é uma loucura. Se vc puder abordar a temática da União Soviética e a sua influência na região do Leste Europeu, eu te agradeceria muito.
Que curioso! Nossa, suas explicações foram ótimas, e confesso que não sabia que nacionalidade e cidadania poderiam ser coisas diferentes. Obrigado pela aula!
Gostaria muito de saber mais sobre esses dois assuntos, tanto sobre os Velhos crentes, como a situação recente dos não cidadãos na Letónia. É porque ter uma cidadania é um direito universal e se não têm a Letã, que cidadania têm?
Muito bom, Natasha. 🙂 Gostei de você ter deixado fixo na tela o tópico do assunto que você estava explicando. Com relação à nacionalidade brasileira, são adotados os 2 critérios: tanto o jus soli, quanto o jus sanguinis.
@@moraciful Oi. Sou Contadora. O jus sanguinis se aplica a filhos de brasileiros nascidos no exterior. Se pelo menos um dos progenitores for brasileiro, a criança tem direito à nacionalidade, não importa onde haja nascido.
Que nem a Lola; nasceu em Odessa na Ucrânia , mas se definia como RUSSA. Na Europa a questão étnica é importante, mas no Brasil não , aqui , todo mundo que nasce aqui é brasileiro, por isso nos dá confusão , esse posicionamento, porque não existe , etnicamente, “ o brasileiro”.
Curiosidade: Eu em 2002 com 18 anos visitei Davgapils, fiquei vários dias na casa de uma família de fala russa (acho que etnicamente tmb), o filho era da minha mesma idade mais ou menos, ele me dezia que odeiava a língua letã porque era muito complicada, assim, eu pensei que seria prorusso... Minha sorpresa chegou quando lhe perguntei se queria morar na Rússia no futuro, ele falou que não por ele era letão mesmo 🤯🇱🇻
Natasha faça um vídeo falando sobre sua família. Gosto muito dos seus vídeos. Morri de tanto rir vc com panela de pressão balançando como chocalho pra desviar frango. Kkkk
Parabéns, você está virando uma nordestina. O que foi fazer em Natal? Gosto do Nordeste e Natal é um paraíso. Fale sobre o origem da Letônia. São povos eslavos como os russos.
O direito de sangue inclui muitos brasileiros descendentes de europeus. Por exemplo, existem cerca de 700,000. Brasileiros (como eu) com passaporte italiano. Mas na nossa cultura, se algum deles vir na Internet e se declarar "sou italiano", seria chamado de f@scis@ ou coisa pior.
Natália, esse vídeo foi muito bom! Ficou uma dúvida: caso vc queira a cidadania russa é possível pelo jus sanguinis? No mais, venha com o seu marido à São Luís - MA. A cidade foi fundada por franceses, tem os lençóis e as cachoeiras de Carolina e Riachão. Em São Luís vc encontrará russos, viu! 😊
Em fluência e vocabulário sim . Mas ainda tem leve sotaque que em poucos anos irá desaparecer e ninguém desconfiará que não é uma brasileira. Já a Dasha , esposa do Wally não tem mais sotaque e muitas pessoas falam com ela achando que é uma nativa .
Os cidadãos oriundos do Leste aprendem facilmente o português pois muitos sons são idênticos. Em portugal temos muitos da Ucrânia, Rússia,Romenos e Moldavos apesar destes últimos serem também latinos...
2:20 E não esquecendo que antes disso foi parte do Império Russo e após a primeira independência, em 1918, no período entreguerras teve um regime filofascista lá.
Legal a explicação e claro tem respaldo jurídico, mas tem o outro lado da moeda se voce requisitar a nacionalidade letã devido a separação político penso que conseguiras sua educacao infanto juvenil foi lá abraços.💋💋💋💋💋
Eu tinha uma namorada ucraniana, na verdade, ela nasceu na crimeia, que hoje é pertecente ao território russo. Ela sempre se considerou russa. Acho isso uma loucura! Excelente vídeo!
É a mesma situação da moça do vídeo, ela se considera pelo sangue russo. Não sei se você conhece, mas a Dasha do canal Wally e Dasha também nasceu na Crimeia e se considera russa
Eu tinha uma amiga que nasceu no Japão e viveu lá até os 15 anos, mas ela é brasileira de cidadania e de etnia pois no Japão mesmo se vc nascer lá não pode ter a nacionalidade japonesa.
@@entre3culturas Por aqui no Brasil (e em todo o Novo Mundo) é estranho o conceito de alguém não se considerar pertencente a cultura/país em que nasceu.
Por gentileza, faça um vídeo esclarecendo a história desses cidadãos nascidos na Letônia de ascendência russa, e não reconhecidos como letões. Eu não sabia que havia apátridas na Europa. Muito triste!
Não é "muito triste". Foram russos q invadiram a Letônia nos anos 40 com a anexação do país por Stalin. Quando por fim a Letônia recuperou a sua independência, muitos destes russos decidiram voltar à Federação Russa (o Estado sucessor da URSS) e o novo governo da Letônia decidiu que os russos que ficaram tinham que aprender o idioma letão e prestar juramento de lealdade ao novo Estado. Os que não o fisseram ficaram como apátridas até o dia de hoje.
Tenho simpatia pelas minorias russas. Eu sei muito bem que muitas dessas minorias são tratadas como lixo em alguns países do leste, principalmente aqueles que se tornaram amantes da cruz de ferro por obra do ocidente como Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Polônia, Ucrânia.
Acho que o conceito de minorias nacionais não é muito intuitivo para as pessoas na América Latina. Quando você nasce na Colômbia, por exemplo, em Cucuta, na fronteira com a Venezuela, não importa de qual minoria você é, você é colombiano. Mas se você nascesse um pouquinho mais a leste, você seria venezuelano. Não é como nos Bálcãs, na Europa Central ou no Mar Báltico. Fora disso, canal muito interessante. Eu me subscrevi! пока!
Isso faz confusão mesmo, tenho duvidas com os filhos de russos q nascem no Brasil, se consideram russos ou brasileiros, pq é isso q usam para definir a nacionalidade russa. Para nós aqui, os filhos de russos nascidos aqui nesta terra tropical são brasileiros descendentes de russos é assim a nossa definição....
@@moraciful Tem russas, ucranianas, bolivianas, paraguaias, peruanas vindo para ter filhos no Brasil, pois basta nascer no Brasil para obter dupla cidadania. Entretanto, países como o Japão, ao adquirir cidadania local, o emigrante é obrigado a renunciar a sua cidadania de origem.
Os russos da Letônia sentem descriminação pq são menos cidadãos por isso tem essas invasões e guerras mas os massacres não justificam. Como vc aprendeu o português e pronuncia tão bem, vc está de parabéns.
@@VonRix querido, ele não fala bobagem. Xenofobia contra os russos sempre existia na Letônia. Há anos, antes do conflito.Eu mesma já presenciei assim como os meus pais.
Querida, nos fale do maravilhoso mundo da religiosidade e valores do Cristianismo Ortodoxo. Ninguem do lado ocidental entende, e não é acidental. Somos propositalmente apartados culturalmente
Olá Natasha. Você sempre fala dos choques culturais entre Alemanha e Brasil. Mas você sentiu choque cultural entre as culturas russas e alemã, que também são diferentes e antagônicas?
Sou brasileiro, nordestino, piauiense, descendente de portugueses por parte de pai e mãe, pela parte do meu pai existe contribuição indígena inclusive, mais já remotamente (uma das minhas bisavós paternas era descendente de portugueses e indígenas), todos os meus outros bisavós paternos eram descendentes de portugueses do período da Província do Piauí. Por parte da minha mãe sou bisneto e tataraneto de portugueses da região Belmonte (Portugal) emigrados e radicados em Recife-PE, minha bisavó materna era pernambucana descendente de holandeses. Eu gostaria de obter cidadania portuguesa através do meu bisavô imigrante, mas ele foi radicado como brasileiro em Recife-PE, então perde-se o direito à cidadania aos descendentes. Meu bisavô imigrante veio ao Brasil ainda menino com seus pais, irmãos e outras famílias que vieram trabalhar nas fazendas dos coronéis do Sertão pernambucano, no ato do registro civil de meu bisavô ele foi radicado como pernambucano de Recife.
Ola natasha, poderia me tirar uma dúvida... queria saber como que os letoes se comunicavam na epoca tanto com os alemaes como com os soviéticos? Eles entendiam tanto o russo como o alemão?
Eu estou aqui no Brasil faz 10 anos, sou da Letônia, falo com todo o mundo, qualquer motorista do Uber sabe, que Rússia invadiu porque Putin quer reestabelecer União Soviética e ocupar todos esses países que ganharam a liberdade de volta. Ninguém apoia isso. Brasileiro não gosta do imperialismo seja qual for. E não gosta do imperialismo russo também.
@@VonRix o que Putin faz é insano sem dúvida alguma, mas sugiro você estudar um pouco mais de geopolítica e não ver um lado só. Se tem guerra é porque muitos estão ganhando com isso, certo? Não só a Rússia. Quem sofre é a população ucraniana e russa.
@ftk2589 Por um lado você está certa(o), mas o conceito existe e, devemos aceita-lo até por segurança de nós mesmos já que muitos grupos étnicos não tem o costume de se misturar, o que é perigoso. Alguns grupos étnicos tem o péssimo hábito de praticar o genocídio de outros grupos raciais e étnicos, sendo verdadeiras "ervas daninhas". Onde estão, as populações locais são erradicadas, como aconteceu no Contestado e, o que sobrou da população são chamados de vagabundos. Aliás, como curiosidade, a Letônia chegou a formar duas divisões das S.S., a 15.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS (1.ª Letã) e a 19.ª Divisão de Granadeiros Waffen SS (2.ª Letã), o que para um país com uma população relativamente pequena formar duas divisões das S.S. é um tanto preocupante. Devemos acima de tudo estar de olho!
Isson é muito facil, você é Letona realmente 100 por cento por ir nascido lá. Mas se considera Russo.isso é normal você pode considerarse tambén da Alemanha. A pessoa tem direito de considerarse de qualquer pais do mundo. Eu sou Peruano mas me considero dd Portugal. s
Bueno, me parece que no entendiste muy bien la explicación. No se trata de cómo me considero pero si quién soy si hablamos de etnia. En mi pasaporte letón está escrito: nacionalidad russa. Como te explicas esto? es importante entender que los países de la antiga URSS tienes etnias diferentes
muito legal isso, isso explica o motivo dos movimentos 'separatistas', nós que estamos deste lado do mundo não temos esta visão. Estas pessoas oriundas de países da união sovietica, que não são consideradas cidadãos da letonia, são reconhecidas russas? ou são apatridas?
Também sou da Letônia e posso responder.Todos que imigraram para Letônia durante época soviética como cidadãos desse país agora que esse país não existe mais podem escolher - virar letos, adquiris passaportes letos, sim, tem que aprender língua o que não deveria ser um problema se um mora em um país muito tempo , mas sim podem virar letos se quiseram. Mas também pode escolher cidadania da federação russa. Não pode ser os dois - Letonia permite cidadania dupla só com seletos países, Rússia nao é entre elas. MAS também podem podem escolher de esperar - então não escolher nenhuma cidadania. Aí eles recebem passaportes de “aliens” letos . É um passaporte da Letônia mas para pessoas que não são cidadãos da Letônia. Sim, é temporario, a ideia é que em futuro todas as pessoas escolhem cidadania de algum país. E um passaporte que da oportunidade de esperar antes de tomar decisão
@@VonRix acredito que a maioria acaba escolhendo o da Letônia, mesmo querendo o russo, tendo em vista que o passaporte da Letônia é mais poderoso, ou estou equivocado ?
Cara até onde me lembro o canal é sobre cultura e aprendizado de línguas esse post maldito e pra canal de religião,cara procure canais de religião está certo, você está bem doido e distópico aqui, trate-se no SUS por favor 🙏🙏🙏🙏🙏
Não é difícil entender por que a Letônia quer se livrar dos russos que estão em seu território. É complicado ter em seu país etnias que simplesmente não querem se inserir na cultura letã, formando, assim, uma sociedade paralela.
Se se considera russa e não Letonia ou Brasileira o melhor é ir para a Russia, pois dado o comportamento agressivo e criminoso da Russia agredindo os vizinhos, estes que ainda assim se assumem como russos passaram a ser personas não gratas em todos países onde os cidadãos prezam as liberdades e direitos fundamentais.
Este assunto da reforma da igreja ortodoxa russa é bem legal, mas antes deveria haver o da própria historia da igreja ortodoxa russa desde o cristianismo primitivo, os braços que partem da dupla excomunhão dos papas romanos e ortodoxo que gerou estes dois ramos principais do catolicismo.
Acesse este link: www.insiderstore.com.br/Entre3Culturas, escolha as suas peças preferidas e use meu cupom CULTURAS12 para ter 12% OFF em todo site da INSIDER!
Nasceu na Letônia,se considera Russa,morou na Alemanha e agora no Brasil e fala bem Português..welcome to Brasil 😅
É uma cidadã do mundo
O Putin vai invadir o brasil se não respeitarem o direito dela se declarar russa
valeuuu
Ela não é russa. É pura marmota!
Faça o vídeo sobre os russos sem cidadania letã..Pode ser um assunto que ganhe importância diante de possíveis novos conflitos na região
Irei fazer, obrigada!
eita que calor da bexiga natasha , nossa querida amiga da russia estamos muito felizes em tê _la aqui em nosso amado brasil , que você seja muito muito feliz em terras brasileiras querida .
Obg !!!
Parabéns! Teu português é perfeito.
Valeuuuu
Seu Canal, seu acúmulo de conhecimentos é uma contribuição ao nosso pais.
Muito obg Marcelo 🥰
Sim!! Fale dessa parte da História sobre a igreja
Caramba, estou impressionado com o seu domínio da língua portuguesa!!
Muito legal essas curiosidades e especificidades da cultura russa. 👍👍
valeu Diego!!
Chegamos ao final do vídeo. espero que ele (tinha, vc falou e não tenha sido esclarecedor> são parecidos realmente, muda só uma letra, mas o que vc falou já passou(tinha) e tenha, o certo, continuará valendo valendo ainda que tenha passado, ou esteja passando. Valeu? Vc é uma pessoa de caráter divertido, como eu, e como os brasileiros. Os russos são divertidos como um todo:? De maneira geral? Os russos pela sua luta pela soberania contra o Nazismo e a democrtacia hipócrita american merecem o meu mais alto respeito e consideração. A Rússia é a minha secunda pátria. Quero aprender russo, já comecei timidamente, conhecê-la me animou mais. Estudo inglês, foi difícil, não falo, mas entendo tudo, com algumas traduções de palavras novas. Chega de conversa, o potiguara, teu marido, está "passando bem".
Natasha, obrigado por toda a explicação. Foi muito claro mas tudo isso ficou pra trás. Hoje você é potiguar, óxente! Por isso ficou mais linda e mais esperta: já está usando Insider. Muito bem!
Entendi a sua simpatia, em dizer que ela é nordestina, essa região linda do Brasil. De fato, ela já pode se considerar também potiguar, mas jamais deixará de ser RUSSA ( País também da minha amada ) e um país fantástico, único. Abraços.
valeuu
@@pbdesporto6909 tmj
Faça um vídeo sobre os "Velhos Crentes", por favor.
pode deixar
Gostaria que fizesses um vídeo sobre a reforma da igreja ortodoxa! Seria interessante dizer a respeito da religião e como isso afetou os territórios da Ucrânia e Rússia.
Ótimo vídeo, Nathalia ! Sou inscrito há alguns meses e sempre muito bom assistir seus conteúdos.
Minha esposa tambem é Russa ( Sul da Russia, Tangarog, em Rostov on don ) e moramos o Porto, Portugal ( Ela morou por quase seis anos comigo no Brasil - São Paulo e Rio, minha cidade ) e estamos aqui há 5 anos, mas ja tinha morado 5 anos na Irlanda - Dublin - e em Lisboa, capital de Portugal, por 4 ano ...ah ...estive também na Letônia - Riga - mas a passeio.
Parabéns e sucesso para seu ótimo canal ( Júnior e Maria - Masha ).
Obrigada pelas palavras Júnior e manda um beijo a Masha da minha parte :)
Boa explicação.
Obrigada
SIM!!! Tem uma comunidade dos velhos crentes mo MT, Primavera de Leste. Os Alionushkas
Ótimo assunto!!
que legal eu não sabia!!! obrigada!!
É bom que você esclareça, pois aqui não se conhece a respeito desses detalhes. Muito bons os seus vídeos. Sehr gut!
Danke sehr!!! :)
Nasceu na Letônia, uma nação báltica; e é de etnia russa, que é eslava.
Não se preocupe com isso.
No Brasil a Nacionalidade e a Naturalidade é uma loucura.
Se vc puder abordar a temática da União Soviética e a sua influência na região do Leste Europeu, eu te agradeceria muito.
Em resumo é isso ⚒️⚒️⚒️
É porque no Brasil nos usamos o Jus Solis e o Jus Sanguinius
Cheguei mais rápido do que boleto de cobrança :) Parabéns pela explicação. Gostaria de ver mais sobre os velhos crentes.
show Fabio, irei produzir um video sobre
Sua fluência em português é EXCEKENTE!!
valeuuu
que interessante não sabia disso.
Que curioso! Nossa, suas explicações foram ótimas, e confesso que não sabia que nacionalidade e cidadania poderiam ser coisas diferentes. Obrigado pela aula!
Os milhares de brasileiros que nasceram no Japão são os que mais entendem disso 😂
de nada que bom que gostou :)
Incrível o quão pouco sabemos sobre a cultura e etnias da europa oriental. Sim, mostre mais sobre esse mundo tão desconhecido para nós.
tmj
Seja bem-vinda ao Brasil e ao Nordeste. Fala português muito bem e também é muito bonita.
valeuu
Gostaria muito de saber mais sobre esses dois assuntos, tanto sobre os Velhos crentes, como a situação recente dos não cidadãos na Letónia. É porque ter uma cidadania é um direito universal e se não têm a Letã, que cidadania têm?
irei fazer, valeu!!!
Eu nunca vi uma pessoa falar tanto russo/russa num vídeo.
queria entender o seu comentario, mas preciso de um tradutor
10:50 até porque se fosse pelo sangue aqui no Brasil ia ser uma confusão, todo mundo é misturado. Eu mesmo teria umas 3 cidadanias no mínimo. KKKKKKKK
kkk
Muito bom, Natasha. 🙂 Gostei de você ter deixado fixo na tela o tópico do assunto que você estava explicando. Com relação à nacionalidade brasileira, são adotados os 2 critérios: tanto o jus soli, quanto o jus sanguinis.
Vc é advogada? Eu desconhecia jus sanguinis no Brasil, nunca vi ninguém em toda minha vida alguém falando dessa possibilidade....
@@moraciful acho que ela se refere aos brasileiros que tem descendencia alemã, italiana etc
@@moraciful Oi. Sou Contadora. O jus sanguinis se aplica a filhos de brasileiros nascidos no exterior. Se pelo menos um dos progenitores for brasileiro, a criança tem direito à nacionalidade, não importa onde haja nascido.
Lembrei da Olga do Brasil, ela tem o sobrenome Kovalenko também
Eu lembrei da Dasha que é uma russa nascida na Ucrânia e do Alexey que é um russo nascido no Cazaquistão
siiim haha que coincidencia
Achei a Letônia 🇱🇻 como turista um país tranquilo e bonito .
Sim, já fui três vezes à capital, Riga, e é uma cidade encantadora
país muito lindo e bem tranquilo com muita certeza
@@cursino1 inclusive fui lá recente e terá um vlog da cidade :)
Esclarecedor.
Ola linda . ❤ É sempre bom ter mais conhecimento
Muito interessante! Obrigado pela explicação.
tmj
Vi um dia sobre dia do perdão, algo assim, enquanto estamos sambando por aqui.
Achei muito lindo e saudável
Que nem a Lola; nasceu em Odessa na Ucrânia , mas se definia como RUSSA. Na Europa a questão étnica é importante, mas no Brasil não , aqui , todo mundo que nasce aqui é brasileiro, por isso nos dá confusão , esse posicionamento, porque não existe , etnicamente, “ o brasileiro”.
Ótimo vídeo. Obrigado por nos esclarecer.
Com muito prazer ! não esqueça de compartilhar :)
Curiosidade: Eu em 2002 com 18 anos visitei Davgapils, fiquei vários dias na casa de uma família de fala russa (acho que etnicamente tmb), o filho era da minha mesma idade mais ou menos, ele me dezia que odeiava a língua letã porque era muito complicada, assim, eu pensei que seria prorusso... Minha sorpresa chegou quando lhe perguntei se queria morar na Rússia no futuro, ele falou que não por ele era letão mesmo 🤯🇱🇻
caramba, que confuso este menino kk
Quero que você faça tudo o que for possível...
Muita boa a explicação! Uma verdadeira aula! Aliás seu português é excelente! Parabéns.
valeu angelo!
Natasha faça um vídeo falando sobre sua família. Gosto muito dos seus vídeos. Morri de tanto rir vc com panela de pressão balançando como chocalho pra desviar frango. Kkkk
Desviar, não. Desfiar, sim.
Obrigado pela observação.
irei fazer vlw!
Beleza sem limites .
Parabéns, você está virando uma nordestina. O que foi fazer em Natal? Gosto do Nordeste e Natal é um paraíso.
Fale sobre o origem da Letônia. São povos eslavos como os russos.
Não são eslavos, são bálticos.
O povo da Letônia não faz parte do grupo étnico dos eslavos, senão dos povos bálticos ou baltos :)
Quero que você faça sim.
O direito de sangue inclui muitos brasileiros descendentes de europeus. Por exemplo, existem cerca de 700,000. Brasileiros (como eu) com passaporte italiano. Mas na nossa cultura, se algum deles vir na Internet e se declarar "sou italiano", seria chamado de f@scis@ ou coisa pior.
Natália, esse vídeo foi muito bom!
Ficou uma dúvida: caso vc queira a cidadania russa é possível pelo jus sanguinis?
No mais, venha com o seu marido à São Luís - MA. A cidade foi fundada por franceses, tem os lençóis e as cachoeiras de Carolina e Riachão.
Em São Luís vc encontrará russos, viu! 😊
Oi Miguel, nunca me questionei, mas acredito que sim, poderia pedi-la. Irei me informar melhor e te retorno. Valeu pelo convite!!
Interessante
Venha para o Brasil...aquela frase básica
Natasha explica sobre esse final do seu vídeo. Valeu.
pode deixar
Excelente!
tmj
Que bom saber que vc mora em Natal. Eu tbm! Tem algum vídeo que fale mais sobre você? Em Natal sou professor e psicanalista.
No video da introdução ao canal e tem vários outros videos. Confere ai :)
Caramba com esse português , de todas as russas só ela é perfeita.
Em fluência e vocabulário sim . Mas ainda tem leve sotaque que em poucos anos irá desaparecer e ninguém desconfiará que não é uma brasileira. Já a Dasha , esposa do Wally não tem mais sotaque e muitas pessoas falam com ela achando que é uma nativa .
kk valeuuu
Os cidadãos oriundos do Leste aprendem facilmente o português pois muitos sons são idênticos.
Em portugal temos muitos da Ucrânia, Rússia,Romenos e Moldavos apesar destes últimos serem também latinos...
Gostei muito ok vc e especial
2:20 E não esquecendo que antes disso foi parte do Império Russo e após a primeira independência, em 1918, no período entreguerras teve um regime filofascista lá.
boaaaa
Por favor, faça um vídeo sobre a minoria russa na Letônia sem passaporte letão.
irei vlwww
Legal a explicação e claro tem respaldo jurídico, mas tem o outro lado da moeda se voce requisitar a nacionalidade letã devido a separação político penso que conseguiras sua educacao infanto juvenil foi lá abraços.💋💋💋💋💋
Natasha,
pode fazer mais vídeos sobre as traduções Russa/Letã
Estou realmente interessado,
Claro, já se inscreveu no meu canal
Eu tinha uma namorada ucraniana, na verdade, ela nasceu na crimeia, que hoje é pertecente ao território russo. Ela sempre se considerou russa. Acho isso uma loucura!
Excelente vídeo!
É a mesma situação da moça do vídeo, ela se considera pelo sangue russo. Não sei se você conhece, mas a Dasha do canal Wally e Dasha também nasceu na Crimeia e se considera russa
Eu tinha uma amiga que nasceu no Japão e viveu lá até os 15 anos, mas ela é brasileira de cidadania e de etnia pois no Japão mesmo se vc nascer lá não pode ter a nacionalidade japonesa.
pq é uma loucura?
@@entre3culturas Por aqui no Brasil (e em todo o Novo Mundo) é estranho o conceito de alguém não se considerar pertencente a cultura/país em que nasceu.
@@jvctr5977 Não é estranho quando você estuda um pouco da historia dos países e aceita que é assim :)
Na verdade, encarnou no lugar errado. Logo, agora está no lugar certo. Nordeste/brasileiro. 💙🇧🇷
beijoooo
Por gentileza, faça um vídeo esclarecendo a história desses cidadãos nascidos na Letônia de ascendência russa, e não reconhecidos como letões. Eu não sabia que havia apátridas na Europa. Muito triste!
Olá. Pelo que eu entendi eles são russos étnicos
@@cursino1 obrigado por esclarecer. Deve ser o conceito "de sangue", para a cidadania.
Não é "muito triste". Foram russos q invadiram a Letônia nos anos 40 com a anexação do país por Stalin. Quando por fim a Letônia recuperou a sua independência, muitos destes russos decidiram voltar à Federação Russa (o Estado sucessor da URSS) e o novo governo da Letônia decidiu que os russos que ficaram tinham que aprender o idioma letão e prestar juramento de lealdade ao novo Estado. Os que não o fisseram ficaram como apátridas até o dia de hoje.
@@adelinod.5568 A Letônia é mais um Estado "artificial", que só foi independente entre 1918 e 1940.
irei fazer Emanuel, obrigada!
Tenho simpatia pelas minorias russas. Eu sei muito bem que muitas dessas minorias são tratadas como lixo em alguns países do leste, principalmente aqueles que se tornaram amantes da cruz de ferro por obra do ocidente como Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Polônia, Ucrânia.
cruz de ferro? me explique melhor :)
@@entre3culturas Não posso, a palavra direta é proibida aqui no YT. Mas é o do bigodinho.
Acho que o conceito de minorias nacionais não é muito intuitivo para as pessoas na América Latina. Quando você nasce na Colômbia, por exemplo, em Cucuta, na fronteira com a Venezuela, não importa de qual minoria você é, você é colombiano. Mas se você nascesse um pouquinho mais a leste, você seria venezuelano. Não é como nos Bálcãs, na Europa Central ou no Mar Báltico.
Fora disso, canal muito interessante. Eu me subscrevi!
пока!
seja bem vindo!! valeu!!1
Deu 1:45 de vídeo e ela explicou, quem não entendeu não entende mais.
Boa noite, uma russa morando em Natal? Esse mundo tá uma loucura, viva a Rússia.
Como basta nascer no Brasil para ser brasileiro, muita gente faz confusão achando que isso se aplica a todos os países. 🙂👍🏻
Isso faz confusão mesmo, tenho duvidas com os filhos de russos q nascem no Brasil, se consideram russos ou brasileiros, pq é isso q usam para definir a nacionalidade russa. Para nós aqui, os filhos de russos nascidos aqui nesta terra tropical são brasileiros descendentes de russos é assim a nossa definição....
@@moraciful Tem russas, ucranianas, bolivianas, paraguaias, peruanas vindo para ter filhos no Brasil, pois basta nascer no Brasil para obter dupla cidadania. Entretanto, países como o Japão, ao adquirir cidadania local, o emigrante é obrigado a renunciar a sua cidadania de origem.
isso msm
@@moraciful a definição no Brasil vai ser essa mesmo. Se a criança vai se considerar russa, dependa da forma como ela será criada aqui no Brasil :)
Muito legal! Isso acontece de forma similar na estonia e lituania?
infelizmente não sei te responder. :) mas irei me informar
Instrutivo e curioso. Parabéns pelo conteúdo. Fisionomicamente, parece muito mais germânica que eslava.
valeuuu!!!!
Eu amo ouvir russos falando em português, porque eles falam quase idêntico aos brasileiros.
tem uma explicação na fonética de ambas as línguas. tenho um video sobre este assunto. já assistiu?
Deveria ser 4 culturas o seu canal!
São 3 mesmo, pq sei pouco da cultura letã
Os russos da Letônia sentem descriminação pq são menos cidadãos por isso tem essas invasões e guerras mas os massacres não justificam. Como vc aprendeu o português e pronuncia tão bem, vc está de parabéns.
Bobagem. Que discriminação? Quer elaborar?
@@VonRix querido, ele não fala bobagem. Xenofobia contra os russos sempre existia na Letônia. Há anos, antes do conflito.Eu mesma já presenciei assim como os meus pais.
Querida, nos fale do maravilhoso mundo da religiosidade e valores do Cristianismo Ortodoxo. Ninguem do lado ocidental entende, e não é acidental. Somos propositalmente apartados culturalmente
É só você dizer que é do Paraná que tá tudo certo.
O Brasileiro não é etnia, é nacionalidade. Não existe "etnia brasileira". Ao contrário dos países europeus,muitos da Ásia....
Olá Natasha. Você sempre fala dos choques culturais entre Alemanha e Brasil. Mas você sentiu choque cultural entre as culturas russas e alemã, que também são diferentes e antagônicas?
você me deu uma boa ideia de conteúdo! Irei fazer uma comparação. valeu!!
Sou brasileiro, nordestino, piauiense, descendente de portugueses por parte de pai e mãe, pela parte do meu pai existe contribuição indígena inclusive, mais já remotamente (uma das minhas bisavós paternas era descendente de portugueses e indígenas), todos os meus outros bisavós paternos eram descendentes de portugueses do período da Província do Piauí. Por parte da minha mãe sou bisneto e tataraneto de portugueses da região Belmonte (Portugal) emigrados e radicados em Recife-PE, minha bisavó materna era pernambucana descendente de holandeses. Eu gostaria de obter cidadania portuguesa através do meu bisavô imigrante, mas ele foi radicado como brasileiro em Recife-PE, então perde-se o direito à cidadania aos descendentes. Meu bisavô imigrante veio ao Brasil ainda menino com seus pais, irmãos e outras famílias que vieram trabalhar nas fazendas dos coronéis do Sertão pernambucano, no ato do registro civil de meu bisavô ele foi radicado como pernambucano de Recife.
Por favor, Natasha, faça outro vídeo sobre esse tema dos países satélites da URSS hoje em dia.
Minha bisavó nasceu no país, Rússia, hoje pais Polônia.
Tenta explicar isto as pessoas.
se tem como explicar com história já ajuda :)
Ola natasha, poderia me tirar uma dúvida...
queria saber como que os letoes se comunicavam na epoca tanto com os alemaes como com os soviéticos? Eles entendiam tanto o russo como o alemão?
boa pergunta. irei perguntei os meus pais sobre e te retorno
Existe preconceito de letões contras russos na Letônia?
Sim, infelizmente, como no mundo todo, existe sim
A nacionalidade brasileira se da tanto pelo jus solis quanto pelo jus sanguinis. Eu sou brasileiro mas nasci no Peru.
Kak dyelá ? Kpacota , Paka ❤ Wie geht es dir ? Bis später .
Toda Latinoamérica con Russia
Eu estou aqui no Brasil faz 10 anos, sou da Letônia, falo com todo o mundo, qualquer motorista do Uber sabe, que Rússia invadiu porque Putin quer reestabelecer União Soviética e ocupar todos esses países que ganharam a liberdade de volta. Ninguém apoia isso. Brasileiro não gosta do imperialismo seja qual for. E não gosta do imperialismo russo também.
@@VonRix o que Putin faz é insano sem dúvida alguma, mas sugiro você estudar um pouco mais de geopolítica e não ver um lado só. Se tem guerra é porque muitos estão ganhando com isso, certo? Não só a Rússia. Quem sofre é a população ucraniana e russa.
Infelizmente, muitos brasileiros não entendem o conceito de grupo étnico devido ao alto grau de alienação, e ao baixissimo grau de conhecimento.
@ftk2589 Por um lado você está certa(o), mas o conceito existe e, devemos aceita-lo até por segurança de nós mesmos já que muitos grupos étnicos não tem o costume de se misturar, o que é perigoso. Alguns grupos étnicos tem o péssimo hábito de praticar o genocídio de outros grupos raciais e étnicos, sendo verdadeiras "ervas daninhas". Onde estão, as populações locais são erradicadas, como aconteceu no Contestado e, o que sobrou da população são chamados de vagabundos. Aliás, como curiosidade, a Letônia chegou a formar duas divisões das S.S., a 15.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS (1.ª Letã) e a 19.ª Divisão de Granadeiros Waffen SS (2.ª Letã), o que para um país com uma população relativamente pequena formar duas divisões das S.S. é um tanto preocupante. Devemos acima de tudo estar de olho!
@ftk2589 pues el concepto siempre vá existir porque existe historia.
Isson é muito facil, você é Letona realmente 100 por cento por ir nascido lá. Mas se considera Russo.isso é normal você pode considerarse tambén da Alemanha. A pessoa tem direito de considerarse de qualquer pais do mundo. Eu sou Peruano mas me considero dd Portugal. s
Bueno, me parece que no entendiste muy bien la explicación. No se trata de cómo me considero pero si quién soy si hablamos de etnia. En mi pasaporte letón está escrito: nacionalidad russa. Como te explicas esto? es importante entender que los países de la antiga URSS tienes etnias diferentes
Qual a diferença entre a língua russa e o bielorrusso?
são linguas parecidas. ambas linguas eslavas. confesso que nunca encontrei e nem falei com ninguem da Bielorussia
muito legal isso, isso explica o motivo dos movimentos 'separatistas', nós que estamos deste lado do mundo não temos esta visão.
Estas pessoas oriundas de países da união sovietica, que não são consideradas cidadãos da letonia, são reconhecidas russas? ou são apatridas?
Também sou da Letônia e posso responder.Todos que imigraram para Letônia durante época soviética como cidadãos desse país agora que esse país não existe mais podem escolher - virar letos, adquiris passaportes letos, sim, tem que aprender língua o que não deveria ser um problema se um mora em um país muito tempo , mas sim podem virar letos se quiseram. Mas também pode escolher cidadania da federação russa. Não pode ser os dois - Letonia permite cidadania dupla só com seletos países, Rússia nao é entre elas. MAS também podem podem escolher de esperar - então não escolher nenhuma cidadania. Aí eles recebem passaportes de “aliens” letos . É um passaporte da Letônia mas para pessoas que não são cidadãos da Letônia. Sim, é temporario, a ideia é que em futuro todas as pessoas escolhem cidadania de algum país. E um passaporte que da oportunidade de esperar antes de tomar decisão
@@VonRix acredito que a maioria acaba escolhendo o da Letônia, mesmo querendo o russo, tendo em vista que o passaporte da Letônia é mais poderoso, ou estou equivocado ?
apatridas. irei produzir um video sobre
@@VonRix excelente!!!!
Obrigada!!
Simples é nascida na Letônia de etnia russa .
React gospel Brasil react Gabriela Rocha me atraiu porque músicas gospel é sucesso em todo o Brasil 🙏♥️♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️♥️
De onde você tirou isso, Jefferson? 🤨
Cara até onde me lembro o canal é sobre cultura e aprendizado de línguas esse post maldito e pra canal de religião,cara procure canais de religião está certo, você está bem doido e distópico aqui, trate-se no SUS por favor 🙏🙏🙏🙏🙏
Sucesso onde?
tendi foi nada
Não é difícil entender por que a Letônia quer se livrar dos russos que estão em seu território. É complicado ter em seu país etnias que simplesmente não querem se inserir na cultura letã, formando, assim, uma sociedade paralela.
E ainda com risco de movimentos separatistas, como acontece atualmente na Ucrânia.
Se eu pudesse escolher eu queria ser russo
Como foi sua experiência na era SOVIÉTICA? O dia a dia, a economia, diversão, visão sobre o governo? Era bom ser SOVIÉTICA?
Se se considera russa e não Letonia ou Brasileira o melhor é ir para a Russia, pois dado o comportamento agressivo e criminoso da Russia agredindo os vizinhos, estes que ainda assim se assumem como russos passaram a ser personas não gratas em todos países onde os cidadãos prezam as liberdades e direitos fundamentais.
Biscoitero, coma um biscoite e se acalme 🍪
Este assunto da reforma da igreja ortodoxa russa é bem legal, mas antes deveria haver o da própria historia da igreja ortodoxa russa desde o cristianismo primitivo, os braços que partem da dupla excomunhão dos papas romanos e ortodoxo que gerou estes dois ramos principais do catolicismo.
Legal! Uma soviética agora aqui natalense 👍🏻
Olga do Brasil também é kovalenko 😮😮😮😮😮😮😮😮
Mas vc descobriu que na verdade é brasileira,seu jeito é muito nosso!
Brasileiro não tem qi pra entender toda essa complexidade
Entendo que nem todo mundo quer aprender e prefere ficar no seu mundo da ignorância
nasceu na Letônia, então e leitoa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A CIDADANIA TEM IMPLICAÇÕES LEGAIS EVIDENTES.E A NACIONALIDADE?
nacionalidade é pelo sangue, foi o que expliquei no video
Nasceu na época que a letonia ainda fazia parte da Russia
Da URSS.
Da Rússia não, da União Soviética
@@brunnocesar1411 união soviética hj ( Russia ) os nomes são atemporais
URSS
@@Ramoile negativo, a Russia não é sinonimo de URSS e vice versa