Sou aluna do último semestre de automação industrial pela FATEC TATUÍ, tive muitas matérias de eletrônica e sempre falamos de PWM, mas nunca tivemos uma explicação com essa excelência, sinto muita tristeza de saber que estou me formando sem ter dominado o que precisava.
Olá Valeria! Não fique triste, você tem amplo conteúdo à disposição aqui no RUclips. Só nesse canal são mais de 3800 vídeos para lhe ajudar. Continue estudando conosco. Sucesso!
Olá, Wagner beleza? Um dos circuitos que nos ajuda muito na geração de PWM é o SG3524N . Porém com um simples AO e um sinal fixo dente de serra e uma tensão de referência variável, podemos fazer uma "modulação, ou fusão" da tensão DC sobre o sinal dente de serra e gerando um sinal quadrado e modulado por largura (PWM). Foi muito utilizado nos antigos short-breaks até o aparecimento do SG3524N e depois, o uC . Excelente matéria, meu amigo e hipnotizante ! Manda mais!
Top muito bem explicado faço curso no senai e esta de parabéns continue assim que ganhara muitas visualizações fala o necessário e nao fica de enrolação.
eu sou técnico e estou com um som sony apresentado protect, eu não tenho oscilóscopio, será que é possível eu ver esse sinal com o multiteste analógico na posição output?
Professor, como sempre. Mais uma show aula. Wagner, eu sinceramente, gostaria de saber sua opinião como um excelente profissional engenheiro, e acho que talvez seria a curiosidade de muitos outros e está na atualidade: urnas eletrônicas. Se tiver um tempo, não falando de política, mas do ponto de vista da eletrônica, e segurança da informação, o que acha da urnas em nosso pais? É realmente essa segurança que o TSE nos fala? Eu particularmente não acredito. Obg mestre!!!
Rodrigo Inácio blz cara, então.... Assunto polêmico esse neh kkk. Mas assim eu sou programador (iniciante) vou dar um exemplo do que eu sei sobre o assunto. Uma urna é um equipamento eletrônico que (eu acho) usa um software ou seja é escrito um programa em uma línguagem de programação e compilado para o sistema eletrônico (microcontroladores) da urna. Tá maa é seguro ? Então.. é seguro pra eu ou você (mesmo entendo de eletrônica) não conseguir invadir. Visto que um código depois de compilado não tem como saber o conteúdo dele... Mass nada impede que o programador (cara que fez o código) faça de uma maneira digamos errada.. por exemplo: tem o partido um e o partido dois... Eu como programador se me contratarem para fazer um código que quando eu votar pro partido um o voto seja salvo para o partido dois... Eu faço.... Pq o programador vai obedecer quem tá contratando ele. E se a pessoa que contratou fala pra ele fazer um código que assim que votem no (Amoedo) o voto seja computado para o (cabo daciolo) exemplos de candidato dessa eleição... Dá pra fazer... Ou seja resumindo, é seguro pra nós não invadirmos. Mas não é seguro que o voto que a gente aperto lá seja computado realmente para nosso candidato. Isso depende de como foi feito o código. (Lógico) é fraude é fora da lei o cara fazer um código que aja da maneira que eu mencionei acima. Masss depois de compilado... Ninguém nunca mais pode ver aquele código então só o contratante e o cara que programou que saberia dessa (fraude). Não sou o Wagner rsr mas espero ter ajudado. Tenho um pokinho de conhecimento de eletrônica e programação e gosto de compartilhar.
Olá Rodrigo, a única maneira de garantirmos 100% de segurança nessa urnas eletrônicas é havendo o voto impresso. Você digita o nome do candidato e em seguida a urna imprime o seu voto, você confere e deposita em uma urna real.
@@luizgfrancomichelmann pois é. Acho complicado. Por esse lado entendi, mas todos os sistemas, ditos como "seguros" como sites de bancos e outras grandes empresas multinacionais ,etc não são constantemente invadidos por rackers? Sei que eles dizem não haver conexão com a rede, mas, em algum momento esses dados são transferidos..... O software passa por atualizações, sei lá..... Vai saber....
Boa noite Wagner, videos muito didáticos, estou aprendendo muito, Obrigado!! - favor, poderia comentar algo ref ao conceito de DITHER sobreposto num sinal PWM aplicado ao acionamento de BOBINAS SOLENOIDES de válvulas hidráulicas? um sinal PWM de baixa frequência pode ter um DITHER sobreimposto? como seria isto?, e quando são dois sinais diferentes?, como funcionariam?? - Muito obrigado!!
Excelente aula adorei , eu sou estudante de eletrônica queria saber se o senhor tem um curso de eletrônica para me indicar pode ser eletrônica básica, ou então se tem um curso para eu entender mais sobre pwm ?
Eu preciso de um circuito que a partir de uma voltagem e amperagem conhecida ou definida que pudesse ser "picada"(pulsada)por uma frequência variável ex.(de 1Hz a 1Khz) que circuito seria ideal? lembrando que tem que suportar amperagem maiores (ex. 13-18V com até 50Ah)
Neste vídeo a largura subiu sem mudar a frequência. Em fontes chaveadas de som automotivo, vejo aumentar o número de pulsos, subindo a frequência, para corrigir quedas de tensões. É possível em alguns circuitos, a largura de pulso aumentar e a frequência subir?
Obrigado Marcelo. Então o melhor para mater a corrente de partida baixa, seria dar a partida no motor usando uma aceleração crescente com o pwm até atingir 100% e neste caso a corrente ja estaria estabilizada, nao sei se consegui me explicar. Eu quero manter a corrente de partida mais baixa possível, mas após a partida ele chegar a potência/velocidade máxima. Obrigado.
Entendi Diego, mas as vezes a corrente de partida ( inrush ou conjugado de partida) é inevitável ou até desejável , porque até o motor começar a virar, ele tem que vencer a inércia dele mesmo, as vezes somado com uma caixa de redução ou até todo o conjunto mecãnico vencendo os atritos iniciais. posso te dizer que muitas vezes é inevitável e até normal....
Show. No controle de motores quando na partida sua corrente é muitas vezes o dobro q a média, aplicando o pwm ele não fica sempre com uma corrente elevada? Ou é justamente o contrário? Obrigado.
Oi Diego. imagine que na saida do PWM vc tenha uma componente Dc pura, por exemplo, se vc tem um motor ligado á uma tensaõ de 10Vdc ele te gerará uma corrente "x", colocando esse motor ao PWM com ciclo ativo de 50% a tensão resultante será de 5Vdc e proporcionalmente sua corrente cairá, pois vc entrega menos potencia , ok? um abraço!!
Um pulso em nível alto por um tempo entre 1ms e 2ms é o que vc precisa pra mover ele. A posição 0 é em 1,5ms e os ângulos que vc quer podem ser descobertos por regra de 3 simples. A programação mais simples pode ser feita com delays no Arduino ou PIC.
Mas seu eu aumentar ou diminuir o tempo em que o dispositivo permanece ligado ou desligado, não estarei, com isso, variando a frequência também, uma vez que a frequência é medida em ciclos por segundo?
Não, por exemplo suponha o valor do período como 5. 5 pode ser escrito de infinitas formas (3+2, 2+3, 2.5+2.5, 1+4...) Mas no final a soma é 5. Se eu mudar o tempo em alto e em baixo não necessariamente o período mudou, entende?
Olá Ricardo! Veja no vídeo as bordas de subida do sinal, mas mesmas permanecem fixas, mesmo quando eu aumento o ciclo ativo, isso significa que mantemos a frequência constante.
oi! vc sabe que a tensão final é uma componente DC , uma tensão DC, é seu caso? sujiro vc levantar a tensão e corrente que ele trabalha, e com um indutimetro medir o XL dele, para saber a indutancia, á partir daí vc tem uma ideia da frequencia do PWM. aconselho vc usar uma ponte H , caso seja possivel. e determine os valores minimos e máximos de trabalho . com esses parametros vc consegue esboçar seu projeto.Ok? um abraço!
existem alguns controladores PWM prontos no Mercado Livre, de algumas tensões e correntes. dá uma olhada lá, tire umas duvidas com o fabricante , ok? um abraço
Estou desde sábado na elétrica p/ consertar um motor de arranque é segundo o rapaz tem alguma coisa roubando carga da bateria, será tão difícil descobrir?
travou aki. like 6. WR o q vc acha de um osciloscopio de 200MHz valvulado? achei um aki perto de casa bem baratinho. acho q vai ser esse o meu primeiro. rs
A melhor explicação sem brincadeira
Parabens. Vc sabe produzir uma excelente aula. Estimula novos cientistas
Nem acredito que finalmente entendi isso... O desenho do interruptor fez a mente explodir aqui. Valeu demais!!!
Excelente exposição! Vocês são feras! Valeu pelo conteúdo!
Ahhh "miseravi" que manja dos Paranauê... Muito bom. Explicação de altíssimo nível....
Muito bom Wagner.
Com esse canal concerteza vai formar muitos técnicos ...kkk
Desenhos perfeitos ❤
Meus parabéns, até eu entendi, e sou tapadinho, muito obrigado, agora sei o que é PWM.
Sou aluna do último semestre de automação industrial pela FATEC TATUÍ, tive muitas matérias de eletrônica e sempre falamos de PWM, mas nunca tivemos uma explicação com essa excelência, sinto muita tristeza de saber que estou me formando sem ter dominado o que precisava.
Olá Valeria! Não fique triste, você tem amplo conteúdo à disposição aqui no RUclips. Só nesse canal são mais de 3800 vídeos para lhe ajudar. Continue estudando conosco. Sucesso!
Excelente aula agora entendi
Igual em agora me formando no Senai em 2024😂, e vc como está depois de formada?
Um pouco todo dia e todo dia um pouco, assim evoluímos em qualquer coisa na vida!
Muito bom, fácil entender
Olá, Wagner beleza? Um dos circuitos que nos ajuda muito na geração de PWM é o SG3524N . Porém
com um simples AO e um sinal fixo dente de serra e uma tensão de referência variável, podemos fazer uma "modulação, ou fusão" da tensão DC sobre o sinal dente de serra e gerando um sinal quadrado e modulado por largura (PWM). Foi muito utilizado nos antigos short-breaks até o aparecimento do SG3524N e depois, o uC . Excelente matéria, meu amigo e hipnotizante ! Manda mais!
Já deixo o like antes mesmo de assistir ao vídeo!
Gostaria de agradecer a aula e aproveitar pra pedir uma explicação. Qual o conceito de circuito linear? Obrigado!
Obrigado. Sensacional o vídeo das suas notas. Além da motivação seu conteúdo é perfeito.
Sempre q eu assisto está aula eu aprendo alguma coisa nova 🙂
Perfeito Wagner! Fácil de se entender, explicação pratica e lógica... Como sempre tem feito. Obrigado por compartilhar. Valeu!
Nosta 10 WR. 👏👏👏👏👏
Ainda me fazia essa pergunta dias desses! Show de bola como sempre.
Muito bom, se puder fazer uma aula sobre aplicação de pid nos inversões de frequencia se pocivel abb
Obrigada professooor.
Valeu Nathália, bons estudos!
muito bom, obrigado
Muito bom Obrigado
Você é o máximo Rambo!💪
Muito bom, ajudou muito
Ficou muito claro o entendimento.
Gostei muito cara agora aprendir..sou amante da eletrônica
Muito didático, melhor vídeo q vi do assunto.
Muito boa explicação . Bem clara !
Espetacular a didatica !! seus videos valem ouro. muito obrigado por disponibilizar esses conteudos incriveis de eletronica.
excelente aula mestre!!!
Excelente aula, finalmente entendi PWM
Obrigado! Bons estudos e se inscreva no canal. Quase 4000 vídeos disponíveis.
Excelente aula, parabéns!!! Muito obrigado
Já avia estudado o pwm mas essa explicação me levou a acreditar que perdi tempo kkkkkk muito boa ,mas estudar nunca é demais !
Top muito bem explicado faço curso no senai e esta de parabéns continue assim que ganhara muitas visualizações fala o necessário e nao fica de enrolação.
Obrigado Thiago, compartilhe o canal com seus colegas de curso, peça para se inscreverem aqui. Temos mais de 2800 vídeos já publicados.
Agora sim entendi como funciona. Show de bola
Olá Wagner boa aula
Excelente professor muito obrigado conhecimento adquirido com sucesso!
Muito boa essa aula, parabéns professor.
Excelente aula.
Fala meu amigo
Porque não faz um vídeo sobre sinais PWM multiniveis
Muito bom parabéns Wagner como sempre, um abraço.
valeu Luis, abraço!
Wagner Boa noite ,
Quando possível , explora o assunto PID,,, projeto de pic trabalhando nestas aplicações.
forte abraço.
Já tem vídeos sobre PID no canal, dê uma olhada. Mas faremos mais no futuro sim. abraços
Wagner , bom dia
muito obrigado pela sua atenção e respeito por seus seguidores ...
forte abraço e muito sucesso.
Como faser um pedal acelerador de carro elétrico, é o hengenheiro eletronico q faz?
Ótima explicação professor, aguardando pelo o vídeo sobre o intermediário e avançado do PWM!
Qual a frequência máxima que posso utilizar em um circuito PWM, existem multi frequência?
Excelente conteúdo.
Muito obrigado professor aula top parabéns
PwM! .e o fechamento e ligamento de uma carga muito rápido .( Liga e desliga ).como faz um transitor ....!???..
Muito boa a explicação. Obrigado.
Ótima aula!!
Como decoro essas formulas para aolicar o calculo? Voce tem curso sobre isso?
Muito obrigado pela aula! Ajudou bastante
Gostei muito dessa aula!
O que não entendi até hoje qual a frequência a ser utilizada? Depende da aplicação? Ou como escolher a ideal?
eu sou técnico e estou com um som sony apresentado protect, eu não tenho oscilóscopio, será que é possível eu ver esse sinal com o multiteste analógico na posição output?
Poderia ser feito com indutor e capacitor?
AAAAAAAhhh que maravilha de aula!!!!!!!! toma-lhe like!!
Obrigado Luiz!
e o Duty Cicle em corrente alternada, bifásica?
Com um controlador de velocidade dc pwm. Colocando uma tensão de 40vdc de entrada consigo regular 30vdc estavel pra uma carga?
Professor, como sempre. Mais uma show aula. Wagner, eu sinceramente, gostaria de saber sua opinião como um excelente profissional engenheiro, e acho que talvez seria a curiosidade de muitos outros e está na atualidade: urnas eletrônicas. Se tiver um tempo, não falando de política, mas do ponto de vista da eletrônica, e segurança da informação, o que acha da urnas em nosso pais? É realmente essa segurança que o TSE nos fala? Eu particularmente não acredito. Obg mestre!!!
Rodrigo Inácio blz cara, então.... Assunto polêmico esse neh kkk. Mas assim eu sou programador (iniciante) vou dar um exemplo do que eu sei sobre o assunto.
Uma urna é um equipamento eletrônico que (eu acho) usa um software ou seja é escrito um programa em uma línguagem de programação e compilado para o sistema eletrônico (microcontroladores) da urna. Tá maa é seguro ? Então.. é seguro pra eu ou você (mesmo entendo de eletrônica) não conseguir invadir. Visto que um código depois de compilado não tem como saber o conteúdo dele... Mass nada impede que o programador (cara que fez o código) faça de uma maneira digamos errada..
por exemplo: tem o partido um e o partido dois...
Eu como programador se me contratarem para fazer um código que quando eu votar pro partido um o voto seja salvo para o partido dois... Eu faço.... Pq o programador vai obedecer quem tá contratando ele. E se a pessoa que contratou fala pra ele fazer um código que assim que votem no (Amoedo) o voto seja computado para o (cabo daciolo) exemplos de candidato dessa eleição... Dá pra fazer... Ou seja resumindo, é seguro pra nós não invadirmos. Mas não é seguro que o voto que a gente aperto lá seja computado realmente para nosso candidato. Isso depende de como foi feito o código. (Lógico) é fraude é fora da lei o cara fazer um código que aja da maneira que eu mencionei acima. Masss depois de compilado... Ninguém nunca mais pode ver aquele código então só o contratante e o cara que programou que saberia dessa (fraude).
Não sou o Wagner rsr mas espero ter ajudado. Tenho um pokinho de conhecimento de eletrônica e programação e gosto de compartilhar.
Olá Rodrigo, a única maneira de garantirmos 100% de segurança nessa urnas eletrônicas é havendo o voto impresso. Você digita o nome do candidato e em seguida a urna imprime o seu voto, você confere e deposita em uma urna real.
@@luizgfrancomichelmann pois é. Acho complicado. Por esse lado entendi, mas todos os sistemas, ditos como "seguros" como sites de bancos e outras grandes empresas multinacionais ,etc não são constantemente invadidos por rackers? Sei que eles dizem não haver conexão com a rede, mas, em algum momento esses dados são transferidos..... O software passa por atualizações, sei lá..... Vai saber....
@@canalwrkits , simples assim né. Concordo.
Blz. otima explicacao..
Boa noite Wagner, videos muito didáticos, estou aprendendo muito, Obrigado!! - favor, poderia comentar algo ref ao conceito de DITHER sobreposto num sinal PWM aplicado ao acionamento de BOBINAS SOLENOIDES de válvulas hidráulicas? um sinal PWM de baixa frequência pode ter um DITHER sobreimposto? como seria isto?, e quando são dois sinais diferentes?, como funcionariam?? - Muito obrigado!!
Francisco Dilson. Você só não falou como eu alimento ou diminui a tensão de saída como faço não tem um trimpoid
Parabéns ,valeu mano
Quer dizer que só muda o tempo de entrega da potência?
Correto ?
Uma boa aula, só falta caprichar mais nos desenhos
Muito bom!
Excelente aula adorei , eu sou estudante de eletrônica queria saber se o senhor tem um curso de eletrônica para me indicar pode ser eletrônica básica, ou então se tem um curso para eu entender mais sobre pwm ?
Eu preciso de um circuito que a partir de uma voltagem e amperagem conhecida ou definida que pudesse ser "picada"(pulsada)por uma frequência variável ex.(de 1Hz a 1Khz) que circuito seria ideal? lembrando que tem que suportar amperagem maiores (ex. 13-18V com até 50Ah)
Quando vai lançar o curso de Fontes chaveadas 2!?
E eletrônica analógica!?
Julho 2023
Olá Juliano!
Fontes Chaveadas Iniciantes II: lançamento no começo de agosto
Entendendo Eletrônica Analógica: lançamento no começo de setembro
@@canalwrkits . Valeu já vou deixar um dinheiro reservado.. kkkk
A utilização do PWM pode substituir uma caixa de redução (de engrenagens) para um motor DC, por exemplo?
Like com 100% de duty cicle
Neste vídeo a largura subiu sem mudar a frequência.
Em fontes chaveadas de som automotivo, vejo aumentar o número de pulsos, subindo a frequência, para corrigir quedas de tensões.
É possível em alguns circuitos, a largura de pulso aumentar e a frequência subir?
Obrigado Marcelo. Então o melhor para mater a corrente de partida baixa, seria dar a partida no motor usando uma aceleração crescente com o pwm até atingir 100% e neste caso a corrente ja estaria estabilizada, nao sei se consegui me explicar. Eu quero manter a corrente de partida mais baixa possível, mas após a partida ele chegar a potência/velocidade máxima. Obrigado.
Entendi Diego, mas as vezes a corrente de partida ( inrush ou conjugado de partida) é inevitável ou até desejável , porque até o motor começar a virar, ele tem que vencer a inércia dele mesmo, as vezes somado com uma caixa de redução ou até todo o conjunto mecãnico vencendo os atritos iniciais. posso te dizer que muitas vezes é inevitável e até normal....
uma rampa de aceleração é desejável sempre que possivel sim!!
Obrigado Marcelo pelas respostas.
Show!
Show. No controle de motores quando na partida sua corrente é muitas vezes o dobro q a média, aplicando o pwm ele não fica sempre com uma corrente elevada? Ou é justamente o contrário? Obrigado.
Oi Diego. imagine que na saida do PWM vc tenha uma componente Dc pura, por exemplo, se vc tem um motor ligado á uma tensaõ de 10Vdc ele te gerará uma corrente "x", colocando esse motor ao PWM com ciclo ativo de 50% a tensão resultante será de 5Vdc e proporcionalmente sua corrente cairá, pois vc entrega menos potencia , ok? um abraço!!
Qual seu contato para vc uns curso? Sap ou fone fixo!!
Aprecio muito as tuas aulas Eng. Wagner, e gostaria muito de conhecer pessoalmente.
Uma pergunta: Qual a diferença entre reóstato e o potenciómetro?
Obrigado Lueji! Segue um artigo breve sobre reostato: brasilescola.uol.com.br/fisica/o-que-um-reostato.htm
Quero aprender como controlar um servo motor 9g tower, qual é a programação?
Um pulso em nível alto por um tempo entre 1ms e 2ms é o que vc precisa pra mover ele. A posição 0 é em 1,5ms e os ângulos que vc quer podem ser descobertos por regra de 3 simples. A programação mais simples pode ser feita com delays no Arduino ou PIC.
otimo !
Onde tah o link da playlist do curso todoooo??? T.T
Olá Thavi, segue: ruclips.net/p/PLZ8dBTV2_5HQpKzBt3nJex3Mbk7hmhFHl
E todas as playlists do canal você encontra em wrkits.com.br/canal
Bons estudos!
Show
Mas seu eu aumentar ou diminuir o tempo em que o dispositivo permanece ligado ou desligado, não estarei, com isso, variando a frequência também, uma vez que a frequência é medida em ciclos por segundo?
Não, por exemplo suponha o valor do período como 5. 5 pode ser escrito de infinitas formas (3+2, 2+3, 2.5+2.5, 1+4...) Mas no final a soma é 5. Se eu mudar o tempo em alto e em baixo não necessariamente o período mudou, entende?
oi Ricardo , no controle PWM a frequencia é fixa e vc varia a largura do Pulso somente.
Olá Ricardo! Veja no vídeo as bordas de subida do sinal, mas mesmas permanecem fixas, mesmo quando eu aumento o ciclo ativo, isso significa que mantemos a frequência constante.
Vc não teria um esquema elétrico pra uma controladora de bico injetor , passa por favor !?
oi! vc sabe que a tensão final é uma componente DC , uma tensão DC, é seu caso? sujiro vc levantar a tensão e corrente que ele trabalha, e com um indutimetro medir o XL dele, para saber a indutancia, á partir daí vc tem uma ideia da frequencia do PWM. aconselho vc usar uma ponte H , caso seja possivel. e determine os valores minimos e máximos de trabalho . com esses parametros vc consegue esboçar seu projeto.Ok? um abraço!
existem alguns controladores PWM prontos no Mercado Livre, de algumas tensões e correntes. dá uma olhada lá, tire umas duvidas com o fabricante , ok? um abraço
Não leve a mal, mas se fosse pra comprar não teria te perguntando, abraço.
pesquise no google como "" PWM usando 555 " do Newton C. Braga, eu montei e funciona super bem. coloque um Mosfet IRFZ48N na saída ,um abraço
Finalmente entendi duty cicle 😂😂😂
Circuitos com PWM são a base da nossa tecnologia hoje, se não fosse por eles nossos eletrônicos ainda seriam como eram nos anos 70.
Imagino.
Estou desde sábado na elétrica p/ consertar um motor de arranque é segundo o rapaz tem alguma coisa roubando carga da bateria, será tão difícil descobrir?
Aí..conhece
travou aki. like 6. WR o q vc acha de um osciloscopio de 200MHz valvulado? achei um aki perto de casa bem baratinho. acho q vai ser esse o meu primeiro. rs
deve estar bem descalibrado.... se for baratinho compro, pois sou colecionador..... abraço.
o anuncio foi finalizado. estava no M.L. iria te passar o link. :(
Nunca trabalhei com osciloscópios valvulados Anselmo, realmente não saberia opinar.
MT bem explicado, porém p/ mim ainda não é fácil entender. 👍
LIKE
oi
Ótima explicação.Parabens
.