Foi a mesma coisa que eu pensei ao assistir. Seria mais justo o Charlie Brooker ter peito para lançar uma série nova. Poderia simplesmente anunciar como "do criador de Black Mirror" e fazer a propaganda e tal, só que ele não fez e lançou essas bombas que não lembram em nada as temporadas anteriores. Espero que não tenha mais nenhuma temporada.
Mesmo não sendo melhor que as quatro primeiras, essa temporada ainda foi muito melhor que a 5ª. Inclusive o episódio "Loch Henry" é bem honesto. A crítica ao true crime é super válida e eu compactuo, apesar de ser um pouco contraditória com a plataforma em que a série está.
Pois é, o 3 primeiros episódios são excelentes e MUITO Black Mirror, a glr fez foi pegar o hype de criticar antes mesmo de ver, e após assistirem não pegam a proposta da reflexão e aí falam que não é Black Mirror.
Gostei demais dessa temporada, muito melhor do que a anterior, e essa sim teve um jeito de Além da Imaginação. Não vou falar mal do produtor por ele ter querido mudar. Aguardando a sétima.
O que mais me incomodou nessa nova temporada e que já tinha começado a mudar desde a 5ª é uma Netflixzação, que tira o tom mais sombrio e cru da série, que era o que eu tanto amava. Se antes os episódios me levavam a uma grande reflexão e um certo temor, agora eu me perco nos diálogos bobos, nos enredos que propõem algo, mas logo se perdem em um roteiro com falas muito bobas e um enredo parecido com filme de sessão da tarde, onde o grande dilema vira como invadir o prédio da empresa, em vez do debate sobre a relação da tecnologia com o ser humano.
Concordo, chegou o momento de acabar com esta antologia. Foi bom (+/- pq quando foi para Netflix mudou a vibe :() enquanto durou! A Redmirror com a pegada de crimes é uma boa ideia, eu gosto da tematica.
A propaganda com a Elis Regina em IA saiu em um timming certo para essa discursão, poq a IA além de poder sucatear o mercado artístico, podem fazer com que pessoas que já se foram atuem em algo que talvez não compactuariam.. sem dizer do perigo da pós verdade e os limites da imagem como no primeiro episódio Joana is Awful, há boatos que o Tom Hanks já começou a discutir até onde é permitido o uso da imagem dele
Mano, sim!!! Aquele episódio usando IA pra fazer papel de atores... Muuuuiiito atual!! Logo em seguida teve aquele comercial da Elis Regina e a greve dos atores de Hollywood
@@TheNandagc exatamente!! e só agr percebemos a questão poq eles foram usando aos poucos para ser normalizado antes, como na internet com apps de brincadeiras ou marcas engraçadas que usam ia em suas mídias
Pois é, esse primeiro ep é completamente Black Mirror, e traz uma crítica super atual, e que tá até fazendo os atores de Hollywood aderirem a greve dos roteiristas.
Acho louvável o Max ter o bom coração de acreditar nas palavras do criador. Sim, pode ser verdade tudo isso, mas é importante levantar a questão cética de que, esses episódios só estão aí e o tal "Red Mirror" não foi criada não porque o criador quis "subverter as expectativas do público", mas talvez porque ele não quis sair da zona de conforto de uma série extremamente popular, OU que a própria Netflix o obrigou a colocar em black mirror...
Ótima análise! Em partes eu entendo que fazer Black Mirror hoje é muito mais difícil, pois o presente é implacável, mas se era da vontade do Brooker se desapegar da série e de fazer episódios "isso é muito Black Mirror", deveria desapegado dela e realmente ter iniciado um novo projeto. No fim, continua usando ela de muleta. Algumas pessoas querem usar o argumento deque a série não é sobre tecnologia, mas sobre pessoas e eu discordo profundamente. A série, até antes de chegarmos aqui, era sim sobre pessoas e suas RELAÇÕES por meio da tecnologia. Isso é premissa. Pra mim, as últimas 2 temporadas têm roteiros ruins, mas essa 6ª é, acima de tudo, incoerente com a própria série. Triste fim do que um dia foi :(
Creio que mesmo que sejam bons, não vai ser tão legal pq não é o que os fãs querem... Se for ora ver mais episódios de terror assim, melhor ir ver outras séries... Black Mirror tinha algo diferenciado, que era justamente esse apego a tecnologia.
Exato, não acho que novas temporadas trariam episódios ruins, só que se não tem a essência do que a série se propôs a construir por 4 temporadas seguidas, melhor abandonar a série logo e fazer outra. Não faz sentido trazer episódios de fantasia sem que o objetivo seja explorar reflexões sobre o uso de tecnologia.
Gostei muito dessa temporada (com excessão do episódio 4). Não consegui enxergar as mesmas críticas que você Max. Acho que há estofo o suficiente para bons comentários/ debates em cada episódio Concordo que ela está aquém da complexidade das primeiras temporadas, mas ainda há bons debates aqui. Black mirror sempre foi uma série que nos convida a refletir não só sobre o impacto das tecnologias, mas também sobre o que elas trazem de reflexo de nós mesmos como sociedade a tona. Precarização do trabalho em benefício próprio, interesse mórbido pela desgraça alheia, objetificacao de pessoas e artistas... Enfim, foi falado sobre muita coisa nessa temporada. Entendo sua visão de parecer um comentário cínico e hipócrita as vezes em suas autocrítica, mas ao menos é uma série que nos convida a refletir a cada episódio, não só sobre os problemas das tecnologias, mas também se isso não reflete algo que esteja mais intrínseco em cada um de nós de alguma forma. Black mirror é uma das poucas séries que parece que as pessoas entenderam que há um conteúdo a se fazer reflexão, e isso é bastante raro em um mundo onde parece que as pessoas cada vez menos pensam sobre o que estão assistindo. Só por esse motivo já é uma série que merece atenção Mas entendo que muitas pessoas não consigam embarcar nessa liberdade criativa do Charlie Brooker em migrar para outros gêneros, particularmente eu consegui entrar na brincadeira
na minha opinião, o melhor ep foi o ultimo, inclusive até melhor que varios que eu assisti nas temporadas passadas, já que eu n gosto tanto desse tema de tecnologia
Meu maior problema com Black Mirror é o próprio Charlie Brooker, que reclama de pouca inovação mas não deixa NINGUÉM escrever um episódio sozinho (ou seja: ele mesmo impede que novas ideias surjam pra revitalizar a série).
Cara não vou mentir. Eu iria gostar mto se Black mirror fosse escrito por escritores diferentes a cada episódio. Ia ser mto mais vibe antológia que nem LDR tá fazendo.
@@mjfilho33 Kkkkkk mano namoral, imagina um episódio de Black mirror em animação o.o eu quando vi o episódio Metalhead achei que black mirror fosse explorar com a questão visual tbm com filtros e talvez até animações diferentes mas infelizmente não :( mas vamos ver o que o Brooker decide na próxima temporada hahaha
nao é crise de identidade, é interesse comercial rsrs, mas assim como na crise de identidade amadurecemos e fazemos boas reflexoes, a sexta temporada apesar de fugir do tema tecnologia e I.A. tras ótimos episodios de suspense e terror, e Beyond the sea é uma obra-prima!
Uma solução criativa: fazer uma personagem abrir o streaming "Blueberry", a cópia ficctícia da Netflix, e escolher assistir aos episódios de "red mirror", uma antologia de episódios de horror. Talvez até fazer essa personagem sofrer alguma consequência, a exemplo de outras antologias , como "VHS".
Black mirror vai melhorar qnd chamar outras pessoas pra fazer o roteiro tbm. Eu achei todos os EPS dessa nova temporada muito bons, mas pra mim só o EP 1 e 3 tem a cara black mirror... O resto é bom, mas pra uma outra série. Principalmente os ep 4 e 5.
Em relação ao terceiro episódio, o melhor dessa temporada, a ambientação força um pouco, mas não diminui a grandeza dele. A situação mais angustiante remete à insanidade criminosa de Maison e sua gangue assassina da época. Fora q é o momento da corrida espacial, das descobertas e dos gdes feitos nessa área. Só lembrando q a situação da personagem do Aaron Paul ficou pior q de seu companheiro de missão. Se ele voltar será preso pela morte de sua família.
De verdade, eu amo scifi, eu colocava Black Mirror no meu top 5 bem fácil. Mas essa temporada foi um balde de água fria 😢 ainda existem conteúdo a serem explorados. Essa nova temporada poderia ser um série nova, e q criassem episódios q de fato dialoguem com o cerne original da série.
Eu gosto de FC. Gosto de terror. Preciso dizer q o episódio do paparazzi foi a melhor história clichê de lobisomem do mundo, pq estava no Black Mirror e eu jamais desconfiaria disso. A surpresa valeu. O comentário sobre explorar a dor alheia é contemporâneo. Isso tbm é Black Mirror, apontar pro agora a partir de uma outra perspectiva
@@belacobrinha9739 o que torna uma história boa ou ruim? Existem muitos critérios diferentes. Eu sei q existe uma certa medida na qual queremos um certo padrão. Por isso crianças assistem tantas e tantas vezes programas repetidos, querem ouvir de novo e de novo os mesmos contos de fadas, do mesmo jeito. Há um certo prazer nisso. Depois de uma certa maturidade, fica difícil não enjoarmos. Não dá pra ter a surpresa sempre: nós somos bons em identificar padrões e acabamos ficando indiferentes. Mas é necessário algo novo. Com o tempo, vc verá.
@@BrontopsBaruq "O ponto é exatamente esse: te pegar por onde vc nunca esperaria" e a questão que não quer calar é: e se vc esperar por um ep assim? Ele ainda vinga? Ou ele continua como um ep ruim em uma temporada ruim pq uma obra n pode se sustentar só pela surpresa
Bem na minha opinião.Eu acho que se os produtores quiserem reinventar e usar o talento para criar histórias voltadas para eu super apoio.Mas acho que black mirror não e o lugar para botar esse tipo de trama.Eu gostei dos episódios de black mirror voltados para o terror e sobrenatural tanto quanto os normais,mas acho que uma serie derivada(se chamando "red mirror" como estão falando nos comentários) serviria melhor.
muito bom assistir os vídeos do Max e poder colocar em palavras tudo o que eu senti assistindo essa temporada e não sabia como expressar. Foi exatamente isso, episódios vazios e histórias chatas.
Oi, Max! Ótimo vídeo, como sempre. A única coisa que discordo é sobre o recorte temporal não ter importância nos episódios 3, 4 e 5. No episódio 3 é essencial que seja nos anos 60 pra justificar o fato de que tudo sobre a exploração espacial era experimental. Se o episódio se passasse no futuro vc podia simplesmente se perguntar “pq não mandaram os robôs pro espaço e não os humanos?”.
No episódio 4, tbm era importante que fosse nos anos 2000 pois era o auge da cultura dos paparazzis. Esse é o tipo de episódio cuja trama não funcionaria em um mundo de smartphones e internet. E no último, precisava que o episódio se passasse na guerra fria, jã que o fim do mundo era nuclear.
Finalmente uma crítica que combina com minha opinião sobre essa temporada. Há tantas outras críticas que exaltam muito mais que criticam que eu estava me sentido burra por não ter capturado a profundidade dos episódios. Ótima análise!
Essa série me fez refletir muito, sobre a tecnologia sobre horas e horas, que passamos no computador, celular, vídeo games etc.. É não valorizamos a família um passeio com os filhos, até mesmo hoje em dia as crianças , já nasce e com a cara no celular , parece que estão escravo da tecnologia , é por isso quero comprar um sítio em um lugar calmo sem essa tecnologia, tá acabando com o psicológico de muitas pessoas, é instagram Facebook WhatsApp, as pessoas fica o dia todo se comparado a outras pessoas, sabe as pessoas posta tudo o que come , sei lá As pessoas hoje em dia é difícil pegar um bíblia e ler
Por que não temos acesso á produções estrangeiras? Seria medo de percebermos que grande parte da criatividade vem de "adaptações" estrangeiras? Se Black Mirror falasse sobre esse... turismo criativo, isso sim seria um tiro no pé na própria indústria norte americana, que coloniza e americaniza. O segredo é nos isolarmos e não deixar saber de onde realmente veio tanta genialidade. Esse seria um episódio dos meus sonhos. Gostaria que você falasse sobre isso, se não te prejudicar 😁
Tirando o Episódio 5, eu até gostei da temporada. E concordo que faltou um "refino" no desenvolvimento dos personagens e do roteiro de alguns episódios. Por mim o 3 é o melhor mesmo.
Ótimo vídeo como sempre! =) Realmente essa temporada de Black Mirror mudou os rumos da série. Mas, discordo apenas da falta do uso da tecnologia nos episódios. Por exemplo, no episódio do demônio, a imagem que ele toma na cabeça da protagonista provem do que ela viu na televisão, da vida que ela sonhava em ter e de como ela projetou aquilo numa busca desenfreada pela justiça ocasionada pelo medo que sentia ao seu redor. Enfim, não acho que a série mudou sua essência, mas sim aprofundou na metalinguagem da própria produção.
Eu gostei. A ultima temporada ja tava indo nesta direcao. E eu ainda acho que usa tecnologia. O episodio dos astronautas foi mto legal apesar de longo.
Entendo todo o hate, mas o 5º episódio, Demon 79, foi o meu episódio preferido dessa temporada. Desconsidero que seja um episódio de Black Mirror, considero um filme à parte da Netflix. É incrível e bem reflexivo.
A reflexão é bem legal, as vezes o individual pode sim mudar o mundo (para bom ou ruim) é sobre conceito de justiça. Mas não é Black mirror, o negócio é magia pura.. se fosse um filme a parte seria melhor
@@FelipeCatao Na realidade, o próprio episódio esclarece já na abertura que não é Black Mirror (inclusive não tem a vinheta clássica do espelho trincando) e sim Red Mirror, a provável nova série que os criadores lançarão. Eu entendi perfeitamente que "Demon 79" não é Black Mirror, é um "trailer" episódico, uma amostra dessa suposta nova série baseada em terror sobrenatural. BM foi apenas usada para divulgá-la e preparar o público.
o meu tb, e o 1o em segundo lugar, mas o Max acha chato qualquer coisa mais boba... AMO UMA BOBEIRA ainda mais com black mirror que força ser algo suuuuper profundo as vezes e no final é super mal feito, numas temporadas antes, faltava só eu dormir de tédio nuns eps antes. Mas enfim, o 1o e o ultimo eps sao otimos, só concordo que a maioria dos eps eram de outra serie nada a ver com a serie black mirror, inclusive meu ep favorito...
foi o meu tb! curti tb o ep. 2 e o 1. e... eu n achei as personagens chatas, como ele falou no vídeo. inclusive, a atuação das atrizes nesses episódios foram bem cativantes.
Po, na minha opinião o Joan Is Awful é “MUITO BLACK MIRROR” e tem o tom e o humor justificados pelo conceito do episódio. Que é “a personagem está vivendo um filme de sessao da tarde”, meio um show de truman atualizado. E gostei bastante do Beyonde the Sea também. Ele cumpre o requisito da tecnologia interessante e criativa mas em uma trama mais intimista, o que ja tivemos antes
Agora eu tô maluco pra assistir red mirror! Seria maravilhoso ver um spin off de terror!! Tá certo que o EP não foi tão bom assim, mas se tiver uma série focada no terror, e que todos os EPS sejam únicos, seria uma ótima hora de termos uma ótima série de terror!!
Não sei se faço um malabarismo pra defender, por ter me divertido demais com a temporada, mas a graça do último episódio pra mim foi a crítica à rotina que o capitalismo criou pra nós, ao ponto de que o verdadeiro terror não é o satanás de 15 metros, mas o dia a dia e a vida sem sentido da protagonista. Eu achei que essa temporada falou demais de tecnologia sim, de uma maneira muito mais sutil. No mais, amei a percepção sobre como essa autocrítica que guia a temporada se torna vazia quando feita pela própria Netflix. Belo texto como sempre
se o Charlie Brooker nao tinha mais nada a dizer sobre o impacto da tecnologia da (dis)informacao, deveria fazer como o Rod Serling. quando o Twilight Zone (original Black and White) esgotou seu proposito, ele encerrou o seriado e criou outro (The night Gallery) focado no terror sobrenatural.
Muito bla bla bla, a resposta é óbvia: falta de criatividade! Se quisesse criar outra séria terminaria essa e tentaria outro projeto. A questão é que financeiramente não vai encerrar uma série que ainda dá muita grana mesmo sendo ruim.
Eu e minha irmã achamos que o episódio 5 foi só uma pira da personagem. A tecnologia estaria em como a mídia acabou influenciando na cabeça dela, que acabou criando toda uma loucura pra justificar tudo o que estava reprimido nela
Tecnologia do passado no último episódio check Bomba atômica Trabalho antes da precarização Carro vermelho Política e engajamento Loja física de departamentos Tecnologias do passado relevantes pra trama ao ponto de se retornar a um ritual mágico, uma das primeiras tecnologias da humanidade Foi um excelente episódio
Pois eu amei essa temporada. De vdd, esperava uma coisa no m3smo ritmo das outras temp, foi ate esperando fazer algum esforço pra entender os contextos. E fui pego de sirpresa real. Amei a novo estética, principalmente do ultimo ep. Muitas metáforas.
O episódio do streaming n faz apenas uma crítica de metalinguagem. Acredito que ele aborda a importância do superego, e o que aconteceria se todo mundo tive acesso a tudo que acontece na nossa vida
Poxa vida. Tu realmente não gostou do 5º episódio, né? Eu gostei muito da reflexão sobre uma pessoa que pode ser corrompida por vontades que ela mesma já possuía. Curiosamente esse é um tema que já existia em Black Mirror e foi muito bem explorado no episódio. Mas você não comentou. Dessa temporada o único que eu acho realmente difícil é o quarto. De resto, todos tão numa média boa.
Sempre entendi que Black Mirror fosse sobre o comportamento humano frente à tecnologia. Nesta temporada, o que prevaleceu foi o comportamento humano frente ao status quo. O oprimido segue o fluxo ou consegue de algum modo inesperado lutar ao que lhe foi imposto. Gostei! Foi um bom entretenimento
Acho que tudo se resume a crise criativa, é muito difícil manter a criatividade/qualidade por tanto tempo, fora que a Black Mirror como comentado deixou de ser algo fora de caixinha, e nessa tentativa de se reinventar o flop pode acontecer, como é o caso agora
Eu gostei muitoooo dessa nova temporada!!! Particularmente, eu não tenho problema nenhum com mudanças... Eu gosto demais do tema da tecnologia e do sci-fi e é justamente por isso que considero Black Mirror uma de minhas séries preferidas e fico ansioso por assistir cada episódio que sai, esperando que um seja melhor do que o outro. Porém, não vi problema algum nessa mudança que, imagino, possa ser provisório. Pode ser que uma futura temporada volte às origens e ok! Aliás, um dos episódios das temporadas anteriores que mais gosto é "Play Test", justamente uma que une tecnologia e terror...
Eu só assisti o ep da Joan e eu desisti. Lembrei do ep da Miley Cyrus e não queria ter a mesma experiência fraca. Deixa pra lá! Ótimo vídeo e análise, Max!
Eu gostei da nova temporada, muito melhor que a anterior, e eu achei legal a ideia de criar o Red Mirror dentro de Black Mirror, lembra muito o que o Tarantino faz com as suas franquias de filmes. Da sexta temporada, só não gostei do primeiro episódio e o último achei ok, os outros eu gostei muito, foram incríveis!
Sabe o que não perde a qualidade? As críticas que vc traz aqui no canal. Fiquie uns bons tempos sem assistir por correria da vida, voltei e ainda assim gosto demais dos seus vídeos! Parabéns
Eu comecei a assistir Black Mirror só agora, então nunca entrei no hype. Acho que por isso, não fiquei incomodada com a falta de episódios sobre ficção científica, eu só queria assistir boa histórias. Eu acho que as expectativas do público acabam amarrando o autor a fórmulas, vide filmes de heróis. Gosto quando os roteiristas tentam nos contrariar um pouco.
Assisti nessa semana, em dois dias. Mas foi meio arrastando mesmo, apesar que gostei dos episódios que não envolveram (ou tentaram envolver) terror. Mas o último eu larguei na metade, não deu não. Melhor que demore mais a serem lançados do que sair assim.
O que está acontecendo com Black Mirror é como a personagem de um filme do Boris Karloff chamado “Targets”, onde ele é um aclamado ator e diretor de terror e diz que vai se aposentar porque a realidade se tornou mais aterrorizante que seus filmes. Talvez o C.Brooker tenha fugido do Black Mirror e suas distopias porque a realidade já ficou distópica demais.😏
A parte do humor cínico como crítica até a teoria foi interessante, tentar juntar uma abordagem mista de estética de sitcom com uma crítica ala mr robot talvez pudesse ter funcionado melhor, agora na parte do terror, ele poderia ter funcionado se tivesse focado na crítica a sociedade de modo geral, as experimentações do roteirista demonstram um potencial da série se tornar reflexiva para outros pontos além da tecnologia, creio que derivados seria realmente algo muito legal, mas ainda não se encontrou o ponto para isso
Pra mim, black mirror sim é sobre tecnologia, mas é principalmente focado numa realidade que parece errada, e não falo apenas sobre futuros distopicos, mas sobre aquela sensação de que vc saltou para uma dimensão em que as coisas estão meio fora do lugar. E era isso que me prendia aos episódios no início, era como se eu visse um pesadelo.
Essa 6 temp teve 5 eps, os 3 primeiros foram bons e p mim, manteve algum "clima" de blackmirror (Principalmente o 1 que foi o melhor) . O do lobsomem se perde no desfecho mas ele tinha começado no clima. Mas o ultimo ep ... esse deveria estar lá na "Cabinete e curiosidades de Guillermo del toro". P mim então a média ainda está positiva, sempre tem um ou dois eps fracos ou ruins, mas no final BM ainda é uma excelente série.
Excelente vídeo, e ótimo trabalho de roteiro e pesquisa como sempre! Porém, discordo um pouco. Eu achei quase todos episódios da temporada pelo menos bons quando analisados fora do contexto Black Mirror. Mas imaginem se toda série fosse uma grande oficina livre para testes de roteiristas e criadores, como vocês acham que seriam as nossas séries favoritas? Provavelmente não seriam mais favoritas, simplesmente se tornariam qualquer outra coisa, menos o que são hoje. Acho muito interessante o autoquestionamento do escritor, mas realmente deveria seguir com a ideia de criar outra série e deixar Black Mirror com outro roteirista. Como grande fã de séries e filmes de ficção cientifica, Black Mirror rapidamente se tornou a minha série favorita, até o lançamento da 5a temporada. A desconexão das 4 primeiras temporadas com a maior parte da sexta, faz com que essa última seja simplesmente inadequada, sem sentido e uma decisão comercialmente falha. Levante a mão quem perdeu interesse em novas temporadas (me inclua nessa). Concordo que não é sobre abordar terror, suspense, comédia, se passar no presente ou no passado. O problema é ver uma série sofrer com uma crise de identidade que não é dela e aos poucos implodir. A crise de identidade não é da série, é dos seus autores. Lobisomens e demônios foram aleatoriamente inseridos simplesmente para o luxo do autor de explorar novos rumos, de experimentar e ousar sem ao menos manter alguma linha guia com o que a série sempre foi. O filme "Black Mirror: Bandersnatch" não é grande coisa, mas explora aspectos sobrenaturais e ainda assim mantém os questionamentos que a série sempre fez e aplica o uso da tecnologia dentro de um cenário de ficção cientifica. Muito bem citado, "Love, Death and Robots" é uma série animada parecida. Cada episódio é diferente do outro, produzido por estúdios diferentes, com estilos artísticos diferentes e sem se prender em ser apenas comédia, suspense ou terror. Independentemente disso, todos estão dentro de uma mesma proposta central. Alguns são ótimos, outros nem tanto, mas todos são inegavelmente pertencentes a mesma série. Acho difícil que Black Mirror volte a ter a metade da potência que já teve, a não ser que mude radicalmente e abandone a forma que tem sido escrita e dirigida nas últimas duas temporadas.
Dito isso, ao meu ver os episódios 1 (Joan Is Awful) e 3 (Beyond the Sea) cabem muito bem na série e exploram vários aspectos que fazem deles muito bons. Apesar do primeiro soar como uma autocrítica tosca, como foi brilhantemente apontado pelo Max, eu acho essa crítica extremamente válida e pertinente. O ep 2 ("Loch Henry") para mim destoa muito da proposta da série mas é simplesmente ótimo! Gostei da narrativa, achei envolvente, bem construída e até a melhor desenvolvida da temporada toda. Só não faz muito sentido com a série (o finalzinho não conta, é só um detalhe que para mim não justificaria estar na série). Os outros dois episódios, deixa quieto.
No episódio "Mazey Day" existe uma sequência que simula um jogo de vídeo game: Do minuto 33'42" até o 34'16". Vocês perceberam? Não consigo tirar print, acho que a Netflix está impedindo.
Vi que a maior parte das pessoas não gostou desta última temporada, mas eu adorei. Justamente por essa questão da metalinguagem nos episódios 1 e 2, a autocrítica da Netflix e esses comentários sobre a IA tomando as funções dos trabalhadores do audiovisual. E me diverti bastante com Demônio 79. É uma pena que a maior parte do público e crítica não tenha gostado, mas na minha opinião o Charlie conseguiu renovar a proposta. Infelizmente acredito que não haverá uma próxima temporada.
Ele perdeu uma oportunidade de ouro para essa temporada. Muitos assuntos surgiram ou ganharam relevância desde a penúltima temporada. NFT, ChatGPT, Tiktok, bilionários megalomaníacos da tecnologia... Foi bem ruim e frustrante essa última temporada.
sobre o chatgpt n ia dar tempo de produzir pra essa temp, já que ele foi lançado em novembro de 2022 e a produção dos episódios da série começa mais de um ano antes
Black mirror fez sucesso, não só pela história instigante e roteiro bom. Black mirror fez sucesso pq tínhamos uma necessidade de refletir de forma mais contundente o rumo que nossa sociedade, a tecnologia e a relação entre elas está tomando. Precisávamos (e ainda precisamos) repensar como nos relacionamos e trabalhamos através da tecnologia e suas consequências. Se o artista está cansado, não quer virar um reprodutor de ideias alheias com a mesma temática, faz outra série. Melhor do que manchar o nome do maior legado recente que ele criou. Faz outra série de sucesso, um filme, qualquer coisa…mas n tenta reinventar a roda dentro do que já está bem concretizado, só pra “quebrar expectativas” ou “chocar”. Isso pode até funcionar com a exploração de novos potenciais, mas no expectador só cria confusão e frustração.
O do episódio 3 vejo a questão do ego. Quando o cara perde o corpo na terra, faz com que se questione o que é o eu, e o que pode acontecer quando acreditamos que ninguém liga pra como nos sentimos ou precisamos (o que se confirma quando o cara mata todo mundo da família do colega)
O modo como o Max falou da hipocrisia que circunda Joan Is Awful e Loch Henry (apesar de eu até ter gostado muito desse), foi de lavar a alma! Joan is awful pra mim soa como a Netflix tirando sarro do fato de cobrar taxas extras pra assinantes fora do domicílio da conta principal!
Até a metade do primeiro episódio eu me animei muito, pensei: Black Mirror voltou de fato!!! Mas nem até o final do ep durou essa sensação; Os outros então, lobisomen, demonio, puts, o q tem a ver
Pra mim esse ngc todo saiu pela culatra... Era melhor ter feiro outro programa. Pra mim ficou bem mais do mesmo essa temporada... Mais do mesko que já temos de sobra hj em dia
O mais interessante é ver pelos comentários que a galera procura realmente a crítica que bate com a opinião dela. Se a crítica fala mal, e eu penso igual, então a crítica é ótima pq pensa como eu. Em todo caso, tem pontos bons apontados no vídeo masssss, por exemplo, não consegui ver o cômico forçado no episódio 1, pode parecer até um tanto quanto rabugento se atentar em algo que nem é o foco/ideia do episódio. O que mais me prendeu nesta temporada foi simplesmente sentar e ver algumas histórias com um quê de ficção científica e não pensar se isso era Black Mirror, como se eu quisesse ficar chocado ou mergulhar profundamente em questões sociais tecnológicas, o Twitter já faz isso por si só. Claro, todos nós queremos aquele BM raiz, mas convenhamos, pela temporada 5 já poderíamos prever que a força haveria de cair, então eu nem espero tanto assim das próximas temporadas e acabei curtindo como uma série confort, mas que ainda tem coisas pra contar.
O ep.3 é previsível e improvável. Por inúmeros motivos, fisiologia, custos, etc. seria o robô a ir ao espaço, mesmo com esse acesso remoto. Se queriam abordar o perigo dessa troca de papeis, eles falharam, já que, nem abordaram a problemática do humano ter ficado na terra e nem o contrário. A única abordagem foi o preconceito e medo das máquinas.
Olha, eu assisti e me senti como um dos únicos que gostaram MUITO da temporada. Me diverti muito em todos os epi. O que menos curti foi o 1º, mas a ideia ainda é interessante. Só que ao mesmo tempo assisti seu vídeo e concordo com sua crítica, faz sentido. Agora tô confuso
Black mirror é sobre tecnologias o próprio nome da série nos diz. A mesma coisa de eu entrar em uma padaria e eles vendem materiais escolares. Haha. Ruim demais. Ele achava que ia dar bom?
A maior pergunta que o 3° Episódio me deixou foi: por que os humanos não ficaram na Terra e os robôs na estação?
se os robôs quebrassem não ia ter como mandar alguém para conserta-lós.
Boa. Também, por que eles não tinham nenhuma cópia reserva de robôs? para uma missão longa e cara...
Esse questionamento quase estragou o episódio pra mim. Quando estava assistindo, dei pause e pensei: "Só compra a ideia". Ai segui vendo kkkkkk
Eu me perguntei a mesma coisa.
No começo do episódio ele fala que estão testando como longas viagens espaciais afetam o corpo humano
E impressionante que love death and robots realmente se tornou muito melhor que as temporadas recentes de black mirror,parabéns?
Não. Black Mirror acabou na 4rta temporada 😔
Sem comparação, mano. E isso prova que mesmo você mudando o foco do roteiro em alguns episódios ainda dá pra mante um nível muito algo
O triste de LDandR é a duração e quantidade dos episódios.
Seria mais justo criar uma série paralela chamada Red Mirror e fazer os roteiros pirados mais na vibe de terror mesmo
Foi a mesma coisa que eu pensei ao assistir. Seria mais justo o Charlie Brooker ter peito para lançar uma série nova. Poderia simplesmente anunciar como "do criador de Black Mirror" e fazer a propaganda e tal, só que ele não fez e lançou essas bombas que não lembram em nada as temporadas anteriores. Espero que não tenha mais nenhuma temporada.
Exatamente, estilo Gabinete de Curiosidades
Ótima ideia! O único episódio que acho que caberia em Black Mirror ainda seria Joan Is Awful.
@@Cineviews Creio que o Beyond the Sea também serviria como Black Mirror
@@MrRotv sim.
Mesmo não sendo melhor que as quatro primeiras, essa temporada ainda foi muito melhor que a 5ª. Inclusive o episódio "Loch Henry" é bem honesto. A crítica ao true crime é super válida e eu compactuo, apesar de ser um pouco contraditória com a plataforma em que a série está.
Pois é, o 3 primeiros episódios são excelentes e MUITO Black Mirror, a glr fez foi pegar o hype de criticar antes mesmo de ver, e após assistirem não pegam a proposta da reflexão e aí falam que não é Black Mirror.
Gostei demais dessa temporada, muito melhor do que a anterior, e essa sim teve um jeito de Além da Imaginação. Não vou falar mal do produtor por ele ter querido mudar. Aguardando a sétima.
O que mais me incomodou nessa nova temporada e que já tinha começado a mudar desde a 5ª é uma Netflixzação, que tira o tom mais sombrio e cru da série, que era o que eu tanto amava. Se antes os episódios me levavam a uma grande reflexão e um certo temor, agora eu me perco nos diálogos bobos, nos enredos que propõem algo, mas logo se perdem em um roteiro com falas muito bobas e um enredo parecido com filme de sessão da tarde, onde o grande dilema vira como invadir o prédio da empresa, em vez do debate sobre a relação da tecnologia com o ser humano.
Concordo, chegou o momento de acabar com esta antologia. Foi bom (+/- pq quando foi para Netflix mudou a vibe :() enquanto durou! A Redmirror com a pegada de crimes é uma boa ideia, eu gosto da tematica.
Desde o EP da Miley tava estranho
Concordo em partes, porque a quarta temporada também é produzida pela Netflix e possui o meu episódio favorito e alguns dos mais icônicos.
A propaganda com a Elis Regina em IA saiu em um timming certo para essa discursão, poq a IA além de poder sucatear o mercado artístico, podem fazer com que pessoas que já se foram atuem em algo que talvez não compactuariam.. sem dizer do perigo da pós verdade e os limites da imagem como no primeiro episódio Joana is Awful, há boatos que o Tom Hanks já começou a discutir até onde é permitido o uso da imagem dele
Mano, sim!!! Aquele episódio usando IA pra fazer papel de atores... Muuuuiiito atual!! Logo em seguida teve aquele comercial da Elis Regina e a greve dos atores de Hollywood
@@TheNandagc exatamente!! e só agr percebemos a questão poq eles foram usando aos poucos para ser normalizado antes, como na internet com apps de brincadeiras ou marcas engraçadas que usam ia em suas mídias
Pois é, esse primeiro ep é completamente Black Mirror, e traz uma crítica super atual, e que tá até fazendo os atores de Hollywood aderirem a greve dos roteiristas.
A realidade já ta mais Black Mirror que a própria série
Gostei bastante da temporada, não me incomodo em absolutamente nada, não fui com hype ou expectativa, então foi magnífico
Eu tbm
concordo.
Acho louvável o Max ter o bom coração de acreditar nas palavras do criador. Sim, pode ser verdade tudo isso, mas é importante levantar a questão cética de que, esses episódios só estão aí e o tal "Red Mirror" não foi criada não porque o criador quis "subverter as expectativas do público", mas talvez porque ele não quis sair da zona de conforto de uma série extremamente popular, OU que a própria Netflix o obrigou a colocar em black mirror...
Ótima análise! Em partes eu entendo que fazer Black Mirror hoje é muito mais difícil, pois o presente é implacável, mas se era da vontade do Brooker se desapegar da série e de fazer episódios "isso é muito Black Mirror", deveria desapegado dela e realmente ter iniciado um novo projeto. No fim, continua usando ela de muleta. Algumas pessoas querem usar o argumento deque a série não é sobre tecnologia, mas sobre pessoas e eu discordo profundamente. A série, até antes de chegarmos aqui, era sim sobre pessoas e suas RELAÇÕES por meio da tecnologia. Isso é premissa. Pra mim, as últimas 2 temporadas têm roteiros ruins, mas essa 6ª é, acima de tudo, incoerente com a própria série. Triste fim do que um dia foi :(
Creio que mesmo que sejam bons, não vai ser tão legal pq não é o que os fãs querem... Se for ora ver mais episódios de terror assim, melhor ir ver outras séries... Black Mirror tinha algo diferenciado, que era justamente esse apego a tecnologia.
Exato, não acho que novas temporadas trariam episódios ruins, só que se não tem a essência do que a série se propôs a construir por 4 temporadas seguidas, melhor abandonar a série logo e fazer outra. Não faz sentido trazer episódios de fantasia sem que o objetivo seja explorar reflexões sobre o uso de tecnologia.
Gostei muito dessa temporada (com excessão do episódio 4). Não consegui enxergar as mesmas críticas que você Max. Acho que há estofo o suficiente para bons comentários/ debates em cada episódio
Concordo que ela está aquém da complexidade das primeiras temporadas, mas ainda há bons debates aqui. Black mirror sempre foi uma série que nos convida a refletir não só sobre o impacto das tecnologias, mas também sobre o que elas trazem de reflexo de nós mesmos como sociedade a tona.
Precarização do trabalho em benefício próprio, interesse mórbido pela desgraça alheia, objetificacao de pessoas e artistas... Enfim, foi falado sobre muita coisa nessa temporada. Entendo sua visão de parecer um comentário cínico e hipócrita as vezes em suas autocrítica, mas ao menos é uma série que nos convida a refletir a cada episódio, não só sobre os problemas das tecnologias, mas também se isso não reflete algo que esteja mais intrínseco em cada um de nós de alguma forma.
Black mirror é uma das poucas séries que parece que as pessoas entenderam que há um conteúdo a se fazer reflexão, e isso é bastante raro em um mundo onde parece que as pessoas cada vez menos pensam sobre o que estão assistindo. Só por esse motivo já é uma série que merece atenção
Mas entendo que muitas pessoas não consigam embarcar nessa liberdade criativa do Charlie Brooker em migrar para outros gêneros, particularmente eu consegui entrar na brincadeira
Cara sim! Teu comentário merece um up pqp eu super concordo.
Eu também gostei bastante da temporada, principalmente de Demônio 79.
na minha opinião, o melhor ep foi o ultimo, inclusive até melhor que varios que eu assisti nas temporadas passadas, já que eu n gosto tanto desse tema de tecnologia
Tudo o que você abordou nestes episódios aparece de forma tão clichê mal rotorizado, personagens chatos
@@wmmauricio opinião eh igual cu ne
Meu maior problema com Black Mirror é o próprio Charlie Brooker, que reclama de pouca inovação mas não deixa NINGUÉM escrever um episódio sozinho (ou seja: ele mesmo impede que novas ideias surjam pra revitalizar a série).
Cara não vou mentir. Eu iria gostar mto se Black mirror fosse escrito por escritores diferentes a cada episódio. Ia ser mto mais vibe antológia que nem LDR tá fazendo.
@@deadpoolvega e já que tá tudo sob o mesmo teto, ele podia roubar uns roteiristas de LDR pra escrever a série kkk.
@@mjfilho33 Kkkkkk mano namoral, imagina um episódio de Black mirror em animação o.o eu quando vi o episódio Metalhead achei que black mirror fosse explorar com a questão visual tbm com filtros e talvez até animações diferentes mas infelizmente não :( mas vamos ver o que o Brooker decide na próxima temporada hahaha
@@deadpoolvega boa sorte, amigo (eu desço aqui mesmo kkk).
Aí nao teria identidade NENHUMA. abraços.
Gostei muito dessa homenagem ao filme: Um lobisomem Americano Em Londres....ficou top..
nao é crise de identidade, é interesse comercial rsrs, mas assim como na crise de identidade amadurecemos e fazemos boas reflexoes, a sexta temporada apesar de fugir do tema tecnologia e I.A. tras ótimos episodios de suspense e terror, e Beyond the sea é uma obra-prima!
Eu gostei muito dos episódios embora a maior parte não parecia Black Mirror. Mas eu gostei muito de todas as histórias.
Uma solução criativa: fazer uma personagem abrir o streaming "Blueberry", a cópia ficctícia da Netflix, e escolher assistir aos episódios de "red mirror", uma antologia de episódios de horror. Talvez até fazer essa personagem sofrer alguma consequência, a exemplo de outras antologias , como "VHS".
Black mirror vai melhorar qnd chamar outras pessoas pra fazer o roteiro tbm. Eu achei todos os EPS dessa nova temporada muito bons, mas pra mim só o EP 1 e 3 tem a cara black mirror... O resto é bom, mas pra uma outra série. Principalmente os ep 4 e 5.
Em relação ao terceiro episódio, o melhor dessa temporada, a ambientação força um pouco, mas não diminui a grandeza dele. A situação mais angustiante remete à insanidade criminosa de Maison e sua gangue assassina da época. Fora q é o momento da corrida espacial, das descobertas e dos gdes feitos nessa área. Só lembrando q a situação da personagem do Aaron Paul ficou pior q de seu companheiro de missão. Se ele voltar será preso pela morte de sua família.
De verdade, eu amo scifi, eu colocava Black Mirror no meu top 5 bem fácil. Mas essa temporada foi um balde de água fria 😢 ainda existem conteúdo a serem explorados. Essa nova temporada poderia ser um série nova, e q criassem episódios q de fato dialoguem com o cerne original da série.
Eu gosto de FC. Gosto de terror.
Preciso dizer q o episódio do paparazzi foi a melhor história clichê de lobisomem do mundo, pq estava no Black Mirror e eu jamais desconfiaria disso. A surpresa valeu. O comentário sobre explorar a dor alheia é contemporâneo. Isso tbm é Black Mirror, apontar pro agora a partir de uma outra perspectiva
vc ta falando isso só pq é black mirror, não é pq n esperava que torna o ep bom
@@belacobrinha9739 Lógico. O ponto é exatamente esse: te pegar por onde vc nunca esperaria
@@belacobrinha9739 o que torna uma história boa ou ruim? Existem muitos critérios diferentes. Eu sei q existe uma certa medida na qual queremos um certo padrão. Por isso crianças assistem tantas e tantas vezes programas repetidos, querem ouvir de novo e de novo os mesmos contos de fadas, do mesmo jeito. Há um certo prazer nisso.
Depois de uma certa maturidade, fica difícil não enjoarmos. Não dá pra ter a surpresa sempre: nós somos bons em identificar padrões e acabamos ficando indiferentes.
Mas é necessário algo novo.
Com o tempo, vc verá.
@@BrontopsBaruq "O ponto é exatamente esse: te pegar por onde vc nunca esperaria"
e a questão que não quer calar é: e se vc esperar por um ep assim? Ele ainda vinga? Ou ele continua como um ep ruim em uma temporada ruim
pq uma obra n pode se sustentar só pela surpresa
Bem na minha opinião.Eu acho que se os produtores quiserem reinventar e usar o talento para criar histórias voltadas para eu super apoio.Mas acho que black mirror não e o lugar para botar esse tipo de trama.Eu gostei dos episódios de black mirror voltados para o terror e sobrenatural tanto quanto os normais,mas acho que uma serie derivada(se chamando "red mirror" como estão falando nos comentários) serviria melhor.
O "black mirror" do último episódio era a tela da TV que a moça assistia diariamente. E realmente, tudo o que foi dito no vídeo procede!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
muito bom assistir os vídeos do Max e poder colocar em palavras tudo o que eu senti assistindo essa temporada e não sabia como expressar. Foi exatamente isso, episódios vazios e histórias chatas.
Oi, Max!
Ótimo vídeo, como sempre. A única coisa que discordo é sobre o recorte temporal não ter importância nos episódios 3, 4 e 5. No episódio 3 é essencial que seja nos anos 60 pra justificar o fato de que tudo sobre a exploração espacial era experimental. Se o episódio se passasse no futuro vc podia simplesmente se perguntar “pq não mandaram os robôs pro espaço e não os humanos?”.
No episódio 4, tbm era importante que fosse nos anos 2000 pois era o auge da cultura dos paparazzis. Esse é o tipo de episódio cuja trama não funcionaria em um mundo de smartphones e internet.
E no último, precisava que o episódio se passasse na guerra fria, jã que o fim do mundo era nuclear.
Finalmente uma crítica que combina com minha opinião sobre essa temporada. Há tantas outras críticas que exaltam muito mais que criticam que eu estava me sentido burra por não ter capturado a profundidade dos episódios.
Ótima análise!
Essa série me fez refletir muito, sobre a tecnologia sobre horas e horas, que passamos no computador, celular, vídeo games etc.. É não valorizamos a família um passeio com os filhos, até mesmo hoje em dia as crianças , já nasce e com a cara no celular , parece que estão escravo da tecnologia , é por isso quero comprar um sítio em um lugar calmo sem essa tecnologia, tá acabando com o psicológico de muitas pessoas, é instagram Facebook WhatsApp, as pessoas fica o dia todo se comparado a outras pessoas, sabe as pessoas posta tudo o que come , sei lá As pessoas hoje em dia é difícil pegar um bíblia e ler
Por que não temos acesso á produções estrangeiras? Seria medo de percebermos que grande parte da criatividade vem de "adaptações" estrangeiras? Se Black Mirror falasse sobre esse... turismo criativo, isso sim seria um tiro no pé na própria indústria norte americana, que coloniza e americaniza. O segredo é nos isolarmos e não deixar saber de onde realmente veio tanta genialidade. Esse seria um episódio dos meus sonhos. Gostaria que você falasse sobre isso, se não te prejudicar 😁
me sentindo mto chique pq temos a exata msm opinião sobre a série kkkk
arrasou demais na crítica
Valeu Max pelas ótimas análises como sempre. Abraço da França!
Eu que agradeço pela sua força ao nosso trabalho, fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abração!
1:23 o sotaque paulista do Max 😂😂😂
Tirando o Episódio 5, eu até gostei da temporada. E concordo que faltou um "refino" no desenvolvimento dos personagens e do roteiro de alguns episódios. Por mim o 3 é o melhor mesmo.
Quando a Netflix comprou a serie eu já desisti, infelizmente só vai decair até ser cancelada
Ótimo vídeo como sempre! =) Realmente essa temporada de Black Mirror mudou os rumos da série. Mas, discordo apenas da falta do uso da tecnologia nos episódios. Por exemplo, no episódio do demônio, a imagem que ele toma na cabeça da protagonista provem do que ela viu na televisão, da vida que ela sonhava em ter e de como ela projetou aquilo numa busca desenfreada pela justiça ocasionada pelo medo que sentia ao seu redor. Enfim, não acho que a série mudou sua essência, mas sim aprofundou na metalinguagem da própria produção.
Eu gostei. A ultima temporada ja tava indo nesta direcao. E eu ainda acho que usa tecnologia. O episodio dos astronautas foi mto legal apesar de longo.
Entendo todo o hate, mas o 5º episódio, Demon 79, foi o meu episódio preferido dessa temporada. Desconsidero que seja um episódio de Black Mirror, considero um filme à parte da Netflix. É incrível e bem reflexivo.
Eu amei Demônio 79
A reflexão é bem legal, as vezes o individual pode sim mudar o mundo (para bom ou ruim) é sobre conceito de justiça.
Mas não é Black mirror, o negócio é magia pura.. se fosse um filme a parte seria melhor
@@FelipeCatao Na realidade, o próprio episódio esclarece já na abertura que não é Black Mirror (inclusive não tem a vinheta clássica do espelho trincando) e sim Red Mirror, a provável nova série que os criadores lançarão. Eu entendi perfeitamente que "Demon 79" não é Black Mirror, é um "trailer" episódico, uma amostra dessa suposta nova série baseada em terror sobrenatural. BM foi apenas usada para divulgá-la e preparar o público.
Gente.... O episódio 5 foi o meu favorito kkkkkkkk
o meu tb, e o 1o em segundo lugar, mas o Max acha chato qualquer coisa mais boba... AMO UMA BOBEIRA ainda mais com black mirror que força ser algo suuuuper profundo as vezes e no final é super mal feito, numas temporadas antes, faltava só eu dormir de tédio nuns eps antes. Mas enfim, o 1o e o ultimo eps sao otimos, só concordo que a maioria dos eps eram de outra serie nada a ver com a serie black mirror, inclusive meu ep favorito...
Muito booom, varias referências
foi o meu tb! curti tb o ep. 2 e o 1. e... eu n achei as personagens chatas, como ele falou no vídeo. inclusive, a atuação das atrizes nesses episódios foram bem cativantes.
Po, na minha opinião o Joan Is Awful é “MUITO BLACK MIRROR” e tem o tom e o humor justificados pelo conceito do episódio. Que é “a personagem está vivendo um filme de sessao da tarde”, meio um show de truman atualizado.
E gostei bastante do Beyonde the Sea também. Ele cumpre o requisito da tecnologia interessante e criativa mas em uma trama mais intimista, o que ja tivemos antes
Agora eu tô maluco pra assistir red mirror!
Seria maravilhoso ver um spin off de terror!!
Tá certo que o EP não foi tão bom assim, mas se tiver uma série focada no terror, e que todos os EPS sejam únicos, seria uma ótima hora de termos uma ótima série de terror!!
Não sei se faço um malabarismo pra defender, por ter me divertido demais com a temporada, mas a graça do último episódio pra mim foi a crítica à rotina que o capitalismo criou pra nós, ao ponto de que o verdadeiro terror não é o satanás de 15 metros, mas o dia a dia e a vida sem sentido da protagonista.
Eu achei que essa temporada falou demais de tecnologia sim, de uma maneira muito mais sutil. No mais, amei a percepção sobre como essa autocrítica que guia a temporada se torna vazia quando feita pela própria Netflix. Belo texto como sempre
se o Charlie Brooker nao tinha mais nada a dizer sobre o impacto da tecnologia da (dis)informacao, deveria fazer como o Rod Serling. quando o Twilight Zone (original Black and White) esgotou seu proposito, ele encerrou o seriado e criou outro (The night Gallery) focado no terror sobrenatural.
bem, Twilight Zone falava abertamente de aspectos místicos e até religiosos, tava pau a pau com a ficção científica
Muito bla bla bla, a resposta é óbvia: falta de criatividade! Se quisesse criar outra séria terminaria essa e tentaria outro projeto. A questão é que financeiramente não vai encerrar uma série que ainda dá muita grana mesmo sendo ruim.
Eu e minha irmã achamos que o episódio 5 foi só uma pira da personagem. A tecnologia estaria em como a mídia acabou influenciando na cabeça dela, que acabou criando toda uma loucura pra justificar tudo o que estava reprimido nela
Tecnologia do passado no último episódio check
Bomba atômica
Trabalho antes da precarização
Carro vermelho
Política e engajamento
Loja física de departamentos
Tecnologias do passado relevantes pra trama ao ponto de se retornar a um ritual mágico, uma das primeiras tecnologias da humanidade
Foi um excelente episódio
Gostei dessa temporada no geral, mas aceitemos que o episódio 3 é um puuuta Black Mirror
Agora me deu vontade de ver de novo. Eu já não tinha curtido a temporada anterior e parei no meio. Agora com a explicação faz mais sentido.
Pois eu amei essa temporada. De vdd, esperava uma coisa no m3smo ritmo das outras temp, foi ate esperando fazer algum esforço pra entender os contextos. E fui pego de sirpresa real. Amei a novo estética, principalmente do ultimo ep. Muitas metáforas.
O episódio do streaming n faz apenas uma crítica de metalinguagem. Acredito que ele aborda a importância do superego, e o que aconteceria se todo mundo tive acesso a tudo que acontece na nossa vida
Poxa vida.
Tu realmente não gostou do 5º episódio, né?
Eu gostei muito da reflexão sobre uma pessoa que pode ser corrompida por vontades que ela mesma já possuía.
Curiosamente esse é um tema que já existia em Black Mirror e foi muito bem explorado no episódio. Mas você não comentou.
Dessa temporada o único que eu acho realmente difícil é o quarto. De resto, todos tão numa média boa.
Tu traduziu meu sentimento perfeitamente sobre essa temporada !!
Sempre entendi que Black Mirror fosse sobre o comportamento humano frente à tecnologia. Nesta temporada, o que prevaleceu foi o comportamento humano frente ao status quo. O oprimido segue o fluxo ou consegue de algum modo inesperado lutar ao que lhe foi imposto. Gostei!
Foi um bom entretenimento
Excelente video! Concordo com as críticas.
Acho que tudo se resume a crise criativa, é muito difícil manter a criatividade/qualidade por tanto tempo, fora que a Black Mirror como comentado deixou de ser algo fora de caixinha, e nessa tentativa de se reinventar o flop pode acontecer, como é o caso agora
Eu gostei da temporada, só não acho que seja o padrão Black mirror rs mas no geral, eu gostei
Eu gostei muitoooo dessa nova temporada!!!
Particularmente, eu não tenho problema nenhum com mudanças... Eu gosto demais do tema da tecnologia e do sci-fi e é justamente por isso que considero Black Mirror uma de minhas séries preferidas e fico ansioso por assistir cada episódio que sai, esperando que um seja melhor do que o outro.
Porém, não vi problema algum nessa mudança que, imagino, possa ser provisório. Pode ser que uma futura temporada volte às origens e ok!
Aliás, um dos episódios das temporadas anteriores que mais gosto é "Play Test", justamente uma que une tecnologia e terror...
Eu só assisti o ep da Joan e eu desisti. Lembrei do ep da Miley Cyrus e não queria ter a mesma experiência fraca. Deixa pra lá!
Ótimo vídeo e análise, Max!
Recomendo vocês que acompanham o canal Entreplanos a ouvir o Nerdcast desta semana com a Participação do Max, ficou show 😊
Eu gostei da nova temporada, muito melhor que a anterior, e eu achei legal a ideia de criar o Red Mirror dentro de Black Mirror, lembra muito o que o Tarantino faz com as suas franquias de filmes. Da sexta temporada, só não gostei do primeiro episódio e o último achei ok, os outros eu gostei muito, foram incríveis!
Sabe o que não perde a qualidade? As críticas que vc traz aqui no canal. Fiquie uns bons tempos sem assistir por correria da vida, voltei e ainda assim gosto demais dos seus vídeos! Parabéns
Eu comecei a assistir Black Mirror só agora, então nunca entrei no hype. Acho que por isso, não fiquei incomodada com a falta de episódios sobre ficção científica, eu só queria assistir boa histórias. Eu acho que as expectativas do público acabam amarrando o autor a fórmulas, vide filmes de heróis. Gosto quando os roteiristas tentam nos contrariar um pouco.
Concordo plenamente
Vídeo maravilhoso!! Pena que não ouvi o que eu queria ouvir sobre a série. Acho que nem vou perder meu tempo assistindo essa temporada
Concordo muito com essa análise. E de fato o episódio 3 da sexta temporada é o melhor dessa temporada, fácil.
Po o segundo é muito bom, aquela olhada no final me f*deu muito.
Tinha que ter feito um spin -off de San junípero isso sim ❤
Meu sonho isso acontecer!
O meu episódio favorito. ❤
@@Savagestarlight44 o meu tbm. Sempre assisto ♥️
Eu gostei muito do Demon 79, apesar de não ser sobre tecnologia ainda tem uma crítica clara e conexão com metalhead talvez
Incrivel como as pessoas são diferentes.. achei uma droga o ep 3 e muito bom o ep 5.
Assisti nessa semana, em dois dias. Mas foi meio arrastando mesmo, apesar que gostei dos episódios que não envolveram (ou tentaram envolver) terror. Mas o último eu larguei na metade, não deu não. Melhor que demore mais a serem lançados do que sair assim.
Obrigado, Max. Agora sei que até o momento não devo me arrepender de ter largado Black Mirror na quarta temporada.
Acho válido assistir só o primeiro episódio da 6°, ele faz valer o seu tempo
É bom pra gente aprender a não ficar tão ansioso esperando temporada nova 😢
Sugiro ler o Mangá Kino no Tabi: The Beautiful World, ele é bem Black Mirror
O que está acontecendo com Black Mirror é como a personagem de um filme do Boris Karloff chamado “Targets”, onde ele é um aclamado ator e diretor de terror e diz que vai se aposentar porque a realidade se tornou mais aterrorizante que seus filmes. Talvez o C.Brooker tenha fugido do Black Mirror e suas distopias porque a realidade já ficou distópica demais.😏
Eu queria um episódio estilo black mirror falando de tecnologias do passado. O ep 2 da 5° temporada me satisfez bastante já os outros não tanto.
A parte do humor cínico como crítica até a teoria foi interessante, tentar juntar uma abordagem mista de estética de sitcom com uma crítica ala mr robot talvez pudesse ter funcionado melhor, agora na parte do terror, ele poderia ter funcionado se tivesse focado na crítica a sociedade de modo geral, as experimentações do roteirista demonstram um potencial da série se tornar reflexiva para outros pontos além da tecnologia, creio que derivados seria realmente algo muito legal, mas ainda não se encontrou o ponto para isso
Pra mim, black mirror sim é sobre tecnologia, mas é principalmente focado numa realidade que parece errada, e não falo apenas sobre futuros distopicos, mas sobre aquela sensação de que vc saltou para uma dimensão em que as coisas estão meio fora do lugar. E era isso que me prendia aos episódios no início, era como se eu visse um pesadelo.
Essa 6 temp teve 5 eps, os 3 primeiros foram bons e p mim, manteve algum "clima" de blackmirror (Principalmente o 1 que foi o melhor) . O do lobsomem se perde no desfecho mas ele tinha começado no clima. Mas o ultimo ep ... esse deveria estar lá na "Cabinete e curiosidades de Guillermo del toro". P mim então a média ainda está positiva, sempre tem um ou dois eps fracos ou ruins, mas no final BM ainda é uma excelente série.
Excelente vídeo, e ótimo trabalho de roteiro e pesquisa como sempre! Porém, discordo um pouco. Eu achei quase todos episódios da temporada pelo menos bons quando analisados fora do contexto Black Mirror. Mas imaginem se toda série fosse uma grande oficina livre para testes de roteiristas e criadores, como vocês acham que seriam as nossas séries favoritas?
Provavelmente não seriam mais favoritas, simplesmente se tornariam qualquer outra coisa, menos o que são hoje. Acho muito interessante o autoquestionamento do escritor, mas realmente deveria seguir com a ideia de criar outra série e deixar Black Mirror com outro roteirista.
Como grande fã de séries e filmes de ficção cientifica, Black Mirror rapidamente se tornou a minha série favorita, até o lançamento da 5a temporada. A desconexão das 4 primeiras temporadas com a maior parte da sexta, faz com que essa última seja simplesmente inadequada, sem sentido e uma decisão comercialmente falha. Levante a mão quem perdeu interesse em novas temporadas (me inclua nessa).
Concordo que não é sobre abordar terror, suspense, comédia, se passar no presente ou no passado. O problema é ver uma série sofrer com uma crise de identidade que não é dela e aos poucos implodir. A crise de identidade não é da série, é dos seus autores. Lobisomens e demônios foram aleatoriamente inseridos simplesmente para o luxo do autor de explorar novos rumos, de experimentar e ousar sem ao menos manter alguma linha guia com o que a série sempre foi.
O filme "Black Mirror: Bandersnatch" não é grande coisa, mas explora aspectos sobrenaturais e ainda assim mantém os questionamentos que a série sempre fez e aplica o uso da tecnologia dentro de um cenário de ficção cientifica.
Muito bem citado, "Love, Death and Robots" é uma série animada parecida. Cada episódio é diferente do outro, produzido por estúdios diferentes, com estilos artísticos diferentes e sem se prender em ser apenas comédia, suspense ou terror. Independentemente disso, todos estão dentro de uma mesma proposta central. Alguns são ótimos, outros nem tanto, mas todos são inegavelmente pertencentes a mesma série.
Acho difícil que Black Mirror volte a ter a metade da potência que já teve, a não ser que mude radicalmente e abandone a forma que tem sido escrita e dirigida nas últimas duas temporadas.
Dito isso, ao meu ver os episódios 1 (Joan Is Awful) e 3 (Beyond the Sea) cabem muito bem na série e exploram vários aspectos que fazem deles muito bons. Apesar do primeiro soar como uma autocrítica tosca, como foi brilhantemente apontado pelo Max, eu acho essa crítica extremamente válida e pertinente.
O ep 2 ("Loch Henry") para mim destoa muito da proposta da série mas é simplesmente ótimo! Gostei da narrativa, achei envolvente, bem construída e até a melhor desenvolvida da temporada toda. Só não faz muito sentido com a série (o finalzinho não conta, é só um detalhe que para mim não justificaria estar na série). Os outros dois episódios, deixa quieto.
Cara, eu adorei Demônio 79. A música tá no repeat do Spotify. Rsrsrsrs!
No episódio "Mazey Day" existe uma sequência que simula um jogo de vídeo game: Do minuto 33'42" até o 34'16". Vocês perceberam? Não consigo tirar print, acho que a Netflix está impedindo.
Se o cara ta cansado da série, cancela e começa uma nova com as temáticas que ele quer trabalhar.
Vi que a maior parte das pessoas não gostou desta última temporada, mas eu adorei. Justamente por essa questão da metalinguagem nos episódios 1 e 2, a autocrítica da Netflix e esses comentários sobre a IA tomando as funções dos trabalhadores do audiovisual. E me diverti bastante com Demônio 79. É uma pena que a maior parte do público e crítica não tenha gostado, mas na minha opinião o Charlie conseguiu renovar a proposta. Infelizmente acredito que não haverá uma próxima temporada.
Tbm adorei essa temporada
Mas uma coisa eu preciso dizer, faz uma semana que maratonei todos os episódios, mas esse terceiro eu tô pensando nele até hoje.
Ele perdeu uma oportunidade de ouro para essa temporada. Muitos assuntos surgiram ou ganharam relevância desde a penúltima temporada. NFT, ChatGPT, Tiktok, bilionários megalomaníacos da tecnologia...
Foi bem ruim e frustrante essa última temporada.
sobre o chatgpt n ia dar tempo de produzir pra essa temp, já que ele foi lançado em novembro de 2022 e a produção dos episódios da série começa mais de um ano antes
Só queria que o Charles Brooks, desse mais liberdade criativa para outros roteiristas, ele mesmo já vou de bease
Concordo pleeenamente, foi um sofrimento acabar o último episódio!
Black mirror fez sucesso, não só pela história instigante e roteiro bom. Black mirror fez sucesso pq tínhamos uma necessidade de refletir de forma mais contundente o rumo que nossa sociedade, a tecnologia e a relação entre elas está tomando. Precisávamos (e ainda precisamos) repensar como nos relacionamos e trabalhamos através da tecnologia e suas consequências. Se o artista está cansado, não quer virar um reprodutor de ideias alheias com a mesma temática, faz outra série. Melhor do que manchar o nome do maior legado recente que ele criou. Faz outra série de sucesso, um filme, qualquer coisa…mas n tenta reinventar a roda dentro do que já está bem concretizado, só pra “quebrar expectativas” ou “chocar”. Isso pode até funcionar com a exploração de novos potenciais, mas no expectador só cria confusão e frustração.
O do episódio 3 vejo a questão do ego.
Quando o cara perde o corpo na terra, faz com que se questione o que é o eu, e o que pode acontecer quando acreditamos que ninguém liga pra como nos sentimos ou precisamos (o que se confirma quando o cara mata todo mundo da família do colega)
Isso não é um episódio de Black mirror é um episódio de RED MIRROR
O modo como o Max falou da hipocrisia que circunda Joan Is Awful e Loch Henry (apesar de eu até ter gostado muito desse), foi de lavar a alma!
Joan is awful pra mim soa como a Netflix tirando sarro do fato de cobrar taxas extras pra assinantes fora do domicílio da conta principal!
Max faz um vídeo sobre The Twilight Zone
Até a metade do primeiro episódio eu me animei muito, pensei: Black Mirror voltou de fato!!!
Mas nem até o final do ep durou essa sensação;
Os outros então, lobisomen, demonio, puts, o q tem a ver
Pra mim esse ngc todo saiu pela culatra... Era melhor ter feiro outro programa. Pra mim ficou bem mais do mesmo essa temporada... Mais do mesko que já temos de sobra hj em dia
Episódio 3 é sensacional
E os atores são excelentes
O mais interessante é ver pelos comentários que a galera procura realmente a crítica que bate com a opinião dela. Se a crítica fala mal, e eu penso igual, então a crítica é ótima pq pensa como eu. Em todo caso, tem pontos bons apontados no vídeo masssss, por exemplo, não consegui ver o cômico forçado no episódio 1, pode parecer até um tanto quanto rabugento se atentar em algo que nem é o foco/ideia do episódio. O que mais me prendeu nesta temporada foi simplesmente sentar e ver algumas histórias com um quê de ficção científica e não pensar se isso era Black Mirror, como se eu quisesse ficar chocado ou mergulhar profundamente em questões sociais tecnológicas, o Twitter já faz isso por si só. Claro, todos nós queremos aquele BM raiz, mas convenhamos, pela temporada 5 já poderíamos prever que a força haveria de cair, então eu nem espero tanto assim das próximas temporadas e acabei curtindo como uma série confort, mas que ainda tem coisas pra contar.
Eu curti demais essa temporada.
O ep.3 é previsível e improvável. Por inúmeros motivos, fisiologia, custos, etc. seria o robô a ir ao espaço, mesmo com esse acesso remoto. Se queriam abordar o perigo dessa troca de papeis, eles falharam, já que, nem abordaram a problemática do humano ter ficado na terra e nem o contrário. A única abordagem foi o preconceito e medo das máquinas.
se os robôs quebrassem não ia ter como mandar alguém para conserta-lós.
Pelo menos foi mais black mirror do que o lixo dos outros episódios
Talvez seja melhor não fazer mais blackmiror😊
Desnecessário fazer outra temporada, oq eles tem que fazer e parar, é bom saber a hora de parar
Eu gostei da temporada. Pra mim deu certo sim.
O ep que mais curti da ultima temp foi o "redmirror", podia ter serie separada mesmo, pq não lembrava que era do black mirror hsauhsuashua
Vish, como o povo reclama, deixa o cara explorar o que ele quer.
Mas sim, Tb concordo que não dá pra aceitar coisas meia boca.
Olha, eu assisti e me senti como um dos únicos que gostaram MUITO da temporada. Me diverti muito em todos os epi. O que menos curti foi o 1º, mas a ideia ainda é interessante. Só que ao mesmo tempo assisti seu vídeo e concordo com sua crítica, faz sentido. Agora tô confuso
Black mirror é sobre tecnologias o próprio nome da série nos diz. A mesma coisa de eu entrar em uma padaria e eles vendem materiais escolares. Haha. Ruim demais. Ele achava que ia dar bom?