AULA 24 - CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Nesta aula, refletimos a respeito do artigo de fé que diz: "Creio na Santa Igreja Católica".
    Obs.: Foi aproveitado o áudio de uma antiga aula sobre o tema, dispensando a gravação de um novo vídeo.
    #creionaigrejacatólica #catecismodaigrejacatólica #católica
    Um catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus. Deve ter em conta as explicitações da doutrina que, no decurso dos tempos, o Espírito Santo sugeriu à Igreja.
    É também necessário que ajude a iluminar, com a luz da fé, as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.
    O Catecismo incluirá, portanto, coisas novas e velhas (cf. Mt 13,52), porque a fé é sempre a mesma e simultaneamente é fonte de luzes sempre novas.
    Para responder a esta dupla exigência, o "Catecismo da Igreja Católica" por um lado retoma a "antiga" ordem, a tradicional, já seguida pelo Catecismo de São Pio V, articulando o conteúdo em quatro partes: o Credo; a sagrada Liturgia, com os sacramentos em primeiro plano; o agir cristão, exposto a partir dos mandamentos; e por fim a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é com freqüência expresso de um modo "novo", para responder às interrogações da nossa época.
    As quatro partes estão ligadas entre si: o mistério cristão é o objeto da fé (primeira parte); é celebrado e comunicado nos atos litúrgicos (segunda parte); está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir (terceira parte); funda a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o "Pai-Nosso", e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão (quarta parte).
    A Liturgia é ela própria oração; a confissão da fé encontra o seu justo lugar na celebração do culto. A graça, fruto dos sacramentos, é a condição insubstituível do agir cristão, tal como a participação na liturgia da Igreja requer a fé. Se a fé não se desenvolve nas obras, essa está morta (cf. Tg 2,14-16) e não pode dar frutos de vida eterna.
    Lendo o "Catecismo da Igreja Católica", pode-se captar a maravilhosa unidade do mistério de Deus, do seu desígnio de salvação, bem como a centralidade de Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, enviado pelo Pai, feito homem no seio da Santíssima Virgem Maria por obra do Espírito Santo, para ser o nosso Salvador. Morto e ressuscitado, ele está sempre presente na sua Igreja, particularmente nos sacramentos; ele é a fonte da fé, o modelo do agir cristão e o Mestre da nossa oração.
    IV. VALOR DOUTRINAL DO TEXTO
    O "Catecismo da Igreja Católica", que aprovei no passado dia 25 de junho e cuja publicação hoje ordeno em virtude da autoridade apostólica, é uma exposição da fé da Igreja e da doutrina católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja. Vejo-o como um instrumento válido e legítimo a serviço da comunhão eclesial e como uma norma segura para o ensino da fé. Sirva ele para a renovação, à qual o Espírito Santo chama incessantemente a Igreja de Deus, Corpo de Cristo, peregrina rumo à luz sem sombras do Reino!
    Peço, portanto, aos Pastores da Igreja e aos fiéis que acolham este Catecismo em espírito de comunhão, e que o usem assiduamente ao cumprirem a sua missão de anunciar a fé e de apelar para a vida evangélica. Este Catecismo lhes é dado a fim de que sirva como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, e de modo muito particular para a elaboração dos catecismos locais. É também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexauríveis da salvação (cf. Jo 8,32). Pretende dar um apoio aos esforços ecumênicos animados pelo santo desejo da unidade de todos os cristãos, mostrando com exatidão o conteúdo e a harmoniosa coerência da fé católica. O "Catecismo da Igreja Católica", por fim, é oferecido a todo o homem que nos pergunte a razão da nossa esperança (cf. l Pd 3,15) e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê.
    Este Catecismo não se destina a substituir os Catecismos locais devidamente aprovados pelas autoridades eclesiásticas, os Bispos diocesanos e as Conferências Episcopais, sobretudo se receberam a aprovação da Sé Apostólica. Destina-se a encorajar e ajudar a redação de novos catecismos locais, que tenham em conta as diversas situações e culturas, mas que conservam cuidadosamentE
    CREIO CREDO CREIO DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR CÉU TERRA JESUS CRISTO SEU ÚNICO FILHO NOSSO SENHOR NASCEU VIRGEM MARIA PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS CRUCIFICADO MORTO SEPULTADO DESCEU MANSÃO MORTOS RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA SUBIU CÉUS ESTÁ SENTADO DIRETA DEUS PAI TODO PODEROSO DONDE HÁ DE VIR A JULGAR VIVOS MORTOS CREIO ESPÍRITO SANTO SANTA IGREJA CATÓLICA COMUNHÃO DOS SANTOS REMISSÃO DOS PECADOS RESSURREIÇÃO DA CARNE VIDA ETERNA

Комментарии • 17

  •  2 года назад +1

    Amigos, muito obrigado por comentar os nossos vídeos! Deus abençoe vocês! Compartilhem o nosso canal “nossa Fé Católica”. Deixem uma curtida e um comentário, pois isso ajuda o nosso canal! Obrigado pelo apoio de vocês! 😊

  • @felicepinelli1327
    @felicepinelli1327 4 месяца назад

    VINDE ESPÍRITO SANTO POR MEIO DA PODEROSA INTERCESSÃO DA IMACULADO

    •  3 месяца назад

      Amém!

  • @Tatumancu
    @Tatumancu Год назад +1

    Muito obrigado pela aula !!!

    •  8 месяцев назад

      Amém!

  • @taniadacostamosaico1303
    @taniadacostamosaico1303 2 года назад +2

    Ajudou-me muito na montagem de meu encontro de catequese. 🙏

  • @marciapeixotinho2012
    @marciapeixotinho2012 3 года назад +1

    DEUS o abençoe imensamente.
    Creio na Igreja Católica!

  • @Clarav2023
    @Clarav2023 2 года назад

    👏🏽👏🏽👏🏽

    •  8 месяцев назад

      Amém!

  • @andrearaujo6623
    @andrearaujo6623 3 года назад +1

    Muito obrigado pela aula. Deus te abençoe.

  • @vanuziabrasil4132
    @vanuziabrasil4132 2 года назад +1

    Excelente catequese .
    Muito boa colocaçao a respeito dos protestantes.

  • @ElisabeteNeiva621
    @ElisabeteNeiva621 2 года назад +1

    Otima catequese

  • @gustavovalentim8303
    @gustavovalentim8303 2 года назад +1

    👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  • @rafaeledecol3377
    @rafaeledecol3377 2 года назад +1

    👏🙏👏🙏👏

  • @danipcsmart
    @danipcsmart Год назад +1

    Boa aula. Porém, discordo de alguns pontos: com a confissão, a beira da morte, a pessoa não poderia para o ceu diretamente. . O céu é destinado aos santos. As almas que não alcançaram vida a santidade, iriam para o purgatório; protestantes poderiam , no máximo, o purgatório, pois não seguiram a Verdade Do Nosso Senhor Jesus Cristo.

  • @luduarteml
    @luduarteml Год назад +1

    Achei um erro na sua aula meu grande amigo. A igreja não é santa e pecadora. A IGREJA É SANTA. Pecadores somos nós. Quando nós pecamos nós não somos igreja. Então é errado dizer que a igreja é santa e pecadora.

    •  8 месяцев назад +1

      Sim! A expressão "santa e pecadora" não é mais adequada. Deus te abençoe!