Muitos de nós ainda que tivéssemos o tempo de inúmeras vidas não teríamos mais oportunidades de se apropriar do saber q no decorrer desta vida deixamos passar. Por isso e alguns tantos outros motivos relevantes, precisamos da transferência do conhecimento de fontes fidedignas com a clareza como declama o digníssimo professor Me Lucas Gesta!
Realiza uma live, por favor, tratando somente deste assunto: Sempre existiram várias igrejas cristãos, cada uma com sua liderança independente de Jerusalém e principalmente de Roma.
Que aula maravilhosa. Perfeita explanação. Ansiosa pelo seu curso de história da igreja. Um verdadeiro patrimônio. Professor Lucas, sensacional essa divisão sobre as fases do protestantismo.
Prezado Prof. Lucas Gesta, Convide o Pr. Sergio Danon para uma entrevista. Ele é um judeu que crê em Jesus (Yeshua) como o Messias de Israel, foi representante no Brasil da principal organização mundial de judeus crentes em Jesus (Jews for Jesus) e sofre perseguição por compartilhar a mensagem do evangelho com pessoas da comunidade judaica. Atualmente, é líder da Congregação Beit Lehem no Rio de Janeiro. Seria um papo ótimo e esclarecedor! “Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.” (Romanos 10:1)
Ja estou aguardando o curso de historia da igreja. Vai ser maravilhoso e certamente muito rico em informacao sobre nossa heranca crista com toda certeza. Essa aula foi extraordinaria , profunda e exclarecedora acerca da nossa tradicao Protestante -Evangelica aprendir muito.
Seria interessante agregar, nessa aula de livre-arbítrio na Patrística, também comentar sobre a ideia de livre-arbítrio abordada ANTES da Patrística, por exemplo, entre filósofos gregos, hindus, coisas do tipo.
Parabéns pela excelente explanação dessa construção histórica do movimento evangélico, foi muito elucidativa, didática, informativa, agregou muito conhecimento Parabéns
O evangelical brasileiro médio, quando estuda (de verdade) História da Igreja e quando estuda (de verdade) teologia não cai do cavalo não, despenca!!! Rs (Falo por mim. Eu despenquei) Ps: O que mais me deixa alegre na Reforma: a Justificação jurídica pela fé e o despertar para a leitura popular da Bíblia; O que mais me deixa triste: a conceção Zuingliana da ceia ter se infestado pelas igrejas evangélicas. Deveríamos continuar crendo como criam os Pais. Ceia é Sacramento do Senhor. Verdadeiro Corpo, verdadeiro sangue. Presença Real de Cristo.
Vim pelo fórum da faecad, assisti tua aula sobre os anabatistas e fiquei maluco, kkkk, já tinha lido sobre eles por isso quando assisti sua aula fiquei impressionado, me inscrevi no seu canal e gostaria que você me indicasse onde posso comprar os livros que você citou na tua aula do autor Menno Simons
Concordo com essa ideia velada de se distinguir dos neopentecostais (se descolar). Mas a designação tem variado ao longo de meus 52 anos! Na escola, os evangélicos eram, na verdade chamados de crentes. Os professores, mais polidos nos chamavam de protestantes (um exemplo de muitos). Não sei no Rio, mas nas igrejas batistas de São Paulo era comum os pastores fazerem distinção entre batistas e protestantes - mas pela forte influência da teoria JJJ, creio eu. Na década de 90 começou o termo "tradicionais" x "renovados". Depois surgiu o "históricos" para distinguir dos neopentecostais. E recentemente realmente esse papo dentro de nossas igrejas de irmãos que tem muita leitura de material reformado começar a dizer que nós batistas somos "na verdade protestantes". Tanto crente, como protestante tinha aquela pecha embutida, quando ouvíamos! Acredito que a questão de reforçar o termo evangélico, de um tempo pra cá foi uma resposta, inclusive surgiu o termo "gospel". Tem mais essa!
Quando comecei a frequentar igreja não sabendo de nada não sendo a minha família religiosa fui numa neo pentecostal e ai tive os primeiros contato com a Bíblia e vi que seus modos operantes se distingue da igreja de atos não virei um cristão mas um dizimista pois lendo o novo testamento vc ver falar de Cristo e nessas igrejas falam mas de Dizimo ai fui em varias e vi a mesma coisa inclusive batista e vi que eles defendem a sua bandeira e não ha de Cristo eles lá com orgulho no peito diziam sou assebleiano,sou Batista,sou católico sou a universal ai foi que eu protestei e criei a frase não diga sou assembleiano,batista católico ou a universal mas sim diga sou cristão sou de Cristo.hj encontrei uma congregação reformada mas parecida com a igreja de atos e estou la pra glória de Deus seguindo a palavra que diz foge das paixões e segue a paz a justiça com os de coração puro invicam o nome do Senhor.
E que precisamos decidir antes do terremoto de Apocalipse 6, preciso de ajuda, desde maio que não durmo e o principal motivo é que minhas filhas estão fora da igreja, me ajuda meu irmão, em oração e em Palavra
Olá Meu Amigo!! Sempre bom assistir e compartilhar tuas aulas. Minha pergunta: Diante de tantas transformações e misturas trazidas ao longo dos tempos e as influencias que cada um deixou, como basicamente distinguir quem é quem? Já que dentro de um segmento encontramos traços de outros grupos. Desde já agradeço e te acompanhamos sempre aqui do Rio Grande do Sul! Abraço
Olá! tenho 50 anos ,e tive uma formação cristã (protestante / evangélica) tradicional , nos últimos 20 anos, em minha opinião, houve uma grande decadência, no que hoje entende-se como "evangélico", pois o ensino está muito raso, não conseguem nem cantar um Hino, portanto a uma geração, nestes 20 anos passados , juntamente com os novos convertidos, que recebem um ensino "estranho". O resultado é o que temos visto!
Professor, pelo que entendi os termos se confundem ao longo da história, mas basicamente o termo "protestante" nasceu com os príncipes luteranos e tiveram suas ondas e modificações ao longo do tem. Já "evangélico" veio (se popularizou, pois já era utilizado antes, desde o século 17) de pastores que quiseram se distanciar do liberalismo e da reforma protestante e focaram em evangelizar e hoje tem tem tomado outros rumos e várias correntes tem surgido delas. Ainda hoje o termo evangélico é usado, por igrejas que aderem e também pelas que não aderem a reforma.
Oi professor Lucas. Gostaria de saber com você, se tem alguma referência sobre o por quê da presença de judeus fora da Judeia como relata Atos 2:9. Foi um ou vários movimentos que resultaram nesta diáspora? Obrigado desde já!
Quando ela surgiu, era uma igreja Protestante. Hoje existem várias Assembleias, algumas são Evangélicas, outras neopentecostais, outras que ainda mantém o nome já se deslocaram do movimento evangélico para ser outra coisa (que os futuros pesquisadores ainda irão nominar).
Professor o Sr indica mestres e doutores em ciências sociais, ( filosofia, história, sociologia etc) que sejam protestantes, já vasculhei tudo que está ao meu alcance e não acho, só católicos, que falam de assuntos como revoluções, iluminismo, colonialista etc, porém sempre com viés romano e menosprezando os protestantes.
Boa tarde. Ouvi um pastor dizendo, num vídeo aqui no RUclips, que havia denominações no início do cristianismo, no primeiro século. A suposta alegação dele é que havia a igreja de Jerusalém, a igreja de Corinto, etc. Isso procede professor?
É uma noção de quem estudou pouco, não eram denominações, mas sim uma estrutura sem centro, porém com comunicação entre si, o dogma era o mesmo, e havia comunicação por cartas e reuniões, agora lhe explico o que houve, essas igrejas originais e históricas entraram em desacordo quando houve a instauração do Papa e de certos dogmas, por esse motivo, houve uma separação, a parte ocidental da igreja (Europa Ocidental), reconheceu o Papa, essa é a Igreja Católica que temos hoje, já a parte oriental da igreja (Europa Oriental e Oriente Médio) não reconheceu a autoridade do Papa, essa é conhecida como Igreja Ortodoxa. Resumindo: Os católicos tem o Papa que comanda toda a igreja e os ortodoxos tem os patriarcas, que comandam regiões, mas tudo de acordo com o dogma da igreja. Exemplos de alguns países ortodoxos: Grécia, Rússia, Síria, Ucrânia.
Boa tarde eu preciso de você, eu assisti um canal que o Edson se diz professor, você pode me ajudar?Ele fala que só ele está certo, fala que o nome de Deus é Yahu e o de Jesus é Yahushua, que esses são os nomes de Deus pai e filho
Não tive como estudar,e não quero ser levada por vento de doutrina, eu já estive numa seita, já estive na igreja da graça,presbiteriana, Assembleia, Assembleia renovada, me ajuda por favor
Suas explicações são interessantes quando fala das diferenças, mas está esquecendo do ponto principal, a historiografia dos relatores dos fatos que se detem pra explicar sua visão. Suas falas estão focadas na sua forma de ver, mas deve se deter na historiografia. atenção a isso meu jovem.
O cristianismo primitivo ,que está contido nos evangelhos que são e estão contidos nos evangelhos. E que tais evangelhos não são Mateus, Marcos, Lucas e João . Os evangelhos estão contidos a partir das cartas de Paulo, que começam a partir de romanos. Mateus, Marcos ,Lucas e João e atos dos apóstolos são livros históricos. A qual contam as histórias de jesus e dos apóstolos.
Lucas, me interesso por compreender a fé dos irmãos fora da comunhão com Roma, mas me desculpe, simplesmente é surreal tentar minimizar o coeficiente de unidade Católico com as múltiplas quantidades de crenças/confissões que se sobrepõe no protestantismo como se essa confusão não fosse perturbadora (ou desejada por Deus). Tbm é evidente que os protestantes não foram os primeiros grupos "cismaticos" da história da Igreja mas são certamente o mais trágico, sem que isso tbm retire uma parcela de responsabilidade da hierarquia da Igreja no processo. Outro ponto que noto é que os protestantes não lidam bem com o a ideia de um amadurecimento/desenvolvendo histórico do que seria a Igreja e a doutrina... Ora a Igreja surge na Idade média, outra hora com Constantino, outra hr com Teodósio mas nunca se compreende o amadurecimento da Igreja como um processo contínuo, me lembra dos radtrads que ficam se lamentando no caso de a Igreja perder uma determinada forma histórica (preservando a Tradição, é claro) ela tivesse passado a deixar de ser o que é ...
Igreja católica não é cristã. A Bíblia diz que todos pecaram, a católica que Maria não pecou. A Bíblia diz que o sábado é santo e a catolica o domingo. São infinitas divergências. Por causa de apenas uma divergência, Caim foi rejeitado. Imagine o tanto de divergência que o catolicismo tem com a bíblia!!
Sua narrativa não leva em conta as motivações do movimentos contra a igreja de Roma, cabe lembrar que era uma revolta quanto a forma que igreja lidava com o perdão, as tais indulgencias. Deve ser claro também quanto ao conceito de ser salvo apresentado pela igreja de Roma, O movimento de Lutero foi uma forma de se colocar contra, um protesto contrário a igreja. Num primeiro momento Lutero se viu sozinho, mas com o passar do tempo alguns aderiram a sua forma de pensar, e nasce ali ideias que nem sempre estavam alinhadas as forma de pensar de Lutero e se propaga por seus simpatizantes. Portanto o termo protestante também parte dos príncipes, mas começa com Lutero.
Sua observação por mais verdadeira que seja não faz sentido uma vez que o objetivo do Lucas é tratar de sobre protestantes e evangélicos e não sobre a reforma e seus motivos
Começa em 6:40
Assistindo em 2023... Esse vídeo me fez chegar em conclusões que até então não conseguia resolver... Deus te abençoe professor!
Que legal :) Amém
@@ProfessorLucasGesta
Profesor o senhor deveria escrever um livro essa aula da um bom livro eu adoraria telo
@@tertuliano8378 obrigado :)
Muito Lucas, mais uma vez fenomenal, vou aguardar seu curso de história da Igreja. Quero muito aprender com você!
Obrigado Samuel 🙏🙏🙏
Muitos de nós ainda que tivéssemos o tempo de inúmeras vidas não teríamos mais oportunidades de se apropriar do saber q no decorrer desta vida deixamos passar.
Por isso e alguns tantos outros motivos relevantes, precisamos da transferência do conhecimento de fontes fidedignas com a clareza como declama o digníssimo professor Me Lucas Gesta!
Muito obrigado Elverson!!!
Professor Lucas, tu é uma das pessoas mais inteligentes do youtu.be. Deus abençoe o seu canal, que cresça muito, mas muito mesmo 💕🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Amém, muito obrigado 🙏
LUCAS se tem alguém que merece um livro pela Thomas Nelson Brasil é você. Alguma chance? O Bibo nunca tocou no assunto?
Obrigado 🙏 no momento estou me dedicando a tese do doutorado
@@ProfessorLucasGestaonde podemos ler essa tese meu jovem? Deve ser uma obra prima!
Realiza uma live, por favor, tratando somente deste assunto: Sempre existiram várias igrejas cristãos, cada uma com sua liderança independente de Jerusalém e principalmente de Roma.
Tem algumas aqui na Sessão Entrevistas
Minha cabeça explodiu kkkk, amo demais estudar a palavra, e esses estudos do pastor Lucas Gestas estão me ajudando bastante, obg professor S2
Eu vejo um relaxo na liturgia evangélica.
Que aula incrível. Professor, você foi mais do que claro, foi necessário.
Obrigado 🙏🙏🙏
Estou assistindo em 07/11/2024. Aprendi bastante. Obrigado por essa aula.
Sou seu fã Lucas. Parabéns!
Obrigado :)
Que aula maravilhosa. Perfeita explanação. Ansiosa pelo seu curso de história da igreja. Um verdadeiro patrimônio. Professor Lucas, sensacional essa divisão sobre as fases do protestantismo.
Muito obrigado 😃
O mundo precisa de ética, o Sermão do Monte é reconhecido como o Código de Ética perfeito.
Muito esclarecedora a live! Obrigado por socializar um conteúdo tão rico.
Obrigado 😊
Prezado Prof. Lucas Gesta,
Convide o Pr. Sergio Danon para uma entrevista. Ele é um judeu que crê em Jesus (Yeshua) como o Messias de Israel, foi representante no Brasil da principal organização mundial de judeus crentes em Jesus (Jews for Jesus) e sofre perseguição por compartilhar a mensagem do evangelho com pessoas da comunidade judaica. Atualmente, é líder da Congregação Beit Lehem no Rio de Janeiro. Seria um papo ótimo e esclarecedor!
“Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.” (Romanos 10:1)
Que legal. Obrigado pela indicação.
Obrigada pela aula professor. Deus lhe pague! Rsrs
😀🙏
Ja estou aguardando o curso de historia da igreja. Vai ser maravilhoso e certamente muito rico em informacao sobre nossa heranca crista com toda certeza. Essa aula foi extraordinaria , profunda e exclarecedora acerca da nossa tradicao Protestante -Evangelica aprendir muito.
Muito obrigado 😃
Vim pelo canal do Francisco Tourinho e achei seu canal interessantíssimo. Você aborda temas inéditos no RUclips brasileiro
Seja bem-vinda Jéssica 🙏
Obrigado professor. Rico em detalhes.
🙏
Prof. LUCAS GESTA.
Obrigado pelas aulas. Faça um vídeo sobre o LIVRE-ARBÍTRIO, segundo a Patrística etc.
🙏
Seria interessante agregar, nessa aula de livre-arbítrio na Patrística, também comentar sobre a ideia de livre-arbítrio abordada ANTES da Patrística, por exemplo, entre filósofos gregos, hindus, coisas do tipo.
Parabéns pela excelente explanação dessa construção histórica do movimento evangélico, foi muito elucidativa, didática, informativa, agregou muito conhecimento Parabéns
Muito obrigado 😃
Me ajude compartilhando 🙏
Que aulaço!!! Sem palavras.
Obrigado :)
Obrigada pelas informações
🙏🙏
O evangelical brasileiro médio, quando estuda (de verdade) História da Igreja e quando estuda (de verdade) teologia não cai do cavalo não, despenca!!! Rs
(Falo por mim. Eu despenquei)
Ps: O que mais me deixa alegre na Reforma: a Justificação jurídica pela fé e o despertar para a leitura popular da Bíblia;
O que mais me deixa triste: a conceção Zuingliana da ceia ter se infestado pelas igrejas evangélicas. Deveríamos continuar crendo como criam os Pais. Ceia é Sacramento do Senhor. Verdadeiro Corpo, verdadeiro sangue. Presença Real de Cristo.
Penso igual nisto
Eu penso ,ser contraditório, repetir semanalmente o sacrifício de Cristo
Vim pelo fórum da faecad, assisti tua aula sobre os anabatistas e fiquei maluco, kkkk, já tinha lido sobre eles por isso quando assisti sua aula fiquei impressionado, me inscrevi no seu canal e gostaria que você me indicasse onde posso comprar os livros que você citou na tua aula do autor Menno Simons
Obrigado! Existe uma editora menonita e outra que publica os livros dos anabatistas. Vou postar lá no Instagram.
@@ProfessorLucasGesta Blz vou lá ver
Presente professor!
@@welberlau 🙏🙏📚
Começa em 6:40 ;-)
Concordo com essa ideia velada de se distinguir dos neopentecostais (se descolar). Mas a designação tem variado ao longo de meus 52 anos! Na escola, os evangélicos eram, na verdade chamados de crentes. Os professores, mais polidos nos chamavam de protestantes (um exemplo de muitos). Não sei no Rio, mas nas igrejas batistas de São Paulo era comum os pastores fazerem distinção entre batistas e protestantes - mas pela forte influência da teoria JJJ, creio eu. Na década de 90 começou o termo "tradicionais" x "renovados". Depois surgiu o "históricos" para distinguir dos neopentecostais. E recentemente realmente esse papo dentro de nossas igrejas de irmãos que tem muita leitura de material reformado começar a dizer que nós batistas somos "na verdade protestantes". Tanto crente, como protestante tinha aquela pecha embutida, quando ouvíamos! Acredito que a questão de reforçar o termo evangélico, de um tempo pra cá foi uma resposta, inclusive surgiu o termo "gospel". Tem mais essa!
Verdade. Excelente contribuição.
Quando comecei a frequentar igreja não sabendo de nada não sendo a minha família religiosa fui numa neo pentecostal e ai tive os primeiros contato com a Bíblia e vi que seus modos operantes se distingue da igreja de atos não virei um cristão mas um dizimista pois lendo o novo testamento vc ver falar de Cristo e nessas igrejas falam mas de Dizimo ai fui em varias e vi a mesma coisa inclusive batista e vi que eles defendem a sua bandeira e não ha de Cristo eles lá com orgulho no peito diziam sou assebleiano,sou Batista,sou católico sou a universal ai foi que eu protestei e criei a frase não diga sou assembleiano,batista católico ou a universal mas sim diga sou cristão sou de Cristo.hj encontrei uma congregação reformada mas parecida com a igreja de atos e estou la pra glória de Deus seguindo a palavra que diz foge das paixões e segue a paz a justiça com os de coração puro invicam o nome do Senhor.
Qual igreja batista voce foi ?
E que precisamos decidir antes do terremoto de Apocalipse 6, preciso de ajuda, desde maio que não durmo e o principal motivo é que minhas filhas estão fora da igreja, me ajuda meu irmão, em oração e em Palavra
Monstro ❤
Olá Meu Amigo!! Sempre bom assistir e compartilhar tuas aulas. Minha pergunta: Diante de tantas transformações e misturas trazidas ao longo dos tempos e as influencias que cada um deixou, como basicamente distinguir quem é quem? Já que dentro de um segmento encontramos traços de outros grupos.
Desde já agradeço e te acompanhamos sempre aqui do Rio Grande do Sul! Abraço
Obrigado 🙏 só estudando mais a fundo o grupo em sua origem.
Muito bom 👏🏼👏🏼❤
Obrigado 🙏
Muito esclarecedor. Valeu, prof Lucas!
🙏🙏🙏
Olá! tenho 50 anos ,e tive uma formação cristã (protestante / evangélica) tradicional , nos últimos 20 anos, em minha opinião, houve uma grande decadência, no que hoje entende-se como "evangélico", pois o ensino está muito raso, não conseguem nem cantar um Hino, portanto a uma geração, nestes 20 anos passados , juntamente com os novos convertidos, que recebem um ensino "estranho". O resultado é o que temos visto!
Verdade. Muita coisa mudou.
Excelente aula!!!
Obrigado 🙏
Tema muito bom esse assunto viu
Boa essa explicacao
Mas isso é verdade! Existe sim uma diferença entre "protestante" VS "evangélicos"(pentecostais, neopentecostais)
O canal que eu falo se chamasse canal últimos dias
Professor, pelo que entendi os termos se confundem ao longo da história, mas basicamente o termo "protestante" nasceu com os príncipes luteranos e tiveram suas ondas e modificações ao longo do tem. Já "evangélico" veio (se popularizou, pois já era utilizado antes, desde o século 17) de pastores que quiseram se distanciar do liberalismo e da reforma protestante e focaram em evangelizar e hoje tem tem tomado outros rumos e várias correntes tem surgido delas. Ainda hoje o termo evangélico é usado, por igrejas que aderem e também pelas que não aderem a reforma.
Os termos se misturam. Mas existem diferenças entre os modelos religiosos. Falarei em amis vídeos em breve
@@ProfessorLucasGesta Muito obrigado, professor!❤️
Oi professor Lucas. Gostaria de saber com você, se tem alguma referência sobre o por quê da presença de judeus fora da Judeia como relata Atos 2:9. Foi um ou vários movimentos que resultaram nesta diáspora? Obrigado desde já!
Uma dúvida: A Assembleia de Deus se enquadra na categoria de igreja evangélica ou protestante?
Quando ela surgiu, era uma igreja Protestante. Hoje existem várias Assembleias, algumas são Evangélicas, outras neopentecostais, outras que ainda mantém o nome já se deslocaram do movimento evangélico para ser outra coisa (que os futuros pesquisadores ainda irão nominar).
rétété
Professor, onde posso me inscrever no seu curso?
Professor o Sr indica mestres e doutores em ciências sociais, ( filosofia, história, sociologia etc) que sejam protestantes, já vasculhei tudo que está ao meu alcance e não acho, só católicos, que falam de assuntos como revoluções, iluminismo, colonialista etc, porém sempre com viés romano e menosprezando os protestantes.
Pode começar pelo protestante que criou as Ciências Sociais: Max Weber.
Meu trabalho acadêmico está direcionado para o protestantismo no Brasil, como faço pra conseguir conversar com você?
Envie mensagem lá no meu canal do Instagram - Professor Lucas Gesta
Se convertam ao protestantismo mas qual igreja e a certa pois existem milhares e cada uma interpreta a bíblia de um jeito diferente
Boa tarde.
Ouvi um pastor dizendo, num vídeo aqui no RUclips, que havia denominações no início do cristianismo, no primeiro século. A suposta alegação dele é que havia a igreja de Jerusalém, a igreja de Corinto, etc. Isso procede professor?
É uma noção de quem estudou pouco, não eram denominações, mas sim uma estrutura sem centro, porém com comunicação entre si, o dogma era o mesmo, e havia comunicação por cartas e reuniões, agora lhe explico o que houve, essas igrejas originais e históricas entraram em desacordo quando houve a instauração do Papa e de certos dogmas, por esse motivo, houve uma separação, a parte ocidental da igreja (Europa Ocidental), reconheceu o Papa, essa é a Igreja Católica que temos hoje, já a parte oriental da igreja (Europa Oriental e Oriente Médio) não reconheceu a autoridade do Papa, essa é conhecida como Igreja Ortodoxa. Resumindo: Os católicos tem o Papa que comanda toda a igreja e os ortodoxos tem os patriarcas, que comandam regiões, mas tudo de acordo com o dogma da igreja. Exemplos de alguns países ortodoxos: Grécia, Rússia, Síria, Ucrânia.
A tentativa de diferenciação está tão forte que uma ala mais tradicionalista da IELB está se auto-intitulando "católicos de Augsburgo".
Eita 😲
Qual curso seu que fala sobre o século 18?
Boa tarde eu preciso de você, eu assisti um canal que o Edson se diz professor, você pode me ajudar?Ele fala que só ele está certo, fala que o nome de Deus é Yahu e o de Jesus é Yahushua, que esses são os nomes de Deus pai e filho
É só não seguir esse tipo de conteúdo sectário e focar nos especialistas.
Você fala da chegada aqui, mas ele fala de povos antes da chegada dos portugueses, e todos os outros
Em que sentido todos imitam o Caio Fábio? Não ficou tão claro pra mim.
Não tive como estudar,e não quero ser levada por vento de doutrina, eu já estive numa seita, já estive na igreja da graça,presbiteriana, Assembleia, Assembleia renovada, me ajuda por favor
A igreja presbiteriana ou uma assembleia de Deus tradicional são boas igrejas para te ajudarem nesse momento.
@@ProfessorLucasGesta por favor , o nome de Deus é Yahu e o de Jesus é Yahushua?
Por favor me ajude quanto ao canal últimos dias, da uma pesquisada pra ver o que eles estão dizendo por favor
@@anapaulamarquesmarinho6093 Isso não faz diferença nenhuma....
É MUITO BOM SEPARAR A SERIEDADE PROTESTANTE,DA IGREJA NEO PENTECOSTAL.
É pós stricto sensu?
Parede Preta?
Vc é pastor lucas ?
Não
É verdade mesmo?
E esse movimento protestante já começou com muita política na epoca
Suas explicações são interessantes quando fala das diferenças, mas está esquecendo do ponto principal, a historiografia dos relatores dos fatos que se detem pra explicar sua visão. Suas falas estão focadas na sua forma de ver, mas deve se deter na historiografia. atenção a isso meu jovem.
O cristianismo primitivo ,que está contido nos evangelhos que são e estão contidos nos evangelhos. E que tais evangelhos não são Mateus, Marcos, Lucas e João . Os evangelhos estão contidos a partir das cartas de Paulo, que começam a partir de romanos. Mateus, Marcos ,Lucas e João e atos dos apóstolos são livros históricos. A qual contam as histórias de jesus e dos apóstolos.
!!!
A Presbeteriana parece Cakvinista
Parece não, nós somos Calvinistas.
Lucas, me interesso por compreender a fé dos irmãos fora da comunhão com Roma, mas me desculpe, simplesmente é surreal tentar minimizar o coeficiente de unidade Católico com as múltiplas quantidades de crenças/confissões que se sobrepõe no protestantismo como se essa confusão não fosse perturbadora (ou desejada por Deus). Tbm é evidente que os protestantes não foram os primeiros grupos "cismaticos" da história da Igreja mas são certamente o mais trágico, sem que isso tbm retire uma parcela de responsabilidade da hierarquia da Igreja no processo. Outro ponto que noto é que os protestantes não lidam bem com o a ideia de um amadurecimento/desenvolvendo histórico do que seria a Igreja e a doutrina... Ora a Igreja surge na Idade média, outra hora com Constantino, outra hr com Teodósio mas nunca se compreende o amadurecimento da Igreja como um processo contínuo, me lembra dos radtrads que ficam se lamentando no caso de a Igreja perder uma determinada forma histórica (preservando a Tradição, é claro) ela tivesse passado a deixar de ser o que é ...
Igreja católica não é cristã. A Bíblia diz que todos pecaram, a católica que Maria não pecou. A Bíblia diz que o sábado é santo e a catolica o domingo. São infinitas divergências. Por causa de apenas uma divergência, Caim foi rejeitado. Imagine o tanto de divergência que o catolicismo tem com a bíblia!!
Sua narrativa não leva em conta as motivações do movimentos contra a igreja de Roma, cabe lembrar que era uma revolta quanto a forma que igreja lidava com o perdão, as tais indulgencias. Deve ser claro também quanto ao conceito de ser salvo apresentado pela igreja de Roma, O movimento de Lutero foi uma forma de se colocar contra, um protesto contrário a igreja. Num primeiro momento Lutero se viu sozinho, mas com o passar do tempo alguns aderiram a sua forma de pensar, e nasce ali ideias que nem sempre estavam alinhadas as forma de pensar de Lutero e se propaga por seus simpatizantes. Portanto o termo protestante também parte dos príncipes, mas começa com Lutero.
Sua observação por mais verdadeira que seja não faz sentido uma vez que o objetivo do Lucas é tratar de sobre protestantes e evangélicos e não sobre a reforma e seus motivos
Eu não te entendi não evangelho o que prega o que tá escrito na Bíblia o protestante é o mesmo evangelho quem é evangelho um protestante