Pontos importantes pra estabilizar o poder do Ned: O casamento com Catelyn mantinha os Tully ao seu lado. Nomear Jon Arryn como sua mão do rei faria com que o Vale ficasse junto. Prometer Robb à Margaery Tyrell para manter os Tyrell próximos. Matar o Gregor Clegane e o Amory Lorch e entregar sua cabeça à Lançassolar para apaziguar um pouco os rancores da família Martell. Futuramente quando a Sansa estivesse nascida já, poderiam reforçar essa aliança prometendo ela ao Quentyn. Outra coisa que ajudaria a estabilizar o reinado do Ned também seria a presença do Robert como líder de Ponta Tempestade. Não acho que o Robert serviria pra algum cargo, mas eles eram amigos e seu martelo ajudaria a esmagar quaisquer ameaças ao Ned. Com o Robert vivo, Stannis não teria motivo para ter rancores em continuar comandando os navios e assumir Pedra do Dragão para o Ned.
Alguns pontos que seria interessante ressaltar: - Uma das vantagens que o Robert tinha para ser nomeado rei foi que ele era neto de uma Targaryen, e se não me engano, foi depois da derrota do Rhaegar que foi cogitado ele se tornar rei. - O Jon Arryn, apesar de toda sua experiência, ainda não tinha um herdeiro (somada a idade avançada, isso poderia ser algo bem preocupante), enquanto o Ned já tinha o Robb. Concordo que o Ned poderia sofrer oposição devido a sua religião, mas ele sempre foi bem respeitoso com a Fé dos Sete, e a própria Catelyn poderia balancear as coisas pra ele. Os Tully certamente teriam um papel maior no governo, com talvez o Hoster ou o Edmure assumindo algum papel no governo. O reino certamente não ficaria tão individado quanto ficou com o Robert, já que o Ned é bem mais contido. Caso ele punisse os Lannisters de alguma forma, isso certamente daria a ele um maior apoio Dornês. Não consigo imaginar os Tyrell se aliando aos Lannisters, já que eles geralmente debandam pro lado que tá na vantagem. Com o Ned rei eles certamente tentariam se aproximar dos Starks. Um acordo de casamento do Robb com a Margeary seria bem plausível nessa situação. Os Lannisters certamente seriam um problema nessa situação. Entretanto, devido a uma falta de apoio do Tywin, ele evitasse entrar em conflito. Outro problema seria os Greyjoy. Eventualmente eles iriam se rebelar, mas não consigo imaginar eles dando muito problemas, a menos que eles se aliassem aos Lannister (algo que pra mim é bem improvável). O Ned com certeza deixaria o Viserys vivo, talvez até deixando ele com Pedra do Dragão, algo que no futuro poderia ser bem problemático para ele. E só pra esclarescer: não sou fanboy do Ned. Tentei aqui me atentar ao máximo nos fatos. Mas na minha opinião, acho que o Ned seria sim um rei mais competente que o Robert.
Ned deixaria Viserys vivo, mas não com Pedra do Dragão. Seria um grande Rei se removesse Varys e Mindinho, porque com eles na corte, haveriam várias intrigas desestabilizando o trono
@@isaacmatos297 Cara esqueci do mindinho. Ele iria pertubar p caramba, ainda mais com Catelyn viva e no trono. Pensa o tanto que esse cara ia ser chato e escorregadio contra Eddard.
9:20 o robert também governou um reino num tempo relativamente pacífico, e ainda conseguiu ferrar tudo. O ned era um bom governante, uma evidência disso é quando o jon vai instruir o stannis sobre os povos das montanhas, aquilo mostra o quão bem o ned conhecia o seu território e sabia gerenciá-lo.
Robert pegou um reino pós guerra e cheio de divisoes e enfrentou uma grande rebelião. A unidade do território pós dinastia Targaryen foi seu maior desafio e ele manteve - não muito por mérito dele, mas por conta do Jon Arryn e suas alianças. Não a toa após a morte de Jon e Robert o reino se fragmentou em 5 reis. O reinado de Robert foi pacifico por meritos dessas alianças criadas por Jon e pela imagem de força do Robert que criou um forte governo. Diferente do Norte que até onde sabemos não tinha nenhum desafio de fato para ser superado no governo Ned, ele só manteve a estabilidade de seculos do governo da casa Stark.
@@calaabocathiago eu entendo o seu ponto. Eu acho que a questão central se encontra no fato do ned ser um governante muito mais competente que o Robert, o que não é muito difícil, e a ideia de um cara competente ter um governo pior do que o de um cara incompetente é meio estranha. Ainda acho que ele poderia fazer uma boa gerência, principalmente se ele escutasse os conselhos do jon. Mas compreendo que se ele fizesse as coisas do jeito dele sem escutar conselhos do jon ou se atentar ao ambiente as coisas poderiam dar bem errado. O Robert reinou mais como uma figura de proa do que como um rei de fato, tanto que ele passava a maioria das responsabilidades para os outros, além de que no final do reinado dele Porto Real estava basicamente sob o domínio lannister, não foi atoa que o renly deu no pé.
O Ned acreditou que a Cersei só ia aceitar a descoberta dele, ia pegar as criança e ir embora ao Casterly Rock de boa, além de acreditar no mindinho para destronar o Jofrey. Imagina ele lidando com as politicagens de Porto Real com coisas piores do que ele lidou como mão do Rei.
n mudaria tanta coisa pois o Robert n fazia nada quem fazia era o Jon Arranyn acredito que o Ned seria um estrategista político melhor pq teria treinamento do Jon
"Prezado Sor Jorah da casa Mormont, herdeiro da ilha dos ursos, envio esta carta para que saiba que saio de Winterfell com Gelo para que você pague pelos crimes cometidos nas terras nortenhas e contra as leis do rei, peço-lhe encarecidamente para que arranje um tronco para que a sentença seja executada sem que haja dor e necessidade de crueldade". Atenciosamente: Eddard Stark, Senhor de Winterfell e Guardião do Norte Ps: caso possa deixar os cabelos curtos para uma melhor visibilidade, seria de total agrado do seu senhor suserano.
Perfeito Thiago! Mas tinha uma outra questão que favorecia o Robert, além dele ser um líder inegável da rebelião, ele tinha ascendência Targaryen, se não me engano a avó paterna...
Concordo com tudo, nesse cenário os Lannisters ficariam do lado de fora (meu sonho), mas o Ned ia ficar mais perdido que chinelo de bêbado. Ele é um dos meus favoritos, mas é ingênuo demais, e estaria limitado com alianças também. Mas gostei muito do Ned regente do Jon, talvez Jon como rei fosse fácil trazer a Campina pro lado deles, casando a Margaery com ele, evitaria que os Lannisters colocassem as garras de fora e sozinhos seria difícil se rebelarem. Ótimo vídeo como sempre (quando não faz ranking duvidoso 😌)
Acho que todo mundo enxerga o Ned como um grande líder porque ele era justo. Mas quando você para pra pensar, raramente grandes líderes eram justos. Ser rei exigiria uma flexibilidade e um manejo que Ned não teria. A aliança com os Lannisters era muito importante e ele não fecharia os olhos pra tudo que o Robert ignorou ou até aplaudiu. Acho que seria muito complicado também lidar com o norte, já que Benjen Stark parecia ter a intenção de ir para a patrulha de qualquer jeito, deixando ausente um Stark em Winterfell já que só haviam 3: Eddard, Rob e Benjen e mesmo assim ele vestiu o preto. Acredito que se tratando das crônicas não importa quem sente no trono, tudo vai acabar em sangue
No entanto, Stannis também é justo, mas não é ingênuo como Ned o era. Acredito que o povo de Porto Real ia acabar gostando de Ned, os problemas seriam Mindinho e Tywin
Acredito que seria complicado, afinal termos Taimer no meio do caminho. Então, Ned Stark é honrado e justo, é justamente por isso que ele poderia ter apoiadores, política não é o forte dos homens do norte 😅😅
Eu sempre pensei que foi um erro o Robert assumir o trono, eles deveriam ter separado os reinos em 7 de novo, assim cada um cuidava da sua própria terra. Aí não seriam rebeldes mais sim os libertadores da opressão targaryen.
A grande questão é se o ned conseguiria se adaptar a política sulista, se sim então ele seria um grande rei, se não ele acabaria morto. Dito isso, eu acho que se ele tivesse se tornado rei ao final da guerra ele teria conseguido se adaptar, uma vez que ele conseguiu se adaptar bem como regente do norte, lembrando que o ned era o segundo filho, logo não foi necessariamente preparado para ser o governante do norte, além de ter conseguido o posto muito jovem e , mesmo assim, conseguiu ser um ótimo lorde.
Robert não entrou tão de gaiato assim, pois a Lyanna era prometida dele. Ainda assim, como dito no video a ação dele como um lider militar carismático foi crucial para a construção da imagem dele. Somado a isso ainda tem a ancestralidade Targaryen do Robert, que é mais pretexto, mas acho válido citar. Concordo que a ideia de que "quem não quer o poder daria um bom governanre" é uma idealização perigosa, mas penso que o Jon dos livros não é alguém que "não quer poder" (na série ele é assim). Ele sonhava em ser senhor de Winterfell e acho que se a possibilidade de ser rei se apresentar no horizonte para ele isso vai mexer com ele sim. E ai teremos o famigerado "coração humano em conflito consigo mesmo".
Se bem me lembro tem uma passagem nos livros que diz que uma das justificativas pelo Robert reivindicar o trono é que a família Baratheon tem sangue Targaryen. Não lembro exatamente em qual parte do livro foi, mas lembro que o personagem cita isso como uma desculpa esfarrapada, já que o que conquistou o trono pro Robert não foi algum direito, mas sim a força. Aliás, muito legal o vídeo. Eu nunca tinha pensado nessa possibilidade de o Ned ser rei.
Se não me engano, em um dos livros é citado que a pretensão do Robert é a mais forte, por ele ser descendente de Orys Baratheon, que dizem, era irmão bastardo do conquistador.
Acho teria continuação da guerra em Porto Real mesmo. Pq se ele senta no trono de ferro já ia mandar Jaime sair da guarda e ia querer punir o Montanha. A guerra iria mudar os rumos, talvez até uma aliança Stark com os Martel
Eu acho que sobre o Jorah Mormont, o Ned não queria puni-lo dessa forma mas por ser muito honrado acabou novamente colocando a honra como critério principal e talvez por essa indecisão entre honra e misericórdia, ele acaba avisando antes e pensando que se o Jorah fugisse ele não precisaria lidar com a situação dessa forma, retirando assim o peso da própria consciência.
6:50 na verdade, depois de matar todos os targaryen anteriores, o próximo na linha de sucessão seria o Robert mesmo, pois sua avó era Rhaelle Targaryen . Então, após tudo isso, nem precisava deliberar quem seria o próximo rei legítimo, pois o Robert já estava sendo o herdeiro legítimo depois de matar ou expulsar os herdeiros anteriores...
A ascendencia Targaryen do Robert foi claramente uma desculpa. Até porque o Principe Viserys seguia vivo, então qualquer argumento sobre sucessão ou linhagem na verdade deslegitima o Robert, porque ele não poderia reinar antes do Viserys
Acho que o reino do Ned seria muito bom, ele escutaria o Jon arryn, e eles fariam um bom governo. Além do mais, Tywin lannister não teria anistia pelos seus crimes, jaime iria para patrulha talvez montanha seria dado para os Martel, e os lannister não teriam nenhuma força na corte de porto real, as terras do norte, do tridente e do vale seriam fortalecidos, com um rei mais centrado, mindinho e Varis provavelmente não teriam tanto espaço para suas tramas entre outras coisas
Boa análise! Thiago, na sua opinião, quem o Robert poderia nomear como mão que garantisse mais estabilidade naquela situação potencialmente trágica em que estava envolvido?
Ned não teria habilidade politica para enfrentar os lannisters sendo rei. Sendo mão foi visivel que não tinha habilidade politica, logo atraiu a morte pra ele. Ainda sim o melhor cenário do Ned no trono de ferro seria manter distante a casa Lannisters, pois seria passado pra trás ou traido, faria uma aliança forte com os baratheons. Como Ned já era casado isso afastarai cersei de suas aspirações. Penso que os lannisters iriam reivindicar algo mas colocar alguém deles no meio seria "chocar o ovo da serpente". Ned não tem habilidade politica definitivamente, e ele não faria concessões pois se fizesse seria traido. Ned deveria ter ficado quieto e deixado robert descobrir sozinho q jofrei e seus irmãos são filhos de Jaime, voltava pro norte e me manteria sussegado.
9:41 acho que o Ned avisar que iria a ilha dos Ursos pode ter sido proposital justamente pro Jorah fugir. Acho que seria visto com maus olhos pelos lordes nortenhos e haveria um rancor dos Mormont com os Stark, pq acima da honra os nortenhos também valorizam a família.
Ele teria matado o montanha e mandado o Jaime pra muralha e depois iria acabar com o twin pois o mesmo ficaria sozinho contra a aliança dos starks,baratheons,arryns e tullys
Pelo parentesco dos Baratheon com os Targaryen, no caso do Robert ter morrido no Tridente, Manter o Viserys ou o Stanis mesmo que eram os que tinham mais força e pretexto de sucessão...
Acredito que mesmo com as crianças Targaryen vivas eles seriam depostos e um possível grande conselho escolheria o Robert. Se Robert morresse capaz de haver uma guerra civil posterior, principalmente se Stannis reivindicasse o trono . Lembremos que os Baratheons são um ramo dos Targaryens, um dos irmãos Baratheon teriam melhores reinvidicações que Jon Arryn, um homem articulado mas velho e Ned, um nortenho sem nenhuma relação de casamento com o Trono de Ferro (que é simbólico, mas tem que alimentar a mentira como Mindinho diria).
Vou me colocar a favor do Ned Stark nessa. Algumas ações dele, como enviar primeiro a carta para o Jorah Mormont, são indefensáveis. Mas ele não era totalmente inapto. Em sua fuga de volta ao Norte ele conseguiu convencer Lord Borrell de deixá-lo passar. Ele de fato teve hm reinado tranquilo em Winterfell e isso moldou o homem que ele se tonrou. Ele confiou em mindinho principalmente pela Cat e teve piedade sa Cersei por conta das crianças dela com o Jaime, que morreriam sem ter culpa de nada (exceto Joffrey, esse merecia). Ele era pai, não revelou no leito de morte do Robert que os filhos não eram dele porque sabia o quanto isso iria doer. Se ele tivesse se tornado rei durante a rebelião talvez tivéssemos um Ned muito mais duro e acostumado ao jogo político. Sobre a questão da fé, Ned era extremamente tolerante. Ele não iria impor a fé dos sete a ninguém. Ele ate construiu um septo em Winterfell para Cat e disse que caso quisesse Bran poderia se tornar septão no futuro. Ele só iria rezar aos velhos deuses e não iria se intrometer na fé. Se até existe um bosque sagrado na Fortaleza vermelha, não acho que seria um problema tão grande. Os Lannister e Tryell poderiam de fato formar uma aliança, mas eles teriam que ir contra o resto do reino. Considerando que o Twin agissem como agiu e a relação entre Martell e Tyrell na saga, eles não teriam Dorne ou outro reino como aliados. Robert foi um rei ruim, que também não imaginava se tonrar rei antes da Rebelião e que no fim detestou reinar. Ned teria detestado ainda mais, só que ele aceita e lida muito melhor com os fardos que carrega.
Ainda acho que uma aliança dos Lannister com os Tyrell não rolaria com Jon Arryn vivo. Diferente de Robert o Ned daria valor aos conselhos dele e aprenderia muito sobre a corte. É provável que a aliança fosse Stark/Tyrell.
@luisfranca3052 Acho que uma aliança Stark/Lannister seria um pouco mais provável. Os Tyrell estiveram do lado dos Targareyn até o fim, enquanto os Lannister esperaram o bastante para escolher o lado vencedor. Tywin poderia casar Cersei com Benjen Stark, por mais que a Cersei fosse causar problemas onde quer que estivesse. E se Ned expulsasse Jaime da Guarda real seria exatamente o que Tywin queria. Stannis seria menos amargurado, afinal, seria o herdeiro de Porto tempestade ao invés de pedra do dragão e Lord governante. Mas nunca iria esquecer como os Tyrell o fizeram passar fome durante o cerco. O fato dele ser casado com uma Florent, que assim como os Tyrell reivindicam serem da linhagem dos reis da colina, é um lembrete de que eles podem assumir Jardim de cima caso os Tyrell não colaborem. Eles estariam muito isolados, apesar de todo seu poder.
@@LeonTolstoiBrazuka um casamento do Benjen com a Cersei foi o que comentei mais cedo. Isso poderia ser proposto pelo Jon pra evitar atritos. E a Cersei só causou problemas na capital pq o Robert era um péssimo marido, falou da Lyanna no pior momento possível e ainda tinha a presença do Jaime lá, coisa que não rolaria em Winterfell. Do mesmo jeito que os Tully se casaram com duas grandes casas, os Stark poderiam fazer o mesmo pra fortalecer um reinado do Ned.
@luisfranca3052 Robert de fato não era um bom marido, mas acho a Cersei uma esposa ainda pior. O Jaime era tão pau mandado dela que seria capaz de ir ao Norte ou qualquer outro lugar para ficar com ela. A Cersei é um agente do caos em todas as hipóteses.
Ned e um homem honrado, mas honra nem sempre te leva a um lugar, no caso de Westeros ele rapidamente séria morto e traído por conta de seus princípios. A não ser que ele se rodeasse de pessoas tão confiáveis, que não abriria espaço pra isso, caso por algum milagre isso acontecesse, eu acho que ele seria o governante mais pacífico da história de westeros.
O Ned teria muitos problemas em lidar com as nuances e a sujeirada do jogo político de Porto Real, ele era extremamente honrado e uma pessoa boa, mas seria um rei ruim
Não sei se foi no Livro ou na Série... Tenho impressão que foi no livro que li algum diálogo do Grande Meistre Pycelle, ele afirmando que o Ned foi muito hábil em por o Robert no Trono de Ferro.
Gostei deste vídeo Thiago. Eu tb não vejo o NED como rei, mas eu gostaria dele ter sido do Conselho do Robert, até mesmo para aprender está politicagem de corte... Mas sinceramente acho que o NED devia ter pedido para o norte ser independente depois da rebelião.. Aí acho que o NED sendo rei do Norte seria melhor...porque ele só no norte saberia lidar mais com o povo e os vassalos... Aí sendo só rei de uma região ele aprenderia a ser um.bom rei e bom político não eh...
E se Ned Stark tivesse ido a muralha, lá ele iria reencontrar o Jon Snow então teria que contar a ele quem era a mãe dele Jon poderia querer ser rei, então o norte marcharia ao sul para Jon se sentar no trono?
Não sei acho que o Jon daria um bom rei ! ( mais acho sim que ele ficaria interessando em saber sobre os pais dele , já que ele já tem interesse na mãe; só que o pai ele acha que já sabe que é. Só que realmente ele não faz ideia de quem seja , então vejo sim ele indo atrás de querer saber como eles eram.) (muitas crianças adotadas querem saber sobre seus pais biológicos.)
o principal motivo para a entrada do robert na rebelião é que ele era apaixonado pela lyanna e ela era prometida para ele, fora o ned e ele serem amigos, então não foi atoa, é uma puta de uma ofensa a sua mulher ser capturada por outro cara e ainda ser "abusada"
Uma aliança Lannister Tyrell bate de frente e provavelmente supera em muito todo o restante do reino. São as duas casas mais ricas, a Campina é a região mais fertil, a casa Redwyne tem uma das frotas mais poderosas, além de poderem investir em uma guerra híbrida através da influência pela cidadela e Fe dos Sete. Na guerra dos cinco reis se somar o esforço de guerra de ambas as casas da facilmente mais de 150 mil soldados reunidos - muito mais do que qualquer outra aliança poderia reunir, fora o poder de contratar mercenarios estrangeiros, subornar lordes menores e etc. e tem o Tywin Lannister, disparado o principal comandante e politico de Westeros
@@calaabocathiago Robb Stark sozinho capturou Jaime e estava humilhando Tywin com um exército 3x menor, com mais os exércitos Tully, Arryn, Baratheon e Martell ele queimaria Casterly Rock e Highgarden em poucos dias enquanto Ned Stark ficava de boa sentado no trono
Então, eu concordo com tudo, menos uma coisa, o John Arryn poderia ter se casado com a Cersei, ela não seria rainha mas como esposa da mão do rei estaria em King's landing, provavelmente ela mataria o John no futuro pq ele é um velho e ela nunca gostou dele? Provavelmente, mas não deixa de ser já um cenário mais atrativo pro Tiwin
Mas o que vale a Cersei casar com o Jon? Iria manter ela na corte por um curto periodo de tempo, mas quando ele morresse a Cersei seria uma viuva, o Ned escolheria uma nova Mão que ele gostasse e no máximo a Cersei teria poder no Vale de Arryn a partir dos seus filhos com o Jon
Thiago, para mim, se Jaime provasse que matou o Rei Louco porque ele queria tocar fogo em Porto Real e tivesse provas, Ned perdoaria Jaime. Ned seria um bom rei, por mais que não gostasse do cargo, pois ele era um homem esforçado. Os problemas seriam Mindinho e Varys querendo criar o caos (para mim Varys voltaria para a corte, disfarçado) e Tywin, pois mesmo afastado, ele poderia financiar intrigas e golpes... Sobre a Fé dos Sete, no final tudo se acerta, pois Ned Stark sempre foi tolerante.
Será que os Lannisters iriam fazer aquela atrocidade se soubessem que seria o Ned seria o rei? Mas acredito que o Jhon Arryn como mão do rei iria fazer a mesma coisa que fez pelo Robbert, ainda mais que não teria o próprio robbert fazendo merda ali, o Jhon poderia cuidar da parte política toda, ajudando o Ned nesses meandros, além do mais o Ned seria aliado do Stannis. Já com os Tyrel, eles não fizeram nada de errado para serem afastados do governo como os lannisters fizeram, então seriam acolhidos na minha opinião Dorne também, seriam MUITO mais aliados do trono de ferro vendo que o novo rei tirou os Lannisters de porto real, isso poderia virar em uma exigência de julgamento, mas enfim. Não acho que seria de todo ruim não, o Jhon estaria ali com o Ned para ajudá-lo na política, mas acho que teriam cenários sim do Ned ser rei com o Robbert vivo, caso por exemplo o próprio Robbert tivesse ido para a torre da alegria no lugar do Ned, enquanto o próprio cuida dos BO em porto Real. Robbert versus A espada do amanhã seria absurdo hein
Não seria o aegon o herdeiro? Viserys não era o próximo da sucessão antes do saque de Porto real E acho que isso foi ainda um catalizador para o tywin ele odiava o fato da elia ter sido feita a esposa do Rhaegar, o filho disso não ia dar poder aos Lannister como deu depois do massacre
Concordo em partes. De fato, não acho que o Ned seria um bom rei, especialmente pelo fato de que ele não saberia jogar o jogo dos tronos (como bem falou). O mais adequado na morte de Robert seria Jon Arryn. Não obstante, vejo Ned como um governante suficientemente competente de Winterfell (que é um lugar mais simples de se governar por ele estar habituado a cultura) e acho que o papel dele na rebelião Greyjoy e nas demais batalhas não deveria ser subestimado. Inclusive, Jon se lembra do pai muitas vezes na qual toma decisões acertadas e Robb aprendeu tudo com ele (o que pelo menos atesta sua competência militar).
O ned não tem a “astúcia política” para ser um rei, nenhum stark, fora talvez a sansa, tem esse estilo. O governo ia ser bom por o ned ser centrado e honrado no dever mas ia acabar fácil por conspirações. O varys ia adorar manipular tudo facilmente.
@@PedroMarques-qk4mf no livro tem a desculpa do Varys ser insubstituível na corte com sua rede de espiões, acho que o jon ia impedir o ned de matar ele
ned pra mim seria um rei bem semelhante ao viserys de hotd, porém sem os dragoes ao seu lado e com o pequeno conselho com seus próprios interesses, eu não vejo o resultado saindo tão diferente como foi na história msm. uma hora ou outra teria guerra.
Vejo um Ned rei com bons olhos. Jon Arryn seria a Mão e diferente do Robert o Ned daria mais ouvidos a ele e aprenderia mais com o tempo. O pequeno conselho teria gente competente tipo o Stannis, Hoster Tully e talvez algum lorde da Campina, Deferente de bajuladores como Renly. O Jaime seria mandado pra Muralha, que era o que ele e Stannis queriam. Não vejo os Lannister como uma casa tão necessária pra estabilizar o governo pq Jon poderia fazer uma aliança com os Tyrell noivando o Robb com a Margaery. Ned teria o apoio do Norte, Terras Fluviais, Vale, Terras da Tempestade e Campina. Tywin é odiado em Dorne e só sobrariam as Ilhas de Ferro pra fazer uma aliança, e eles não são nada. O que poderia rolar pra não ter conflito seira um casamento da Cersei com o Benjen, que seria o herdeiro de Winterfell.
@@calaabocathiago mas os Martell não tinham tanta influência na corte naquela época, e eu acho que o Tywin tentou casar o Jaime com a Lysa. Você não acha que pra manter a casa próxima do novo governo ele não aceitaria essa possível proposta do Jon?
14:31 aqui foi loucura. Desde quando o Vale tem uma cultura andalo mais forte que os Stark? A única casa do continente que mantém viva a Old Gods of the Forest é a casa Stark.
Sobre atrair o cara para executar iria contra a lei do visitante (ou algo assim). Pelo menos é o que aparece em GoT e em HOTG. Seguindo isso, o mais correto seria ele aparecer de surpresa mesmo rsrs
Não necessariamente, o Ned só não podia dar comida pro Jorah. Teria que prender ele antes dele chegar em Winterfell, assim como o Jon faz com os Karstark antes dele chegarem na Muralha. Mas chegar de surpresa também seria bom
Ned rei caso robert em vez de morrer só decidisse dar coroa ned por achar que ele tem mais honra seria brabo imaginar ned virar e tem robert como aliado seria dupla imparável em westeros
Thiago, só uma coisa, na edição do vídeo, quando colocam imagens, elas ficam tremendo, eu (e algumas pessoas no mundo) sentimos vertigem ao ver isso, sei que é besteira mas fica um pouco desconfortável de assistir De forma alguma é uma reclamação sobre eu trabalho, eu amo seus vídeos e acho incrível o que você faz, mas precisava falar sobre isso ❤
Pontos importantes pra estabilizar o poder do Ned:
O casamento com Catelyn mantinha os Tully ao seu lado.
Nomear Jon Arryn como sua mão do rei faria com que o Vale ficasse junto.
Prometer Robb à Margaery Tyrell para manter os Tyrell próximos.
Matar o Gregor Clegane e o Amory Lorch e entregar sua cabeça à Lançassolar para apaziguar um pouco os rancores da família Martell. Futuramente quando a Sansa estivesse nascida já, poderiam reforçar essa aliança prometendo ela ao Quentyn.
Outra coisa que ajudaria a estabilizar o reinado do Ned também seria a presença do Robert como líder de Ponta Tempestade. Não acho que o Robert serviria pra algum cargo, mas eles eram amigos e seu martelo ajudaria a esmagar quaisquer ameaças ao Ned.
Com o Robert vivo, Stannis não teria motivo para ter rancores em continuar comandando os navios e assumir Pedra do Dragão para o Ned.
👏🏻👏🏻👏🏻
Alguns pontos que seria interessante ressaltar:
- Uma das vantagens que o Robert tinha para ser nomeado rei foi que ele era neto de uma Targaryen, e se não me engano, foi depois da derrota do Rhaegar que foi cogitado ele se tornar rei.
- O Jon Arryn, apesar de toda sua experiência, ainda não tinha um herdeiro (somada a idade avançada, isso poderia ser algo bem preocupante), enquanto o Ned já tinha o Robb.
Concordo que o Ned poderia sofrer oposição devido a sua religião, mas ele sempre foi bem respeitoso com a Fé dos Sete, e a própria Catelyn poderia balancear as coisas pra ele.
Os Tully certamente teriam um papel maior no governo, com talvez o Hoster ou o Edmure assumindo algum papel no governo.
O reino certamente não ficaria tão individado quanto ficou com o Robert, já que o Ned é bem mais contido.
Caso ele punisse os Lannisters de alguma forma, isso certamente daria a ele um maior apoio Dornês.
Não consigo imaginar os Tyrell se aliando aos Lannisters, já que eles geralmente debandam pro lado que tá na vantagem. Com o Ned rei eles certamente tentariam se aproximar dos Starks. Um acordo de casamento do Robb com a Margeary seria bem plausível nessa situação.
Os Lannisters certamente seriam um problema nessa situação. Entretanto, devido a uma falta de apoio do Tywin, ele evitasse entrar em conflito.
Outro problema seria os Greyjoy. Eventualmente eles iriam se rebelar, mas não consigo imaginar eles dando muito problemas, a menos que eles se aliassem aos Lannister (algo que pra mim é bem improvável).
O Ned com certeza deixaria o Viserys vivo, talvez até deixando ele com Pedra do Dragão, algo que no futuro poderia ser bem problemático para ele.
E só pra esclarescer: não sou fanboy do Ned. Tentei aqui me atentar ao máximo nos fatos. Mas na minha opinião, acho que o Ned seria sim um rei mais competente que o Robert.
Boa análise, concordo com tudo, exceto o Ned deixar Pedra do Dragão com o Viserys.
Nem precisa ser um rei muito bom para ser melhor que o Robert
Excelente!
Ned deixaria Viserys vivo, mas não com Pedra do Dragão. Seria um grande Rei se removesse Varys e Mindinho, porque com eles na corte, haveriam várias intrigas desestabilizando o trono
@@isaacmatos297 Cara esqueci do mindinho. Ele iria pertubar p caramba, ainda mais com Catelyn viva e no trono. Pensa o tanto que esse cara ia ser chato e escorregadio contra Eddard.
9:20 o robert também governou um reino num tempo relativamente pacífico, e ainda conseguiu ferrar tudo. O ned era um bom governante, uma evidência disso é quando o jon vai instruir o stannis sobre os povos das montanhas, aquilo mostra o quão bem o ned conhecia o seu território e sabia gerenciá-lo.
Robert pegou um reino pós guerra e cheio de divisoes e enfrentou uma grande rebelião. A unidade do território pós dinastia Targaryen foi seu maior desafio e ele manteve - não muito por mérito dele, mas por conta do Jon Arryn e suas alianças. Não a toa após a morte de Jon e Robert o reino se fragmentou em 5 reis.
O reinado de Robert foi pacifico por meritos dessas alianças criadas por Jon e pela imagem de força do Robert que criou um forte governo.
Diferente do Norte que até onde sabemos não tinha nenhum desafio de fato para ser superado no governo Ned, ele só manteve a estabilidade de seculos do governo da casa Stark.
@@calaabocathiago eu entendo o seu ponto. Eu acho que a questão central se encontra no fato do ned ser um governante muito mais competente que o Robert, o que não é muito difícil, e a ideia de um cara competente ter um governo pior do que o de um cara incompetente é meio estranha. Ainda acho que ele poderia fazer uma boa gerência, principalmente se ele escutasse os conselhos do jon. Mas compreendo que se ele fizesse as coisas do jeito dele sem escutar conselhos do jon ou se atentar ao ambiente as coisas poderiam dar bem errado. O Robert reinou mais como uma figura de proa do que como um rei de fato, tanto que ele passava a maioria das responsabilidades para os outros, além de que no final do reinado dele Porto Real estava basicamente sob o domínio lannister, não foi atoa que o renly deu no pé.
O Ned acreditou que a Cersei só ia aceitar a descoberta dele, ia pegar as criança e ir embora ao Casterly Rock de boa, além de acreditar no mindinho para destronar o Jofrey. Imagina ele lidando com as politicagens de Porto Real com coisas piores do que ele lidou como mão do Rei.
n mudaria tanta coisa pois o Robert n fazia nada quem fazia era o Jon Arranyn acredito que o Ned seria um estrategista político melhor pq teria treinamento do Jon
"Prezado Sor Jorah da casa Mormont, herdeiro da ilha dos ursos, envio esta carta para que saiba que saio de Winterfell com Gelo para que você pague pelos crimes cometidos nas terras nortenhas e contra as leis do rei, peço-lhe encarecidamente para que arranje um tronco para que a sentença seja executada sem que haja dor e necessidade de crueldade".
Atenciosamente: Eddard Stark, Senhor de Winterfell e Guardião do Norte
Ps: caso possa deixar os cabelos curtos para uma melhor visibilidade, seria de total agrado do seu senhor suserano.
Que comentário perfeito kkkk
Jorah: "bora se aproveitar dos loirinhos de olhos roxos hihihihi"
😂😂😂😂😂😂😂😂
Cara, não tem como n gostar do Thiago. Analises absurdas que abrem os olhos pra muita coisa. Parabéns mesmo
Eu aqui nordestino com um pé no Piauí e outro no Ceará, pensando que "gaiato" era só dessas bandas 😂
Eu do Acre conhecendo tbm
Aqui na paraiba/pernambuco tb é muito usado
Ai sim Mesmo a direita racista não querendo, a gente tem muito mais coisas que nos unem que nos separam!
Né
Paralamas já cantava: "entrei de gaiato no navio" kkkkkk
Ei um ótimo what If é o Jon snow não está na muralha mas sim na guerra dos 5 reis ajudando o Robb
Jon Snow mas terras da dádiva
Se o Jon estivesse na guerra ele morreria junto do Robb
ou se o ned tivesse dito a ele a verdadeira identidade dele, acho q mudaria mt e ele desistiria de ir pra muralha
Provavelmente ele seria morto no casamento vermelho
Ele e o Rob com os dois lobos gigantes ia ser uma apelação sem tamanho
Se possível faça um what IF no final da rebelião os reinos se separasse(o que eu acho que deveria ter acontecido). Show o vídeo
Perfeito Thiago! Mas tinha uma outra questão que favorecia o Robert, além dele ser um líder inegável da rebelião, ele tinha ascendência Targaryen, se não me engano a avó paterna...
Concordo com tudo, nesse cenário os Lannisters ficariam do lado de fora (meu sonho), mas o Ned ia ficar mais perdido que chinelo de bêbado. Ele é um dos meus favoritos, mas é ingênuo demais, e estaria limitado com alianças também.
Mas gostei muito do Ned regente do Jon, talvez Jon como rei fosse fácil trazer a Campina pro lado deles, casando a Margaery com ele, evitaria que os Lannisters colocassem as garras de fora e sozinhos seria difícil se rebelarem. Ótimo vídeo como sempre (quando não faz ranking duvidoso 😌)
Acho que se o Jon fosse Rei ele se casaria com a Daenerys
@James127. Talvez, mas um acordo com a Campina faria mais sentido.
@ um casamento Jon Daenerys manteria a dinastia Targaryen e eles ainda eram bebês logo não iriam querer se vingar
aqui em Minas é muito comum comum usar gaiato. Acho q no Brasil todo, tem até uma música do Paralamas: entrei de gaiato no navio…
Meu Deus, eu estava procurando esse “E se” por esses dias e nunca tinha encontrado um vídeo explicando, coincidência mano😂
Acho que todo mundo enxerga o Ned como um grande líder porque ele era justo. Mas quando você para pra pensar, raramente grandes líderes eram justos. Ser rei exigiria uma flexibilidade e um manejo que Ned não teria. A aliança com os Lannisters era muito importante e ele não fecharia os olhos pra tudo que o Robert ignorou ou até aplaudiu. Acho que seria muito complicado também lidar com o norte, já que Benjen Stark parecia ter a intenção de ir para a patrulha de qualquer jeito, deixando ausente um Stark em Winterfell já que só haviam 3: Eddard, Rob e Benjen e mesmo assim ele vestiu o preto. Acredito que se tratando das crônicas não importa quem sente no trono, tudo vai acabar em sangue
No entanto, Stannis também é justo, mas não é ingênuo como Ned o era. Acredito que o povo de Porto Real ia acabar gostando de Ned, os problemas seriam Mindinho e Tywin
@isaacmatos297 Duvido que o Ned confiaria no Mindinho sem a influência da Catelyn
1:57 "Gaiato" expressa sulista... Pra mim nao tem coisas mais cearense do que isso! 😂😂😂 Pode deixar, acho que todo mundo entendeu...
Kkkk aqui em Natal também usamos
Acredito que seria complicado, afinal termos Taimer no meio do caminho. Então, Ned Stark é honrado e justo, é justamente por isso que ele poderia ter apoiadores, política não é o forte dos homens do norte 😅😅
Eu sempre pensei que foi um erro o Robert assumir o trono, eles deveriam ter separado os reinos em 7 de novo, assim cada um cuidava da sua própria terra. Aí não seriam rebeldes mais sim os libertadores da opressão targaryen.
A grande questão é se o ned conseguiria se adaptar a política sulista, se sim então ele seria um grande rei, se não ele acabaria morto. Dito isso, eu acho que se ele tivesse se tornado rei ao final da guerra ele teria conseguido se adaptar, uma vez que ele conseguiu se adaptar bem como regente do norte, lembrando que o ned era o segundo filho, logo não foi necessariamente preparado para ser o governante do norte, além de ter conseguido o posto muito jovem e , mesmo assim, conseguiu ser um ótimo lorde.
acho que entrar de gaiato é conhecida no brasil todo, tem até a música do paralamas que diz entrei de gaiato no navio… adorei o video!
Aqui no nordeste o termo "gaiato" também é comum.
E se o Viserys não fosse um completo babaca? Tipo, se ele fosse normal, de boa, um bom irmão e um cara Inteligente.
O Ned não teria tempo para governar pois estaria ocupado realizando execuções pessoalmente😌
É muito crime em Porto Real kkkk
Robert não entrou tão de gaiato assim, pois a Lyanna era prometida dele. Ainda assim, como dito no video a ação dele como um lider militar carismático foi crucial para a construção da imagem dele. Somado a isso ainda tem a ancestralidade Targaryen do Robert, que é mais pretexto, mas acho válido citar.
Concordo que a ideia de que "quem não quer o poder daria um bom governanre" é uma idealização perigosa, mas penso que o Jon dos livros não é alguém que "não quer poder" (na série ele é assim). Ele sonhava em ser senhor de Winterfell e acho que se a possibilidade de ser rei se apresentar no horizonte para ele isso vai mexer com ele sim. E ai teremos o famigerado "coração humano em conflito consigo mesmo".
se não me engano o ned fala que escolheram o robert pq ele tinha a melhor pretensão ao trono, pq ele tem sangue targaryen, no primeiro livro
Mas se o Robert morresse no Tridente, é possível que o Tywin não tivesse decidido executar as crianças Targaryen.
Sim, se o Robert morresse no Tridente com certeza o Tywin iria voltar a ser aliado dos Targaryen.
@gabrielleao3459 , quero dizer, se o Robert morresse mas mesmo assim os Targaryen perdessem a guerra.
Seus roteiros são mto bons TH… seus vídeos poderiam ter 60 minutos kkkkkkkk
Minha pergunta!! Que alegria.
Se bem me lembro tem uma passagem nos livros que diz que uma das justificativas pelo Robert reivindicar o trono é que a família Baratheon tem sangue Targaryen. Não lembro exatamente em qual parte do livro foi, mas lembro que o personagem cita isso como uma desculpa esfarrapada, já que o que conquistou o trono pro Robert não foi algum direito, mas sim a força.
Aliás, muito legal o vídeo. Eu nunca tinha pensado nessa possibilidade de o Ned ser rei.
Se não me engano, em um dos livros é citado que a pretensão do Robert é a mais forte, por ele ser descendente de Orys Baratheon, que dizem, era irmão bastardo do conquistador.
E também ele era neto da Rhaelle Targaryen. Depois dos targaryen mortos ou expulsos de westeros, a linhagem Baratheon era a mais próxima dos targaryen
Acho teria continuação da guerra em Porto Real mesmo. Pq se ele senta no trono de ferro já ia mandar Jaime sair da guarda e ia querer punir o Montanha. A guerra iria mudar os rumos, talvez até uma aliança Stark com os Martel
@@Wendel2G Agora, se Jaime diz o seu motivo e dá provas...
Eu acho que sobre o Jorah Mormont, o Ned não queria puni-lo dessa forma mas por ser muito honrado acabou novamente colocando a honra como critério principal e talvez por essa indecisão entre honra e misericórdia, ele acaba avisando antes e pensando que se o Jorah fugisse ele não precisaria lidar com a situação dessa forma, retirando assim o peso da própria consciência.
Aqui no nordeste usamos muito o gaiato também
6:50 na verdade, depois de matar todos os targaryen anteriores, o próximo na linha de sucessão seria o Robert mesmo, pois sua avó era Rhaelle Targaryen . Então, após tudo isso, nem precisava deliberar quem seria o próximo rei legítimo, pois o Robert já estava sendo o herdeiro legítimo depois de matar ou expulsar os herdeiros anteriores...
A ascendencia Targaryen do Robert foi claramente uma desculpa. Até porque o Principe Viserys seguia vivo, então qualquer argumento sobre sucessão ou linhagem na verdade deslegitima o Robert, porque ele não poderia reinar antes do Viserys
Acho que o reino do Ned seria muito bom, ele escutaria o Jon arryn, e eles fariam um bom governo. Além do mais, Tywin lannister não teria anistia pelos seus crimes, jaime iria para patrulha talvez montanha seria dado para os Martel, e os lannister não teriam nenhuma força na corte de porto real, as terras do norte, do tridente e do vale seriam fortalecidos, com um rei mais centrado, mindinho e Varis provavelmente não teriam tanto espaço para suas tramas entre outras coisas
O próprio Ned diz que o Robert tinha uma pretensão melhor ao trono, devido a uma avó targaryan.
Gostaria de ver um vídeo sobre os maiores erros do Robert e onde ele fracassou.
Eu utilizaria a expressão "Ele entrou de tabela na situação". Não sei a origem desse termo mas é o que eu uso pra esse tipo de situação
Gaiato é uma expressão nordestina, mais usada aqui no Ceará kkk
Kkkk que nordestino, falam em todas as regiões do Brasil, no norte então
Boa análise! Thiago, na sua opinião, quem o Robert poderia nomear como mão que garantisse mais estabilidade naquela situação potencialmente trágica em que estava envolvido?
Aqui em PE gaiato é uma palavra bem comum
Ned não teria habilidade politica para enfrentar os lannisters sendo rei. Sendo mão foi visivel que não tinha habilidade politica, logo atraiu a morte pra ele. Ainda sim o melhor cenário do Ned no trono de ferro seria manter distante a casa Lannisters, pois seria passado pra trás ou traido, faria uma aliança forte com os baratheons. Como Ned já era casado isso afastarai cersei de suas aspirações. Penso que os lannisters iriam reivindicar algo mas colocar alguém deles no meio seria "chocar o ovo da serpente". Ned não tem habilidade politica definitivamente, e ele não faria concessões pois se fizesse seria traido. Ned deveria ter ficado quieto e deixado robert descobrir sozinho q jofrei e seus irmãos são filhos de Jaime, voltava pro norte e me manteria sussegado.
Gente, minha familia toda carioca e falando "gaiato" desde que me entendo por gente. Tem até musica "entrei de gaiato no navio..."
Gaiato pelo jeito é conhecido por todo Brasil com o mesmo significado.
9:41 acho que o Ned avisar que iria a ilha dos Ursos pode ter sido proposital justamente pro Jorah fugir. Acho que seria visto com maus olhos pelos lordes nortenhos e haveria um rancor dos Mormont com os Stark, pq acima da honra os nortenhos também valorizam a família.
Em qualquer cenário é impossível lidar com os Lannister.
Aki no norte(Rondônia); gaiato eh extamente isso. Uma pessoa q entrou sem motivo só pq quis
Ele teria matado o montanha e mandado o Jaime pra muralha e depois iria acabar com o twin pois o mesmo ficaria sozinho contra a aliança dos starks,baratheons,arryns e tullys
Pelo parentesco dos Baratheon com os Targaryen, no caso do Robert ter morrido no Tridente, Manter o Viserys ou o Stanis mesmo que eram os que tinham mais força e pretexto de sucessão...
Quando vc usou a expressão de Chaves deu pra entender imediatamente 😂
Acredito que mesmo com as crianças Targaryen vivas eles seriam depostos e um possível grande conselho escolheria o Robert. Se Robert morresse capaz de haver uma guerra civil posterior, principalmente se Stannis reivindicasse o trono . Lembremos que os Baratheons são um ramo dos Targaryens, um dos irmãos Baratheon teriam melhores reinvidicações que Jon Arryn, um homem articulado mas velho e Ned, um nortenho sem nenhuma relação de casamento com o Trono de Ferro (que é simbólico, mas tem que alimentar a mentira como Mindinho diria).
Mas Thiago... O Ned Stark meio que admirava do Tiwin... e isso não seria um motivo de Ned chama-lo para ser a sua mão?
Thiago desculpe a pergunta, mas aonde você comprar a sua decoração fantástica de game of thrones?
Tá na descrição do vídeo
Vou me colocar a favor do Ned Stark nessa. Algumas ações dele, como enviar primeiro a carta para o Jorah Mormont, são indefensáveis. Mas ele não era totalmente inapto. Em sua fuga de volta ao Norte ele conseguiu convencer Lord Borrell de deixá-lo passar. Ele de fato teve hm reinado tranquilo em Winterfell e isso moldou o homem que ele se tonrou. Ele confiou em mindinho principalmente pela Cat e teve piedade sa Cersei por conta das crianças dela com o Jaime, que morreriam sem ter culpa de nada (exceto Joffrey, esse merecia). Ele era pai, não revelou no leito de morte do Robert que os filhos não eram dele porque sabia o quanto isso iria doer. Se ele tivesse se tornado rei durante a rebelião talvez tivéssemos um Ned muito mais duro e acostumado ao jogo político.
Sobre a questão da fé, Ned era extremamente tolerante. Ele não iria impor a fé dos sete a ninguém. Ele ate construiu um septo em Winterfell para Cat e disse que caso quisesse Bran poderia se tornar septão no futuro. Ele só iria rezar aos velhos deuses e não iria se intrometer na fé. Se até existe um bosque sagrado na Fortaleza vermelha, não acho que seria um problema tão grande.
Os Lannister e Tryell poderiam de fato formar uma aliança, mas eles teriam que ir contra o resto do reino. Considerando que o Twin agissem como agiu e a relação entre Martell e Tyrell na saga, eles não teriam Dorne ou outro reino como aliados.
Robert foi um rei ruim, que também não imaginava se tonrar rei antes da Rebelião e que no fim detestou reinar. Ned teria detestado ainda mais, só que ele aceita e lida muito melhor com os fardos que carrega.
Ainda acho que uma aliança dos Lannister com os Tyrell não rolaria com Jon Arryn vivo. Diferente de Robert o Ned daria valor aos conselhos dele e aprenderia muito sobre a corte. É provável que a aliança fosse Stark/Tyrell.
@luisfranca3052 Acho que uma aliança Stark/Lannister seria um pouco mais provável. Os Tyrell estiveram do lado dos Targareyn até o fim, enquanto os Lannister esperaram o bastante para escolher o lado vencedor. Tywin poderia casar Cersei com Benjen Stark, por mais que a Cersei fosse causar problemas onde quer que estivesse. E se Ned expulsasse Jaime da Guarda real seria exatamente o que Tywin queria.
Stannis seria menos amargurado, afinal, seria o herdeiro de Porto tempestade ao invés de pedra do dragão e Lord governante. Mas nunca iria esquecer como os Tyrell o fizeram passar fome durante o cerco. O fato dele ser casado com uma Florent, que assim como os Tyrell reivindicam serem da linhagem dos reis da colina, é um lembrete de que eles podem assumir Jardim de cima caso os Tyrell não colaborem. Eles estariam muito isolados, apesar de todo seu poder.
@@LeonTolstoiBrazuka um casamento do Benjen com a Cersei foi o que comentei mais cedo. Isso poderia ser proposto pelo Jon pra evitar atritos. E a Cersei só causou problemas na capital pq o Robert era um péssimo marido, falou da Lyanna no pior momento possível e ainda tinha a presença do Jaime lá, coisa que não rolaria em Winterfell. Do mesmo jeito que os Tully se casaram com duas grandes casas, os Stark poderiam fazer o mesmo pra fortalecer um reinado do Ned.
@luisfranca3052 Robert de fato não era um bom marido, mas acho a Cersei uma esposa ainda pior. O Jaime era tão pau mandado dela que seria capaz de ir ao Norte ou qualquer outro lugar para ficar com ela. A Cersei é um agente do caos em todas as hipóteses.
@@LeonTolstoiBrazukaMas para mim, se Jaime dissesse e provasse que matou o rei para proteger a cidade, Ned o perdoava
Ned e um homem honrado, mas honra nem sempre te leva a um lugar, no caso de Westeros ele rapidamente séria morto e traído por conta de seus princípios. A não ser que ele se rodeasse de pessoas tão confiáveis, que não abriria espaço pra isso, caso por algum milagre isso acontecesse, eu acho que ele seria o governante mais pacífico da história de westeros.
Ele teria o jon arryn como mao do rei e teria o robert comandando os mantos dourados e talvez os lannisters nao se criariam tanto
Rei louco era um monstro completo,jaime matou foi pouco.Deu pra entender o sentimento de revolta dos stark
O Ned teria muitos problemas em lidar com as nuances e a sujeirada do jogo político de Porto Real, ele era extremamente honrado e uma pessoa boa, mas seria um rei ruim
"gaiato ou caiato" tbm se fala no rj, só que é dito normalmente por pessoas com 30 anos ou mais...
Robb poderia se casar com a Maergery, e deixar os lannisters sozinho como oposição
ned é muito honesto, honrado e de certa forma ingênuo, ele mede os outros com sua regua, por isso perdeu o jogo dos tronos....e a cabeça
Um homem honrado cheio de princípios. Seria traído e destronado muito rápido. A falta de escrúpulos parece que prevalece no mundo real e no fictício.
Mas no fim o legado dele vive que legado terá personagens sem honra? Talvez acho que nenhum por que eles só governam a partir do medo
Não sei se foi no Livro ou na Série... Tenho impressão que foi no livro que li algum diálogo do Grande Meistre Pycelle, ele afirmando que o Ned foi muito hábil em por o Robert no Trono de Ferro.
Gostei deste vídeo Thiago.
Eu tb não vejo o NED como rei, mas eu gostaria dele ter sido do Conselho do Robert, até mesmo para aprender está politicagem de corte...
Mas sinceramente acho que o NED devia ter pedido para o norte ser independente depois da rebelião..
Aí acho que o NED sendo rei do Norte seria melhor...porque ele só no norte saberia lidar mais com o povo e os vassalos...
Aí sendo só rei de uma região ele aprenderia a ser um.bom rei e bom político não eh...
Nerd não sei, mas John Snow vai resssucitar mais esperto e ambicioso apara resolver o problema do inverno e mesmo não querendo será o novo rei.
E se Ned Stark tivesse ido a muralha, lá ele iria reencontrar o Jon Snow então teria que contar a ele quem era a mãe dele
Jon poderia querer ser rei, então o norte marcharia ao sul para Jon se sentar no trono?
Não sei acho que o Jon daria um bom rei ! ( mais acho sim que ele ficaria interessando em saber sobre os pais dele , já que ele já tem interesse na mãe; só que o pai ele acha que já sabe que é. Só que realmente ele não faz ideia de quem seja , então vejo sim ele indo atrás de querer saber como eles eram.) (muitas crianças adotadas querem saber sobre seus pais biológicos.)
"Resvalo" ser sulista foi quase uma ofensa ein
Saudade dod what if?!
A Campina nunca permitiria um adorador dos deuses antigos ser rei, Vilavelha iria conspirar por conta própria
o principal motivo para a entrada do robert na rebelião é que ele era apaixonado pela lyanna e ela era prometida para ele, fora o ned e ele serem amigos, então não foi atoa, é uma puta de uma ofensa a sua mulher ser capturada por outro cara e ainda ser "abusada"
O Ned teria apoio dos tully, dos vale e de ponta tempestade. Dorne jamais se aliaria aos lennisters. Então uma aliança Lannister tyrel seria inútil.
Uma aliança Lannister Tyrell bate de frente e provavelmente supera em muito todo o restante do reino. São as duas casas mais ricas, a Campina é a região mais fertil, a casa Redwyne tem uma das frotas mais poderosas, além de poderem investir em uma guerra híbrida através da influência pela cidadela e Fe dos Sete. Na guerra dos cinco reis se somar o esforço de guerra de ambas as casas da facilmente mais de 150 mil soldados reunidos - muito mais do que qualquer outra aliança poderia reunir, fora o poder de contratar mercenarios estrangeiros, subornar lordes menores e etc. e tem o Tywin Lannister, disparado o principal comandante e politico de Westeros
@@calaabocathiago Robb Stark sozinho capturou Jaime e estava humilhando Tywin com um exército 3x menor, com mais os exércitos Tully, Arryn, Baratheon e Martell ele queimaria Casterly Rock e Highgarden em poucos dias enquanto Ned Stark ficava de boa sentado no trono
Então, eu concordo com tudo, menos uma coisa, o John Arryn poderia ter se casado com a Cersei, ela não seria rainha mas como esposa da mão do rei estaria em King's landing, provavelmente ela mataria o John no futuro pq ele é um velho e ela nunca gostou dele? Provavelmente, mas não deixa de ser já um cenário mais atrativo pro Tiwin
Mas o que vale a Cersei casar com o Jon? Iria manter ela na corte por um curto periodo de tempo, mas quando ele morresse a Cersei seria uma viuva, o Ned escolheria uma nova Mão que ele gostasse e no máximo a Cersei teria poder no Vale de Arryn a partir dos seus filhos com o Jon
Thiago, para mim, se Jaime provasse que matou o Rei Louco porque ele queria tocar fogo em Porto Real e tivesse provas, Ned perdoaria Jaime.
Ned seria um bom rei, por mais que não gostasse do cargo, pois ele era um homem esforçado. Os problemas seriam Mindinho e Varys querendo criar o caos (para mim Varys voltaria para a corte, disfarçado) e Tywin, pois mesmo afastado, ele poderia financiar intrigas e golpes...
Sobre a Fé dos Sete, no final tudo se acerta, pois Ned Stark sempre foi tolerante.
No caso o Robert "brotou" no meio dessa situação, foi "pego por tabela".
Será que os Lannisters iriam fazer aquela atrocidade se soubessem que seria o Ned seria o rei?
Mas acredito que o Jhon Arryn como mão do rei iria fazer a mesma coisa que fez pelo Robbert, ainda mais que não teria o próprio robbert fazendo merda ali, o Jhon poderia cuidar da parte política toda, ajudando o Ned nesses meandros, além do mais o Ned seria aliado do Stannis. Já com os Tyrel, eles não fizeram nada de errado para serem afastados do governo como os lannisters fizeram, então seriam acolhidos na minha opinião
Dorne também, seriam MUITO mais aliados do trono de ferro vendo que o novo rei tirou os Lannisters de porto real, isso poderia virar em uma exigência de julgamento, mas enfim.
Não acho que seria de todo ruim não, o Jhon estaria ali com o Ned para ajudá-lo na política, mas acho que teriam cenários sim do Ned ser rei com o Robbert vivo, caso por exemplo o próprio Robbert tivesse ido para a torre da alegria no lugar do Ned, enquanto o próprio cuida dos BO em porto Real. Robbert versus A espada do amanhã seria absurdo hein
Não seria o aegon o herdeiro? Viserys não era o próximo da sucessão antes do saque de Porto real
E acho que isso foi ainda um catalizador para o tywin ele odiava o fato da elia ter sido feita a esposa do Rhaegar, o filho disso não ia dar poder aos Lannister como deu depois do massacre
Acho que tanta Elia quanto os filhos dela ainda teriam o mesmo destino, então Aegon ainda morreria
concordo com a parte do Tywin ter usado a Elia como vingança pessoal pelo Aerys ter escolhido ela ao invés da Cersei para casar com o Rhaegar.
Aqui em Manaus, gaiato é igual a pessoa folgada ou enxirida😂
Concordo em partes.
De fato, não acho que o Ned seria um bom rei, especialmente pelo fato de que ele não saberia jogar o jogo dos tronos (como bem falou). O mais adequado na morte de Robert seria Jon Arryn.
Não obstante, vejo Ned como um governante suficientemente competente de Winterfell (que é um lugar mais simples de se governar por ele estar habituado a cultura) e acho que o papel dele na rebelião Greyjoy e nas demais batalhas não deveria ser subestimado. Inclusive, Jon se lembra do pai muitas vezes na qual toma decisões acertadas e Robb aprendeu tudo com ele (o que pelo menos atesta sua competência militar).
O ned não tem a “astúcia política” para ser um rei, nenhum stark, fora talvez a sansa, tem esse estilo.
O governo ia ser bom por o ned ser centrado e honrado no dever mas ia acabar fácil por conspirações. O varys ia adorar manipular tudo facilmente.
Mas será que o Ned ia deixar o Eunuco com a cabeça?
@@PedroMarques-qk4mf no livro tem a desculpa do Varys ser insubstituível na corte com sua rede de espiões, acho que o jon ia impedir o ned de matar ele
ned pra mim seria um rei bem semelhante ao viserys de hotd, porém sem os dragoes ao seu lado e com o pequeno conselho com seus próprios interesses, eu não vejo o resultado saindo tão diferente como foi na história msm. uma hora ou outra teria guerra.
Vejo um Ned rei com bons olhos. Jon Arryn seria a Mão e diferente do Robert o Ned daria mais ouvidos a ele e aprenderia mais com o tempo. O pequeno conselho teria gente competente tipo o Stannis, Hoster Tully e talvez algum lorde da Campina, Deferente de bajuladores como Renly. O Jaime seria mandado pra Muralha, que era o que ele e Stannis queriam. Não vejo os Lannister como uma casa tão necessária pra estabilizar o governo pq Jon poderia fazer uma aliança com os Tyrell noivando o Robb com a Margaery. Ned teria o apoio do Norte, Terras Fluviais, Vale, Terras da Tempestade e Campina. Tywin é odiado em Dorne e só sobrariam as Ilhas de Ferro pra fazer uma aliança, e eles não são nada. O que poderia rolar pra não ter conflito seira um casamento da Cersei com o Benjen, que seria o herdeiro de Winterfell.
Um reino todo contra Tywin Lannister e eu ainda apostaria no Tywin
@@calaabocathiago eu acho improvável que ele declarasse guerra kkkk. Acredito que Jon Arryn providenciaria um casamento com o Benjen.
@@luisfranca3052 o Tywin recusou os Martell e os Tully, não iria aceitar casar a Cersei com o Benjen, mesmo nesse cenário dele sendo irmão do rei
@@calaabocathiago mas os Martell não tinham tanta influência na corte naquela época, e eu acho que o Tywin tentou casar o Jaime com a Lysa. Você não acha que pra manter a casa próxima do novo governo ele não aceitaria essa possível proposta do Jon?
Se não me engano, o Robert era neto de uma Targaryen (daria um "motivo" para ele assumir o trono)
Acho que haveria grandes chances do Tywin ser escolhido rei
21:11 mas ele tem o povo!
o Robert entrou nessa história em nome da dor do corno kkkkkkkk
Robert é neto de uma Targaryen. Além disso, é a casa westerosi mais próximas dos targaryens sanguineamente.
14:31 aqui foi loucura. Desde quando o Vale tem uma cultura andalo mais forte que os Stark? A única casa do continente que mantém viva a Old Gods of the Forest é a casa Stark.
É dito pelo renly nos livros que foi mencionada a origem da casa baratheon ser de um bastardo targaryen
Sobre atrair o cara para executar iria contra a lei do visitante (ou algo assim). Pelo menos é o que aparece em GoT e em HOTG.
Seguindo isso, o mais correto seria ele aparecer de surpresa mesmo rsrs
Não necessariamente, o Ned só não podia dar comida pro Jorah. Teria que prender ele antes dele chegar em Winterfell, assim como o Jon faz com os Karstark antes dele chegarem na Muralha. Mas chegar de surpresa também seria bom
@calaabocathiago ahh sim, pensei que isso se extendia ao convite. Obrigada por esclarecer 🤗
Ned seria um governante perfeito em um mundo perfeito
Ned rei caso robert em vez de morrer só decidisse dar coroa ned por achar que ele tem mais honra seria brabo imaginar ned virar e tem robert como aliado seria dupla imparável em westeros
Thiago, só uma coisa, na edição do vídeo, quando colocam imagens, elas ficam tremendo, eu (e algumas pessoas no mundo) sentimos vertigem ao ver isso, sei que é besteira mas fica um pouco desconfortável de assistir
De forma alguma é uma reclamação sobre eu trabalho, eu amo seus vídeos e acho incrível o que você faz, mas precisava falar sobre isso ❤
Ned mandaria o Jaime para a patrulha. E, provavelmente, o Tywin não ficaria de boas com isso.
Muito bom
Rapaz, essa descrição do Robert atual parece familiar, se trocar rei por Presidente....
O que ia acontecer todo mundo já sabe:ele seria passado pra trás e ser morto a questão é quem sentaria no trono depois disso
"Gaiato" também é usado no nordeste, e usa-se com o mesmo sentido.
robert foi de enxerido
10:24 o Ned não queria matar simples
Não é uma expressão sulista. Aqui no Pará a gente usa que nem vírgula
Vc acha que no final dos livros os reinos vão se separar com era antes da conquista
Pelo visto gaiato é usado em todo o Brasil 😂😂😂