Sistema ERP e suas principais finalidades na logística

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • Olá profissionais de logística como estão?? A gestão logística é um fator de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Logo, a implementação de um sistema ERP com funções específicas para área pode ser uma ferramenta poderosa se você deseja otimizar o seu tempo e melhorar a eficiência dos seus processos.
    Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) permite que você centralize a maioria dos processos da sua empresa. Fazendo o uso desse recurso na logística, é possível ter uma visão mais ampla das suas operações, desde a gestão de estoque até a distribuição de produtos.
    Se quer saber como implementar um ERP de forma efetiva na sua empresa, você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos explorar como funciona o ERP na logística, sua importância e principais vantagens. Vamos lá?
    ERP é um sistema de gestão empresarial que integra e automatiza processos e funções relacionadas à logística da empresa, melhorando a eficiência e a comunicação entre diferentes setores.
    Com um sistema ERP com recursos específicos para a logística, você pode ter uma visão completa e em tempo real de toda a cadeia logística do seu negócio, permitindo a tomada de decisões mais precisas e estratégicas.
    Além disso, a automatização de processos permite reduzir erros e falhas operacionais, assim como otimizar o tempo e recursos da sua empresa. Dessa forma, você aumenta a produtividade do seu negócio e, como consequência, melhora a satisfação dos seus clientes.
    💡Saiba mais: O que é e como fazer um planejamento logístico?
    Quais as vantagens de um sistema ERP na logística?
    Um ERP na logística é capaz de oferecer soluções para diferentes tipos de processos. Confira as principais vantagens de usar o sistema abaixo:
    Organização de dados: um ERP permite que todos os departamentos compartilhem e acessem dados relevantes de forma rápida e eficiente;
    Monitoramento de processos: os gestores podem acompanhar de perto o andamento de cada processo da sua cadeia logística, identificando potenciais problemas e oportunidades de melhoria;
    Otimização de tempo e recursos: ao centralizar e automatizar processos, um ERP ajuda a economizar tempo, reduzir custos e permite que sua empresa distribua recursos de forma mais eficiente;
    Maior competitividade: um ERP na logística é capaz de melhorar a eficiência operacional e a qualidade dos serviços prestados, tornando sua empresa mais competitiva no mercado.
    💡 Saiba mais: Quando a implantação de ERP é necessária e por onde começar?
    Como funciona um sistema ERP na logística?
    Agora que você já sabe o que é sistema ERP e suas vantagens, listamos alguns dos principais recursos que você poderá encontrar em um. Confira:
    1. Controle de frotas
    Com a opção de controle de frotas de um ERP, é possível gerenciar todos os veículos da sua empresa e monitorar processos como manutenções preventivas, reparos, abastecimento e controle de custos.
    Além disso, você pode monitorar a localização e o status de cada veículo em tempo real, garantindo maior eficiência no transporte das suas cargas e maior controle sobre o patrimônio da sua empresa.
    💡Saiba mais: O que é logística de distribuição, como funciona e como otimizar?
    2. Emissão de documentos fiscais eletrônicos
    A emissão de documentos fiscais é obrigatória para as empresas de transporte de carga e pode ser bastante complexa.
    Um ERP de logística simplifica esse processo, gerando automaticamente todos os documentos necessários, como o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Dessa forma, sua cadeia logística se torna mais eficiente, evitando erros e retrabalhos.
    3. Sistema TMS
    O TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um sistema que visa regular atividades relacionadas às movimentações de cargas, como o cálculo de despesas e lucros de cada viagem.
    Ele é responsável por gerenciar multas de trânsito, fazer o pagamento automático de motoristas terceirizados (CIOT), emitir automaticamente as ordens de coleta, calcular fretes e gerir toda a programação de viagens.
    💡Saiba mais: O que é gestão de estoque, qual a sua importância e como fazê-la?
    4. Logística e armazenamento
    Este recurso, por sua vez, aborda a gestão de processos relacionados ao armazenamento de produtos, como controle de estoque, separação de mercadorias e coordenação de entregas.
    A utilização de um ERP voltado para a logística também facilita a automatização e otimização dessas atividades, resultando em maior rotatividade para o seu estoque e, consequentemente, mais lucro para o seu negócio.
    Deixe seus comentários neste vídeo e suas dúvidas para que possamos interagir juntos.
    =================================
    ACOMPANHE NA ÍNTEGRA MAIS SOBRE OS SISTEMA WMS NA LOGÍSTICA
    Acompanhe através deste link abaixo👇
    • O Sistema WMS e seus b...
    .
    .
    E se você quiser mais conteúdos como este, clique no link abaixo e se inscreva no canal 👇👇👇👇👇👇
    youtube.com/@e...

Комментарии •