@@caiafamaster este helicóptero aí terá um radar montado sobre o mastro do rotor principal igual o Apache para detectar os alvos e oferecer consciência situacional com visão 360 ° graus ??
eu acho que ele nao ia durar 20 minutos la com aquele monte de Igla la da venezuela ia ter que ficar uns 20 KM de destancia Da fronteira , nao ia serviar para muita coisa nao , so para atacar a distancia acima de 15 Km , se não ia virar um prato cheio para os IGLAS e os RBS 70 com as tropas no solo escondidas no meio da mata
👌 excelente helicóptero de ataque de de la empresa Leonardo Ojalá mi país Argentina algún día pueda comprarlo adquirirlos saben que son excelentes máquinas
Que máquina, esse AW-249 e o futuro T-929 ATAK-2 da Turquia (em desenvolvimento) serão duas ótimas opções para o EB no futuro, mas acho que helicóptero de ataque pesado para o EB deve ficar para lá de 2030.
No te permita de comprar el 249 con el Turco, porquè el 249 es real y una joya de tecnologia mientras el turco es una maquetas inutil,solamente propaganda eyos no tengon la capacidad ní la tecnologia por fabricar algo de esta clase,el T129 no es otro que el Aw129 hecho en licencia y ensemblado en Turquia en realidad es fabricado por la mayoria en Italia!!!
@@trotamarmorata2673 "el turco es una maquetas inutil". Só para sua compreensão, a indústria de defesa da Turquia projetou e construiu o caça TAI KAAN de 5° geração, um jato leve de treinamento, drone stealth, e você acha que não são capazes de desenvolver um helicóptero de ataque?? Presta atenção nos fatos antes de falar besteira, pois pelo que eu saiba a Itália não tem nenhum projeto de caça stealth de 5° geração em fase de testes, nem de drones stealth, então não subestime a indústria turca. E ainda digo mais, é bem provável que o T-929 ATAK-2 seja superior ao AW-249, principalmente em furtividade.
@@trotamarmorata2673 Turquia projetou e construiu o caça TAI KAAN de 5° geração, drone stealth, e um caça leve de treinamento. Você acha mesmo que não conseguem desenvolver um helicóptero de ataque?? Pois te digo que conseguem, e provavelmente será superior ao AW-249, principalmente em furtividade. Antes de falar uma besteira dessas, se atente aos fatos reais, e não aos seus delírios mentais.
@@fabriciooliveira6886 tonterias una atras de la otra,ni sabe de lo que hablas...son todas propaganda, nada es real...tu affirmaciones tengon base en la nada y en la soberbia de un nino que no tiene ningun conocimiento del tema....hablar por tener boca... pooor faaavvooorr!!!
@@fabriciooliveira6886 Y ni voi a tirar tiempo a la basura por explicar lo que es evidente de la industria ensembladora turca y de su propaganda a un nino que no quiere entender la realidad!!!
Impressionante a agilidade e a manobrabilidade deste helicóptero. Esse aí armado com mísseis com bom alcance como o Spike NLOSS ou o Brimstone, vai fazer estrago terrível em colunas blindadas, principalmente se estas colunas não estiverem protegidas por baterias antiaéreas capazes de contra atacar o helicóptero ou drones que estiverem operando em conjunto com ele
O Brasil precisa de uma empresa que fabrique e desenvolva helicópteros, tanto para área civil quanto para área militar. Tínhamos a HeliBras, mas foi vendida para Airbus.
🇮🇹 Itália, nossa grande parceira militar que nos ajuda com o caça Amx e nos ajudou com a produção nacional do Guarani, Iveco LMV (Lince) e recentemente compramos seus caça-tanques Centauro.
O tamanho dele é similar o modelo que os Turcos estão fazendo. Torcer que o Turcos consiga fazer o deles com motor próprio. Aí poderia ser duas opções para compra. Mais quando esse Italiano estiver pronto, o Exército possa comprar o A129 Mangusta de segunda mão. Porque esse novo vai ser bem caro. Primeiro agora seria as Baterias Antiaérea Akash NG.
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar. Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo. Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa. os turcos não estão nem perto do nível deste helicóptero. Até porque se baseiam no A129 Mangusta, um projecto dos anos 80 que a Itália lhes vendeu facilmente dada a sua obsolescência tecnológica face aos tempos de hoje. Grosso modo, o novo helicóptero turco já estará 20 anos atrás deste helicóptero.
@@solinvictus1234 espera aí sobre o helicóptero Turco lembro de duas coisas. O primeiro eles se baseavam no A129 Mangusta. Foi esse que eles tiveram os motores bloqueados porquê compraram o S400 Russo. Estou me referindo o segundo modelo dos Turcos, que eles querem um motor próprio, para não sofre bloqueios. Esse 2⁰ modelo que o AW249 Fenice me fez lembrar.
Eu não acho mais viável um helicóptero de ataque hoje em dia , em questão de transporte até vai, a guerra da Ucrânia provou que os helicópteros de ataque foram os veículos mais obsoleto naquela guerra , a função deles poderiam ser muito bem substituídos por um drone hoje em dia, diferente dos caças e os blindados mbt apesar de serem destruídos nessa guerra eles ainda estão sendo muito bem utilizados é necessário para o avanço de terreno,
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar. Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo. Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa.
Hoje em dia um drone bem armado é muito mais interessante que um helicóptero de ataque que pode ser derrubado e matar um bom piloto que é custa tempo e dinheiro para formar
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar. Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo. Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa...
Este helicóptero está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo. Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa.
Boa tarde Caiafa e seguidores. Parabéns a Leonardo. Mais continuo achando o Black hawk armed os melhores. Pois são multi função e são ótimos na Amazônia.
@@altacyrjunior8910 Eu sei irmão mais o problema é que para as nossas áreas de floresta ele é imbatível. Mais mesmo sendo pesado ele da conta do recado e tem muito mais armamento e é multi missões. Sua manutenção é mais em conta para o Brasil e cumpre várias missões. O outro só para ataque.
@@RCamolesi Pq será que os EUA, a maior superpotência do mundo, suspendeu o programa que substituiria seu helicóptero de ataque, depois de investir bilhões de dólares?
AW249 Fenice da Leonardo Helicopters: Vídeo mostra super cockpit e Wide Area Display (WAD) do piloto
Caiafa desculpe minha ignorância esse é maior e mais capaz que o Mangusta ???
nem se compara um com o outro, tamanha a diferença@@historiadaaviacao.4274
@@caiafamaster este helicóptero aí terá um radar montado sobre o mastro do rotor principal igual o Apache para detectar os alvos e oferecer consciência situacional com visão 360 ° graus ??
Pesa circa il doppio del mangusta
O eterno sonho brasileiro um helicóptero de combate puro sangue, agora lá na crise da fronteira da Venezuela mostrou a falta de um desses faz!
eu acho que ele nao ia durar 20 minutos la com aquele monte de Igla la da venezuela ia ter que ficar uns 20 KM de destancia Da fronteira , nao ia serviar para muita coisa nao , so para atacar a distancia acima de 15 Km , se não ia virar um prato cheio para os IGLAS e os RBS 70 com as tropas no solo escondidas no meio da mata
Se as forcas armadas nao tivesse falta de tanta coisa, ate concordaria em ter esse tipo de meio.
Falta? Nao vi falta nenhuma de helicoptero de ataque.
Hoje em dia helicóptero são quase obsoletos, melhor investir em drones
@@CLEITOM_GAYMES drone e uma coisa e helicoptero e outra. Sao funcoes diferentes
@@pablopereira3232jogar um drone na tua cabeça
Como ele parece manobrar muito facil ... alem de dar angulos ao atirador bem impressionantes ... sem duvida um sonho de consumo kkkkkk
Parece uma ótima máquina, maior e mais robusto que a versão anterior AW 129,acho que sera o preferido do EB para uma futura concorrência
Ótimo, como sempre!
👌 excelente helicóptero de ataque de de la empresa Leonardo Ojalá mi país Argentina algún día pueda comprarlo adquirirlos saben que son excelentes máquinas
seria ótimo ver essa aeronave no Brasil.
Que máquina, esse AW-249 e o futuro T-929 ATAK-2 da Turquia (em desenvolvimento) serão duas ótimas opções para o EB no futuro, mas acho que helicóptero de ataque pesado para o EB deve ficar para lá de 2030.
No te permita de comprar el 249 con el Turco, porquè el 249 es real y una joya de tecnologia mientras el turco es una maquetas inutil,solamente propaganda eyos no tengon la capacidad ní la tecnologia por fabricar algo de esta clase,el T129 no es otro que el Aw129 hecho en licencia y ensemblado en Turquia en realidad es fabricado por la mayoria en Italia!!!
@@trotamarmorata2673 "el turco es una maquetas inutil". Só para sua compreensão, a indústria de defesa da Turquia projetou e construiu o caça TAI KAAN de 5° geração, um jato leve de treinamento, drone stealth, e você acha que não são capazes de desenvolver um helicóptero de ataque?? Presta atenção nos fatos antes de falar besteira, pois pelo que eu saiba a Itália não tem nenhum projeto de caça stealth de 5° geração em fase de testes, nem de drones stealth, então não subestime a indústria turca. E ainda digo mais, é bem provável que o T-929 ATAK-2 seja superior ao AW-249, principalmente em furtividade.
@@trotamarmorata2673 Turquia projetou e construiu o caça TAI KAAN de 5° geração, drone stealth, e um caça leve de treinamento. Você acha mesmo que não conseguem desenvolver um helicóptero de ataque?? Pois te digo que conseguem, e provavelmente será superior ao AW-249, principalmente em furtividade. Antes de falar uma besteira dessas, se atente aos fatos reais, e não aos seus delírios mentais.
@@fabriciooliveira6886 tonterias una atras de la otra,ni sabe de lo que hablas...son todas propaganda, nada es real...tu affirmaciones tengon base en la nada y en la soberbia de un nino que no tiene ningun conocimiento del tema....hablar por tener boca... pooor faaavvooorr!!!
@@fabriciooliveira6886 Y ni voi a tirar tiempo a la basura por explicar lo que es evidente de la industria ensembladora turca y de su propaganda a un nino que no quiere entender la realidad!!!
Excelente video.
Impressionante a agilidade e a manobrabilidade deste helicóptero. Esse aí armado com mísseis com bom alcance como o Spike NLOSS ou o Brimstone, vai fazer estrago terrível em colunas blindadas, principalmente se estas colunas não estiverem protegidas por baterias antiaéreas capazes de contra atacar o helicóptero ou drones que estiverem operando em conjunto com ele
👍👍👍👍
O calcanhar de Aquiles do EB, e parece que vai fazer falta por muito tempo um desses.
O Brasil precisa de uma empresa que fabrique e desenvolva helicópteros, tanto para área civil quanto para área militar. Tínhamos a HeliBras, mas foi vendida para Airbus.
Bravo!
Like 26👍
Qual é a função daquele sensor ao lado da cabine que esses helicópteros de ataque possuem? Esse que parece uma latinha que fica pendurada?
ta com cara de ser um Tubo de Pitot, usado para medir a velocidade
sensor de inclinação e velocidade lateral - ele te diz a atitude do helicoptero e se vc esta lento demais ou rápido demais lateralmente
@@caiafamasterObrigado
ADAHRS (Air Data Attitude Heading Reference System)
Uns 12 desses na marinha para dar apoio aos fuzileiros navais já está top.
rsse equipamento e de qual nacionalidade
Italia!!!
🇮🇹 Itália, nossa grande parceira militar que nos ajuda com o caça Amx e nos ajudou com a produção nacional do Guarani, Iveco LMV (Lince) e recentemente compramos seus caça-tanques Centauro.
O tamanho dele é similar o modelo que os Turcos estão fazendo. Torcer que o Turcos consiga fazer o deles com motor próprio. Aí poderia ser duas opções para compra.
Mais quando esse Italiano estiver pronto, o Exército possa comprar o A129 Mangusta de segunda mão.
Porque esse novo vai ser bem caro.
Primeiro agora seria as Baterias Antiaérea Akash NG.
Lo turco es una maqueta es solamente propaganda!!!
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar.
Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo.
Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa.
os turcos não estão nem perto do nível deste helicóptero. Até porque se baseiam no A129 Mangusta, um projecto dos anos 80 que a Itália lhes vendeu facilmente dada a sua obsolescência tecnológica face aos tempos de hoje. Grosso modo, o novo helicóptero turco já estará 20 anos atrás deste helicóptero.
@@solinvictus1234 espera aí sobre o helicóptero Turco lembro de duas coisas.
O primeiro eles se baseavam no A129 Mangusta. Foi esse que eles tiveram os motores bloqueados porquê compraram o S400 Russo.
Estou me referindo o segundo modelo dos Turcos, que eles querem um motor próprio, para não sofre bloqueios.
Esse 2⁰ modelo que o AW249 Fenice me fez lembrar.
Eu não acho mais viável um helicóptero de ataque hoje em dia , em questão de transporte até vai, a guerra da Ucrânia provou que os helicópteros de ataque foram os veículos mais obsoleto naquela guerra , a função deles poderiam ser muito bem substituídos por um drone hoje em dia, diferente dos caças e os blindados mbt apesar de serem destruídos nessa guerra eles ainda estão sendo muito bem utilizados é necessário para o avanço de terreno,
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar.
Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo.
Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa.
W ITALIA
Leonardo 🇮🇹🏛️🦅
Like 158
Se é do Caiafa é bom! E principalmente confiável!
NossSsss que madeirada
Hoje em dia um drone bem armado é muito mais interessante que um helicóptero de ataque que pode ser derrubado e matar um bom piloto que é custa tempo e dinheiro para formar
Sueltar rediculeces sin sentido!!!
Este helicóptero está equipado com Data Link e sistemas multidomínio e multialvo. Simplificando, no ar, pode fazer o que um F-35 faz hoje em termos de reconhecimento, aquisição e comunicação de alvos a todas as tropas em terra, mar e ar.
Além disso, está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo.
Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa...
Os usa cancelaram todos os programas de super helicóptero vão investir mas em drones
Este helicóptero está equipado com um sistema de controlo remoto, tanto para o copiloto como para o piloto, para os drones, tanto para o drone com o qual está equipado como para todos os drones que descolam de bases terrestres. O copiloto pode controlá-los todos ao mesmo tempo.
Acrescente a isso o fato de ter a capacidade de carga de um Apache e você perceberá que tipo de arma é essa.
Boa tarde Caiafa e seguidores. Parabéns a Leonardo. Mais continuo achando o Black hawk armed os melhores. Pois são multi função e são ótimos na Amazônia.
O problema do Blackhawk armado é que ele é menos ágil em comparação aos helicópteros de ataque puros
@@altacyrjunior8910 Eu sei irmão mais o problema é que para as nossas áreas de floresta ele é imbatível. Mais mesmo sendo pesado ele da conta do recado e tem muito mais armamento e é multi missões. Sua manutenção é mais em conta para o Brasil e cumpre várias missões. O outro só para ataque.
EC-725 caracal caraças tu já tens melhor na tua marina e exército! Não sei qual é a tua Black HAWK down cara...
eu acho que os helicópteros de ataque, já podem ser substituídos por drones de ataque não ?
No!!!
🔰🔰🔰💡💡💡
Nos dias atuais não creio ser tão importante como eram. Está perdendo função!
Repitir rediculeces sin sentido hescuchadas desde otros...nada mas!!!
Melhor investir em drones...Mais barato e eficaz contra tanques.
pega um helicóptero de transporte, com possível adaptação para ataque... mas a parte de ataque puro é só drone.
Ucrânia ja aponto que isso é o futuro
A não ser que se combata um inimigo com muita inferioridade. Grupos insurgentes, por exemplo.
Pôr que será que as super potências EUA ,China, Rússia não abrem a mão de operarem helicópteros de ataque Gunship 🤔😑
@@RCamolesi Pq será que os EUA, a maior superpotência do mundo, suspendeu o programa que substituiria seu helicóptero de ataque, depois de investir bilhões de dólares?
Fácil de ser derrubado.