Show, bom exercicio para aplicarmos vários conceitos diferentes. O único cuidado que devemos tomar é que o momento final é positivo, conforme o professor colocou na descrição.
Fala meu caro, boa noite! Peço desculpas pela demora em responder. Adotei que todos os momentos gerados no sentido anti-horário são positivo e sentido horário negativo. Como a força Cx faz com que a estrutura gire para no sentido horário, foi indicado como negativo. Se tiver dúvidas quanto ao sentido de giro, fixe o dedo no ponto E e aponte com a outra mão o sentido da força acima do ponto E, ela irá girar no sentido negativo. Abraço! qualquer dúvida pode avisar.
Professor, em vez de usar a relação do triangulo pitagórico e o triangulo BDA, eu poderia achar o ângulo entre eles e utilizar a relação da força FAB com o seno e o cosseno?
Boa tarde! Com certeza! Como sempre falo com meus alunos: "mostrarei algumas formas de resolver um problema, mas cabe a você decidir qual quer utilizar". Bons estudos! TMJ
Opaaaa, bom dia! Faby está no ponto A, por isso não tem distância até ele e consequentemente não gerará momento no ponto A. Se fosse aplicado em outro ponto dentro do sistema avaliado geraria momento. Bons estudos!
Por que o mesmo raciocínio de Cy também não pode ser aplicado a Ey? já que os 2 tem a mesma configuração? Eu entendi o porquê de Cy poder ser considerado nulo, só não entendi porque o Ey também não poderia ser nulo pelo mesmo motivo. Obrigado professor!
@alanmoraes7202 bom dia! Não apenas o tipo de vinculo devemos observar no sistema, mas também o elemento a ele vinculado. A barra CB possuo cargas apenas nas extremidade e por isso sofrerá esforço na mesma linha dela, como aprendemos em treliças. Ja a barra ligada em E possui vários pontos de carregamento e por isso não podemos premissar que a força atuante nela está na mesma linha do perfil dela. Neste caso, a reação em y (Ey) aparece pois é necessária para equilíbrio da barra com o vinculo em E atribuido. Sempre verifique o vinculo e elimine esforços que o elemento nele ligado permitir, No caso da Barra E, suas características não permitem eliminar a força Ey. Bons estudos! Tmj
Boa noite! Independente da forma que indicar seus cálculos mostraram se indicou corretamente. A adoção do sentido para cima ou para baixo varia de autor para autor, entenda que independente como indique inicialmente seus cálculos te mostrarão o sentido correto. Seu professor deve entender. Bons estudos!
Parabens pela aula, professor. Muito bem explicado. Só me surgiu uma dúvida e eu creio que seja por falta de conhecimento da minha parte. Por que o Faby ficou positivo no somatório de forças em Y no minuto 19:03 se o Faby está apontando para baixo? A força de 1500 N não estaria no mesmo sentido que a FabY ?
Fala meu caro! Quando trabalhamos com as seções que aparecem os pinos se estarem amarrados a outra estrutura, devemos considerar as forças. Quando esses pinos, vínculos aparecem unindo duas ou mais peças a força que ocorre no pino é desconsiderada, pois entende-se que o sistema está em equilíbrio (somatória de forças igual a zero). Toda vez que isolamos um corpo de outro, devemos representar as foças de união, e essas forças dependerá do grau de liberdade / tipo de vinculo que temos. da uma olhada nesses vídeos: ruclips.net/video/bM35gMUUkIM/видео.html , ruclips.net/video/MxkbfZEtm5I/видео.html Se ainda tiver dúvida me avise. abraço
Prezado, todo momento para ser gerado faz-se necessário uma força e distância, desde que sejam perpendicular. Exemplo: a Força Cx (eixo x) gera momento no ponto momento no ponto E pois há uma distância de 1,5 m no eixo y logo o momento em E será no eixo z com intensidade de 6200 N . 1,5 m = 9300 Nm. Importante: força em x, distância em y, gera momento em z, Fx . dy = Mz ; Fy . dz = Mx.... força e distância em mesmo eixo não gera momento M = 0. Da uma olhada nessa playlist que explico melhor momento: ruclips.net/p/PLUWG7VRpCEkauUwXO7nmNWZIwDx8KCa_I Se ainda tiver dúvida, me avise. Abraço
Fala ae Lucas! F-DB é considerada uma força interna do sistema, quando faço cálculo das reações incialmente considero apenas as cargas externas. Já quando analiso o elemento ADE, eu tiro a viga do sistema deixando ela em destaque no diagrama de corpo livre, assim irão aparecer todas as forças externas e as internas que mantem ela ligada ao restante do sistema como F-DB e F-AB. Ainda, foi realizado um corte no ponto G, separando as duas seções da viga ADB, logo aparecem as mesmas forças separadas pelas seções além das forças internas da viga. A haste AB está fixada na seção da esquerda (AG) por isso ela não aparecerá na seção da direita (GDE), a mesma coisa acontece com a haste DB que irá aparecer na seção direita e não na esquerda. Pense da seguinte forma, se a barra DB está inteira no diagrama de corpo livre (DCL), não vejo as forças internas dela apenas as cargas externas e forças de vínculos (reações de apoios, pinos, engastes...). Se eu faço um DCL onde corto um elemento, além das forças externas, vejo as forças internas daquele elemento que cortei. Espero que tenha entendido, se ainda tiver dúvidas me avise. Tmj!
Show, bom exercicio para aplicarmos vários conceitos diferentes. O único cuidado que devemos tomar é que o momento final é positivo, conforme o professor colocou na descrição.
O cara explica pra uma porta entender, preciso disso.
Hauhauhau que isso meu caro!?!?
Só pela procura e dedicação já saiu na frente! Tudo é evolução!
Bons estudos!
Estou à disposição
Tmj
Eu acho que estou pior do que uma porta, então. Porque está difícil entender esta matéria...rs
Excelente, professor! Muito obrigada
Muito bom, professor. Obrigada!
Bons estudos!
💪💪💪💪
Ajude-me a divulgar o canal por favor!
💪💪💪
Claro!
Muito bom, professor
Obrigado!
Bons estudos!
Excelente aula, muito bem explicado
Me salvou Valeu Professor
parabéns pela aula.
Aula muito boaaa. Obrigada :)
Muito bom
Vlwww fessorrrr
Professor disponibiliza o slide ou PDF das questões
Meu amigo, farei isso em breve!
Bons estudos!
boa prof
MUITO BOM! POREM NO MOMENTO LA NO FINAL DO VIDEO, ACHO Q ERROU O SINAL, OU NAO?
@@AristeuManso meu amigo, boa noite!
Sim o momento é positivo, informo na descrição dos vídeos. Bem observado!
Bons estudos!
Tmj
professor pq na hora do calculo de somatorio de momentos em E vc colocou o Cx negativo?
Fala meu caro, boa noite!
Peço desculpas pela demora em responder. Adotei que todos os momentos gerados no sentido anti-horário são positivo e sentido horário negativo. Como a força Cx faz com que a estrutura gire para no sentido horário, foi indicado como negativo.
Se tiver dúvidas quanto ao sentido de giro, fixe o dedo no ponto E e aponte com a outra mão o sentido da força acima do ponto E, ela irá girar no sentido negativo.
Abraço!
qualquer dúvida pode avisar.
porque não trabalhamos com a força normal em G (Ng)????
Prezada Thereza,
Obrigado pelo contato, mas não entendi a sua pergunta. Calculamos sim a normal em G. Poderia descrever melhor a pergunta?
Att,
Professor, em vez de usar a relação do triangulo pitagórico e o triangulo BDA, eu poderia achar o ângulo entre eles e utilizar a relação da força FAB com o seno e o cosseno?
Boa tarde!
Com certeza! Como sempre falo com meus alunos: "mostrarei algumas formas de resolver um problema, mas cabe a você decidir qual quer utilizar".
Bons estudos!
TMJ
Professor, por que o FABy não foi considerado para cálculo do Ma no final do exercício??
Opaaaa, bom dia!
Faby está no ponto A, por isso não tem distância até ele e consequentemente não gerará momento no ponto A. Se fosse aplicado em outro ponto dentro do sistema avaliado geraria momento.
Bons estudos!
Por que o mesmo raciocínio de Cy também não pode ser aplicado a Ey? já que os 2 tem a mesma configuração? Eu entendi o porquê de Cy poder ser considerado nulo, só não entendi porque o Ey também não poderia ser nulo pelo mesmo motivo. Obrigado professor!
@alanmoraes7202 bom dia!
Não apenas o tipo de vinculo devemos observar no sistema, mas também o elemento a ele vinculado. A barra CB possuo cargas apenas nas extremidade e por isso sofrerá esforço na mesma linha dela, como aprendemos em treliças. Ja a barra ligada em E possui vários pontos de carregamento e por isso não podemos premissar que a força atuante nela está na mesma linha do perfil dela. Neste caso, a reação em y (Ey) aparece pois é necessária para equilíbrio da barra com o vinculo em E atribuido.
Sempre verifique o vinculo e elimine esforços que o elemento nele ligado permitir, No caso da Barra E, suas características não permitem eliminar a força Ey.
Bons estudos!
Tmj
@@prof.pabloaltoeamorim1342Esclarecedor Professor, Obrigado! Tmj
Mais uma dúvida, professor. O sentido do cortante no esforço interno em G, entrando pela direita, não deveria ser ao contrário?
Boa noite!
Independente da forma que indicar seus cálculos mostraram se indicou corretamente. A adoção do sentido para cima ou para baixo varia de autor para autor, entenda que independente como indique inicialmente seus cálculos te mostrarão o sentido correto. Seu professor deve entender.
Bons estudos!
Parabens pela aula, professor. Muito bem explicado.
Só me surgiu uma dúvida e eu creio que seja por falta de conhecimento da minha parte. Por que o Faby ficou positivo no somatório de forças em Y no minuto 19:03 se o Faby está apontando para baixo? A força de 1500 N não estaria no mesmo sentido que a FabY ?
Porque foi usado o Faby da secção AG
Olá! Pq vc não considerou as forças de reação de apoio nos pinos? me surgiu essa dúvida
Fala meu caro!
Quando trabalhamos com as seções que aparecem os pinos se estarem amarrados a outra estrutura, devemos considerar as forças. Quando esses pinos, vínculos aparecem unindo duas ou mais peças a força que ocorre no pino é desconsiderada, pois entende-se que o sistema está em equilíbrio (somatória de forças igual a zero). Toda vez que isolamos um corpo de outro, devemos representar as foças de união, e essas forças dependerá do grau de liberdade / tipo de vinculo que temos.
da uma olhada nesses vídeos: ruclips.net/video/bM35gMUUkIM/видео.html , ruclips.net/video/MxkbfZEtm5I/видео.html
Se ainda tiver dúvida me avise.
abraço
pq cx gera momento ?
Prezado,
todo momento para ser gerado faz-se necessário uma força e distância, desde que sejam perpendicular. Exemplo: a Força Cx (eixo x) gera momento no ponto momento no ponto E pois há uma distância de 1,5 m no eixo y logo o momento em E será no eixo z com intensidade de 6200 N . 1,5 m = 9300 Nm. Importante: força em x, distância em y, gera momento em z, Fx . dy = Mz ; Fy . dz = Mx.... força e distância em mesmo eixo não gera momento M = 0.
Da uma olhada nessa playlist que explico melhor momento: ruclips.net/p/PLUWG7VRpCEkauUwXO7nmNWZIwDx8KCa_I
Se ainda tiver dúvida, me avise.
Abraço
Professor porque a força F-BD não é considerada no cálculo da reação vertical em E?...???
Fala ae Lucas!
F-DB é considerada uma força interna do sistema, quando faço cálculo das reações incialmente considero apenas as cargas externas. Já quando analiso o elemento ADE, eu tiro a viga do sistema deixando ela em destaque no diagrama de corpo livre, assim irão aparecer todas as forças externas e as internas que mantem ela ligada ao restante do sistema como F-DB e F-AB.
Ainda, foi realizado um corte no ponto G, separando as duas seções da viga ADB, logo aparecem as mesmas forças separadas pelas seções além das forças internas da viga. A haste AB está fixada na seção da esquerda (AG) por isso ela não aparecerá na seção da direita (GDE), a mesma coisa acontece com a haste DB que irá aparecer na seção direita e não na esquerda.
Pense da seguinte forma, se a barra DB está inteira no diagrama de corpo livre (DCL), não vejo as forças internas dela apenas as cargas externas e forças de vínculos (reações de apoios, pinos, engastes...). Se eu faço um DCL onde corto um elemento, além das forças externas, vejo as forças internas daquele elemento que cortei.
Espero que tenha entendido, se ainda tiver dúvidas me avise.
Tmj!