Faculdade de Letras: vale a pena?
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Gosta do meu conteúdo e quer contribuir para manutenção dele? Os links abaixo são comissionados, isso significa que, ao comprar qualquer item por esses links, você me ajuda sem pagar nada a mais por isso!
Diário de leitura: s.shopee.com.b...
Caderno artesanal: s.shopee.com.b...
Prateleira de MDF para livros: s.shopee.com.b...
Prateleira de parede para livros: s.shopee.com.b...
Aparador de livros transparente: s.shopee.com.b...
Box Machado de Assis: s.shopee.com.b...
Aí amg tô no terceirão e mudei de ideia nesse final de ano, fui de direito (início do ano) pra letras (português e espanhol) agora kk, quero muito me aprofundar nessa área e não parar de estudar, quero muito fazer um doutorado e criar uma bagagem grande na minha área
É possível fazer estágio remunerado a partir do segundo semestre?
@@Ceciliazinhas super possível! Eu consegui meu primeiro estágio antes do início do segundo semestre de letras! Você só precisa buscar verdadeiramente. Eu mandava currículos quando nem havia vaga aberta, mas já pensando que poderiam me contratar. Foi na cara e na coragem assim que passei por todos os meus empregos e consegui crescer profissionalmente.
Espero que o vídeo possa ter te ajudado! :)
@@amandathaliitaano primeiro semestre já pode fazer estágio ou só no segundo?
@@TamiraGomesdelima quem define isso é a empresa que contrata. Há vagas que exigem estar em determinado semestre da faculdade.
@@amandathaliitaaboa tarde! Obrigada!😊
Vídeo muito bom!
Sou graduando em Letras no último período, e o que você falou é real...
Também passei esses anos lendo bastante por fora do que era proposto pela Universidade. Gosto muito também do Northop Frye, além de outros como George Steiner, Todorov, Harold Bloom e etc...
Com todo o respeito, esse vídeo parece feito por alguém com o triplo da experiência que a aparência permite supor. Estou pesquisando sobre esta e outra área nas quais estou em dúvida, mas o seu vídeo foi um dos mais elucidativos. Consegui construir uma macro visão da sua área, graças a sua capacidade de síntese. Agradeço imensamente os esclarecimentos satélites aos temas internos de um curso universitário, pelo tempo dedicado e também pelo compartilhamento de algumas visões de mundo fora da superfície típica de conteúdos com a mesma proposta.
Gostaria muito de ter aprendido Língua Portuguesa com alguém com a sua perspectiva. Pareceu uma pessoa muito capaz e confiável para auxiliar na formação do conhecimento dentro desta temática.
Muitíssimo obrigada! Fico muito feliz com comentários como o seu, porque o propósito é este: contribuir positivamente por meio dos vídeos do canal. Quanto à surpresa com a aparência de mais nova, não me surpreendo, pois recebo muito esse tipo de comentário kakakakak
Boa sorte na sua decisão!
@amandathaliitaa Disponha. Com certeza eu não seria a primeira pessoa a perceber, mas não pude deixar de mencionar. Existe algo amigável, generoso na sua pessoa, isso quebra aquela primeira barreira e deixa a dinâmica mais confortável para tirar dúvidas e pedir direcionamentos dos mais variados temas.
Estou em um dilema de licenciaturas: interessado e vocacionado por Geografia, mas tentado a Letras por temer uma carga horária muito menor em Geografia a ponto de não demandar novos profissionais no mercado (principalmente com a redução do novo ensino médio), ou que essa demanda seja significativa a ponto de impactar lá na frente. Por outro lado, estou rodeado de cursos de Letras com dupla habilitação em Espanhol, algo indesejável para mim. Gostaria de uma licenciatura com habilitação apenas em Língua Portuguesa, opção indisponível em minha capital.
Não considero apropriado ingressar em uma licenciatura "para aprender um segundo idioma".
Esse é o meu dilema natalino...
Olá, tudo bem ? Me escrevi na graduação em letras português , muito desafiador, sério ! Passei 3 anos e meio sem estudar, e terminei ano passado o ensino médio pelo EJA, estou com muito medo, pois nunca fui tão bom em gramática, ortografia , algumas regras do português. Nunca tive um bom ensino, morava no interior do Maranhão, havia mais greve do que aulas , e os professores ia muitas das vezes na onda do aluno, e no ensino médio eu até desisti, me mudei para santa Catarina, fiz o eja , apesar de não ter todo conhecimento, estou buscando por fora, e vou aprender ! Medo tenho muito de entrar para graduação e ficar perdido, porém, É um desejo , creio que vou conseguir !
@@wellingtonricardo2678 oi, Wellington!
Tudo bem?
Talvez o que eu te diga possa ajudar no seu caso em específico:
Infelizmente, o curso de Letras não dá o devido valor ao ensino da gramática. É muito comum que pessoas formadas tenham deficiência severa na escrita, porque não há disciplinas no curso para o ensino de gramática normativa. No entanto, quando você entrar no mercado de trabalho, isso será cobrado. Minha dica, então, é que você busque um estudo autônomo. Se não tiver condições de pagar por um curso de gramática on-line (caso tenha interesse, sugiro o curso da Lara Brenner, dá uma pesquisada depois, mas é pago), você também pode estudar pelo conteúdo gratuito na internet. Claro, será um estudo mais solto, mas tente seguir a ordem de primeiro estudar conteúdos da morfologia, depois da sintaxe. Essa ordem ajuda bastante no aprendizado!
Espero que consiga seguir no seu curso, boa sorte!
@amandathaliitaa muito obrigado ! Já me ajudou bastante, e vou dar uma pesquisada também 🙏🙂🙂
Faz o que você tem vontade, Wellington. Medo da em todos. Só pelo fato de você estar buscando aprender já é um grande passo.
Boa sorte!!!
@@daranascimento9232 muito obrigado 🙏
Olá, amiga. Acabei de conhecer seu canal por esse vídeo. Gostei muito dele. Pessoalmente, quero muito dar aula, mas tengo receio se minha saúde mental vai dar conta, uma vez que na minha região a maior parte das vagas é para a rede pública do governo do Estado (SP) e aqui a educação está quase morta de tão precarizada 😢
Muito sucesso com o canal❤
@@raissaferreira1101 esse também é o meu maior motivo de desânimo na área, confesso. Boa sorte na sua decisão!
Muita gente tem vocacao pra tirar a oportunidade de novos profissionais que estao chegamdo
Boa noite
Vídeo muito bem feito e esclarecedor. Gostei demais! 💛
@@DeborahL.-be2yo muito obrigada, Débora! Que bom que gostou!
Sou enstrangeiro.(Do Caribe)
Atualmente, eu dou aula particular de Inglês e Francês pois sou nativo e sempre gostei de repassar informações. Porém, nunca me formei em letras, fiz curso de T.I mas não tem nada a ver comigo, sabe?
Daí desisti
E ainda este ano, queria começar um curso de letras, só que meu maior medo é com a grámatica, do Portuguese (como estrangeiro) as pessoas falam que será difícil pra mim no começo!
To Perdido!
@@idiomasbr9227 oi!
Sugiro que você faça um curso à parte, on-line, de gramática. Infelizmente a faculdade de Letras não se debruça no estudo da gramática, por isso é muito importante estudar por fora. Fazer um curso on-line te ajudaria a conhecer a gramática e a tomar a decisão de cursar ou não Letras.
@@amandathaliitaa appreciate.
Obrigado , tô agora seu fã!🎈
❤
Eu quero entrar em letras mas to com tanto medo de não conseguir aproveitar as oportunidades da universidade pela minha ignorância em relação a esse meio .
@@amandabarbosa6431 uma lição que a faculdade te ensina é autonomia. Se você se comprometer consigo mesma a buscar conhecer mais e crescer, não precisa ter medo, porque já estará à frente de muitos que esperam que os professores entreguem tudo na mão. Não precisa entrar na faculdade com um grande conhecimento técnico, pois vale muito mais entrar sem esse conhecimento e com uma postura ativa para buscar por ele, afinal, na faculdade isso conta mais, porque é necessário estudar de maneira autônoma.
Eu me matriculei mais também tô com esse medo precisando de uma ajuda nos estudos para falar bem no idioma
Eu entrei assim mesmo kkkk
👏
Estou no 2° ano e com uma dúvida imensa sobre qual facul, entre letras, psicologia e outras. Meus professores me querem na área de exatas porque sou boa, mas essa área não me atrai e isso esta me matando. Além de ter medo de receber pouco ou ficar desempregada com minhas opções, oh duvída cruel!
@@Ana-ln8mt olá! Minha dica é tentar contato e acompanhamento com pessoas das áreas que você cogita seguir. Tenta procurar um psicólogo, pedir para conversar, acompanhar um dia de trabalho de um professor…
Todos os colegas que vi seguirem uma área de que não gostavam ou que não queriam, apenas por pressão externa, acabaram abandonando o curso tempos depois, então penso que não devemos mesmo seguir o que não nos agrada.
A respeito de receber pouco, como disse no vídeo, depende muito. Aqui em Brasília, eu sei não, vivo e conheço professores que vivem bem, alguns até muito bem. Por isso é importante entender o mercado de trabalho na sua região.
Realmente é uma decisão difícil, mas espero que você consiga fazê-la com o máximo de tranquilidade possível (ainda há tempo para você decidir). Boa sorte! :)
Olá Ana! Sou formada há 20 anos em Turismo e decidi agora seguir o caminho da licenciatura e estava numa dúvida cruel entre pedagogia e letras inglês. Eu amo inglês, já ensino meus filhos em casa mas estava tentada a pedagogia por sempre ter muitas ofertas de emprego e concursos. Mas no fim fiquei com medo de me frustrar e segui meu coração e me matriculei agora em Letras inglês mesmo.
@@MaryFahmy-r6f Oi Mary, segunda agora eu começo as aulas do 3° ano do ensino médio, e na verdade ainda estou com essa duvida e só piora porque sei que vou ser pressionada pelos professores perguntando sobre quando as aulas voltarem kkkk, mas estou tentando me acalmar e focar em mim e no que meu coração quer e a cada dia ele diz "letras, letras!" Kkkkk. Gosto de letras inglês tmb, é uma língua que me atrai mto e talvez eu va pra area da traducao ou editorial, enfim, boa sorte pra nós nessa jornada!
@@Ana-ln8mt vai dar tudo certo, se Deus quiser! Boa sorte pra nós 😘.
Eu muito sinceramente não gosto de ler, mas sou apaixonada por idiomas e regras gramaticais, ortográficas... Graças a Deus passei no vestibular online da UFPE. Você acha que posso me dar bem?
@@Ruthesxb oi, Ruth! Tudo bem? Parabéns pela aprovação!
Olha, qualquer área em letras exige muita leitura. Não sei o que você quis dizer com não gostar de ler, se significa que você não gosta de ler literatura ou se não gosta de ler nada. Fato é que, durante a graduação, mesmo que você se dedique menos à literatura e mais à linguística, terá que ler bastante, mas, caso você queira seguir pelo ensino de idiomas, sua carga de leitura para sua profissão não será tão alta quanto na graduação.
O que quero dizer com tudo isso é que é importante você saber o que quer fazer depois da faculdade, se essa profissão exige carga alta de leitura ou não. Caso não exija, tenha em mente que serão 4 anos de graduação com o sacrifício de fazer uma atividade de que você não gosta, mas, depois desse tempo, poderá fazer o que gosta.
Espero ter me feito entender e ter te ajudado!
@amandathaliitaa obrigada, ajudou muito🥰
Na realidade quis dizer que não sinto muito prazer na leitura e procrastino bastante.
@ entendi. Sugiro que coloque metas nas suas leituras obrigatórias da faculdade, como meta de tempo ou de páginas por dia. Com o tempo, vira hábito. 😊
Amanda , você falou sobre começar a trabalhar desde o primeiro semestre, mas quando se entra no curso com pouca experiência do conteúdo , como e vou ter capacidade para dar aulas ?
@@amandabarbosa6431 Olá!
Quando eu digo para começar a trabalhar desde cedo, isso não significa dar aula. Eu não comecei dando aula e acredito que a maioria dos professores também não. Normalmente, quando entramos em uma escola como estagiários, somos acompanhados de perto e fazemos tarefas mais específicas, como acompanhar um determinado aluno especial ou fornecer auxílio particular no contraturno. Essa também é uma ótima oportunidade para você conhecer suas falhas, quais conteúdos da sua disciplina você ainda não domina. Por isso, se nos dedicamos, é possível crescer muito profissionalmente nos estágios.
Vdd também pensei assim mais vou estudar esse ano o ano inteiro pra pegar estágio remunerado ano que vem queria aí ajuda de vcs que tal formar um grupo de auto ajuda
@@atelie.mundo.encantado. acho muito legal , poderia ter pessoas de diferentes níveis de experiência na área e poderíamos nos ajudar , cada um com sua bagagem e conhecimento!
Seria muito bom pra auxiliar uns aos outros e para sabermos que não estamos sozinhos.
existe diferença do diploma que vem "Licenciatura em Letras" para "Licenciatura em Letras Língua Portuguesa"? Legalmente é a mesma coisa? Serve para concurso?
Estou pensando em fazer Letras, mas a faculdade emite o diploma sendo "Licenciatura em Letras" e fiquei com essa dúvida.
@@luanfernandes9710 olá, Luan!
Cada faculdade inventa umas nomenclaturas. Para você ter ideia, não me formei em Letras - Português, me formei em Língua Portuguesa licenciatura. No final, parece que tudo tem o mesmo significado, mas é bom você perguntar na secretaria do curso, lá eles te informam direitinho.
@@luanfernandes9710 quanto à concurso, se for concurso que pede nível superior (qualquer um), vale sim. Se for concurso para professor, é exigida a licenciatura, se for licenciatura, vale.
Moça me diga uma coisa por favor, será que tem condições de eu fazer duas ao mesmo tempo, porque eu estava fazendo psicologia e agora consegui uma vaga de letras na pública.agradeço.
@ oi!
Sugiro que você entre em contato com a secretaria da universidade e peça o documento em que há a quantidade de horas e de disciplinas que precisam ser cumpridas. Assim, você terá uma noção de quanto tempo terá que desprender no curso por semestre. Falo isso, porque tudo depende do currículo da sua faculdade, já que isso varia bastante.
Tem certeza que vc não é psicóloga amg? 😂😂
@@TylaBeek hahahah, parece?