Eu acho o maior barato quando as pessoas (inclusive eu) identificam os maus comportamentos nos outros. Sempre são os outros. O chefe é cruel, o irmão é mesquinho, o amigo é arrogante, a amiga é metida, fulano é elitista, sicrano é vitimista, o primo é invejoso, a mulher é infiel, o marido é abusivo, o mundo é agressivo, o clima é ruim, a noite é solitária, o dia é infernal etc etc etc. O que pouca gente faz é olhar para o próprio umbigo e perceber que eu e você também somos serpentes no mundo.
"uma das funções mais nobres do mal no mundo é fazer com que o bem não fique idiota", putz! só pedrada. o conhecimento sobre a vida que pondé e olavo tem e passam às pessoas é imensurável. são demais!
88 kkkkk ele tem umas pérolas inacreditáveis. Contudo foi e é um filósofo relevante em meio à pobreza intelectual na qual vivemos. Mas não tem como não discordar dele em muita coisa...
Muito interessante o tópico. De repente o mal esteja presente dentro de nós assim como o bem está pra que possamos fazer nossas próprias escolhas. Conhecer nos a nós mesmos e impor nossos próprios limites. Ao longo do dia quantas vezes precisamos tomar decisões que dependendo de quais forem podem arruinar seu dia ou sua vida ou o dia e a vida de outros? Ter a consciência de que você pode fazer o mal e optar por não faze lo requer disciplina mental.
Sim, mas também é ruim porque outro efeito disso é que a gente não pode confiar mais em ninguém. Os relacionamentos estão sofrendo forte influência desta constatação. O ser humano tem demonstrado ser capaz de tantos absurdos e atos egoístas que a gente passou a desconfiar de todo mundo, ou seja, até conhecer bem uma pessoa, ficamos com um pé atrás. Dias difíceis.
Nego Né, meus parabéns! Gostei muito de você lembrar que o "não saber" faz parte de todos nós que buscamos o conhecimento, nós somos, até o dia da nossa morte, como pesquisadores. Sempre buscando conhecer mais e mais sobre assuntos e o que somos.
uahuahuahua Parabéns pelo o comentário Acredito que, sobre essa perguntas que fazemos ao Pondé, e ele não responde, não encosta no assunto, seja o ''Não saber'' dele, ele só debate sobre aquilo que sabe Se me lembre ele já fez vídeo sobre coisas que não pesquisou muito afundo, como por exemplo o olavo se me lembre, e deixou claro que aquilo era um ponto de vista dele que se pode alternar a qualquer momento, dependendo o de quanto ele irá saber posteriormente.
Não existe pessoas tão boas e tão ruins na realidade são todas iguais e muitas pensam no teu próprio umbigo e muitas colocam o dinheiro na frente de tudo acham que vão levar o dinheiro no caixão e pisam nos mais humildes são os Saus da vida
"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós" "Basta um dia ruim, para tornar o mais são dos homens, em um lunático"
Se "o mundo permite" já não é bondade nenhuma. Só é digno de ser julgado bom quem manifesta sua virtude diante da absoluta adversidade. PARECER bom é outra conversa...
@@mauriciodeassis3003 Aqui tem a melhor resposta sobre o que é arte vinda de alguém que estudou muito o assunto: ruclips.net/video/tbu3OajKkdY/видео.html Assistam até o fim. Abraço..
eu vejo o mal como uma expressão do impulso da agressão ou agressão social, um mecanismo feito para proteger os seres vivos(algo essencial à sobrevivência) e devido a capacidade subjetiva do homem, este mal toma proporções mais bizarras e extremas. Ótima página, bastante conteúdo exposto de forma sensata.
Muitos problemas pessoais surgem pelo fato de acharmos que algumas coisas que nos traz felicidade sejam más. Eu acabei descobrindo na psicologia que não. As vezes algum mal perpetrado por nós pode trazer o bem geral.
Diferentemente de outros "ditos" intelectuais, filósofos, Luiz Felipé Pondé coloca, expõe, de forma muita cristalina, a verdadeira natureza, essência, do homo sapiens, um ser mesquinho, invejoso, violento e arrogante, sem se excluir, frise-se. Mas que não desanimemos, pois a escala evolutiva já nos mostrou seres bem piores. Que continuemos, portanto, a evoluir.
Pondé, você é o tipo de intelectual que nos faz pensar, como costumo dizer : Você faz minha cabeça rodar! Amo a forma como você expõe suas ideias! Você tem feito parte da minha trajetória em busca de conhecimento e esclarecimento.
se até mesmo Cristo disse que ele não era bom , quem dirá meia duzia de indivíduos que pouco ou nada se interessam por filosofia ou antropologia , sou Cristão , mas esse cara tem muito a nos ensinar !!!!
Questão de escolha simples base definição ninguém poderá dizer que e bom se não ter experimentado o mal e não gostou ou amar sem nunca ter odiado assim como saber que é dia so porque acabou a noite tudo físico e espiritual tem o seu contrário nem sempre as pessoas escolherão o que e lógico ou politicamente correto mais sim o que lhe fará feliz
O bem que tu faz gera uma energia maravilhosa de vida. ..e o mal gera trevas para outros e para si próprio....basta experimentar e ver que esta questão está na esfera espiritual, para além do que se enxerga ou racionaliza.
Da onde vem essa esfera espiritual nao existe alma,nao ha um deus na face desse universo a nao ser que somos facilmente controlado pela politica e religião por isso dentre dessa concha demiúrgica aqui o que se procede é a ilusão,a matéria criada causa inveja,pobreza e ódio e desordem portanto a matéria é satânica !deus nao seria misericordioso se aniquilasse de vez lucifer e ceifar o conhecimento do mal e fizesse seus filhos a face de sua justiça por que então ele permitiu? Ou seja veja as escrituras do antigo testamento isaias 47:7 " eu,o senhor formei a luz e crio as trevas! Eu faço a paz e crio mal por sou este que faço todas as coisas"
Mal é um conceito relativo, seu objetivo é antagonizar um posicionamento oposto ao do idealizador em foco afim de construir uma teoria, manipular grupos, criar um inimigo comum, gerar um estado de bem estar social, demonizar atitudes destrutivas etc.
O bem e o mal é escolha, "eis que coloco diante de ti o bem e o mal, escolhe pois o bem". "Nós somos senhores dos nossos destinos, capitães de nossas almas", mesmo que a situação possa confabular para que façamos o mal, devemos "escolher" fazer o bem, simples assim, as vezes não fazer nada já é fazer o bem. Acontece que algumas pessoas não escolhem assim, preferem fazer o mal independente das consequências que virão, aliás nem pensam nessas consequências.
Se por mal estivermos falando da agressividade, a função é bem clara. Quando existem recursos escassos (como comida, território, fêmeas) os animais desenvolvem agressividade como forma de obterem mais recursos e desta forma aumentam sua aptidão evolutiva. Se estivermos falando de trapaça ou traição é um pouco mais complicado, mas podemos explicar por meio da seleção de grupo (ainda não há consenso sobre se a espécie humana sofreu pressões seletivas neste nível, mas acho que é bastante provável). Grupos sem trapaceiros puderam funcionar melhor e desta forma venceram a competição contra outros grupos. Se estivermos falando de crueldade eu não sei muito bem. Por que os seres humanos são cruéis? É uma boa pergunta.
A função do mal no mundo é para concientizar as pessoas que ele está em todos, assim como seu desafeto o " bem" também o está, cada qual em proporções diferentes.
Esse mundo é dual, dia noite, doce salgado, chuva sol, calor frio... Sendo assim bem e mal,luz e sombra... É inevitável a existência do mal, doido né mas é a verdade. Uma energia não "existe" sem a outra. Visto que só existe o amor. Consequentemente bem e mal são ilusões.
Qdo teremos um app filosófico do pondé!! O Dráuzio Varella já tem o dele!! Filosofia e grandes questões da humanidade, textos da filho, áudio das resposta do pondé!! Fica a dica😏🙃😉
Mas a função do mal no mundo vai ser para lembrar às pessoas que elas não são boas? Mas ele existe para provar sua propria consequência? Sou seu fã Pondé.
Muito interessante esse ponto de vista filosófico. Como sou das biológicas vejo a mesma coisa mas com outra explicação. Não há mesmo ninguém do bem ou do mal, estes são apenas conceitos criados a partir de valorações dos efeitos das ações humanas. Se somos invejosos, interesseiros, egoístas, se odiamos, amamos e cuidamos o o fazemos não tão somente devido á essas valorações e devido a cultura circundante, essencialmente somos assim e agimos assim devido à natureza biológica instintiva. Somos do bem e do mal também, se somos animais livres, sem muitas encanações com bobagens teoricas-morais. Claro que buscamos a integração social, afinal instintivo do animal social, e "ser do bem", ou pelo menos parecer faz parte do jogo, mas no fundo essa associação é apenas mais um mecanismo evolutivo do indivíduo, antes de ser social, daí o nosso eterno egoismo e vontade de dominar e vencer e etc
Pensei em outro significado da palavra função. Hoje nós pensamos em propósito pra tudo, tudo tem que ter uma função para algo ou ser criado para alguma coisa, porém o universo existe a mais tempo que a mente do homem começou a dar "funções" para as coisas. Pedras, árvores, super-novas, buracos negros, a inveja, a morte, o nascimento passaram a existir sem nenhuma função, não existe ninguém além que cria as coisas para algo, as coisas simplesmente surgem e existem.
Pondé, eu acompanho muitos vídeos seus já há alguns anos e hoje vejo que muitas pessoas têm interesse nas suas análises, então eu pergunto: você assumiria um cargo na política? Um ministério, uma pasta, o que seria possível? E que transformações seria possível fazer na política a partir do seu sistema de pensamento?
Ninguém é perfeito. Não vale a pena insistir que são idiotas os que fazem se passar por pessoas do bem. O importante é que enquanto o "bem" faz mal, tornando mimados e idiotas os super protegidos, o "mal" faz bem, pois permite o aprendizado a quem tem auto estima, a quem quer evoluir; sendo cada vez uma pessoa melhor, em todas as dimensões; em família, no trabalho e nos demais convívios sociais.
O mal também serve para temperar o mundo. É só observar aquelas entrevistas de jogadores de futebol que respeitam todo mundo ou UFC sem trash talk: coisa mais chata.
Bem e mal é questão de ponto de vista! Só existem ações no mundo, melhor pararmos de qualifica-las em boas ou más, e analisarmos as consequenciais das ações.
O mal só é percebido se há concepção de moral, de certo e errado. Não tem como, conhecendo um pouco de teologia bíblica (especialmente Paulina), não notar a questão legal versus espiritual, onde o pecado só é pecado quando há conhecimento mediante a Lei. Acho que nesse ponto de vista, pela verdade bíblica, a lei assume esse papel em lugar do mal, de mostrar quem somos e como somos, mas principalmente mostrar que podemos ser melhores ao nos afastar do mal. O incentivo bíblico é, dentre varios outros, este: que corrijamos nossa vida individualmente, sem acusar fulano ou ciclano, uma vez que sou tão errado (senão mais) quanto meu próximo, e se quero viver entre pessoas melhores, que essa mudança esteja em mim. Consequentemente o hábito de seguir a Cristo (ser cristão) implica em respeitar essa Lei divina, o amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos (um resumo simples e eficiente do decálogo e das instruções divina mediada pelos profetas bíblicos, como o próprio Jesus explica). A lei só serve pra mostrar o mal em mim. Ser cristão é ter esperança do bem em mim por meio de Cristo.
Para julgar algo como bom o mal é necessário se orientar por parâmetro objetivos. E aí temos que cada cultura ou grupo social pensa de formas diferentes. No islamismo vale tudo (o sacrifício) para receber as "bênçãos" de Alá. Enquanto que no cristianismo, aprendemos que a misericórdia para com o próximo vale mais do que qualquer sacrifício em nome de Deus. O cristianismo encara o perdão como o bom caminho a se seguir enquanto que a maioria das outras religiões consideram o sacrifício como o bom caminho, e daí vale tudo.
Nada pior do que gente que fala: "Sou cidadão de bem" "gente de bem". São os piores em sua maioria. Quem faz o bem não precisa dizer, é algo autoevidente.
Gente de bem é o pior tipo de gente do mundo. As virtudes são silenciosas. Não se faz propaganda da própria virtude. Existe uma diferença enorme entre ser uma coisa e se considerar uma coisa. Tem gente péssima que se acha ótima, gente burra que se acha inteligente, gente feia (eu) que se acha bonita, gente incompetente que se acha o pica das galáxias etc. Se achar é uma coisa, ser é outra muito diferente.
Caro professor, como sempre o ouço falar sobre os "inteligentinhos", gostaria de fazer a seguinte pergunta: o senhor já leu a revolta de atlas? Se sim, teria como explanar um pouco sobre o que achou, caso Não, indico a leitura, pois tem um viés muito bom sobre esses comportamentos de esquerda. Um pouco utópico confesso os livros, mas muito boa a leitura.
Nossa, eu amei esse vídeo. Deu um alívio no coração. É um saco toda essa good vibes forçada das pessoas! Alguém sabe o nome desse livro do Dostoievski citado no vídeo?
Há um trecho em uma canção da banda britânica Keane chamada "Perfect Simetry" que diz o seguinte: "This life is lived in perfect simetry (Esta vida é vivida em simetria perfeita) What I do, that will be done to me"... (O que eu faço será feito comigo) Em outra canção, do saudoso Renato Russo, "Bumerangue Blues", ele diz praticamente a mesma coisa: "Tudo que você faz, um dia volta prá você..." Essa ideia de retorno, de que o que você faz sempre volta e acontece com você, encontra apoio na filosofia clássica? Qual sua opinião a respeito disso?
Se achar do bem acho vaidade, mais fazer o bem sem pretençao...acredito que isso exista! Tem muita gente que faz isso e sao boas pessoas, quem coloca rotulos sao os outros!
Eu acho o maior barato quando as pessoas (inclusive eu) identificam os maus comportamentos nos outros. Sempre são os outros. O chefe é cruel, o irmão é mesquinho, o amigo é arrogante, a amiga é metida, fulano é elitista, sicrano é vitimista, o primo é invejoso, a mulher é infiel, o marido é abusivo, o mundo é agressivo, o clima é ruim, a noite é solitária, o dia é infernal etc etc etc. O que pouca gente faz é olhar para o próprio umbigo e perceber que eu e você também somos serpentes no mundo.
"uma das funções mais nobres do mal no mundo é fazer com que o bem não fique idiota", putz! só pedrada. o conhecimento sobre a vida que pondé e olavo tem e passam às pessoas é imensurável. são demais!
Victor Apolonio procure também o Caio Fabio falando sobre a vida. Vejo nele mais sabedoria ainda. Abraços!
Victor Apolonio Olavo? Que conhecimento que o Olavo passa para as pessoas? Que a Pepsi adoça os seus refrigerantes com fetos?
88 kkkkk ele tem umas pérolas inacreditáveis. Contudo foi e é um filósofo relevante em meio à pobreza intelectual na qual vivemos. Mas não tem como não discordar dele em muita coisa...
88.. assista aos vídeos dele, tire suas próprias conclusões, pare de dar ouvidos a boataria
Sério que tão equiparando Pondé com o astrólogo??
Muito interessante o tópico. De repente o mal esteja presente dentro de nós assim como o bem está pra que possamos fazer nossas próprias escolhas. Conhecer nos a nós mesmos e impor nossos próprios limites. Ao longo do dia quantas vezes precisamos tomar decisões que dependendo de quais forem podem arruinar seu dia ou sua vida ou o dia e a vida de outros? Ter a consciência de que você pode fazer o mal e optar por não faze lo requer disciplina mental.
Sim, mas também é ruim porque outro efeito disso é que a gente não pode confiar mais em ninguém. Os relacionamentos estão sofrendo forte influência desta constatação. O ser humano tem demonstrado ser capaz de tantos absurdos e atos egoístas que a gente passou a desconfiar de todo mundo, ou seja, até conhecer bem uma pessoa, ficamos com um pé atrás. Dias difíceis.
Imagina se um dia ele responde "não sei " e acaba o vídeo kkkk ia ser filosófico e viral , temos o direito de não saber né?
Nego Né, meus parabéns! Gostei muito de você lembrar que o "não saber" faz parte de todos nós que buscamos o conhecimento, nós somos, até o dia da nossa morte, como pesquisadores. Sempre buscando conhecer mais e mais sobre assuntos e o que somos.
gostei !!!! Começa o video e ai, resposta da pergunta: não sei. "cri cri cri" kkkkkk Ótimo ! Eu deveria ter pensado nisso !
uahuahuahua Parabéns pelo o comentário
Acredito que, sobre essa perguntas que fazemos ao Pondé, e ele não responde, não encosta no assunto, seja o ''Não saber'' dele, ele só debate sobre aquilo que sabe
Se me lembre ele já fez vídeo sobre coisas que não pesquisou muito afundo, como por exemplo o olavo se me lembre, e deixou claro que aquilo era um ponto de vista dele que se pode alternar a qualquer momento, dependendo o de quanto ele irá saber posteriormente.
seria inutil para quem está interessado no conteúdo do pondé e não no pondé em si.
Se eu quisesse ir atrás de meme não seria aqui
Não existe pessoas tão boas e tão ruins na realidade são todas iguais e muitas pensam no teu próprio umbigo e muitas colocam o dinheiro na frente de tudo acham que vão levar o dinheiro no caixão e pisam nos mais humildes são os Saus da vida
"As pessoas são tão boas quanto o mundo permite" Coringa.
paulo maltner pqp...
"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas,
quando percebemos que eles estão dentro de nós"
"Basta um dia ruim,
para tornar o mais são dos homens,
em um lunático"
Se "o mundo permite" já não é bondade nenhuma. Só é digno de ser julgado bom quem manifesta sua virtude diante da absoluta adversidade. PARECER bom é outra conversa...
É bem isso.
KKKK
O mal é o produto do medo, e o medo é uma emoção importante pra garantir a nossa segurança.
Ainda acho incrível como as pessoas conseguem ser enganadas pelo populismo
Pondé faz um vídeo filosofico sobre este enigma "O que é arte?". Obrigado!
Wiljoph super interessante...
Up
Depende, para a esquerda é tipo Xvideos, só que mais nojento e banal.
Eu também já pedi a ele isso muitas vezes!
@@mauriciodeassis3003 Aqui tem a melhor resposta sobre o que é arte vinda de alguém que estudou muito o assunto: ruclips.net/video/tbu3OajKkdY/видео.html
Assistam até o fim. Abraço..
Deu o recado sem delongas. simplesmente necessário
Nos vemos à noite, na Livraria Cultura. Mal vejo a oprtunidade de conhecê-lo pessoalmente. Vc é "O Intelectual Brasileiro".
eu vejo o mal como uma expressão do impulso da agressão ou agressão social, um mecanismo feito para proteger os seres vivos(algo essencial à sobrevivência) e devido a capacidade subjetiva do homem, este mal toma proporções mais bizarras e extremas. Ótima página, bastante conteúdo exposto de forma sensata.
Ponde fale ai sobre "A gente so Vale o que tem "
Adorei a resposta. Já estava esperando uma resposta materialista chata. O mal do mundo serve de espelho para nós.
Muitos problemas pessoais surgem pelo fato de acharmos que algumas coisas que nos traz felicidade sejam más. Eu acabei descobrindo na psicologia que não. As vezes algum mal perpetrado por nós pode trazer o bem geral.
Diferentemente de outros "ditos" intelectuais, filósofos, Luiz Felipé Pondé coloca, expõe, de forma muita cristalina, a verdadeira natureza, essência, do homo sapiens, um ser mesquinho, invejoso, violento e arrogante, sem se excluir, frise-se. Mas que não desanimemos, pois a escala evolutiva já nos mostrou seres bem piores. Que continuemos, portanto, a evoluir.
Pondé, você é o tipo de intelectual que nos faz pensar, como costumo dizer : Você faz minha cabeça rodar! Amo a forma como você expõe suas ideias! Você tem feito parte da minha trajetória em busca de conhecimento e esclarecimento.
Na essência não existe função nenhuma para o mal ele simplesmente existe, assim como o bem.
se até mesmo Cristo disse que ele não era bom , quem dirá meia duzia de indivíduos que pouco ou nada se interessam por filosofia ou antropologia , sou Cristão , mas esse cara tem muito a nos ensinar !!!!
A gente tentar fazer o bem mas o mal, nem precisamos tentar pois quando nos damos conta, já o fizemos.
Pondé vc podia fazer um vídeo falando sobre o amor próprio se é bom ou ruim.
Questão de escolha simples base definição ninguém poderá dizer que e bom se não ter experimentado o mal e não gostou ou amar sem nunca ter odiado assim como saber que é dia so porque acabou a noite tudo físico e espiritual tem o seu contrário nem sempre as pessoas escolherão o que e lógico ou politicamente correto mais sim o que lhe fará feliz
O bem que tu faz gera uma energia maravilhosa de vida. ..e o mal gera trevas para outros e para si próprio....basta experimentar e ver que esta questão está na esfera espiritual, para além do que se enxerga ou racionaliza.
Da onde vem essa esfera espiritual nao existe alma,nao ha um deus na face desse universo a nao ser que somos facilmente controlado pela politica e religião por isso dentre dessa concha demiúrgica aqui o que se procede é a ilusão,a matéria criada causa inveja,pobreza e ódio e desordem portanto a matéria é satânica !deus nao seria misericordioso se aniquilasse de vez lucifer e ceifar o conhecimento do mal e fizesse seus filhos a face de sua justiça por que então ele permitiu? Ou seja veja as escrituras do antigo testamento isaias 47:7 " eu,o senhor formei a luz e crio as trevas! Eu faço a paz e crio mal por sou este que faço todas as coisas"
Os temas abordados do dia a dia são importantes para se ter uma necessária sabedoria.Muito obrigado.
Mal é um conceito relativo, seu objetivo é antagonizar um posicionamento oposto ao do idealizador em foco afim de construir uma teoria, manipular grupos, criar um inimigo comum, gerar um estado de bem estar social, demonizar atitudes destrutivas etc.
O bem e o mal é escolha, "eis que coloco diante de ti o bem e o mal, escolhe pois o bem". "Nós somos senhores dos nossos destinos, capitães de nossas almas", mesmo que a situação possa confabular para que façamos o mal, devemos "escolher" fazer o bem, simples assim, as vezes não fazer nada já é fazer o bem. Acontece que algumas pessoas não escolhem assim, preferem fazer o mal independente das consequências que virão, aliás nem pensam nessas consequências.
Pondé você tem muita coragem para falar essas coisas!
PARABÉNS!
Se por mal estivermos falando da agressividade, a função é bem clara. Quando existem recursos escassos (como comida, território, fêmeas) os animais desenvolvem agressividade como forma de obterem mais recursos e desta forma aumentam sua aptidão evolutiva. Se estivermos falando de trapaça ou traição é um pouco mais complicado, mas podemos explicar por meio da seleção de grupo (ainda não há consenso sobre se a espécie humana sofreu pressões seletivas neste nível, mas acho que é bastante provável). Grupos sem trapaceiros puderam funcionar melhor e desta forma venceram a competição contra outros grupos. Se estivermos falando de crueldade eu não sei muito bem. Por que os seres humanos são cruéis? É uma boa pergunta.
Dost. Um realista da alma humana.
Mestre, qual a importância do Bolsonaro, para discussão politica, econômica e moral? Entre esquerda, direita , centro e etc... Mais uma aula no vídeo.
Um do melhores videos do Pondé.
A função do mal no mundo é para concientizar as pessoas que ele está em todos, assim como seu desafeto o " bem" também o está, cada qual em proporções diferentes.
O segredo está no equilíbrio
Pondé é uma lenda !!!!!
GÊNIO!!! Aprendo muito e reflito muito vendo teus vídeos.
Esse mundo é dual, dia noite, doce salgado, chuva sol, calor frio... Sendo assim bem e mal,luz e sombra... É inevitável a existência do mal, doido né mas é a verdade. Uma energia não "existe" sem a outra. Visto que só existe o amor. Consequentemente bem e mal são ilusões.
Se o mal não pode ser vencido, gostaria de um dia ter habilidade que me permitisse dizer "O mal me torna humilde".
Qdo teremos um app filosófico do pondé!! O Dráuzio Varella já tem o dele!! Filosofia e grandes questões da humanidade, textos da filho, áudio das resposta do pondé!! Fica a dica😏🙃😉
Se somente existisse o bem, não o apreciariamos
Depende do que você compreende por "mal"..
Sempre é bom um vídeo do Pndé entre um par e outro de horas de estudo.
Mas a função do mal no mundo vai ser para lembrar às pessoas que elas não são boas? Mas ele existe para provar sua propria consequência? Sou seu fã Pondé.
Muito interessante esse ponto de vista filosófico. Como sou das biológicas vejo a mesma coisa mas com outra explicação. Não há mesmo ninguém do bem ou do mal, estes são apenas conceitos criados a partir de valorações dos efeitos das ações humanas. Se somos invejosos, interesseiros, egoístas, se odiamos, amamos e cuidamos o o fazemos não tão somente devido á essas valorações e devido a cultura circundante, essencialmente somos assim e agimos assim devido à natureza biológica instintiva. Somos do bem e do mal também, se somos animais livres, sem muitas encanações com bobagens teoricas-morais. Claro que buscamos a integração social, afinal instintivo do animal social, e "ser do bem", ou pelo menos parecer faz parte do jogo, mas no fundo essa associação é apenas mais um mecanismo evolutivo do indivíduo, antes de ser social, daí o nosso eterno egoismo e vontade de dominar e vencer e etc
Faz um video falando sobre se a estética ou a arte são relativas do ponto de vista da beleza
O mal é necessário para haver um equilibrio natural das espécies.
Parabéns professor
_"O homem é a medida de todas as coisas"_ (Protágoras)
O mal de uma pessoa é deixar a outra triste....sem motivo algum!!!
Como sempre Pondé fantástico!
O inteligentinhos poluem o conhecimento autêntico e profundo.😩
Algum material sobre o desequilíbrio entre o o bem e o mal? O mal é muito fácil de acontecer do que o bem
Pensei em outro significado da palavra função. Hoje nós pensamos em propósito pra tudo, tudo tem que ter uma função para algo ou ser criado para alguma coisa, porém o universo existe a mais tempo que a mente do homem começou a dar "funções" para as coisas. Pedras, árvores, super-novas, buracos negros, a inveja, a morte, o nascimento passaram a existir sem nenhuma função, não existe ninguém além que cria as coisas para algo, as coisas simplesmente surgem e existem.
Grande professor!
Pondé, eu acompanho muitos vídeos seus já há alguns anos e hoje vejo que muitas pessoas têm interesse nas suas análises, então eu pergunto: você assumiria um cargo na política? Um ministério, uma pasta, o que seria possível? E que transformações seria possível fazer na política a partir do seu sistema de pensamento?
Ninguém é perfeito. Não vale a pena insistir que são idiotas os que fazem se passar por pessoas do bem. O importante é que enquanto o "bem" faz mal, tornando mimados e idiotas os super protegidos, o "mal" faz bem, pois permite o aprendizado a quem tem auto estima, a quem quer evoluir; sendo cada vez uma pessoa melhor, em todas as dimensões; em família, no trabalho e nos demais convívios sociais.
Sempre tão lúcido 👏👏👏
Professor,pense a respeito de fazer um video explicando como é de fato viver como um niilista.Obrigado
O mal só acontece se vc fazer o mal..
*ponde sempre ponderando bem as coisas te adoro 😍😍😍*
Momento "a praça é nossa" com o trocadilho
Marilyn Jane *E AI, BALEIA*
Sempre "pondérando" hueheuehue
O mal também serve para temperar o mundo. É só observar aquelas entrevistas de jogadores de futebol que respeitam todo mundo ou UFC sem trash talk: coisa mais chata.
ACREDITO QUE O MAL É NECESSÁRIO
Bem e mal é questão de ponto de vista!
Só existem ações no mundo, melhor pararmos de qualifica-las em boas ou más, e analisarmos as consequenciais das ações.
Perfeito.
Relativista, previsível...
O mal só é percebido se há concepção de moral, de certo e errado. Não tem como, conhecendo um pouco de teologia bíblica (especialmente Paulina), não notar a questão legal versus espiritual, onde o pecado só é pecado quando há conhecimento mediante a Lei. Acho que nesse ponto de vista, pela verdade bíblica, a lei assume esse papel em lugar do mal, de mostrar quem somos e como somos, mas principalmente mostrar que podemos ser melhores ao nos afastar do mal. O incentivo bíblico é, dentre varios outros, este: que corrijamos nossa vida individualmente, sem acusar fulano ou ciclano, uma vez que sou tão errado (senão mais) quanto meu próximo, e se quero viver entre pessoas melhores, que essa mudança esteja em mim. Consequentemente o hábito de seguir a Cristo (ser cristão) implica em respeitar essa Lei divina, o amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos (um resumo simples e eficiente do decálogo e das instruções divina mediada pelos profetas bíblicos, como o próprio Jesus explica). A lei só serve pra mostrar o mal em mim. Ser cristão é ter esperança do bem em mim por meio de Cristo.
tornar vc mais forte
Fala sobre o autoconhecimento
melhor explicação... impossivel!!!
Pondé, Fala sobre "Filosofia Clínica"
Para julgar algo como bom o mal é necessário se orientar por parâmetro objetivos. E aí temos que cada cultura ou grupo social pensa de formas diferentes. No islamismo vale tudo (o sacrifício) para receber as "bênçãos" de Alá. Enquanto que no cristianismo, aprendemos que a misericórdia para com o próximo vale mais do que qualquer sacrifício em nome de Deus. O cristianismo encara o perdão como o bom caminho a se seguir enquanto que a maioria das outras religiões consideram o sacrifício como o bom caminho, e daí vale tudo.
Em outras palavras: uma das funções do mal no mundo é gerar um contraste com o bem para que este não fique banalizado, desvalorizado, inconsciente....
Nada pior do que gente que fala: "Sou cidadão de bem" "gente de bem". São os piores em sua maioria. Quem faz o bem não precisa dizer, é algo autoevidente.
É disso que estou falando!
Gente de bem é o pior tipo de gente do mundo. As virtudes são silenciosas. Não se faz propaganda da própria virtude. Existe uma diferença enorme entre ser uma coisa e se considerar uma coisa. Tem gente péssima que se acha ótima, gente burra que se acha inteligente, gente feia (eu) que se acha bonita, gente incompetente que se acha o pica das galáxias etc. Se achar é uma coisa, ser é outra muito diferente.
Na verdade o ser humano devia ser extinto. Presenciei e presencio a maldade do ser humano.a falta de empatia só interesses .
E se trocarmos o adjetivo? Fica bacana? Se você não se acha uma pessoa de bem, como você se acha?
o mal é inevitável, é iminente como o revés e o erro, é assertivo e natural como a morte. Ignorá-lo é estupidez
Sugestão de tema : "Como a dinâmica da coerção institucional afeta a mente".
Ow, esse é o Pondé. Me gusta!
Gostei desse posicionamento realista, penso da mesma forma... Ganhou mais um inscrito
Caro professor, como sempre o ouço falar sobre os "inteligentinhos", gostaria de fazer a seguinte pergunta: o senhor já leu a revolta de atlas? Se sim, teria como explanar um pouco sobre o que achou, caso Não, indico a leitura, pois tem um viés muito bom sobre esses comportamentos de esquerda. Um pouco utópico confesso os livros, mas muito boa a leitura.
Por melhor q sejamos , na mente humana sempre restará uma quisila. 😁😁🤔
Obrigado
Quando alguém diz eu sou do "bem" me irrita profundamente...pois tudo é uma farsa...É extremamente patético! SOCORRO!😊⌛😺
Pesado!!!
Excelente!
Além do bem e do mal.
Faz um video de Qual o sentido da morte e da vida
Nossa, eu amei esse vídeo. Deu um alívio no coração. É um saco toda essa good vibes forçada das pessoas!
Alguém sabe o nome desse livro do Dostoievski citado no vídeo?
" O Sonho do Homem Ridículo "
@@danielmarton3146 só 4 anos depois soube o nome desse livro kkkkkk obrigado!
@ Putz mano, que sacanagem hein! Hehehehe tem o audiolivro dele no RUclips
@ ruclips.net/video/AvmhfzYqnAc/видео.html
@@danielmarton3146 obrigado pela dica
É substância sim, senhor. Nada é mais abundante na realidade do que o Mal, se não se trata de uma substância, então qual substância restaria?
A única fórmula de vencer o mal é o bem é se tornando templo do Espírito Santo, não é?
Adorei! Disparadamente o melhor vídeo seu que já assisti.
Pondé faz um video sobre o livro A Ultima Superstição do Edward Feser?
Como sou mal por acreditar que não existe mal
Você é maravilhoso demais Ponde 😂😂😂
Há um trecho em uma canção da banda britânica Keane chamada "Perfect Simetry" que diz o seguinte:
"This life is lived in perfect simetry (Esta vida é vivida em simetria perfeita)
What I do, that will be done to me"... (O que eu faço será feito comigo)
Em outra canção, do saudoso Renato Russo, "Bumerangue Blues", ele diz praticamente a mesma coisa:
"Tudo que você faz, um dia volta prá você..."
Essa ideia de retorno, de que o que você faz sempre volta e acontece com você, encontra apoio na filosofia clássica? Qual sua opinião a respeito disso?
O mal é um pano de fundo!
A função do mal é permitir que as pessoas apreciem o bem
A função do mal é complementar o bem.
Muito bom!
Não tem como não dar like 😀
Inteligentinho fofoletti do bem é um porre.
O mal me tornou misántropo.
Se achar do bem acho vaidade, mais fazer o bem sem pretençao...acredito que isso exista! Tem muita gente que faz isso e sao boas pessoas, quem coloca rotulos sao os outros!
Fica a recomendação de mindhunter, nova serie, fala muito sobre comportamento...analisando serial killers
mark XV muito boa essa série!