Eu conheci essa fazendo pessoalmente. O dono, seu João que herdou, mantém a muito custo, porque é caro e não pode ser reformado de qualquer jeito. Ele é uma simpatia, recebe a gente muito bem, nos serviu um café maravilhoso e nos contou a história da fazenda que foi construída em cima de muita dor.
@@claudialica5467 a fazenda fica em Santa Rita de Jacutinga. Eu fiquei hospedada na cidade no sítio sô ito e agendamos a visita com o seu João. Mas eu estava com guia então não tenho telefone. Mas estando na cidade é fácil achar.
Infelizmente na China, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, isso ainda ocorre, embora a tortura seja de outros modos. E seja qual for a cor do sujeito, seja branco, pardo, negro, amarelo . Hoje em dia se faz até o tráfico de orgãos com as pessoas. E nesses lugares existem campos de trabalho forçado. Estilo os Gulags da antiga Urss. E se quisermos não cair nessa desgraça, vamos fugir daqueles que adoram uma bandeira vermelha com a foice e o martelo.
Só uma observação: Alguns escravos fugiam sim. Aqui na cidade de Contagem/MG Onde moro tem um lugar chamado Arturos, lugar fundado pelos escravos que fugiam das grandes fazendas e se refugiavam. Todos os anos no dia 13 de maio, saem dos Arturos os decendentes desses escravos com todo arsenal de tortura. Algemas, mordaças, enfim todo tipo de instrumento que os escravizavam. Eles saem pelas ruas de Contagem cantando um canto triste de cortar o coração. Sinceramente eu não consigo assistir toda essa encenação por mais de 5 minutos. É vergonhoso saber que humanos foram escravizados por monstros disfarçados de seres humanos. O canto é tão triste, as imagens são de arrepiar, tudo isso para que não morra as lembranças angustiantes que eles carregam na alma. Infelizmente apesar de ter havido a abolição da escravatura, ainda existe muito preconceito de cor. Sou prova viva disso. Por ser filha pai negro e mãe branca, já sofri preconceito por parte de um patrão que tive alguns anos atrás. É horrível ser humilhado (a) por simplesmente ter sangue negro correndo nas veias. Sangue esse que tenho orgulho de dizer que carrego.
Silvana, parabéns pelo comentário! Esses fazendeiros cruéis e desumanos torturavam os escravos e ainda tinham capelas dentro de suas terras para rezarem, grande hipocrisia. É vergonhoso e criminoso tudo que fizeram e ainda saíram impunes.
Esta fazenda tem a cara do Brasil: um lugar bonito e um povo sofrido. É uma enorme fazenda onde o administrador com seu conhecimento histórico enriquece a narrativa em quase uma hora de reportagem. Parabéns pelo trabalho.
O senhor como professor de História, consegui nos dizer se na época que construíram essa obra arquitetônica existia engenheiros e arquitetos para comandar os escravos naquela grande empreitada ? Magnífica essa contrução !!!
Os escravizados eram Reis..rainhas..pessoas altamente capacitadas.. Encerrou se a grande tribulação.. Aos escravizados o nosso respeito. Essa história ainda não terminou
Impressionante o conhecimento e a didática desse simpático e inteligente senhor.O respeito dele ao contar toda a triste história de tortura dos escravos.Dá uma dor no coraçao só de imaginar o sofrimento.A fazenda é belíssima!É uma pena tombarem como patrimônio histórico e não prestarem nenhum respaldo financeiro para manter tudo isso.Parabéns aos herdeiros que fazem o que podem para nao deixarem essa preciosidade se perder de vez.
Achei de uma sensibilidade ímpar, homenagear as pessoas que foram escravizadas, com um cômodo dedicado aos Orixás! Esse a fazenda presenciou cenas de muita tristeza, choro e maldades. Espero que todos os quase 2 mil escravizados, tenham encontrado paz após seus desencarnes. Espero que consigam restaurar essa antiguidade, faz parte da história e temos q preservar. Fico impressionada com a arquitetura de antigamente, tudo tão manual e grandioso. Amo ver coisas antigas!
O cômodo dedicado aos Orixás foi um jeito de "homenagear" os escravos pois milhares vieram da África e a religião é o candomblé e umbanda então Salve os Orixás pois estes guardavam os escravos nos seus momentos de sofrimento ! Axé 🙏🏼
Sim eu acho justo , preservar , pq tem um pessoal que fala , certas coisas , quer destruir estátua, acabar com a história, e assim no caso das fazendas , a conservação delas , é uma Homenagem, a esses escravos , amas de leite , todos , pq se as fazendas funcionavam davam lucro , às Sinhás , as Senhoras e senhores , viviam , no luxo , comiam , bebiam , tudo era serviço deles , o suor deles , plantavam , colhiam , os pinicos cheios , esfregavam , chão de joelhos, enfim , eram eles a máquina, motora de td , por isso tem q mostrar , tudo , assim mostra a vida deles , a história do Brasil 🇧🇷, e de cada região!
meu esse anfitrião, dá para ver que além de apaixonado pela história ele se indigna com o sofrimento dos escravos! Dá para ver que é um ser muito iluminado e com muito sentimentos! Deus abençoe sempre sua vida!🙏🙌🙏🙌🙏🙌
Visitei essa fazenda em novembro de 2017. E ela tem vários elementos histórico preservados. O que nos chocou foi a visita ao calabouço, as marcas das unhas nas paredes e no piso de pedra. Em determinado momento entrou um cachorro o animal começou a chorar, o ambiente tem uma vibração pesada. Em dezembro 2020 voltamos mas a fazenda já estava fechada para visitação. Além do descaso do IFHAN há disputa dos herdeiros. Que não são poucos.
3 года назад+315
eu acho interessante ver esses videos mas acho que estando lá deve ser um pouco triste um sentimento ruim sabendo que anos atrás irmãos sofriam tanto
Eu estive lá e senti uma sensação pesada onde judiavam dos escravos. Existem outras fazendas bonitas perto, vale a pena tirar um dia inteiro ora conhecer.
A história do Brasil em fazendas! Isso infelizmente tem que ser preservado, para que possa se contar a história, é que nunca mais ocorra as maldades e monstruosidades da escravidão!
Infelizmente tem que ser preservado? Eu dou graças a Deus por termos pessoas que ainda se empenham em preservar nossa história. Povo precisa aprender a separar, a escravidão foi ruim mas os escravos contribuiram para que hoje pudéssemos ver fazendas belíssimas como essa, em respeito ao trabalho deles isso tem que ser preservado.
Os donos dessas fazendas mereciam e deviam receber uma ajuda de custo para manterem essas fazendas , pois todos sabem que mesmo os fazendeiros tem altas despesas e dificuldades para mantê-las . Antigamente tinha mão de obra escrava, e que depois da abolição da escravidão se tinha mão-de-obra barata , e matéria prima também. Mas hoje é tudo muito caro. O governo estadual deveria custear as manutenções desses ambientes. Politicos recebem muita grana mesmo, tem que tirar o excesso que estes recebem para ajudar todo o Brasil !!! Isto é o certo a fazer !!!!!
Nos meus sessenta anos é o melhor documentário sobre a escravidão que já vi. Quero parabenizar o repórter e também a esse senhor tão gentil que com sabedoria nos explicou certinho tudo o que acontecia na fazenda. Parabéns e Deus os abençoe grandemente 🙏
Esse Sr Neto do dono que aliás não tinha escravos, ele comprou parte das terras, nos contou o neto. Portanto os escravos era da antiga fazenda e com a abolição acabou graças a Deus
O seu João conta a história da fazenda com tanto orgulho , com tanta emoção que me entristece vêr que com o tempo tudo isso pode acabar . A fazenda é tombada pelo patrimônio por isso se for reformar tem que ser exatamente igual como era antes . Fica caríssimo. 😞
Uma construção enorme,mas muito Triste! Como devia ser sofrida a vida dos nossos irmãos, essa eu não tenho nenhum interesse de conhecer pelo contrário essa Senzala deveria de ser Destruída 😢😔
Duas coisas impressionantes... a primeira a inteligência do homem à época para fazer construções magníficas que duram até hoje....segunda a maldade para com os escravos... como podiam ser tão mal ,sentir prazer em ver a dor do outro .
Escravidão aconteceu com vários povos... o ser humano é uma desgraça não viu a treta que está tendo com russia querendo dominar partes da Ucrânia complicado.
Assistindo toda e descrição mas meu coração chorando pelos escravos. Sendo eu de descendência negra. Ficaria feliz em ver tamanha beleza, mas a participação dos escravos me tirou totalmente a felicidade em saber de tudo isso. Por quê o ser humano era tão cruel com os negros?
Que fofo este senhor, ele sim entendia o valor do trabalho dos escravos e admiti que os escravos eram proibidos de entrar nas capelas e igrejas! Me admirei com sua indignação contra os escravos! Que ser humano maravilhoso! Deus abençoe sempre sua vida!🙏🙌🙏🙌🙏🙌
E muito triste isso , sou negra e bisneta d escrava , mesmo doendo e válido ,porque não se pode apagar , e só aprendemos se conhecermos a nossa própria história, e São João conta com respeito e amor ao passado, um passado sombrio . Mas que esta latente , nos dias de hoje ,infelizmente,e mais se vc quer ajudar a melhorar o nosso mundo , contribuía e não seja omissos e nem conivinetes,
Como disse seu João no começo da reportagem : depois que as fazendas foram tombadas pelo governo não pode mais ser reformada e nem o mato cortado.... infelizmente os governantes desde o início do século passado estão destruindo a história brasileira e sua cultura !!
Boa noite família fazendas antigas. Cada uma mais linda que a outra 😍 Interessante: Todas as fazendas tinham uma capela; Más Deus passava por longe do coração desses fazendeiros 😢
Quanta história! São quase 3 séculos! Muita fartura naquela época! Hoje, impossível manter uma fazenda desse porte, digo a construção como um todo! Espero que consigam verba para preservá-la! A história tem que ser preservada, mesmo que dolorosa, até para que nada mais se repita! E também para que possamos tirar ensinamentos!!! Temos também que guardar as técnicas de construção e tudo mais! Parabéns pelo video!!!
Esse senhor é muito corajoso de morar nessa fazenda e assumir o posto de guardião histórico. Imagina viver em um local com masmorra, instrumentos de tortura e senzala preservada. As energias devem ser pesadíssimas. A tarefa de preservar esse passado para estudo e conscientização das pessoas não é fácil!
Será que o sangue deixado , serve pra teste de DNA? Gostaria de saber se algum parente meu passou por lá, porque o que eu tenho sofrido na s mãos de patroas que me faziam de escrava, AFF. Ou elas deveriam ter herdado as maldades dos fazendeiros.
Lindo ,este senhor merecia q está fazenda fosse toda restaurada ,da pra ver o quanto ele da valor a tudo as portas ,cada detalhe ... é uma pena não ter um direito de restaurar.
Um tesouro nacional ! quanta riqueza em detalhes, merece uma restauração. Nossa história triste e emocionante. Gratidão por eternizar essa fazenda em forma de vídeo, imagino as gerações futuras vendo.
Irão vomitar, de tanto nojo Por saber que foi palco de escravidão e criadouro de escravos, nasciam e eram vendidos, para outros ricos da época. Se expremer essas pedras, sai sangue aí.
@@Alcilenevieira nem liga, essa tal Rose destilou veneno em.todos os comentários aqui... começou pelo meu lá cima, fui olhar e lá estava amarga em todos os comentários. Coitada.
3 года назад+58
🙋 Vejo esses vídeos todos e quando acabo vejo de novo, de novo e de novo. Ainda não sei explicar mas eu me sinto presente em boa parte desses lugares maravilhosos!! É como se eu tivesse vivido um pouco em cada canto em uma época mágica onde eu era MUITO feliz e sabia. Alguém por aqui acredita em vidas passadas? 🙏🙏🙏
@@elianearaujo2573 mas é isso que eu to questionando, são ANOS de sofrimento. Quem disse que foi uma época mágica foi o comentário ali de cima, leia antes de falar merda, moça...
Com certeza. Me dói até o fundo da alma ouvir uma história dessas. Os coitados dos escravos parece que eram tidos como bicho. Se existir o juízo final; que Deus tenha misericórdia dos senhores donos de escravos.
Nada de anormal, certamente um escravagista nos dias de hoje seria um bolsonarista. Em plena pandemia 1 mil mortos por dia, 400 mil mortos em dois anos de pandemia e a turma bolsonarista se aglomerando na paulista; falta pouco para se a semelharem a radicais islâmicos.
@@silvanamatias4375 Tendo a concordar com isso. Porque a Bíblia diz que negar ao trabalhador a remuneração por seu trabalho é um pecado que clama aos céus por vingança. Nesse sentido, é muito difícil pensar na possibilidade de pessoas assim terem ido pro céu. Um purgatóriozinho, no mínimo, vai ser necessário a essas pessoas. Que Deus tenha misericórdia, porque normalmente isso dá inferno mesmo. Muita gente rica fazia benfeitorias aos escravos, recusava-se a castigá-los, chegava a educar algumas crianças nas artes (como o padrinho de Cruz & Sousa). Essas pessoas, eu creio que podem ter tido um final diferente.
Sempre fui apaixonada por essa fazenda desde a novela Terra Nostra .Sempre pesquisei sobre ela , porém esse vídeo foi a matéria mais completa que já assisti ,mostrando bem todas as partes.Pude perceber que esse senhor tem um amor muito grande por essa fazenda .Um dia quero conhecê-la pessoalmente. Obrigada ao canal por nos trazer excelentes conteúdos. Parabéns 👏
@@silvanamatias4375 Da parte da masmorra não gosto.Porém não deixo de achar a fazenda linda. Até porque toda beleza dela é mérito dos escravos que sofreram tanto para construi-lá .Me compadeco do sofrimento deles e não concordo de maneira alguma com a forma com que eram tratados.
@@elaineignaciojardim4028 você tem razão. Toda a fazenda é linda. A história contada por esse senhor com tanto amor nos apaixona também. Ele fala com muita riqueza de detalhes cada canto dessa fazenda. A cidade tem uma riqueza histórica e material inestimável.
São as histórias do nosso querido e imenso Brasil. Cheios de histórias da época colonial mais que tem um lado triste e amargo a escravidão que infelizmente não nos deixa nem um pouco feliz. A Fazenda em si é linda e com muitas histórias. Eu visitaria ela como outras porque gosto sou fascinado em casarões antigos era dos barões do café, mais visitaria com uma tristeza imensa no coração pelas tantas vidas negras que ali morreram.
Um patrimônio tão lindo, uma maravilhosa e triste aula de história! Uma narrativa que nos prende do início ao fim. Parabéns ao narrador e ao entrevistador! Triste e ñ se saber até quando esse patrimônio conseguirá subsistir em condições tão adversas.
Olá Paulo Victor, você e o seu João deram um show com esta belíssima reportagem!! Estão de parabéns pela apresentação da fazenda e, história. O Brasil tem uma grande dívida, com os descendente dos povos escravizados...
A história mostra a humanidade. Os homens e suas crueldades, mas também a inteligência e a genialidade na arquitetura com recursos de sustentabilidade. Projeto maravilhoso desse canal.
Você não entendeu o que ela quis dizer,...ela não defendeu a escravidão, apenas fez uma referência á estrutura construída pelos escravos durar até hoje sem tecnologia e "ciência " .
@@melissecabral , sim , escravidão é desumano e foi uma das maiores atrocidades da humanidade. O que eu disse foi que, sem tecnologia pessoas foram capazes de construções engenhosas e hoje com tanta tecnologia, não fazem questão de fazer algo seguro e duradouro, fazem de qualquer forma, só pelo dinheiro e sem pensar na segurança. Eu fiz uma comparação em relação a capacidade humana.
Confesso que simpatizei pela explicação histórica e pelas palavras do senhor que apresentou a Fazenda porém não há como não imaginar quanto sofrimento existiu aí um lugar lindo mas de muita dor
Infelizmente na China, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, isso ainda ocorre, embora a tortura seja de outros modos. E seja qual for a cor do sujeito, seja branco, pardo, negro, amarelo . Hoje em dia se faz até o tráfico de orgãos com as pessoas. E nesses lugares existem campos de trabalho forçado. Estilo os Gulags da antiga Urss. E se quisermos não cair nessa desgraça, vamos fugir daqueles que adoram uma bandeira vermelha com a foice e o martelo.
Assistindo, fui envolvido pela apresentação e já ia me esquecendo de clicar no gostei, quando vejo o proprietário usando a máscara; já cliquei o meu "gostei". Daí, vi o escudo do grande tricolor! Aí, não tem como deixar de gostar. Show!!! Eu conhecida a história desta Fazenda. Há poucos dias comentava sobre ela e sua peculiar arquitetura de 365 janelas. Aqui, na Polônia, existem muitas Dworek, com palácios antigos e muitos na mesma situação: esperando um investidor para salvá-las. Parabéns pelo trabalho.
Linda fazenda! E o administrador ,nossa que competência e precisão vem mostrar e narrar tudo tão bem, parabéns. Agora , sofrimento teve demais, porém ainda os de Salvador ,são Félix nossa muito sofrimento
Caramba, que documentário maravilhoso!!! Consegue mostrar bem o contraste que envolve a fazenda. Se por um lado existe a beleza da construção antiga, cada detalhe, a tecnologia usada na época, a forma robusta, mas duradoura da fazenda, por outro lado, é inevitável não pensar no preço que foi necessário pra construir tudo isso: a liberdade e o sofrimento. Parabéns pelo vídeo.
Um dia apareceu um dos seus vídeos na tela. Resolvi assistir. Gostei tanto que tenho assistido sempre que posso. Parabéns pelo trabalho! Assisti um vídeo de outras pessoas que também visitam propriedades históricas, mas você cativou minha atenção pela forma como realiza os vídeos. Quanta história que precisa ser conhecida pelos brasileiros. Obrigada por nos dar a oportunidade de conhecer! Parece que estou lá no lugar. Maravilha!
Cara que vídeo fantástico. Achei aleatoriamente ele aqui no RUclips , olhe 49 minutos ja logo pensei muito grande mas quando comecei a assistir o tempo passo e nem vi ... realmente uma história fantástica com um trabalho perfeito. Pena que na época existia a escravidão e os artistas construtores desta fazenda sofriam muito . Parabéns pelo trabalho de mostrar um pouco da história do nosso país.
E por k antigamente tinha muitos aproveitador dos suor dos povo sofrido e tá bei por k deus é muito justo Ista acabando k deus leva au xamã o pelos poder di deus olha seior só ar un deus seiora a amai de Jesus deus é justo e só sofrimento dos ingratos seior das rida dis una e o purgatório a outra é o hífen rino
Era una prisão k os incra vos vivia era obrigado au só ferimentos deus ajuda i todas a umas k sofreu aí mesmo k conseguir as sua a Judá para reformas vai tudo au há mão deveria ter centímetro dos só ferimentos dos inscrevo propa de covardia
Vai tudo po hiferno os patrão era o biabo podi ter certeza todos seior Ista tudo no hiferno fosi eu teria vergonha de mostrar estas lebrasa de sofrimentos eles era medrosos i muito cova dis kkkkkkjkkkkj Eni veta una diagrasa desidas estas a umas Ista todas no céu a gora seus ceior Ista tudo no hiferno propa de canetas oridinarios
Fújia por k vivia sofredo aí vivia presos debaixo de suras i muito derramamento de saigi propa de cova dis
3 года назад+42
Só quem já veio aqui nesse vídeo em específio mais de uma vez deixa um like e comenta pesado. Quando o vídeo/tour é longo é sinal de paixão pelo conteúdo na certa!! Rsss :) Em um mundo em que as pessoas adiantam a maioria dos vídeos a 2.0 fazer com que pessoas consigam arrumar tempo que e o seu ativo mais importante nos dias atuais e se não bastasse chegar ao ponto de reduzir a velocidade tipo 0.8 para ficar MEGA ligado e não perdar NADA é coisa de louco, isso é a junção do conteúdo raro (de qualidade) ultrapassando fronteiras e indo de encontro aos apaixonados por relíquias/histórias antigas. É como viver um sonho maravilhoso ainda que por enquanto estejamos assistindo só de casa! #deusexiste
Que maravilha receber seu comentário e seu elogio, isso nos motiva e incentiva a buscar fazendas para pessoas como você que amam o conteúdo de fazendas antigas assim como eu…um grande abraço amigo!!
Impressionante a história da Fazenda Santa Clara. Ao mesmo tempo que a fazenda é linda, tem também um passado tão feio e triste. E gostaria de parabenizar ao proprietário João Bosco por abrir as portas e mostrar tão bem os detalhes.
Sr. João, obrigada por mostrar cada detalhe desse lugar e que os órgãos governamentais restaure URGENTE cada cantinho dessa fazenda. Por favor não deixem morrer esse patrimônio histórico. #fazenda37
Encantada com a fazenda antiga e com o entusiasmo em mostrá-la pelo Sr, João. PARABENS. Mas a tortura é uma desumanidade que nem conseguimos imaginar como pode ter sido usada contra seres humanos.Monstruoso
Só tem saudades dessas fazendas E deste tempo quem não trabalhava de sol a sol com enxadas foices serrotes trabalhava na lavoura e nas construções é de chorar de tristeza Por que tinha tanta comida mas não podia pegar para comer
É impressionante tudo isso...temos que rezarmos muito por essas almas que tanto sofreram ,e pedirmos perdão a elas e aos nossos antepassados por tudo isso...por isso que o Brasil não avança,foi muita violência com esses pobres seres humanos...Que DEUS tenha misericórdia pela expiações dos pecados do mundo.🙏
A ganância, o orgulho do ser humano é a grande descaracterização das virtudes. Gente que se acha melhor humilhando outra pessoa que tem o mesmo propósito de vida.
Visitei essa fazenda há uns 20 anos!!! É realmente impressionante!!! Ver essas marcas na parede e entrar nas senzalas é angustiante!!! Imaginar que tantos irmãos sofreram tanto nesse lugar! Parabéns pela luta pela conservação!!!
Quanta história! Que patrimônio riquíssimo! Isso não pode ser destruído. As escolas dos municípios vizinhos deveriam organizar excursões, levando os alunos para aprender a História do Brasil ao vivo! Que absurdo o descaso das autoridades locais!
Riquicimo patrimônio patrimônio construído com lágrimas gemido e sofrimento as escolas tem que contar histórias pras crianças pra elas ficarem orgulhosas e felizes com atitudes que trazem edificação pra vidas delas
Isso deveria ser muito bem preservado..... é incrível sua história. Achei lindo e triste. Mas Importante a conservação. Fazenda linda. Adorei obrigado pelo passeio.
Outros tempos né? A história evolui, mulheres eram queimadas como bruxas, para dar 1 exemplo. É assim... temos q aprender e evoluir mas jamais esquecer.
@@lucianamarques9292 Até hoje, mulheres, são queimadas, violentadas, são escravizadas nos aptos chique dos bacanas, assassinada pelos maridos namorados etc... Época onde mudou a "zensala" mas a casa grande continua a mesma. Escravidão nunca acabou no Brasil. Ver noticiários?? Viu o último caso, o da babá que se jogou para não ser agredida pela patroa "bacana".? E qtos outros casos né. "Mudou a casa grande, a senzala é a mesma!"
@@rosesousa4360 concordo, o mundo é.cruel, vemos as afegãs sendo chicoteadas nas ruas e as meninhas casando aos 11 anos com velhos asquerosos, eu disse que violência ñ existe? Eu disse q , podemos apagar a história e devemos aprender com ela, pena que a humanidade deu errado. O ser humano é ruim por natureza. E qto a Sra, saiba conversar e argumentar, atacar é fácil e ñ a torna muito melhor que os imbecis dos quais a Sra fala. Saiba interpretar o contexto em vez de tirar do contexto um comentário específico. Boa sorte, vai precisar. Aconselho oração, pé na grama, olhar para o céu para descarregar esse seu rancor. De nada pela dica.
Achei esses vídeos um máximo pois minha família minha bisavó tmb teve uma fazenda nesta proporção é faz isso nós entendermos quê apesar de tanto sofrimento escravo isso td São relíquias do nosso paiz
Parabéns pelos teus vídeos, todos resgatados nas histórias antigas, as curiosidades de séculos passados, a triste historia de vida dos escravos, as cruéis masmorras ,impressionante e triste. Adoro ver os casarões ,os janelões, seus móveis,.Parabéns pelos vídeos, pela qualidade das filmagens, pela narração ,curto todos.
Não se esqueçam que quem eram os construtores,fazedores dessas maravilhosas fazendas,quem metia a mão na massa para criar essas obras de arte,eram os escravos.
Essa é uma importantíssima parte da verdadeira História do Brasil que precisa ser preservada e divulgada a todos, principalmente aos mais jovens, nas escolas. Espero que o governo, através do IPHAN, dê mais atenção a preservação de construções patrimoniais como essa.
Os jovens tem que conhecer lugares e histórias de quem praticou atos bons eles vão é ficar tristes em ver a desumanidade do ser humano que exemplo bom essa fazenda deixou se cada canto não foi construído com amor é sim com dor
Que pecado!!! Uma reconstrução.. um apoio.. o Governo deveria ajudar.. incentivar a nossa Hostoria! Isso é um Patrimônio!!!! Que esse Video chegue aos órgãos competentes.... que possamos manter as nossas raizes.. perpetuar nosso passado! Forte abraço das montanhas longínquas da Áustria
Belíssima Fazenda! Apesar do sofrimento dos escravos que foram os principais responsáveis por essa construção imponente, a história grita, é isso que acho riquíssimo, a história! A empolgação do responsável em explicar já incentiva. É a segunda passada minha no vídeo, apaixonante essas fazendas históricas!
@@silvanamatias4375 Não se apaga a história boas nem às histórias más. Se houve escravidão também é responsabilidade dos traficantes negros do litoral africano que vendiam seus próprios habitantes para os traficantes dos navios negreiros, tudo era pelo dinheiro e pela ganância.
@@joaocarlossoaresdossantos8288 tem que cair e na cabeça de quem inventou esse casarão pra escravizar e torturar os africanos patrimônio que foi construído de baixo de açoite e sangue pra mim e um patrimônio que teria que ser interrado com os fundadores desgraçados
@@MarceloLOTERIAS tenho certeza que jamais os escravos fariam um patrimônio pra serem lembrados dessa forma mas qual a verdadeira intensão de querer deixar de pé uma obra onde oque predomina e a parte do sofrimento as futuras gerações tem que ter bom exemplo
Parabéns por estes vídeos que os vejo todos com muito agrado. Em criança conheci histórias de uma fazenda chamada Santa Helena em Minas Gerais. Havia escravos e havia um capataz que lidava com eles . Foram histórias tristes que ouvi em criança 👶🏻. Nesta fazenda nasceu a minha mãe em 1904 e três irmãos mais velhos, nascidos nas décadas de 1880 e 189. Os meus avós saíram do Brasil 🇧🇷 em 1907
Desconheço o ano em que os meus avós chegaram ao Brasil. Reza a história, que casaram e emigraram para o Brasil 🇧🇷 e regressaram quando a minha mãe tinha três anos. Os meus avós tinham café e cacao. Um tio foi alimentado em bebé por uma jovem escrava por a minha avó 👵 estar doente. Foi num boa ama e cuidou do meu tio até aos nove anos , até regressar a Portugal 🇵🇹
Gente viajei! Eu ja fui nesta fazenda...amei o passeio. Gratidão! Que Deus na sua infinita misericórdia salve as almas desses escravos e de seus donos. Muita beleza arquitetônica👏
@@maralucia5545 Nem eu, detesto terror! Que essa triste página da história do nosso país leve à reflexão essas tantas pessoas que ainda nos dias de hoje cultuam esse absurdo de idéias escravagistas!
fiquei quase uma hora assistindo e nem percebi ! Seu João ta de parabéns e a família por preservar esse patrimônio que deve realmente mesmo ser muito caro para manter
Quanta beleza desse Brasil e uma pena que poucos conhecem vamos preservar o que é nosso esse lugar deve ser mostrado para o país inteiro lindo demais .
Já estive lá na Fazenda Sta. Clara 2 vezes e realmente assisti uma história maravilhosa!!! Realmente a parte dos escravos é muito triste, mas foi uma realidade. As explicações do Sr João foi espetacular. Infelizmente as guias das vezes anteriores deixou a desejar. Vou voltar pois a cachaça que deguste está ótima.
Esse velhinho é um homem incrível muito sensível, inteligente da para notar que respeita a história, gostei muitooo dele❤❤❤pena que o Brasil não preserva, não valoriza sua própria cultura e história.
Bem vinda ai início da humanidade. Escravidão não é algo peculiar apenas do Brasil. O mundo adotou a Escravidão e no Brasil foi colocado fim graças a nossa princesa Isabel. História é isso, acertos e tropeços.
@@marianaamaral6152 Precisa entender o que foi a escravidão no Brasil. Nem de muito longe, a sociedade vive a àqueles moldes. Os direitos trabalhistas,salário, 13,férias remuneradas e finais de semana de descanso e remunerado ,vale alimentação, vale transporte e algumas empresas oferecem planos de saúde. Não vivemos como nossos antepassados. Vc pode teser críticas com relação a tudo que foi alencado acima. Igualar não..
@@monicaperonico231 Obrigada pela aula de história...pode deixar que eu vou tomar mais cuidado ao TECER outro comentário crítico. Só tenho mais uma pergunta: vc já pediu um Ubër ou Ifood?
@@marianaamaral6152 Não utilizo uber, mas alimentos sim. E se de alguma forma, vai tentar utilizar isso pra fazer uma ponte com trabalho "escravo ",te digo que, é esse trabalho que tem levado sustento a muitas famílias. Ainda acredito que é necessário, uma regulamentação. Mas, eu tiro meu chapéu pra quem tem coragem de ir pra luta atrás de seus sustento.
Fazenda linda! Deveria ser preservada por ser um pedaço da (triste) história do Brasil, ser contada ,lembrada ,pra nunca mais ser repetida .Essa maldade que não dá pra compreender ; o ser humano tratando seu semelhante como se fosse uma besta fera! Triste demais!😭😔
Que lindeza, uma jóia rara, conta a história da vida cotidiana de uma época, controversa, porém era assim. O crime é não preservar este testemunho. Os órgãos encarregados da preservação da nossa história precisam restaurar está fazenda, catalogar o mobiliário e outros objetos existentes, não importa se posteriormente vai ser muito ou pouco visitado, importa preservar o que é nosso, nossa história feita de senhores, escravos, feitores, essa gente construiu o país.
Muito bom o video. Amo fazendas antigas e História do Brasil, Tem q/ ser preservada, sem dúvida. É muito linda,, porém muito triste; o sofrimento dos irmãos escravizados q/ muito contribuiram p/ o desenvolvimento do nosso país e a fortuna de muitas famílias. Parabéns e sucesso.Namastê!
Você já conhece nosso outro canal??
INSCREVAM-SE NO NOSSO OUTRO CANAL PESSOAL, LINK ABAIXO:
@UCKzaed5NgI68YryXaAe9gzQ
Boa noite, essa fazenda é um verdadeiro patrímonio de grande luxo, parabéns👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@romildafonseca5274 que qqqq.
@@romildafonseca5274 .
Oi
Aaa
Eu conheci essa fazendo pessoalmente. O dono, seu João que herdou, mantém a muito custo, porque é caro e não pode ser reformado de qualquer jeito. Ele é uma simpatia, recebe a gente muito bem, nos serviu um café maravilhoso e nos contou a história da fazenda que foi construída em cima de muita dor.
Caroline boa tarde
Tudo bem?
Vc saberia me dizer como faz pra ir fazer uma visita na fazenda
Construída em cima de muita dor dos escravos.
@@claudialica5467 a fazenda fica em Santa Rita de Jacutinga. Eu fiquei hospedada na cidade no sítio sô ito e agendamos a visita com o seu João. Mas eu estava com guia então não tenho telefone. Mas estando na cidade é fácil achar.
@@joaquim1380 sem cometários!!!
Infelizmente na China, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, isso ainda ocorre, embora a tortura seja de outros modos. E seja qual for a cor do sujeito, seja branco, pardo, negro, amarelo . Hoje em dia se faz até o tráfico de orgãos com as pessoas. E nesses lugares existem campos de trabalho forçado. Estilo os Gulags da antiga Urss.
E se quisermos não cair nessa desgraça, vamos fugir daqueles que adoram uma bandeira vermelha com a foice e o martelo.
Só uma observação:
Alguns escravos fugiam sim.
Aqui na cidade de Contagem/MG
Onde moro tem um lugar chamado Arturos, lugar fundado pelos escravos que fugiam das grandes fazendas e se refugiavam.
Todos os anos no dia 13 de maio, saem dos Arturos os decendentes desses escravos com todo arsenal de tortura.
Algemas, mordaças, enfim todo tipo de instrumento que os escravizavam.
Eles saem pelas ruas de Contagem cantando um canto triste de cortar o coração.
Sinceramente eu não consigo assistir toda essa encenação por mais de 5 minutos.
É vergonhoso saber que humanos foram escravizados por monstros disfarçados de seres humanos.
O canto é tão triste, as imagens são de arrepiar, tudo isso para que não morra as lembranças angustiantes que eles carregam na alma.
Infelizmente apesar de ter havido a abolição da escravatura, ainda existe muito preconceito de cor.
Sou prova viva disso.
Por ser filha pai negro e mãe branca, já sofri preconceito por parte de um patrão que tive alguns anos atrás.
É horrível ser humilhado (a) por simplesmente ter sangue negro correndo nas veias.
Sangue esse que tenho orgulho de dizer que carrego.
Que triste....que triste... obrigada pela sua contribuição
Ainda dizem que a escravidão não foi tão ruim assim... triste!
Não é importante ter capela nó casarão ó segredo e Jesus no coração 💓
Sil, querida valeu seu comentário, assim somos e assim seremos ate que a humanidade ckmpreenda a importância do respeito e igualdade entre os povos!
Silvana, parabéns pelo comentário! Esses fazendeiros cruéis e desumanos torturavam os escravos e ainda tinham capelas dentro de suas terras para rezarem, grande hipocrisia. É vergonhoso e criminoso tudo que fizeram e ainda saíram impunes.
Gostei muito desse senhor que mostrou a fazenda. Ele é bem detalhista e ama.o lugar. Merece ajuda
Merece mesmo!! É perceptível o amor pelo lugar e a vontade de reformar a fazenda.
Esta fazenda tem a cara do Brasil: um lugar bonito e um povo sofrido. É uma enorme fazenda onde o administrador com seu conhecimento histórico enriquece a narrativa em quase uma hora de reportagem. Parabéns pelo trabalho.
🙏👍
Ficar famoso o conhecido as custas dos outros é moleza fazer um Casarão desse sem pagar nada com a mão de obra de graça é muito fácil
@@josekombi1969 concordo covardia eu teria vergonha pena que esse velho tá morto
2800 escravos. Quantos troncos será que tinha?
@@silvanamatias4375 De qual "velho" vc fala? Do que construiu a fazenda com mão de obra escrava ou do avô desse simpático senhor?
Vendo isso eu penso como tudo passa nessa vida... Nada é pra sempre nem o luxo nem o sofrimento
Verdade, amiga q tristeza em pensar q em toda essa belezura de fazenda existe suor é lágrimas de nossos irmãos escravos 😪😔😔
Louvado seja Deus que aqui neste mundo tudo é passageiro
A minha duvida é que o luxo acaba, mas o sofrimento ecoa na eternidade.
Meu finado pai falava ; quem apanha não esquece,,nem o tempo amenizará isso, sempre será uma mancha na história irreparável 😔
Que tristeza, muita dor em ver essas pedras ao meu ver tem somente sangue😔💔
Sou professor de História, estou fascinado com esse patrimônio histórico.
O senhor como professor de História, consegui nos dizer se na época que construíram essa obra arquitetônica existia engenheiros e arquitetos para comandar os escravos naquela grande empreitada ?
Magnífica essa contrução !!!
Está fascinado professor psicopata gostaria de estar no lugar dos escravos logo logo você vai encontrar com os barões da fazenda no inferno 🔥🔥🔥
Patrimônio do horror
Os escravizados eram Reis..rainhas..pessoas altamente capacitadas..
Encerrou se a grande tribulação..
Aos escravizados o nosso respeito.
Essa história ainda não terminou
Impressionante o conhecimento e a didática desse simpático e inteligente senhor.O respeito dele ao contar toda a triste história de tortura dos escravos.Dá uma dor no coraçao só de imaginar o sofrimento.A fazenda é belíssima!É uma pena tombarem como patrimônio histórico e não prestarem nenhum respaldo financeiro para manter tudo isso.Parabéns aos herdeiros que fazem o que podem para nao deixarem essa preciosidade se perder de vez.
Mandar tombar é fácil quero ver é ajudar a manter obrigando seguir as leis que criam!!
P⁰pplo0⁹ķ
@@joanap.b.l.1859 Sinceramente, eu acho que onde houve tanta tortura, tanto sofrimento, deveria ser é destruído.
Desculpe-me, mas ha muitas informações incorretas ou sem base no video apresentado.
Você não entendeu não. Ele fala dos escravos como se fossem animais, ou a sua hipocresia te cega? Ah, porfavor...
Achei de uma sensibilidade ímpar, homenagear as pessoas que foram escravizadas, com um cômodo dedicado aos Orixás! Esse a fazenda presenciou cenas de muita tristeza, choro e maldades. Espero que todos os quase 2 mil escravizados, tenham encontrado paz após seus desencarnes. Espero que consigam restaurar essa antiguidade, faz parte da história e temos q preservar. Fico impressionada com a arquitetura de antigamente, tudo tão manual e grandioso. Amo ver coisas antigas!
O cômodo dedicado aos Orixás foi um jeito de "homenagear" os escravos pois milhares vieram da África e a religião é o candomblé e umbanda então Salve os Orixás pois estes guardavam os escravos nos seus momentos de sofrimento ! Axé 🙏🏼
Sim eu acho justo , preservar , pq tem um pessoal que fala , certas coisas , quer destruir estátua, acabar com a história, e assim no caso das fazendas , a conservação delas , é uma Homenagem, a esses escravos , amas de leite , todos , pq se as fazendas funcionavam davam lucro , às Sinhás , as Senhoras e senhores , viviam , no luxo , comiam , bebiam , tudo era serviço deles , o suor deles , plantavam , colhiam , os pinicos cheios , esfregavam , chão de joelhos, enfim , eram eles a máquina, motora de td , por isso tem q mostrar , tudo , assim mostra a vida deles , a história do Brasil 🇧🇷, e de cada região!
meu esse anfitrião, dá para ver que além de apaixonado pela história ele se indigna com o sofrimento dos escravos!
Dá para ver que é um ser muito iluminado e com muito sentimentos!
Deus abençoe sempre sua vida!🙏🙌🙏🙌🙏🙌
Tenho 57 anos, acabei de assistir o melhor vídeo relacionado a escravidão, incrível, tudo exatamente da época e mais, intocado, parabéns.
Vdd
Idem, melhor fazenda preservada da epoca da escravidao
Kk
Este vídeo me mostrou a fazenda onde meu avô e meu pai conheceu muito. Principalmente o senhor João Honório.
ĺĺ
Visitei essa fazenda em novembro de 2017. E ela tem vários elementos histórico preservados. O que nos chocou foi a visita ao calabouço, as marcas das unhas nas paredes e no piso de pedra. Em determinado momento entrou um cachorro o animal começou a chorar, o ambiente tem uma vibração pesada. Em dezembro 2020 voltamos mas a fazenda já estava fechada para visitação. Além do descaso do IFHAN há disputa dos herdeiros. Que não são poucos.
eu acho interessante ver esses videos mas acho que estando lá deve ser um pouco triste um sentimento ruim sabendo que anos atrás irmãos sofriam tanto
As senzalas e masmorras trazem um sentimento muito forte do sofrimento dos escravos, muito triste!
Gente tem que cuidar de uma maravilha dessa e muito lindo não existe mais uma estrutura destas .vamos cuidar,se não acaba.
Eu estive lá e senti uma sensação pesada onde judiavam dos escravos. Existem outras fazendas bonitas perto, vale a pena tirar um dia inteiro ora conhecer.
Também concordo com você.
Eu tbm pensei como vc da um tristeza
Sentimento de muita dor
A história do Brasil em fazendas! Isso infelizmente tem que ser preservado, para que possa se contar a história, é que nunca mais ocorra as maldades e monstruosidades da escravidão!
Uma metade castelo outra metade Holocaust.
Bonito e triste
Infelizmente tem que ser preservado? Eu dou graças a Deus por termos pessoas que ainda se empenham em preservar nossa história. Povo precisa aprender a separar, a escravidão foi ruim mas os escravos contribuiram para que hoje pudéssemos ver fazendas belíssimas como essa, em respeito ao trabalho deles isso tem que ser preservado.
Os donos dessas fazendas mereciam e deviam receber uma ajuda de custo para manterem essas fazendas , pois todos sabem que mesmo os fazendeiros tem altas despesas e dificuldades para mantê-las . Antigamente tinha mão de obra escrava, e que depois da abolição da escravidão se tinha mão-de-obra barata , e matéria prima também. Mas hoje é tudo muito caro. O governo estadual deveria custear as manutenções desses ambientes. Politicos recebem muita grana mesmo, tem que tirar o excesso que estes recebem para ajudar todo o Brasil !!! Isto é o certo a fazer !!!!!
Agora sobre torturas, era assim em todo mundo. Dificil imaginar. Era o inferno na terra. Aff. Da náusea pensar nisso!!!
Nos meus sessenta anos é o melhor documentário sobre a escravidão que já vi. Quero parabenizar o repórter e também a esse senhor tão gentil que com sabedoria nos explicou certinho tudo o que acontecia na fazenda. Parabéns e Deus os abençoe grandemente 🙏
Esse Sr Neto do dono que aliás não tinha escravos, ele comprou parte das terras, nos contou o neto. Portanto os escravos era da antiga fazenda e com a abolição acabou graças a Deus
O seu João conta a história da fazenda com tanto orgulho , com tanta emoção que me entristece vêr que com o tempo tudo isso pode acabar . A fazenda é tombada pelo patrimônio por isso se for reformar tem que ser exatamente igual como era antes . Fica caríssimo. 😞
Uma construção enorme,mas muito Triste! Como devia ser sofrida a vida dos nossos irmãos, essa eu não tenho nenhum interesse de conhecer pelo contrário essa Senzala deveria de ser Destruída 😢😔
É uma história completa, mt triste os sofrimentos do escravos, Deus dê a eles o descanso e a paz. 🙏🙏🙏
Esse Jesus porco é pau oco da babilônia católica de Roma
@@irlabento9864 u6o
@@irlabento9864
Nossa! Como v. é ignorante, cruel e desmerecedora da Divina Bondade.
@@irlabento9864 Não, Irla. Jesus combatia o fundamentalismo religioso.
@@irlabento9864 desse jeito o inferno te espera
Duas coisas impressionantes... a primeira a inteligência do homem à época para fazer construções magníficas que duram até hoje....segunda a maldade para com os escravos... como podiam ser tão mal ,sentir prazer em ver a dor do outro .
P
Verdade, muito triste a maldade humana
Escravidão aconteceu com vários povos... o ser humano é uma desgraça não viu a treta que está tendo com russia querendo dominar partes da Ucrânia complicado.
Assistindo toda e descrição mas meu coração chorando pelos escravos. Sendo eu de descendência negra. Ficaria feliz em ver tamanha beleza, mas a participação dos escravos me tirou totalmente a felicidade em saber de tudo isso. Por quê o ser humano era tão cruel com os negros?
Estão pagando no inferno😈👊
Que fofo este senhor, ele sim entendia o valor do trabalho dos escravos e admiti que os escravos eram proibidos de entrar nas capelas e igrejas!
Me admirei com sua indignação contra os escravos!
Que ser humano maravilhoso!
Deus abençoe sempre sua vida!🙏🙌🙏🙌🙏🙌
A Fazenda é maravilhosa, e o guia fez a total diferença no vídeo. Quando se tem amor, tem!
E muito triste isso , sou negra e bisneta d escrava , mesmo doendo e válido ,porque não se pode apagar , e só aprendemos se conhecermos a nossa própria história, e São João conta com respeito e amor ao passado, um passado sombrio . Mas que esta latente , nos dias de hoje ,infelizmente,e mais se vc quer ajudar a melhorar o nosso mundo , contribuía e não seja omissos e nem conivinetes,
Muito linda essa fazenda,muita estoria pra contar.
Nossa impressionante!!! Poderia reformar e transformar em um Museu. Tem muita história nessa fazenda.
Como disse seu João no começo da reportagem : depois que as fazendas foram tombadas pelo governo não pode mais ser reformada e nem o mato cortado.... infelizmente os governantes desde o início do século passado estão destruindo a história brasileira e sua cultura !!
Boa noite família fazendas antigas.
Cada uma mais linda que a outra 😍
Interessante: Todas as fazendas tinham uma capela; Más Deus passava por longe do coração desses fazendeiros 😢
Não há mal que sempre dure, nem há bem que nunca acabe, como dizia minha avó...a vida é uma passagem. A história tem muito a nos ensinar.
Só o nosso rei yausha ramashya par libertar esses fazendeiro,
Tua vó tava falando de justiça quero tomar como ensinamento coisas que tragam edificação pra minha vida não quero saber dos feitos do satanás
@@silvanamatias4375 aq nesta terra verás os feitos de satanás o tempo todo, oq tem que fazer é não deixar eles entrarem no seu coração.
@@rosebress2600 enganoso é o coração do homem tem e que pedir misericórdia de Deus e não pecar
Roseli meu desejo é que acabe tudo e esses proprietários que vá pagar aluguel...... só desgraça como história!!!!!
Quanta história! São quase 3 séculos! Muita fartura naquela época! Hoje, impossível manter uma fazenda desse porte, digo a construção como um todo!
Espero que consigam verba para preservá-la! A história tem que ser preservada, mesmo que dolorosa, até para que nada mais se repita! E também para que possamos tirar ensinamentos!!! Temos também que guardar as técnicas de construção e tudo mais! Parabéns pelo video!!!
Esse senhor é muito corajoso de morar nessa fazenda e assumir o posto de guardião histórico. Imagina viver em um local com masmorra, instrumentos de tortura e senzala preservada. As energias devem ser pesadíssimas. A tarefa de preservar esse passado para estudo e conscientização das pessoas não é fácil!
Será que o sangue deixado , serve pra teste de DNA? Gostaria de saber se algum parente meu passou por lá, porque o que eu tenho sofrido na s mãos de patroas que me faziam de escrava, AFF. Ou elas deveriam ter herdado as maldades dos fazendeiros.
@@elizabetemartins9813 Não há dúvidas minha cara, vivemos o mesmo de forma diferente. Desejo muita força
Visitei essa fazenda com a turma da E.E.Ana Dantas Motta algumas professoras passamos o dia aí não deu pra visitar tudo
Lindo ,este senhor merecia q está fazenda fosse toda restaurada ,da pra ver o quanto ele da valor a tudo as portas ,cada detalhe ... é uma pena não ter um direito de restaurar.
O Estado só existe pra roubar e infernizar a vida das pessoas...
Verdade !
Um tesouro nacional ! quanta riqueza em detalhes, merece uma restauração. Nossa história triste e emocionante. Gratidão por eternizar essa fazenda em forma de vídeo, imagino as gerações futuras vendo.
Imprecionante!!!!
Irão vomitar, de tanto nojo
Por saber que foi palco de escravidão e criadouro de escravos, nasciam e eram vendidos, para outros ricos da época.
Se expremer essas pedras, sai sangue aí.
@@rosesousa4360 Não deixa de ser história, e sempre vai ter o lado triste e feliz. Para chegarmos até aqui muitas aguas rolaram.
@@rosesousa4360 kkkkk a amarga de novo, ñ tem.vida ñ? Vai rezar, precisa tomar um banho de sal grosso, que vida amarga a sua.
@@Alcilenevieira nem liga, essa tal Rose destilou veneno em.todos os comentários aqui... começou pelo meu lá cima, fui olhar e lá estava amarga em todos os comentários. Coitada.
🙋 Vejo esses vídeos todos e quando acabo vejo de novo, de novo e de novo. Ainda não sei explicar mas eu me sinto presente em boa parte desses lugares maravilhosos!! É como se eu tivesse vivido um pouco em cada canto em uma época mágica onde eu era MUITO feliz e sabia. Alguém por aqui acredita em vidas passadas? 🙏🙏🙏
Muito obrigado por nos acompanhar, pelo elogio, os lugares são fantásticos, também fico imaginando nesses lugares na época os casarões em atividade…
Eu também sinto a mesma coisa, que já vivi nesta época e que já estive nesses lugares
@@jufachetti VOCÊ deve não ser mesmo inteligente .época boa acorda mulher ..anos de sofrimentos paredes com sangue de escravos..ridicula
Faz uma regressão ,tem profissionais que fazem isso.
@@elianearaujo2573 mas é isso que eu to questionando, são ANOS de sofrimento. Quem disse que foi uma época mágica foi o comentário ali de cima, leia antes de falar merda, moça...
Fico imaginando eles carregando essas pedras.... Quantas lágrimas e sangue foram derramados aí...
Com certeza.
Me dói até o fundo da alma ouvir uma história dessas. Os coitados dos escravos parece que eram tidos como bicho.
Se existir o juízo final; que Deus tenha misericórdia dos senhores donos de escravos.
Não vai ter misericórdia já tão no fogo eterno onde tem pranto gemido e ranger de dentes
Nada de anormal, certamente um escravagista nos dias de hoje seria um bolsonarista. Em plena pandemia 1 mil mortos por dia, 400 mil mortos em dois anos de pandemia e a turma bolsonarista se aglomerando na paulista; falta pouco para se a semelharem a radicais islâmicos.
@@silvanamatias4375 Tendo a concordar com isso. Porque a Bíblia diz que negar ao trabalhador a remuneração por seu trabalho é um pecado que clama aos céus por vingança. Nesse sentido, é muito difícil pensar na possibilidade de pessoas assim terem ido pro céu. Um purgatóriozinho, no mínimo, vai ser necessário a essas pessoas. Que Deus tenha misericórdia, porque normalmente isso dá inferno mesmo.
Muita gente rica fazia benfeitorias aos escravos, recusava-se a castigá-los, chegava a educar algumas crianças nas artes (como o padrinho de Cruz & Sousa). Essas pessoas, eu creio que podem ter tido um final diferente.
@@dircegarcia8191 sem contar os estupros que era submetida as escravasinhas nem sem mesmo ter entrado na adolescência.
Sempre fui apaixonada por essa fazenda desde a novela Terra Nostra .Sempre pesquisei sobre ela , porém esse vídeo foi a matéria mais completa que já assisti ,mostrando bem todas as partes.Pude perceber que esse senhor tem um amor muito grande por essa fazenda .Um dia quero conhecê-la pessoalmente. Obrigada ao canal por nos trazer excelentes conteúdos. Parabéns 👏
Interessante saber que a novela foi gravada nessa fazenda.
Tu gostasse da parte da masmorra tbem
@@silvanamatias4375 Da parte da masmorra não gosto.Porém não deixo de achar a fazenda linda. Até porque toda beleza dela é mérito dos escravos que sofreram tanto para construi-lá .Me compadeco do sofrimento deles e não concordo de maneira alguma com a forma com que eram tratados.
@@elaineignaciojardim4028 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@elaineignaciojardim4028 você tem razão. Toda a fazenda é linda. A história contada por esse senhor com tanto amor nos apaixona também. Ele fala com muita riqueza de detalhes cada canto dessa fazenda.
A cidade tem uma riqueza histórica e material inestimável.
São as histórias do nosso querido e imenso Brasil.
Cheios de histórias da época colonial mais que tem um lado triste e amargo a escravidão que infelizmente não nos deixa nem um pouco feliz.
A Fazenda em si é linda e com muitas histórias.
Eu visitaria ela como outras porque gosto sou fascinado em casarões antigos era dos barões do café, mais visitaria com uma tristeza imensa no coração pelas tantas vidas negras que ali morreram.
Esses caras que se diziam donos de escravos, devem tá queimando no inferno até hoje. Bem feito deus é justo.
que linda essa fazenda apesar do horror da escravidão mas o patrimonio histórico é de grande valor...
Um patrimônio tão lindo, uma maravilhosa e triste aula de história! Uma narrativa que nos prende do início ao fim. Parabéns ao narrador e ao entrevistador! Triste e ñ se saber até quando esse patrimônio conseguirá subsistir em condições tão adversas.
Parabéns pra princesa Isabel..Que acabou com essa maldade de escravidão..no mas fazenda linda..Vale a pena ver.
Olá Paulo Victor, você e o seu João deram um show com esta belíssima reportagem!! Estão de parabéns pela apresentação da fazenda e, história.
O Brasil tem uma grande dívida, com os descendente dos povos escravizados...
Como pode o nosso país não cuidar desses patrimônios? É a nossa história se deteriorando... Tristeza!😥
O governo só se preocupa em desvio de dinheiro. Exemplos disso é oque não falta nos governos passados e atuais. Começando pelos presidentes, até hoje.
@Marcos Antonio no governo atual é só canonizar, 100% santo
Nesse momento se vê claramente que o Brasil é um país de TERCEIRO MUNDO !!!!! Aonde estão os critérios de arte os professores ???!!!!
@@iveterotava7896 ir@
.
P
LI
A história mostra a humanidade. Os homens e suas crueldades, mas também a inteligência e a genialidade na arquitetura com recursos de sustentabilidade. Projeto maravilhoso desse canal.
Antigamente construíam uma ponte de pedras onde passavam locomotivas. Hoje, com toda tecnologia, fazem uma ciclovia que desmorona.
Sem contar as.famosas obras suspensas , até hospitais , começa a construir e para , ficando tudo suspenso
Com toooda tecnologia e sem escravos para trabalhar exaustivamente, graças a Deus. Prefiro o mundo de hoje.
Você não entendeu o que ela quis dizer,...ela não defendeu a escravidão, apenas fez uma referência á estrutura construída pelos escravos durar até hoje sem tecnologia e "ciência " .
@@melissecabral , sim , escravidão é desumano e foi uma das maiores atrocidades da humanidade. O que eu disse foi que, sem tecnologia pessoas foram capazes de construções engenhosas e hoje com tanta tecnologia, não fazem questão de fazer algo seguro e duradouro, fazem de qualquer forma, só pelo dinheiro e sem pensar na segurança. Eu fiz uma comparação em relação a capacidade humana.
@@sarah50204 E verdade vai tudo pro chão 🤠 e.muitas vezes com vítimas , indenização os engenheiros são investigado e vai longe
Confesso que simpatizei pela explicação histórica e pelas palavras do senhor que apresentou a Fazenda porém não há como não imaginar quanto sofrimento existiu aí um lugar lindo mas de muita dor
Verdade concordo
Deve ter uma energia negativo
Infelizmente na China, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, isso ainda ocorre, embora a tortura seja de outros modos. E seja qual for a cor do sujeito, seja branco, pardo, negro, amarelo . Hoje em dia se faz até o tráfico de orgãos com as pessoas. E nesses lugares existem campos de trabalho forçado. Estilo os Gulags da antiga Urss.
E se quisermos não cair nessa desgraça, vamos fugir daqueles que adoram uma bandeira vermelha com a foice e o martelo.
Assistindo, fui envolvido pela apresentação e já ia me esquecendo de clicar no gostei, quando vejo o proprietário usando a máscara; já cliquei o meu "gostei". Daí, vi o escudo do grande tricolor! Aí, não tem como deixar de gostar. Show!!!
Eu conhecida a história desta Fazenda. Há poucos dias comentava sobre ela e sua peculiar arquitetura de 365 janelas. Aqui, na Polônia, existem muitas Dworek, com palácios antigos e muitos na mesma situação: esperando um investidor para salvá-las. Parabéns pelo trabalho.
Linda fazenda! E o administrador ,nossa que competência e precisão vem mostrar e narrar tudo tão bem, parabéns. Agora , sofrimento teve demais, porém ainda os de Salvador ,são Félix nossa muito sofrimento
Caramba, que documentário maravilhoso!!! Consegue mostrar bem o contraste que envolve a fazenda. Se por um lado existe a beleza da construção antiga, cada detalhe, a tecnologia usada na época, a forma robusta, mas duradoura da fazenda, por outro lado, é inevitável não pensar no preço que foi necessário pra construir tudo isso: a liberdade e o sofrimento. Parabéns pelo vídeo.
Um dia apareceu um dos seus vídeos na tela. Resolvi assistir. Gostei tanto que tenho assistido sempre que posso. Parabéns pelo trabalho! Assisti um vídeo de outras pessoas que também visitam propriedades históricas, mas você cativou minha atenção pela forma como realiza os vídeos. Quanta história que precisa ser conhecida pelos brasileiros. Obrigada por nos dar a oportunidade de conhecer! Parece que estou lá no lugar. Maravilha!
Obrigado Iza pelas palavras!!!
Cara que vídeo fantástico. Achei aleatoriamente ele aqui no RUclips , olhe 49 minutos ja logo pensei muito grande mas quando comecei a assistir o tempo passo e nem vi ... realmente uma história fantástica com um trabalho perfeito. Pena que na época existia a escravidão e os artistas construtores desta fazenda sofriam muito . Parabéns pelo trabalho de mostrar um pouco da história do nosso país.
Só mesmo os escravos para terem feito tudo isso, debaixo de chibatadas e muito sofrimento.
É impossível ver tudo isso sem imaginar tanto sofrimento.
Sofrimento foi tanto q não acho nada belo. A custa de mto sangue dor e morte
E por k antigamente tinha muitos aproveitador dos suor dos povo sofrido e tá bei por k deus é muito justo Ista acabando k deus leva au xamã o pelos poder di deus olha seior só ar un deus seiora a amai de Jesus deus é justo e só sofrimento dos ingratos seior das rida dis una e o purgatório a outra é o hífen rino
Era una prisão k os incra vos vivia era obrigado au só ferimentos deus ajuda i todas a umas k sofreu aí mesmo k conseguir as sua a Judá para reformas vai tudo au há mão deveria ter centímetro dos só ferimentos dos inscrevo propa de covardia
Vai tudo po hiferno os patrão era o biabo podi ter certeza todos seior Ista tudo no hiferno fosi eu teria vergonha de mostrar estas lebrasa de sofrimentos eles era medrosos i muito cova dis kkkkkkjkkkkj Eni veta una diagrasa desidas estas a umas Ista todas no céu a gora seus ceior Ista tudo no hiferno propa de canetas oridinarios
Fújia por k vivia sofredo aí vivia presos debaixo de suras i muito derramamento de saigi propa de cova dis
Só quem já veio aqui nesse vídeo em específio mais de uma vez deixa um like e comenta pesado.
Quando o vídeo/tour é longo é sinal de paixão pelo conteúdo na certa!! Rsss :)
Em um mundo em que as pessoas adiantam a maioria dos vídeos a 2.0 fazer com que pessoas consigam arrumar tempo que e o seu ativo mais importante nos dias atuais e se não bastasse chegar ao ponto de reduzir a velocidade tipo 0.8 para ficar MEGA ligado e não perdar NADA é coisa de louco, isso é a junção do conteúdo raro (de qualidade) ultrapassando fronteiras e indo de encontro aos apaixonados por relíquias/histórias antigas. É como viver um sonho maravilhoso ainda que por enquanto estejamos assistindo só de casa! #deusexiste
Que maravilha receber seu comentário e seu elogio, isso nos motiva e incentiva a buscar fazendas para pessoas como você que amam o conteúdo de fazendas antigas assim como eu…um grande abraço amigo!!
Que maravilha!
Uma história para fazer um filme
Sucesso garantido
Impressionante a história da Fazenda Santa Clara. Ao mesmo tempo que a fazenda é linda, tem também um passado tão feio e triste. E gostaria de parabenizar ao proprietário João Bosco por abrir as portas e mostrar tão bem os detalhes.
1
Muito triste,muito sofrimento,muita dor,mas que no futuro se transformou em uma tenebrosa história.
Lembranças fiz primeira comunhão na capela da fazenda a sessenta e dois anos atrás
Sr. João, obrigada por mostrar cada detalhe desse lugar e que os órgãos governamentais restaure URGENTE cada cantinho dessa fazenda. Por favor não deixem morrer esse patrimônio histórico. #fazenda37
Tem que por e fogo derrubar tudo e não usar nem os tijolos só desgraça e sofrimento e isso que vai prevalecer o lado negro da história
Encantada com a fazenda antiga e com o entusiasmo em mostrá-la pelo Sr, João. PARABENS. Mas a tortura é uma desumanidade que nem conseguimos imaginar como pode
ter sido usada contra seres humanos.Monstruoso
Mesmo se fossem com animais essas torturas são monstruosidades.
Só tem saudades dessas fazendas E deste tempo quem não trabalhava de sol a sol com enxadas foices serrotes trabalhava na lavoura e nas construções é de chorar de tristeza Por que tinha tanta comida mas não podia pegar para comer
É impressionante tudo isso...temos que rezarmos muito por essas almas que tanto sofreram ,e pedirmos perdão a elas e aos nossos antepassados por tudo isso...por isso que o Brasil não avança,foi muita violência com esses pobres seres humanos...Que DEUS tenha misericórdia pela expiações dos pecados do mundo.🙏
E vrd
Verdade!
A ganância, o orgulho do ser humano é a grande descaracterização das virtudes. Gente que se acha melhor humilhando outra pessoa que tem o mesmo propósito de vida.
Visitei essa fazenda há uns 20 anos!!!
É realmente impressionante!!! Ver essas marcas na parede e entrar nas senzalas é angustiante!!! Imaginar que tantos irmãos sofreram tanto nesse lugar!
Parabéns pela luta pela conservação!!!
Quanta história! Que patrimônio riquíssimo! Isso não pode ser destruído. As escolas dos municípios vizinhos deveriam organizar excursões, levando os alunos para aprender a História do Brasil ao vivo! Que absurdo o descaso das autoridades locais!
História de desgraça com o ser humano tem que por e fogo
Riquicimo patrimônio patrimônio construído com lágrimas gemido e sofrimento as escolas tem que contar histórias pras crianças pra elas ficarem orgulhosas e felizes com atitudes que trazem edificação pra vidas delas
Patrimônio da desgraça kkk
@@jadisonm5841 Parabêns
@@silvanamatias4375 kkkkkkk
Isso deveria ser muito bem preservado..... é incrível sua história. Achei lindo e triste. Mas
Importante a conservação. Fazenda linda. Adorei obrigado pelo passeio.
Lindo e triste fica com a parte pior da história se alguém de tua parentela fosse maltratado ali tu teria outra opinião
Amei. Amo tudo sobre fazendas e escravos. Só me doi o coração saber q os escravos sofriam tanto e trabalhavam dado todos somos filhos de um só Deus
Estou impressionada com a história da fazenda.Uma volta ao passado tenebroso.
Que senhor simpático, muito triste história da fazenda, ela é linda, mas foi construída com muita dor!
Tadinhos eles terão recompensa quando o Senhor Jesus voltar para nós buscar 🙏
Gosto muito de fazendas morei muito tempo em uma é muito bom 🐴🐎🐮🐮🐮🐂🐂🐃🐄🐏🐑
Toda fazendo tinha capela , mas Deus passava longe , né 😢
verdade enrriqueciam com sangue nas mãos e bolsos! da uma tristeza só de pensar.
Outros tempos né? A história evolui, mulheres eram queimadas como bruxas, para dar 1 exemplo. É assim... temos q aprender e evoluir mas jamais esquecer.
@@lucianamarques9292 verdade já mas esquecer..
@@lucianamarques9292
Até hoje, mulheres, são queimadas, violentadas, são escravizadas nos aptos chique dos bacanas, assassinada pelos maridos namorados etc...
Época onde mudou a "zensala" mas a casa grande continua a mesma.
Escravidão nunca acabou no Brasil.
Ver noticiários??
Viu o último caso, o da babá que se jogou para não ser agredida pela patroa "bacana".?
E qtos outros casos né.
"Mudou a casa grande, a senzala é a mesma!"
@@rosesousa4360 concordo, o mundo é.cruel, vemos as afegãs sendo chicoteadas nas ruas e as meninhas casando aos 11 anos com velhos asquerosos, eu disse que violência ñ existe? Eu disse q , podemos apagar a história e devemos aprender com ela, pena que a humanidade deu errado. O ser humano é ruim por natureza. E qto a Sra, saiba conversar e argumentar, atacar é fácil e ñ a torna muito melhor que os imbecis dos quais a Sra fala. Saiba interpretar o contexto em vez de tirar do contexto um comentário específico. Boa sorte, vai precisar. Aconselho oração, pé na grama, olhar para o céu para descarregar esse seu rancor. De nada pela dica.
Achei esses vídeos um máximo pois minha família minha bisavó tmb teve uma fazenda nesta proporção é faz isso nós entendermos quê apesar de tanto sofrimento escravo isso td São relíquias do nosso paiz
Muito obrigado!!
Minas Gerais tem o maior número de fazendas antigas do Brasil, isso é uma relíquia de alto valor...
Parabéns pelos teus vídeos, todos resgatados nas histórias antigas, as curiosidades de séculos passados, a triste historia de vida dos escravos, as cruéis masmorras ,impressionante e triste. Adoro ver os casarões ,os janelões, seus móveis,.Parabéns pelos vídeos, pela qualidade das filmagens, pela narração ,curto todos.
O retrato do sofrimento ,quanta maldade nesse local ...que adiante tanta riqueza de detalhes ...e tanta pobreza com seu semelhante.
Não se esqueçam que quem eram os construtores,fazedores dessas maravilhosas fazendas,quem metia a mão na massa para criar essas obras de arte,eram os escravos.
Nossa gente,essa Fazenda é uma reliquia.
Essa é uma importantíssima parte da verdadeira História do Brasil que precisa ser preservada e divulgada a todos, principalmente aos mais jovens, nas escolas. Espero que o governo, através do IPHAN, dê mais atenção a preservação de construções patrimoniais como essa.
Os jovens tem que conhecer lugares e histórias de quem praticou atos bons eles vão é ficar tristes em ver a desumanidade do ser humano que exemplo bom essa fazenda deixou se cada canto não foi construído com amor é sim com dor
Vídeo excelente, e bem explicativo.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
essas coisas sao tristes mais sao coisas que nao se pode perder.esso es historia.
História me conta uma história boa então
Também quero ouvir uma história boa.
Vdd. Local riquíssimo em história.
UM CASARÃO IMPONENTE, MARCADO COM RIQUEZA, DOR, TRISTE, E MORTES. IMPRECIONANTE.
Este senhor é a alma daí SABE TUDOOOO.....👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷
Linda fazenda construída por nossos irmãos escravos quanto sofrimento mas com certeza hoje eles repousam nos braços de Deus
Que pecado!!! Uma reconstrução.. um apoio.. o Governo deveria ajudar.. incentivar a nossa Hostoria! Isso é um Patrimônio!!!! Que esse Video chegue aos órgãos competentes.... que possamos manter as nossas raizes.. perpetuar nosso passado! Forte abraço das montanhas longínquas da Áustria
Que legal saber que nos segue da Áustria!!! 😘Nosso objetivo é esse mesmo para que os patrimônios sejam restaurados e nossa história preservada!
Belíssima Fazenda!
Apesar do sofrimento dos escravos que foram os principais responsáveis por essa construção imponente, a história grita, é isso que acho riquíssimo, a história!
A empolgação do responsável em explicar já incentiva.
É a segunda passada minha no vídeo, apaixonante essas fazendas históricas!
Perdeu a beleza porque não existe beleza em sofrimento
@@silvanamatias4375 Não se apaga a história boas nem às histórias más. Se houve escravidão também é responsabilidade dos traficantes negros do litoral africano que vendiam seus próprios habitantes para os traficantes dos navios negreiros, tudo era pelo dinheiro e pela ganância.
Parabéns pelo vídeo! Realmente uma volta ao passado e uma verdadeira aula. 👏👏👏👏👏👏👏
É um patrimonio do Pais...é a historia da Patria Brasil! Reliquia .
A paixão que esse senhor fala da fazenda é admirável. Muito bom o conteúdo
Fiquei impressionado com o amor do seu João contando a história, parabéns.
Eu teria vergonha de ser até dona desta fazenda tem que deixar cair tudo
@@silvanamatias4375 Tem que cair na cabeça dos ignorantes que nem tu, não sabe o que é um patrimônio desses.
@@silvanamatias4375 É a história amiga, é preciso ter essas referências para que as futuras gerações nunca mais deixem que isso ocorra.
@@joaocarlossoaresdossantos8288 tem que cair e na cabeça de quem inventou esse casarão pra escravizar e torturar os africanos patrimônio que foi construído de baixo de açoite e sangue pra mim e um patrimônio que teria que ser interrado com os fundadores desgraçados
@@MarceloLOTERIAS tenho certeza que jamais os escravos fariam um patrimônio pra serem lembrados dessa forma mas qual a verdadeira intensão de querer deixar de pé uma obra onde oque predomina e a parte do sofrimento as futuras gerações tem que ter bom exemplo
Parabéns por estes vídeos que os vejo todos com muito agrado. Em criança conheci histórias de uma fazenda chamada Santa Helena em Minas Gerais. Havia escravos e havia um capataz que lidava com eles . Foram histórias tristes que ouvi em criança 👶🏻.
Nesta fazenda nasceu a minha mãe em 1904 e três irmãos mais velhos, nascidos nas décadas de 1880 e 189. Os meus avós saíram do Brasil 🇧🇷 em 1907
Desconheço o ano em que os meus avós chegaram ao Brasil. Reza a história, que casaram e emigraram para o Brasil 🇧🇷 e regressaram quando a minha mãe tinha três anos. Os meus avós tinham café e cacao. Um tio foi alimentado em bebé por uma jovem escrava por a minha avó 👵 estar doente. Foi num boa ama e cuidou do meu tio até aos nove anos , até regressar a Portugal 🇵🇹
Gente viajei!
Eu ja fui nesta fazenda...amei o passeio.
Gratidão!
Que Deus na sua infinita misericórdia salve as almas desses escravos e de seus donos.
Muita beleza arquitetônica👏
As dos escravos Deus vai salvar agora dos donos vai direto pro inferno
O capeta tá esquentando o garfo pra enfiar no cú desses malditos barões!
FICO IMAGINANDO QUANTOS SOFRIMENTOS DOS NOSSOS IRMÃOS ESCRAVOS 😔MUITO TRISTE 😔😔😔😔😔
Deveria ser um horror, graças a Deus hj não existe mais
Pensei mesma coisa. O Sr ai o tal neto falando numa naturalidade todo orgulhoso pelos feitos de seu avo e a senzala onde ficavam os escravos
Nem vou terminar de ver
@@suelypossas1418 Isto é porque ele ainda acha que pimenta nos olhos dos outros não arde!😭
@@maralucia5545 Nem eu, detesto terror! Que essa triste página da história do nosso país leve à reflexão essas tantas pessoas que ainda nos dias de hoje cultuam esse absurdo de idéias escravagistas!
fiquei quase uma hora assistindo e nem percebi ! Seu João ta de parabéns e a família por preservar esse patrimônio que deve realmente mesmo ser muito caro para manter
que história
Maravilhoso o vídeo ficou muito curto pra mim que fazenda linda meu Deus , infelizmente está se acabando .
Daí nunca mais vai ter histórias de sangue lágrimas e sofrimento
Verdade l8ndafazenda ,uma pena estar se acabando concordo ,muita história para ser perdida .
Muito. Linda. Obra. Muito. Linda. Pela. Epoca
Quanta beleza desse Brasil e uma pena que poucos conhecem vamos preservar o que é nosso esse lugar deve ser mostrado para o país inteiro lindo demais .
Já estive lá na Fazenda Sta. Clara 2 vezes e realmente assisti uma história maravilhosa!!! Realmente a parte dos escravos é muito triste, mas foi uma realidade. As explicações do Sr João foi espetacular. Infelizmente as guias das vezes anteriores deixou a desejar. Vou voltar pois a cachaça que deguste está ótima.
Esse velhinho é um homem incrível muito sensível, inteligente da para notar que respeita a história, gostei muitooo dele❤❤❤pena que o Brasil não preserva, não valoriza sua própria cultura e história.
Essa maravilha de Fazenda foi feita com suor, dor, sangue e descaso com seres humanos! Muito luxo para os Senhores e lixo para os pobres escravos!!
Bem vinda ai início da humanidade. Escravidão não é algo peculiar apenas do Brasil. O mundo adotou a Escravidão e no Brasil foi colocado fim graças a nossa princesa Isabel. História é isso, acertos e tropeços.
É assim até hoje. A escravidão só mudou a roupagem, infelizmente.
@@marianaamaral6152 Precisa entender o que foi a escravidão no Brasil. Nem de muito longe, a sociedade vive a àqueles moldes. Os direitos trabalhistas,salário, 13,férias remuneradas e finais de semana de descanso e remunerado ,vale alimentação, vale transporte e algumas empresas oferecem planos de saúde. Não vivemos como nossos antepassados. Vc pode teser críticas com relação a tudo que foi alencado acima. Igualar não..
@@monicaperonico231 Obrigada pela aula de história...pode deixar que eu vou tomar mais cuidado ao TECER outro comentário crítico. Só tenho mais uma pergunta: vc já pediu um Ubër ou Ifood?
@@marianaamaral6152 Não utilizo uber, mas alimentos sim. E se de alguma forma, vai tentar utilizar isso pra fazer uma ponte com trabalho "escravo ",te digo que, é esse trabalho que tem levado sustento a muitas famílias. Ainda acredito que é necessário, uma regulamentação. Mas, eu tiro meu chapéu pra quem tem coragem de ir pra luta atrás de seus sustento.
Povo que não conhece a sua história está fadado a repetí-la , não se esqueçam disso , por isso é importante a preservação .
A estoria do brasil é vergonhosa e sem honrra temos que olhar pro futuro pois nosso passado repito é vergonhoso
Parece que não aprenderam né, olha as eleições de 2018 e a burrice de agora
Empresários ricos de Minas Gerais, restarem essa fazenda.Faz parte da nossa história.
@@marcobriano5639história
LINDA !!!! deverá ser recuperado sim , sem duvida .
Fazenda linda! Deveria ser preservada por ser um pedaço da (triste) história do Brasil, ser contada ,lembrada ,pra nunca mais ser repetida .Essa maldade que não dá pra compreender ; o ser humano tratando seu semelhante como se fosse uma besta fera! Triste demais!😭😔
Uma das aulas de História do Brasil mais real que já vi fiquei impressionada.......sou professora de História
Que capela linda! Pintura linda no teto! 👍🙌
Que linda a capela ; para corações muitíssimos feios😢
Amei a reportagem fascinante, apesar de ser triste saber que um dia isso foi realidade. Vc, mostra muiti bem parabéns.
Que video sensacional, todo brasileiro inclusive os Mineiros deveriam ver essa entrevista. Baita aprendizagem!! Mais um inscrito!
Se todo brasileiro deveriam ver... Os mineiros já estão inclusos, né? Kkkkkkkk
@@felipealves8122 quanta tristeza meu Deus
Grande SR.Joao sempre na mesma modéstia e simplicidade de sempre ...
Minha cidade e suas histórias colônias e que não são poucas ...
Que lindeza, uma jóia rara, conta a história da vida cotidiana de uma época, controversa, porém era assim. O crime é não preservar este testemunho. Os órgãos encarregados da preservação da nossa história precisam restaurar está fazenda, catalogar o mobiliário e outros objetos existentes, não importa se posteriormente vai ser muito ou pouco visitado, importa preservar o que é nosso, nossa história feita de senhores, escravos, feitores, essa gente construiu o país.
Muito bom o video. Amo fazendas antigas e História do Brasil, Tem q/ ser preservada, sem dúvida. É muito linda,, porém muito triste; o sofrimento dos irmãos escravizados q/ muito contribuiram p/ o desenvolvimento do nosso país e a fortuna de muitas famílias. Parabéns e sucesso.Namastê!