Obrigada, através do seu vídeo pude solicitar sozinha o registro da minha marca, economizando por volta de 2 mil reais, continue ajudando aqueles que acreditam que um dia alcançarão patamares inimagináveis, parabéns! #gratidão.
Olá, Samara! É incrível saber te auxiliamos nessa jornada do registro de marca. 😁 Ficamos felizes por contribuir para o sucesso e crescimento do seu negócio. Nós acreditamos em você e estamos aqui para apoiá-la sempre! 🚀💙
@@adrianodasilvameireles329 paguei uma taxa de 50 reias para dar entrada no processo, meu processo foi aprovado e hoje paguei 298 reais, que vale pela licença por 10 anos.
Se você não encontrar um meio de multiplicar dinheiro, um dia acordará para perceber que o dinheiro que pensava ter acabou. O investimento é fundamental.
Excelente, registrei sozinha a marca de nossa loja a alguns anos atrás e tive muita dificuldade. hoje estou auxiliando uma amiga a fazer o registro dela, e simplesmente este vídeo é direto, simples de entender e leva a resultado. Parabéns
Olá Dalila, tudo bem? Podemos lhe ajudar com as dificuldades. Quais são as suas dúvidas, por favor? Mas, você também pode solicitar um atendimento via consultoria no Sebrae para lhe auxiliar através do telefone: 0800 570 0800. Até mais. 😉
Muito bom o vídeo, achei importante complementar em relação as classes que não foi abordado. É importante planejar os segmentos em que sua marca irá atuar à longo prazo para decidir em quantas classes você vai requerer registro, sim o registro é por classe e essa informação de quantidade de classes é definida na geração da GRU para que na etapa do requerimento possa detalhar as várias atividades dentro de cada classe, atualmente o sistema aceita apenas uma classe por GRU, mas está previsto que algum dia será possível gerar uma GRU multiclasse para facilitar o requerimento, entretanto continuarão sendo processados classe por classe, por isso você poderá ter o requerimento deferido em algumas classes e em outras ser indeferido. Exemplo do meu caso: Agência de Marketing Digital, as atividades de Marketing estão na classe 35, porém as atividades de criação de conteúdo, sites e hospedagem estão na classe 42, então eu preciso gerar e pagar 2 GRUs sendo uma para cada classe e iniciar dois requerimentos para escolher em cada um as atividades referentes a cada classe em que essa marca concorrerá para receber a concessão do registro. Agora digamos que eu queira economizar e registrar apenas na classe 35, outra pessoa poderá registrar a mesma marca com logo diferente ou sem logo na classe 42 e poderá ser aprovada porque são classes distintas, é por isso que é possível ver um mesmo nome registrado e ativo no mesmo período para proprietários diferentes, note que são registros em classes diferentes, por isso registrar a sua marca com mais de uma classe, se houver é claro, traz mais tranquilidade pelos próximos 10 anos. Você pode consultar a listagem do ano corrente em inglês e português em ordem de classe, as listas auxiliares e até um manual do usuário para isso em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/classificacao-marcas Clique no link da listagem desejada, irá abrir em PDF com as atividades, ou seja as subclasses que estarão no formulário de requerimento, tecle F3 ou toque na lupa e pesquise por palavra cada atividade e vá anotando o número da classe, avance até a última ocorrência encontrada, quando acabar voltará para a primeira ocorrência na pesquisa, pesquise outra palavra repetindo o processo até esgotar as suas opções, organize o resultado, descarte as opções que não se alinham e pronto, vale também procurar por registros semelhantes e ver em que classes foram registradas ou tentaram, vale também ver o motivo das rejeições para não cometer o mesmo erro. Lembrando que está prevista uma atualização para 2023, e depende de quando você está lendo essa informação, talvez o link mude, mas é só procurar, como lá tem as versões anteriores acredito que devam manter a sequência. Mais informações em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/guia-basico Desculpem o texto longo, mas como informei no início é um complemento, espero ter ajudado. 👨🏫
Oi, ótima resposta! Mas no caso de gerar 2 GRUs, isso pode ser feito junto? um boleto atras do outro, pelo mesmo processo? ou é necessário esperar, registrar uma e depois a outra?
Ajudou bastante. Estou na mesma situação que você. Sou gestor de tráfego mas também faço landing pages e hospedo as páginas dos clientes. Aproveito para fazer outra pergunta. Meu logotipo tem o nome da marca e coloquei uma frase para identificar como "marketing digital' por exemplo. Isso faz parte do logo ou devo subir a imagem do logo sem essa frase?
@@crisxassuncao Olá Cristiane, desculpe a demora em responder, sua classe é a 40 "Confecção de prótese dentária [protético]" e "Protético [serviço técnico de odontologia]", espero que já tenha encontrado. Dica na sua pesquisa, procure por outros profissionais da sua área já registrados e veja o que eles colocaram.
Mandou bem nesse vídeo. Foi extremamente instrutivo. Conseguir fazer todo o processo, com uma pequena ressalva na atualização de algumas páginas do INPI, mas nada que um pouco mais de empenho não resolvesse. Estão de parabéns.
Parabéns pelo vídeo. Ele realmente foi muito bem elaborado, com explicações diretas que me permitiram fazer todo o processo de solicitação. Agora estou com dúvida sobre como fazer o acompanhamento. Vocês poderiam fazer um vídeo comentando exemplos de como consultar (por exemplo qual é o site, o que cada mensagem existente na revista do INPI significa, o que aconteceu caso o seu processo aparece em uma revista porém não aparece na próxima edição, e principalmente quando devemos agir (por exemplo, como saberei quando o INPI vai me questionar mais coisas, ou quando saber que o processo foi aprovado e o boleto está disponível para pagamento). Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. O Sebrae realmente tem ajudado muito com os seus vídeos.
Olá Francisco, tudo bem? Anotada sua sugestão. 👍 Enquanto o vídeo não vem, veja essa explicação dada a outra solicitação como a sua: A RPI - Revista da Propriedade Industrial é a forma que o INPI tem de se comunicar com quem faz solicitações. Ela é publicada toda terça-feira e ali saem todos os processos que tiveram andamento dentro do INPI. Todas as orientações são publicadas conforme número de processo. Se você acessar esse endereço - revistas.inpi.gov.br/rpi/ - pode verificar que a Revista está dividida em seções para ser acessada e há uma específica para Marcas, no formato pdf ou xml. É nessa publicação que você acompanha seu protocolo. Porém, você pode acessar o site do INPI com seu protocolo e acompanhar seu processo - www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas - nesse endereço, link Meus Pedidos. Até logo! 😉
Você também poderia contar com a consultoria de pessoas que realizam esse trabalho de acompanhamento para que você não precise se preocupar tanto, a Magnus é uma dessas empresas que apesar de pequena pode te dar todas as orientações e esclarecer suas dúvidas por um valor bem abaixo do cobrado normalmente por esse tipo de serviço.
Há 1 ano e meio atrás segui esse passo a passo e fiz minha solicitação. No dia 25/05/24 tive minha solicitação deferida. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Vídeo extraordinário,no entanto,confesso que possivelmente terei um pouco de dificuldades para fazer. Porém esse vídeo é muito bem explicado. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos Deus te abençoe.
Olá Juliano. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Estamos sempre trazendo conteúdos para facilitar a vida do empreendedor no mundo do negócios, qualquer dúvida é só chamar. 🚀 😁
Top demais esse vídeo. Em março de 2023 dei entrada no meu processo seguindo os passos deste vídeo, meu pedido acabou de ser deferido. Agradeço bastante.
Queria deixar registrado e agradecer fiz exatamente como no vídeo ano passado seguir os prazos e hoje tenho a marca registrada Obrigado Sebrae pelo conteúdo ❤
Christian, que demais saber que conseguimos te auxiliar em seu processo. Ficamos super felizes em saber. Saiba que pode contar com nosso apoio, sempre que precisar! Vamos juntos. 👊
DEPOIS DE PAGAR TENHO QUE ESPERAR PRA COLOCAR NO NOME DA MARCA E PROTOCOLAR, NAO ENTENDI ISSO, JA PAGUEI A GRU , TENHO QUE ESPERAR CAIR O PAGAMENTO PRA PROSSEGUIR ?
Como assim "caso a marca nao seja usada em até 5 anos" ? O que seria o uso ? Geração de NFs ? Faturamento e declaração na receita ? Não entendi como vão saber se estou usando minha marca para "coisas pequenas" ou não... Pode ajudar ? Ótimo vídeo, direto e sem enrolação. Obrigado :)
@@andresousa9797 se a pessoa ainda não está trabalhando com os produtos, (por exemplo as confeiteiras que eu vejo muito) A pessoa simplesmente pode registrar a marca sem ter começado a vender seus produtos?
Trabalho em um escritório contábil, e posso dizer com propriedade que infelizmente muitos terão seus processos negados por conta da rasas explicações nesse vídeo. O examinador do INPI quando julga uma pedido de registro, ele faz análises de escrita, ideológica fonética e visual, inclusive também qual a natureza da marca, apresentação da marca e outras coisas. O vídeo também não explica como classificar quais classes a marca se enquadra. Então antes de entrar em um processo de registro, saiba corretamente quais são as normas para conseguirem aprovação!. Fica a dica
Excelente explicação!!!!! tem empresa de "consultoria" cobrando mais de 2 mil reais para fazer esse registro. Assistindo apenas esse vídeo é possível registrar nossa marca de forma rápida e simples.
Ola, poderia explicar melhor a questão de "não usar a marca por 5 anos pode representar abandono" como assim? Pode detalhar melhor sobre isso? E outra questão. Tem algum video com o proximo passo sobre essa questão de primeiro decenio?
Oi, Andressa. Tudo bem? Sobre o abandono de marca seria no caso da não utilização da marca durante esse tempo. Para te auxiliar melhor sobre o primeiro decênio só acessar este link www.gov.br/inpi/pt-br
Você não pode registrar uma marca e "guardar na gaveta" você precisa comprovar o uso, a partir do quinto ano do seu registro qualquer pessoa pode apresentar um pedido de caducidade contra seu registro. E se isso acontecer você tem que comprovar o uso para não caducar o registro e você perder a exclusividade. Quando ao Decênio você tem que acompanhar o processo e quando houver a publicação pagar a taxa dentro do prazo correto. Lembrando que após a concessão você deve acompanhar para saber se não vão apresentar uma Nulidade Administrativa que é um pedido de anulação do seu registro.
@@kellyaraujo2036 muito obrigada pela ajuda! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Mais quando se refere em não estar usando a marca....eu tenho que ficar informando alguma coisa pro inpi? Como eles saberão se estou ou não usando a marca?
@@andresaoliveira584 se alguém apresentar um pedido de Caducidade isso vai ser publicado na RPI e você vai ter um prazo de 60 dias para se manifestar e apresentar provas que está utilizando a marca, se você não se manifestar seja porque não tomou conhecimento ou porque não conseguiu comprovar o INPI pode deferir o pedido de Caducidade da empresa e ela consegue o registro da marca. Esse acompanhamento quem deve fazer é você ou a empresa que você contratar pra lhe prestar assessoria.
Olá, grata pelas informações. Só fiquei com uma duvida, no sentido de como o INPI tem controle do uso da marca para que ela se perca ? Desde já agradeço.
Olá Thamires. A partir do momento que você recebe o registro de marca certificado pelo INPI você tem o direito sobre essa marca. O monitoramento sobre seu uso é uma responsabilidade da empresa que detém a marca. Se ela souber ou fora avisada que outra empresa está usando o nome/logomarca registrado, a empresa faz a denúncia. Verifica se ao nome está sendo usado nas mesmas classes em que foi registrado e entra com averiguação judicial para barrar o uso indevido. Não é o INPI quem fará esse procedimento, mas a empresa que detém o registro. Até mais.
@@monyagomes5026 A partir do momento que você recebe o registro de marca certificado pelo INPI você tem o direito sobre essa marca. O monitoramento sobre seu uso é uma responsabilidade da empresa que detém a marca. Se ela souber ou fora avisada que outra empresa está usando o nome/logomarca registrado, a empresa faz a denúncia. Verifica se ao nome está sendo usado nas mesmas classes em que foi registrado e entra com averiguação judicial para barrar o uso indevido. Não é o INPI quem fará esse procedimento, mas a empresa que detém o registro. Até logo. 👊
Olá ja registrei , agora está aguardando prazo de apresentação de oposição , qual é o próximo passo , seria bom um vídeo explicando esse segundo passo , agradeço
@Nando deixa te perguntar, voce fez algum pagamento alem do Recolhimento da uniao? Porque do nada me mandaram um email, do (INEPE) falando que eu deveria fazer esse pagamanto para seguir com os despachos seguintes. Estou apenas perguntando, pois é muito estranho. Eu tambem estou aguardando prazo de apresentação de oposição. Se puder responder eu ficarei grato. Obrigado
@@NANDONOGUEIRAH muito obrigado, fiquei bastante preocupado sobre, pois o vencimento do Boleto que me mandaram já iria vencer amanhã mesmo. E achei muito estranho, pois entraram em contato até por whatsapp falando ser do ENIPE, e que eu deveria fazer esse pagamento para dar procedimento a marca. Obrigada pela ajuda!!!!
Nando, você pode ler mais informações em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/guia-basico Fique monitorando o processo e lembre que a data de validade do processo prevalece sobre a data de vencimento da GRU, os prazos não são somados. Por exemplo: Suponha que o prazo de um processo que esteja ocorrendo vence em 10 dias, você emite a GRU e ela vem com vencimento para 15 dias, se você considerar + esses 5 dias aparentes da GRU o processo certamente será arquivado e terá que começar novamente, pague sempre dentro do prazo do processo.
Olá Fabio, tudo bem? É o valor que você paga para ter direito ao registro da marca solicitada por 10 anos. Ao final desses 10 anos você pode renovar o registro por novos períodos e continuar sob sua propriedade a marca. Até mais. 😉
Muito obrigado foi muito útil, se possível poderia esclarecer oque seria o uso da marca para que não seja considerado abandono após o registro. Sou mei e tenho o nome fantasia já caracteriza uso? Pôs oque trabalho não necessita divulgação.
Olá, Antonio! Tudo bem? 😊 O abandono da marca, significa que ela não foi usada por cinco anos, em materiais de divulgação, redes sociais, ou loja física, por exemplo. Qualquer dúvida estamos aqui. Até mais! 💙
Trabalho com marketing digital (Gestor de Tráfego) e criação e hospedagem de sites. Devo criar duas classes para pagar, certo? Aproveito para fazer outra pergunta. Meu logotipo tem o nome da marca e coloquei uma frase para identificar como "marketing digital' por exemplo. Isso faz parte do logo ou devo subir a imagem do logo sem essa frase?
Olá William, tudo bem? Se a frase faz parte da sua marca, suba com. Porém, se ela não faz parte da marca e é usada em formas específicas de comunicação ou em momentos pontuais de divulgação, não faça a inclusão. Lembre-se que você está fazendo o registro da marca, então, dos itens que a compõem. Até mais. 👊
Super obrigado pela ajuda. Acabo de protocolar. UMA SUGESTÃO: porque vocês não fazem um vídeo ensinando o processo de mudança de titularidade de marca no Inpi. Estou precisando fazer isso e não encontrei em lugar nenhum
Olá Losimar. O tempo de compensação pode ser, bem ampliado, de 10 dias. Se ainda não compensou, verifique com o banco no qual você fez o pagamento como está essa operação. Até logo. 👊
Olá! Fiz a solicitação deu tudo certo e só estou esperando a publicação na RPI. Mas já fazem 2 semanas e nada de publicarem. O q eu faço? Uso a minha marca ou aguardo?
No caso de MEI, por exemplo, a primeira GRU é a de abertura do pedido e custa 142,00. Quando seu pedido de registro for deferido na RPI aí você vai gerar a segunda GRU que é do primeiro decênio e esse custa 298,00.
Ótimo vídeo! Parabéns! 2 perguntas simples: 1 - Como saber se o pagamento da GRU já foi recebido pelo INPI? 2 - Se estou fazendo registro para terceiro, junto a procuração no mesmo local que anexa o pagamento da GRU?
Olá Gilberto, tudo bem? Pedimos que você aguarde ao menos três dias úteis para ter certeza que seu pagamento foi efetivado e recebido. Você pode verificar com o banco pelo qual fez o pagamento. Verifique se a documentação está de acordo com o que o INPI solicita em: manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/3%C2%B707_Orienta%C3%A7%C3%B5es_sobre_tipos_de_anexo - Sim, na abertura do processo você deve indicar que é outorgante de outra pessoa, ok?! Até logo! 😉
Ótimo vídeo! Fiquei com uma dúvida, no caso do cadastro ser feito na categoria "Pessoa Física", os dados devem ser preenchidos com o nome da pessoa e, apenas no momento de registrar a "Marca" em si, é que deve ser colocado o nome do negócio?
Vamos por partes, após a pesquisa para verificar se existe registro ativo na classe que você deseja, vem a primeira etapa de cadastro, nela é cadastrado o proprietário da marca no INPI, ali você deve escolher se o proprietário da marca será PF, MEI, PJ ... esse é o único momento em que se pede essa informação e o processo de cadastro do proprietário termina aqui. Depois vem a análise das classes e geração da GRU, lembre-se depois de gerada a GRU não pode mais alterar o proprietário nesse processo de registro, só fazendo uma transferência de propriedade, mas isso só depois que a marca for de fato registrada. Depois de ter o comprovante de pagamento é que o processo de requerimento começa, pois bem, nesse processo você vai informar os dados da marca que ficará vinculada ao proprietário informado na GRU. Se eu entendi a sua pergunta "o nome do negócio" se refere aos dados da marca, são dois cadastros (Proprietário e Marca). Se você quer ser a proprietária da marca, registre como PF ou MEI e ela será apenas sua por 10 anos, mas se você prefere que a marca seja da empresa, registre PJ e tenha ciência de que se você se desvincular da empresa por qualquer motivo marca fica com quem ficar com a empresa.
@@MarceloGTI2 Interessante seu esclarecimento sobre a escolha de propriedade da marca... Porém tenho uma dúvida! Sou Técnico de informática, tenho o CNPJ MEI, mas gostaria de registrar "Nome da marca e um Logotipo" mas de seguimento e produtos diferente do que atuo no momento, para futuramente alterar as atividades de prestador de serviços para indústria e de MEI para ME conforme meu crescimento... O que recomendaria, registrar como pessoa física seria melhor opção? Obrigado se puder responder.
Parabéns pela sua explicação mto boa mesmo talvez o melhor que já assisti, porém o site do INPI não ajuda misericórdia, tô tentando fazer meu registro de marca faz dias e sempre dá erro no fim lá onde anexa o PDF do comprovante de pagamento
Obrigada por seu comentário. Ficamos super felizes em saber que gostou da explicação! 😃 Com a questão do site, sugerimos que entre em contato com o Fale conosco do INPI aqui: 👉 faleconosco.inpi.gov.br/faleconosco/, assim o órgão poderá verificar melhor o que pode ser feito nesse caso. Conta com a gente, sempre! 🤝
Vídeo muito bem explicado, parabéns! Só fiquei com as seguintes dúvidas... Caso eu registre apenas um nome no início, depois de ter a identidade visual definida posso incluir a logo? Outra dúvida, enquanto o processo está em andamento, visto que demora em média 1 ano, eu posso utilizar a marca nas redes sociais? Obrigada
Não é possível alterar a natureza do pedido depois de protocolado, se você fizer o registro só do nome, e depois quiser proteger a identidade visual você precisa entrar com o pedido só pra logo. Ou você aguarda e faz o registro de ambos em um único pedido, ou você vai ter que requerer dois processos diferentes.
@@crisxassuncao a opção é marca mista, porém sua logo tem que está de acordo com as exigências do manual de marcas, outro ponto é que pesquisa de marca é diferente de análise técnica por exemplo, pesquisa de marca serve apenas para saber se tem um nome igual ao seu , análise técnica é pra avaliar o grau de risco de você sofrer uma Oposição por terceiros , qual a melhor classe e especificação do seu pedido , se a Gru mais adequada pra você é a " pré- aprovada" ou de "livre especificação" se você deverá registrar a marca em uma ou mais classes, tudo isso tem que ser avaliado antes de protocolar o pedido . Por exemplo no vídeo a " pesquisa " foi feita de forma exata, mas não foi feita pelo radical, prefixo, sufixo, tradução, inversão e fonética da marca e o INPI vai analisar esses pontos quando for deferir ou indeferir seu pedido.
esse negócio é demorado assim mesmo ??? conheço uma pessoa que registrou a um ano e NADICA DE NADA até agora. Puxa vida. Não tem um jeito de liberar em 90 dias não ? Não devia existir um troço desse mais não (esperar por um ano).
Trabalho com etiquetas personalizadas aqui no agreste de Pernambuco e o que tenho de clientes que perderam suas marcas por não fazer o registro não se conta nos dedos.
Olá, Gildene! Tudo bem? Temos um e-book de Viabilidade de Negócios que pode te ajudar. Confira aqui: sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/TO/Anexos/Viabilidade%20de%20Negócios.pdf. Se preferir, agende uma consultoria totalmente gratuita e online com um de nossos consultores, aqui: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/atendimentoonline. Conte com a gente na sua jornada! 🤩
Olá, Herminio! Tudo bem? Temos um artigo para te ajudar. Confira: www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/noticias/conheca-o-meus-pedidos-a-forma-mais-facil-de-acompanhar-processos-no-inpi Conte com a gente! 😁👊🏼
é um vídeo muito bom, parabéns!!! Gostaria de informar que é muito comum pessoas mal intencionadas poderão lhes enviar boleto por e-mail ou vão ligar cobrando valores não condizentes e sem vínculos com o INPI. Não caiam em golpes de empresas terceiras. Não paguem boletos pois o INPI não envia. tudo é realizado pelo site do INPI.
Olá Fernando, tudo bem? Sim, é preciso tomar cuidado. Agradecemos a sua colaboração e enfatizar a importância de cuidar com as comunicações falsas. 👊 Até mais. 😉
Olá, Bruno! 😁 Agora você deve continuar atento na Revista, pois, será apresentado o certificado de registro, com a data da publicação do ato. Muito sucesso! Estamos juntos. 💙
Olá! Excelente explicação! Fiquei apenas com uma dúvida: se registrar a marca como MEI e depois alterar para Microempresa, por exemplo, o registro vai junto ou preciso fazer o processo de registro novamente? Muito obrigado e parabéns pelo vídeo.
Olá, tudo bem? Sua empresa ao mudar de regime fiscal, saindo de MEI para Microempresa, terá o mesmo CNPJ. Assim, o registro de marca irá junto, permanecendo patrimônio da empresa. Conte com a gente! 😃
excelente !!! você também pode contratar um profissional devidamente qualificado, atuando como procurador, a quem vai ter a responsabilidade de acompanhar todo esse passo a passo por você!!
Aí vc vai pagar praticamente 2 mil pra uma empresa fazer esse serviço de registro de marca pra vc. Enquanto vc mesmo pode fazer. Sem precisar pagar uma fortuna pra empresa de registro de marca e patentes.
@@souzaqueiroz9358 mas as vezes você pode ter muita dor de cabeça com isso, pois pode ocorrer contestação ou exigência de mérito, por exemplo, e você fica sem saber o que fazer.
Olá Elaine, tudo bem? Acompanhe seu processo via Revista da Propriedade Industrial nesse endereço 👉 bit.ly/3HpLlrt. Sucesso no registro de sua marca. 💙
Olá, tudo bem? Esperamos que sim. 😉 A opção da natureza “coletiva” é quando essa marca representa um coletivo - como associação ou cooperativa. Não é o caso de uma barbearia, ao menos que ela seja um coletivo de profissionais, ok?! Até mais. 😉
Fiz o passo a passo, muito obrigado pela dica! Estou com muita dificuldade em fazer o acompanhamento, já paguei a GRU, mais não tô conseguindo fazer o acompanhamento
Olá Thamirys, tudo bem? O INPI não avisa sobre o recebimento do pagamento da GRU. Sugerimos que você dê três dias úteis após o pagamento e dê continuidade ao processo. Após abrir o processo você conseguirá fazer o acompanhamento. Até mais. 😉
Olá Cleibeson. Você está falando de uma patente de um produto? Se for esse o caso, o processo é diferente e mais complexo do que o registro de uma marca. No site do INPI você pode ler mais sobre o processo de registro de patente. Até mais. 😁
Olá Laís. Ficamos felizes que nosso conteúdo te ajudou de alguma forma. Continue acompanhando a gente por aqui, que sempre trazemos novidades. Até mais. 😉
E pode ter certeza que está um valor dentro da média. Um processo de registro de marca leva em média 09/12 meses para ser finalizado isso se não houver a necessidade de apresentar Oposições, Manifestação e Recurso. Se você dividir isso por mês vai dar em média R$125.00. Com todo respeito ao criador do vídeo vou pontuar alguns quesitos que não foi falado no vídeo mas que facilmente indefere um pedido. 1:47 Para verificar a viabilidade da marca é um procedimento muito mais detalhado só vou te dar um exemplo: Se você precisa Laís Confeitaria e não aparecer nada você pode considerar que seu nome tá disponível, mas você sabia que se tiver: Lays Confeitaria Laís Brigaderia Laís Cake , etc... Lais ( para o seguimento de confeitaria , padaria, ou outros seguimentos de produtos próximo ao seu produto ou serviço o INPI indefere o seu pedido ? Além da consulta por nome , por classe e por especificação pois o INPI analisa isso no momento da conclusão do pedido. 8:40 - Você não precisa aguardar tanto para protocolar o pedido de registo, pois no dia útil seguinte basta você protocolar o pedido com o comprovante de pagamento em anexo, sabe por que? Digamos que você fez a pesquisa hoje dia 13/05 e esperar 05 dias para protocolar, você corre o risco de alguém depositar essa marca primeiro que você, e a prioridade é de quem deposita primeiro independente de quando você fez a pesquisa. 9:30 Você sabia que a logomarca precisa obedecer critérios de acordo com a Manual de Marcas? Você sabia que ela não pode contar alguns elementos específicos? 12:37 - Faltou informar que depois de protocolado, o processo será publicado e o INPI vai abrir um prazo de 60 dias para que terceiros que se sintam prejudicados com seu pedido possam se Opôr , e se isso acontecer você precisa se manifestar de acordo com embasamentos da LPI.
Boa noite, por gentileza gostaria de saber como faço para registrar uma marca de uma Web Rádio, tenho dúvidas como fazer o passo a passo, obrigado Walter.
Olá Walter, tudo bem? O passo a passo é o mesmo. A marca pode ser sobre qualquer tipo de negócio. Assim, siga o passo a passo do vídeo e registre a marca da sua Web Rádio. Até logo! 😉
Olá Eduardo tudo bem? tem como você dá uma olhada na minha logo para ver se a mesma pode ser registrada? A logo é essa do canal. desde já te agradeço pela atenção.
Olá Priscila, tudo bem? Caso uma pessoa tenha feito registro da marca e tenha o direito sobre ela, mas, outra pessoa que também deseja ter essa marca para atuar sobre ela provar que a mesma não é utilizada, não há nenhum tipo de ação sobre ela ( divulgação, loja aberta, enfim, movimento que comprove o uso) o INPI pode indeferir esse registro por abandono de marca, ok?! Qualquer dúvida é só chamar a gente. Até logo. 😉
@@SebraePROficial se no caso eu estiver usando o nome da marca apenas no Instagram, por exemplo, e não tiver um estabelecimento aberto isso pode ser considerado abandono?
Vídeo de utilidade pública! Show! Porém fiquei na dúvida, tenho uma marca de perfumes, aí gostaria de registrar exemplo Igor Perfumes a palavra perfumes não poderia estar se não seria indeferido, não? Como devo proceder por gentileza?
Olá Igor. Há nas orientações do Manual de Marca do INPI as proibições. Por exemplo, palavras comuns não podem ser registradas como marcas. Ex.: registrar a palavra “perfume” como uma marca. Também a lei veda o registro de uma marca que nela contenha expressões que descrevam o próprio produto ou serviço ou que se relacionem com ele, por exemplo, Casa das Roupas. Você pode fazer uma consulta prévia no sistema para averiguar se a marca que você deseja já está registrada. Também pode fazer uma consulta ao INPI sobre a sua dúvida, antes de abrir o processo de registro.
Olá Endrew, tudo bem? Para quem produz e comercializa roupas são indicadas as classes 35 (abrangente) e 25 (específica). Normalmente os nomes são criados pelo empreendedor. Esse nome é o que será registrado como marca. Até logo! 😉
Boa tarde , vídeo muito bom , agora gostaria de uma informação eu registrei a minha marca mais ela foi extinta , eu poderia registrar novamente, com este passo a passo que você fez no viceo
As classes são usadas pra definir as atividades que se dividem em produto e serviço. Por exemplo : se você quer registrar a marca para um produto você tem que registrar na classe que identifica ele , se for uma marca para cosmeticos (classe 03) , se for roupa ( 25 ou 40) se for bijouterias ( 14 ) . Agora se você quer registrar uma marca para serviços por exemplo: Restaurante (43) , serviços de beleza (44) . Ou seja você precisa saber qual classe atende o que você quer registrar e dependendo da atividade você tem que registrar em mais de uma classe.
Se você classificar seu pedido errado, seu processo cai em exigência e pode ser arquivado, ai você perde o dinheiro pago na taxa e tem que fazer de novo
@DavidX Depende. Se você for registrar marca para o produto confeccionado por você pode ser 18, 25, 24, tem que ver qual classe mais atende ao seu produto. Se você for comercializar pode ser 35, 40 É através da análise técnica da marca que se confirma qual a classe de serviço mais atende ao produto ou serviço que você realiza, ou até mesmo se você vai precisar registrar em mais de uma classe
Olá Elaine. Classes são as categorias em que sua marca atua. Por exemplo, se você for registrar uma marca que atua como atelier de roupas, a classe é 40. Mas se quiser registrá-la também como estilista, a classe é a 42. Seria um registro de marca em duas classes. O número de classes influencia o valor a ser pago na GRU de solicitação de análise para o registro de marca. Até logo 😁
Olá Rosi, tudo bem? Agradecemos a sua pergunta. 🤩 É necessário conhecer sua marca para podermos responder. Entender a natureza dessa marca e onde é usada para melhor orientar o registro. Até mais. 😉
Olá, Rubéns. Tudo bem? Acompanhe seu processo via Revista da Propriedade Industrial nesse endereço 👉 bit.ly/3HpLlrt. Sucesso no registro de sua marca. 😊
Oi, Débora. Tudo bem? 😊 Todos os passos serão dados através da Revista, incluindo o pagamento do decênio, ok? Os boletos para pagamento são feitos através da própria plataforma do INPI, da mesma forma que todas as outras GRUs. Qualquer dúvida estamos aqui. Até logo! 😉💙
Olá, neste caso minha empresa é eirelli - neste caso enquadrei como pessoa jurídica para efeito de pagamento do imposto ? hoje o valor esta 355,00 seria isto ?
Obrigada, através do seu vídeo pude solicitar sozinha o registro da minha marca, economizando por volta de 2 mil reais, continue ajudando aqueles que acreditam que um dia alcançarão patamares inimagináveis, parabéns! #gratidão.
Olá, Samara!
É incrível saber te auxiliamos nessa jornada do registro de marca. 😁 Ficamos felizes por contribuir para o sucesso e crescimento do seu negócio. Nós acreditamos em você e estamos aqui para apoiá-la sempre! 🚀💙
Quanto tempo desde o início do processo até a legalização da marca ?
@@SebraePROficialAmigo, esse boleto se paga apenas uma vz na solicitação, paga anualmente ou mensalmente?
@@adrianodasilvameireles329 paguei uma taxa de 50 reias para dar entrada no processo, meu processo foi aprovado e hoje paguei 298 reais, que vale pela licença por 10 anos.
Se você não encontrar um meio de multiplicar dinheiro, um dia acordará para perceber que o dinheiro que pensava ter acabou. O investimento é fundamental.
@Eloise Amelia qual éo contato dela?
Excelente, registrei sozinha a marca de nossa loja a alguns anos atrás e tive muita dificuldade. hoje estou auxiliando uma amiga a fazer o registro dela, e simplesmente este vídeo é direto, simples de entender e leva a resultado. Parabéns
A gente que agradece. 💙
Desejamos muito sucesso nessa jornada empreendedora!
Conte sempre com a gente! 👊
Estou tentando, e como vc disse, é bem difícil.
Olá Dalila, tudo bem?
Podemos lhe ajudar com as dificuldades. Quais são as suas dúvidas, por favor?
Mas, você também pode solicitar um atendimento via consultoria no Sebrae para lhe auxiliar através do telefone: 0800 570 0800.
Até mais. 😉
@@SebraePROficial 💗💗💗 meu coração ficou até quentinho agora, MUITO OBRIGADA pelo retorno e vou ligar sim🤗🙌😉🤜🤛
A gente que agradece, Dalila. 💙
Qualquer dúvida é só chamar, ok?
Até mais. 😉
Melhor vídeo sobre registro! Super explicativo, consegui fazer tudo sozinha.
Ficamos felizes que nosso conteúdo te ajudou Fer. 😉
Aproveita e já se inscreve no nosso canal, toda semana tem vídeo novinho. 🤩
é muito caro?
Não sai menos de 400,00
@@lindembergbarbosawincheste190 Não sai isso! Tem uma taxa de 100 e poucos reais e SÓ! Fiz o meu e deu tudo certo.
Tu conseguiu registrar a tua marca?
Muito bom o vídeo, achei importante complementar em relação as classes que não foi abordado.
É importante planejar os segmentos em que sua marca irá atuar à longo prazo para decidir em quantas classes você vai requerer registro, sim o registro é por classe e essa informação de quantidade de classes é definida na geração da GRU para que na etapa do requerimento possa detalhar as várias atividades dentro de cada classe, atualmente o sistema aceita apenas uma classe por GRU, mas está previsto que algum dia será possível gerar uma GRU multiclasse para facilitar o requerimento, entretanto continuarão sendo processados classe por classe, por isso você poderá ter o requerimento deferido em algumas classes e em outras ser indeferido.
Exemplo do meu caso:
Agência de Marketing Digital, as atividades de Marketing estão na classe 35, porém as atividades de criação de conteúdo, sites e hospedagem estão na classe 42, então eu preciso gerar e pagar 2 GRUs sendo uma para cada classe e iniciar dois requerimentos para escolher em cada um as atividades referentes a cada classe em que essa marca concorrerá para receber a concessão do registro.
Agora digamos que eu queira economizar e registrar apenas na classe 35, outra pessoa poderá registrar a mesma marca com logo diferente ou sem logo na classe 42 e poderá ser aprovada porque são classes distintas, é por isso que é possível ver um mesmo nome registrado e ativo no mesmo período para proprietários diferentes, note que são registros em classes diferentes, por isso registrar a sua marca com mais de uma classe, se houver é claro, traz mais tranquilidade pelos próximos 10 anos.
Você pode consultar a listagem do ano corrente em inglês e português em ordem de classe, as listas auxiliares e até um manual do usuário para isso em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/classificacao-marcas
Clique no link da listagem desejada, irá abrir em PDF com as atividades, ou seja as subclasses que estarão no formulário de requerimento, tecle F3 ou toque na lupa e pesquise por palavra cada atividade e vá anotando o número da classe, avance até a última ocorrência encontrada, quando acabar voltará para a primeira ocorrência na pesquisa, pesquise outra palavra repetindo o processo até esgotar as suas opções, organize o resultado, descarte as opções que não se alinham e pronto, vale também procurar por registros semelhantes e ver em que classes foram registradas ou tentaram, vale também ver o motivo das rejeições para não cometer o mesmo erro.
Lembrando que está prevista uma atualização para 2023, e depende de quando você está lendo essa informação, talvez o link mude, mas é só procurar, como lá tem as versões anteriores acredito que devam manter a sequência.
Mais informações em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/guia-basico
Desculpem o texto longo, mas como informei no início é um complemento, espero ter ajudado. 👨🏫
como faço no caso da minha , sou protética e não consegui achar essa classe
na parte do cadastro tambem nao consta minha profissao
Oi, ótima resposta! Mas no caso de gerar 2 GRUs, isso pode ser feito junto? um boleto atras do outro, pelo mesmo processo? ou é necessário esperar, registrar uma e depois a outra?
Ajudou bastante. Estou na mesma situação que você. Sou gestor de tráfego mas também faço landing pages e hospedo as páginas dos clientes. Aproveito para fazer outra pergunta. Meu logotipo tem o nome da marca e coloquei uma frase para identificar como "marketing digital' por exemplo. Isso faz parte do logo ou devo subir a imagem do logo sem essa frase?
@@crisxassuncao Olá Cristiane, desculpe a demora em responder, sua classe é a 40 "Confecção de prótese dentária [protético]" e "Protético [serviço técnico de odontologia]", espero que já tenha encontrado.
Dica na sua pesquisa, procure por outros profissionais da sua área já registrados e veja o que eles colocaram.
Mandou bem nesse vídeo. Foi extremamente instrutivo. Conseguir fazer todo o processo, com uma pequena ressalva na atualização de algumas páginas do INPI, mas nada que um pouco mais de empenho não resolvesse. Estão de parabéns.
Agradecemos muito! Seu comentário é muito importante para nós! 💙
Quanto prazo do processo do início ao fim até o registro da marca ?
Show de bola! Bela iniciativa do Sebrae e m começar a fala sobre um assunto que é tão importante para estratégia de uma empresa. TMJ👊😉
Cara, muito obrigado... Sem palavras, ótimo vídeo!
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Lucas. 🤩
Conte sempre com a gente! 👊🏼
Parabéns pelo vídeo. Ele realmente foi muito bem elaborado, com explicações diretas que me permitiram fazer todo o processo de solicitação. Agora estou com dúvida sobre como fazer o acompanhamento. Vocês poderiam fazer um vídeo comentando exemplos de como consultar (por exemplo qual é o site, o que cada mensagem existente na revista do INPI significa, o que aconteceu caso o seu processo aparece em uma revista porém não aparece na próxima edição, e principalmente quando devemos agir (por exemplo, como saberei quando o INPI vai me questionar mais coisas, ou quando saber que o processo foi aprovado e o boleto está disponível para pagamento). Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. O Sebrae realmente tem ajudado muito com os seus vídeos.
Olá Francisco, tudo bem?
Anotada sua sugestão. 👍
Enquanto o vídeo não vem, veja essa explicação dada a outra solicitação como a sua:
A RPI - Revista da Propriedade Industrial é a forma que o INPI tem de se comunicar com quem faz solicitações. Ela é publicada toda terça-feira e ali saem todos os processos que tiveram andamento dentro do INPI. Todas as orientações são publicadas conforme número de processo.
Se você acessar esse endereço - revistas.inpi.gov.br/rpi/ - pode verificar que a Revista está dividida em seções para ser acessada e há uma específica para Marcas, no formato pdf ou xml. É nessa publicação que você acompanha seu protocolo.
Porém, você pode acessar o site do INPI com seu protocolo e acompanhar seu processo - www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas - nesse endereço, link Meus Pedidos.
Até logo! 😉
Você também poderia contar com a consultoria de pessoas que realizam esse trabalho de acompanhamento para que você não precise se preocupar tanto, a Magnus é uma dessas empresas que apesar de pequena pode te dar todas as orientações e esclarecer suas dúvidas por um valor bem abaixo do cobrado normalmente por esse tipo de serviço.
Há 1 ano e meio atrás segui esse passo a passo e fiz minha solicitação. No dia 25/05/24 tive minha solicitação deferida. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Obrigado pelo elogio e pelo seu depoimento, Jonathas. Conte sempre com o nosso apoio para aprender cada vez mais e alcançar caminhos de sucesso! 🚀🤩
Vídeo extraordinário,no entanto,confesso que possivelmente terei um pouco de dificuldades para fazer. Porém esse vídeo é muito bem explicado. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos Deus te abençoe.
Olá Juliano.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Estamos sempre trazendo conteúdos para facilitar a vida do empreendedor no mundo do negócios, qualquer dúvida é só chamar. 🚀 😁
Top demais esse vídeo. Em março de 2023 dei entrada no meu processo seguindo os passos deste vídeo, meu pedido acabou de ser deferido. Agradeço bastante.
Que legal, João! 🤩 Ficamos super felizes em poder te auxiliar nessa jornada. Conta com a gente, sempre!!!
Caraca, graças a Deus por vídeos como esse que dão o passo-a-passo para pessoas como eu que não entendem NADA disso. Valew!
Que bom que gostou do nosso conteúdo. 🤩
Aproveita e já se inscreve no nosso canal, sempre trazemos novidades 😉
Queria deixar registrado e agradecer fiz exatamente como no vídeo ano passado seguir os prazos e hoje tenho a marca registrada Obrigado Sebrae pelo conteúdo ❤
Christian, que demais saber que conseguimos te auxiliar em seu processo. Ficamos super felizes em saber. Saiba que pode contar com nosso apoio, sempre que precisar! Vamos juntos. 👊
DEPOIS DE PAGAR TENHO QUE ESPERAR PRA COLOCAR NO NOME DA MARCA E PROTOCOLAR, NAO ENTENDI ISSO, JA PAGUEI A GRU , TENHO QUE ESPERAR CAIR O PAGAMENTO PRA PROSSEGUIR ?
Ótimo vídeo já vou registrar minha marca, Muito obrigado Sebrae
Não estou conseguindo registrar minha
Vídeo incrível! Muito bem explicado.
A gente fica muito feliz com seu comentário, Renê! 😃 Aproveite e já se inscreva no nosso canal, sempre trazemos novidades por aqui! 😉
Como assim "caso a marca nao seja usada em até 5 anos" ? O que seria o uso ? Geração de NFs ? Faturamento e declaração na receita ? Não entendi como vão saber se estou usando minha marca para "coisas pequenas" ou não... Pode ajudar ? Ótimo vídeo, direto e sem enrolação. Obrigado :)
Também fiquei com essa dúvida.
Eu tmb
Tutorial super completo. Que da hora! Obrigada pelo conteúdo.
Obrigado, Bia! 🥰
Conte com o nosso apoio 💙
Olá, Fiz todo passo a passo. Minha dúvida é hoje sou MEI se eu virar empresa tem como fazer as alterações?
Te responderam?? Tenho a mesma dúvida
Não@@jsouzaveiga3701
Não a MARCA esta no CNPJ E NA RAZÃO Social mudou qualquer , Já Era melhor fazer no CPF precisando só ke chamar Site Loja Marketing
@@andresousa9797 se a pessoa ainda não está trabalhando com os produtos, (por exemplo as confeiteiras que eu vejo muito) A pessoa simplesmente pode registrar a marca sem ter começado a vender seus produtos?
Eu quero fazer mas não sei
Obrigada , acabei de fazer tudo sozinha ❤
Agora é aguardar
Que notícia boa! Depois nos conte se deu tudo certo. 😉
Estamos juntos! 💙
Video muito útil!
Obrigada!
Cara, muito obrigado! Consegui dar entrada no processo do registro da minha marca vendo seu vídeo! Show! 👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Que demais, Vando! 😃 Saiba que pode contar sempre com nosso apoio em sua jornada. Sucesso no registro da sua marca! 🚀
Trabalho em um escritório contábil, e posso dizer com propriedade que infelizmente muitos terão seus processos negados por conta da rasas explicações nesse vídeo. O examinador do INPI quando julga uma pedido de registro, ele faz análises de escrita, ideológica fonética e visual, inclusive também qual a natureza da marca, apresentação da marca e outras coisas. O vídeo também não explica como classificar quais classes a marca se enquadra.
Então antes de entrar em um processo de registro, saiba corretamente quais são as normas para conseguirem aprovação!. Fica a dica
Boa noite, onde consigo essas informações?
Onde consigo as informações?
Excelente explicação!!!!! tem empresa de "consultoria" cobrando mais de 2 mil reais para fazer esse registro. Assistindo apenas esse vídeo é possível registrar nossa marca de forma rápida e simples.
💙💙💙
Boa noite, no caso do pagamento da segunda etapa final, qual o processo e como ficamos sabendo para fazer o ultimo pagamento ?
Olá Danilo, tudo bem?
Sempre acompanhando a Revista da Propriedade Intelectual.
Até mais. 😉
protocoquei e salvei o download do documento, e agora irei acompanhar a minha marca
Maravilha, Luan! Desejamos muito sucesso no registro da sua marca!
Vamos juntos! 🚀
Ola, poderia explicar melhor a questão de "não usar a marca por 5 anos pode representar abandono" como assim? Pode detalhar melhor sobre isso? E outra questão. Tem algum video com o proximo passo sobre essa questão de primeiro decenio?
Oi, Andressa. Tudo bem? Sobre o abandono de marca seria no caso da não utilização da marca durante esse tempo. Para te auxiliar melhor sobre o primeiro decênio só acessar este link www.gov.br/inpi/pt-br
Você não pode registrar uma marca e
"guardar na gaveta" você precisa comprovar o uso, a partir do quinto ano do seu registro qualquer pessoa pode apresentar um pedido de caducidade contra seu registro.
E se isso acontecer você tem que comprovar o uso para não caducar o registro e você perder a exclusividade.
Quando ao Decênio você tem que acompanhar o processo e quando houver a publicação pagar a taxa dentro do prazo correto.
Lembrando que após a concessão você deve acompanhar para saber se não vão apresentar uma Nulidade Administrativa que é um pedido de anulação do seu registro.
@@kellyaraujo2036 muito obrigada pela ajuda! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Mais quando se refere em não estar usando a marca....eu tenho que ficar informando alguma coisa pro inpi? Como eles saberão se estou ou não usando a marca?
@@andresaoliveira584 se alguém apresentar um pedido de Caducidade isso vai ser publicado na RPI e você vai ter um prazo de 60 dias para se manifestar e apresentar provas que está utilizando a marca, se você não se manifestar seja porque não tomou conhecimento ou porque não conseguiu comprovar o INPI pode deferir o pedido de Caducidade da empresa e ela consegue o registro da marca.
Esse acompanhamento quem deve fazer é você ou a empresa que você contratar pra lhe prestar assessoria.
@@SebraePROficial MAS COMO ELES SABEM QUE ESTA SENDO UTILIZADO? NO CASO O MEU SERIA PRA USAR NO INSTAGRAM A MINHA MARCA DE PESSOA FÍSICA.
Muito obrigado pelo vídeo, economizei 2k
Ficamos muito felizes em te ajudar, Igor. 👊🏼 Conte sempre com o nosso apoio!
Olá, grata pelas informações.
Só fiquei com uma duvida, no sentido de como o INPI tem controle do uso da marca para que ela se perca ?
Desde já agradeço.
também fiquei com a mesma dúvida... como saber se estou usando a minha marca? Sou MEI.
Olá !
Recomendo falar com a Dra Josy da www.4umarcas.com.br. Pede pra falar diretamente com ela. Ela vai te ajudar. Sucesso !
Olá Thamires.
A partir do momento que você recebe o registro de marca certificado pelo INPI você tem o direito sobre essa marca. O monitoramento sobre seu uso é uma responsabilidade da empresa que detém a marca. Se ela souber ou fora avisada que outra empresa está usando o nome/logomarca registrado, a empresa faz a denúncia. Verifica se ao nome está sendo usado nas mesmas classes em que foi registrado e entra com averiguação judicial para barrar o uso indevido.
Não é o INPI quem fará esse procedimento, mas a empresa que detém o registro.
Até mais.
@@monyagomes5026
A partir do momento que você recebe o registro de marca certificado pelo INPI você tem o direito sobre essa marca. O monitoramento sobre seu uso é uma responsabilidade da empresa que detém a marca. Se ela souber ou fora avisada que outra empresa está usando o nome/logomarca registrado, a empresa faz a denúncia. Verifica se ao nome está sendo usado nas mesmas classes em que foi registrado e entra com averiguação judicial para barrar o uso indevido.
Não é o INPI quem fará esse procedimento, mas a empresa que detém o registro.
Até logo. 👊
@@SebraePROficial esclarecido! Obrigada 😊
Parabens otimo show , muito bom
Que bacana que gostou, Marcos! Conta com a gente sempre! 🌟🚀
Olá ja registrei , agora está aguardando prazo de apresentação de oposição , qual é o próximo passo , seria bom um vídeo explicando esse segundo passo , agradeço
@Nando deixa te perguntar, voce fez algum pagamento alem do Recolhimento da uniao? Porque do nada me mandaram um email, do (INEPE) falando que eu deveria fazer esse pagamanto para seguir com os despachos seguintes. Estou apenas perguntando, pois é muito estranho. Eu tambem estou aguardando prazo de apresentação de oposição. Se puder responder eu ficarei grato. Obrigado
@@megaboxbrr boa tarde , pois e , eu também recebi , não paga não , o inpi não manda nenhuma cobrança não , e golpe , abraço
@@NANDONOGUEIRAH muito obrigado, fiquei bastante preocupado sobre, pois o vencimento do Boleto que me mandaram já iria vencer amanhã mesmo. E achei muito estranho, pois entraram em contato até por whatsapp falando ser do ENIPE, e que eu deveria fazer esse pagamento para dar procedimento a marca. Obrigada pela ajuda!!!!
@@megaboxbrr vlw
Nando, você pode ler mais informações em www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/guia-basico
Fique monitorando o processo e lembre que a data de validade do processo prevalece sobre a data de vencimento da GRU, os prazos não são somados.
Por exemplo: Suponha que o prazo de um processo que esteja ocorrendo vence em 10 dias, você emite a GRU e ela vem com vencimento para 15 dias, se você considerar + esses 5 dias aparentes da GRU o processo certamente será arquivado e terá que começar novamente, pague sempre dentro do prazo do processo.
Na área gospel música de cantores cds gravado e tudo
Fale sobre Direitos de canais nomes marcas
qual é o valor do primeiro decênio a ser realizado após a aprovação da marca?
R$ 298,00 já com o desconto para primeiro decênio.
Olá Fabio, tudo bem?
É o valor que você paga para ter direito ao registro da marca solicitada por 10 anos. Ao final desses 10 anos você pode renovar o registro por novos períodos e continuar sob sua propriedade a marca.
Até mais. 😉
Muito obrigado foi muito útil, se possível poderia esclarecer oque seria o uso da marca para que não seja considerado abandono após o registro. Sou mei e tenho o nome fantasia já caracteriza uso? Pôs oque trabalho não necessita divulgação.
Olá, Antonio! Tudo bem? 😊 O abandono da marca, significa que ela não foi usada por cinco anos, em materiais de divulgação, redes sociais, ou loja física, por exemplo. Qualquer dúvida estamos aqui. Até mais! 💙
Trabalho com marketing digital (Gestor de Tráfego) e criação e hospedagem de sites. Devo criar duas classes para pagar, certo? Aproveito para fazer outra pergunta. Meu logotipo tem o nome da marca e coloquei uma frase para identificar como "marketing digital' por exemplo. Isso faz parte do logo ou devo subir a imagem do logo sem essa frase?
Olá William !
Recomendo falar com a Dra Josy da www.4umarcas.com.br. Pede pra falar diretamente com ela. Ela vai te ajudar. Sucesso !
Olá William, tudo bem?
Se a frase faz parte da sua marca, suba com.
Porém, se ela não faz parte da marca e é usada em formas específicas de comunicação ou em momentos pontuais de divulgação, não faça a inclusão.
Lembre-se que você está fazendo o registro da marca, então, dos itens que a compõem.
Até mais. 👊
@@SebraePROficial obrigado. E quanto a primeira pergunta?
Super obrigado pela ajuda. Acabo de protocolar. UMA SUGESTÃO: porque vocês não fazem um vídeo ensinando o processo de mudança de titularidade de marca no Inpi. Estou precisando fazer isso e não encontrei em lugar nenhum
Bom dia! ☀ Perfeito, agradecemos a sugestão e vamos repassá-la internamente, estamos juntos! 💙
Boa tarde, o pagamento após o deferimento demora para ser computado no INPI? Paguei em fevereiro e ainda está em verificação de pagamento.
Olá Losimar.
O tempo de compensação pode ser, bem ampliado, de 10 dias.
Se ainda não compensou, verifique com o banco no qual você fez o pagamento como está essa operação.
Até logo. 👊
boa tarde... eu fiz o pagamento do inpi na quarta feira e procotolei o registro na segunda feira...ja foi compensado
Que maravilha, Will. 👏
Sucesso. 🚀
Olá! Fiz a solicitação deu tudo certo e só estou esperando a publicação na RPI. Mas já fazem 2 semanas e nada de publicarem. O q eu faço? Uso a minha marca ou aguardo?
Deu certo ?
Ja fiz onpagamento agora so aguardar os dias para dar inicio aos outros procedimentos.
Boa sorte no registro da sua marca! 🍀
Conte com o nosso apoio! 👊🏼😁
após o pagamento da guia GRU existe algum outro pagamento a ser feito? se sim qual seria o valor ?
No caso de MEI, por exemplo, a primeira GRU é a de abertura do pedido e custa 142,00. Quando seu pedido de registro for deferido na RPI aí você vai gerar a segunda GRU que é do primeiro decênio e esse custa 298,00.
o segundo valor
Muito bom o vídeo , eu acabei de fazer tudo ate o pagamento do GRU e vou esperar para finalizar os passos
Maravilha, Giseli! Desejamos uma jornada de muito sucesso e conta sempre com a gente! 💙
Ótimo vídeo! Parabéns! 2 perguntas simples:
1 - Como saber se o pagamento da GRU já foi recebido pelo INPI?
2 - Se estou fazendo registro para terceiro, junto a procuração no mesmo local que anexa o pagamento da GRU?
Olá Gilberto, tudo bem?
Pedimos que você aguarde ao menos três dias úteis para ter certeza que seu pagamento foi efetivado e recebido. Você pode verificar com o banco pelo qual fez o pagamento.
Verifique se a documentação está de acordo com o que o INPI solicita em: manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/3%C2%B707_Orienta%C3%A7%C3%B5es_sobre_tipos_de_anexo -
Sim, na abertura do processo você deve indicar que é outorgante de outra pessoa, ok?!
Até logo! 😉
Obrigado, pelas informações, muito útil 😃 bom dia!
Bom dia, Adriana! Que bom que gostou do nosso conteúdo! Já se inscreve no canal, que estamos sempre trazendo novidades. 😉💙
Ótimo vídeo! Fiquei com uma dúvida, no caso do cadastro ser feito na categoria "Pessoa Física", os dados devem ser preenchidos com o nome da pessoa e, apenas no momento de registrar a "Marca" em si, é que deve ser colocado o nome do negócio?
Vamos por partes, após a pesquisa para verificar se existe registro ativo na classe que você deseja, vem a primeira etapa de cadastro, nela é cadastrado o proprietário da marca no INPI, ali você deve escolher se o proprietário da marca será PF, MEI, PJ ... esse é o único momento em que se pede essa informação e o processo de cadastro do proprietário termina aqui.
Depois vem a análise das classes e geração da GRU, lembre-se depois de gerada a GRU não pode mais alterar o proprietário nesse processo de registro, só fazendo uma transferência de propriedade, mas isso só depois que a marca for de fato registrada.
Depois de ter o comprovante de pagamento é que o processo de requerimento começa, pois bem, nesse processo você vai informar os dados da marca que ficará vinculada ao proprietário informado na GRU. Se eu entendi a sua pergunta "o nome do negócio" se refere aos dados da marca, são dois cadastros (Proprietário e Marca).
Se você quer ser a proprietária da marca, registre como PF ou MEI e ela será apenas sua por 10 anos, mas se você prefere que a marca seja da empresa, registre PJ e tenha ciência de que se você se desvincular da empresa por qualquer motivo marca fica com quem ficar com a empresa.
@@MarceloGTI2 Interessante seu esclarecimento sobre a escolha de propriedade da marca... Porém tenho uma dúvida! Sou Técnico de informática, tenho o CNPJ MEI, mas gostaria de registrar "Nome da marca e um Logotipo" mas de seguimento e produtos diferente do que atuo no momento, para futuramente alterar as atividades de prestador de serviços para indústria e de MEI para ME conforme meu crescimento... O que recomendaria, registrar como pessoa física seria melhor opção? Obrigado se puder responder.
@@miltontavaresinfoqueria saber exatamente isso 😫
Parabéns pela sua explicação mto boa mesmo talvez o melhor que já assisti, porém o site do INPI não ajuda misericórdia, tô tentando fazer meu registro de marca faz dias e sempre dá erro no fim lá onde anexa o PDF do comprovante de pagamento
Obrigada por seu comentário. Ficamos super felizes em saber que gostou da explicação! 😃
Com a questão do site, sugerimos que entre em contato com o Fale conosco do INPI aqui: 👉 faleconosco.inpi.gov.br/faleconosco/, assim o órgão poderá verificar melhor o que pode ser feito nesse caso.
Conta com a gente, sempre! 🤝
Vídeo muito bem explicado, parabéns! Só fiquei com as seguintes dúvidas... Caso eu registre apenas um nome no início, depois de ter a identidade visual definida posso incluir a logo? Outra dúvida, enquanto o processo está em andamento, visto que demora em média 1 ano, eu posso utilizar a marca nas redes sociais? Obrigada
Não é possível alterar a natureza do pedido depois de protocolado, se você fizer o registro só do nome, e depois quiser proteger a identidade visual você precisa entrar com o pedido só pra logo.
Ou você aguarda e faz o registro de ambos em um único pedido, ou você vai ter que requerer dois processos diferentes.
Você pode utilizar a marca durante o período do processo normalmente
@@kellyaraujo2036 muito obrigada!
@@kellyaraujo2036 qual opção uso para registrar a logo junto
@@crisxassuncao a opção é marca mista, porém sua logo tem que está de acordo com as exigências do manual de marcas, outro ponto é que pesquisa de marca é diferente de análise técnica por exemplo, pesquisa de marca serve apenas para saber se tem um nome igual ao seu , análise técnica é pra avaliar o grau de risco de você sofrer uma Oposição por terceiros , qual a melhor classe e especificação do seu pedido , se a Gru mais adequada pra você é a " pré- aprovada" ou de "livre especificação" se você deverá registrar a marca em uma ou mais classes, tudo isso tem que ser avaliado antes de protocolar o pedido .
Por exemplo no vídeo a " pesquisa " foi feita de forma exata, mas não foi feita pelo radical, prefixo, sufixo, tradução, inversão e fonética da marca e o INPI vai analisar esses pontos quando for deferir ou indeferir seu pedido.
Obrigada, Consegui Protocolar!
Ficamos felizes por contribuir para o sucesso e crescimento do seu negócio, Amanda!
Conta com a gente sempre! 💙
esse negócio é demorado assim mesmo ??? conheço uma pessoa que registrou a um ano e NADICA DE NADA até agora. Puxa vida. Não tem um jeito de liberar em 90 dias não ? Não devia existir um troço desse mais não (esperar por um ano).
Sim demora às vezes anos
muito bom adorei ❤
💙💙
Trabalho com etiquetas personalizadas aqui no agreste de Pernambuco e o que tenho de clientes que perderam suas marcas por não fazer o registro não se conta nos dedos.
Excelente apresentação. Gostaria de saber se têm vídeos ou ofertam cursos sobre Análise de Viabilidade de Marcas. Tenho interesse na área.
Olá, Gildene! Tudo bem?
Temos um e-book de Viabilidade de Negócios que pode te ajudar. Confira aqui: sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/TO/Anexos/Viabilidade%20de%20Negócios.pdf. Se preferir, agende uma consultoria totalmente gratuita e online com um de nossos consultores, aqui: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/atendimentoonline.
Conte com a gente na sua jornada! 🤩
Boa noite! Como faço para me cadastrar no sistema "push" e receber notificações de despachos, oposições, etc? Obrigado!
Olá, Herminio! Tudo bem?
Temos um artigo para te ajudar. Confira: www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/noticias/conheca-o-meus-pedidos-a-forma-mais-facil-de-acompanhar-processos-no-inpi
Conte com a gente! 😁👊🏼
Obrigado!
Maravilhoso, consegui fazer tudo sozinha,muito obrigada pelas explicações esclarecedoras,melhor vídeo! Deus te abençoe muito.❤
Que bom que deu tudo certo, Vanusa! Ficamos felizes, conte sempre com a gente! 💙
Olá, vc pode me ajudar?.
Esse apresentador é um gato! ❤️
Vídeo excelente. Parabéns!
Olá, Leo! 🤩 Que bom que gostou do nosso conteúdo! Já se inscreve no canal que estamos sempre trazendo novidades! 💙
Ótimo assisti o video e me ajudou muito, economizei dinheiro assistindo a video aula, valeu mesmo obrigado!
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Reinaldo. 🤩
Conte sempre com a gente 👊
Obrigadíssimo! Já dei entrada ao ver o vídeo.
Ficamos felizes em te ajudar, Lyrion 😉
fiz tudo que ele disse em 1h . prontinho consegui
Ficamos muito felizes em ajudar! 😉
que video sensacional!!!
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Beatriz! 🤩
Aproveita e já se inscreve no nosso canal, sempre estamos trazendo novidades. 😉
Parabéns, melhor vídeo que achei sobre o assunto....
Ficamos felizes que nosso conteúdo te ajudou de alguma forma!
Conte sempre com a gente nesta jornada empreendedora. 👊
Video incrivel ! consegui fazer todos esses procedimentos com clareza ! Onde eu encontro a Revista ?
Olá, Larissa. Acompanhe seu processo via Revista da Propriedade Industrial nesse link 👉 bit.ly/3HpLlrt. Sucesso no registro da sua marca. 🚀💙
Gostaria de saber mais sobre o registro internacional
Olá, tudo bem?
O que gostaria de saber mais especificamente? Assim conseguiremos ajudar melhor. 😉
Esperamos por seu retorno.
é um vídeo muito bom, parabéns!!! Gostaria de informar que é muito comum pessoas mal intencionadas poderão lhes enviar boleto por e-mail ou vão ligar cobrando valores não condizentes e sem vínculos com o INPI. Não caiam em golpes de empresas terceiras. Não paguem boletos pois o INPI não envia. tudo é realizado pelo site do INPI.
Olá Fernando, tudo bem?
Sim, é preciso tomar cuidado.
Agradecemos a sua colaboração e enfatizar a importância de cuidar com as comunicações falsas. 👊
Até mais. 😉
Muito obrigado!! Já emiti a nova GRU, paguei a taxa do primeiro decênio, e já foi aprovada. Quais seriam os próximos passos, por favor?
Olá, Bruno! 😁 Agora você deve continuar atento na Revista, pois, será apresentado o certificado de registro, com a data da publicação do ato.
Muito sucesso! Estamos juntos. 💙
Muito obrigado, adorei a explicação, consegui fazer o registro! Deus abençoe 🙏
Opa, que notícia boa! Conta sempre com a gente! 💙
Olá! Excelente explicação! Fiquei apenas com uma dúvida: se registrar a marca como MEI e depois alterar para Microempresa, por exemplo, o registro vai junto ou preciso fazer o processo de registro novamente?
Muito obrigado e parabéns pelo vídeo.
Olá, tudo bem?
Sua empresa ao mudar de regime fiscal, saindo de MEI para Microempresa, terá o mesmo CNPJ. Assim, o registro de marca irá junto, permanecendo patrimônio da empresa.
Conte com a gente! 😃
Excelente! Parabéns pela iniciativa!
Olá, Vinicius! Que bom que gostou do nosso conteúdo, já se inscreve no canal que estamos sempre trazendo novidades! 💙
excelente !!! você também pode contratar um profissional devidamente qualificado, atuando como procurador, a quem vai ter a responsabilidade de acompanhar todo esse passo a passo por você!!
Aí vc vai pagar praticamente 2 mil pra uma empresa fazer esse serviço de registro de marca pra vc.
Enquanto vc mesmo pode fazer. Sem precisar pagar uma fortuna pra empresa de registro de marca e patentes.
@@souzaqueiroz9358 mas as vezes você pode ter muita dor de cabeça com isso, pois pode ocorrer contestação ou exigência de mérito, por exemplo, e você fica sem saber o que fazer.
Muito obrigado pelo vídeo, simples, fácil e objetivo! Gratidão
Boa tarde! Ficamos muito felizes que gostou do nosso conteúdo! 💙
Olá, bom dia.
Excelente vídeo.
Mas tenho uma dúvida, onde eu acompanho o processo ? Não entendi essa parte final
Olá Elaine, tudo bem?
Acompanhe seu processo via Revista da Propriedade Industrial nesse endereço 👉 bit.ly/3HpLlrt.
Sucesso no registro de sua marca. 💙
Muito Obrigado, você me salvou!
Que bom que deu tudo certo, Luiz! Conta com a gente! 🥰
ola, fiqui com um duvida a respeito da natureza, como estou registtrando a marca da barbearia se coloco a opçao colotiva?
Olá, tudo bem? Esperamos que sim. 😉
A opção da natureza “coletiva” é quando essa marca representa um coletivo - como associação ou cooperativa. Não é o caso de uma barbearia, ao menos que ela seja um coletivo de profissionais, ok?!
Até mais. 😉
Fiz o passo a passo, muito obrigado pela dica! Estou com muita dificuldade em fazer o acompanhamento, já paguei a GRU, mais não tô conseguindo fazer o acompanhamento
Olá Thamirys, tudo bem?
O INPI não avisa sobre o recebimento do pagamento da GRU. Sugerimos que você dê três dias úteis após o pagamento e dê continuidade ao processo. Após abrir o processo você conseguirá fazer o acompanhamento.
Até mais. 😉
MUITO OBRIGADO
De nada. Conte sempre com a gente! 👊
Vídeo muito bom. só tô com muita dúvida pra registrar um produto similar uma máquina de utilidade não encontro e formação em nenhum lugar
Olá Cleibeson!
Recomendo falar com a Dra Josy da www.4umarcas.com.br. Pede pra falar diretamente com ela. Ela vai te ajudar. Sucesso !
@@andreterra4060 ok
Olá Cleibeson.
Você está falando de uma patente de um produto?
Se for esse o caso, o processo é diferente e mais complexo do que o registro de uma marca. No site do INPI você pode ler mais sobre o processo de registro de patente.
Até mais. 😁
video maravilhoso super didático
💙💙💙
Olá, boa tarde.
Muito obrigada pelo vídeo me ajudou muito.
Olá Laís.
Ficamos felizes que nosso conteúdo te ajudou de alguma forma.
Continue acompanhando a gente por aqui, que sempre trazemos novidades.
Até mais. 😉
Super vídeo , vejo empresas cobrando o valor de 1.500 pra fazer esse registro
E pode ter certeza que está um valor dentro da média.
Um processo de registro de marca leva em média 09/12 meses para ser finalizado isso se não houver a necessidade de apresentar Oposições, Manifestação e Recurso.
Se você dividir isso por mês vai dar em média R$125.00.
Com todo respeito ao criador do vídeo vou pontuar alguns quesitos que não foi falado no vídeo mas que facilmente indefere um pedido.
1:47 Para verificar a viabilidade da marca é um procedimento muito mais detalhado só vou te dar um exemplo:
Se você precisa Laís Confeitaria e não aparecer nada você pode considerar que seu nome tá disponível, mas você sabia que se tiver:
Lays Confeitaria
Laís Brigaderia
Laís Cake , etc...
Lais ( para o seguimento de confeitaria , padaria, ou outros seguimentos de produtos próximo ao seu produto ou serviço o INPI indefere o seu pedido ?
Além da consulta por nome , por classe e por especificação pois o INPI analisa isso no momento da conclusão do pedido.
8:40 - Você não precisa aguardar tanto para protocolar o pedido de registo, pois no dia útil seguinte basta você protocolar o pedido com o comprovante de pagamento em anexo, sabe por que? Digamos que você fez a pesquisa hoje dia 13/05 e esperar 05 dias para protocolar, você corre o risco de alguém depositar essa marca primeiro que você, e a prioridade é de quem deposita primeiro independente de quando você fez a pesquisa.
9:30 Você sabia que a logomarca precisa obedecer critérios de acordo com a Manual de Marcas? Você sabia que ela não pode contar alguns elementos específicos?
12:37 - Faltou informar que depois de protocolado, o processo será publicado e o INPI vai abrir um prazo de 60 dias para que terceiros que se sintam prejudicados com seu pedido possam se Opôr , e se isso acontecer você precisa se manifestar de acordo com embasamentos da LPI.
Pois é Lais. Que bom que pudemos te ajudar através deste vídeo 😁
@@SebraePROficial como saber qual login e senha
Excelente explicação
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Ricardo! 🤩
Aproveita e já se inscreve no nosso canal, sempre trazemos novidades 😉
Excelente Sebrae!!! 👏👏👏👏👏
💙💙💙
Conteúdo muito completo e esclarecedor. Obrigada!
Taynara, nós que agradecemos 💙
Muito obrigada. Vídeo excelente!
Nós que agradecemos Eliane!
Qualquer dúvida é só chamar a gente. 😉
Boa noite, por gentileza gostaria de saber como faço para registrar uma marca de uma Web Rádio, tenho dúvidas como fazer o passo a passo, obrigado Walter.
Olá Walter, tudo bem?
O passo a passo é o mesmo.
A marca pode ser sobre qualquer tipo de negócio. Assim, siga o passo a passo do vídeo e registre a marca da sua Web Rádio.
Até logo! 😉
Olá Eduardo tudo bem? tem como você dá uma olhada na minha logo para ver se a mesma pode ser registrada?
A logo é essa do canal. desde já te agradeço pela atenção.
Oi, tudo bem? Para ter um suporte maior sobre a sua marca, você pode solicitar uma consultoria: sites.pr.sebrae.com.br/consultoriasebrae/
Muito esclarecedor, só ficou uma dúvida sobre abandono da marca por não ser utilizada. Poderia explicar melhor?
Olá Priscila, tudo bem?
Caso uma pessoa tenha feito registro da marca e tenha o direito sobre ela, mas, outra pessoa que também deseja ter essa marca para atuar sobre ela provar que a mesma não é utilizada, não há nenhum tipo de ação sobre ela ( divulgação, loja aberta, enfim, movimento que comprove o uso) o INPI pode indeferir esse registro por abandono de marca, ok?!
Qualquer dúvida é só chamar a gente.
Até logo. 😉
@@SebraePROficial se no caso eu estiver usando o nome da marca apenas no Instagram, por exemplo, e não tiver um estabelecimento aberto isso pode ser considerado abandono?
Vídeo de utilidade pública! Show! Porém fiquei na dúvida, tenho uma marca de perfumes, aí gostaria de registrar exemplo Igor Perfumes a palavra perfumes não poderia estar se não seria indeferido, não? Como devo proceder por gentileza?
Olá Igor. Há nas orientações do Manual de Marca do INPI as proibições. Por exemplo, palavras comuns não podem ser registradas como marcas. Ex.: registrar a palavra “perfume” como uma marca. Também a lei veda o registro de uma marca que nela contenha expressões que descrevam o próprio produto ou serviço ou que se relacionem com ele, por exemplo, Casa das Roupas. Você pode fazer uma consulta prévia no sistema para averiguar se a marca que você deseja já está registrada. Também pode fazer uma consulta ao INPI sobre a sua dúvida, antes de abrir o processo de registro.
@@SebraePROficial sensacional 👏🏼 muito obrigado pelas informações 🙏🏼
Igor, nós que agradecemos ☺️
Fico no aguardo obrigado
qual a classificação para fabricar e vender roupas (marca própria) e o que colocar quando o nome é inventado?
Olá Endrew, tudo bem?
Para quem produz e comercializa roupas são indicadas as classes 35 (abrangente) e 25 (específica). Normalmente os nomes são criados pelo empreendedor. Esse nome é o que será registrado como marca.
Até logo! 😉
Boa tarde , vídeo muito bom , agora gostaria de uma informação eu registrei a minha marca mais ela foi extinta , eu poderia registrar novamente, com este passo a passo que você fez no viceo
Olá Wilson. Sim, se ela não foi registrada por outra pessoa ou empresa você pode solicitar um novo registro de marca.
Agora sim saí o meu registro, parabéns pelo vídeo, parece que estava no próprio INPI com alguém me ajudando 😍😍😍
Que incrível, Isaias! Conta sempre com a gente e sucesso! 🥰
Na gru, explica por favor o que são as classes, e o que interfere no formulário de registro
As classes são usadas pra definir as atividades que se dividem em produto e serviço.
Por exemplo : se você quer registrar a marca para um produto você tem que registrar na classe que identifica ele , se for uma marca para cosmeticos (classe 03) , se for roupa ( 25 ou 40) se for bijouterias ( 14 ) .
Agora se você quer registrar uma marca para serviços por exemplo: Restaurante (43) , serviços de beleza (44) .
Ou seja você precisa saber qual classe atende o que você quer registrar e dependendo da atividade você tem que registrar em mais de uma classe.
Se você classificar seu pedido errado, seu processo cai em exigência e pode ser arquivado, ai você perde o dinheiro pago na taxa e tem que fazer de novo
@DavidX Depende.
Se você for registrar marca para o produto confeccionado por você pode ser
18, 25, 24, tem que ver qual classe mais atende ao seu produto.
Se você for comercializar pode ser 35, 40
É através da análise técnica da marca que se confirma qual a classe de serviço mais atende ao produto ou serviço que você realiza, ou até mesmo se você vai precisar registrar em mais de uma classe
Olá Elaine.
Classes são as categorias em que sua marca atua.
Por exemplo, se você for registrar uma marca que atua como atelier de roupas, a classe é 40. Mas se quiser registrá-la também como estilista, a classe é a 42.
Seria um registro de marca em duas classes. O número de classes influencia o valor a ser pago na GRU de solicitação de análise para o registro de marca.
Até logo 😁
Bom dia, ótimo vídeo. Mas fiquei em dúvida na natureza. Quero registrar o nome fantasia da minha empresa. Qual natureza devo colocar?
Olá Rosi, tudo bem?
Agradecemos a sua pergunta. 🤩
É necessário conhecer sua marca para podermos responder. Entender a natureza dessa marca e onde é usada para melhor orientar o registro.
Até mais. 😉
Melhor vídeo sobre o assunto
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso vídeo.
Estamos aqui para te ajudar nesta jornada. 😉
Olá! Pode me informar onde, exatamente na RPI, posso acompanhar o pedido de registro? No sumário tem muitas opções. Estou confuso.
Olá, Rubéns. Tudo bem?
Acompanhe seu processo via Revista da Propriedade Industrial nesse endereço 👉 bit.ly/3HpLlrt.
Sucesso no registro de sua marca. 😊
Melhor vídeo de todos!!!! 🙏🏻
Que bom que gostou Allan.
Fique de olho em nosso canal que sempre trazemos novidades. 😉
Muito bom, me ajudou muito!!!
Que bom que nosso conteúdo te ajudou Manda.
Aproveita e já se inscreve no nosso canal, sempre trazemos novidades 😉
Até mais.
Apos a publicação na revista, quando devo realizar o pagamento do decênio, e onde gero o DAE?
Oi, Débora. Tudo bem? 😊 Todos os passos serão dados através da Revista, incluindo o pagamento do decênio, ok? Os boletos para pagamento são feitos através da própria plataforma do INPI, da mesma forma que todas as outras GRUs.
Qualquer dúvida estamos aqui. Até logo! 😉💙
Olá, neste caso minha empresa é eirelli - neste caso enquadrei como pessoa jurídica para efeito de pagamento do imposto ? hoje o valor esta 355,00 seria isto ?
Que vídeo EXCELENTE!!!!! MUITO OBRIGADA por essa ultilidade pública
Nós que agradecemos Raiane!
Estamos juntos nessa jornada. 🤩🚀
Vc conseguiu? Deu certo? Vc fez sozinha?