Sou descendente de japonês e lembro que na infância eu não queria ter olhos puxados, via como algo não legal. Levei tempo pra aceitar, sempre era zoado pelo sobrenome, ainda mais por vir de uma família de pasteleiros. Hoje me sinto muito mais confortável em dizer que minha etnia é amarela.
A grande verdade é que mestiços no Brasil , seja chinês , japonês , coreano , principalmente Japonês que é uma geração mais antiga no Brasil sempre fomos tratados como "JAPONÊS" mas na verdade não somos , somos brasileiros , esse é o nosso país , já no Japão somos "Brasileiros" , ou seja na minha cabeça desde criança eu não sabia o que eu era , porque no meu país não era reconhecida como brasileira e fora eu não era reconhecida . Fora os apelidos cruéis que vc ouve até na vida adulta , mas como somos educados acabamos não falando sobre isso , "deixando quieto " mas se vc chama um asiático de "JAPA" POR FAVOR pare ! Isso é extrema falta de educação , essa pessoa tem nome , essa pessoa não é japonesa , muitas vezes é outra mistura de outro país . A menos que vc tenha muita intimidade e essa pessoa não se importe com o "apedido" em outro contexto NAO CHAME MAIS ASIÁTICOS DE JAPA . É PESSIMO .
Meu primo foi apelidado assim, nem é descendente de asiáticos. Só pela pele mais clara e olhos pequenos, cabelo pretinho. As pessoas colocam a imagem num pacote único.
Vc já notou que quando alguém se refere a vc como japonês e vc se sente ofendido..na verdade ... Vc acaba ofendendo o japonês. Ninguém acha ruim por ser confundido com algo que acha bom ou bonito. Rs
@@triplexlegends5845 Não é questão de japonês ser ruim. A questão é que, a pessoa não é japonesa, as vezes ela tem até descendência de outro lugar e o apelido apaga o que ela é de verdade. Falam como se todo amarelo fosse um "japa". É tipo chamar todo negro de africano.
Linda Ana Hikari! O que me irrita é a pessoa olhar na minha cara e achar que já tudo sobre mim, ou seja, tenho que corresponder a todos os estereótipos da cabeça dela. Ai que preguiça! 🙄
Sou inscrita em vários canais de brasileiros e latino-americanos que moram ao redor do globo e o mesmo vale em outras nações. Apesar de sub-desenvolvido ainda acho que o nosso país não é dos piores no tocante à ignorância generalizada com relação à cultura, costumes e informações gerais sobre outros países e etnias. Se você assistir vídeos onde perguntam a alunos de Harvard e Princeton qualquer coisa sobre o Brasil a ignorância é tanta que dá vergonha de sermos tão coloniazinha dos EUA. Além disso, em 90% dos vídeos sobre estereótipos do povo brasileiro ao redor do mundo (Japão incluso), você vai ver recorrentemente "Neymar", "Rio" "Ronaldinho" "Carnaval o ano inteiro" "Aqui só faz calor no país todo (...e o país é o Rio)" "Mulheres brasileiras andam semi nuas" e por aí vai...
Pessoas amarelas sofrem sim bastante preconceito e sim é um preconceito sistemático e as vezes bem DESCARADO. Como os negros? Absolutamente não! Mas isso não diminui o preconceito, xenofobia e racismo que os amarelos sofrem. As pessoas fazem piadas xenofobicas o tempo todo com asiáticos, as vezes na cara da pessoa. É como se ninguém se importasse, porque sabem que não dá repercussão negativa tão grande, as vezes é extremamente constrangedor como tratam asiáticos, colocam todos no mesmo balaio e chamam de japa e quando a pessoa é coreana/chinesa/tailandesa... e acaba corrigindo ainda falam "Vocês são tudo a mesma coisa, tudo de olho puxado" ou algo do tipo. É extremamente constrangedor pra qualquer um que tem empatia e respeito a todas etnias.
Concordo, mas eu nao gosto de chamar de xenofobia, prefiro chamar de racismo. Mas claro que o preconceito com os negros é mais pesado e negativo. O que nos salva é o mito da minoria modelo
@@potchequinhadostchongos5550 isso e triste, mas graças a Deus o movimento das vozes asiáticas está crescendo. Depois que comecei a admirar cultura japonesa e coreana, comecei a perceber como vocês sofrem racismo descaradamente. Pessoas como você e a Ana Hikari estão fazendo a diferença e quebrando estereótipos (como o de que asiáticos são racistas, frios etc) que são Absolutamente falsos ou exagerados. Mesmo microagressoes, parece que contra asiáticos tudo vale porque não tem muita repercussão negativa ou porque muitos asiáticos acabam se calando e sofrendo sozinho as vezes por pressão para serem "perfeitos" ou só por serem mais tímidos. Perdi um amigo coreano porque foi para os EUA e sofreu muito bullying e acabou tirando a própria vida porque sofreu calado,um absurdo e prometi pra mim que ia ajudar o que pudesse contra esse tipo de preconceito.
Sou brasileira, descendente de espanhóis e japoneses. Tenho a pele amarela e os olhos puxados e já sofri preconceito pela cor da minha pele, pelos meus olhos, pela mistura étnica que carrego e desde criança ouço comentários preconceituosos e grosseiros com relação a essa mistura. Tenho consciência de que o que sofri até hoje, nem se compara com o que negros e indígenas sofreram e ainda sofrem... Uma vez, na escola, tive de responder num questionário se me considerava branca ou negra. Só tinha essas opções, sendo que na mesma turma tinha outros alunos asiáticos e indígenas também. Na adolescência, outro questionário perguntava se me considerava branca, negra ou parda. Dessa vez, fiz um quadradinho ao lado, escrevi: amarela e o marquei.
Minha filha sofreu muito TB por ser oriental na escola foi muito difícil. Mais amo andar com os 3 na rua e todo mundo olhar ela nunca entendeu isso e sempre dizia eles olham pq vc tem uma beleza diferente!
Minha escola uma vez fez está pesquisa, deixando apenas a opção [] branca [] negra. Eu abri uma opção do lado e assinalei [] mutante. Fui notificado kkkkkk
@@RosaAmarela8913 mas cada um é cada um, mesmo sendo brancos, negros ou indígenas, cada um tem sua vivência e Assisto esses tipos de programas mais pela lição que a pessoa passou e venceu, independente da raça do indivíduo.
@@lucio60 Hur dur "e qual o problema se um branco entrevistasse eles?" e Blá blá blá! Brancos vivem intrevistando negros sobre racismo em diversos programas da tv aberta, fechada ou do streaming. Fora que a maioria das vezes que um negro vai num programa ser intrevistado por alguém (que 99% das veses é branco) é quase certo que o tema será racismo (como se a vida da gente se resumisse somente a isso). Fora que o negro é tratado (até na forma como tentam debater sobre a problemática do racismo) como um ser de outra espécie, um animal, um alguém diferente e inferior ao ser branco, como um ET. "ou se ele fosse ai compartilhar sua vivência também?" Kk vc quer msm que eu responda??? Kkk Aliás, quando eu falei dos negros e amarelos debatendo o racismo e compartilhando suas vivências entre si, eu apenas pontuei (indiretamente) no meu comentário que na maioria das veses o negro é tratado como o "outro" ao ser intrevistado, mas aqui aconteceu uma quebra radical do padrão de como esses temas raciais são abordados, aqui é o negro que é o intrevistador, e nessa posição o negro aborda a temática do racismo junto com outro grupo tbm afetado por esse sistema racial-hierárquico: os Amarelos Amarelos apesar de não serem os mais afetados pelo racismo estrutural, ainda sim são alvo de mt racismo e xenofobia no Brasil.
@@lucio60 eu ia dizer que vc "interpretou errado", mas pra min parece mais uma interpretação errônea de modo intencional, pra vc achar alguma brecha e sair metendo assuntos nada haver com oque está sendo abordado no vídeo e oque eu falei no meu comentário.
Tenho um relato de preconceito asiático/estrangeiro que sofri aqui no Japão. Fui em um médico(japones) e eu falando do meu sintoma, ele do nada, “entao, vc eh chinesa?”. Deve ter percebido que sou estrangeira pelo meu sotaque no japonês. Eu respondi que sou brasileira. O médico: tanto faz, chinesa ou brasileira, estrangeiro eh td mesma coisa! E as enfermeiras atras rindo. Simplesmente levantei da cadeira e me retirei da clinica. Nao sei se precisava ou nao pagar pela “nao consulta” e pela ofensa que tive mas fui embora sem olhar pra tras. E ai se me botassem policial atras de mim que eu iria contar o que aconteceu, pq preconceito eh crime.
Obrigada GNT por ampliar mais um diálogo necessário sobre um tema que PRECISA ser mais presente em nossa sociedade. A cada passo, a cada conversa, a cada diálogo, desenvolvemos uma visão mais presente e clara das problemáticas sociais em nosso solo brasileiro amplamente diverso de gêneros, etnias e religiosos, que precisam ser respeitadas. E digo mais, quebrar os estereótipos é essencial, pois nossa ascendência e descendência não critério ou dado para nos definir. BRASIL, um país lindo, que tem uma rica diversidade de pessoas e é preconceituosa e intolerante. Desmitifiquem ou quebrem ideias erradas sobre os negros, os japoneses, os indígenas, os chineses, os refugiados, os taiwaneses, os coreanos, as religiões, os nordestinos, grupos LGBTQI+...
Parabéns e obrigada por me fazer essa pergunta: " O QUE VC FAZ COM O SEU PRIVILÉGIO ????" Confesso que me coloca num lugar de ação e não só de compreensão dos fatos. ⚘❤👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não é de hoje que a grande mídia é altamente racista. Ela cria uma fictícia hierarquia de beleza entre as raças. Nas novelas, filmes, as pessoas bonitas são as brancas. Enquanto que as pessoas de cor (negros, amarelos) são pessoas feias ou estereotipada. No dia a dia eu vejo pessoas negras bonitas, pessoas asiáticas bonitas. Mas na TV os racistas enrustido não coloram essas pessoas justamente para manter esse "hierarquia de beleza". O pior são os racistas enrustido falando que isso é só frescura.
Que vídeo maravilhoso!! Eu nunca tive muito contato com o debate da questão racial das pessoas amarelas (quando criança, eu até falava que eu era amarela porque achava que era a “cor” da pele, santa ignorância meu Deus do céu), mas estou feliz de aprender mais dessa questão e saber que outras etnias estão tendo mais voz. Luana conduz a conversa muito bem, uma excelente entrevistadora! E a Ana fala muitíssimo bem e tem domínio do tema. Amei o vídeo 🥰❤️
Nunca vi um crime racial ser tão pesado como contra negros e povos originários mas que tem preconceito tem com amarelos tem sim. Namoro um baiano cujos pais japoneses vieram pra cá jovens e foram viver na Bahia, ou seja, tô aprendendo o que é racismo com xenofobia, pq as pessoas "amenizam" ele ser baiano por ser japonês como se ele fosse superior e ao mesmo tempo tratam ele como menos homem por ser descendente japonês, dão em cima de mim na frente dele e tudo, gritam com ele chamando de chinês o tempo inteiro ou japonês filho da p* é quando ele não agrada os outros, é pesado. Eu dentro do colorismo fico um pouquinho nesse limbo do embranquecimento pq tenho pele clara pra ser tratada como negra, mas como disse, ainda não vi nenhum desses preconceitoa.serem tão duros quanto com povos indígenas e pessoas de pele retinta.
Quantos asiáticos de diferentes âmbitos sociais você conhece pessoalmente? Erguer a pauta amarela não é diminuir as outras pautas. Elas são diferentes e distintas. Eh como falar de bolo e feijão, cada um tem sua nuance única e dolorida. Sei que não foi a sua intenção (acredito), mas destacar e comparar pautas pode realçar essa rixa e colocar uma minoria contra a outra, uma bela estratégica dos brancos e da maioria. Sim com certeza a violência que negros sofrem sao alarmantes. Porém uma comparação só ajuda a branquitude a se manter enquanto escondemos e invisibilizamos a dor de outros povos minoritários.
@@asaamarela4475 oi concordo que essa rixa não é saudável, mas são distinções que eu acredito serem necessárias sim em um país que facilmente apaga as causas negras e indígenas entende? O comentário é mais pra isso e para pessoas que enchem a boca pra falar : "mas asiáticos sofrem preconceito também" como forma de reduzir o preconceito racial contra negros e indígenas.
@@asaamarela4475 o racismo que enfrentam é muito distinto sim, e não posso forja uma experiência que não tenho, não.sou asiática cresci em escolas particulares (como bolsista) que a maioria (mais de 50%) eram descendentes de japoneses e apenas havia uma pessoa negra entende? Então falando em dados, números muito além da minha experiência, ou da sua, temos algo alarmante e infelizmente muita tentativa de apagamento desses fatos. Não é sobre reduzir uma causa, é sobre não permitir que usem uma causa pra reduzir outra dentro da lógica que nós vivemos no Brasil.
@@asaamarela4475 eu sou LGBTQIA+ por exemplo, sou uma minoria tb, e minha visão de luta é entender os nuances no enfrentamento de cada minoria sim, essa é.minha visão mas com certeza acho válido seu ponto de vista, e levarei sempre em consideração.
@@amandadelgado92 Entendi Amanda. Concordo com voce nisso. O pessoal sempre interpreta como quer e usar os asiaticos como justificativa para apagar a luta negra e indigena como se as historia fossem iguais. O que vejo muito tambem, sao pessoas apagando a luta asiatica comparando com a negra e indigena, falando que eles nao devem falar sobre suas experiencias que soh tem privilegios, fazendo que so/apenas a branquitude se beneficie enquanto pessoas racializadas tbm se calem e adoecam sozinhas com o trauma que eh ser nao branco na sociedade ocidental. As lutas sao interligadas.
O preconceito no Brasil é muito complexo. Apesar da comunidade asiática no geral ser da classe média, eles tem muitas restrições em vários meios como mídia, arte e política. Fora a diminuição por causa da parte fisica. A "elite brasileira" é branca, tanto de antigos colonizadores europeus; portugueses, italianos, alemães e holandeses ,como de imigrantes árabes.
Lindas! Apresentadora e entrevistada. Diferentes mas iguais. 💕❤️ Iguais nas lutas contra o racismo, que infelizmente no Brasil existe e muito. Gratidāo por esta💕❤️ materia linda.
No Brasil há uma mensagem subliminar de que só branco que é bonito. Mas no dia a dia você vê que não é nada disso. A grande mídia faz um grande estrago na sociedade brasileira.
Encontrei esse video por acaso, mas adorei. Obrigada por todas as reflexões trazidas. Parabéns pelas perguntas e profundidade do assunto. Respeito a todos os seres humanos, a suas nuances e culturas. Seguimos aprendendo.
Sempre tive muito orgulho da minha ascendência, enquanto criança sempre tive muito orgulho de me autodeclarar amarela, o que aconteceu comigo foi uma lógica inversa, das pessoas me intitularem branca e ao mesmo tempo quererem que eu atenda aos estereótipos de uma "japa"
Que maravilha,parecida com a composição familiar do excelente cantor Jair Rodrigues,aqui no meu bairro tbm tem homem negro casado com mulher de ascendência oriental.
Muito interessante! As pessoas não entendem que existe racismo contra amarelos por conta dele ser diferente do contra negros e indígenas. As agressões são pequenas e cotidianas porém não atingem o mercado de trabalho e classes sociais .
Só queria dar um recorte, dentro da própria comunidade asiática aqui do Brasil existe rascismo de comparação de geração e tom de pele. Tanto que alguns asiáticos taiwaneses ou tailandeses nem são vistos pela comunidade asiática como asiáticos, por que o esteriotipo de asiático que predomina a visão geral hoje do que é asiático é coreano, é pele branco papel (que é irreal diga-se de passagem) olhos hiper puxados (que variam bastante dependendo da descendência no próprio vídeo você vê por exemplo como as duas são amarelas mas os traços divergem) e a questão de altura e biotipo também é pesada, ou seja, nem os próprios asiáticos entre si se respeitam aqui falando de forma geral, tanto é que tentam ao máximo se fechar em suas próprias bolhas culturais com colônias, bairros, escolas etc.
@@michelibarbosa2077 sim sou asiática e cresci em comunidade e você quem é pra me dizer que não tenho o direito de falar sobre o que eu vivi e ainda vejo ocorrer?
Amarelo ou japonês , na verdade descendente de japoneses sofrem preconceito sim e sempre vão sofrer . Racismo acontece com descendente de japoneses também . Eu sempre sofri bullying na escola .
Todo mundo viu aquele colega de escola ser perturbado por ser descendente ou ter traços amarelos, já ouviu o japa ou a piada do pastel chinês. Sim existe preconceito e é horrível tem-se um padrão e ele é branco /ocidental, amarelo, preto, indígena são apagados ou usados de figurinha de vez em quando pra tirar foto ou pagar de inclusivo.
Minha mãe cearense, comumente é perguntada sobre uma suposta origem oriental. Não sabemos. Não temos no sobrenome algo que remeta a isso. Acredito eu que seja uma união de ancestrais portugueses da minha avó e indígenas do meu avô. A pele ficou mais clara e olhos puxadinhos. Mas nunca acharam que ela não fosse branca. Tudo tão complexo.
Eu também tinha essa dúvida pq minha avô foi adotada,ela tem traços orientais, a gente não tem sobrenome japonês, mais fiz meu DNA de ancestralidade la apareceu 1,2% japonês
É isso aí! Respeito é o alicerce de uma sociedade multicultural como a brasileira. O problema é no Brasil há muitos racistas enrustidos, principalmente na grande mídia.
Eu queria muito ter estudado numa escola que tivesse mais amarelos. Estudei em escola que eu era a única, era zoeira infinita, eu não entendia, me sentia o ser mais estranho do mundo. Não conhecia meu pai (a parte asiática), até a adolescência, só via asiáticos caricatos na TV aberta. Era péssimo.
Acho legal trazer a questão da discriminação que outros grupos étnicos sofrem, mas a verdade é que, mundialmente, o racismo sofrido por pessoas da raça negra é algo de uma proporção, gravidade e dor, que no meu ponto de vista, são incomparáveis a qualquer outro tipo de discriminação, injustiça desigualdade social (e nisso englobo de forma muito consciente lutas de extrema importância como o movimento feminista, LGBTQA+, etc).
Parabéns Ana Híkari falou toda a verdade nois descendentes de japoneses merecemos respeito e dignidade arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵
A rede Globo mesmo sempre foi um grande exemplo de não representatividade amarela mas novelas ou no jornalismo. Não chegam a encher uma mão cerca de 3 atrizes mulheres únicas que já passaram por lá. Daí chega a CNN de cara com 3 assistidos jornalistas amarelos logo de início, mas a alegria durou pouco, porque os outros jornalistas ficavam tratando eles quase que como um mascote, usando frases do tipo , "chegou o nosso japaaaa"..... Patético
Que absurdo é esse de "não mexe no meu carnaval"? Inúmeras pessoas, da mais variadas raças se fantasiam todos os anos com personagens e caricaturas da raça branca muito mais que qualquer outra raça e nós, brancos ou pardos claros, supostamente 'privilegiados' simplesmente não ligamos. Quanto a cultura asiática, nós brasileiros amamos tudo que vocês fazem, da religião ao cinema, somos um entre os povos que mais consomem as produções integralmente asiáticas. Vocês são maravilhosos!
Eu gostaria que alguém esclarecesse uma dúvida que eu genuinamente tenho, pq a comunidade asiática é chamada de amarela? É a pele? Pq tudo que eu já vi de produções asiáticas ngm é, queria realmente um esclarecimento pra aprender
Tem um povo lá do vietna, indonesia não tem nada a ver com chineses e japoneses só tem olhos puxados mais o rosto tem muito diferença aí brasileiro ver pensa que é japonês ou chinês ,coreano 🤣🤣
O preconceito,o julgamento pela aparência, cor e características é uma merda. De verdade. Nos é a mesma coisa por dentro cara e por fora tbm, Não tem diferença
Isso pra mim não faz sentido. Se caucasianos são "brancos", indígenas são "vermelhos", africanos e afrodescendentes são "pretos", fica subentendido que é normal se referir a etnias usando um sistema de cores. Assim como "negro" e "índio" não são se referem diretamente a uma etnia, mas a um preconceito com base em ignorância e conveniências de poder e exploração.
@@catarinaassuncao157 por que ofensivo? Ela mesma se identifica como amarela. Da mesma forma, um negro ou preto não se sente ofendido ao ser identificado como tal.
A Luana comanda mto bem a entrevista. Ela coloca as perguntas mto bem e deixa o convidado falar. Tem mto a ensinar para alguns pioneiros de TV
Existe uma NOVELA HISTÓRICA japonesa chamada "夏と春" (Natsu to Haru). Ela conta a história da imigração japonesa para o Brasil.
Tem o Jaspion também ele conta a história triste de Namaguederaz😞
Difícil ... Todo mundo quer ser representado... Principalmente em um país miscigenadisssimo
@@triplexlegends5845 isso faz ser ainda mais fácil para encontrar quem nos represente. Se tem muita gente diferente, pq colocam só brancos? 🤔
Mariana, onde posso assistir esta história?
@@nilkacosta7167 Tem aqui no RUclips
Sou descendente de japonês e lembro que na infância eu não queria ter olhos puxados, via como algo não legal. Levei tempo pra aceitar, sempre era zoado pelo sobrenome, ainda mais por vir de uma família de pasteleiros. Hoje me sinto muito mais confortável em dizer que minha etnia é amarela.
E eu negro querendo ter cabelo liso e odiando o meu nariz, o racismo marca todo mundo de forma diferente e ao mesmo tempo igual.
E eu acho tão lindo os olhos e cabelo dos amarelos.
@@lucimarfs Puxa saco
@@hr-qn2hs . Um negro metido a besta querendo ser branco . Afff
@@denilson71 não disse aquilo me referindo ao que sou hj, estava me referindo a como eu pensava no passado.
A grande verdade é que mestiços no Brasil , seja chinês , japonês , coreano , principalmente Japonês que é uma geração mais antiga no Brasil sempre fomos tratados como "JAPONÊS" mas na verdade não somos , somos brasileiros , esse é o nosso país , já no Japão somos "Brasileiros" , ou seja na minha cabeça desde criança eu não sabia o que eu era , porque no meu país não era reconhecida como brasileira e fora eu não era reconhecida . Fora os apelidos cruéis que vc ouve até na vida adulta , mas como somos educados acabamos não falando sobre isso , "deixando quieto " mas se vc chama um asiático de "JAPA" POR FAVOR pare ! Isso é extrema falta de educação , essa pessoa tem nome , essa pessoa não é japonesa , muitas vezes é outra mistura de outro país . A menos que vc tenha muita intimidade e essa pessoa não se importe com o "apedido" em outro contexto NAO CHAME MAIS ASIÁTICOS DE JAPA . É PESSIMO .
Meu primo foi apelidado assim, nem é descendente de asiáticos. Só pela pele mais clara e olhos pequenos, cabelo pretinho. As pessoas colocam a imagem num pacote único.
Conheço um monte de latino c apelido de japonês e não tem nenhuma descendencia asiática
Vc já notou que quando alguém se refere a vc como japonês e vc se sente ofendido..na verdade ... Vc acaba ofendendo o japonês. Ninguém acha ruim por ser confundido com algo que acha bom ou bonito. Rs
Pois é, o povo tem essa "mania" de querer chamar um descendente de asiático pela nacionalidade desse país, sendo que eles também são brasileiros
@@triplexlegends5845 Não é questão de japonês ser ruim. A questão é que, a pessoa não é japonesa, as vezes ela tem até descendência de outro lugar e o apelido apaga o que ela é de verdade. Falam como se todo amarelo fosse um "japa". É tipo chamar todo negro de africano.
Linda Ana Hikari! O que me irrita é a pessoa olhar na minha cara e achar que já tudo sobre mim, ou seja, tenho que corresponder a todos os estereótipos da cabeça dela. Ai que preguiça! 🙄
Sou inscrita em vários canais de brasileiros e latino-americanos que moram ao redor do globo e o mesmo vale em outras nações. Apesar de sub-desenvolvido ainda acho que o nosso país não é dos piores no tocante à ignorância generalizada com relação à cultura, costumes e informações gerais sobre outros países e etnias. Se você assistir vídeos onde perguntam a alunos de Harvard e Princeton qualquer coisa sobre o Brasil a ignorância é tanta que dá vergonha de sermos tão coloniazinha dos EUA. Além disso, em 90% dos vídeos sobre estereótipos do povo brasileiro ao redor do mundo (Japão incluso), você vai ver recorrentemente "Neymar", "Rio" "Ronaldinho" "Carnaval o ano inteiro" "Aqui só faz calor no país todo (...e o país é o Rio)" "Mulheres brasileiras andam semi nuas" e por aí vai...
Pessoas amarelas sofrem sim bastante preconceito e sim é um preconceito sistemático e as vezes bem DESCARADO. Como os negros? Absolutamente não! Mas isso não diminui o preconceito, xenofobia e racismo que os amarelos sofrem. As pessoas fazem piadas xenofobicas o tempo todo com asiáticos, as vezes na cara da pessoa. É como se ninguém se importasse, porque sabem que não dá repercussão negativa tão grande, as vezes é extremamente constrangedor como tratam asiáticos, colocam todos no mesmo balaio e chamam de japa e quando a pessoa é coreana/chinesa/tailandesa... e acaba corrigindo ainda falam "Vocês são tudo a mesma coisa, tudo de olho puxado" ou algo do tipo. É extremamente constrangedor pra qualquer um que tem empatia e respeito a todas etnias.
Não se compara dores. Não existe isso de sofrer mais ou sofrer menos.
Concordo, mas eu nao gosto de chamar de xenofobia, prefiro chamar de racismo. Mas claro que o preconceito com os negros é mais pesado e negativo. O que nos salva é o mito da minoria modelo
@@potchequinhadostchongos5550 isso e triste, mas graças a Deus o movimento das vozes asiáticas está crescendo. Depois que comecei a admirar cultura japonesa e coreana, comecei a perceber como vocês sofrem racismo descaradamente. Pessoas como você e a Ana Hikari estão fazendo a diferença e quebrando estereótipos (como o de que asiáticos são racistas, frios etc) que são Absolutamente falsos ou exagerados. Mesmo microagressoes, parece que contra asiáticos tudo vale porque não tem muita repercussão negativa ou porque muitos asiáticos acabam se calando e sofrendo sozinho as vezes por pressão para serem "perfeitos" ou só por serem mais tímidos. Perdi um amigo coreano porque foi para os EUA e sofreu muito bullying e acabou tirando a própria vida porque sofreu calado,um absurdo e prometi pra mim que ia ajudar o que pudesse contra esse tipo de preconceito.
@@rosemichelon103 😢que triste meus pesames🙏
Nunca vi uma pessoa amarela
Sou brasileira, descendente de espanhóis e japoneses.
Tenho a pele amarela e os olhos puxados e já sofri preconceito pela cor da minha pele, pelos meus olhos, pela mistura étnica que carrego e desde criança ouço comentários preconceituosos e grosseiros com relação a essa mistura.
Tenho consciência de que o que sofri até hoje, nem se compara com o que negros e indígenas sofreram e ainda sofrem...
Uma vez, na escola, tive de responder num questionário se me considerava branca ou negra. Só tinha essas opções, sendo que na mesma turma tinha outros alunos asiáticos e indígenas também.
Na adolescência, outro questionário perguntava se me considerava branca, negra ou parda. Dessa vez, fiz um quadradinho ao lado, escrevi: amarela e o marquei.
Minha filha sofreu muito TB por ser oriental na escola foi muito difícil. Mais amo andar com os 3 na rua e todo mundo olhar ela nunca entendeu isso e sempre dizia eles olham pq vc tem uma beleza diferente!
Minha escola uma vez fez está pesquisa, deixando apenas a opção [] branca [] negra.
Eu abri uma opção do lado e assinalei [] mutante.
Fui notificado kkkkkk
Que linda, mistura Isis !
@@felipemanoeldasilva4095, obrigada.
Cuide-se e fique bem.
@@IsisT De nada e tbm lhe desejo o mesmo !
“Mulher da minha idade nunca fui chamada”. É incrível como somos sempre categorizados como subespécie e ninguém para para refletir sobre isso.
Isso é MT foda! Negros intrevistando amarelos, eles falando de suas vivências sem precisar de um branco.
e qual o problema se um branco entrevistasse eles? ou se ele fosse ai compartilhar sua vivência também?
@@lucio60 não há problema, mas é que já tem tanto e em todo lugar, é bom ver diversidade e representatividade.
@@RosaAmarela8913
mas cada um é cada um, mesmo sendo brancos, negros ou indígenas, cada um tem sua vivência e Assisto esses tipos de programas mais pela lição que a pessoa passou e venceu, independente da raça do indivíduo.
@@lucio60 Hur dur "e qual o problema se um branco entrevistasse eles?" e Blá blá blá!
Brancos vivem intrevistando negros sobre racismo em diversos programas da tv aberta, fechada ou do streaming. Fora que a maioria das vezes que um negro vai num programa ser intrevistado por alguém (que 99% das veses é branco) é quase certo que o tema será racismo (como se a vida da gente se resumisse somente a isso).
Fora que o negro é tratado (até na forma como tentam debater sobre a problemática do racismo) como um ser de outra espécie, um animal, um alguém diferente e inferior ao ser branco, como um ET.
"ou se ele fosse ai compartilhar sua vivência também?"
Kk vc quer msm que eu responda??? Kkk
Aliás, quando eu falei dos negros e amarelos debatendo o racismo e compartilhando suas vivências entre si, eu apenas pontuei (indiretamente) no meu comentário que na maioria das veses o negro é tratado como o "outro" ao ser intrevistado, mas aqui aconteceu uma quebra radical do padrão de como esses temas raciais são abordados, aqui é o negro que é o intrevistador, e nessa posição o negro aborda a temática do racismo junto com outro grupo tbm afetado por esse sistema racial-hierárquico: os Amarelos
Amarelos apesar de não serem os mais afetados pelo racismo estrutural, ainda sim são alvo de mt racismo e xenofobia no Brasil.
@@lucio60 eu ia dizer que vc "interpretou errado", mas pra min parece mais uma interpretação errônea de modo intencional, pra vc achar alguma brecha e sair metendo assuntos nada haver com oque está sendo abordado no vídeo e oque eu falei no meu comentário.
Tenho um relato de preconceito asiático/estrangeiro que sofri aqui no Japão.
Fui em um médico(japones) e eu falando do meu sintoma, ele do nada, “entao, vc eh chinesa?”. Deve ter percebido que sou estrangeira pelo meu sotaque no japonês.
Eu respondi que sou brasileira.
O médico: tanto faz, chinesa ou brasileira, estrangeiro eh td mesma coisa!
E as enfermeiras atras rindo.
Simplesmente levantei da cadeira e me retirei da clinica. Nao sei se precisava ou nao pagar pela “nao consulta” e pela ofensa que tive mas fui embora sem olhar pra tras. E ai se me botassem policial atras de mim que eu iria contar o que aconteceu, pq preconceito eh crime.
Japoneses tiraram a dignidade dos chineses, até hoje existe um ressentimento de ambos países.
Caramba quê horror
Queria agradecer tbm, voce me fez refletir sobre coisas que eu pensava e não conseguia expressar ou nem por em ideias.
Obrigada GNT por ampliar mais um diálogo necessário sobre um tema que PRECISA ser mais presente em nossa sociedade.
A cada passo, a cada conversa, a cada diálogo, desenvolvemos uma visão mais presente e clara das problemáticas sociais em nosso solo brasileiro amplamente diverso de gêneros, etnias e religiosos, que precisam ser respeitadas.
E digo mais, quebrar os estereótipos é essencial, pois nossa ascendência e descendência não critério ou dado para nos definir.
BRASIL, um país lindo, que tem uma rica diversidade de pessoas e é preconceituosa e intolerante.
Desmitifiquem ou quebrem ideias erradas sobre os negros, os japoneses, os indígenas, os chineses, os refugiados, os taiwaneses, os coreanos, as religiões, os nordestinos, grupos LGBTQI+...
Parabéns e obrigada por me fazer essa pergunta: " O QUE VC FAZ COM O SEU PRIVILÉGIO ????" Confesso que me coloca num lugar de ação e não só de compreensão dos fatos. ⚘❤👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu to chocado que o papis da Ana Hikari é o querido Prof. Dr. Almir Almas!
Ela já fez tantos trabalhos e vai ser sempre chamada de a atriz de malhação.
Não é de hoje que a grande mídia é altamente racista. Ela cria uma fictícia hierarquia de beleza entre as raças. Nas novelas, filmes, as pessoas bonitas são as brancas. Enquanto que as pessoas de cor (negros, amarelos) são pessoas feias ou estereotipada. No dia a dia eu vejo pessoas negras bonitas, pessoas asiáticas bonitas. Mas na TV os racistas enrustido não coloram essas pessoas justamente para manter esse "hierarquia de beleza". O pior são os racistas enrustido falando que isso é só frescura.
Que vídeo maravilhoso!! Eu nunca tive muito contato com o debate da questão racial das pessoas amarelas (quando criança, eu até falava que eu era amarela porque achava que era a “cor” da pele, santa ignorância meu Deus do céu), mas estou feliz de aprender mais dessa questão e saber que outras etnias estão tendo mais voz. Luana conduz a conversa muito bem, uma excelente entrevistadora! E a Ana fala muitíssimo bem e tem domínio do tema. Amei o vídeo 🥰❤️
Nunca vi um crime racial ser tão pesado como contra negros e povos originários mas que tem preconceito tem com amarelos tem sim. Namoro um baiano cujos pais japoneses vieram pra cá jovens e foram viver na Bahia, ou seja, tô aprendendo o que é racismo com xenofobia, pq as pessoas "amenizam" ele ser baiano por ser japonês como se ele fosse superior e ao mesmo tempo tratam ele como menos homem por ser descendente japonês, dão em cima de mim na frente dele e tudo, gritam com ele chamando de chinês o tempo inteiro ou japonês filho da p* é quando ele não agrada os outros, é pesado. Eu dentro do colorismo fico um pouquinho nesse limbo do embranquecimento pq tenho pele clara pra ser tratada como negra, mas como disse, ainda não vi nenhum desses preconceitoa.serem tão duros quanto com povos indígenas e pessoas de pele retinta.
Quantos asiáticos de diferentes âmbitos sociais você conhece pessoalmente? Erguer a pauta amarela não é diminuir as outras pautas. Elas são diferentes e distintas. Eh como falar de bolo e feijão, cada um tem sua nuance única e dolorida. Sei que não foi a sua intenção (acredito), mas destacar e comparar pautas pode realçar essa rixa e colocar uma minoria contra a outra, uma bela estratégica dos brancos e da maioria. Sim com certeza a violência que negros sofrem sao alarmantes. Porém uma comparação só ajuda a branquitude a se manter enquanto escondemos e invisibilizamos a dor de outros povos minoritários.
@@asaamarela4475 oi concordo que essa rixa não é saudável, mas são distinções que eu acredito serem necessárias sim em um país que facilmente apaga as causas negras e indígenas entende? O comentário é mais pra isso e para pessoas que enchem a boca pra falar : "mas asiáticos sofrem preconceito também" como forma de reduzir o preconceito racial contra negros e indígenas.
@@asaamarela4475 o racismo que enfrentam é muito distinto sim, e não posso forja uma experiência que não tenho, não.sou asiática cresci em escolas particulares (como bolsista) que a maioria (mais de 50%) eram descendentes de japoneses e apenas havia uma pessoa negra entende? Então falando em dados, números muito além da minha experiência, ou da sua, temos algo alarmante e infelizmente muita tentativa de apagamento desses fatos. Não é sobre reduzir uma causa, é sobre não permitir que usem uma causa pra reduzir outra dentro da lógica que nós vivemos no Brasil.
@@asaamarela4475 eu sou LGBTQIA+ por exemplo, sou uma minoria tb, e minha visão de luta é entender os nuances no enfrentamento de cada minoria sim, essa é.minha visão mas com certeza acho válido seu ponto de vista, e levarei sempre em consideração.
@@amandadelgado92 Entendi Amanda. Concordo com voce nisso. O pessoal sempre interpreta como quer e usar os asiaticos como justificativa para apagar a luta negra e indigena como se as historia fossem iguais. O que vejo muito tambem, sao pessoas apagando a luta asiatica comparando com a negra e indigena, falando que eles nao devem falar sobre suas experiencias que soh tem privilegios, fazendo que so/apenas a branquitude se beneficie enquanto pessoas racializadas tbm se calem e adoecam sozinhas com o trauma que eh ser nao branco na sociedade ocidental. As lutas sao interligadas.
Esse programa é bom demais. E necessário, parabéns ❣️
O preconceito no Brasil é muito complexo. Apesar da comunidade asiática no geral ser da classe média, eles tem muitas restrições em vários meios como mídia, arte e política. Fora a diminuição por causa da parte fisica. A "elite brasileira" é branca, tanto de antigos colonizadores europeus; portugueses, italianos, alemães e holandeses ,como de imigrantes árabes.
Concordo, mas árabes não são brancos, apenas no Brasil são vistos assim, nem eles mesmos lá fora e no país deles se enxergam como brancos.
Lindas! Apresentadora e entrevistada. Diferentes mas iguais. 💕❤️ Iguais nas lutas contra o racismo, que infelizmente no Brasil existe e muito. Gratidāo por esta💕❤️ materia linda.
Viva a diversidade 👏👏💚💚🌻🌻🌻 E respeito acima de tudo 👏👏
Muito bem Ana Hikari. A diversidade tem que estar também e principalmente no comando.
No Brasil há uma mensagem subliminar de que só branco que é bonito. Mas no dia a dia você vê que não é nada disso. A grande mídia faz um grande estrago na sociedade brasileira.
Aprendi muito com esse vídeo.. Parabéns a todos pelo conteúdo!! Muito necessário esses tipos de debates
Encontrei esse video por acaso, mas adorei. Obrigada por todas as reflexões trazidas. Parabéns pelas perguntas e profundidade do assunto. Respeito a todos os seres humanos, a suas nuances e culturas. Seguimos aprendendo.
Bate-papo necessário, arrasaram!!!
Pessoas racializadas precisam se unir e se aprofundar nessas pautas.
debate importantíssimo ainda mais nesse momento, entrevista e conversa maravilhosa!
Não só em nosso país, mas o mundo ocidental quase inteiro, precisa aprender com a diversidade de qualquer tipo.
Caraca, que vídeo incrível. Muito triste saber como o racismo atua de diferentes formas e até instrumentalizando os diferentes grupos
Inteligência é aprender de tudo um pouco.
Muito boa a conversa entre as duas 😍😍👏👏
Sempre tive muito orgulho da minha ascendência, enquanto criança sempre tive muito orgulho de me autodeclarar amarela, o que aconteceu comigo foi uma lógica inversa, das pessoas me intitularem branca e ao mesmo tempo quererem que eu atenda aos estereótipos de uma "japa"
Gente, q programa maravilhoso! O RUclips me jogou pra ca por conta do pastor henrique vieira, mas ja vi im monte e sao todos muito bons!!!
Excelente entrevista. "O preconceito contra as pessoas amarelas não é letal" fundamental esta informação pra entender aa diferenças.
Oq falta pra avança? tudo,por muito esforço vamos chegar lá
Que maravilha,parecida com a composição familiar do excelente cantor Jair Rodrigues,aqui no meu bairro tbm tem homem negro casado com mulher de ascendência oriental.
Ótima entrevista 😍😍
Que moça consciente e articulada!
Muito interessante! As pessoas não entendem que existe racismo contra amarelos por conta dele ser diferente do contra negros e indígenas. As agressões são pequenas e cotidianas porém não atingem o mercado de trabalho e classes sociais .
No meio artistico sim, ja viu asiaticos protagonizando novela, são sempre esteriotipados.
Fico esperando toda sexta feira só pra assistir esses vídeos. Eu fiquei completamente viciada 😍😍😍😍💖💖
Só queria dar um recorte, dentro da própria comunidade asiática aqui do Brasil existe rascismo de comparação de geração e tom de pele. Tanto que alguns asiáticos taiwaneses ou tailandeses nem são vistos pela comunidade asiática como asiáticos, por que o esteriotipo de asiático que predomina a visão geral hoje do que é asiático é coreano, é pele branco papel (que é irreal diga-se de passagem) olhos hiper puxados (que variam bastante dependendo da descendência no próprio vídeo você vê por exemplo como as duas são amarelas mas os traços divergem) e a questão de altura e biotipo também é pesada, ou seja, nem os próprios asiáticos entre si se respeitam aqui falando de forma geral, tanto é que tentam ao máximo se fechar em suas próprias bolhas culturais com colônias, bairros, escolas etc.
Você é asiática? Convive em uma comunidade asiática? Caso não, você não está em direito de falar essas coisas.
@@michelibarbosa2077 sim sou asiática e cresci em comunidade e você quem é pra me dizer que não tenho o direito de falar sobre o que eu vivi e ainda vejo ocorrer?
@Gabriel Xavier e não é isso homi?¿ Pessoa ignorante
@@michelibarbosa2077 mesmo que não tivesse, não tira a voz dela.
Eu estudei sobre isso, isso é definitivamente algo real. Existe esse padrão para os amerelos
Excelente entrevista.
Amarelo ou japonês , na verdade descendente de japoneses sofrem preconceito sim e sempre vão sofrer . Racismo acontece com descendente de japoneses também . Eu sempre sofri bullying na escola .
Adorei! Me fez pensar. Realmente é estranho. Por exemplo, nunca vi jornalista,comentarista, na Globo,Globonews.
Eu sou considerada amarela nós meus documentos estão assim, mas não tenho descendência asiática ,tenho descendência de índio e branco
Você é parda, moça.
Os indígenas vêm da Ásia (segundo teorias), mas faz muito tempo, milhares de anos separam as civilizações americanas e asiáticas
@@eduardaarruda7719 poisé nos meus documentos estão como amarela 🤡🤡🤡😂😂😂
@@elaine5979 Qual fonte você tirou isso?
@@eduardaarruda7719 Eita pega, o povo burro.
@@elaine5979 Vou dá uma pesquisada.!
Todo mundo viu aquele colega de escola ser perturbado por ser descendente ou ter traços amarelos, já ouviu o japa ou a piada do pastel chinês. Sim existe preconceito e é horrível tem-se um padrão e ele é branco /ocidental, amarelo, preto, indígena são apagados ou usados de figurinha de vez em quando pra tirar foto ou pagar de inclusivo.
Infelizmente há muito racismo no Brasil. E, o que é pior, muita gente acha que é normal.
Minha mãe cearense, comumente é perguntada sobre uma suposta origem oriental. Não sabemos. Não temos no sobrenome algo que remeta a isso. Acredito eu que seja uma união de ancestrais portugueses da minha avó e indígenas do meu avô. A pele ficou mais clara e olhos puxadinhos. Mas nunca acharam que ela não fosse branca. Tudo tão complexo.
Igual o meu avô os traços são de japonês nunca saberemos de fato qual a origem dele..
Indígenas!
Eu também tinha essa dúvida pq minha avô foi adotada,ela tem traços orientais, a gente não tem sobrenome japonês, mais fiz meu DNA de ancestralidade la apareceu 1,2% japonês
Pode ser indígena
É simples,tudo começa pelo RESPEITO
🌻👏
É isso aí! Respeito é o alicerce de uma sociedade multicultural como a brasileira. O problema é no Brasil há muitos racistas enrustidos, principalmente na grande mídia.
Me senti totalmente representada nesse vídeo!
Gostei dessa conversa. Voltarei
Adoro esse tipo de conteúdo assim aprendo mais.😉
Eu queria muito ter estudado numa escola que tivesse mais amarelos. Estudei em escola que eu era a única, era zoeira infinita, eu não entendia, me sentia o ser mais estranho do mundo. Não conhecia meu pai (a parte asiática), até a adolescência, só via asiáticos caricatos na TV aberta. Era péssimo.
Acho legal trazer a questão da discriminação que outros grupos étnicos sofrem, mas a verdade é que, mundialmente, o racismo sofrido por pessoas da raça negra é algo de uma proporção, gravidade e dor, que no meu ponto de vista, são incomparáveis a qualquer outro tipo de discriminação, injustiça desigualdade social (e nisso englobo de forma muito consciente lutas de extrema importância como o movimento feminista, LGBTQA+, etc).
Não se compara causas e dores. Uma não é maior que a outra, são apenas coisas diferentes.
Parabéns Ana Híkari falou toda a verdade nois descendentes de japoneses merecemos respeito e dignidade arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵
🇧🇷🇯🇵
Ela falando é bem parecido com relato da Thais Araujo.
Lindo! Amei!
Amei parabéns pelos conteúdos esse canal é f#d@ 🔥🤜🏿🤛🤜🏻🤛🏽🤜🏽🤛🏾
Ameiiiii❤️❤️❤️❤️
Ana hikari é uma atriz sensacional.
*FEMINISMO* ❤️❤️❤️
Ela é uma mistura linda 😍
Muito doce a Ana
Nossa, Brasil é incrível... que mistura linda.
Eu já acho BOSTASIL horroroso com essas AUTORIDADES BOSTASILEIRAS e com esses POLITICOS BOSTASILEIROS , que têm nesse país
Perfeito!
Finalmente alguém falou sobre isso
Que video lindo
A rede Globo mesmo sempre foi um grande exemplo de não representatividade amarela mas novelas ou no jornalismo. Não chegam a encher uma mão cerca de 3 atrizes mulheres únicas que já passaram por lá.
Daí chega a CNN de cara com 3 assistidos jornalistas amarelos logo de início, mas a alegria durou pouco, porque os outros jornalistas ficavam tratando eles quase que como um mascote, usando frases do tipo , "chegou o nosso japaaaa"..... Patético
A grande mídia sempre foi racista. Diretores, apresentadores de TV, jornalistas etc. , muitos deles são racistas enrustidos.
Como é difícil o racismo.Nunca vi colocado deste jeito . Não sei o que pensar neste conceito apresentado.
Muuuuuito bom 😊
Alguem sabe a marca desse tênis branco?
👏👏👏
Quando ouvia falar de pessoas amarelas só me vinha uma coisa na cabeça; Os Simpsons
Gente acho tão bonito kkkkkk eu não consigo imaginar as pessoas achando eles feios, de verdade se eu pudesse seria "Amarela" hehehehe
Perfeita
Que legal!!!
Fiquei muito comovido com essa entrevista...quantas vozes estão por aí pedindo oque é seu por direito. 😔
Atriz Ana hikari ❤
Lembre do meu filho de 5 anos kkk
Ele me perguntou mamãe eu sou preto ou branco? Eu disse .. vc e amarelo kkkkk
cade o debate dk Arthur com indígenas? 3 meses e nd.
Que absurdo é esse de "não mexe no meu carnaval"? Inúmeras pessoas, da mais variadas raças se fantasiam todos os anos com personagens e caricaturas da raça branca muito mais que qualquer outra raça e nós, brancos ou pardos claros, supostamente 'privilegiados' simplesmente não ligamos. Quanto a cultura asiática, nós brasileiros amamos tudo que vocês fazem, da religião ao cinema, somos um entre os povos que mais consomem as produções integralmente asiáticas. Vocês são maravilhosos!
Infelizmente passei minha infancia e juventude ouvindo dizer a cor amarela ta relacionada a doenças.
Sou loira, branca, adoraria se nascesse japonesa.
Pq vc só conhece a parte boa
nao kkk
Cuidado, vai levar pedrada. No Brasil racista só é aceitável a pessoa querer ser branca.
😍😍
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom , adorei
Eu gostaria que alguém esclarecesse uma dúvida que eu genuinamente tenho, pq a comunidade asiática é chamada de amarela? É a pele? Pq tudo que eu já vi de produções asiáticas ngm é, queria realmente um esclarecimento pra aprender
Da mesma forma que chamam brancos e pretos. Ninguém é literalmente branco, tipo branco do papel, nem literalmente preto.
@@RosaAmarela8913 sim :)
Isso foi uma besteira inventada no passado.
Pessoas negras queriam tanto esse esteriótipo de inteligente
Pois é, msm não sendo negra eu não acho justo comparar o racismo contra amarelos e contra negros.
Vá estudar (tá precisando)😑
A música de fundo da edição ficou muito ruim. Atrapalhou a audição.
Os povos originais do Brasil tbm são considerados amarelos? Pq o vídeo falou de asiáticos, mas eu pensava q os os povos originarios tbm eram
Povos originários da América são considerados vermelhos
Eu aprendi na escola que os indígenas são da etnia amarela. Etnia vermelha eu nunca ouvi falar.
São indígenas! Está no senso ! Indígenas , amarelo , preto , pardo , branco !!
@@matheusmotta4751 Indígena não é raça, qualquer povo pode ser considerado indígena, pois são povos q passaram por processo de colonização
@@marwahussein666 no senso não tem vermelho então logo são indígenas! E não é raça e sim etnia raça só existe uma ,a humana !!!
Tem um povo lá do vietna, indonesia não tem nada a ver com chineses e japoneses só tem olhos puxados mais o rosto tem muito diferença aí brasileiro ver pensa que é japonês ou chinês ,coreano 🤣🤣
Otima cvss
Eu fico P da vida quamdo colocam um ator branco interpretando um asiatico, como a globo fez em sol nascente.
A grande mídia é a maior propagadora de racismo velado no Brasil.
🌹
Eu jurava que ela era da Dani suzuki kkkk
Luana exagerou na beleza nesse vídeo 🖤
Tem pessoas rosas
.eu acho estranho chamar uma pessoa de amarela
O preconceito,o julgamento pela aparência, cor e características é uma merda. De verdade. Nos é a mesma coisa por dentro cara e por fora tbm, Não tem diferença
Prioridade pros lacre é os negros,indios,lgbt e mulheres ja os asiaticos e nos ciganos que se lasquem
Em Portugal, essa definição de "amarelo" não existe e é até ofensivo de ser referido.
Em comparação chamam todos os asiáticos de "chinocas" que é tão ruim quanto. 🤷♀️
Isso pra mim não faz sentido. Se caucasianos são "brancos", indígenas são "vermelhos", africanos e afrodescendentes são "pretos", fica subentendido que é normal se referir a etnias usando um sistema de cores. Assim como "negro" e "índio" não são se referem diretamente a uma etnia, mas a um preconceito com base em ignorância e conveniências de poder e exploração.
@@manuelabarreiros4173 é igualmente mau esse termo. Nenhum dos dois devia sequer ser pronunciado.
@@catarinaassuncao157 por que ofensivo? Ela mesma se identifica como amarela. Da mesma forma, um negro ou preto não se sente ofendido ao ser identificado como tal.
É, mas o vídeo são com brasileiros