Entrevista com Tom Zé na Globo [David Byrne]
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Tom Zé conta ao repórter Maurício Kubrusly como surgiu o interesse de David Byrne pela sua música. Banda: Luciano Sanfelice e Reynaldo Bosquet (reynaldobosque...).
Em 1989, David Byrne, o ex-líder dos Talking Heads foi até a Bahia conhecer Tom Zé.
Byrne tinha escutado o disco Estudando o Samba, e surpreso com a genialidade encontrada neste álbum lançado em 1975 pelo baiano de Irará, veio ao Brasil para “encontrar esse tal de Tom Zé”.
A entrevista foi feita por Mauricio Kubrusly em 1989, no Jornal da Globo, apresentado na época por Eliakim Araújo.
A visita de Kubrusly ao apartamento de Tom Zé, no bairro de Perdizes, começa com ele mostrando a semelhanças entre Omotesando, dos Ambitious Lovers, banda de Arto Lindsay (do disco Greed de 1988) e o som do álbum "Estudando o Samba".
Um dos grandes momentos da entrevista é quando Tom Zé mostra a fita K7 que ganhou de Byrne com a dedicatória: “Tom Zé, obrigado por sua música e inspiração”.
-----------
Copyright Disclaimer: Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for fair use for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit, educational or personal use tips the balance in favour of fair use.
Tom Zé é brilhante. Tudo nele emana uma figura de um gênio impressionante. Apesar da sua modéstia, nunca veríamos uma capacidade intelectual tão grande num músico, de destrinchar cientificamente teorias musicais e pensar tão criativamente sobre as coisas. É realmente um inventor musical, uma alma singular.
Uma vez o entrevistei e ele foi um mentor espiritual. Me disse coisas que me ajudaram a largar o vício, a me desfazer da ideia que artista importante é usuário. Foi num show no Parque Villa Lobos em 2014, se não me engano.
Tom Zé é admirável, imprevisível, não-linear, performático... Extremamente criativo... E o que mais?!
Homão da porra.
Que registro! De arrepiar!! Deus Zé.
Tom Zé é gênio!!!!
Muito bom.
Um artista muuuito à frente do seu tempo: TOM ZÉ
Os cortes da edição audiovisual dessa mídia tão censurativa de expressões não maquineístas é de dar calafrios.
Ele é muito pra cabeça dessa galera! Vergonha da globo...