Este documentário. Sim, documentário, está FANTÁSTICO. Parabéns à Daniela e a todos os envolvidos na viticultura e enologia do Brasil e em particular, aos produtores da Serra da Mantiqueira. Daqui do curso de Mestrado em viticultura e enologia em Portugal, direto para o Brasil. Me aguardem! 🍷
Parabéns, uma excelente reportagem. Mostra como a Serra da Mantiqueira tem o potencial de ser uma região produtora de vinhos brasileiros com aquele toque especial de Minas Gerais. E a repórter, que não é uma especialista em vinhos, mostra com naturalidade que o mundo dessa bebida milenar é percorrido com simplicidade, com o prazer constante da descoberta.
Essa região é linda ! Minha família materna é de Andradas MG ( nossa "Toscana" ) rodeada por Montanhas e lindos campos . Obrigada pela bela entrevista ...além do azeite, café e vinho a região tem as rosas👏👏👏
Minha Empresa Passeio Sampa Turismo tem como passeios de uma dia São Roque e Jundiaí. Em Jundiaí na Adega Santa Cecilia um dos nossos principais parceiros, tem sido o lugar que temos recebidos nossas maiores aulas sobre os vinhos e tipos de uvas. Com um Parreiral de 98 mil pés se destaca na produção e na qualidade. Adorei o documentário e a apresentadora se saiu muito bem. Vou rever o programa para aprender mais sobre a parte técnica e os novos lugares que eu não conhecia principalmente na Serra da Mantiqueira.
Nós temos nossa própria Europa aqui dentro do Brasil.... franceses, americanos, alemães, italianos, já sabem disso.... precisamos agora nós brasileiros descobrirmos isso e nos aproveitar dos benefícios e cada vez mais incentivar esse mercado do turismo, que no Brasil é ínfimo perto do gigante que poderíamos ser... Grande matéria, só aumentou minha paixão pela região.
Muito interessante, para as pessoas que não botam fé no vinho nacional, ta ai. Creio que em breve os estados de SP e MG serão cada vez mais reconhecidos no mundo do vinho, no cenário nacional e até internacional. Abençoada Serra da Mantiqueira!
Faltou os queijos! Minas será a Nova França gastronômica! E também tem café,fontes de água mineral mas é Brasil! Tudo poderia ser muito melhor! Tudo é muito demorado! Também tem o lado do Governo que só dá força para exportar carne, hoje não podemos comer carne! E os estrangeiros se deliciando com a NOSSA CARNE!!!!!!!
@@elizabethbruno9280 Realmente é muito triste o que o governo e o próprio povo sem cultura fazem com nosso país! Como você disse, Minas Gerais tem potencial para ser exemplar em muito aspectos, sobretudo na agricultura e consequentemente na gastronomia. Além de Minas, todos os outros Estados brasileiros tem algo incrível para oferecer, não largo o meu estado de São Paulo por nada, mesmo com toda a corrupção, ainda existem lugares maravilhosos com pessoas maravilhosas. Um abraço!
Excelente reportagem, porém falhou ao não indicar a localização das vinículas, com exceção da casa Geraldo, pois a serra da Mantiqueira é enorme e mencionar as cidades que fazem da Serra não nos permite saber a localização das vinícolas, lamentável! Não fosse isso, a reportagem levaria 10, mas tem seu mérito e parabéns de qqer forma.
Algumas vinícolas a reportagem indica sim a cidade etc., mas não todas. Acho que foi para evitar ficar muito panfleto propaganda… mas também senti falta disso!
A CNN está tentando reescrever a geografia brasileira. A Serra da Mantiqueira vai desde as proximidades de Bragança Paulista, subindo a nordeste e delineando as fronteiras MG-SP, e MG-RJ, com extensão quase alcançando a divisa MG-ES. São 39 os municípios compreendidos dentro da região denominada Mosaico da Mantiqueira. 24 municípios em MG: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Brasópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Extrema, Gonçalves, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Liberdade, Marmelópolis, Paraisópolis, Passa Quatro, Passa Vinte, Piranguçu, Pouso Alto, Sapucaí Mirim, Toledo, Virgínia e Wenceslau Brás; 2 municípios em RJ: Resende e Itatiaia; e 13 municípios em SP: Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinha, Lorena, Monteiro Lobato, Piquete, Pindamonhangaba, Queluz, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, Santo Antônio do Pinhal e Taubaté. Portanto, Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antonio do Jardim (SP), Itobi (SP), Amparo (SP), Andradas, (MG), Caldas (MG), Jacutinga (MG), Boa Esperança (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Três Corações (MG) NÃO SE SITUAM na Serra da Mantiqueira. As vinícolas que REALMENTE se situam na Serra da Mantiqueira são: 1) Em MG - Ferreira, em Piranguçu - Sitio Polesano, em Sapucaí Mirim 2) Em SP - Bela Vista - Entre Villas - Portal da Luz/Baú 9.4 - Villa Santa Maria Todas em São Bento do Sapucaí
@@nicolacaminha9421 estive em Espírito Santo do Pinhal e Andradas no mês passado e conheci o queijo Condado. É de Alagoa, né?! Um dos melhores que já comi na minha vida. 👏👏👏👏👏
Perfeito, obrigado pela contribuição. A reportagem é muito boa sobre a divulgação da produção de vinho em uma região diferente mas pecou na parte geográfica.
Excelente reportagem, orgulho que sinto ao ver inovação, tecnologia e conhecimento sendo aplicado. Nós, brasileiros, podemos muito só precisamos ser mais brasileiros e menos encrenqueiros. Parabéns Sr Murilo Albuquerque é um excepcional exemplo do que a pesquisa o desenvolvimento tem que gerar, o produto, e não apenas paper
Estou inteiramente encantada com esse programa. Sinto-me convidada (ou intimada) a experimentar esses vinhos. Eu, que muito aprecio vinhos, confesso que consumo muito pouco ou quase nada de vinho brasileiro, mas estou muito interessada em explorar a nossa terrinha aqui. Muito feliz de ter encontrado esse vídeo, me abriu as ideias...
Legal o documentário, apesar de eu sempre esperar um repórter que entenda o mínimo de vinho para trazer experiências um pouco mais realistas do que um leigo.
Em partes, concordo com você. Mas acredito que, para uma leiga, a repórter desenrolou bem o documentário. Dialogou bem, demonstrou curiosidade e falou com graciosidade. Gostoso ver pessoas se aventurarem sem medo do desconhecido.
Aonde? "Serra da Mantiqueira" não é um bairro! É de uma extensão enorme! Quem conhece sabe! Como desenvolver um turismo se "escondem" os endereços!?????
...Excelente reportagem ,mostra a Mantiqueira tem muito potencial precisa da divulgação SANTO DE CASA não faz milagre isto é o estado de São Paulo orgulho..........
1:39 Bah... Dizer que o vinho será o melhor pra você dependendo da companhia ou de um determinado momento... Não né? Vinho bom é vinho bom, e sempre será vinho bom. Independente de qualquer circunstância,. A regra vale também para o meia boca. Boa Sorte aí mineirada! Torço pra vocês mudarem a história do vinho brasileiro!!!
Pessoalmente, eu acho que a situação emocional da pessoa vai influenciar no sabor, não que o vinho vai mudar em si, mas a maneira que o individuo se encontra vai fazer com que ele não sinta 100% de tudo. É só se imaginar comendo sua comida preferida num dia que só aconteceu coisa ruim. Bem mas é só minha opinião.
Excelente vídeo, já deixo o like. Uma nova região que é produtora de vinho e está se despontando para o Enoturismo é a região de Petrolina no Vale do Rio São Francisco e o bom é que você pode visitar em qualquer época do ano, pois tem o diferencial de acontecer a safra o ano inteiro. Procura no google que tem muitos vídeos falando sobre.
Parabéns pela produção deste documentário, serra da mantequeira produzindo vinhos de qualidade, e um prazer ter estes vinhos na adega e apreciar Tim Tim🍷🍷🍷❤️🙏
Parabéns a equipe que procura e programa todo os tópicos e Parabéns especial a Daniela Filomeno que mostra de uma forma diferente os passeios e gastronomia com muito gosto aparente com o que faz, gostei bastante deste passeio na Mantiqueira mesmo estando em minha casa belo programa, agora gostaria de fazer na realidade estes passeio, onde tem as dicas de hospedagem e visitas é possível informar ?
Parabéns exelente reportagem venha vc tambem venha pra vinicula VTC localizada carmo do paranaiba mg fabricando vinhos tintos merlot /carbanet sauvignon e ainda vc encontra aquele queijo com um Beijo mussarela de bufalas Burrata E ainda vc tem direito de conhecer frutas raras com sorvete venha vc tambem
Interessante: à mesa tinha Stella Valentino, da cidade de Andradas MG (terra do vinho) que não foi mencionado, degustativamente pelo Manoel Beato. Por que cortaram ou mesmo a mesa não foi filmado?
Para essa reportagem ficar perfeita e 100% brasileira (e mineira) faltou só usar uma trilha sonora nossa. Com o barroco mineiro com tanto trem bão e lindo, pra que ficar usando Bach/Mozart/Vivaldi gente??? Parabéns pelo trabalho, fiquei curioso para experimentar tempranillo mineira!
Acho excelente que o Brasil esteja crescendo em produção vinícola. Não tenho qualquer preconceito com vinhos brasileiros, muito pelo contrário. Conheço, da nossa terra, bons vinhos, excelentes vinhos, magníficos vinhos e fabulosos vinhos. Agora entra a minha crítica! Por mais que os impostos no Brasil sejam massacrantes, nada justifica os preços praticados. Elitizamos o vinho de uma maneira sem igual, isso não é nada interessante. Morei na Europa e vinho é uma bebida extremamente acessível lá! Voltamos à classificação simplória que fiz: aqui temos fabulosos vinhos normalmente iniciando na casa dos 1,5 salários mínimos a garrafa, na Espanha, muitos não passam dos 0,5 salários de lá! Magníficos aqui estão na casa dos 0,8 a 1 salário e lá não passa dos 0,3 salários. Excelentes aqui então próximos dos 0,3 salários, lá na casa dos 100 euros (0,08 salários) e bons vinhos, todos com muito mérito, não passam dos 40 euros. Esses valores independem do tamanho e produção das vinícolas. O pior de tudo é que, mesmo com impostos de importação e câmbio, esses vinhos importados chegam ao Brasil bem mais baratos que seus homólogos nacionais. Nossos produtores não parecem ter a intenção de verdadeiramente difundir a cultura do vinho.
Pois é... eu também acredito que essa questão do preço do vinho brasileiro dentro do próprio Brasil é uma grande barreira para a abertura do consumidor brasileiro ao vinho brasileiro, visto que já estamos acostumados a consumir vinhos chilenos e argentinos muito bons e com valor muito mais em conta.
Claro, colocam uns vinhos RESERVADOS horríveis, entupidos de açucar,da argentina, chile e portugal pra concorrer com bons vinhos brasileiros. Como competir vinho bom com vinho ruim praticando um preço mais baixo?
@@gabriel8088 me desculpe, um Gran Tarapaca Etiqueta Negra não tem qualquer relação com as características passadas por vc e fica mais barato que os brasileiros do mesmo nível. Quanto aos espanhóis, só conhecendo a fundo pra criticar.
PREZADOS AMIGOS... Vendo a reportagem e friamente analisando a questão custo benefício, penso que que estamos produzindo algo interessante, mas proibitivo ao bolso de simples mortais brasileiros. Imagino que os vinicultores nacionais gostariam de que vossas marcas ultrapassassem fronteiras, mas a que custo? Temos marcas internacionais conhecidas e reconhecidas, disponíveis em gondolas de supermercados, muitos produtos agradáveis ao paladar. Chilenos; Italianos e Franceses, para mencionar alguns países mais conhecidos como grandes produtores e com preços iguais aos Nacionais? Algo está fora da ordem! Eu adoraria ter na minha adega estas marcas nacionais! Mas ... a quarenta dólares aproximadamente o mais em conta (R$ 5,46 06/08/21) fica difícil nesta triste realidade brasileira. Por ex. Fazendo uma relação simplória entre o custo de um bom rótulo chileno no chile e o custo deste mesmo produto no mercado nacional, considerando todos os custos logística, imposto e margens de lucro...etc...você acaba levando o importado! No pais de origem, qualquer cidadão comum tem acesso a esse rótulos por preços muito mais em conta.... Penso ser necessário revermos esses critérios comerciais e de forma definitiva tornar os vinhos e outros produtos MADE IN BRASIL acessíveis aos consumidores, nós pobres mortais brasileiros com alguma aptidão em consumir esses produtos.
Pra você ver como está fora da ordem... Estive nos EUA há um tempo atrás antes da pandemia... Por incrível que pareça, consegui comprar rótulos de qualidade: italianos franceses até mesmo australianos muito mas barato que no Brasil...
Acredito que estamos presenciando uma fase de desmistificação no mundo do vinho. Após um longo período em que a fermentação era intensamente controlada e dependente de intervenções, parece que os produtores estão começando a dar espaço para um processo mais natural e menos artificial. Isso implica em uma menor dependência de leveduras industriais, sulfitos, clarificantes e ácidos adicionados, favorecendo assim uma abordagem que permite ao vinho expressar mais vividamente suas características intrínsecas. Creio que estamos nos movendo em direção a vinhos que não apenas preservam, mas também celebram sua autenticidade e a riqueza do terroir de onde vêm.
Excelente matéria o vinho Brasileiro prescisa ser mais explorado é uma pena que o Brasileiro não tem costume de consumir devido o preconceito e valor dos nossos vinhos em breve quero provar o Maria Maria.
Um grande curiosidade minha por quê??? Todo vinhedos tem plantio de roseiras nas cabeceira das lavoura sempre fiquei com essa pergunta qual ó significado????🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Preconceito,tem sim..Preços exorbitantes,vinhos recém lançados a precos de Europeus que ja estao no mercado ha decadas(e que levaram decadas para atingir precos que muitos(bons) vinhos brasileiros ja custam no seu primeiro lancamento.Vinicola Guaspari,grandes vinhos a precos quase proibitivos e em sua maioria feitos para a classe “A”, esse é o problema e o real preconceito com os bons vinhos brasileiros,cada vez melhores,cada vez mais caros.
Realmente os impostos no Brasil são altos mas os vinhos que vem de fora também são taxados e tem o frete e conseguem ficar com valores mais atrativos, se esses valores não baixarem não vão ser competitivos
Até nos vinhos, o Brasil continua sendo um país feito só pra meia dúzia de frescos ... nasci na Europa e por lá vivi 33 anos de minha vida ... o vinho lá, é PARA TODOS ... é excelente, é barato e acessível ...
@@damaziomendes5728 verdade,moro na Irlanda e quase nao acredito no preço quando vou na parte dos vinhos sem contar vinhos do mundo inteiro para todos.
Nossa! Um bom vinho é reconhecido pelo equilibrio entre Acidez, Tanino, Álcool e Doçura, independente de seu acompanhante, seja a pessoa ao seu lado ou seu prato favorito.
Muito bom Documentário principalmente para aqueles que estão tendo seu primeiro contato com os vinhos, mas como todos os outros documentários, propagandas reportagens não abordam porque o brasileiro foje do vinho nacional. Vou dizer que são os impostos, isso mata qualquer prazer que podemos ter. Porque esse Desgoverno é cruel com a produção de vinho, alias todos governos, eu digo porque isso é uma mina de dinheiro! Simples.... Você ve os Americanos produzem excelentes vinhos sua carga tributaria é de 5 para 11% sobre produto(vinho) a Argentina cobra seus 11,70% sobre produção de vinhos. São melhores e superiores aos brasileiros até nesse quisito....
@@carloseduardoreis6980 È Justamente isso CArlos, aqui os lucros são abusivos, entende, o vinho nacional deixa de ser um prazer.. Não tenho estimulo algum para comprar nacionais...
Quem se deu bem foi a repórter! "Tirou a barriga da miséria hein? Só não deu endereços!!!!! Até parece que não querem turistas Só "artistas"!!!!! Fala sério! Pousadinhas,hum! Chalés não serão melhor para o turismo?
Eu vou falar porque os vinhos do ainda porque não passa firmeza para os clientes vão Lá falar só nó ínicio os donos da vinícolas de vinho 🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷 está falando cem máscaras
" O vinho é companheiro de quem está desiludido com a vida. Por que eles bebem? Para esquecer sua pobreza e a vida infeliz que têm". (Eclesiaste 31: 6-7)
O programa ficou legal, mas não deixa de ser ridícula a ponto pantomima das máscaras que a TV insiste em fazer para manter o clima de terror. Bota máscara e tira máscara na frente das câmeras, em áreas abertas... enfim, um teatro tétrico.
Gente!!! Cerveja está mais em conta, é menos cheia de frescura. É só abrir a lata ou a garrafa e beber. Não tenho paciência para as frescuras do vinho. Viva a Alemanha, viva a cerveja !
Minas Gerais tem um grande potêncial!! Nossos vinhos estão cada dia melhor!!
Vamos em frente!!!
Este documentário. Sim, documentário, está FANTÁSTICO. Parabéns à Daniela e a todos os envolvidos na viticultura e enologia do Brasil e em particular, aos produtores da Serra da Mantiqueira. Daqui do curso de Mestrado em viticultura e enologia em Portugal, direto para o Brasil. Me aguardem! 🍷
Parabéns, uma excelente reportagem. Mostra como a Serra da Mantiqueira tem o potencial de ser uma região produtora de vinhos brasileiros com aquele toque especial de Minas Gerais. E a repórter, que não é uma especialista em vinhos, mostra com naturalidade que o mundo dessa bebida milenar é percorrido com simplicidade, com o prazer constante da descoberta.
Excelente reportagem e é muito bom divulgar o vinho nacional. A nota triste fica para o custo do vinho nacional, infelizmente!
Sao Paulo e Minas são estados maravilhosos e os 2 mais ricos do país, um colado no outro não foi a toa!!
Essa região é linda ! Minha família materna é de Andradas MG ( nossa "Toscana" ) rodeada por Montanhas e lindos campos . Obrigada pela bela entrevista ...além do azeite, café e vinho a região tem as rosas👏👏👏
Andradas é tudo de bom, bons queijos e bons vinhos, sempre que vou a Poços passo por lá.
Minha Empresa Passeio Sampa Turismo tem como passeios de uma dia São Roque e Jundiaí. Em Jundiaí na Adega Santa Cecilia um dos nossos principais parceiros, tem sido o lugar que temos recebidos nossas maiores aulas sobre os vinhos e tipos de uvas. Com um Parreiral de 98 mil pés se destaca na produção e na qualidade. Adorei o documentário e a apresentadora se saiu muito bem. Vou rever o programa para aprender mais sobre a parte técnica e os novos lugares que eu não conhecia principalmente na Serra da Mantiqueira.
Nós temos nossa própria Europa aqui dentro do Brasil.... franceses, americanos, alemães, italianos, já sabem disso.... precisamos agora nós brasileiros descobrirmos isso e nos aproveitar dos benefícios e cada vez mais incentivar esse mercado do turismo, que no Brasil é ínfimo perto do gigante que poderíamos ser... Grande matéria, só aumentou minha paixão pela região.
Muito interessante, para as pessoas que não botam fé no vinho nacional, ta ai. Creio que em breve os estados de SP e MG serão cada vez mais reconhecidos no mundo do vinho, no cenário nacional e até internacional. Abençoada Serra da Mantiqueira!
Faltou os queijos!
Minas será a Nova França gastronômica!
E também tem café,fontes de água mineral mas é Brasil!
Tudo poderia ser muito melhor!
Tudo é muito demorado!
Também tem o lado do Governo que só dá força para exportar carne,
hoje não podemos comer carne!
E os estrangeiros se deliciando com a NOSSA CARNE!!!!!!!
@@elizabethbruno9280 Realmente é muito triste o que o governo e o próprio povo sem cultura fazem com nosso país! Como você disse, Minas Gerais tem potencial para ser exemplar em muito aspectos, sobretudo na agricultura e consequentemente na gastronomia. Além de Minas, todos os outros Estados brasileiros tem algo incrível para oferecer, não largo o meu estado de São Paulo por nada, mesmo com toda a corrupção, ainda existem lugares maravilhosos com pessoas maravilhosas. Um abraço!
Excelente reportagem, porém falhou ao não indicar a localização das vinículas, com exceção da casa Geraldo, pois a serra da Mantiqueira é enorme e mencionar as cidades que fazem da Serra não nos permite saber a localização das vinícolas, lamentável! Não fosse isso, a reportagem levaria 10, mas tem seu mérito e parabéns de qqer forma.
Algumas vinícolas a reportagem indica sim a cidade etc., mas não todas. Acho que foi para evitar ficar muito panfleto propaganda… mas também senti falta disso!
Faltou mesmo, não vi falando o nome das cidades, deveria ter falado no início
Exatamente isso, que pena mesmo.
Sabendo o nome, e mais ainda a cidade, procura na internet e provavelmente acha o site que tem o endereço ;)
os nomes e cidades das Vinícolas
A CNN está tentando reescrever a geografia brasileira.
A Serra da Mantiqueira vai desde as proximidades de Bragança Paulista, subindo a nordeste e delineando as fronteiras MG-SP, e MG-RJ, com extensão quase alcançando a divisa MG-ES.
São 39 os municípios compreendidos dentro da região denominada Mosaico da Mantiqueira.
24 municípios em MG: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Brasópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Extrema, Gonçalves, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Liberdade, Marmelópolis, Paraisópolis, Passa Quatro, Passa Vinte, Piranguçu, Pouso Alto, Sapucaí Mirim, Toledo, Virgínia e Wenceslau Brás;
2 municípios em RJ: Resende e Itatiaia; e
13 municípios em SP: Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinha, Lorena, Monteiro Lobato, Piquete, Pindamonhangaba, Queluz, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, Santo Antônio do Pinhal e Taubaté.
Portanto, Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antonio do Jardim (SP), Itobi (SP), Amparo (SP), Andradas, (MG), Caldas (MG), Jacutinga (MG), Boa Esperança (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Três Corações (MG) NÃO SE SITUAM na Serra da Mantiqueira.
As vinícolas que REALMENTE se situam na Serra da Mantiqueira são:
1) Em MG
- Ferreira, em Piranguçu
- Sitio Polesano, em Sapucaí Mirim
2) Em SP
- Bela Vista
- Entre Villas
- Portal da Luz/Baú 9.4
- Villa Santa Maria
Todas em São Bento do Sapucaí
Muito boa sua informação, obrigado!
Perfeita a sua análise. Muito esclarecedor. Tenho um sítio em Sapucai Mirim e achei estranho encontrar cidades como Amparo,.
Exatamente, temos um refúgio em Alagoa, uma terra mágica.
@@nicolacaminha9421 estive em Espírito Santo do Pinhal e Andradas no mês passado e conheci o queijo Condado. É de Alagoa, né?!
Um dos melhores que já comi na minha vida. 👏👏👏👏👏
Perfeito, obrigado pela contribuição. A reportagem é muito boa sobre a divulgação da produção de vinho em uma região diferente mas pecou na parte geográfica.
Excelente reportagem, orgulho que sinto ao ver inovação, tecnologia e conhecimento sendo aplicado. Nós, brasileiros, podemos muito só precisamos ser mais brasileiros e menos encrenqueiros. Parabéns Sr Murilo Albuquerque é um excepcional exemplo do que a pesquisa o desenvolvimento tem que gerar, o produto, e não apenas paper
Estou inteiramente encantada com esse programa. Sinto-me convidada (ou intimada) a experimentar esses vinhos. Eu, que muito aprecio vinhos, confesso que consumo muito pouco ou quase nada de vinho brasileiro, mas estou muito interessada em explorar a nossa terrinha aqui. Muito feliz de ter encontrado esse vídeo, me abriu as ideias...
....veja o tempo que começamos, diferente de outros lugares que só fazem isto á séculos....!!
Legal o documentário, apesar de eu sempre esperar um repórter que entenda o mínimo de vinho para trazer experiências um pouco mais realistas do que um leigo.
Em partes, concordo com você. Mas acredito que, para uma leiga, a repórter desenrolou bem o documentário. Dialogou bem, demonstrou curiosidade e falou com graciosidade. Gostoso ver pessoas se aventurarem sem medo do desconhecido.
Linda reportagem.
Vinho é paixão !
* Vcs não visitaram Cordislândia, que produz o vinho Luiz Porto.
Serra da Mantiqueira é fantástica! E os vinhedos são ótimos!
Aonde?
"Serra da Mantiqueira" não é um bairro!
É de uma extensão enorme!
Quem conhece sabe!
Como desenvolver um turismo se "escondem" os endereços!?????
.....isto é Brasil gente vamos reconhecer.....!!!
...Excelente reportagem ,mostra a Mantiqueira tem muito potencial precisa da divulgação
SANTO DE CASA não faz milagre isto é o estado de São Paulo orgulho..........
Vinícola Guaspari , Espírito Santo do Pinhal SP 🇧🇷
Carambaaaaa... Que programa maravilhoso.. Parabens Dany..
1:39 Bah...
Dizer que o vinho será o melhor pra você dependendo da companhia ou de um determinado momento...
Não né?
Vinho bom é vinho bom, e sempre será vinho bom.
Independente de qualquer circunstância,.
A regra vale também para o meia boca.
Boa Sorte aí mineirada! Torço pra vocês mudarem a história do vinho brasileiro!!!
Pessoalmente, eu acho que a situação emocional da pessoa vai influenciar no sabor, não que o vinho vai mudar em si, mas a maneira que o individuo se encontra vai fazer com que ele não sinta 100% de tudo. É só se imaginar comendo sua comida preferida num dia que só aconteceu coisa ruim. Bem mas é só minha opinião.
Perto da cidade de São Paulo, em São Roque também tem produção de vinho, há muito tempo.
Excelente vídeo, já deixo o like. Uma nova região que é produtora de vinho e está se despontando para o Enoturismo é a região de Petrolina no Vale do Rio São Francisco e o bom é que você pode visitar em qualquer época do ano, pois tem o diferencial de acontecer a safra o ano inteiro. Procura no google que tem muitos vídeos falando sobre.
Ótima reportagem, quero conhecer essas vinícolas.
Parabéns top estou fazendo teste aqui na canastra tb terra do quijo
Parabéns pela produção deste documentário, serra da mantequeira produzindo vinhos de qualidade, e um prazer ter estes vinhos na adega e apreciar Tim Tim🍷🍷🍷❤️🙏
👀👏👏👏👏👏REPORTAGEM EXCELENTEEEEE... ENCANTADA 👀👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🤲
Belo programa, Daniela... parabéns!
Que orgulho
Estou iniciando no mundo dos vinhos...e ainda estou a aprender sobre os vinhos do Brasil
Que entretenimento maravilhoso, tem divulgar, precisamos conhecer👏
Eu sou apaixonada pelos nosso vinhos! Maravilhoso assistir esse programa. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ESPETACULAR!!!!
Belíssima reportagem 💫🌸
Parabéns a equipe que procura e programa todo os tópicos e Parabéns especial a Daniela Filomeno que mostra de uma forma diferente os passeios e gastronomia com muito gosto aparente com o que faz, gostei bastante deste passeio na Mantiqueira mesmo estando em minha casa belo programa, agora gostaria de fazer na realidade estes passeio, onde tem as dicas de hospedagem e visitas é possível informar ?
Parabéns exelente reportagem venha vc tambem venha pra vinicula VTC localizada carmo do paranaiba mg fabricando vinhos tintos merlot /carbanet sauvignon e ainda vc encontra aquele queijo com um Beijo mussarela de bufalas
Burrata
E ainda vc tem direito de conhecer frutas raras com sorvete venha vc tambem
Tem site ou pagina no Instagram? Quero conhecer!
@@lucasvirus valquir coutinho/ vtcgoumet
@@lucasvirus sim valquir coutinho
otima reportagem
show!
Excelente!
PARABÉNS
Gostaria de saber onde ficam as vinícolas e se são abertas para visitação.
procura saber pelo nome da vinícola, guaspary
Cnn Muito bom seu canal!
🤩
Muito sucesso para o vinho brasileiro !
maravilha!
Interessante: à mesa tinha Stella Valentino, da cidade de Andradas MG (terra do vinho) que não foi mencionado, degustativamente pelo Manoel Beato. Por que cortaram ou mesmo a mesa não foi filmado?
Em 2023 vamos adiquiri um imóvel aí na Serra da Mantiqueira MG
Para essa reportagem ficar perfeita e 100% brasileira (e mineira) faltou só usar uma trilha sonora nossa. Com o barroco mineiro com tanto trem bão e lindo, pra que ficar usando Bach/Mozart/Vivaldi gente??? Parabéns pelo trabalho, fiquei curioso para experimentar tempranillo mineira!
Por favor gostaria de mais informação agencia pra eu poder ir na viagem
Parabéns, pela ótima reportagem
Excelente matéria mas não esqueça que no sul do Brasil também tem vinho.
Fantástico 👏👏👏
Gostei muito, vou programar um passeio na região.
Muito bom.
Acho excelente que o Brasil esteja crescendo em produção vinícola. Não tenho qualquer preconceito com vinhos brasileiros, muito pelo contrário. Conheço, da nossa terra, bons vinhos, excelentes vinhos, magníficos vinhos e fabulosos vinhos.
Agora entra a minha crítica! Por mais que os impostos no Brasil sejam massacrantes, nada justifica os preços praticados. Elitizamos o vinho de uma maneira sem igual, isso não é nada interessante. Morei na Europa e vinho é uma bebida extremamente acessível lá! Voltamos à classificação simplória que fiz: aqui temos fabulosos vinhos normalmente iniciando na casa dos 1,5 salários mínimos a garrafa, na Espanha, muitos não passam dos 0,5 salários de lá! Magníficos aqui estão na casa dos 0,8 a 1 salário e lá não passa dos 0,3 salários. Excelentes aqui então próximos dos 0,3 salários, lá na casa dos 100 euros (0,08 salários) e bons vinhos, todos com muito mérito, não passam dos 40 euros. Esses valores independem do tamanho e produção das vinícolas. O pior de tudo é que, mesmo com impostos de importação e câmbio, esses vinhos importados chegam ao Brasil bem mais baratos que seus homólogos nacionais. Nossos produtores não parecem ter a intenção de verdadeiramente difundir a cultura do vinho.
Pois é... eu também acredito que essa questão do preço do vinho brasileiro dentro do próprio Brasil é uma grande barreira para a abertura do consumidor brasileiro ao vinho brasileiro, visto que já estamos acostumados a consumir vinhos chilenos e argentinos muito bons e com valor muito mais em conta.
Claro, colocam uns vinhos RESERVADOS horríveis, entupidos de açucar,da argentina, chile e portugal pra concorrer com bons vinhos brasileiros. Como competir vinho bom com vinho ruim praticando um preço mais baixo?
@@gabriel8088 me desculpe, um Gran Tarapaca Etiqueta Negra não tem qualquer relação com as características passadas por vc e fica mais barato que os brasileiros do mesmo nível. Quanto aos espanhóis, só conhecendo a fundo pra criticar.
gente os vinhos de Minas Gerais estao sendo premiadíssimos, mais q os do sul do país, fiquei passada
Shalom ...
Essa região tem de tudo para ser uma potência na produção de vinhos. Espero que esteja investindo em IP e/ou DOC. Ajuda muito no mercado. Abraços.
Vinhos em Atacado para revenda na região de SP
Gostaria muito de conhecer tem como dar o endereço muito obrigada
PREZADOS AMIGOS... Vendo a reportagem e friamente analisando a questão custo benefício, penso que que estamos produzindo algo interessante, mas proibitivo ao bolso de simples mortais brasileiros. Imagino que os vinicultores nacionais gostariam de que vossas marcas ultrapassassem fronteiras, mas a que custo? Temos marcas internacionais conhecidas e reconhecidas, disponíveis em gondolas de supermercados, muitos produtos agradáveis ao paladar. Chilenos; Italianos e Franceses, para mencionar alguns países mais conhecidos como grandes produtores e com preços iguais aos Nacionais? Algo está fora da ordem! Eu adoraria ter na minha adega estas marcas nacionais! Mas ... a quarenta dólares aproximadamente o mais em conta (R$ 5,46 06/08/21) fica difícil nesta triste realidade brasileira. Por ex. Fazendo uma relação simplória entre o custo de um bom rótulo chileno no chile e o custo deste mesmo produto no mercado nacional, considerando todos os custos logística, imposto e margens de lucro...etc...você acaba levando o importado! No pais de origem, qualquer cidadão comum tem acesso a esse rótulos por preços muito mais em conta.... Penso ser necessário revermos esses critérios comerciais e de forma definitiva tornar os vinhos e outros produtos MADE IN BRASIL acessíveis aos consumidores, nós pobres mortais brasileiros com alguma aptidão em consumir esses produtos.
Exatamente
Concordo com voce,vivo na Irlanda e nos mercados se vè vinhos do mundo inteiro,menos do Brasil pq sera?
Pra você ver como está fora da ordem... Estive nos EUA há um tempo atrás antes da pandemia...
Por incrível que pareça, consegui comprar rótulos de qualidade: italianos franceses até mesmo australianos muito mas barato que no Brasil...
@@walterdibernardi7570 verdade,sou amante de vinhos,compro sempre e os preços me deixam maravilhada🍷🥂
Linda reportagem ,onde é ?
Existe condições para uvas portuguesas, como touriga e trincadeira?
Acredito que estamos presenciando uma fase de desmistificação no mundo do vinho. Após um longo período em que a fermentação era intensamente controlada e dependente de intervenções, parece que os produtores estão começando a dar espaço para um processo mais natural e menos artificial. Isso implica em uma menor dependência de leveduras industriais, sulfitos, clarificantes e ácidos adicionados, favorecendo assim uma abordagem que permite ao vinho expressar mais vividamente suas características intrínsecas. Creio que estamos nos movendo em direção a vinhos que não apenas preservam, mas também celebram sua autenticidade e a riqueza do terroir de onde vêm.
É necessário investir no enoturismo nesta região.
A reportagem foi feita em que município?
O Amantikir é Um Deles❗🍷
....precisamos de menos impostos e mais divulgação vamos consumir os nossos produtos....!!
Ola Galera tudo bem eu toco Rock n Roll veja e Rock novo valeu um abraço
Excelente matéria o vinho Brasileiro prescisa ser mais explorado é uma pena que o Brasileiro não tem costume de consumir devido o preconceito e valor dos nossos vinhos em breve quero provar o Maria Maria.
O vinho que eu mais gosto custa 30 reais 😊
Um grande curiosidade minha por quê??? Todo vinhedos tem plantio de roseiras nas cabeceira das lavoura sempre fiquei com essa pergunta qual ó significado????🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Deve ser para atrair inseto polinizadores.
Estive no sul e lá eles falam que é para atrair um certo fungo que ataca as videiras. Ao invés de atacar as videiras, atacam as roseiras.
Ok obrigada pela resposta um abraço
Preconceito,tem sim..Preços exorbitantes,vinhos recém lançados a precos de Europeus que ja estao no mercado ha decadas(e que levaram decadas para atingir precos que muitos(bons) vinhos brasileiros ja custam no seu primeiro lancamento.Vinicola Guaspari,grandes vinhos a precos quase proibitivos e em sua maioria feitos para a classe “A”, esse é o problema e o real preconceito com os bons vinhos brasileiros,cada vez melhores,cada vez mais caros.
No BR os impostos tbm são exorbitantes o q encarece o produto. Foi por isso q os chineses acabaram com as fábricas de tecidos, cerâmicas, etc
Perfeita sua colocacao,e acontece o mesmo com as viagens pelo Brasil que sao carissismas tambem.
Realmente os impostos no Brasil são altos mas os vinhos que vem de fora também são taxados e tem o frete e conseguem ficar com valores mais atrativos, se esses valores não baixarem não vão ser competitivos
Até nos vinhos, o Brasil continua sendo um país feito só pra meia dúzia de frescos ... nasci na Europa e por lá vivi 33 anos de minha vida ... o vinho lá, é PARA TODOS ... é excelente, é barato e acessível ...
@@damaziomendes5728 verdade,moro na Irlanda e quase nao acredito no preço quando vou na parte dos vinhos sem contar vinhos do mundo inteiro para todos.
Nossa!
Um bom vinho é reconhecido
pelo equilibrio entre Acidez,
Tanino, Álcool e Doçura,
independente de seu
acompanhante, seja a pessoa ao
seu lado ou seu prato favorito.
VIDA DIFICIL SO DEGUSTANDO OS MELHORES VINHOS BRASILEIROS AI BEBE MESMO RSRSR
a reportagem fala de um jeito como se o sul do Brasil não produzisse vinho.
Eu degustando vinhos só sei quando está gelado ou natural 😂😂😆😆
Muito bom Documentário principalmente para aqueles que estão tendo seu primeiro contato com os vinhos, mas como todos os outros documentários, propagandas reportagens não abordam porque o brasileiro foje do vinho nacional. Vou dizer que são os impostos, isso mata qualquer prazer que podemos ter. Porque esse Desgoverno é cruel com a produção de vinho, alias todos governos, eu digo porque isso é uma mina de dinheiro! Simples.... Você ve os Americanos produzem excelentes vinhos sua carga tributaria é de 5 para 11% sobre produto(vinho) a Argentina cobra seus 11,70% sobre produção de vinhos. São melhores e superiores aos brasileiros até nesse quisito....
O imposto não justifica o preço praticado! Os importados também são retaxados na boca do caixa e ficam mais baratos que os nossos
@@carloseduardoreis6980 È Justamente isso CArlos, aqui os lucros são abusivos, entende, o vinho nacional deixa de ser um prazer.. Não tenho estimulo algum para comprar nacionais...
Quem se deu bem foi a repórter!
"Tirou a barriga da miséria hein?
Só não deu endereços!!!!!
Até parece que não querem turistas
Só "artistas"!!!!!
Fala sério!
Pousadinhas,hum!
Chalés não serão melhor para o turismo?
Pra mim que sou do Nordeste sai mais barato experimentar vinhos estrangeiros. Vinhos brasileiros continuam muito caros.
Curiosidade : porque os vinhos nacionais são tão caros ? Difícil provar, pois tão mais caros que os argentinos, por exemplo
Escala de produção
Eu vou falar porque os vinhos do ainda porque não passa firmeza para os clientes vão Lá falar só nó ínicio os donos da vinícolas de vinho 🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷 está falando cem máscaras
Comparar com tinta de caneta aí me caiu os butiá...
vinho "amantegado" com aroma de maracujá. Fica dificil né?!?
" O vinho é companheiro de quem está desiludido com a vida. Por que eles bebem? Para esquecer sua pobreza e a vida infeliz que têm". (Eclesiaste 31: 6-7)
Serra da Mantiqueira . Não Serra da Mantiqueiras ..... afff
Vinhos excelentes, porém, carissimos , n valem o que cobram.
O programa ficou legal, mas não deixa de ser ridícula a ponto pantomima das máscaras que a TV insiste em fazer para manter o clima de terror. Bota máscara e tira máscara na frente das câmeras, em áreas abertas... enfim, um teatro tétrico.
FORA CBN COM ESTE PROGRAMA!
DIVULGANDO O BRASIL QUE SEMPRE DESPREZARAM
PARA OS NORTE-AMERICANOS QUE MORAM AO NORTE DO PARALELO 30.
ESPIÕES!
Olha a outra vindo com teoria da conspiração….. e nem é CBN, mas sim CNN
FORA CNN!
Não, não....vinho bom é vinho bom, vinho ruim é vinho ruim!!!
Gente!!!
Cerveja está mais em conta, é menos cheia de frescura. É só abrir a lata ou a garrafa e beber.
Não tenho paciência para as frescuras do vinho.
Viva a Alemanha, viva a cerveja !