O que você REALMENTE precisa saber sobre a TAXA SELIC e suas mudanças!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 окт 2024
  • 👩🏼‍💼Entre em contato com a minha consultoria: bit.ly/contato...
    A Taxa Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é uma taxa básica de juros usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país, praticadas por bancos e demais instituições do sistema financeiro.
    A taxa Selic é taxa que o governo paga quando pega dinheiro emprestado. Determinada pelo Copom, ela vira o mínimo que as aplicações podem oferecer, por ser a taxa sem risco de um investimento. Usada para controlar a inflação e a segurança bancária, ela é essencial para o controle econômico nacional.
    A Taxa Selic é a principal forma e, a mais rápida, do governo impactar a economia, uma vez que ela impacta diretamente os mais diversos setores da economia. Dessa maneira, ela é um importante instrumento para controle da inflação, já que tem impacto direto sobre o consumo das famílias e, principalmente, a oferta de crédito na economia.
    Com uma taxa de juros elevada, a oferta de crédito não encontra demanda suficiente, já que os tomadores entendem que o custo está muito elevado e, assim, postergam investimentos em seus negócios. Além disso, como esses empréstimos e financiamentos ficam cada vez mais onerosos aos empresários, eles acabam por aumentar seus custos de produção, o que desagua nos preços finais.
    Com preços maiores, o consumidor pensa duas vezes antes de gastar, o que retrai a economia e, dessa maneira, controla os níveis de inflação.
    Assim, a taxa Selic é fundamental para que o governo, por meio do Banco Central, consiga controlar as distorções econômicas, tanto retraindo quanto expandindo o nível de consumo da população e a oferta e demanda por crédito. Portanto, dentre os instrumentos de política econômica e política monetária, principalmente, ela é a mais eficiente e rápida, surtindo efeitos imediatos na economia.
    A Taxa Selic é definida através de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores. As reuniões do Copom para a definição da taxa Selic são realizadas 8 vezes ao ano ou a cada 45 dias, sempre em uma terça e uma quarta-feira.
    Quando a Selic tá alta:
    As taxas bancárias ficam mais elevadas
    O crédito fica mais caro
    O nível de financiamento cai
    Isso desacelera a economia
    Menos dinheiro é investido nos negócios (porque faz mais sentido você deixar na renda fixa rendendo)
    Se tem menos investimento tem menos pessoas sendo contratadas
    Isso desestimula o consumo
    As pessoas vendem menos
    A inflação fica mais controlada
    O problema é que uma taxa de juros mais alta deixa a economia, de certa forma, mais travada.
    Então quando as coisas começam a se estabilizar, o COPOM começa a cortar a Selic como a gente tá vendo agora:
    As taxas bancárias ficam mais baixas
    Crédito mais barato
    Nível de financiamento mais alto
    As pessoas voltar a investir em negócios porque tá ficando menos atrativo deixar o dinheiro na renda fixa
    A economia volta a aquecer
    Mais pessoas são contratadas
    Isso gera mais renda pra famílias então estimula o consumo
    A inflação começa a subir
    E esse ciclo se repete porque o consumo estimula inflação, e a melhor maneira que o Banco Central tem pra controlar a inflação é subindo a taxa de juros.
    Gostou do vídeo?
    Então não se esqueça de dar um like nele e inscrever-se no canal!
    👇 𝐓𝐞𝐦 𝐝𝐮́𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬? 𝐃𝐞𝐢𝐱𝐞 𝐬𝐞𝐮 𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨.
    📲 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚𝐬 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀:
    Siga nossas redes sociais:
    Instagram: bit.ly/3osl0PS
    Twitter: bit.ly/38nJwMH
    LinkedIn: bit.ly/3hSBK0g
    Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!
    Gabi

Комментарии • 31

  • @fabiorodrigopro
    @fabiorodrigopro Год назад +15

    No início, você consome todo tipo de conteúdo de finanças. Com o tempo, se você estiver realmente com o intuito de aprender, você começa a filtrar os conteúdos e influencers porque percebe quando são contraditórios, alarmistas, comerciais ou simplesmente estão copiando a moda do momento.

  • @helioalmeidaiii3853
    @helioalmeidaiii3853 Год назад +5

    Problema de alguns profissionais é que com o tempo eles deixam esse papel e passam a ser comerciantes. A marca primo rico tem um valor de mercado aproximado em 1 bilhão de reais. Quanto ao fato da maioria dos influenciadores só falar da taxa de juros é porque é exatamente esse o limite da educação financeira do brasileiro; se resume ao aumento/diminuição da taxa de juros ou aumento/diminuição do dólar. Juntando o fato de que a maioria dos brasileiros não leem porcaria nenhuma. O máximo que leem são pequenos posts das redes sociais.

  • @alanmoura5377
    @alanmoura5377 Год назад +1

    Ótimo vídeo como sempre
    O problema desses canais é que sofrem com falta de conteúdo.
    Querem publicar vídeos todos os dias .
    Então ficam repetindo os mesmos vídeos .
    Fazem isso para ficarem cada vez mais conhecidos e venderem seus cursos .

  • @RovelioCavalcante
    @RovelioCavalcante 2 месяца назад

    Pois é!
    O modelo dele serve apenas para ele!
    Não enxergamos o mercado financeiro do mesmo jeito.

  • @djalmaj
    @djalmaj Год назад +1

    Oi Gabi, legal seu ponto de vista. Eu acho que fica bom este formato. O "react" facilita para entendermos do que você está falando .

  • @sergiosantos4327
    @sergiosantos4327 Год назад +4

    É a mesma coisa com o dólar, ele sobe ou baixa a cotação e aparece vídeo e bla bla bla de onde investir com dólar alto, com dólar baixo, quanta bobagem, investidor analisa ativos que atendem a seus critérios e busca acúmulo de patrimônio para atingir riqueza sustentável, ponto. Eu vou comprar uma ação da Apple eu não quero saber de cotação ou Selic, quero saber se a Apple é uma boa empresa, outra loucura é se o investimento está batendo o CDI, que bobagem, eu quero bons ativos, não me interessa CDI, Selic, dólar etc...

  • @rafaelneves306
    @rafaelneves306 Год назад +1

    Querida, obrigado pela informação de sempre. Poderia trazer algo sobre pensar em aposentadoria com renda passiva de longo prazo.

  • @fabiouxdesigner
    @fabiouxdesigner Год назад +1

    É por isso mesmo que eu nem clico mais nesses vídeos, principalmente com "URGENTE" na capa... por conta de uma selic que mudou 0,25%. Inclusive vou marcando pro YT não me recomendar mais vídeos desses canais, independente do tamanho. Parabéns pelo seu conteúdo, Gabi.

  • @rafaelneves306
    @rafaelneves306 Год назад +1

    Poderia dar um caminho de estudos também..para obtenção de mais conhecimento.

  • @tgwcosenza
    @tgwcosenza Год назад +2

    Queria ver o Tiago explicando os momentos de deflação que existiram recentemente usando esse modelo de ciclo de inflação que ele apresentou para empurrar a explicação de alocação estratégica que ele usa 😜
    E pensar que acompanhei o conteúdo dele por um certo tempo e hoje vejo que foi mais por insegurança (medo de fazar algo errado, e hoje entendo que é impossível não errar e até que errar pode ensinar mais do que "acertar" em tudo), pois desde aquela época já discordava de muita coisa, mas tinha um certo receio de criticar um milionário (e nunca tive esse medo na minha vida acadêmica, sendo que criticava mestres e doutores que falavam besteira, e é incrível como alguns acadêmicos erram feio por arrogância)

    • @tgwcosenza
      @tgwcosenza Год назад +1

      Além disso, ele está olhando o ciclo econômico de forma isolada e falando que vai funcionar de forma determinada como o modelo que ele tá propondo, mas ignorando que no mundo real tem ciclos macros e que isso pode mudar muita coisa na economia de um país.
      Só ver que esses influenciadores fazem vídeos sobre a SELIC, mas quase não tem vídeos falando sobre a taxa do FED, como a política econômica do Japão ou da China podem mexer em certos setores de forma mais direta como, por exemplo, na parte de crédito (Japão) ou de commodities (China).

  • @miltonrodrigues848
    @miltonrodrigues848 Год назад +1

    Seus vídeos são muito bons .
    Parabéns

  • @wilteroliver7943
    @wilteroliver7943 Год назад +1

    Continue neste formato de vídeo, muito bom, e grato pelas informações e conhecimento, é praticamente uma aula.

  • @AndersonKozak
    @AndersonKozak 11 месяцев назад

    Obrigado pelo seu conteúdo.

  • @alexpavanelo
    @alexpavanelo Год назад +1

    Sim, é melhor trazer o vídeo e ir comparando. Hehe

  • @RovelioCavalcante
    @RovelioCavalcante 2 месяца назад

    Concordo plenamente!

  • @DystopianPersona
    @DystopianPersona Год назад +3

    pois é, sempre pensei isso, esses vídeos são puro click bait e sensacionalismo

  • @fabiouxdesigner
    @fabiouxdesigner Год назад +1

    Sobre a sua pergunta: prefiro assim vc mostrando e pausando pra comentar. 👍😁

  • @marcionunes4189
    @marcionunes4189 Год назад +1

    É aquilo que vc sempre explica cada um quer vender seu peixe ou seja cada influencer quer divulgar pro seu patrocinador do momento eu após assistir seus vídeos filtro muito esses conteúdos do RUclips

  • @leonborges9913
    @leonborges9913 Год назад +3

    Generalização e simplificações grosseiras : esses são os dois principais "erros" dos "influencers" de finanças. Eles generalizam porque querem obter uma grande quantidade inscritos e seguidores em suas redes sociais para ficarem ricos com venda de cursos. Quem não tem senso crítico ou bom senso acaba se dando mal ao seguir as "dicas" desses "especialistas". Não acreditem em tudo que as pessoas dizem na internet. Estude, tenha senso crítico.

  • @AndersonKozak
    @AndersonKozak 11 месяцев назад

    Se você puder não acelerar os vídeos que estiver analisando é melhor pra quem já assiste os vídeos no modo acelerado...❤😊

  • @filpo165
    @filpo165 Год назад

    mulher, poe esse video em 1,75x no maximo, n consigo entender nada do video do thiago nigro nessa velocidade

  • @dougmarciano9809
    @dougmarciano9809 Год назад +1

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @fabiobarros5318
    @fabiobarros5318 Год назад +3

    Eu não gosto de vídeos que ficam falando dos outros.

    • @leonborges9913
      @leonborges9913 Год назад +6

      Tem que falar mesmo. Tem muito picareta por aí enganando os outros.

    • @o_almaia
      @o_almaia Год назад +3

      Tá... Você não gosta mas veio aqui (deu view) , comentou (engajamento), talvez também um dislike (mais engajamento)...
      Tem algum argumento, ao menos?

    • @fabiobarros5318
      @fabiobarros5318 Год назад +1

      @@o_almaia pra ver se ela para com estes vídeos toscos. Eu sigo ela desde a época da Suno. Ela falou que o vídeo dos caras não agregam em nada, mas esse aqui também não. Estou dando um toque, pra ver se ela se liga, ficar falando dos outros, apontando o "erro" dos outros não trás. Os últimos vídeos foram só pra falar dos outros. Não precisa disso, já que ela tem qualificação, melhor gerar o conteúdo autêntico dela. Ah, eu sei que gerei engajamento, sei como. Os algoritmos de redes sociais funcionam, talvez seja justamente isso que ela queira. Chama atenção falando de alguém famoso. E instiga a pessoa vir aqui comentar.

    • @gabimosmann
      @gabimosmann  Год назад +3

      Fábio, tudo bem? Muito obrigada pelo seu feedback!
      Comentei aqui na comunidade que estou sem tempo no momento para trabalhar em um conteúdo mais elaborado. No final de novembro vou adicionar aqui mais vídeos sem “react”.
      Entendo que você pode não se interessar por esse tipo de conteúdo, porém é uma forma de podermos argumentar sobre alguns argumentos que não concordamos mas que “influencers” compartilham pq beneficia eles. Precisamos lembrar que os conteúdos no RUclips são majoritariamente vistos por pessoas que não entendem do assunto é acabam acreditando sem questionar em qualquer coisa que veem de alguém que consideram “autoridade” no assunto.
      Uma das coisas que mais me perguntam é como escolher um profissional de investimentos ou saber se a pessoa é boa tecnicamente. Na minha visão, esses vídeos estão encimando exatamente isso: sobre como saber os pontos que devemos prestar atenção e o que está por trás dos argumentos.
      Outra coisa, não estou me “aproveitando” da imagem de ninguém, mas é preciso sim vincular o influencer para poder atingir o público dele. Público o qual está sob o discurso desse influencer que muitas vezes pode não estar tão bem alinhado aos reais interesses do público.