O FEMINISMO DE ARCANE DÁ UMA LIÇÃO NA DISNEY

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 дек 2024

Комментарии • 81

  • @Charl_es19
    @Charl_es19 9 часов назад +55

    Escritores de Arcane : vamos colocar diversidade, representatividade e inclusão na nossa série, mas vamos tornar nossos personagens masculinos e femininos como pessoas normais e não caricaturas vazias de militantes lacradores

    • @debescreve1956
      @debescreve1956  9 часов назад +7

      E tão simples! 😌

    • @viniciusmagalhaes1184
      @viniciusmagalhaes1184 8 часов назад +6

      Cara acho que é ainda mais profundo o negócio. Estou na comunidade de LoL desde 2014, e esses relacionamento, Vi e Cait, Ekko e Jinx, assim como as coneões de Jayce e Viktor, são coisas que a comunidade construiu ao longo do tempo e a Riot no fim pegou e tornou oficial. Então ver que foi algo que nasceu antes da militância forçada, e continuou sem ser "tocada" foi muito foda.

    • @hawkbot
      @hawkbot 7 часов назад +1

      @@viniciusmagalhaes1184 isso é mt verdade e acho que vai ainda além, runeterra não tem a mesma visão de genero/sexo que o nosso mundo real, então lá vc não ve pessoas sendo preconceituosas por uma mulher estar com outra mulher, os preconceitos deles la em piltover/zaun são com classe social e poder, isso é bem mostrado na série e em todas as histórias de lol é uma coisa que fica bem explícito, por exemplo demácia é uma região que não aceita magia, então esse é o preconceito deles. Ao meu ver é uma forma de dizer que o preconceito sempre vai existir e não tem viktor ou arcano que faça as pessoas serem perfeitas porque ninguém é e nunca vai ser, e tá tudo bem desde que a gente aprenda com isso, aprenda a respeitar (como foi o que rolou com a sevika no final), entender e incluir. Essa foi uma das diversas mensagens que a série me passou e eu amei

    • @wandrix
      @wandrix 7 часов назад +1

      Top. É isso

    • @viniciusmagalhaes1184
      @viniciusmagalhaes1184 6 часов назад +1

      @@hawkbot Perfeito

  • @Joilsonsoares01
    @Joilsonsoares01 9 часов назад +13

    Vander paizão do ano nas tramas, que saudade que eu estava de um personagem que fosse um pai descente.

  • @henri191
    @henri191 9 часов назад +59

    Cara, eu olho pra Vi de Arcane e sempre penso que ela tem as características de uma militante de Twitter : ela é rebelde, não costuma seguir as regras, ela tem cabelo colorido, ela tem parte do cabelo raspado, ela é LGBT, ela muitas vezes tem um comportamento muito "masculino", ela tem cara de estar sempre de mal humor, só que aí é que está o ponto, Vi não é nem 1% de uma militante de Twitter, ela é sensacional e mais importante ela foi feita como uma pessoa com sentimentos e que se importa com as pessoas ao redor, é não julgar o livro pela capa, Jinx pode ser minha favorita, mas a Vi é demais

    • @debescreve1956
      @debescreve1956  9 часов назад +12

      Isso aí! Eu amo quando bons escritores usam o estereótipo justamente para ir contra isso. 😍

    • @lucasnascimento1549
      @lucasnascimento1549 8 часов назад +2

      Tanto que é bom que dá pra descrever ao contrário de algumas

    • @joaomachado988
      @joaomachado988 6 часов назад +2

      Viu aí? Dá pra descrever a personagem do q ser só mais um lésbica pagando de homem sendo chata.

    • @sebastianjourdan4918
      @sebastianjourdan4918 2 часа назад +2

      Mesmo a 2 temporada sendo apressada em alguns momentos, arcane continua sendo uma ótima adaptação de um jogo em nenhum momento senti os personagens masculinos serem inferiores as femininas ou aquele discurso chato😂.

  • @isaiasmolinari397
    @isaiasmolinari397 8 часов назад +5

    só queria comentar o seguinte: que bom vídeo patrocinado, que venham mtos, vc merece , seus videos são mto top

  • @sergio_ssa_ba
    @sergio_ssa_ba 8 часов назад +5

    Debizinha sempre lindíssima e maravilhosa e o conteúdo maís maravilhoso ainda 😊😊😊😊

  • @marlon.himura.76
    @marlon.himura.76 9 часов назад +4

    Gostei da nova foto no perfil... A outra era mais divertida sim! Mas essa ficou muito boa🥰👍

  • @veemente
    @veemente 5 часов назад

    Que crítica maravilhosa...Amo Arcane justamente por esses motivos que vc disse.

  • @rafaeustachio
    @rafaeustachio 9 часов назад +4

    Ainda não assisti a segunda temporada, mas, arcane é uma série incrível e olha q eu nem jogo o game.

  • @rodrigoalmeida2986
    @rodrigoalmeida2986 8 часов назад +2

    Eu acho que o melhor de arcaine é existência de causa e consequência, a série não esconde as ascolhas erradas e nem alivia, coloca em discussão se os erros merecem perdão ou redenção... conflito familiar, diferenças de classe social, ideias, sonhos, utopia... miséria humana... a solução para essa miséria e o conflito com a liberdade!!!

  • @nguabitubas
    @nguabitubas Час назад

    Vídeo super directo cheio de informação subliminar e dados que eu desconhecia sobre Arcane. Top... Parabéns!!!

  • @catolicidadeluterana
    @catolicidadeluterana 9 часов назад +3

    Valeu!

  • @Wanessa_Fortuna
    @Wanessa_Fortuna 8 часов назад +4

    Acho bom esse não ser o último vídeo de Arcane kkkk

  • @mentefria6139
    @mentefria6139 6 часов назад +2

    Sério arcane marca todas as caixinhas que o militantes brigam: protagonistas femininas, personagens lgbt+, personagens negros, personagens com deficiência, personagem trans, personagens sem gênero definido, personagens novos, personagens velhos e na mão de qualquer outro estúdio esse série seria com muitas outras wokes por aí mas ao contrário disso é a única seria com todos os episódios com 9 ou mais no imdb mostrando que o problema não eh a pauta e sim a história

  • @GabrielSouza-tr3gj
    @GabrielSouza-tr3gj 7 часов назад +2

    Mal não tem justificativa, ele tem objetivos e visa resultados não importando como. Daí a frase: os fins justificam os meios. E aí temos os vilões do jogo: Swain, Viego, Sylas, Lissandra e etc.

  • @alessandroalskyer8345
    @alessandroalskyer8345 8 часов назад +4

    Enaltecer e dar destaque para protagonistas femininas (e ainda por cima lésbicas) não requer que elas repudiem, vilanizem e desvalorizem todos os homens simplesmente por serem... homens héteros. Em Arcane, as heroínas não carecem da companhia de personagens de apoio masculinos que se mostram relevantes, honrados, dignos e heróicos. Esse é o jeito correto de focar num "empoderamento" feminino.

  • @xmuvix
    @xmuvix 9 часов назад +4

    Muito bom Debe. Otima analise.
    Ainda não assisti a segunda temporada.

  • @thiagofernandes2206
    @thiagofernandes2206 9 часов назад +4

    Quando a deb falou em calvicie eu oensei que era da serie kkkkk

  • @Celtaphp
    @Celtaphp 8 часов назад +4

    Esqueceu de falar do Hypar 😉

  • @alipiojr1
    @alipiojr1 8 часов назад +2

    Peguei coragem pra assistir a série com você.
    Depois da minha decepção GIGANTESCA com a série do Gundam, não queria ver nada da Netflix. Já vi todos os animes da série Gundam, meu hype estava gigante e a decepção veio na mesma moeda.

  • @ch_henr10
    @ch_henr10 8 часов назад +4

    Diva, queremos análise dos épicos X e Pearl.

  • @laurinhodavovo
    @laurinhodavovo 9 часов назад +6

    Arcane (assim como Pinguim) deu uma verdadeira aula de como construir bons personagens (11:32).
    Minha única reclamação é a cena da cela no eps 8, se tivessem colocado esta cena no reencontro das personagens Caithlyn e Vi (na minha opinião) não seria tão anti-climática.
    Tirando isso, gostei demais desta série.

    • @alipiojr1
      @alipiojr1 9 часов назад +1

      Cara pinguim foi umas das séries mais incríveis que eu assisti. Peguei a dica aqui no canal.

  • @Mario10307
    @Mario10307 33 минуты назад

    A série Arcane, baseada no universo de League of Legends, concluiu sua primeira fase de maneira magistral, marcando um novo padrão de excelência em adaptações de mídia derivadas de jogos. Diferentemente da abordagem que muitos fãs, influenciados pelo modelo da Marvel, acreditam ser o "caminho natural" - isto é, criar spin-offs para personagens individuais -, os criadores de Arcane rejeitaram esse formato cansativo e frequentemente redutor, optando por uma visão mais rica, coesa e narrativa. Essa decisão reflete não apenas a maturidade criativa dos desenvolvedores, mas também uma compreensão profunda sobre o que realmente torna uma história memorável.
    O problema com o modelo de spin-offs centrados em personagens
    No contexto do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a produção desenfreada de séries e filmes focados em personagens individuais - muitas vezes apenas explorando o carisma ou a popularidade pontual de certos heróis - transformou o panorama narrativo em algo fragmentado e repetitivo. Muitos fãs acabam não sendo mais admiradores das histórias em si, mas de características isoladas dos personagens. O resultado é uma desconexão entre a trama e o universo como um todo, um desgaste progressivo que mina o impacto emocional e narrativo de novas produções. Essa abordagem cria uma cultura de consumo superficial, em que a história é apenas um meio para explorar "quem é o mais popular", em vez de construir uma mitologia coerente.
    O contraste com Arcane é evidente: ao invés de transformar Jinx, Ekko ou outros personagens em estrelas de suas próprias histórias isoladas, os criadores de Arcane enxergam o universo de League of Legends como uma tapeçaria rica, onde a força narrativa vem da interação orgânica entre os personagens e suas tramas no contexto de um mundo maior. Esse é um exemplo claro de respeito à essência de uma obra e ao público.
    O exemplo de O Senhor dos Anéis
    O universo criado por J.R.R. Tolkien oferece uma lição importante para essa discussão. Enquanto O Senhor dos Anéis é cheio de personagens fascinantes, como Gandalf, Aragorn e Gimli, a força da obra não reside em personagens individuais, mas na maneira como eles se entrelaçam na jornada épica de destruição do Um Anel. Ninguém se importa apenas porque Gandalf é um mago ou porque Gimli é um anão; eles são memoráveis porque têm um papel significativo na história maior.
    Tentar extrair spin-offs de cada um desses personagens seria reduzir sua importância ao invés de expandi-la. Por exemplo, uma série sobre "a juventude de Gimli" ou "as aventuras solo de Gandalf" diluiria o impacto de O Senhor dos Anéis, transformando um universo coeso em uma coleção de narrativas descartáveis. O mesmo pode ser dito de Arcane: criar spin-offs centrados em Jinx ou Ekko seria uma decisão comercial que enfraqueceria o peso narrativo desses personagens no contexto maior.
    O caminho consciente dos criadores de Arcane
    Os criadores de Arcane - que não são apenas roteiristas contratados, mas também colaboradores diretos do universo de League of Legends - deixaram claro que não pretendem transformar a série em um emaranhado de spin-offs. Eles não seguirão o modelo da Marvel porque entendem que League of Legends é um universo vasto e profundo, com mais de 160 campeões, todos com potencial para histórias que se conectam a um pano de fundo maior, em vez de histórias individuais e isoladas.
    Essa abordagem demonstra maturidade narrativa e respeito pelo universo que estão explorando. Em vez de apostar no apelo fácil de personagens populares, como Jinx, os criadores estão comprometidos em criar novas histórias dentro do mesmo universo, apresentando protagonistas inéditos que serão tão complexos e relevantes quanto os que já conhecemos. Esse método não só evita a saturação do público, como também reforça o valor do universo de League of Legends como um todo.
    Conclusão
    Arcane é uma aula sobre como respeitar uma mitologia rica e complexa enquanto se cria algo novo e ousado. A rejeição do modelo de spin-offs não é apenas uma decisão criativa inteligente, mas um passo na direção certa para a sustentabilidade da série e do universo de League of Legends. Ao colocar a história em primeiro lugar, os criadores garantem que Arcane será lembrada não por personagens específicos, mas pela experiência épica e coesa que oferece. Afinal, assim como em O Senhor dos Anéis, não é a presença de anões, magos ou orcs que torna a obra icônica, mas o impacto de uma narrativa que transcende seus elementos individuais.

  • @Will-nm2gr
    @Will-nm2gr 6 часов назад

    a Vi é legal mas Caitlyn, Jinx, Ekko, Heimendinger, Jayce, ah eu amo esses

  • @santosclaudemir332
    @santosclaudemir332 9 часов назад +4

    Já deixei o meu like

  • @INFINITYRBBR
    @INFINITYRBBR 5 часов назад

    Te juro que não esperava esse ad da manual

  • @marcoaguila3107
    @marcoaguila3107 7 часов назад +1

    Não lembro se já comentei isso aqui, mas concordo contigo (de novo) totalmente... Mais WOKE do q Arcane, impossível, mas q trama, q roteiro, q personagens, q tudo... Tudo perfeito, tudo super encaixado, sem a menor forçassão de barra nem sistema de cotas. Simplesmente perfeita.

    • @pedroferreira774
      @pedroferreira774 3 часа назад

      A serie não tem nada de woke, que é quando forçam pautas politicas mesmo que prejudique algo, Arcane é diverso em todos os sentidos e não ficam militando.

  • @mgalego4729
    @mgalego4729 9 часов назад +4

    Série "Lioness", da Paramount, com mulheres em papéis principais que dão um show! Inteligentes, com histórias fortes, personalidades bem construídas. Todas!

    • @tiago2583
      @tiago2583 8 часов назад +2

      menos a filha da protagonista pois tem oras que é chata com cao

  • @andiamomognato6184
    @andiamomognato6184 4 часа назад

    Eu gostei muito da 1° temporada e vou maratonar o segundo

  • @antoniopatricio8760
    @antoniopatricio8760 6 часов назад

    Quando a rito Gomes quer, ela faz um negócio legal. Tenho que admitir auueuaueusu

  • @rafaeloliveira9917
    @rafaeloliveira9917 7 часов назад

    Estou esperando minha pizza chegar para dá play no vídeo ❤

  • @vitorgomes3883
    @vitorgomes3883 7 часов назад +2

    Eu comentei sobre isso em um video da liga Nerdola a umas semanas atrás. Nem é só a questão do feminismo, a questão da representatividade também. O tanto que a Ambessa Medarda é um bom personagem não tá escrito

    • @mauriciovinicius1164
      @mauriciovinicius1164 4 часа назад

      liga nerdola só comenta algo quando essa parada fracassa, tu pega como exemplo a serie arcane, eles só comentaram pra falar q a China censurou o bagulho. esses caras da liga nerdola o nivel de doença deles é do mesmo nivel da galera WOKE.

  • @Daniel123dejesuss0uzadossantos
    @Daniel123dejesuss0uzadossantos 3 часа назад

    Da primeira vez não me interessei muito pela obra,mas voltei por causa da segunda tp e terminei a série em 2 dias.kkkkkkkk

  • @glaciefranca8018
    @glaciefranca8018 5 часов назад

    Parece, então, que o problema não é a ideologia, a agenda, as bandeiras (camufladas com o rótulo de "diversidade", "igualdade") é a forma, apenas isso. Se eles quiserem implantar essa engenharia social de uma forma legal, divertida, sem exageros, até "respeitosa", tudo ok! Vamos aplaudir, e consumir e contribuir e participar dessa nova era tão bem planejada, um mundo para todos, e todas, e todes.
    E para quem acha que o problema é só a forma e não o conteúdo e o propósito escuso: você está com eles e não sabe.

  • @andiamomognato6184
    @andiamomognato6184 4 часа назад

    To dentro

  • @dunguinhadev
    @dunguinhadev 3 часа назад

    Achei que a cena de sesgo na cadeia veio na hora errada, acho que deveria acontecer mais cedo.

  • @thiagofernandes2206
    @thiagofernandes2206 9 часов назад +3

    A voz da deb parece da kelly key rs

  • @jasongomes7355
    @jasongomes7355 4 часа назад

    Essa série foi boa demais, a relação homoafetiva ñ me incomodou

  • @Mundos88
    @Mundos88 50 минут назад

    só 1 personagem que morreu de forma incompatível para o personagem(herói do escudo)

  • @kimryan1571
    @kimryan1571 5 часов назад

    Volta para o Final Fantasy Debe

  • @mzfx241
    @mzfx241 7 часов назад

    No seuy canal ainda não fui desinscrito mas em outros sim.

  • @leirivertojuliocosta4931
    @leirivertojuliocosta4931 8 часов назад +1

  • @Adriana.Alvarenga
    @Adriana.Alvarenga 5 часов назад

    👍✌️

  • @DududaGalera-b7v
    @DududaGalera-b7v 7 часов назад

    Simplesmente não me interesso mais por esse tipo de obra, com esse tipo de enredo e narrativa.
    Vai levar uma década ou mais pra me acostumar com isso de novo, como era na época de KillBill ou Anjos da Noite, RE...
    É rejeição instantânea hoje só de ver o poster. Me aconteceu com HoD também recentemente, e nem esforço. Desinteresse mesmo.

  • @lmsouza1
    @lmsouza1 5 часов назад

    Vou pegar uma tangente aqui e fazer uma pergunta nada a ver. Por que tem um "patch" entre seu torso e o seu braço direito? O outro vídeo seu que eu vi também tinha isso. Foi erro de edição, é um Easter egg ou tá tapando um buraco da camisa? 😂

  • @doomslayer9138
    @doomslayer9138 9 часов назад +11

    Sinceramente eu não consigo entender quem gosta da rey ela não tem desenvolvimento de personagen ela simplesmente consegue tudo e pronto porque sim,ela não tem carisma, não tem estilo, não tem personalidade, NÃO TEM NENHUM TIPO DE CONFLITO significante e pior ELA É COMPLETAMENTE IRRELEVANTE E INUTIL PARA A FRANQUIA

  • @joaomachado988
    @joaomachado988 6 часов назад

    Eu fico em dúvida, da pra assisitr essa série mesmo? A história dela não é lacradora?

    • @Oluaper
      @Oluaper 5 часов назад

      Vale completamente a pena meu nobre

    • @pedroferreira774
      @pedroferreira774 3 часа назад

      A serie não milita e nem fica ridicularizando homens pra mostrar que as mulheres são fodas, inclusive a Vi é um belo exemplo de como se fazer uma personagem "empoderada" sem ser militante e irritante.

  • @gabrielsenna5929
    @gabrielsenna5929 9 часов назад +8

    AEEEEE! O cabelo não foi cortado! Ainda bem! 🙃 Tá muito bonito. (Sou fã de cabelo comprido)

  • @edmarvieira4138
    @edmarvieira4138 4 часа назад +1

    Esse arcane é outra 💩

  • @mzfx241
    @mzfx241 7 часов назад

    No

  • @samuelalvessilvazoio
    @samuelalvessilvazoio 9 часов назад +2

    Primeiro ❤

  • @thiagofernandes2206
    @thiagofernandes2206 9 часов назад +3

    Fala de kraven

  • @renanbernardo4726
    @renanbernardo4726 9 часов назад +2

    First!

  • @lowfir
    @lowfir 9 часов назад +4

    Estou com medo desse seu vídeo, Debe. Portanto não irei assistí-lo. No mais, LoL sempre foi considerado jogo de v___o. Estou satisfeito mesmo em ter só assistido a primeira temporada.

    • @Kauan-s9w
      @Kauan-s9w 9 часов назад +5

      Oxi porque vc esta com medo do vídeo não entendi kkkkk

    • @debescreve1956
      @debescreve1956  9 часов назад +2

      Não sabia essa do Lol não 🙃 Só sei que Arcane é bom demais! Obrigada por comentar 😉

    • @alipiojr1
      @alipiojr1 8 часов назад +2

      Acho que não tem spoiler cara. Inclusive peguei coragem pra assistir a série.

    • @lowfir
      @lowfir 8 часов назад +1

      @@alipiojr1 não estou com medo de _spoiler,_ estou com medo da opinião da Debe.

    • @le.yey.2071
      @le.yey.2071 8 часов назад +2

      ​@@debescreve1956 é uma brincadeira q sempre existiu sobre o jogo,mas não entendo o pq. No jogo existem bonecos pra todos os gostos, sinceramente