Sua didática para explicar e falar sobre o tema é surreal de boa, estava procurando repertório e o que falar sobre o tema e simplesmente AMEI! Vou indicar para todos os meus amigos, parabéns pelo vídeo e pelo trabalho desenvolvido 💕
Um documentário excelente para esse assunto é " Estou me guardando para quando o carnaval chegar" , o qual discute sobre como a população da região tratada na obra acredita ser " chefe" do processo produtivo.
O ser humano flexivel e inovador sempre buscará sua liberdade funcional e financeira criando o desrruptivo. Domenico de Masi nos garantiu que a criatividade vencerá
Já teve caso da Uber cobrar 50% do valor da corrida, e fora que o app não é transparente em questão aos repasses das gorjetas já teve caso do passageiro dar x de gorjeta e o app repassar um valor inferior. Mais isso é geral. Uber e Ifood domina o mercado de transporte de passageiros e delivery hoje em dia. E a questão de liberdade de horário é balela, pois quem faz nossos horários são as nossas dividas, é o que mais tem por aí motoristas e entregadores que trabalham mais de 12h por dia para poder pagar as contas. O algoritmo controla o quanto devemos ganhar por dia, para nos manter preso ao app. Nós somos a principal engrenagem que fazem o sistema deles funcionar. E eles precisam de nós diariamente na pista para atender os clientes da plataforma.
Oi professor #Precarização eu também poderia relacionar com o conceito de Marx da Mais-valia relativa, em que, a tecnologia contribui com a maior produção, porém sem aumentar o salário ou melhorar as condições de trabalho do proletário? Adorei sua aula!
#Precarização Na minha opinião é precarização, uma vez que não é uma escolha e sim uma válvula de escape do desemprego. As pessoas que tem condições de emprego com os devidos beneficios, isto é 13°, férias etc, não trocam pela uber. A uber ajuda muitas pessoas, mas ou é renda extra ou última saída.
Seguindo essa lógica, então todos os empregos seriam válvulas de escape, sendo que as pessoas procuram emprego, pois estão desempregadas. Renda extra é muito subjetivo, uma renda extra de alguém que ganha 10 salários mínimos e diferente de alguém que ganha 1 salário mínimo. Outra subjetividade é pessoas mudarem do emprego com carteira assinada para Uber, em alguns casos o emprego de carteira assinada é menos benéfico que trabalhar na Uber. Igual o colega respondeu ali em cima, você trabalha na Uber porque precisa sobreviver como qualquer outro trabalho, não para ficar rico.
Agnes Caroline, há mais ou menos 5 meses o IBOPE realizou uma pesquisa com os entregadores que trabalham em empresas "uberizadas" como no iFood, Uber Eats e Rappi e mostrou que 70% deles não gostariam de ter carteira assinada e preferiam o modelo atual. Quem tem que dizer se é bom ou ruim são os trabalhadores que estão lá no dia a dia e não presidentes de sindicatos que nunca trabalharam na vida, recebem salários altíssimos e dizem que defendem os trabalhadores com um imposto obrigatório no valor de um dia de trabalho. sindicato quer isso pois assim terá mais pessoas sustentando os super salários dos participantes desses sindicatos.
@@daniellazarin6497 óbvio que a compreensão é de que se o trabalho for regularizado eles ficarão sem emprego (esse é o discurso que tem espaço na mídia). Isso não quer dizer que o trabalho é bom.
Uberizacao não é precarização do trabalho e nem uma atividade que deveria ser tida como renda principal. O mercado é quem definirá o melhor aplicativo na relação prestador de serviço/cliente/mediador(app). Se a Uber estiver pagando pouco, criara uma lacuna no mercado para concorrência. Quanto a ficar rico ou não, vc já viu uma pessoa que tem a atividade de Recepcionista, Mecanico, fisioterapeuta ou outro ficar rico exercendo a atividade assalariada? Não. Para ficar rico eles teriam que empreender.
Sobre o tema, há um documentário/filme que fala do assunto, chama-se GIG: Uberização do Trabalho. Acho legal ver também para poder usar na argumentação. Sobre o vídeo, gostei demais, principalmente da parte dos conceitos, é bom para a gente criar um repertório de recursos/consistências argumentativos e saber dissertar bem no texto. :))
#Precarização!! A tecnologia deveria ser pra trazer mais benefícios para a sociedade, e não trabalho escravo, muitos aceitam pois estão desesperados e não tem outra saída.
Eu fiz uma prova em Campinas sobre esse tema, fui mal na prova!! Agora estudando no Palavrizar para prova de Guarulhos!!! Muito obrigada Professor, explicação sensacional 💚
Muito bom! Mas, uma vez esse tema estando na banca do Enem, é necessária a problematização do tema né? Então, se eu for a favor do Estado liberal, não vou poder trazer esse para debate. Diferente das bancas paulistas...
No freelance, normalmente, não há uma empresa que gerencia o trabalho, é um contrato direto entre o trabalhador e aquele que vai usar o serviço. Sendo assim, o prestador de serviço, em negociação direta com quem vai comprar esse serviço, é quem define valores e prazos. Na 'uberização', há a empresa Uber (ou equivalente), que define valores e regras da prestação do trabalho, por exemplo, além de ficar com uma porcentagem do valor pago por quem utiliza o serviço. Já o trabalho intermitente, é uma variação do trabalho assalariado, o que muda é o tempo de vigência do contrato, que, como o nome diz, é intermitente (termina, depois começa de novo, depois termina, depois começa de novo...) Ajudei? Qualquer dúvida, mande aqui novamente.
Obrigado pelo elogio, João Pedro! São comentários como estes que fazem a nossa equipe entender que estamos no caminho certo! Estamos em busca de 20mil inscritos nos próximos 30 dias! Se você não for inscrito e acreditar que esse canal te oferece bom conteúdo, inscreva-se! E se já for inscrito, ajude-nos se achar que vale a pena, é claro! compartilhando este vídeo ou o canal com outros amigos ou amigas!
Eu vejo como uma liberdade, é uma nova relação trabalhista. Sobre ficar rico trabalhando como uber, existe alguma profissão onde o trabalhador fica rico, salvo empreendedores? Deixo aqui a reflexão...
Professor, eu pretendo citar o senhor nos meus textos, sob alguns argumentos que o senhor costuma discutir em seus vídeos. Ainda que o enem exija um repertório produtivo, legitimado e pertinente do candidato, há algumas possibilidades de eu fazer um ótima referência aos seus pontos de vistas na minha redação. Mas, para tanto, seria preciso que o senhor tivesse algum “título “ de cunho midiático; youtuber, o senhor já é. Na minha opinião, isso é possível, pois essa plataforma difunde em grande escala a informação, então, por isso, o senhor pode sim ser mencionado em um texto do enem, apesar de o seu canal, por enquanto, ser mediano. Um exemplo disso: Segundo Marcelo D’áurea, youtuber docente do século XXI, a uberização do trabalho foi viabilizada pelo modelo econômico vigente...
Uau, que responsabilidade!!! Pode dizer que eu sou Mestre em Linguística... Já fui professor na Universidade de franca, mas isso faz tempo. Acho que do jeito que vc colocou é suficiente. PS: todo ano eu também faço a prova do ENEM. Gostei da sua ideia e vou me citar na redação, para ver o que acontece... hehhehe
Muitas vezes, pessoas precisam trabalhar em trabalhos informais por falta de opção e para sobreviver, então tem pessoas que são “obrigadas” a aderir à trabalhos informais, pelo menos por um determinado tempo, como estudantes de faculdade que vivem sozinhos, e em longo prazo, pessoas que não terminaram o ensino médio e não correm atrás/não tem tempo/incentivo (governamental ou não), por exemplo.
@@renanbo6562 Quando a pessoa escolhe deixar de estudar para só trabalhar é pq ela valoriza mais o dinheiro do que o estudo. Ela pode até se arrepender dessa escolha depois, mas ela decidiu isso. Agora o Uber não é a causa disso, pois evasão escolar já existe dês de que o Brasil é Brasil. Essa pessoa já estaria deixando de estudar se o Uber não existisse, inclusive podendo ir para trabalhos insalubres que pagassem menos que o aplicativo.
@@mateuswiteck4850 Mas com a venda do carro o indivíduo iria conseguir se manter pelo resto da vida? Não seria apenas uma solução imediata? Por um certo período de tempo?
Aula incrível e muito esclarecedora.
Obrigado pelo elogio
Que aula esclarecedora! Obrigada Professor
Adorei a aula e a didática. #Precarização, uma vez que o motorista arca com todas as despesas e riscos de sua corrida.
opa, valeu!
eu vejo a uberização de forma positiva
É uma das posições possíveis. Mas quais são seus argumentos?
yazzie, eu super apoio continuar esse tipo de vídeo no canal, é um conteúdo que eu também adoro!!
obg, Paula!!!
6:43 Professor só uma correção: se a pessoa está desempregada então a uber não é renda extra, se torna renda principal.
Meu vestibular é assim, a redacao, que bom ter achado esse vídeo
Sua didática para explicar e falar sobre o tema é surreal de boa, estava procurando repertório e o que falar sobre o tema e simplesmente AMEI! Vou indicar para todos os meus amigos, parabéns pelo vídeo e pelo trabalho desenvolvido 💕
Que bom que gostou e que vai nos indicar! Faz uma diferença incrível!!
Muito obrigado!
@@Palavrizar 9pp
Um documentário excelente para esse assunto é " Estou me guardando para quando o carnaval chegar" , o qual discute sobre como a população da região tratada na obra acredita ser " chefe" do processo produtivo.
O ser humano flexivel e inovador sempre buscará sua liberdade funcional e financeira criando o desrruptivo. Domenico de Masi nos garantiu que a criatividade vencerá
Nossa, eu assisti muitos vídeos para entender bem esse assunto, e só o seu sanou todas as minhas dúvidas, obrigada!! ♡
Já teve caso da Uber cobrar 50% do valor da corrida, e fora que o app não é transparente em questão aos repasses das gorjetas já teve caso do passageiro dar x de gorjeta e o app repassar um valor inferior. Mais isso é geral. Uber e Ifood domina o mercado de transporte de passageiros e delivery hoje em dia. E a questão de liberdade de horário é balela, pois quem faz nossos horários são as nossas dividas, é o que mais tem por aí motoristas e entregadores que trabalham mais de 12h por dia para poder pagar as contas. O algoritmo controla o quanto devemos ganhar por dia, para nos manter preso ao app. Nós somos a principal engrenagem que fazem o sistema deles funcionar. E eles precisam de nós diariamente na pista para atender os clientes da plataforma.
Vídeo excelente professor parabéns, o vídeo está muito explicativo, anotei os pontos principais para apresentar no meu tcc da pós, e passei 🙏🏼
Oi professor #Precarização eu também poderia relacionar com o conceito de Marx da Mais-valia relativa, em que, a tecnologia contribui com a maior produção, porém sem aumentar o salário ou melhorar as condições de trabalho do proletário? Adorei sua aula!
#Precarização
Na minha opinião é precarização, uma vez que não é uma escolha e sim uma válvula de escape do desemprego. As pessoas que tem condições de emprego com os devidos beneficios, isto é 13°, férias etc, não trocam pela uber. A uber ajuda muitas pessoas, mas ou é renda extra ou última saída.
Que tal desenvolver uma redação com esse seu ponto de vista?
Seguindo essa lógica, então todos os empregos seriam válvulas de escape, sendo que as pessoas procuram emprego, pois estão desempregadas. Renda extra é muito subjetivo, uma renda extra de alguém que ganha 10 salários mínimos e diferente de alguém que ganha 1 salário mínimo. Outra subjetividade é pessoas mudarem do emprego com carteira assinada para Uber, em alguns casos o emprego de carteira assinada é menos benéfico que trabalhar na Uber. Igual o colega respondeu ali em cima, você trabalha na Uber porque precisa sobreviver como qualquer outro trabalho, não para ficar rico.
Agnes Caroline, há mais ou menos 5 meses o IBOPE realizou uma pesquisa com os entregadores que trabalham em empresas "uberizadas" como no iFood, Uber Eats e Rappi e mostrou que 70% deles não gostariam de ter carteira assinada e preferiam o modelo atual. Quem tem que dizer se é bom ou ruim são os trabalhadores que estão lá no dia a dia e não presidentes de sindicatos que nunca trabalharam na vida, recebem salários altíssimos e dizem que defendem os trabalhadores com um imposto obrigatório no valor de um dia de trabalho. sindicato quer isso pois assim terá mais pessoas sustentando os super salários dos participantes desses sindicatos.
@@daniellazarin6497 pressupõe que todos tem consciência de classe?
@@daniellazarin6497 óbvio que a compreensão é de que se o trabalho for regularizado eles ficarão sem emprego (esse é o discurso que tem espaço na mídia). Isso não quer dizer que o trabalho é bom.
Precarização; alienação do trabalhador, ja que n tem os direitos trabalhistas. Como disse Zygmunt Bauman "Muita informação não significa sabedoria"
Uberizacao não é precarização do trabalho e nem uma atividade que deveria ser tida como renda principal.
O mercado é quem definirá o melhor aplicativo na relação prestador de serviço/cliente/mediador(app).
Se a Uber estiver pagando pouco, criara uma lacuna no mercado para concorrência.
Quanto a ficar rico ou não, vc já viu uma pessoa que tem a atividade de Recepcionista, Mecanico, fisioterapeuta ou outro ficar rico exercendo a atividade assalariada?
Não. Para ficar rico eles teriam que empreender.
Que tal desenvolver essas ideias em uma dissertação? Pode enviar para a nossa correção
sua explicação é maravilhosa
Obrigada pelo elogio
E, se puder, ajude na divulgação! Isso é bem importante para continuarmos com esse trabalho!
Fiz uma prova da Vunesp com esse tema proposto para a redação.
Professor massa!
Difícil achar clt milionário também...
video extremamente explicativo e pontual!! MUITO obrigada, de vários videos que assisti, esse foi o melhor :)
Sobre o tema, há um documentário/filme que fala do assunto, chama-se GIG: Uberização do Trabalho. Acho legal ver também para poder usar na argumentação.
Sobre o vídeo, gostei demais, principalmente da parte dos conceitos, é bom para a gente criar um repertório de recursos/consistências argumentativos e saber dissertar bem no texto. :))
Boa sugestão!!!
E obrigado pelos comentários!
obrigado pela sugestão de repertório, vou assistir!
não consigo achar o filme :((
Alguém sabe onde posso ver esse filme?
Esse canal é demais! ❤
Melhor aula possivel
Uau!!!! Valeu demais!!!
Não estou achando o app na play store, não tem mais?
Adorei a aula, obrigada professor!!
Precarização sim, ou escravidão mesmo!
#Precarização!! A tecnologia deveria ser pra trazer mais benefícios para a sociedade, e não trabalho escravo, muitos aceitam pois estão desesperados e não tem outra saída.
Claramente, #precarização
Que tal desenvolver uma dissertação com a sua opinião?
@@Palavrizar Vou sim!💜
Eu fiz uma prova em Campinas sobre esse tema, fui mal na prova!! Agora estudando no Palavrizar para prova de Guarulhos!!! Muito obrigada Professor, explicação sensacional 💚
Trabalhei de uber e não gostei, prefiro trabalhar de carteira assinada.
Excelente!
Muito bom! Mas, uma vez esse tema estando na banca do Enem, é necessária a problematização do tema né? Então, se eu for a favor do Estado liberal, não vou poder trazer esse para debate. Diferente das bancas paulistas...
Freelance e trabalho intermitente não são a mesma coisa que "uberização"?
No freelance, normalmente, não há uma empresa que gerencia o trabalho, é um contrato direto entre o trabalhador e aquele que vai usar o serviço. Sendo assim, o prestador de serviço, em negociação direta com quem vai comprar esse serviço, é quem define valores e prazos. Na 'uberização', há a empresa Uber (ou equivalente), que define valores e regras da prestação do trabalho, por exemplo, além de ficar com uma porcentagem do valor pago por quem utiliza o serviço.
Já o trabalho intermitente, é uma variação do trabalho assalariado, o que muda é o tempo de vigência do contrato, que, como o nome diz, é intermitente (termina, depois começa de novo, depois termina, depois começa de novo...)
Ajudei?
Qualquer dúvida, mande aqui novamente.
Muito, muito bom. Obrigada!
Tem um documentário aqui no yotube que chama "GIG: a uberização do trabalho" super interessante, com exemplos reais! #precarização
Ótima explicação! 👏🏻
Valeu!!!
#precarização
O cara é fera
Valeu pelo elogio... hehehehe
Explica muito bem
Que bom que gostou! Obrigado pelo elogio!
Excelente vídeo
Obrigado pelo elogio, João Pedro!
São comentários como estes que fazem a nossa equipe entender que estamos no caminho certo!
Estamos em busca de 20mil inscritos nos próximos 30 dias! Se você não for inscrito e acreditar que esse canal te oferece bom conteúdo, inscreva-se! E se já for inscrito, ajude-nos se achar que vale a pena, é claro! compartilhando este vídeo ou o canal com outros amigos ou amigas!
#Liberdade
Que tal escrever uma dissertação para defender esse seu ponto de vista? Vc pode enviar para a gente corrigir!
SENSACIONAL!!!
#precarização ótima aula professor!
Que bom que gostou!! Que tal escrever uma redação defendendo esse seu ponto de vista?
Amei! Parabéns!
Que bom que gostou!! Obrigado pelos elogios!
AULA SHOOOOW
👏👏👏
Que bom que gostou!!! Valeu pela participação!
#precarização !!!
Anotado aqui! Que tal desenvolver uma dissertação com a sua opinião?
Muito bom!
Muito obrigado!!!
Perfeito👏🏻
Muito obrigado pelo elogio e pela participação!!!
Muito bom!!!
Valeu pelo elogio e pela participação!
Marx é fim de carreira ,meu bom.
#liberdade
Anotado aqui!!! Obrigado pela participação!
Eu vejo como uma liberdade, é uma nova relação trabalhista. Sobre ficar rico trabalhando como uber, existe alguma profissão onde o trabalhador fica rico, salvo empreendedores? Deixo aqui a reflexão...
ótimo video
Obrigado pelos elogios. Eles nos ajudam a continuar com nosso trabalho por aqui.
Professor, eu pretendo citar o senhor nos meus textos, sob alguns argumentos que o senhor costuma discutir em seus vídeos. Ainda que o enem exija um repertório produtivo, legitimado e pertinente do candidato, há algumas possibilidades de eu fazer um ótima referência aos seus pontos de vistas na minha redação. Mas, para tanto, seria preciso que o senhor tivesse algum “título “ de cunho midiático; youtuber, o senhor já é. Na minha opinião, isso é possível, pois essa plataforma difunde em grande escala a informação, então, por isso, o senhor pode sim ser mencionado em um texto do enem, apesar de o seu canal, por enquanto, ser mediano. Um exemplo disso: Segundo Marcelo D’áurea, youtuber docente do século XXI, a uberização do trabalho foi viabilizada pelo modelo econômico vigente...
O senhor é professor de algum faculdade , algo assim???
Uau, que responsabilidade!!! Pode dizer que eu sou Mestre em Linguística... Já fui professor na Universidade de franca, mas isso faz tempo. Acho que do jeito que vc colocou é suficiente.
PS: todo ano eu também faço a prova do ENEM. Gostei da sua ideia e vou me citar na redação, para ver o que acontece... hehhehe
Muito bom
Que bom que gostou!!!!
E obrigado por participar do canal!!
brabo dms !!!
Aprendi uma nova gíria!! E valeu pelo elogio!
#precarizacao amei o tema
ótima aula!
#LIBERDADE , se nem a empresa do sistema, nem o motorista, nem o passageiro é obrigado à fazer aquilo, quem sou eu pra me intrometer.
Muitas vezes, pessoas precisam trabalhar em trabalhos informais por falta de opção e para sobreviver, então tem pessoas que são “obrigadas” a aderir à trabalhos informais, pelo menos por um determinado tempo, como estudantes de faculdade que vivem sozinhos, e em longo prazo, pessoas que não terminaram o ensino médio e não correm atrás/não tem tempo/incentivo (governamental ou não), por exemplo.
@@renanbo6562 Quando a pessoa escolhe deixar de estudar para só trabalhar é pq ela valoriza mais o dinheiro do que o estudo. Ela pode até se arrepender dessa escolha depois, mas ela decidiu isso.
Agora o Uber não é a causa disso, pois evasão escolar já existe dês de que o Brasil é Brasil. Essa pessoa já estaria deixando de estudar se o Uber não existisse, inclusive podendo ir para trabalhos insalubres que pagassem menos que o aplicativo.
@@mateuswiteck4850 as vezes não é nem questão de valorizar mais o dinheiro né? é mais por sobrevivência mesmo.
@@wis1151 Se fosse questão de sobrevivência ele venderia o carro...
@@mateuswiteck4850 Mas com a venda do carro o indivíduo iria conseguir se manter pelo resto da vida? Não seria apenas uma solução imediata? Por um certo período de tempo?
#precarizacao