Curso de Formação de Aprendizes-Marinheiros (C-FAM) e o Grumete (C-FGR) - Marinha do Brasil (MB)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.
    Existem quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros no país:
    a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis;
    www.marinha.mi...
    a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) em Fortaleza;
    www.marinha.mi...
    a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em Recife e
    www.marinha.mi...
    a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha.
    www.marinha.mi...
    O candidato pode escolher em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição.
    Enquanto estiver no curso, o aluno é considerado Grumete e após a sua formatura torna-se Marinheiro com formação técnica dentro da Marinha.
    A carreira das Praças inicia-se na graduação de Marinheiro, seguida por Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial.
    Situação após o curso: O Aprendiz-Marinheiro presta juramento à Bandeira em cerimônia na Escola e é promovido a Marinheiro, dentro de uma das três áreas escolhidas, sendo assim incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA). Ele permanece três anos nesta graduação.
    No primeiro ano, é designado para servir (preferencialmente), a bordo de Navios da Marinha e também deve escolher dentro de sua área qual especialidade irá cursar no terceiro ano. No total, a Marinha oferece cerca de 30 especialidades.
    O Curso de Formação: Duração: 48 semanas de curso sob regime de semi-internato.
    Primeira fase: Formação militar-naval (Aprendiz de Marinheiro).
    Segunda fase: Especialização Técnica inicial e continuada, em uma das três áreas escolhidas no ato da inscrição (Grumete).
    Regime: Semi-internato.
    Principais requisitos:
    Ser brasileiro nato ou naturalizado;
    Ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1º de janeiro do ano do curso;
    Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;
    Exclusivo para sexo masculino;
    Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta;
    Estar em dia com as obrigações civis e militares.
    Escolaridade: Ensino Médio completo ou em conclusão.
    Curso de Formação:
    O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) destina-se à formação de Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada (CPA), tendo a duração de 48 semanas, conduzido sob o regime de semi-internato, com 40 horas semanais.
    O C-FMN será desenvolvido em duas fases: Aprendiz-Marinheiro (AM) e Grumete (GR). A primeira fase corresponde ao desenvolvimento de competências da formação militar naval, envolvendo dois tipos de ensino: básico e militar naval. Nesta fase os alunos estarão na condição de Aprendizes-Marinheiros, sendo estimulados a desenvolver as habilidades necessárias ao exercício da atividade militar compatível com a militar-naval.
    A segunda fase de formação ocorre na graduação de Grumete. O objetivo nesta fase de formação é o desenvolvimento de competências relacionadas ao ensino profissional militar em uma das três áreas de atuação possíveis na graduação de MN: Apoio, Eletroeletrônica e Mecânica, bem como dar continuidade aos aspectos militares iniciados na primeira fase do C-FMN.
    Durante o C-FMN, além das aulas previstas no currículo, são realizadas atividades extraclasse, como visitas a OM da Marinha ou de outra força e navios da MB em visita ao porto, palestras cívico-culturais e atividades desportivas e recreativas.
    Após a conclusão do Curso de Formação de Marinheiros, os Grumetes são nomeados Marinheiros do Corpo de Praças da Armada e serão distribuídos para as diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil localizadas em todo o território nacional.
    O Período de Adaptação é um importante período do C-FMN e é regido pelo “Manual de Instruções para o Período de Adaptação dos Cursos de Formação Inicial do Sistema de Ensino Naval”, DEnsM-1002, da Diretoria de Ensino da Marinha. É realizado nas duas primeiras semanas do Aluno na Escola e tem a finalidade de adaptar os candidatos a rotina militar e também de instruir quanto aos procedimentos militares e de comportamento naval na Marinha do Brasil. Neste período, são apresentadas as bases da Instituição (Hierarquia e Disciplina) através de aulas, palestras, prática de exercícios e adestramentos. Uma equipe composta por cerca de 30 militares, entre Oficiais e Praças, atua diretamente nas atividades desse período e são os responsáveis por essa importante familiarização da vida militar-naval.
    A partir do quarto ano como Terceiro-Sargento, podem também realizar o concurso interno para o ingresso no Quadro de Oficiais Auxiliares da Armada (CA-AA), desde que possuam curso superior em área de interesse da Marinha, chegando assim até o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra do Quadro Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha.
    www.marinha.mi...
    Associação Almirante Prado Maia (APRAMA)
    aprama.com.br/

Комментарии • 10