É burrise discriminalizar o uso de uma droga que tem sua comercialização e vendas proibidas no Brasil. Bebidas alcolicas tem a comercialização permitida por exemplo...maconha não. Foi muita burrisse liberar o uso de algo que tem venda proibida no Brasil. Vai acabar ajudando o narcotrafico e os traficantes brasileiros. Não fez o menor sentido !!
Na década de 30 os traficantes vendiam bebidas alcoólicas, pois na época era proibida a comercialização. Por isso havia grande força a máfia Italiana nós EUA. Depois que liberou o álcool perderam força. Com as drogas seria semelhante, já que os traficantes perderiam a fonte de renda. E a venda ilegal é muito lucrativa e mantém essa corja. Se for legalizado o governo ganha tributos e os traficantes perdem a fonte de renda. Por mim desce a madeira.
Eu nunca usei nem pretendo usar drogas. Porém sou á favor da descriminalização já, devemos sim adotar políticas de conscientização, o dinheiro que é gasto correndo atraz de usuários e outros seria muito mais bem empregado na saúde e segurança em geral.
Exatamente é isto q as pessoas não entendem, dependentes químicos ja vivem numa prisão, e podem ser seu pai ou seu irmäo... já o traficante só ganha pq não é legal... mas em outros países não se perde tempo com maconha já no BR ainda tabu e mesmo assim todo mundo usa ( peloumenos os jovens usam) e sujar o nome deles qdo ainda estão se descobrindo na vida é cruel
@@daividflores O problema é a cultura e a falta total de respeito do brasileiro para o próximo. Imagina só vc viver em apartamento e teu vizinho fica fumando maconha o dia inteiro, a noite toda... maconha tem um cheiro muito, mas muito forte. Então vc bate na porta dele pedindo por favor para parar, pq teu filho não consegue dormir mais a noite pelo cheiro forte... se o uso de drogas dentro de casa não é crime, o que faria ele respeitar os vizinhos? Bom senso? Bom senso no brasileiro? Com certeza a única resposta que vc conseguiria seria ele bafejar maconha na tua cara e mandar vc para aquele lugar... e continuar fumando o dia inteiro dentro da própria casa... O problema de legalização é que apenas se pensa no próprio usuário, e não nas pessoas ao seu redor. Primeiro se deveria investir na educação, ética e respeito do povo brasileiro, para só assim pensar em liberar drogas.
Tb acho que que deve discriminalizar, mas me responda uma pergunta... Voltamos pra monarquia?? Aparentemente a câmara e o senado não servem pra nada já que o STF decide tudo de uns tempos pra cá.
@@kaiocezar5950 Amigo, talvez você não fizesse essa pergunta se soubesse exatamente do que se trata esse julgamento que o STF está fazendo. O supremo está julgando um recurso de 2015, que envolve discussão sobre o artigo 28 da Lei de Drogas, portanto o judiciário tem competência total para o debate e a decisão, pois não se trata da esfera política e sim criminal.
@@kaiocezar5950a justiça serve para dar base aquilo que foi votado no congresso... Essa lei antidrogas foi um decreto criado pelo executivo (planalto). O que os ministros estão fazendo é votando se fere ou não a constituição. Qualquer lei ou emenda criada pelo executivo ou legislativo são apreciadas também pelo judiciário para ver se fere a constituição
Acho que vocês da BBC desenvolvem um papel civilizatório de disseminar informação com qualidade incrível. Continuem acompanhando o desdobramento e compartilhando conosco.Muito obrigado!!!
@@brenoluiz163 Em 1995, a Marta Suplicy apresentou um projeto de lei que legalizaria a união civil (não era casamento ainda) entre pessoas do mesmo sexo. Se tivesse sido aprovado naquela época, o Brasil teria sido um dos primeiros países do mundo, depois da Dinamarca e da França. Este ano (muito depois de a união civil e casamento terem sido legalizados via judiciário), o projeto foi arquivado
@@brenoluiz163 rapaz eles pedem vista e já era , na verdade é uma questão moral neh , embora de saude pública, eles parece que não querem julga ou legalizar infelizmente
Ja faz um tempo que esse video saiu mas quero deixar minha opiniao aqui: Eu sou portador de TDAH e TEA, enfrento muitas dificuldades, tanto no emprego quanto na vida pessoal, faz 1 ano que comecei a utilizar cannabis, e em meio a esse tempo eu percebi que o uso da erva me trouxe inumeros beneficios, como aumento da minha produtividade, diminuicao de procrastinacao, aumento de foco e diminuicao de estresse. Hoje, o meu objetivo de vida é plantar a minha propria planta, cultivar e consumir, tendo controle da qualidade da erva e tambem de gerir quais propriedades quimicas eu quero para o meu consumo (cbd e thc), porem minha realidade é ter que pegar de pessoas desconhecidas, enfrentar um ambiente totalmente aterrorizante tudo para eu ter acesso a algo que vem da terra, algo que eu podeira plantar em casa, algo que me ajudou mais do que qualquer remedio, mais do que qualquer terapia. Entao por mais que isso nao legalize o uso, pelo menos é um passo em direcao a um futuro melhor para mim e outras pessoas que veem a necessidade do uso como algo benefico para si e para a sociedade.
Crack e uma droga terrível. Mas a maconha não. Todas as pessoas que conheço que usam maconha não usam muito álcool nem outras drogas… Utilizam para se tornar mais calmos …
@@davidossantos6210 antes de consumir maconha, eu consumia álcool, ou seja, o álcool é a primeira porta para as drogas, então, fale lá pra AMBEV parar de produzir BEBIDA ALCOOLICA
Baseado em qual referencial bibliográfico vc fala isso? O fato é que a maconha foi legalizada em países como Alemanha, Israel, alguns estados dos EUA, pode pesquisar, mas certamente o Brasil nao vai legalizar devido a mentalidade atrasada de seu próprio povo
muita saúde, a geração mais fraca e vulnerável a vícios depressões e "çuiçidios" da história, certamente descriminalizar a posse de droga vai ajudar bastante na questão da saúde pública.
@@joaofelipesophia3930 nada ver, remédios feito com maconha é uma coisa, fumar maconha é outra coisa totalmente diferente, fumar maconha não é questão de saúde pública....
. Eles erraram feio sobre os Uigures. Pesquisa aí o react do Felipe Durante sobre o documentário da BBC sobre os Uigures. Não digo que seja tudo errado, mas é sempre bom dar uma filtrada e diversificar fontes e tbm nunca deixei de ver nada da bbc, só apenas com olhos mais críticos.
@@LuisCarlos-cn7qy Você esta falando bobagem e de forma desconexa, não tem argumentos e prefere xingar a repórter que esta esclarecendo as pessoas, traga argumentos ao invés de ofensas, posso apostar que que você é bolsonarista!!
Isso é um problema e tem que ser resolvido. Países desenvolvidos já adoram esta medida e já foi provado históricamente que a proibição trás muito mais prejuizos que solução. Quem vai resolver o problema NÃO interessa, o que interessa é que este seja resolvido. Próximo passo é legalizar a venda e regularizar um setor que é totalmente clandestino. Antes que alguem ache algo, náo, náo sou usuário, apenas uso a cabeça. Mais uma vez, neste caso, parábens STF.
Totalmente errado, gênios que deram likes... vou explicar. O Brasil é um país, subdesenvolvido, O que é isso? Baixo não desenvolvimento, para chegar em desenvolvimento tem que passar pelo mediano ( que é fase do meio) Segundo, em países desenvolvimento dar certo pois criminalidade é menor, educação maior, logo não é um grande fator para o crime... maconha, ou qualquer substância te levará usar drogas mais forte... fato? Quando você está tomando um remédio e não tem tanto " efeito"? Médico aumenta dose ou dar medicamento mais forte, maconha depois de um tempo fica "fraca" levando ao crack... sobre ser legal, vai diminuir o uso? Cigarro é legal, wisk... e o que mais tem é tráfico dessas drogas (contrabando)
@@Yuri1999_ Portugal descriminalizou tudo mas não legalizou venda
Год назад+4
Se o cara ficasse preso sem nenhuma regalia, tomasse uma cana muito bem dada, acredito que não teríamos problemas pelo fato da droga ser criminalizada como é atualmente. O problema do Brasil é o legislativo que não funciona. Sempre tem um jeitinho, uma brecha, uma desculpa para se soltar um bandido, assim como foi feito lá em Curitiba...
Trabalhando na polícia do posso dizer: POR FAVOR DESCRIMINALIZEM TODO TIPO DE DROGA. A apreensão de um único cigarro de maconha dá um trabalho desumano p o policial.
é isso que tem que acontecer, o STF definir a quantidade droga necessária para criminalizar, assim quando vc pegar um noiero na rua, vc meta a peia nele, mas não precisa prender
O Brasil é assim, fica aguardando o PLANETA TERRA inteiro aderir à evolução pra dar seu primeiro passo... foi assim com a abolição da escravatura e será assim com as drogas, aliás, cannabis é uma erva medicinal, COMPROVADAMENTE.
@@DanielMarcos-wq9sn e independente se crime ou não vai acontecer, então descriminaliza pra evitar que o jovem vá preso e seja recrutado pelo tráfico certo?
melhor resposta que li, visão de futuro, tem que pensar nas próximas gerações! e nao continuar afundando a sociedade, usando as palavras "Democracia" "Justiça" "Liberdade" etc... isso mancha gerações, se nós não vemos diferença! estamos a pagar por isso mas esta prestes a mudar!!!! 1950/60/70/80 (voltem ao pó logo) geração da discórdia, foram animais desde do regime militar pós guerra, agora chega né, pela lei natural!!!!!!!!! a geração de (90/2000+) que vai fazer revolução ! geração rebelde, culpa dos animais porcos da geração passada e atual!!! lixo, podre
@@JhonataSantossapien 6 plantas em cultivo rotativo é o sustentável, quem é que está preocupado com o comércio ilegal quando pode ter seus buds saudáveis e naturais dentro de casa
Na torcida pela descriminalização. Isso pode facilitar muito o cultivo e porte medicinal da Canabis, principalmente com a diminuição da burocracia. Dentro diversos julgamentos errados fo STF, espero que esse seja correto.
A maconha ABRE portas espirituais, não pode ser usada por uso recreativo, sempre foi usado para ter contato com o deus Shiva, de repente, a bad trip e surto psicótico, esquizofrenia, vem de perturbação espiritual, por isso é chamado de santa Maria, é algo extremamente religioso, assim como ayahuasca peyote dmt, os jovens desavisados estão usando algo que os xamãs usam para alterar a consciência.
A não ser que a pessoa tenha epilepsia e outras doenças graves, essa história de medicinal é história pra boi dormir. Uso recreativo só acaba com o cérebro do usuário.
Tá , sonha maconheiro ... Povo burro , viciado , o que vai mudar né , pois vcs já fumam na rua , em lugares público etc ... Acha mesmo que mesmo que se libera até a venda os traficantes vão querer pagar impostos , na realidade o que vai acontecer é justamente o que aconteceu na Venezuela ... Os grandes quartéis vão tomar conta e os jovens maconheiros vão fugir pois vai ter que pagar com a vida como já acontece, só que pior. Estude mais as consequências , n pense só com seu vício
mas com esse logo tipo ai do video os CRENTE ou IGNORANTES iram achar que é a legalização do crack e cocaina que na mente singular deles é a mesma coisa.
Se o congresso não se move para definir a quantidade, nada mais justo que o STF defina para evitar injustiças, enquanto o congresso não consegue decidir o que fazer da vida.
@@flavia5845até pq uma balança de precisão é do tamanho de um caminhão. Tenha vergonha na cara cabrunco, os cara anda com uma tuia de d1sgr4ç4 no porta malas aí uma balança de precisão é um problema. Aah VTNC!
Deviam legalizar a maconha, que é muito menos prejudicial, a nivel individual e coletivo. E limitar o álcool, que é muito mais prejudicial e danoso, a nível individual e coletivo. As outras drogas, tirando a cafeína, não posso opinar.
exatamente. porque se legalizar qualquer um vai plantar em sua casa sem ser incomodado pela polícia ou necessitar de traficante. traficante sabe disso e é mais inteligente do que essa gente burra
@@NikaLidka tem mesmo, conheço tanta gente que é dependente de rivotril, diazepam, histamin entre outras drogas. Podemos chegar a dizer que 80% usa algum tipo de droga se for incluir o café, cigarro e a bebida alcoólica.
Enquanto o uso da maconha for proibido as pessoas vão continuar sem instrução alguma sobre o que ela realmente é. É preciso que as pessoas sejam instruídas para pararem de demonizar ou endeusar a maconha. Tipo como fazem com a cerveja por exemplo. Vc não pode beber e dirigir. Mas eu garanto que para a sociedade e para o individuo a maconha é muito menos prejudicial que o alcool.
Tem quem acredite que a maconha é algo feito a mão e colocado em tabletes. Muita gente não sabe que é uma planta... mas geralmente é a galera mais velha alienada por programa policial;
@@NikaLidkaAi é outra história. Já vi bêbado sacar arma no meio da galera só pra mostrar que é fodão.. Por isso e por outros casos que conheço, no geral, eu sou contra. Talvez pra quem mora na roça ainda vale discutir sobre isso. Mas mesmo assim são pessoas que fazem as mesmas cagadas...
@@NikaLidka Eu sei disso. E não é querendo zoar, mas açúcar também te deixa mais burro (comprovado cientificamente). E além deixar mais burro, a maconha ajuda com ansiedade, epilepsia, disturbios alimentares e mais uma penca de coisas (comprovado cientificamente também rs). Abracinho
Vocês nem imagina as consequências espirituais no uso da Marijuana, sempre foi usado para ter contato com o deus Shiva, é algo extremamente religioso, não deveria ser usada por uso recreativo, o objetivo é alterar a consciência e com isso sofrer influência espiritual dos espíritos. Consequências: bad trip, surto psicótico, delírio, esquizofrenia
Este assunto tem sim que ser tratado pelo STF, pois no corpo de deputados e senadores , muitos já foram acusados de envolvimento com o tráfico, logo os criminosos não tem interesse na sua regulamentação, não passaria no congresso e nem no senado qualquer liberalidade com respeito as drogas, prejudicaria muito o caixa dos criminosos, aqueles que estão por trás de muitos políticos deste país principalmente o bandido mor que sempre foi ligado aos milicianos deste país!
Nd a ver, e o André do rap, e os advogados do PCC? Os ministros são isentos tbm?pelo menos o congresso tem legitimidade,pois foram votados, agora ministro é TD jogo de poder,troca de favores, não cabe a eles essa decisão
@@MrArnonaraujocabe à quem então...? ao padre ao pastor sem nenhuma pesquisa sobre o caso..sem nenhum embasamento científico? Ou pessoas com apenas ideias pré concebidas e arcaicas..?
O Brasil precisa descriminalizar urgentemente, basta de prisão ao usuário inocente, estamos próximos de um grande avanço em relação a políticas públicas em nosso país! Graças a Deus por isso.
Acredito que apenas a cannabis deve ser descriminalizada e seu cultivo permitido pois comparada a outras substâncias é a única que pode ter finalidade medicinal.
Não é bem assim cara. Concordo com vc que no momento só temos condições de lidar com a Canabis, mas outras substâncias também podem ser medicinais sim. Só vc dar uma pesquisada que vai ver.
A cannabis pode ter várias finalidades além do consumo individual e pra fins medicinais, há uma ampla variedade de produtos que podem ser feitos com a cannabis.
Agora legalizar dmt freebase é outra questão, ai tinha que legalizar também, dmt não vicia e não enche o saco de ninguém, o free é só o melhor jeito de usar.
@@wesley4762 por que prender que compra mercadoria roubada se não foi quem roubou, uma ilustração e podemos caminhar assim até temas mais pesados, mas a minha crítica na verdade é que q discussão não está na minha visão no foco correto, o tráfico é uma realidade que precisa ser combatida, a descriminalização do porte torna o cúmplice do crime isento da responsabilidade que está envolvida na cadeia de eventos relacionadas, faria mais sentido falar em regulação do mercado de entorpecentes, com todas as implicações relacionadas que podem haver.
@@wesley4762 claro, realmente, existe a possibilidade de adquirir uma mercadoria roubada sem saber a procedência, afinal existe um comércio formal regular, drogas por regra só existe uma fonte (em regra) o tráfico, que inclusive é o principal responsável por crimes violentos no nosso território.
O princípio da descriminalização aí que foi usado foi o da liberdade individual. Mas descriminalizar o usuários pode ter tbm a abordagem de deixar de olhar pro usuários como criminoso e sim como um adicto.
Não seria uma incoerência descriminalizar o consumo e continuar proibindo a comercialização? Isso vai piorar tudo quanto mais fácil para o usuário mais vendas terão os traficantes, e por consequência terão mais lucros mais armas mais guerras entre facões. Seria muito melhor descriminalizar tudo, regulamentar a venda e usar os recursos em campanhas contra o uso como foi feito com o cigarro por exemplo.
Na real, eles vão burocatrizar afu e poucos terão condições. O tráfico continua... É assim em países como EUA. Mas deixo claro que sou a favo da descriminalização, sou usuário de maconha
@@bryansmith2463 há muitos e muitos séculos o "não matarás, não roubarás e etc." Continuam em voga - ainda bem... Rsrsrsrs!!! - nem menciono isto no contexto religioso, mas sim no prático. Logo, algumas regras básicas de moralidade são sim imutáveis e devem continuar sendo pelo bem de uma sociedade que busca ser eticamente saudável.
@@sanderfilmes902 eu esqueci de dizer que não é minha opinião, é a filosofia que diz que a moral é mutavel e relativa. Uma pesquisa rapida ai no seu google que ce vai entender a confusão que vc fez entre valores morais e leis no ambito criminal 😃e outra, se regras básicas de moralidade fossem imutáveis até hoje a escravidão poderia ser moralmente aceita como já foi. Esse é inclusive um bom exemplo de pq os valores morais n são e nem devem ser blindados com a imutabilidade. Então, mais uma vez, não existe valor moral absoluto e imutável, isso segundo a propria filosofia. Mas quem sabe mesmo das coisas é o Sander😃 Parabens Sander, vc refutou a filosofia com seu comentario no youtube😃
@@bryansmith2463o fato de se ler e acatar ao pé da letra os ditos filósofos em suas torres de marfins, não significa que não possam ser refutado, pois a base da filosofia socrática é exatamente a inquietação. Em tribos indígenas, não há um departamento jurídico, mesmo assim vigora-sr o "não matarás" pelo menos não os da mesma tribo... Rsrsrs! O que pontuei foi sobre comportamentos sócias básicos à célula social família, que esta sendo desmantelada com culturas de apologias a tudo quanto é vícios e comportamentos subversivos.
Cedo ou tarde o Brasil vai adotar os mesmos critérios de outros países, sobretudo alguns europeus que já tem legislação bem definida sobre isso e décadas de aplicação. A única certeza no Brasil é que nada do que está feito funcionou.
Muita cara de pau desse advogado defensor da proibição falando que "não tenho notícia que dependente químico esteja preso". Só isso já deixa claro o mau caratismo desse lobby conservador.
Não às drogas. Famílias estão perdendo seus jovens para esse mal. Mães agarradas aos seus filhos mortos em comunidades, clamando pela vida tão jovem. Quem vai sustentar o viciado pobre? O estado? Na lei do crime, não pagou morre. Liberem e vejam o caos social. 🇧🇷🙏🏿
@@sr.lefishpavis2757 significa que vamos ficar anos sem uma definiçao, e a cada ano que passa a lei fica mais ultrapassada e os presidios mais cheios por crimes nao violentos.
@@sr.lefishpavis2757 meu amigo, se dependesse dos conservadores desse congresso, gay não poderia casar até hj. Na verdade se dependesse deles, eles colocariam os gays num campo de concentração e proibiriam mulher de sair de casa sem aval de algum homem. A polêmica só existe pq esse pessoal é retrógrado e mal amado, nunca é por viés científico, pragmático e factual. É sempre sobre o viés moralista.
@@brunozanette5405 Nenhum presídio fica cheio por conta da criminalização do porte de droga para consumo próprio. É um crime que foi despenalizado. A pena é o juiz te falar que droga faz mal.
@@sr.lefishpavis2757 Se não fosse o STF nem direito ao casamento os gays teriam, porque se depender dos evangélicos nada nunca vai para frente no Brasil.
O STF tem sim competência para determinar de a lei atual é constitucional e estabelecer uma separação clara entre usuario e traficante definindo claramente que quantidade um usuário pode portar.
Concordo Carlos. Porém acho que as regras precisam de mais detalhes pra averiguar se o sujeito é usuário ou traficante. Veja, se a quantidade for o único parâmetro vc não acha que isso da margem pra um usuário ser forjado? Como ele vai provar que aquela quantidade não é dele? Isso acontece muito a depender do interesses do agente de segurança. Outra questão que vi é sobre ter uma balança em casa. Penso: se eu planto em casa para consumo próprio a balança é um item essencial para o meu controle de consumo de modo que eu não precise recorrer ao tráfico de novo. Acho que pra definir o traficante do usuário, deveria ser feito uma investigação nas finanças do sujeito pra saber se ele tem bens não declarados. Só assim pra saber.
@@Luckenzy amigo se fosse assim, não existiria jurisprudência, resoluções, súmulas vinculantes… Impossível uma lei enquadrar todos os casos/todas as minúcias e desdobramentos que uma lei pode refletir em um caso concreto. A lei é só o amplo. O detalhamento é o judiciário que faz, sempre foi assim.
A descriminalização das drogas é um exemplo de correlação entre mudanças sociais e agentes econômicos. Essa abordagem pode ter benefícios significativos, tanto do ponto de vista social quanto econômico. Primeiramente, a descriminalização das drogas pode levar à redução de danos associados a essas atividades. Ao invés de focar na punição e repressão, políticas baseadas na saúde pública podem ser implementadas, permitindo um maior acesso a tratamentos e serviços de prevenção. Isso contribui para a diminuição dos riscos à saúde dos usuários e para a redução de problemas relacionados ao uso de substâncias. Além disso, a descriminalização das drogas pode contribuir para a diminuição do encarceramento em massa. Muitas vezes, a criminalização do uso e posse de drogas resulta em altas taxas de aprisionamento, sobrecarregando o sistema penitenciário e gerando impactos negativos na sociedade. Ao adotar uma abordagem mais flexível e focada na saúde, os recursos legais podem ser realocados para outras áreas mais importantes, como a prevenção do crime violento e o fortalecimento das políticas sociais. Do ponto de vista econômico, a descriminalização das drogas pode gerar benefícios. Ao invés de gastar recursos em processos judiciais e encarceramento, esses recursos podem ser direcionados para programas de tratamento, educação e reintegração social. Isso não apenas contribui para a redução dos danos associados ao uso de drogas, mas também pode impulsionar o desenvolvimento econômico, ao promover a criação de empregos e investimentos em setores relacionados à prevenção e tratamento de dependências. Além disso, a descriminalização das drogas também é uma questão de respeito à autonomia individual. Ao permitir que os adultos façam escolhas informadas sobre o uso de substâncias, respeitando seus direitos e liberdades individuais, a sociedade reconhece a capacidade dos indivíduos de tomar decisões sobre seu próprio bem-estar. Isso fortalece a noção de liberdade pessoal e promove a inclusão social, ao invés de marginalizar e estigmatizar os usuários de drogas. Em resumo, a descriminalização das drogas pode trazer benefícios significativos, como a redução de danos, menor encarceramento em massa, realocação de recursos legais e respeito à autonomia individual. Essa abordagem representa uma interação complexa entre mudanças sociais e agentes econômicos, abrindo caminho para políticas mais efetivas e humanas no tratamento das questões relacionadas ao uso de drogas.
O Brasil precisa progredir, olhar o exemplo da liberação e lucro com a maconha. E as drogas não adianta tratar cmo crime, é uma questão de saúde pública
@@nicolas687 fácil falar,mas quando usuário rouba para sustentar seu vício ou quando traficante ganha poder atrás disso e manda a matar alguém, não vira problema individual, vira coletivo... problema que você não sabe distinguir o real da fictício.
O Brasilzao aqui precisando de geracao de emprego e renda, tendo um solo riquíssimo e gente preparada pra adminsitrar e trabalhar, mas as pessoas ainda com a cabeça fechada pra descriminalização de drogas mais levaea que o proprio álcool e o cigarro... Que venha a Marcha da Maconha pra mostrar o que o povo quer!
No dia em que o pessoal do agro entender a grana que está em jogo, o discurso moralista de fachada cai por terra, igualzinho como está acontecendo nos EUA. Veremos grandes mudanças na influente bancada ruralista.
Todo mundo quer que o Brasil vire país de primeiro mundo, mas ninguém aqui quer ter a mentalidade do cidadão de país desenvolvido. Já passou da hora da descriminalização da cannabis
Vejo muitos nos comentários se limitando a simplesmente defender uma bandeira: a favor ou contra a legalização. A discussão não é essa! Mudanças como essa devem decorrer de processo LEGISLATIVO. É a favor? Junte representatividade e eleja quem te representa. Consiga pessoas que pensam igual e que elejam outras com mesmo pensamento. Ganhe espaço no congresso e aguarde a votação e sanção do seu pleito. Democracia é a síntese.
A democracia não é perfeita. Pessoas estupidas elegem pessoas estupidas. Se depender do Legislativo que só legisla em causa própria, a gente vira o Afeganistão
@@amigodedeus5712 Enquanto for algo que você concorda certamente dirá "é mais fácil ir ao STF". Mas e quando o STF estiver para decidir no canetasso algo que você discorde? Democracia é isso: se o congresso não se mexe para descriminalizar é em razão de que por enquanto essa não é a vontade da maioria.
Rapaz, até hoje a pauta medicinal da maconha pouquíssimo avançou no congresso. O PL 399/2015, por exemplo, está parado há 2 anos. Por incrível que pareça, os laboratórios ainda não podem cultivar maconha para fazer medicamentos, precisam importar insumos dos EUA e do Canadá. Consequentemente, os medicamentos encarecem e ficam restritivos à população. O governo (nós) gasta rios de dinheiro comprando medicamentos superfaturados de CBD e afins para disponibilizar no SUS. É inaceitável! E olha que estou falando exclusivamente do uso medicinal, pauta de suma importância. Quer discutir democracia? Discuta com as mães que têm filhos que convulcionam diariamente em suas casas, que utilizam a medicina canábica para tratá-los. Vamos ouvir o que elas pensam de nosso congresso fantástico?
@@sr.lefishpavis2757 Mas o STF já é um órgão legislador dês do segundo governo Lula. Ninguém barrou e agora é tarde demais para isso. Tem várias pautas que os partidos principalmente de esquerda, sabendo que não passa no congresso levam ao STF e é decidido em uma canetada só. Ainda vem mais aí pela frente.... e ninguém vai conseguir parar. Por ex: Aborto, ensino sobre gênero nos primeiros anos iniciais, banheiros unissex e etc....Pautas que serão decididas pelo STF. O STF está ajudando o Lula cumprir oque prometeu.
Kkk como se bater em maconheiro na praça fosse resolver a guerra contra as drogas. Eles tem q focar nos vendedores,não nos usuários,isso nunca funcionou pra nenhum país bem desenvolvido
Se você usa cannabis mesmo sabendo que por enquanto é ilegal demonstra que não tem qualquer respeito com as leis. Se não tem respeito com a lei por que se preocupar com o que ela prevê?
@@sr.lefishpavis2757 A Lei mano não sei se vc é pobre ou rico , se usa ou não . Mais uma coisa eu sei vc não sabe como é a lei no Brasil , Lei aqui serve de enfeite pra rico ,pq quando é um pobre a lei vale o dobro , polícia mata gente inocente no Brasil e vcs aplaudi fala q fez um bom trabalho, msm a pessoa sendo investigado e comprovando q é inocente
@@sr.lefishpavis2757 vai procurar pra quem serve a LEI no Brasil , se fosse pra todos vc estaria certo mais aqui é diferente Lei são pra poucos , aqui o que mais se ver é ABUSO DE PODER . E muitos fala q é Lei
@@railima8185 E nesse caso é melhor se juntar aos que descumprem a lei do que lutar contra eles? Note, não há problema em querer usar maconha ou defender esse direito. O fato é que o comércio e a posse para consumo próprio são ilegais por enquanto. Qual a solução a ser dada? Respondo: aguardar que seja descriminalizado e não usar até lá.
Se os dependentes pudessem ter uma muda para colher, não precisariamos comprar, o que nos tiraria dessa zona de perigo que une os dependentes com quem de alguma forma faz parte do submundo das drogas, eventualmente do crime.
É burrise discriminalizar o uso de uma droga que tem sua comercialização e vendas proibidas no Brasil. Bebidas alcolicas tem a comercialização permitida por exemplo...maconha não. Foi muita burrisse liberar o uso de algo que tem venda proibida no Brasil. Vai acabar ajudando o narcotrafico e os traficantes brasileiros. Não fez o menor sentido !!
Acho razoável que não tenha a venda. Na minha lógica se permitir a venda vai se criar um mercado em torno disso, grandes empresas como a Malboro vão fazer propagandas estimulando o uso. Permitir a venda implica em aceitar uma normativa mercadológica. Infelizmente o Brasil ainda não tá pronto pra lidar com isso. Plantar sua própria ganja em casa e fumar já tá de bom tamanho por enquanto. Talvez num futuro próximo talvez o Brasil tenha maturidade pra lidar com o comércio da ganja. Mas por enquanto, ainda mais com um congresso tão conservador não acho que seria possível. Concordo que é absurdo sim. Mas pra legalizar no Brasil a estratégia é um passinho de cada vez, saca?
Pra filho de juíz sempre foi. Vai liberar pro restante da população agora?
Finalmente.
kkkkk
nem se vitimiza, ne bebe? :3
Isso é mto verdade, sou filha de juiz e fumo maconha desde os 18 anos hahahaha
Pra filho de militar, filho de político, filho de amigos de políticos, dentre outros das camadas mais altas da sociedade, sempre foi mesmo.
Incrível como muitas pessoas se preocupam com isso mas nunca questionaram a venda do álcool
É burrise discriminalizar o uso de uma droga que tem sua comercialização e vendas proibidas no Brasil. Bebidas alcolicas tem a comercialização permitida por exemplo...maconha não. Foi muita burrisse liberar o uso de algo que tem venda proibida no Brasil. Vai acabar ajudando o narcotrafico e os traficantes brasileiros. Não fez o menor sentido !!
Acaso é traficante que vende latas de cerveja???
@@marcospaullo3201 ué cerveja não é proibido seu burro kkkkk
Na década de 30 os traficantes vendiam bebidas alcoólicas, pois na época era proibida a comercialização. Por isso havia grande força a máfia Italiana nós EUA. Depois que liberou o álcool perderam força. Com as drogas seria semelhante, já que os traficantes perderiam a fonte de renda. E a venda ilegal é muito lucrativa e mantém essa corja. Se for legalizado o governo ganha tributos e os traficantes perdem a fonte de renda. Por mim desce a madeira.
@@marcospaullo3201 se o alcool fosse proibido, seria, você ainda não ligou os pontos?
Eu nunca usei nem pretendo usar drogas. Porém sou á favor da descriminalização já, devemos sim adotar políticas de conscientização, o dinheiro que é gasto correndo atraz de usuários e outros seria muito mais bem empregado na saúde e segurança em geral.
Sim cara, sem contar que a policia iria poder focar em caçar os criminosos, e não perder tempo com quem ta fumando um cigarrinho de maconha.
@@marcelolaurenti Completou oque eu ia dizer e ñ escrevi. Vdd
Descriminalizar e regulariza o uso para não virar bagunça. Deixe o pessoal usar em locais restritos ou dentro de casa apenas. Na rua não.
Exatamente é isto q as pessoas não entendem, dependentes químicos ja vivem numa prisão, e podem ser seu pai ou seu irmäo... já o traficante só ganha pq não é legal... mas em outros países não se perde tempo com maconha já no BR ainda tabu e mesmo assim todo mundo usa ( peloumenos os jovens usam) e sujar o nome deles qdo ainda estão se descobrindo na vida é cruel
@@daividflores O problema é a cultura e a falta total de respeito do brasileiro para o próximo. Imagina só vc viver em apartamento e teu vizinho fica fumando maconha o dia inteiro, a noite toda... maconha tem um cheiro muito, mas muito forte. Então vc bate na porta dele pedindo por favor para parar, pq teu filho não consegue dormir mais a noite pelo cheiro forte... se o uso de drogas dentro de casa não é crime, o que faria ele respeitar os vizinhos? Bom senso? Bom senso no brasileiro? Com certeza a única resposta que vc conseguiria seria ele bafejar maconha na tua cara e mandar vc para aquele lugar... e continuar fumando o dia inteiro dentro da própria casa... O problema de legalização é que apenas se pensa no próprio usuário, e não nas pessoas ao seu redor. Primeiro se deveria investir na educação, ética e respeito do povo brasileiro, para só assim pensar em liberar drogas.
Descriminaliza, STF! O ano é 2023, já passou da hora!
Tb acho que que deve discriminalizar, mas me responda uma pergunta... Voltamos pra monarquia?? Aparentemente a câmara e o senado não servem pra nada já que o STF decide tudo de uns tempos pra cá.
@@kaiocezar5950 Amigo, talvez você não fizesse essa pergunta se soubesse exatamente do que se trata esse julgamento que o STF está fazendo. O supremo está julgando um recurso de 2015, que envolve discussão sobre o artigo 28 da Lei de Drogas, portanto o judiciário tem competência total para o debate e a decisão, pois não se trata da esfera política e sim criminal.
@@kaiocezar5950a justiça serve para dar base aquilo que foi votado no congresso... Essa lei antidrogas foi um decreto criado pelo executivo (planalto). O que os ministros estão fazendo é votando se fere ou não a constituição. Qualquer lei ou emenda criada pelo executivo ou legislativo são apreciadas também pelo judiciário para ver se fere a constituição
@@kaiocezar5950O judiciário não tá criando lei... Não tá tampouco legislando... Já que a lei já existe.
@@alanbittencourt3931 Bom dia amigo, entendi obrigado.
Descriminaliza STF
Acho que vocês da BBC desenvolvem um papel civilizatório de disseminar informação com qualidade incrível. Continuem acompanhando o desdobramento e compartilhando conosco.Muito obrigado!!!
Grandes merdas
kkkk
Cara isso foi hilário kkkk
se mandar pro congresso vão votar só em 2150.
Eles não tem prazo pea julgar? Podem enrrola mais 10 anos se quiser?
@@brenoluiz163 Em 1995, a Marta Suplicy apresentou um projeto de lei que legalizaria a união civil (não era casamento ainda) entre pessoas do mesmo sexo. Se tivesse sido aprovado naquela época, o Brasil teria sido um dos primeiros países do mundo, depois da Dinamarca e da França. Este ano (muito depois de a união civil e casamento terem sido legalizados via judiciário), o projeto foi arquivado
@@phoque121 verdade mais eu não entendo eles não tem prazo para votarem pq se não nunca vai ser julgado
@@brenoluiz163 rapaz eles pedem vista e já era , na verdade é uma questão moral neh , embora de saude pública, eles parece que não querem julga ou legalizar infelizmente
kkkkkk bem isso kkkkkk
Ja faz um tempo que esse video saiu mas quero deixar minha opiniao aqui:
Eu sou portador de TDAH e TEA, enfrento muitas dificuldades, tanto no emprego quanto na vida pessoal, faz 1 ano que comecei a utilizar cannabis, e em meio a esse tempo eu percebi que o uso da erva me trouxe inumeros beneficios, como aumento da minha produtividade, diminuicao de procrastinacao, aumento de foco e diminuicao de estresse.
Hoje, o meu objetivo de vida é plantar a minha propria planta, cultivar e consumir, tendo controle da qualidade da erva e tambem de gerir quais propriedades quimicas eu quero para o meu consumo (cbd e thc), porem minha realidade é ter que pegar de pessoas desconhecidas, enfrentar um ambiente totalmente aterrorizante tudo para eu ter acesso a algo que vem da terra, algo que eu podeira plantar em casa, algo que me ajudou mais do que qualquer remedio, mais do que qualquer terapia.
Entao por mais que isso nao legalize o uso, pelo menos é um passo em direcao a um futuro melhor para mim e outras pessoas que veem a necessidade do uso como algo benefico para si e para a sociedade.
me identifiquei
Crack e uma droga terrível.
Mas a maconha não. Todas as pessoas que conheço que usam maconha não usam muito álcool nem outras drogas… Utilizam para se tornar mais calmos …
Maconha desencadeia o interesse por drogas mais pesadas, quase sempre isso ocorre
o álcool é a pior de todas e é liberado
@@davidossantos6210 fonte: UNICÚ
@@davidossantos6210 antes de consumir maconha, eu consumia álcool, ou seja, o álcool é a primeira porta para as drogas, então, fale lá pra AMBEV parar de produzir BEBIDA ALCOOLICA
Baseado em qual referencial bibliográfico vc fala isso? O fato é que a maconha foi legalizada em países como Alemanha, Israel, alguns estados dos EUA, pode pesquisar, mas certamente o Brasil nao vai legalizar devido a mentalidade atrasada de seu próprio povo
é uma questão de saúde pública, pois venha a descriminalização.
Muita saúde 🤦🏻♂️
@@alexandretimossi960 estuda mais um cadinho o assunto que você vai entender o comentário.
muita saúde, a geração mais fraca e vulnerável a vícios depressões e "çuiçidios" da história, certamente descriminalizar a posse de droga vai ajudar bastante na questão da saúde pública.
@@alexandretimossi960 vai pesquisar sobre o que a descriminalização das drogas fez com a saúde pública de Portugal e o quanto melhorou.
@@joaofelipesophia3930 nada ver, remédios feito com maconha é uma coisa, fumar maconha é outra coisa totalmente diferente, fumar maconha não é questão de saúde pública....
Discriminaliza STF, JÁ !!!
Parabéns, pela reportagem.
Precisamos de jornalismo pautado na imparcialidade.
Acha mesmo que eles são imparciais kkkkk
o que eu acho disso tudo é que a equipe BBC brasil tem as melhores matérias do jornalismo brasileiro.
. Eles erraram feio sobre os Uigures. Pesquisa aí o react do Felipe Durante sobre o documentário da BBC sobre os Uigures. Não digo que seja tudo errado, mas é sempre bom dar uma filtrada e diversificar fontes e tbm nunca deixei de ver nada da bbc, só apenas com olhos mais críticos.
Não fique em cima do muro
@@LuisCarlos-cn7qy Não entendi, se puder desenvolver um pouco mais para as coisas ficarem mais claras.
@@LuisCarlos-cn7qy Você esta falando bobagem e de forma desconexa, não tem argumentos e prefere xingar a repórter que esta esclarecendo as pessoas, traga argumentos ao invés de ofensas, posso apostar que que você é bolsonarista!!
@@LuisCarlos-cn7qy a reporter nao emitiu a opniao dela em momento algum
Isso é um problema e tem que ser resolvido. Países desenvolvidos já adoram esta medida e já foi provado históricamente que a proibição trás muito mais prejuizos que solução.
Quem vai resolver o problema NÃO interessa, o que interessa é que este seja resolvido.
Próximo passo é legalizar a venda e regularizar um setor que é totalmente clandestino. Antes que alguem ache algo, náo, náo sou usuário, apenas uso a cabeça.
Mais uma vez, neste caso, parábens STF.
Tbm não sou usuário.. nem de cerveja mas tenho o mesmo posicionamento que oseu
Concordo.
Totalmente errado, gênios que deram likes... vou explicar. O Brasil é um país, subdesenvolvido, O que é isso? Baixo não desenvolvimento, para chegar em desenvolvimento tem que passar pelo mediano ( que é fase do meio) Segundo, em países desenvolvimento dar certo pois criminalidade é menor, educação maior, logo não é um grande fator para o crime... maconha, ou qualquer substância te levará usar drogas mais forte... fato? Quando você está tomando um remédio e não tem tanto " efeito"? Médico aumenta dose ou dar medicamento mais forte, maconha depois de um tempo fica "fraca" levando ao crack... sobre ser legal, vai diminuir o uso? Cigarro é legal, wisk... e o que mais tem é tráfico dessas drogas (contrabando)
@@Yuri1999_ Portugal descriminalizou tudo mas não legalizou venda
Se o cara ficasse preso sem nenhuma regalia, tomasse uma cana muito bem dada, acredito que não teríamos problemas pelo fato da droga ser criminalizada como é atualmente. O problema do Brasil é o legislativo que não funciona. Sempre tem um jeitinho, uma brecha, uma desculpa para se soltar um bandido, assim como foi feito lá em Curitiba...
DESCRIMINALIZA STF!!
Trabalhando na polícia do posso dizer: POR FAVOR DESCRIMINALIZEM TODO TIPO DE DROGA. A apreensão de um único cigarro de maconha dá um trabalho desumano p o policial.
É o mesmo que ficar prendendo bêbado no Carnaval. Só dá trabalho e não resolve nada.
Todo tipo? Tá maluco. Drogas que viciam quimicamente não faz sentido em legalizar.
@@OtunoBR Me diga então
é isso que tem que acontecer, o STF definir a quantidade droga necessária para criminalizar, assim quando vc pegar um noiero na rua, vc meta a peia nele, mas não precisa prender
Imagina se vc ver o tratamento desumano q a PM dá pra mlk q cometeu o crime hediondo de estar fumando um beck
2023 e o Brasil ainda nem DESCRIMINALIZOU o uso de drogas mano 😂
O Brasil é assim, fica aguardando o PLANETA TERRA inteiro aderir à evolução pra dar seu primeiro passo... foi assim com a abolição da escravatura e será assim com as drogas, aliás, cannabis é uma erva medicinal, COMPROVADAMENTE.
Que é curioso pois nós brasileiros ama droga, não passamos uma data comemorativa sem se drogar.
Calma calma,logo logo você poderá comprar seu negocinho e usar em paz até infartar(ops,quer dizer se fartar rs).😆
@@ClaudiaCruz-gf5oq Como se o uso da maconha fosse tão danoso quanto o álcool.
É legalizado no Brasil mas é só de Floripa pra baixo
Tem que aprovar sim. 👍
Questão de saúde e segurança pública! É urgente que seja feita logo a descriminalização!!
@@Manatheus12396sim, pq?
@@Manatheus12396 tu é fêmea dele pra tá se importando assim?
@@Manatheus12396 se ele quiser fodsse! o que mais tem é gente botando maconha no botão no Brasil
Questão de saúde pública é doença! Não vício opcional.
Libera mesmo! As famílias não precisam de um governo pra impedir seus filhos de usarem drogas! Educação vem de casa...
E que família hj consegue impedir um jovem de usar droga ? Kkkkkk,não se tem controle mais sobre os jovens
@@DanielMarcos-wq9sn e independente se crime ou não vai acontecer, então descriminaliza pra evitar que o jovem vá preso e seja recrutado pelo tráfico certo?
melhor resposta que li, visão de futuro, tem que pensar nas próximas gerações! e nao continuar afundando a sociedade, usando as palavras "Democracia" "Justiça" "Liberdade" etc... isso mancha gerações, se nós não vemos diferença!
estamos a pagar por isso mas esta prestes a mudar!!!!
1950/60/70/80 (voltem ao pó logo) geração da discórdia, foram animais desde do regime militar pós guerra, agora chega né, pela lei natural!!!!!!!!!
a geração de (90/2000+) que vai fazer revolução ! geração rebelde, culpa dos animais porcos da geração passada e atual!!! lixo, podre
“Vou apertar mas não vou acender agora!”
No fim da votação vai ter um "panelaço" cannabico na cidade inteira ao mesmo tempo kkkk
Seis plantas é uma solução plausível 🙏💚
Também acho. 6 plantas e Canabis pru ano todo kkk. Bom demais. O Barroso até agora tá sendo o mais progressiva dos ministros
@@JhonataSantossapien 6 plantas em cultivo rotativo é o sustentável, quem é que está preocupado com o comércio ilegal quando pode ter seus buds saudáveis e naturais dentro de casa
Já tá na hora de liberar
Importante pauta, precisamos evoluir nesse assunto. Estamos perdendo muito principalmente com a criminalização da cannabis.
Na torcida pela descriminalização. Isso pode facilitar muito o cultivo e porte medicinal da Canabis, principalmente com a diminuição da burocracia. Dentro diversos julgamentos errados fo STF, espero que esse seja correto.
A maconha ABRE portas espirituais, não pode ser usada por uso recreativo, sempre foi usado para ter contato com o deus Shiva, de repente, a bad trip e surto psicótico, esquizofrenia, vem de perturbação espiritual, por isso é chamado de santa Maria, é algo extremamente religioso, assim como ayahuasca peyote dmt, os jovens desavisados estão usando algo que os xamãs usam para alterar a consciência.
A não ser que a pessoa tenha epilepsia e outras doenças graves, essa história de medicinal é história pra boi dormir. Uso recreativo só acaba com o cérebro do usuário.
Tá , sonha maconheiro ... Povo burro , viciado , o que vai mudar né , pois vcs já fumam na rua , em lugares público etc ... Acha mesmo que mesmo que se libera até a venda os traficantes vão querer pagar impostos , na realidade o que vai acontecer é justamente o que aconteceu na Venezuela ... Os grandes quartéis vão tomar conta e os jovens maconheiros vão fugir pois vai ter que pagar com a vida como já acontece, só que pior. Estude mais as consequências , n pense só com seu vício
mas com esse logo tipo ai do video os CRENTE ou IGNORANTES iram achar que é a legalização do crack e cocaina que na mente singular deles é a mesma coisa.
a burrocracia nunca muda, é a herança cultural dos portugueses.
Se o congresso não se move para definir a quantidade, nada mais justo que o STF defina para evitar injustiças, enquanto o congresso não consegue decidir o que fazer da vida.
Enquanto ninguém não decide, vamos acender um....
Definir quantidade em parâmetro objetivo é a pior idiotice. Não adianta de nada
Definir a quantidade e obrigar cada patrulha de cada estado a andar com uma balança de precisão né? Aff
@@flavia5845
Sim, como bafômetro e armas.
@@flavia5845até pq uma balança de precisão é do tamanho de um caminhão.
Tenha vergonha na cara cabrunco, os cara anda com uma tuia de d1sgr4ç4 no porta malas aí uma balança de precisão é um problema. Aah VTNC!
Deviam legalizar a maconha, que é muito menos prejudicial, a nivel individual e coletivo. E limitar o álcool, que é muito mais prejudicial e danoso, a nível individual e coletivo. As outras drogas, tirando a cafeína, não posso opinar.
Acho q n deve limitar o alcool, ja vimos isso acontecer nos eua
@@erasmogm a mesma coisa ocorre aqui com o tráfico de drogas. Doido né? Não faz sentido.
Maconha é até usada pra combater o uso de craque
Trocou 6 por meia duzia.
OBAAAAAA EU VOU FICAR MUITO LOUCO!!!!
Já deveria ter resolvido isso! Só os traficantes não querem que resolva.
Os traficantes e os evangélicos; inclusive, os traficantes que são evangélicos...
Os traficantes, os evangélicos e os bolsoMinions.
@@phoque121 🤣🤣
@@phoque121 ou pessoas quem pensam
exatamente. porque se legalizar qualquer um vai plantar em sua casa sem ser incomodado pela polícia ou necessitar de traficante.
traficante sabe disso e é mais inteligente do que essa gente burra
Nessa lei define quem poderá plantar?
pode ter arma
mas uma plantinha que te faz rir nao pode
onde pode ter arma??? e tem mais pessoas usando droga que arma
@@NikaLidkamaconha já tá comendo os neurônios dele.
@@NikaLidka se tu tiver q se defender ate a "policia" chegar , corre então, ate aonde suas pernas aguentarem 😂😂😂😂😂😂😂😂
@@NikaLidka tem mesmo, conheço tanta gente que é dependente de rivotril, diazepam, histamin entre outras drogas. Podemos chegar a dizer que 80% usa algum tipo de droga se for incluir o café, cigarro e a bebida alcoólica.
Obrigado!
DESCRIMINALIZAÇÃO JÁ!
Cannabis medicinal com regulamentação de uso PRA ONTEM ISSO AÍ!
Imagina comprar um fumo bom e fumar depois do trampo sem ninguém encher o saco
Legalização já
Enquanto o uso da maconha for proibido as pessoas vão continuar sem instrução alguma sobre o que ela realmente é. É preciso que as pessoas sejam instruídas para pararem de demonizar ou endeusar a maconha. Tipo como fazem com a cerveja por exemplo. Vc não pode beber e dirigir. Mas eu garanto que para a sociedade e para o individuo a maconha é muito menos prejudicial que o alcool.
Melhor comentário Felipe.
e sobre as armas?
@@NikaLidkatotalmente diferente
Tem quem acredite que a maconha é algo feito a mão e colocado em tabletes.
Muita gente não sabe que é uma planta... mas geralmente é a galera mais velha alienada por programa policial;
@@NikaLidkaAi é outra história.
Já vi bêbado sacar arma no meio da galera só pra mostrar que é fodão.. Por isso e por outros casos que conheço, no geral, eu sou contra. Talvez pra quem mora na roça ainda vale discutir sobre isso. Mas mesmo assim são pessoas que fazem as mesmas cagadas...
Discriminaliza Brasil
Já era pra ter legalizado, cannabis para fins recreativos e medicinais... Mas se o primeiro passo é descriminalizar... DESCRIMINALIZAÇÃO JÁ!
Isso que é jornalismo. Simplesmente informativo e não opinativo 👏👏👏👏👏
tipo jovem pan que você curte pra caramba né 😂
obs: contém ironia
Que povo mais atrasado esse nosso, 😢
Nem me fale...
pois é... temos que liberar maconha para nossos filhos!
@@NikaLidka q fillho oq, pra mim
@@kd1228 não é querendo zoar, mas fuma maconha te deixa mais burro (comprovado cientificamente) maas cada um com sua pira
@@NikaLidka Eu sei disso. E não é querendo zoar, mas açúcar também te deixa mais burro (comprovado cientificamente). E além deixar mais burro, a maconha ajuda com ansiedade, epilepsia, disturbios alimentares e mais uma penca de coisas (comprovado cientificamente também rs). Abracinho
Muito bem explicado pela repórter, Obrigado!
Descriminaliza, STF!
Vocês nem imagina as consequências espirituais no uso da Marijuana, sempre foi usado para ter contato com o deus Shiva, é algo extremamente religioso, não deveria ser usada por uso recreativo, o objetivo é alterar a consciência e com isso sofrer influência espiritual dos espíritos.
Consequências: bad trip, surto psicótico, delírio, esquizofrenia
bota o brasil pra frente parabens.
Descriminaliza Já!
Tomara que legalize só pra fazer raiva nos reacionários
Faz isso não pow kkkkk
Este assunto tem sim que ser tratado pelo STF, pois no corpo de deputados e senadores , muitos já foram acusados de envolvimento com o tráfico, logo os criminosos não tem interesse na sua regulamentação, não passaria no congresso e nem no senado qualquer liberalidade com respeito as drogas, prejudicaria muito o caixa dos criminosos, aqueles que estão por trás de muitos políticos deste país principalmente o bandido mor que sempre foi ligado aos milicianos deste país!
Nd a ver, e o André do rap, e os advogados do PCC? Os ministros são isentos tbm?pelo menos o congresso tem legitimidade,pois foram votados, agora ministro é TD jogo de poder,troca de favores, não cabe a eles essa decisão
E o CV não se mete com politicos né?!
Como diria o raluca . Baseado em que ?
A sim, claro, os ministros do stf são uns santos imaculados 😃🙏
@@MrArnonaraujocabe à quem então...? ao padre ao pastor sem nenhuma pesquisa sobre o caso..sem nenhum embasamento científico? Ou pessoas com apenas ideias pré concebidas e arcaicas..?
Mariana Schreiber é ótima jornalista, muito clara em suas reportagens.
Silvio Almeida está certíssimo.
E um vagabundo que não foi eleito pelo o povo.
A competência para isso é do Legislativo, não do Judiciário.
O Brasil sempre atrasado. Para a maconha, já deveria ser liberado o uso e o comércio.
das armas também
O Brasil precisa descriminalizar urgentemente, basta de prisão ao usuário inocente, estamos próximos de um grande avanço em relação a políticas públicas em nosso país! Graças a Deus por isso.
?
@@joaodestro5815 se ninguém tomasse álcool também não teríamos mortes por embriaguez no trânsito, mais não vivemos em um mundo de conto de fadas
nem existe prisão de usuário há muito tempo
@@cradrap você que pensa, já vi muita gente com 4g de maconha ser enquadrado como traficante e ter a ficha suja
@@joaodestro5815 Que pensamento raso .
Acredito que apenas a cannabis deve ser descriminalizada e seu cultivo permitido pois comparada a outras substâncias é a única que pode ter finalidade medicinal.
Mas aí automaticamente o pó assumirá o lugar da cannabis na fila. O final do processo, já sabe, né?
Não é bem assim cara. Concordo com vc que no momento só temos condições de lidar com a Canabis, mas outras substâncias também podem ser medicinais sim. Só vc dar uma pesquisada que vai ver.
A cannabis pode ter várias finalidades além do consumo individual e pra fins medicinais, há uma ampla variedade de produtos que podem ser feitos com a cannabis.
Crack medicinal... Pó medicial... Azidéia
Agora legalizar dmt freebase é outra questão, ai tinha que legalizar também, dmt não vicia e não enche o saco de ninguém, o free é só o melhor jeito de usar.
Explicação excelente e com uma voz ❤.
a lógica da descriminalização é problemática, se a venda é crime adquirir por lógica é a manutenção do crime.
Mas porque investir esforços em prender quem usa sendo que é muito mais efetivo ir atras de quem vende?
@@wesley4762 por que prender que compra mercadoria roubada se não foi quem roubou, uma ilustração e podemos caminhar assim até temas mais pesados, mas a minha crítica na verdade é que q discussão não está na minha visão no foco correto, o tráfico é uma realidade que precisa ser combatida, a descriminalização do porte torna o cúmplice do crime isento da responsabilidade que está envolvida na cadeia de eventos relacionadas, faria mais sentido falar em regulação do mercado de entorpecentes, com todas as implicações relacionadas que podem haver.
@@diogobarbosa2302 Meteu essa ? kkkkkkk que analogia ridicula é essa ? Comparar uso de maconha com receptação de mercadoria roubada? palhaçada em.
@@wesley4762 claro, realmente, existe a possibilidade de adquirir uma mercadoria roubada sem saber a procedência, afinal existe um comércio formal regular, drogas por regra só existe uma fonte (em regra) o tráfico, que inclusive é o principal responsável por crimes violentos no nosso território.
O princípio da descriminalização aí que foi usado foi o da liberdade individual. Mas descriminalizar o usuários pode ter tbm a abordagem de deixar de olhar pro usuários como criminoso e sim como um adicto.
é impressionante como não conhecem o fluxo do processo de vendas do tráfico de drogas, a descriminalização do porte vai autorizar o famoso aviãozinho
Que benção 🙏
Porcaria de consumos proprio oque tem que legalizar
DESCRIMILAZE JÁ!!!
fumou uma antes de escrever? kkkk
Fumei depois uma semana estressante pra relaxar, você deveria fazer o mesmo!
Isso sim é jornalismo, imparcialidade e informação. Parabéns
Bbc imparcial?
Mais um vídeo fantástico da BBC Brasil. Obrigado
Um comércio em que é proibido vender mas permitido comprar: zero lógica.
Muito boa reportagem, abordou de vários aspectos.
Continue o seu excelente trabalho pois é um assunto de meu interesse e quero esta bem informado em relação a isso
REGULAMENTAÇÃO JÁ!!
Pode e deve descriminalizar!
Deveria liberar o cultivo para o consumo próprio e as sementes deveriam ser comercializadas como qualquer outra semente.
Não seria uma incoerência descriminalizar o consumo e continuar proibindo a comercialização? Isso vai piorar tudo quanto mais fácil para o usuário mais vendas terão os traficantes, e por consequência terão mais lucros mais armas mais guerras entre facões. Seria muito melhor descriminalizar tudo, regulamentar a venda e usar os recursos em campanhas contra o uso como foi feito com o cigarro por exemplo.
Na real, eles vão burocatrizar afu e poucos terão condições. O tráfico continua... É assim em países como EUA. Mas deixo claro que sou a favo da descriminalização, sou usuário de maconha
Legaliza o cultivo uai, legaloza clube de cultivo ae mesmo se alguém vender não vai ser um menor de idade na quebrada te oferecendo pó e pedra
Sensacional a cobertura do assunto!
Virou uma putaria mesmo. Tudo quanto é comportamento ruim se tornou bom. Inversão absoluta de valores.
Não existe moral imutável e absoluta 😃😃😃
@@bryansmith2463 há muitos e muitos séculos o "não matarás, não roubarás e etc." Continuam em voga - ainda bem... Rsrsrsrs!!! - nem menciono isto no contexto religioso, mas sim no prático. Logo, algumas regras básicas de moralidade são sim imutáveis e devem continuar sendo pelo bem de uma sociedade que busca ser eticamente saudável.
@@sanderfilmes902 eu esqueci de dizer que não é minha opinião, é a filosofia que diz que a moral é mutavel e relativa. Uma pesquisa rapida ai no seu google que ce vai entender a confusão que vc fez entre valores morais e leis no ambito criminal 😃e outra, se regras básicas de moralidade fossem imutáveis até hoje a escravidão poderia ser moralmente aceita como já foi. Esse é inclusive um bom exemplo de pq os valores morais n são e nem devem ser blindados com a imutabilidade. Então, mais uma vez, não existe valor moral absoluto e imutável, isso segundo a propria filosofia. Mas quem sabe mesmo das coisas é o Sander😃 Parabens Sander, vc refutou a filosofia com seu comentario no youtube😃
@@bryansmith2463o fato de se ler e acatar ao pé da letra os ditos filósofos em suas torres de marfins, não significa que não possam ser refutado, pois a base da filosofia socrática é exatamente a inquietação. Em tribos indígenas, não há um departamento jurídico, mesmo assim vigora-sr o "não matarás" pelo menos não os da mesma tribo... Rsrsrs!
O que pontuei foi sobre comportamentos sócias básicos à célula social família, que esta sendo desmantelada com culturas de apologias a tudo quanto é vícios e comportamentos subversivos.
Vc não bebe?
Falou tudo
parabéns ao Barroso 👏👏👏👏👏👏👏👏
Otima reportagem. Sou totalmente contra a quaisquer facilitação deste tema. Droga e droga e ponto final.
Cedo ou tarde o Brasil vai adotar os mesmos critérios de outros países, sobretudo alguns europeus que já tem legislação bem definida sobre isso e décadas de aplicação.
A única certeza no Brasil é que nada do que está feito funcionou.
Nem a população e nem a polícia estão preparados pra isso
Para a legalização também acho que não, mas o que está sendo votado é a descriminalização
Legalize já!
Usuário nem vai preso.
Muita cara de pau desse advogado defensor da proibição falando que "não tenho notícia que dependente químico esteja preso". Só isso já deixa claro o mau caratismo desse lobby conservador.
Verdade!!!!
Não vai preso. Não há pena para posso de drogas para uso.
Não às drogas. Famílias estão perdendo seus jovens para esse mal. Mães agarradas aos seus filhos mortos em comunidades, clamando pela vida tão jovem. Quem vai sustentar o viciado pobre? O estado? Na lei do crime, não pagou morre. Liberem e vejam o caos social. 🇧🇷🙏🏿
Quero caos social e desordem no Brasil
Vc tá lutando pra proibir o álcool??
Esperar esse Congresso chegar à algum consenso sobre uma pauta tão polêmica? Já passou da hora de pôr as cartas na mesa e discutir essas leis.
Se não há consenso e a pauta é polêmica significa que obviamente a causa não está madura para, no canetasso, ser decidida pelo STF.
@@sr.lefishpavis2757 significa que vamos ficar anos sem uma definiçao, e a cada ano que passa a lei fica mais ultrapassada e os presidios mais cheios por crimes nao violentos.
@@sr.lefishpavis2757 meu amigo, se dependesse dos conservadores desse congresso, gay não poderia casar até hj. Na verdade se dependesse deles, eles colocariam os gays num campo de concentração e proibiriam mulher de sair de casa sem aval de algum homem. A polêmica só existe pq esse pessoal é retrógrado e mal amado, nunca é por viés científico, pragmático e factual. É sempre sobre o viés moralista.
@@brunozanette5405 Nenhum presídio fica cheio por conta da criminalização do porte de droga para consumo próprio. É um crime que foi despenalizado. A pena é o juiz te falar que droga faz mal.
@@sr.lefishpavis2757 Se não fosse o STF nem direito ao casamento os gays teriam, porque se depender dos evangélicos nada nunca vai para frente no Brasil.
O STF tem sim competência para determinar de a lei atual é constitucional e estabelecer uma separação clara entre usuario e traficante definindo claramente que quantidade um usuário pode portar.
Amigo, o Legislativo existe pra fazer o que o STF está fazendo. Se o STF continuar assim, então o Brasil não precisa de legislador.
@@Luckenzy Assiste o vídeo para entender!! seu comentario é dde um completo ignorante!!
Concordo Carlos. Porém acho que as regras precisam de mais detalhes pra averiguar se o sujeito é usuário ou traficante. Veja, se a quantidade for o único parâmetro vc não acha que isso da margem pra um usuário ser forjado? Como ele vai provar que aquela quantidade não é dele? Isso acontece muito a depender do interesses do agente de segurança. Outra questão que vi é sobre ter uma balança em casa. Penso: se eu planto em casa para consumo próprio a balança é um item essencial para o meu controle de consumo de modo que eu não precise recorrer ao tráfico de novo. Acho que pra definir o traficante do usuário, deveria ser feito uma investigação nas finanças do sujeito pra saber se ele tem bens não declarados. Só assim pra saber.
@@Luckenzy amigo se fosse assim, não existiria jurisprudência, resoluções, súmulas vinculantes… Impossível uma lei enquadrar todos os casos/todas as minúcias e desdobramentos que uma lei pode refletir em um caso concreto. A lei é só o amplo. O detalhamento é o judiciário que faz, sempre foi assim.
@@Luckenzy amigo a lei há está elaborada na constituição CPC E CPP FALTA DETERMINAR PARAMETROS e esclarecer detalhes
Eu quero ter as minhas plantinhas para ter algo seguro
A descriminalização das drogas é um exemplo de correlação entre mudanças sociais e agentes econômicos. Essa abordagem pode ter benefícios significativos, tanto do ponto de vista social quanto econômico.
Primeiramente, a descriminalização das drogas pode levar à redução de danos associados a essas atividades. Ao invés de focar na punição e repressão, políticas baseadas na saúde pública podem ser implementadas, permitindo um maior acesso a tratamentos e serviços de prevenção. Isso contribui para a diminuição dos riscos à saúde dos usuários e para a redução de problemas relacionados ao uso de substâncias.
Além disso, a descriminalização das drogas pode contribuir para a diminuição do encarceramento em massa. Muitas vezes, a criminalização do uso e posse de drogas resulta em altas taxas de aprisionamento, sobrecarregando o sistema penitenciário e gerando impactos negativos na sociedade. Ao adotar uma abordagem mais flexível e focada na saúde, os recursos legais podem ser realocados para outras áreas mais importantes, como a prevenção do crime violento e o fortalecimento das políticas sociais.
Do ponto de vista econômico, a descriminalização das drogas pode gerar benefícios. Ao invés de gastar recursos em processos judiciais e encarceramento, esses recursos podem ser direcionados para programas de tratamento, educação e reintegração social. Isso não apenas contribui para a redução dos danos associados ao uso de drogas, mas também pode impulsionar o desenvolvimento econômico, ao promover a criação de empregos e investimentos em setores relacionados à prevenção e tratamento de dependências.
Além disso, a descriminalização das drogas também é uma questão de respeito à autonomia individual. Ao permitir que os adultos façam escolhas informadas sobre o uso de substâncias, respeitando seus direitos e liberdades individuais, a sociedade reconhece a capacidade dos indivíduos de tomar decisões sobre seu próprio bem-estar. Isso fortalece a noção de liberdade pessoal e promove a inclusão social, ao invés de marginalizar e estigmatizar os usuários de drogas.
Em resumo, a descriminalização das drogas pode trazer benefícios significativos, como a redução de danos, menor encarceramento em massa, realocação de recursos legais e respeito à autonomia individual. Essa abordagem representa uma interação complexa entre mudanças sociais e agentes econômicos, abrindo caminho para políticas mais efetivas e humanas no tratamento das questões relacionadas ao uso de drogas.
O cara já dirige bêbado...imagina bêbado e drogado...causando um acidente com morte...tem que pensar...
Poderia liberar 1 Kg por usuários
O correto seria de 10 a 15 kg.
10 a 15kg tô achando pouco ainda
@@PauloVidal Verdade.
Legaliza já!
o consumidor vai poder comprar livremente das facçoes criminosas fortalecendo as mesmas.
Se descriminalizar vc planta pra seu consumo e o tráfico morre..fica sem ter pra quem vender
Tem que deixar plantar. É só uma plantinha. Feita por Deus.
Tudo dia um energúmeno falando abóbrinha.
Tem que legalizar todas as drogas que causam menos ou semelhante dano que o álcool, é o mínimo do bom senso. O moralismo acaba com esse país...
O Brasil precisa progredir, olhar o exemplo da liberação e lucro com a maconha. E as drogas não adianta tratar cmo crime, é uma questão de saúde pública
Me fale os benefícios na saúde de fumar maconha..
@@user-mh6ew4wt6so benefício é cuidar da própria vida e ser livre pra decidir o que é melhor para si mesmo.
Se vc não gosta é só não usar
@@nicolas687 fácil falar,mas quando usuário rouba para sustentar seu vício ou quando traficante ganha poder atrás disso e manda a matar alguém, não vira problema individual, vira coletivo... problema que você não sabe distinguir o real da fictício.
Dizer que o consumo não vai aumentar é piada.
O Brasilzao aqui precisando de geracao de emprego e renda, tendo um solo riquíssimo e gente preparada pra adminsitrar e trabalhar, mas as pessoas ainda com a cabeça fechada pra descriminalização de drogas mais levaea que o proprio álcool e o cigarro...
Que venha a Marcha da Maconha pra mostrar o que o povo quer!
Tu quer transformar a gente em uma lavoura de m@conha?
No dia em que o pessoal do agro entender a grana que está em jogo, o discurso moralista de fachada cai por terra, igualzinho como está acontecendo nos EUA. Veremos grandes mudanças na influente bancada ruralista.
@@EduardoKnicksigual na série Pico do Neblina
marcha do porte de arma, prisão perpetua e pena de morte seria melhor ainda ^-^
Um lado tem a cabeça fechada para a descriminalização das drogas e o outro lado tem a cabeça fechada quanto ao porte de armas kkk. Libera os 2 logo!!
Na minha opinião se fosse mesmo pra descriminalizar que seja feito o mesmo tratamento que funciona para a comercialização do cigarro.
DESCRIMINALIZA STF!!!💚💚💚
Todo mundo quer que o Brasil vire país de primeiro mundo, mas ninguém aqui quer ter a mentalidade do cidadão de país desenvolvido. Já passou da hora da descriminalização da cannabis
Depois de ler tanta besteira, seu comentário me trouxe uma paz de espírito profunda.
Vejo muitos nos comentários se limitando a simplesmente defender uma bandeira: a favor ou contra a legalização. A discussão não é essa! Mudanças como essa devem decorrer de processo LEGISLATIVO. É a favor? Junte representatividade e eleja quem te representa. Consiga pessoas que pensam igual e que elejam outras com mesmo pensamento. Ganhe espaço no congresso e aguarde a votação e sanção do seu pleito. Democracia é a síntese.
A democracia não é perfeita. Pessoas estupidas elegem pessoas estupidas. Se depender do Legislativo que só legisla em causa própria, a gente vira o Afeganistão
Isso não funciona faz tempo. É mais fácil ir diretamente ao STF.
@@amigodedeus5712 Enquanto for algo que você concorda certamente dirá "é mais fácil ir ao STF". Mas e quando o STF estiver para decidir no canetasso algo que você discorde? Democracia é isso: se o congresso não se mexe para descriminalizar é em razão de que por enquanto essa não é a vontade da maioria.
Rapaz, até hoje a pauta medicinal da maconha pouquíssimo avançou no congresso. O PL 399/2015, por exemplo, está parado há 2 anos. Por incrível que pareça, os laboratórios ainda não podem cultivar maconha para fazer medicamentos, precisam importar insumos dos EUA e do Canadá. Consequentemente, os medicamentos encarecem e ficam restritivos à população. O governo (nós) gasta rios de dinheiro comprando medicamentos superfaturados de CBD e afins para disponibilizar no SUS. É inaceitável! E olha que estou falando exclusivamente do uso medicinal, pauta de suma importância. Quer discutir democracia? Discuta com as mães que têm filhos que convulcionam diariamente em suas casas, que utilizam a medicina canábica para tratá-los. Vamos ouvir o que elas pensam de nosso congresso fantástico?
@@sr.lefishpavis2757 Mas o STF já é um órgão legislador dês do segundo governo Lula. Ninguém barrou e agora é tarde demais para isso. Tem várias pautas que os partidos principalmente de esquerda, sabendo que não passa no congresso levam ao STF e é decidido em uma canetada só. Ainda vem mais aí pela frente.... e ninguém vai conseguir parar. Por ex: Aborto, ensino sobre gênero nos primeiros anos iniciais, banheiros unissex e etc....Pautas que serão decididas pelo STF. O STF está ajudando o Lula cumprir oque prometeu.
"você pode comprar uma coisa que é proibida ser vendida" hahahah
Kkk como se bater em maconheiro na praça fosse resolver a guerra contra as drogas. Eles tem q focar nos vendedores,não nos usuários,isso nunca funcionou pra nenhum país bem desenvolvido
Eu como trabalhador e usuário de cannabis ia adora q isso acontecer, imagina aí quantos já foi parar na prisão por causa de um baseado
Veja o que a erva fez no teu cérebro. Vai ler para aprender escrever
Se você usa cannabis mesmo sabendo que por enquanto é ilegal demonstra que não tem qualquer respeito com as leis. Se não tem respeito com a lei por que se preocupar com o que ela prevê?
@@sr.lefishpavis2757 A Lei mano não sei se vc é pobre ou rico , se usa ou não .
Mais uma coisa eu sei vc não sabe como é a lei no Brasil , Lei aqui serve de enfeite pra rico ,pq quando é um pobre a lei vale o dobro , polícia mata gente inocente no Brasil e vcs aplaudi fala q fez um bom trabalho, msm a pessoa sendo investigado e comprovando q é inocente
@@sr.lefishpavis2757 vai procurar pra quem serve a LEI no Brasil , se fosse pra todos vc estaria certo mais aqui é diferente Lei são pra poucos , aqui o que mais se ver é ABUSO DE PODER . E muitos fala q é Lei
@@railima8185 E nesse caso é melhor se juntar aos que descumprem a lei do que lutar contra eles? Note, não há problema em querer usar maconha ou defender esse direito. O fato é que o comércio e a posse para consumo próprio são ilegais por enquanto. Qual a solução a ser dada? Respondo: aguardar que seja descriminalizado e não usar até lá.
Muitas pessoas se opõe à palavra de deus
Se os dependentes pudessem ter uma muda para colher, não precisariamos comprar, o que nos tiraria dessa zona de perigo que une os dependentes com quem de alguma forma faz parte do submundo das drogas, eventualmente do crime.
É burrise discriminalizar o uso de uma droga que tem sua comercialização e vendas proibidas no Brasil. Bebidas alcolicas tem a comercialização permitida por exemplo...maconha não. Foi muita burrisse liberar o uso de algo que tem venda proibida no Brasil. Vai acabar ajudando o narcotrafico e os traficantes brasileiros. Não fez o menor sentido !!
Show! E a onde vou poder comprar as drogas?
Olha o absurdo: a venda de drogas será crime, o consumo, não. 😮 É sabido que sempre que há demanda, há oferta 😂
ATÉ que enfim um comentário sensato. Parece que aqui só tem drogado cerebral
Não tem lógica.
Da pra plantar mano kkkkkk mds
Acho razoável que não tenha a venda. Na minha lógica se permitir a venda vai se criar um mercado em torno disso, grandes empresas como a Malboro vão fazer propagandas estimulando o uso. Permitir a venda implica em aceitar uma normativa mercadológica. Infelizmente o Brasil ainda não tá pronto pra lidar com isso. Plantar sua própria ganja em casa e fumar já tá de bom tamanho por enquanto. Talvez num futuro próximo talvez o Brasil tenha maturidade pra lidar com o comércio da ganja. Mas por enquanto, ainda mais com um congresso tão conservador não acho que seria possível. Concordo que é absurdo sim. Mas pra legalizar no Brasil a estratégia é um passinho de cada vez, saca?
@@JhonataSantossapien mano acredito q se um dia houver legalização, a circulação, comércio e consumo teriam regras e limitações semelhantes ao cigarro
Imprensa , judiciário, juntos sempre