Link para o artigo: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652623023636 ❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios: ruclips.net/channel/UCAaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKAjoin ➡ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários. Site oficial: bit.ly/engdetalhada Instagram: bit.ly/engedetalhada Facebook: bit.ly/fbengdet LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada ➡ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br
Salve, parceiros! Havia lido sobre a pesquisa, muito interessante. A aplicabilidade é um tanto custosa. Fibras e redutores de água ainda são mais viáveis.
Verdade Roberto. Mas, como vários outros processos, tudo se inicia na pesquisa, e com o tempo vai se avaliando a aplicabilidade. Uma vez que o processo passa a ser aplicado, a tendência é a redução dos custos. Gostamos bastante dessa linha de pesquisa de aplicabilidade de novos materiais.
Suco de goiaba forte deve deixar concreto super duro tbm. Pelo menos quando eu tomo passa 3 dias sem fazer nada . Daí entao faço um tijolo de concreto.
tudo que pode ser melhorado e util para nos como sociedade e com menor impacto ao meio ambiente sempre sera bem vindo a novas tecnologias. Que continue a pesquisa!
Lá em Minas, na roça, a família usa a borra de café pra adubar as plantas do pomar e afastar insetos(cafeína+ inseto= veneno) Para o reforço do reboco, se usa a palha da casca de arroz, e aquela desgrama não acaba. A casa da minha bisavo precisou ser demolida pra reconstrução de outra no mesmo lugar.
EU ACHO ESSENCIAL ESSE TIPO DE PESQUISA PARA ENGENHARIA CIVIL,(NAO SOU DO RAMO MAIS AINDA ASSIM ALGO QUE MELHORA UMA COISA BEM USSADA COMO O CIMENTO E AINDA AJUDANDO O MEIO AMBIENTE)
Moro atualmente na praia e vejo muito a extração de mariscos aqui....em certos pontos fica um mar de conchas Será que se transformar em pó ou areia de conchas seria viável usar como insumo para fazer tijolos ou algo semelhante?
Como quem manda na realidade é o mercado, se for mais barato e realmente mais efetivo vai substituir a longo prazo, porem vejo que vai ter o problema da quantidade... Acho que o caminho vai ser uma mistura de areia com a borá torrada.
Olá Igor tudo joia Eu já cheguei a acrescentar óxido de alumínio em um contrapiso no meu comércio (Resíduo de Jateamento que faço em vidros) não tive problemas e o concreto ficou parecendo ferro , foi muito interessante de ver . Porém na dúvida decidi não utilizar mais . Será que daria certo em vigas e colunas?
Gostaria de também ver sobre reciclagem, afinal ''LIXO POBRE, POVO RICO'' ; A reciclagem poupa recursos e gera empregos !! Nós compramos dois produtos: a embalagem e seu conteúdo, tem embalagens que é mais cara que o produto devido a tecnologia empregada. Um abraço a todos !
Muito se fala em sustentabilidade pode até afirmar que é a palavra da moda é bastante raro ver esse tipo de informação na mídia tradicional . Canais como esse são de utilidade pública já que são uma fonte de informações que muito jornal de renome não dá...!!!
Vamos lá: o processo de produção deste material é economicamente viável? Caso não, não vai decolar, infelizmente. Outro ponto: no que diz ser ecologicamente correto, já foi analisado a quantidade de energia necessária para o beneficiamento deste insumo? O quanto de CO2 será liberado na atmosfera neste processo? Não existe solução mágica, apenas troca-se um problema por outro (menor ou maior), apenas com muita muita pesquisa poderão responder a estas perguntas, sem contar na durabilidade, reação aos demais agregados e armaduras, etc… Difícil substituir algo centenário assim sem ter máxima certeza do que está se fazendo.
Engenharia de materiais, uma área que envolve conhecer vários aspectos dos materiais e elementos que estão ao nosso redor e poder fazer o melhor e mais proveitoso uso desses materiais e recursos. Estudando suas propriedades químicas e físicas e assegurando que o uso, o beneficiamento e o posterior descarte de seus sub produtos ou resíduos, não se tornem para o ambiente e para nós mesmos, um gigantesco pesadelo. Gostaria de propor, um tema: "baterias de materiais que temos em abundância", como por exemplo, ferro e carbono. "Utilizando a inteligência artificial, embutida no navegador Microsoft Edge, fiz esta pergunta: "Como seria uma bateria feita de aerogel de carbono e ferro, similar às baterias de íons de lítio ?" E obtive esta resposta: "Uma bateria feita de aerogel de carbono e ferro, seria um tipo de bateria de metal-ar, que usa o oxigênio do ar como um dos eletrodos e um metal como o outro. O aerogel de carbono pode ser usado como um material de eletrodo poroso e condutor, que permite a difusão do oxigênio e a reação eletroquímica com o metal. O ferro é um metal barato e abundante que pode ser usado como um material de ânodo para baterias de metal-ar. Uma bateria de aerogel de carbono e ferro, teria uma alta capacidade energética, mas também alguns desafios, como a corrosão do ferro, a perda de água e a baixa potência. Ela seria similar às baterias de íons de lítio em termos de densidade de energia, mas mais barata e sustentável." Sob a visão da engenharia, tal conceito seria viável comercialmente, superando os desafios elencados ?
O concreto romano não era assim? Tenho quase certeza que eles colocaram zinsa vucanica na mistura deles ate onde eu sei esse borra de cafe torrada não seria a mesma coisa? A zinsa é oque sobrou da materia organica no caso o carbono né não?
Eu já tinha pensado em algo assim, porque a borra do café tem uma parte que é hidrofóbica e geraria uma argamassa impermeável, mas essa parte da pirólise jogou minha ideia por água abaixo.
Sou a favor de qualquer pesquisa que ajude a construção civil gerar menos resíduos ou a torne mais rápida! Esta pesquisa com café é muito interessante por contribuir com a redução de restos orgânicos nos aterros, entanto tem que se verificar se os custos materiais e energéticos são válidos no final... Vejo como os carros elétricos, é melhor pro meio ambiente? Creio que sim, mas até que ponto? Já que a cadeia produtiva atual de baterias e lítium possui outras questões, como o descarte e a extração dos materiais!
Não consigo ler "credito de carbono" sem rir da tamanha besteira que estão empurrando na população e a galera aceitando de boa. Os caras realmente aprenderam a como empurrar coisas no gado, só colocar nomes bonitos como "democracia, mudanças climáticas, credito de carbono"
A pergunta que faço é, como se vai conseguir as borras? Os catadores de latinha teriam mais um produto para coletar, as pessoas terão que separar esse material orgânico dos demais, vamos criar mais uma cadeia de produção e empregar mais pessoas, isso é bom. E sim essas pesquisas tem que ser incentivadas para criar e aperfeiçoar tecnologia para estar cada vez mais em harmonia com o meio ambiente.
Já faz um tempo que eu ouvi falar que usar pó de brita no lugar da areia torna o concreto mais forte. Então a minha pergunta é: O concreto que usa borra de café no lugar da areia é mais forte que o concreto que usa pó de brita no lugar da areia ❓ Qual é o mais forte e qual é o menos custoso de se produzir ❓
Pó de brita é um material considerado refugo do processo de produção de brita, normalmente mais barato que a areia, e sim, é mais resistente que o concreto com a areia. Quanto ao uso da borra, por utilizar processos complexos de produção e não ser produzido em escala comercial, isso o torna mais caro
@@billythekibe Obrigado Sr pela sua resposta simples e direta. Baseado em sua resposta eu já formei uma opinião sobre a borra de café e o pó de brita, já elegi qual é o melhor elemento para adicionar ao concreto.
O maior problema da extração de areia é a destruição das fontes d'água e a consequente seca de rios, como a que estão ocorrendo nos rios Negro e Madeira no Amazonas!
Pois bem, queimemos café(ou outros orgânicos) façamos carvão e usemos no concreto... Me parece menos ecológico que o uso da areia, tem alto custo energético, causando ainda mais problemas que os anteriores, outro fato é que qualquer solo pra ser produtivo NECESSITA de altas doses de matéria orgânica. Assim sendo o uso da areia lavada evita o assoreamento dos rios e córregos e disponibiliza esta matéria orgânica para agricultura ou reflorestamentos, o que seria muitíssimo menos oneroso, mais proveitoso e incontáveis vezem mais ecológico.
Se já é MUITO DIFÍCIL convencer a população a separar o lixo descartável ( tenho vizinhos " estudados" ) que não separam, qto mais convencer a população a separar a borra do café para tal fim. Ou seja, o discurso é lindo,mas impraticável. Só daria certo se a indústria de torrefação gerasse algum subproduto e aí sim ficaria fácil, e interessante para ela, pois daria $, separar tal resíduo.
Garanto que não é um grande avanço. Vai ter a necessidade de calcinar para beneficiar o produto, e vai acabar como a energia "pseudo limpa" solar. Gasta bem mais na produção, produz pouco, produto caro e altamente poluente nas fontes de obtenção. É interessante, mas não vejo futuro ecológico. Vejo futuro nos royalties de marcas e patentes internacionais. Nada contra o vídeo. O vídeo ficou ótimo e a divulgação da pesquisa é válida. Parabéns!
O balanço de carbono apresentado é tenebroso. Embora possa compensar a emissão de fontes não renováveis, por ser de origem vegetal, todo resíduo orgânico é neutro em emissões de carbono, pois o carbono emitido já foi capturado durante o crescimento da planta. Porém o mais grave, é que por demandar aquecimento, a pirolise contribui para a emissão de carbono, o que, aparentemente, não foi colocado na conta. A borra de café pode ser um ótimo aditivo para o concreto, mas, em uma primeira análise, não me convenceu quanto a sua efetividade para efeito de captura de carbono.
De 10 milhões de toneladas de borra café descartadas anualmente para 32 bilhões de toneladas de areia usadas anualmente (e com previsão de crescimento de 35%), existe um gap muito grande (sem falar no preço disso). O café nunca vai conseguir chegar nem perto de substituir a areia. O assunto é muito interessante, mas na prática, é meio inútil.
Link para o artigo:
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652623023636
❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
ruclips.net/channel/UCAaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKAjoin
➡ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários.
Site oficial: bit.ly/engdetalhada
Instagram: bit.ly/engedetalhada
Facebook: bit.ly/fbengdet
LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada
➡ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br
Poderiam falar sobre a utilização de caroço de açaí na produção de concreto.
Hummmm. Café já é muito bom e ter concreto com cheirinho de café seria o máximo
Mais um motivo para ficar em casa!!!
Esses caras sabem como entregar conteúdo bom demais
Em casa usamos como adubo orgânico. É extremamente rico!
Ótimo conteúdo. Obrigado.
Não sou conhecedor especializado, mas acredito que precisamos cada vez mais conteúdos sobre engenharia sustentável.
Muito interessante,até porque sou produtor de café
Salve, parceiros! Havia lido sobre a pesquisa, muito interessante. A aplicabilidade é um tanto custosa. Fibras e redutores de água ainda são mais viáveis.
Verdade Roberto.
Mas, como vários outros processos, tudo se inicia na pesquisa, e com o tempo vai se avaliando a aplicabilidade. Uma vez que o processo passa a ser aplicado, a tendência é a redução dos custos.
Gostamos bastante dessa linha de pesquisa de aplicabilidade de novos materiais.
@@EngenhariaDetalhada estou lendo umas coisas muito interessantes. Se permitirem sugestões, envio em breve. Abraços!
Claro, por favor.
Abraços!!!
Suco de goiaba forte deve deixar concreto super duro tbm. Pelo menos quando eu tomo passa 3 dias sem fazer nada . Daí entao faço um tijolo de concreto.
tudo que pode ser melhorado e util para nos como sociedade e com menor impacto ao meio ambiente sempre sera bem vindo a novas tecnologias. Que continue a pesquisa!
*Vlw mn você me deu uma boa ideia😮💡,*
Achei super interessante está ideia do café agregado ao cimento, mas uma inovação.
Impressionante 😮
Eu sei que bota açucar no concreto . Cafe uma novidade .Se botar os Dois deve ficar bem gostoso .kk 👍 .Abraço . Sou inscrito .
Sempre aprendendo com esse canal. Top
O legal é que fixa carbono né?
Ou não?😅
Muito bom .👍 😊
Lá em Minas, na roça, a família usa a borra de café pra adubar as plantas do pomar e afastar insetos(cafeína+ inseto= veneno)
Para o reforço do reboco, se usa a palha da casca de arroz, e aquela desgrama não acaba. A casa da minha bisavo precisou ser demolida pra reconstrução de outra no mesmo lugar.
Eu aprendi foi detergente no cimento e vi o teste, sensacional!
Detergente faz com que o concreto perca resistência
Da próxima vez que eu fizer concreto vou usar carvão em pó
E a mania de adicionar o detergente (de cozinha) no concreto, substituindo a cal?
tenho essa duvida tambem
sabão adicionado ao concreto gera ar incorporado. ou seja, quanto mais vazios no concreto, menos resistente ele será.
EU ACHO ESSENCIAL ESSE TIPO DE PESQUISA PARA ENGENHARIA CIVIL,(NAO SOU DO RAMO MAIS AINDA ASSIM ALGO QUE MELHORA UMA COISA BEM USSADA COMO O CIMENTO E AINDA AJUDANDO O MEIO AMBIENTE)
Meu fogão a lenha eu usei açúcar na massa para fazer ficar mais resistente ao calor. Tipo refratário
Excelente ideia! Teria que analisar o custo desse material em relação à areia. Se for de alto custo, não valerá a pena.
Bonito! Mas e o custo? E quanto a reciclagem de materiais de construção?
Moro atualmente na praia e vejo muito a extração de mariscos aqui....em certos pontos fica um mar de conchas
Será que se transformar em pó ou areia de conchas seria viável usar como insumo para fazer tijolos ou algo semelhante?
Tem que cozinhar as conchas em uma fogueira depois triturar se obtém cal cálcio cal virgem
❤❤
Grande Setembrino.
Muito tempo que não o vemos por aqui.
Grande abraço
@@EngenhariaDetalhada sempre acompanhando esse brilhante canal
Como quem manda na realidade é o mercado, se for mais barato e realmente mais efetivo vai substituir a longo prazo, porem vejo que vai ter o problema da quantidade... Acho que o caminho vai ser uma mistura de areia com a borá torrada.
Olá Igor tudo joia
Eu já cheguei a acrescentar óxido de alumínio em um contrapiso no meu comércio (Resíduo de Jateamento que faço em vidros) não tive problemas e o concreto ficou parecendo ferro , foi muito interessante de ver .
Porém na dúvida decidi não utilizar mais .
Será que daria certo em vigas e colunas?
Procure um engenheiro e fale isso pra ele. Fazendo testes de resistência será possível verificar e saber a dosagem ideal
A pergunta é: o que causa mais impacto, plantação de café ou pegar areia do meio ambiente?
E o acucar?
Gostaria de também ver sobre reciclagem, afinal ''LIXO POBRE, POVO RICO'' ; A reciclagem poupa recursos e gera empregos !!
Nós compramos dois produtos: a embalagem e seu conteúdo, tem embalagens que é mais cara que o produto devido a tecnologia empregada.
Um abraço a todos !
A pesquisa sempre é importante, mas duvido que vai ter borra de café suficiente.
Muito se fala em sustentabilidade pode até afirmar que é a palavra da moda é bastante raro ver esse tipo de informação na mídia tradicional .
Canais como esse são de utilidade pública já que são uma fonte de informações que muito jornal de renome não dá...!!!
Vamos lá: o processo de produção deste material é economicamente viável? Caso não, não vai decolar, infelizmente. Outro ponto: no que diz ser ecologicamente correto, já foi analisado a quantidade de energia necessária para o beneficiamento deste insumo? O quanto de CO2 será liberado na atmosfera neste processo? Não existe solução mágica, apenas troca-se um problema por outro (menor ou maior), apenas com muita muita pesquisa poderão responder a estas perguntas, sem contar na durabilidade, reação aos demais agregados e armaduras, etc…
Difícil substituir algo centenário assim sem ter máxima certeza do que está se fazendo.
Fala amantes de café,
já pensou ter uma café 30% mais forte?
É só adicionar concreto no café!
É interessante, porém acho inviável devido o custo pra se conseguir essa quantidade de borra.
Engenharia de materiais, uma área que envolve conhecer vários aspectos dos materiais e elementos que estão ao nosso redor e poder fazer o melhor e mais proveitoso uso desses materiais e recursos.
Estudando suas propriedades químicas e físicas e assegurando que o uso, o beneficiamento e o posterior descarte de seus sub produtos ou resíduos, não se tornem para o ambiente e para nós mesmos, um gigantesco pesadelo.
Gostaria de propor, um tema: "baterias de materiais que temos em abundância", como por exemplo, ferro e carbono.
"Utilizando a inteligência artificial, embutida no navegador Microsoft Edge, fiz esta pergunta:
"Como seria uma bateria feita de aerogel de carbono e ferro, similar às baterias de íons de lítio ?"
E obtive esta resposta:
"Uma bateria feita de aerogel de carbono e ferro, seria um tipo de bateria de metal-ar, que usa o oxigênio do ar como um dos eletrodos e um metal como o outro.
O aerogel de carbono pode ser usado como um material de eletrodo poroso e condutor, que permite a difusão do oxigênio e a reação eletroquímica com o metal.
O ferro é um metal barato e abundante que pode ser usado como um material de ânodo para baterias de metal-ar. Uma bateria de aerogel de carbono e ferro, teria uma alta capacidade energética, mas também alguns desafios, como a corrosão do ferro, a perda de água e a baixa potência.
Ela seria similar às baterias de íons de lítio em termos de densidade de energia, mas mais barata e sustentável."
Sob a visão da engenharia, tal conceito seria viável comercialmente, superando os desafios elencados ?
O concreto romano não era assim? Tenho quase certeza que eles colocaram zinsa vucanica na mistura deles ate onde eu sei esse borra de cafe torrada não seria a mesma coisa? A zinsa é oque sobrou da materia organica no caso o carbono né não?
Eu já tinha pensado em algo assim, porque a borra do café tem uma parte que é hidrofóbica e geraria uma argamassa impermeável, mas essa parte da pirólise jogou minha ideia por água abaixo.
Boa noite ! a questao é o seguinte , café é organico e ai? quando passar 30 anos e ai? vamos colocar Bambum no lugar os ferrros pessoal..
Sou a favor de qualquer pesquisa que ajude a construção civil gerar menos resíduos ou a torne mais rápida! Esta pesquisa com café é muito interessante por contribuir com a redução de restos orgânicos nos aterros, entanto tem que se verificar se os custos materiais e energéticos são válidos no final... Vejo como os carros elétricos, é melhor pro meio ambiente? Creio que sim, mas até que ponto? Já que a cadeia produtiva atual de baterias e lítium possui outras questões, como o descarte e a extração dos materiais!
Empresas como Nescafé podem ajudar o meio ambiente e ainda ganhar com crédito de carbono.
Não consigo ler "credito de carbono" sem rir da tamanha besteira que estão empurrando na população e a galera aceitando de boa. Os caras realmente aprenderam a como empurrar coisas no gado, só colocar nomes bonitos como "democracia, mudanças climáticas, credito de carbono"
Não é só eu. 🤦
A pergunta que faço é, como se vai conseguir as borras?
Os catadores de latinha teriam mais um produto para coletar, as pessoas terão que separar esse material orgânico dos demais, vamos criar mais uma cadeia de produção e empregar mais pessoas, isso é bom.
E sim essas pesquisas tem que ser incentivadas para criar e aperfeiçoar tecnologia para estar cada vez mais em harmonia com o meio ambiente.
Já faz um tempo que eu ouvi falar que usar pó de brita no lugar da areia torna o concreto mais forte.
Então a minha pergunta é:
O concreto que usa borra de café no lugar da areia é mais forte que o concreto que usa pó de brita no lugar da areia ❓
Qual é o mais forte e qual é o menos custoso de se produzir ❓
Pó de brita é um material considerado refugo do processo de produção de brita, normalmente mais barato que a areia, e sim, é mais resistente que o concreto com a areia. Quanto ao uso da borra, por utilizar processos complexos de produção e não ser produzido em escala comercial, isso o torna mais caro
@@billythekibe
Obrigado Sr pela sua resposta simples e direta.
Baseado em sua resposta eu já formei uma opinião sobre a borra de café e o pó de brita, já elegi qual é o melhor elemento para adicionar ao concreto.
Já vi detergente, agora café; o que virá depois? Salsicha, macarrão, salada sei lá...
O maior problema da extração de areia é a destruição das fontes d'água e a consequente seca de rios, como a que estão ocorrendo nos rios Negro e Madeira no Amazonas!
Esse é o principal problemas nas ideias dos ecobôbos: a total desconexão da realidade e sem quaisquer preocupação com a viabilidade econômica.
Café-con-creto !!!
Ah não tá igual o pulo do sapo que põe açúcar no concreto detergente na argamassa e fuzila o tijolo pra rebocar
Pois bem, queimemos café(ou outros orgânicos) façamos carvão e usemos no concreto... Me parece menos ecológico que o uso da areia, tem alto custo energético, causando ainda mais problemas que os anteriores, outro fato é que qualquer solo pra ser produtivo NECESSITA de altas doses de matéria orgânica. Assim sendo o uso da areia lavada evita o assoreamento dos rios e córregos e disponibiliza esta matéria orgânica para agricultura ou reflorestamentos, o que seria muitíssimo menos oneroso, mais proveitoso e incontáveis vezem mais ecológico.
Se já é MUITO DIFÍCIL convencer a população a separar o lixo descartável ( tenho vizinhos " estudados" ) que não separam, qto mais convencer a população a separar a borra do café para tal fim. Ou seja, o discurso é lindo,mas impraticável.
Só daria certo se a indústria de torrefação gerasse algum subproduto e aí sim ficaria fácil, e interessante para ela, pois daria $, separar tal resíduo.
so a😂😂😂😂😂😂😂😂ms
Concrafé 😅😂
Garanto que não é um grande avanço. Vai ter a necessidade de calcinar para beneficiar o produto, e vai acabar como a energia "pseudo limpa" solar. Gasta bem mais na produção, produz pouco, produto caro e altamente poluente nas fontes de obtenção.
É interessante, mas não vejo futuro ecológico. Vejo futuro nos royalties de marcas e patentes internacionais.
Nada contra o vídeo. O vídeo ficou ótimo e a divulgação da pesquisa é válida.
Parabéns!
Falando da energia solar. E o descarte dos painéis então, que quase inexistem empresas de reciclagem e a cada ano que passa, a pilha de lixo aumenta?
Mudanças climáticas????😂😂😂
O balanço de carbono apresentado é tenebroso. Embora possa compensar a emissão de fontes não renováveis, por ser de origem vegetal, todo resíduo orgânico é neutro em emissões de carbono, pois o carbono emitido já foi capturado durante o crescimento da planta. Porém o mais grave, é que por demandar aquecimento, a pirolise contribui para a emissão de carbono, o que, aparentemente, não foi colocado na conta. A borra de café pode ser um ótimo aditivo para o concreto, mas, em uma primeira análise, não me convenceu quanto a sua efetividade para efeito de captura de carbono.
E MAIS GOSTOSO.
Falta do que fazer, essas pesquisas
De 10 milhões de toneladas de borra café descartadas anualmente para 32 bilhões de toneladas de areia usadas anualmente (e com previsão de crescimento de 35%), existe um gap muito grande (sem falar no preço disso). O café nunca vai conseguir chegar nem perto de substituir a areia. O assunto é muito interessante, mas na prática, é meio inútil.
Nu vale a pena de mais.
Até bosta no concreto fica mais resistente haha haha haha