@@joicekaren7325 a oceane também é péssima pq a base líquida tem meros onze tons e a stick tem OITO. as paletas não servem pra pele escura e/ou retinta, nem pele clara como a da karen ou peles albinas.
Nossa, sim! Eu não entendo absolutamente nada de maquiagem, mal tenho um rímel, um corretivo e uma base, mas eu amo os conteúdos dela, a didática, a forma como ela traz as informações democraticamente e com muito know how e responsabilidade!
Esses tempos fui a uma loja de cosméticos, e a atendente mencionou que tinha uma base exatamente no meu tom. Eu não acreditei - sempre precisei misturar bases mais claras e escuras pra chegar a algo que, com sorte, se aproximasse da minha pele. E mesmo assim, minutos depois de aplicar, a base começava a acinzentar. Mas ela insistiu. Comentou que tinha feito um curso de colorimetria e falou sobre meu subtom amarelado. Então, trouxe uma base da Bruna Tavares. Ela aplicou diretamente no meu rosto, e eu fiquei chocada. Parecia que eu estava sem maquiagem: só aquele viço saudável, uma pele bonita, aveludada, sem distorção de cor. Na verdade, não foi bem "esses tempos". Isso aconteceu há alguns anos, quando a Bruna lançou a cartela de bases dela. E os anos se passaram, mas até hoje eu compro a mesma base na mesma numeração da Bruna Tavares (apesar de a embalagem ser péssima haha). Eu ainda compro exatamente a mesma base porque a Bruna me fez sentir incluída, e me enxergou. E até hoje lembro daquela atendente que, mesmo sendo branca, decidiu estudar e entender os tons de pele pra evitar que alguém saísse frustrado de uma loja de cosméticos. Minha relação com maquiagem mudou bastante, quase não uso. Mas, sempre tenho uma base da Bruna - just in case. Antes daquele dia, naquela loja de cosméticos, eu já estava acostumada a não me enxergar. Já sabia que não encontraria meu tom de pele na maioria das marcas. Mas naquele momento, percebi que encontrar um produto feito pra mim era o mínimo. Meu dinheiro tem o mesmo valor; meu poder de consumo também. Hoje, ao escolher uma base, não é só sobre o produto - é sobre a sensação de ver meu tom de pele respeitado e representado. É saber que existe um espaço pra mim no mundo dos cosméticos. E, honestamente, isso vai além da maquiagem: é sobre ver todas as peles e histórias serem reconhecidas. Porque incluir vai muito além de vender um produto.
Nossa eu chorei aqui com seu depoimento! Fico mt feliz que vc pôde usufruir disso da maneira correta, pq lançar tons pra todas as cores, é o mínimo q as marcas deveriam fazer. Que cada vez mais isso possa acontecer!
@@Fernanda-yr2ry marcas com ticket medio mais caro mesmo em pele escura vendem bem, ela poderia ter feito uma distribuição menor para os tons, não há desculpa para excluir 32% da população brasileira e uma fatia de mais de 15% do mercado de beleza, se você quiser saber mais sobre isso tem um livro excelente do Tássio Santos, Tem minha cor?: Quando se maquiar se torna um ato político.
É sobre isso. Numa sociedade como a nossa, não basta não sermos racistas. Precisamos ser anti-racistas. Karen foi muito feliz em suas considerações. E dava pra ver o quão difícil pra ela foi fazer vídeo.
@@Fernanda-yr2ry Oque não faz sentido quando a reclamação veio justamente porque queriam comprar mas o tom não era lá muito o correto tbm, pegou uma parcela muito pequena das peles negras. E ficou mal falada entre brancas pq ninguém gostou😅
A Beta Boechat disse algo muito assertivo sobre a desculpa que ela deu sobre a falta de cores mais escuras: será que se, somente as cores para pele negra tivessem ficado prontas, ela teria lançado?
Sim! Quando usam a desculpa "ah vamos lançar as mais escuras depois" num país onde mais da metade da população NÃO é branca, o que quer dizer? Se lançassem apenas para as peles retintas e as brancas ficassem de fora, não ficaria CLARO que um grupo foi priorizado em detrimento de outro? Só que nesse caso hipotético seria só isso mesmo, mas o que tá acontecendo na realidade tem nome, NUNCA são os brancos os excluídos no mundo real, o nome é racismo.
Ah mamis, o fato de vc fazer uma carta aberta sincera e sem atacar a Mari foi cirúrgica. É tão bom ver as blogueiras se aconselhando e ajudando ao invés de atacar. Arrasou 💖
Desculpa, é decepcionante essa passada de pano da Karen! Não adianta embalagem, produto, blá-blá-blá dizendo q quer mercado Premium se o básico: TENDÊNCIA DE MERCADO, e cartela de cores é algo q vem sendo há pelo menos 2 ano enfatizado por muitos especialistas!!! É amadorismo ou displicência?
@@raphaelacabreirapassada de pano de onde? Viu o vídeo pelo nariz, só pode. Se tem uma coisa que a Karen não fez nesse vídeo foi passar pano. Houve uma sensibilidade, mas ela foi bem enfática no erro, tanto que nem quis fazer resenha da marca
É sobre racismo, né, sobre a questão das pessoas negras, indígenas, asiáticas no Brasil tbm. Acho muito legal e muito importante o coro que pessoas brancas estão fazendo pra pautar esse tema pq era uma coisa que ficava nichada entre nós, pessoas negras. Eu só comecei a usar base lá por 2016 quando a ruby rose trouxe mais tons (era seca matte demais aquela base de zebrinha? Era, mas tinha tons pra minha pele pela primeira vez. Ver esse mercado retrocedendo e nos excluindo novamente é muito perigoso. Então muito legal ela tbm somar nisso :)
@@karenbachini posso fazer uma sugestão pra vc? Talvez (se possível) vc pudesse convidar outras pessoas com pele negra ou retinta pra te ajudar com os swots ( não sei se escrevi certo, provavelmente não kkkk) . Num vídeo dessa importância, podem nem cobrar participação. Deveriam não cobrar. Pela importância de fala de um vídeo assim de necessidade pública... Espero que vc tenha mto sucesso pq vc e mais q especial pra MTA gente. É a voz de mta gente. ❤
@@BiancaGomes_Martins Sempre lembro do dia que ouvi que asiáticos nao sofrem racismo ou xenofobia no Brasil e que eu, asiática, falar sobre xenofobia ou racismo seria tentar diminuir o sofrimento de pessoas negras/pretas.
@@dyyy8076 nossa, nada ver, tem mt preconceito com pessoas asiáticas, na vdd tem toda uma história de resistência e até de parceria entre mov negro e ativistas asiáticos.
O escarnio pra mim começa no nome "Mascavo", quando se lê é impossível não associar ao açúcar que tem um tom mais escuro e ai ela lança essa marca, com esse nome e não adiciona tons de pele negra a paleta é simplesmente ridículo. Hoje, todo mundo tem cartão de crédito, quem quer, dá seu jeito mas compra a marca que gosta e isso que foi feito é absurdo. Fico feliz por nunca ter comprado a esponja dela, achei esponja tão boa quanto na Ruby Rose, a da linha marrom e da linha Feels.
Mano, sim! Pensei que só eu tinha pensado nisso. Quando alguém fala "mascavo" automaticamente a gente pensa no açúcar de cor mais escura e presença como um todo. Aí vem a blogueira que NÃO É INICIANTE no mercado de maquiagem, me mete essa... Eu teria vergonha.
Vamos ser bem sinceros? Uma marca não é construída sozinha. Tem toda uma equipe. Nessa equipe não teve nem 1 pessoa que olhou e viu que faltava mais cores? Desculpa gente, mas pra mim simplesmente não quiseram fazer. 2024 não tem mais desculpa pra isso. Não faz pq não quer. Simples assim.
Pensei mt nisso tb, não é possível que uma equipe inteira que cria produtos assim, NINGUÉM levantou o dedo pra falar 'puts ta errado isso ai' sabe, eles simplesmente não quiseram mesmo, foi isso, não tem espaço pra um erro desse hoje em dia, a boca rosa trazendo 50 tons já foi apedrejada por conta de embalagem, a mari saad achou que entregar o que ela entregou ia ser de boa? Tenso ne
Na verdade teve e isso foi escolha. Porque o segmento da MariSaad era pra trazer uma linha premium e pra eles os negros não são o público alvo. Então eles decidiram lançar qualquer tom pensando que não iriam ser cancelado. Olhem pra MariSaad, ela é high society do puro mulheres brancas, loiras e morenas magras. Ela não se mistura e nem quis que a marca se misturasse com povão. Ela fez a marca, pra elite BR usar no dia a dia, não pra nós. Algumas brancas da classe média e baixa vai ter o tom, mas não se enganem de pensar que ela quer ser vendida como a make do povo. Magine
Exato, eu sou médica e consigo enxergar TENDÊNCIAS DE MERCADO, e cartela de cores é algo q vem sendo há pelo menos 2 ano enfatizado por muitos especialistas!!! É amadorismo ou displicência?
@@raphaelacabreira possivelmente jogada de marketing pq ela ja postou agora vídeo pedindo desculpa, e falando que vai lançar mais, ou seja, 'ouvi o feedback de vcs olha como somos uma marca que ouve os clientes' rs pra mim não colou... mas pra maioria da galera que comentou parece que tá tudo bem, tava a maior babação de ovo pra ela por la
Eu, mulher negra, me senti validada nesse vídeo. E sim, seria ideal que pessoas brancas não falassem por nós, mas quanto mais pessoas falando sobre, melhor!
Sou branca de pele clara, eu poderia usar todos os produtos da mascavo. Mas nunca vou usar ou comprar. Pq se minhas amigas não podem nem sonhar em ter o produto, não me interessa. Além do mais, meu dinheiro não é papel e eu não vou gastar 90 reais em coisa feia. Ruby Rose tá aí entregando tudo, incluindo todos e com um preço justo.
Concordo com vc. O sentimento que tenho é que ao comprar esses produtos eu estou participando do ato de exclusão. Então meu dinheiro essa marca nunca terá 😊
Essa carta aberta precisa chegar a tanta gente inclusive na Oceane que continua lançando só 8 tons. Vc foi incrível, Karen. Necessária, sensível e didática. 🙏🏼
era oq eu ia dizer: muitas marcas precisam rever... A Mari tá ''apanhando'' agora, mas muita coisa ta no mercado da maquigaem há um tempo com bastante limitação de tonalidades.. no fim acreeditobq tudo vai dar certo ♥♥.
Arrasou na explicação sobre se sentir excluido, muitas pessoas acham que não sabem o que significa isso, mas no dia a dia a gente tem coisas que nos fazem chegar perto desse sentimento e saber a praticar a empatia, e quem não tem isso, faz uma marca que não liga pra isso
sei que esses momentos não são uma fração do que pessoas pretas passam, mas acredito que se pensarmos mais em como esses momentos de exclusão nos afetam, podemos compreender um pouco mais o sentimento de exclusão e frustração dessas pessoas quando são ignoradas por marcas
@@karenbachini Exatamente, se um simples "ser escolhido por ultimo na educação fisica" já nos deixa mal imagina o que é vc viver a vida inteira sentindo que não pertence ao mundo e é ai que vc entende que importa sim, que não é só uma maquiagem, é mto mais que isso, é achar que as pessoas não são importantes o suficiente pra merecer essa atenção! Valeu Karen, foi o melhor video que vi sobre o assunto e acho tudo que vc sempre fez questão de conversar sobre esses temas.
Sim ela tentou incluir maior número de peles possíveis mais isso acontece não só no mundo da maquiagem isso acontece no mundo da beleza em geral mundo de cabelo ainda tem muitos produtos pra só um tipo de curvatura ou 2 ou 3 e outra fica de fora na moda ainda tem roupas que só pra certo tipo de corpo outros não essa problemática é preconceito escancarado da marca sim
Nossa, sim. Primeira base que achei o tom perfeito foi a da Mari Maria. Eu sou parda de um tom amarelado e as bases ou ficavam laranja, ou brancas demais.
Dinheiro a Mari Maria COM CERTEZA TEM!!!! Ela só fez essa escolha de lançar menos tons!!! TODO o mérito para a boca rosa, por sua posição social, porque no final de tudo é sobre isso!
Uma coisa que tem me incomodado muito é ver gente comentando que ela não iria lançar algo para um público que não teria como consumir. Gente, isso é problemático de uma tal forma...Negro não é significado de pobreza, nós somos plurais. Nós consumimos e muito! Eu achei esses comentários bem racistas.
Nossa simmmmmmm. Se tivesse tons pra mim e fosse bom eu compraria os produtos numa boa. Os pincéis dela são muito bons. Conheço tanta gente negra que compraria. Ela não queria clientes ricos, ela queria um clientes brancos
Antes do chororo dela pedindo desculpas ela falou nos stories que custa muito caro lançar mais um tom pq tem mínimo para pedido e bla bla… então que no primeiro momento como a marca está “nascendo” eles fizeram essa opção … ficou muito claro que ela colocou os tons para pele mais média e clara pq iria vender… já prevendo que tons escuros vendem menos… ela escolheu não atender e achou que ficaria por isso mesmo… sorry gata… em 2024 ninguém é bobo mais não
Karen vc está sendo muito didática ao explicar como pode ser ruim pra uma pessoa negra não se ver numa marca. Você foi muito necessária . Mesmo com todos os problemas a sua marca é muito inclusiva, minha maior vontade é poder ter todos os seus produtos.
Sou negra de pele retinta e amo a Karen demais, achei o vídeo cirúrgico e graças a Deus que moro na gringa e não dependo de Mari Saad pra nada. Assistindo o vídeo usando minha base da Lancôme, pó da Fenty Beaty e blush do Patrick TA, que inclusive é americano, tem descendência filipina mas tem produtos super pigmentados, a questão da MS foi não querer vender pro público preto achando que a gente não tem dinheiro pra consumir os produtos. Por mim ela morre de fome, não compro um pincel dela.
Eu não dou um centavo na maquiagem dela, que a proposito, na própria oceane eu já nem achei tudo isso (testei uma única vez e pra mim foi mais que suficiente)
Eu também graças a Deus já tenho tudo que preciso importado. Aqui no Brasil os preços de produtos de blogueiras estão altos eu prefiro comprar importado. Só recompro o corretivo de marca nacional que não é de blogueira e pronto. Peguei ranço desse pessoal. As únicas que parecem ter produtos legais e acessíveis são a Karen e nina.
Esse começo doeu bastante, pq eu me senti nessas frases.. o grupo, o aniversário.. e é muito doloroso, podendo até adquirir outros problemas mentais maiores. Então, imagino como as meninas pretas podem e estão se sentindo nesse momento. Precisamos de respeito, ou lança para todos ou não lança ✊🏻
Eu estou soluçando de tanto chorar pq passei por quase TD isso.. EX: me excluíram pra organizar o chá de bebê mas decidiram o que eu ia dar de contribuição e presente, phooodaaaa😢
Eu não era tão inteligente, sempre era a magrinha, feia, evangélica… Mas eu tinha a caligrafia linda. Eu era a última a ser escolhida. Eu só servia pra escrever os trabalhos. Eu sei como é a exclusão. 😢
Senti que a Karen sentiu essa dor com os 56% excluídos a voz trêmula, a assertividade. Ela usou sua voz pra expressar o que sentimos. Karen deixo aqui meu obrigado, foi excepcional você expressou o que sentimos...❤
@karenbachini , EU SOFRO DE DISTORÇÃO DE IMAGEM, eu sei que provavelmente vc nao vai ler, mas eu vou deixar meu depoimento aqui mesmo assim... como eu disse, sofro de distorção de imagem e descobri na terapia ha pouco tempo , sempre tive dificuldade em encontrar minha cor , porque o que o meu cérebro faz meu olho enxergar no espelho , não é verdadeiro, e meu cérebro entende que a câmera do cell registra exatamente o que sou, minha cor , minhas formas, entao só me maquio e me arrumo olhando na camera do cell, é uma ferramenta que aprendi a usar na terapia para me ajudar , já que não posso confiar no que meu cérebro que distorce minha imagem refletida no espelho... Esperei ansiosamente sua base ser lançada, porque confio nas suas resenhas , porque vc faz com mta naturalidade, sinceridade, integridade, vc fala com propriedade do produto , explica cada ativo e como ele age na pele... eu nunca consegui achar meu tom de pele , porque a cor que vejo no espelho , não é minha cor , ela sempre está distorcida, mas, com o app que vc disponibilizou consegui chegar em 2 cores , calma eu explico , eu tinha ctz que era oliva escura , era o que eu achava😂, então no app fiquei estupefata qdo vi que não era , fiquei em dúvida entre a C6NO e a C8ND , comprei as 2 , a C6 oliva quase ficou boa, ficou um " tiquinho" clara , mas a C8 dourada, ficou perfeita, e eu me peguei chorando, eu sei que parece fútil, mas pela primeira vez na câmera do cell que mostra pro cérebro minha cor verdadeira , eu tenho uma base que é exatamente a minha cor, é como se tivessem tirado uma amostra da minha pele pra fazer a base, até meu marido viu isso... eu me senti pertencida, não tive que adaptar , e isso trás um sentimento tão feliz , de se encontrar , de existir... eu sei que parece fútil, mas é algo que fez mta diferença na minha vida, porque todos os dias , nosso rosto é a parte do corpo exposta ao mundo, e eu passo a sua base no meu rosto e me sinto segura , porque é exatamente a minha cor , não é uma máscara, sou eu ! Obrigada, mto , mto obrigada por desenvolver um produto tão perfeito ! Ah e a cor C6NO eu dei para uma amiga que ficou perplexa com a base , ela não acreditava que a base era exatamente da cor dela, não dá diferença entre rosto e pescoço, no aveludado que deixa a pele, no conforto... então mto , mto obrigada por nos "convidar para esse aniversário", nos incluir nesse time ...😅 🥰 obrigada por me ajudar nessa jornada de me encontrar ... quero assim que possível adquirir toda a sua linha, blush, sombra, batons, gloss... pouco a pouco chego lá...🤗
@@jesaniah que lindo depoimento. Nunca será algo fútil se sentir desconfortável com algo que deveria ser cotidiano! Mesmo que seja uma base, é um peso que você tirou de si mesma. A Karen é uma ótima profissional, e mesmo ela lendo ou não lendo seu comentário, saiba que pessoas como VOCÊ fazem o mercado ser diverso!! É nítido sua felicidade quando testou a cor perfeita. Lembre-se que é um direito seu ser incluída nas “festas de aniversário”. Um grande beijo pra ti❤️ seu brilho é viciante!!
@@fuicatarcoquinhos8099 emocionada com seu comentário, mto obrigada pelo carinho e empatia, pessoas como vc fazem a diferença e iluminam por onde passam 🥰
Mari Saad sempre teve a personalidade patricinha Barbie da meritocracia . Lembro quando ela foi/ou fez festa em pleno lockdown. Parei de comprar os produtos dela simplesmente pq acho que tem outras empreendedoras que eu pago/invisto meu dinheiro mais “feliz”. Entregam qualidade igual ou superior com o bônus de serem pessoas que pensam no coletivo. Karen, aproveitando pra pedir pra você testar os produtos Nina Makeup. É de uma mulher nordestina, e tem muita gente falando muito bem da marca!!
Eu tbm deixei de seguir ela desde a merds que ela faz na pandemia, foi horrível! E sinceramente não acho os produtos dela tudo isso, não. Tem muitas marcas maravilhosas no mercado, e sim, a Nina tá arrasando e eu queria muito ver uma resenha de produtos de uma mana nordestina como eu. ❤
Eu não seguia antes desse episódio e depois dela estar no momento do "fod@-se a vida", entendi que não é o tipo de pessoa que me interessa acompanhar. Com essa postura em relação à marca própria, eu vi que, realmente, mesmo eu não tendo dificuldade de achar bases, não sou da 'turma dela".
As pessoas dão sinais. A primeira vez que eu ouvi falar em Mariana saad foi quando a beyoung deu um baita caô ao lançar um produto cuja amostra iria “gratuitamente” para as consumidoras. O negócio deu um bafafá e eu lembro muito bem da saad mandando todo mundo pra ponte que partiu (figurativamente) e endossando a sua publi. Depois veio a oceane e eu imaginei que a guria era boa mesmo. Mas o mérito foi da oceane. Agora ela está lançando os produtos com o que ela realmente é. Não tem para o povão. Ela simplesmente não gosta de povão. Menina rica e bem nascida, ela gosta dos iguais. E é isso aí…
Pra quem quiser entender mais sobre, é só ver a reação da "Iamirella" qdo ela usa a base e contorno da Boca Rosa X qdo ela usa fa Mascavo. Na BR ela chega a dar gritinhos de felicidade por se sentir "convidada para a festa", "incluída no rolê". Senti uma felicidade imensa por ela❤
Simmmmm!!! Eu até fui assistir novamente o vídeo da Mirella no Instagram com a BR e ela ficou MUITO contente usando o stick. Ver o vídeo logo depois da decepção de aplicar o produto da MasClaro... foi de doer.
karen, seria incrível se todas as pessoas não negras tivessem a capacidade de pelo menos raciocinar como você. a impressão que dá é que realmente essas marcas lançam os produtos para um público específico, com a intenção mesmo de não incluir pessoas que não façam parte da bolha delas. parabéns pelo vídeo, uma aula de empatia.
Karen, te acompanho há tempos, e mesmo com toda a questão da ansiedade, sua fala e sua linha de raciocínio foram lindas e lógicas. Fico feliz por ver seu progresso, orgulho de te acompanhar ❤
@@soacrssim, ela pede que as pessoas não abrace ela rapidamente ( algo assim) pq ela tem ansiedade, Karen é uma fonte de apoio nas minhas crises, pq os vídeos dela me acalma, ela é maravilhosa, vou tentar achar o nome do vídeo, se eu encontrar eu venho aqui e posto o nome.
Dá pra perceber o choro segurado na tua voz. A gente não precisa ser preta pra se doer e se importar com o sofrimento de quem é. Se uma marca não tem pra todos, não serve pra mim.
@@beatrizfernandes7354Olha, aquelas falas dela são mesmo horríveis, elitistas, ela viu aquilo tudo e se desculpou. Se ela, depois de se desculpar, mudou e está aqui lutando pra que o mundo da beleza seja mais igualitário sendo que podia ficar caladinha igual um monte de blogueira amiga da dita cuja, por que criticar ela nesse momento? As falas dela não vão ser apagadas e vão ser sempre feias, mas ela não cometeu nenhum crime e acho muito injusto estigmatizar uma pessoa pelo resto da vida dela por erros passados mesmo com ela mudando e tentando melhorar.
Desculpa gente, mas se tu chora por esse motivo com tantas marcas que tem produtos para pele negra, vá para um psicólogo. Não concordar com o lançamento ok, dizer que é um sofrimento e gera dor é exagero.
@@evelinteixeira996 realmente vc não entendeu o vídeo...não é sobre comprar da marca ou não é sobre a população negra ser, repetidamente, excluída. é sobre essa sensação de exclusão, não pertencimento. ótimo que existem marcas focadas para a população negra, mas quando um grande lançamento ignora totalmente sua existência, é um tapa na cara
Você explicou de uma forma tão simples e sensível ao mesmo tempo que me senti acolhida É muito bom ver seu posicionamento quanto pessoa, gostaria muito que todas as blogueiras fossem assim
Pra mim meio que ficou claro que ela quis uma linha cara, que aparentasse luxo e que pra ela, pessoas pretas não fazem parte desse nicho. R4cismo puro, ela tem experiência de mercado e COM CERTEZA acompanhou seu lançamento e o da Bianca, vendo a quantidade de tons que vcs lançaram, a BTSkin anos atrás tbm, e só escolheu ignorar. Espero que ninguém mais compre mesmo que ela adicione depois pq é claro que ela vai adicionar por pressão.
sim! também senti isso, sendo que nada a ver, marcas como dior e lancome tem tons beeem lindos pra pele retinta! a mirella mesmo, que fez o video que chegou na golloria, tem videos usando dior em que fico babando na base rsrs
Eu espero que um dia VC encontre pessoas que te valorizem como você realmente é, que você não perca sua essência e a única coisa que você venha a mudar seja porque você sentiu que precisou melhorar pra evoluir como um ser humano, não pra se encaixar onde muitas vezes nem vale a pena. Eu já me senti muito assim, principalmente na época da escola, lembro que as vezes eu tinha que passar o intervalo no banheiro porque não tinha ninguém quando minha amiga faltava, quando eu ficava em pânico nos trabalhos em grupo porque sabia que ngm ia me escolher e com o tempo eu fui aprendendo a me excluir sozinha pra me defender. Hoje eu consigo perceber o quão fui maldosa comigo, porque acreditei que não era boa o suficiente pra estar com alguém, eu tenho aprendido a gostar da minha própria companhia e aprendi a valorizar as pessoas que me aceitam e me amam do jeito que eu sou, espero um dia você consiga enxergar isso também ❤
O Grupo que lançou a linha dela são proprietários do site AMOBELEZA, além de outras marcas no mercado de beleza, possuem uma marca de produtos de cabelo no qual se apoiou por muito tempo em produtos para cachos (chega ser ironia) , esse lançamento foi totalmente pensado, e a exclusão de tons para pessoas pretas não foi por acaso
Querida Karen, hoje venho por meio desse comentário agradecer a você por fazer esse vídeo. Hoje mais cedo aconteceu o primeiro dia de prova do Enem, e através do seu vídeo que ontem surgido como forma de refúgio para me acalmar da ansiedade de fazer a prova, hoje eu consegui citar muitas coisas que você falou no seu vídeo na redação do Enem. Queria te agradecer d+ pro fazer esse vídeo, vou lembrar para sempre de como você influenciou para o bem na minha trajetória de vida.
A Fenty Beauty fez revolução no mercado internacional, mas aqui no mercado nacional tinha a Bruna Tavares, que na epoca tinha a linha Pausa para feminices na tracta, que lançou um tom para pele retinta. Poderia não ser o tom perfeito, pois faltava uma consultoria melhor, mas era já algo revolucionário por aqui
@@CIZE88 ia comentar isso! Acredito que essa seja uma perspectiva de pessoas brancas. Pessoas negras sempre souberam em que marca nos incluía . Inclusive era um sonho de consumo ter uma base da Mac, ainda é para muitas de nós que era criança quando começou a ver vídeos de maquiagem.
Seu posicionamento foi lindo! Você não falou só sobre maquiagem, você falou de AMOR! Você é maravilhosa e todos nós esperamos que essas situações não continuem causando constrangimento/ exclusão para pessoas de pele negra.
SIMPLISMENTE SENSACIONAL...clara, simpl,es, direta e absolutamente inteligente ao se referir as classes menos incluidas..já te amo..mas agora para mim vcé uma DEUSA...PARABENS..abraços do interior do RS
Não foi um erro, foi uma escolha. A Mari Saad escolheu excluir mais da metade da população brasileira e selecionou explicitamente o público alvo! Mas ainda bem que temos um mercado com Karen, Pink Mouth, BT e tantas outras marcas incríveis e inclusivas 🌈✨
O Grupo que lançou a linha dela são proprietários do site AMOBELEZA, além de outras marcas no mercado de beleza, possuem uma marca de produtos de cabelo no qual se apoiou por muito tempo em produtos para cachos (chega ser ironia) , esse lançamento foi totalmente pensado, e a exclusão de tons para pessoas pretas não foi por acaso
Eu nem conhecia essa influencer, mas ela tem muito conhecimento sobre make e sensibilidade para falar com as pessoas. A maioria das pessoas só reclamou e pronto... Parabéns pela coerência e sensibilidade.
Parabéns Karen!!! Me emocionei nesse vídeo... É lindo ver uma pessoa que sabe do privilegio branco que tem falando oque nós pretinhas gritamos diariamente para muitas vezes não sermos escutadas! Por esse motivo vc é inspiração para muitas!
Nossa, Kah... você falou tudo. Eu, branca igual a uma vela, fiquei DESAPONTADA com esse regresso. Agora imagine só, alguém de pele negra, como não ficou? Qual o sentido de lançar os produtos se ela ainda PRETENDE colocar tons mais escuros? Não seria melhor esperar que todos ficassem prontos? Ou, como você disse, talvez ela nunca tenha tido a intenção de lançá-los. Já fico indignadíssima com a cartela limitada da Oceáne, que é uma marca tão boa e tem recursos para investir em uma cartela maior. Agora, a Mari... eu fico sem palavras. É um absurdo, e acho que temos que cair em cima, sim, pois agora há um motivo - e um motivo sério. É sobre inclusão e pertencimento, e é inaceitável em 2024 vivenciarmos algo assim!
nós devemos e iremos cair em cima, temos que expor quando esse tipo de coisa acontece e quem sabe assim as marcas passem a pensar na inclusão como uma base para seus produtos e sua identidade
No início dos vídeos promocionais dos bronzers, antes do lançamento da marca, ela citou que teriam esses dois tons e não mencionou em nenhum momento desenvolver mais. Depois que toda essa polêmica estourou, ela mudou o discurso prometendo mais cores. Sinceramente, talvez na cabeça dela eles serviriam apenas de iluminador para as peles negras e tava tudo bem pra ela! Ela não entendeu a problemática disso (além de claramente não ter testado esses bronzers em pele negra já que, como visto nas resenhas, ele acinzenta e não serve nem de iluminador como dito no pronunciamento).
@@rafaelasiqueira2939a Mari não entende nada de subtom, eu sempre senti isso nos produtos dela, sempre aquele fundo horroroso meio terroso/bronzeado que ela insiste em achar que todo mundo tem , pq claramente é o tom dela 🙄. Eu já boicotei a marca dela desde a oceane e essa mascavo não vai ser diferente pra mim
Falou tudo!!! Além de não atingir o nosso tom, os valores são absurdos. Prefiro manter meus baratinhos que além de ser em conta tem cores que atendem o meu tom.
Sou negra e tenho dificuldades e meu sonho e um dia ter uma lojinha de maquiagem que tenha produtos para atender as pessoas de pele negra retinta amei o seu vídeo.
Muito obrigado! É sempre bom reiterar que racismo é um problema de pessoas brancas. E ver você como uma pessoa branca falando sobre de maneira respeitosa me deixou em paz.
@@aliceuniversidade não vou perder meu tempo com gente que acha que sabe de alguma coisa e que fica propagando bobagens, tá na universidade e não sabe nem argumentar.
Acho q ela nao merecia essa explicação toda. Ela ja sabe disso tudo, isso é amplamente falado no mundo da beleza hoje em dia. Ela só não liga e não quis incluir pretos retintos
A kah, mais uma vez sendo cirúrgica, carinhosa e honesta. 🫶🏻🫶🏻🥲 Você é necessária nessa internet e amo demais o seu trabalho e as suas resenhas. Obrigada por tanta dedicação. Eu imagino o tanto que deve ser difícil viver isso, principalmente porque as pessoas são maldosas. Mas obrigada por tanto 💞💞
Vou passar o seu vídeo para os meus alunos de redação, estamos estudando assunto sobre racismo estrutural e racismo velado. E achei interessante incluir sobre maquiagem já que o mercado da Beleza teve ascensão enorme nos últimos 10 anos aqui no Brasil. Amei o vídeo, parabéns!
Nossa realmente vc conseguiu falar muito bem! São muitos anos sendo excluída do mercado da beleza antes de chegar a fenty beauty. Eu me sinto humilhada como se gritassem na minha cara que eu não tenho dinheiro pra comprar a marca dela, que não posso ser clean girl. É muito ruim se sentir assim. É como se não valêssemos o investimento dela! Me arrependo de todos os vídeos tutoriais da Mari Saad que assisti até hoje. Pq quando o dinheiro está envolvido é que conhecemos a pessoa (rac1$ta).
Esse tipo de "erro" nos dias de hoje, depois de tanta mudança no mercado não é um erro. É um posicionamento. É uma escolha. Botar essa marca no mercado com esse problema foi uma escolha. Vamos ser sinceros? Ela tinha o tempo e provavelmente o dinheiro pra investir e melhorar a marca. FOI UMA ESCOLHA. Se não tivesse o dinheiro, ela tem nome o suficiente pra encontrar investidores. Inclusive, foi o que a própria Rihanna fez ao lançar a Fenty.
É notório o pesar na voz da Karen e como ela bem pontuou "já há experiência no mercado". E ela tem experiência dos dois lados da história como consumidora e como empresária.
Achei que ela foi desnecessariamente educada, como se ela estivesse falando com uma ignorante, como você bem disse, foi uma escolha. Admirei muito a Karen, mas ela tem que agir assim com quem merece.
@vandasantz9741 parece que a Karen tem rabo preso com sonsa da Mari, ela deveria falar num tom que a Mari merece ouvir, curto e grosso, e não assim passando a mão na cabeça dela🙄
Como profissional de marketing com 15 anos de experiência, acredito que o que ela fez foi uma escolha. Tudo foi pensado pra esse f8m. Ela só não esperava o retorno ou, mesmo que esperasse, não esperava tanto. Esse quiet luxury, essa pegada old money, clean girl tem essa pegada segregacionista. Fala cirúrgica, Karen.
Eu trabalhei em uma farmácias que em um certo dia em que uns BB CREAM para pele negra venceram a proprietária disse que nao iria repor mais, e insinuou que pessoas negras nao tem poder aquisitivo para esse tipo de consumo (beleza e estética). Senti uma dor que é mais uma vergonha com indignação parecida com a desse momento. Lembrei de quantas vezes na adolescência minhas amigas se maquiavam e eu simplesmente nao tinha um produto que me representava... pensei q muitas vezes as pretas nao entram em uma loja pra consimir esse tipo de produto ou serviço pq temos medo, temos a memória da exclusão
Não acho que ela destruiu tudo o que já foi feito. Ela simplesmente acabou com o próprio nome. Não me ofendo por não ter sido “convidada para a festa,” simplesmente me recuso a participar de qualquer festa que essa pessoa queira fazer no futuro.
Sou branca, porém tenho pessoas muito próximas de pele preta e que estavam aguardando esse lançamento. Me recuso a comprar Mascavo depois disso… achei muito triste simplesmente ela “deixar pra depois” as cores mais escuras. Ver alguém que estava super ansiosa olhar no site e não ter tom foi revoltante.
Aconteceu isso cmg e eu nem sou preta, eu sou parda e tem gente que fala que eu sou branca e eu não achei que os tons me atendem. Imagina quem tem pele mais escura. E eu fiquei tão chateada pq achei o marketing super ~vibes. E eu não tinha entendido o racismo por trás do meu sentimento de não me sentir bonita o suficiente, parte das "vibes" o suficiente, mas esse video da Karen foi mto esclarecedor.
Esse paralelo do início acertou um em cheio. Eu nem sabia que a Mari Saad tinha lançado marca, mas me peguei chorando - literalmente - assistindo um react que achei que seria apenas sobre mais uma “polêmica de blogueira”. Porque o tema me atravessou num lugar muito sensível. Passei toda minha adolescência e inicio da vida adulta me sentindo excluida do mundo da maquiagem porque nada nunca dava certo pra mim (e eu nem sou retinta). Chorei quando a Bruna Tavares lançou a primeira base da minha cor que eu poderia comprar, e hoje quase 5 anos depois choro em saber que ainda existe muito rac- no mundo
17 дней назад+42
Vc e Bianca tiveram erros na produção. O que a Mari fez foi uma escolha. Errar é humano. Excluir 56% da população é racismo.
To aqui ha anos e sempre vi a Karen ser extremamente respeitosa e empática. Apesar de achar que dessa vez, a pessoa nao merecia nem isso, eu continuo admirando. E fico feliz de ver que estão reconhrcendo esse lado da Karen ❤
nem dá pra dizer que foi um erro, porque quem entende de mercado sabe que esse tipo de erro não se comet3e. Isso que aconteceu, este lançamento tão exclusivo foi uma ESCOLHA. Ela escolheu não incluir, não sabemos por quais motivos, mas como em qualquer mercado, toda escolha vai trazer uma consequência, as vezes positiva, as vezes negativa. Enfim, é muito difícil olhar para este caso, do ponto de vista mercadológico, sabendo que existem tantas etapas até o produto chegar no consumidor e que em nenhuma das tantas etapas não teve ninguém para dizer que essa identidade visual de "brasilidade" não condizia com o que estava sendo entregue ao público. Porque se isso realmente aconteceu, se foi falta de um especialista, então alguém (ou alguns) na equipe dela precisam ser substituídos urgentemente. De toda forma, seguimos esperando pelo melhor e torcendo para que não venhamos a retroceder.
Mas ate as makes de luxo tem base para peles retintas hoje em dia. E tem pessoas pretas que tem dinheiro para comprar bases e produtos de luxo. Muitas pessoas ficam dando a desculpa que ela escolheu um publico alvo, mas esquecem que escolher um publico alvo, é no sentido de mercado financeiro (se é de luxo ou não), mas público alvo baseado apenas no tom de pele, é "apenas" rac1sm4 mesmo. @@tainasiman2107
As pessoas assistiram o vídeo mas ainda não entenderam, falando q pessoas de pele retinha deveriam usar marca x e até mesmo falando que devem comprar maquiagem e doar para pessoas negras. ENTENDAM somos consumidoras, pessoas negras comprar maquiagem! “A porque tal marca tá falindo” estamos usando fenty gente, huda, acorda. O que estão propondo? Uma segregação? Aquela marca é sua essa é nossa. Nunca pararam pra pensar que pessoas negras gostavam do trabalho dessa blogueira e quiseram comprar a marca dela? Ou então que gostavam dos produtos da oceane em colab com ela. A questão aqui é inclusão, não é valor, não é lançar uma marca só de produto pra negras, ela só não quis incluir a gente, não somos minorias, não somos carentes, não precisamos de doação. Apenas queremos ser incluídos nas cartelas de cores da marca, não só queremos, precisamos. O Brasil é um país miscigenado os tons são muito específicos, se for lançar uma cartela que atende só uma parcela desses tons é simples, NÃO LANÇA
Quem gosta da Mari Saad realmente boa pessoa não é. Em pleno lock down na pandemia a gata estava fazendo festinha/festejando. A consumidora brasileira tem o poder dobl boicote, somos numerosas, mas o consumismo fala mais alto.
Apesar de não achar certo, eu até compreendo o pq de países como a Coréia do Sul não terem tons de base mais escuros, visto que a maioria da população é de pele clara ou busca usar um tom até mais claro que o da sua pele pra se encaixar no padrão. Porém, aqui no Brasil, 55,5% da população é auto declarada NEGRA, é mais da METADE da população brasileira, como que a cartela de tons escuros pode ser tão deficiente? Acho impossível não ter demanda para esses tons. E como a Karen disse, mesmo que vc não faça 50 tons de base devido ao orçamento, é importante ter o tom mais claro e o mais escuro pra q ao menos as pessoas possam fazer misturinhas e não ficarem completamente SEM A OPÇÃO de ter um produto.
E eu digo isso pq sou muito branca e antigamente era um sacrifício achar uma base do meu tom, sem contar que a maioria tinha um subtom amarelado que me deixava parecendo um minion. Hj em dia uso as maquiagens da Rare Beauty que tem uma gama enorme de tons E SUBTONS, mas também vi que várias marcas nacionais estão trazendo tons bem claros atualmente e isso é ótimo. É importante mesmo dar essa pressionada nas marcas, a população tem o direito de querer estar incluída no público alvo dos produtos e é só desse jeito pra conseguir progresso.
Fico muito feliz em ver que finalmente, não somos só nós os pretos, falando sobre o racismo no mercado. Obrigada pela sua responsabilidade e empatia Karen !!,
Gente negra comprem as bases da negra rosa! Uma mulher negra que está ajudando a mudar todo este cenário, não fiquem dando importância pra quem não importa com vocês! Aprendam com a Rihanna!
Olhando a Contém 1gr que com apenas três contornos em stick atendeu senão todos os tons de pele, pelo menos 80%. A Mari não sendo uma iniciante no mercado mostrou com esse lançamento que ela não quis fazer tons para peles negras! Toda marca antes de lançar e investir dinheiro em um produto faz pesquisa de mercado com o objetivo de vender para um determinado público alvo e assim faturar mais. Karen foi muito diva nas explicações❤
Acertou muito no posicionamento! Falei a mesma coisa sobre no meu insta…é muito complicado e acho que as pessoas não estão prontas pra esse assunto maaaaas já passou da hora das marcas de maquiagens serem realmente inclusivas!
infelizmente não são todos que estão prontos para esse assunto, mas quem sabe se debatermos mais, mais pessoas consigam compreender e mais marcas não cometam mais esse grande erro
A sensação que passou foi que pessoas pretas não importam, que não rolou uma pesquisa básica sobre quem é o consumidor dela, o pós tentando remediar a situação não deu mt certo e foi uma postura completamente oposta do que uma dona de uma marca deveria ter. Muitos reclamaram que você “nao assumiu que error” no seu lançamento mas claramente veio aí.
Extamente Karen! Você é muito cirúrgica! Te acompanho a anos e você sempre sempre sempre falou sobre isso!!!!! Inclusão das cores! Nunca passou pano pra nenhuma marca!
e jamais passarei! e espero do fundo do meu coração que um dia eu não precise mais falar disso, que a inclusão seja algo fundamental no lançamento, desenvolvimento e entrega de uma marca
Awww karen vc não precisa ser uma uma mulher preta pra combate o racismo 🥺 sou uma negra light skin e posso te garantir que vc foi fantástica,maravilhosa e cirurgica em suas palavras... pude sentir até em seu tom de voz !!! obrigado diva🤎🖤
E é por isso que Karen é muito alem de uma blogueira de maquiagem, tenho um enorme prazer de acompanhar ela des de 2016 e acompanhar sua caminhada ate aqui... Esse video é como um remedinho nos nossos corações, obrigada por isso Karen, voce é incrível e a internet NECESSITA de mais prssoas como você❤
acho que vc foi muito generosa em dar essa explicação pra uma pessoa que NÃO é principiante no mercado.
vai ver era a Océane que carregava a antiga marca dela nas costas, e não tô nem falando isso por maldade.
@@joicekaren7325 a oceane também é péssima pq a base líquida tem meros onze tons e a stick tem OITO. as paletas não servem pra pele escura e/ou retinta, nem pele clara como a da karen ou peles albinas.
@@joicekaren7325também acho isso, vejo muito reclamação até pra quem é branca não tá bom, oceane que sabe fazer maquiagem mesmo
A Maria Maria não tem todos os tons e vcs não falam nada 😂
@@AnaCelia-sm3ni a Oceane acabou de lançar uma base com 8 cores 😅
Não é atoa que a Karen tem a credibilidade que ela tem no cenário de make brasileiro! Sempre responsável.
Nossa, sim! Eu não entendo absolutamente nada de maquiagem, mal tenho um rímel, um corretivo e uma base, mas eu amo os conteúdos dela, a didática, a forma como ela traz as informações democraticamente e com muito know how e responsabilidade!
Maravilhosa mamacita!
Esses tempos fui a uma loja de cosméticos, e a atendente mencionou que tinha uma base exatamente no meu tom. Eu não acreditei - sempre precisei misturar bases mais claras e escuras pra chegar a algo que, com sorte, se aproximasse da minha pele. E mesmo assim, minutos depois de aplicar, a base começava a acinzentar. Mas ela insistiu. Comentou que tinha feito um curso de colorimetria e falou sobre meu subtom amarelado. Então, trouxe uma base da Bruna Tavares.
Ela aplicou diretamente no meu rosto, e eu fiquei chocada. Parecia que eu estava sem maquiagem: só aquele viço saudável, uma pele bonita, aveludada, sem distorção de cor.
Na verdade, não foi bem "esses tempos". Isso aconteceu há alguns anos, quando a Bruna lançou a cartela de bases dela. E os anos se passaram, mas até hoje eu compro a mesma base na mesma numeração da Bruna Tavares (apesar de a embalagem ser péssima haha).
Eu ainda compro exatamente a mesma base porque a Bruna me fez sentir incluída, e me enxergou. E até hoje lembro daquela atendente que, mesmo sendo branca, decidiu estudar e entender os tons de pele pra evitar que alguém saísse frustrado de uma loja de cosméticos. Minha relação com maquiagem mudou bastante, quase não uso. Mas, sempre tenho uma base da Bruna - just in case.
Antes daquele dia, naquela loja de cosméticos, eu já estava acostumada a não me enxergar. Já sabia que não encontraria meu tom de pele na maioria das marcas. Mas naquele momento, percebi que encontrar um produto feito pra mim era o mínimo. Meu dinheiro tem o mesmo valor; meu poder de consumo também.
Hoje, ao escolher uma base, não é só sobre o produto - é sobre a sensação de ver meu tom de pele respeitado e representado. É saber que existe um espaço pra mim no mundo dos cosméticos. E, honestamente, isso vai além da maquiagem: é sobre ver todas as peles e histórias serem reconhecidas. Porque incluir vai muito além de vender um produto.
🥹💖
é isso!
fiquei emocionada 🥺🙏🏼✨
Que depoimento lindo ❤
Nossa eu chorei aqui com seu depoimento! Fico mt feliz que vc pôde usufruir disso da maneira correta, pq lançar tons pra todas as cores, é o mínimo q as marcas deveriam fazer. Que cada vez mais isso possa acontecer!
Ela conscientemente DECIDIU não incluir.
Isso é muito grave. Esse é o ponto.
sim, n quis correr risco de n vender e ter preju
exatamente
@@Fernanda-yr2ry marcas com ticket medio mais caro mesmo em pele escura vendem bem, ela poderia ter feito uma distribuição menor para os tons, não há desculpa para excluir 32% da população brasileira e uma fatia de mais de 15% do mercado de beleza, se você quiser saber mais sobre isso tem um livro excelente do Tássio Santos, Tem minha cor?: Quando se maquiar se torna um ato político.
É sobre isso. Numa sociedade como a nossa, não basta não sermos racistas. Precisamos ser anti-racistas. Karen foi muito feliz em suas considerações. E dava pra ver o quão difícil pra ela foi fazer vídeo.
@@Fernanda-yr2ry Oque não faz sentido quando a reclamação veio justamente porque queriam comprar mas o tom não era lá muito o correto tbm, pegou uma parcela muito pequena das peles negras. E ficou mal falada entre brancas pq ninguém gostou😅
A Beta Boechat disse algo muito assertivo sobre a desculpa que ela deu sobre a falta de cores mais escuras: será que se, somente as cores para pele negra tivessem ficado prontas, ela teria lançado?
exato!!
Nossa. Comentário extremamente cirúrgico.
Beta muito sensata!!! Amo ela ❤
Meu deus, sim.
Sim! Quando usam a desculpa "ah vamos lançar as mais escuras depois" num país onde mais da metade da população NÃO é branca, o que quer dizer? Se lançassem apenas para as peles retintas e as brancas ficassem de fora, não ficaria CLARO que um grupo foi priorizado em detrimento de outro? Só que nesse caso hipotético seria só isso mesmo, mas o que tá acontecendo na realidade tem nome, NUNCA são os brancos os excluídos no mundo real, o nome é racismo.
Boca Rosa foi muito foda! Ela simplesmente bancou um prejuízo de 50 tons. GIGANTE!
Ah mamis, o fato de vc fazer uma carta aberta sincera e sem atacar a Mari foi cirúrgica. É tão bom ver as blogueiras se aconselhando e ajudando ao invés de atacar. Arrasou 💖
devemos apontar os erros e trazer esses debates, mas não devemos gerar hate! a base do nosso trabalho deve ser o respeito 💖😉
@@karenbachini❤❤❤
Karen queremos mais cores do gloss e do batom inclusive 😅
Desculpa, é decepcionante essa passada de pano da Karen! Não adianta embalagem, produto, blá-blá-blá dizendo q quer mercado Premium se o básico: TENDÊNCIA DE MERCADO, e cartela de cores é algo q vem sendo há pelo menos 2 ano enfatizado por muitos especialistas!!! É amadorismo ou displicência?
@@raphaelacabreirapassada de pano de onde? Viu o vídeo pelo nariz, só pode. Se tem uma coisa que a Karen não fez nesse vídeo foi passar pano. Houve uma sensibilidade, mas ela foi bem enfática no erro, tanto que nem quis fazer resenha da marca
È quando você percebe que o vídeo não é apenas sobre make e sim sobre pertencimento e se sentir vista.
e isso é o mais importante 💖
É sobre racismo, né, sobre a questão das pessoas negras, indígenas, asiáticas no Brasil tbm. Acho muito legal e muito importante o coro que pessoas brancas estão fazendo pra pautar esse tema pq era uma coisa que ficava nichada entre nós, pessoas negras. Eu só comecei a usar base lá por 2016 quando a ruby rose trouxe mais tons (era seca matte demais aquela base de zebrinha? Era, mas tinha tons pra minha pele pela primeira vez. Ver esse mercado retrocedendo e nos excluindo novamente é muito perigoso. Então muito legal ela tbm somar nisso :)
@@karenbachini posso fazer uma sugestão pra vc? Talvez (se possível) vc pudesse convidar outras pessoas com pele negra ou retinta pra te ajudar com os swots ( não sei se escrevi certo, provavelmente não kkkk) . Num vídeo dessa importância, podem nem cobrar participação. Deveriam não cobrar. Pela importância de fala de um vídeo assim de necessidade pública... Espero que vc tenha mto sucesso pq vc e mais q especial pra MTA gente. É a voz de mta gente. ❤
@@BiancaGomes_Martins Sempre lembro do dia que ouvi que asiáticos nao sofrem racismo ou xenofobia no Brasil e que eu, asiática, falar sobre xenofobia ou racismo seria tentar diminuir o sofrimento de pessoas negras/pretas.
@@dyyy8076 nossa, nada ver, tem mt preconceito com pessoas asiáticas, na vdd tem toda uma história de resistência e até de parceria entre mov negro e ativistas asiáticos.
O escarnio pra mim começa no nome "Mascavo", quando se lê é impossível não associar ao açúcar que tem um tom mais escuro e ai ela lança essa marca, com esse nome e não adiciona tons de pele negra a paleta é simplesmente ridículo. Hoje, todo mundo tem cartão de crédito, quem quer, dá seu jeito mas compra a marca que gosta e isso que foi feito é absurdo.
Fico feliz por nunca ter comprado a esponja dela, achei esponja tão boa quanto na Ruby Rose, a da linha marrom e da linha Feels.
Mano, sim! Pensei que só eu tinha pensado nisso. Quando alguém fala "mascavo" automaticamente a gente pensa no açúcar de cor mais escura e presença como um todo. Aí vem a blogueira que NÃO É INICIANTE no mercado de maquiagem, me mete essa... Eu teria vergonha.
eu comprei uma preta da ruby rose por pouco mais de 10 reais e ela serve pra tudo. não consigo conceber a ideia de cobrar mais que isso.
concordo! mesmo que seja a junção do nome dela, é óbvio que se remete ao açúcar com cor presente na nossa cultura. ela errou e errou foi muito
@@nickidsousa ouvi por aí que não tem nada a ver Mascavo do açúcar. E sim que o Mascavo é a abreviação do nome dela que é Mariana Saad de Carvalho. 😊
@plofe Pode até ser, mas como eu disse acima, a primeira coisa que se pensa quando ouve o nome da marca é esse
Vamos ser bem sinceros? Uma marca não é construída sozinha. Tem toda uma equipe. Nessa equipe não teve nem 1 pessoa que olhou e viu que faltava mais cores? Desculpa gente, mas pra mim simplesmente não quiseram fazer. 2024 não tem mais desculpa pra isso. Não faz pq não quer. Simples assim.
Pensei mt nisso tb, não é possível que uma equipe inteira que cria produtos assim, NINGUÉM levantou o dedo pra falar 'puts ta errado isso ai' sabe, eles simplesmente não quiseram mesmo, foi isso, não tem espaço pra um erro desse hoje em dia, a boca rosa trazendo 50 tons já foi apedrejada por conta de embalagem, a mari saad achou que entregar o que ela entregou ia ser de boa? Tenso ne
Na verdade teve e isso foi escolha. Porque o segmento da MariSaad era pra trazer uma linha premium e pra eles os negros não são o público alvo. Então eles decidiram lançar qualquer tom pensando que não iriam ser cancelado. Olhem pra MariSaad, ela é high society do puro mulheres brancas, loiras e morenas magras. Ela não se mistura e nem quis que a marca se misturasse com povão. Ela fez a marca, pra elite BR usar no dia a dia, não pra nós. Algumas brancas da classe média e baixa vai ter o tom, mas não se enganem de pensar que ela quer ser vendida como a make do povo. Magine
Menina, eu pensei o mesmo, hoje a tentativa de engajamento é tão grande, que eu não duvido de nada!
Exato, eu sou médica e consigo enxergar TENDÊNCIAS DE MERCADO, e cartela de cores é algo q vem sendo há pelo menos 2 ano enfatizado por muitos especialistas!!! É amadorismo ou displicência?
@@raphaelacabreira possivelmente jogada de marketing pq ela ja postou agora vídeo pedindo desculpa, e falando que vai lançar mais, ou seja, 'ouvi o feedback de vcs olha como somos uma marca que ouve os clientes' rs pra mim não colou... mas pra maioria da galera que comentou parece que tá tudo bem, tava a maior babação de ovo pra ela por la
"Não é sobre comprar ou não comprar. É sobre pertencer."
Ainda incluo: não é sobre comprar ou não comprar. É sobre poder escolher se elas querem ou não consumir um bem do qual sobre foram incluídas.
Eu, mulher negra, me senti validada nesse vídeo. E sim, seria ideal que pessoas brancas não falassem por nós, mas quanto mais pessoas falando sobre, melhor!
Também
Sou branca de pele clara, eu poderia usar todos os produtos da mascavo. Mas nunca vou usar ou comprar. Pq se minhas amigas não podem nem sonhar em ter o produto, não me interessa. Além do mais, meu dinheiro não é papel e eu não vou gastar 90 reais em coisa feia. Ruby Rose tá aí entregando tudo, incluindo todos e com um preço justo.
Idem
Muito bonito da sua parte, pensar no outro é privilégio de poucos. Chateada com a Mari, tantos anos no mercado, não dá para acreditar
Disse tudo!
Concordo com vc.
O sentimento que tenho é que ao comprar esses produtos eu estou participando do ato de exclusão.
Então meu dinheiro essa marca nunca terá 😊
Me sinto assim
É por falas e vídeos com essa empatia, que eu acompanho seu trabalho a tanto tempo ❤
obrigada por estar aqui comigo esse tempo todo 💖💖💖
Eu amo vc
Ela segurando o choro o tempo todo.😢 Você é um amorzinho, Karen, tudo de bom pra você!❤
Essa carta aberta precisa chegar a tanta gente inclusive na Oceane que continua lançando só 8 tons. Vc foi incrível, Karen. Necessária, sensível e didática. 🙏🏼
era oq eu ia dizer: muitas marcas precisam rever... A Mari tá ''apanhando'' agora, mas muita coisa ta no mercado da maquigaem há um tempo com bastante limitação de tonalidades.. no fim acreeditobq tudo vai dar certo ♥♥.
Payot também, 9 tons é um absurdo pra uma marca tão grande com anos já.
Arrasou na explicação sobre se sentir excluido, muitas pessoas acham que não sabem o que significa isso, mas no dia a dia a gente tem coisas que nos fazem chegar perto desse sentimento e saber a praticar a empatia, e quem não tem isso, faz uma marca que não liga pra isso
sei que esses momentos não são uma fração do que pessoas pretas passam, mas acredito que se pensarmos mais em como esses momentos de exclusão nos afetam, podemos compreender um pouco mais o sentimento de exclusão e frustração dessas pessoas quando são ignoradas por marcas
@@karenbachini Exatamente, se um simples "ser escolhido por ultimo na educação fisica" já nos deixa mal imagina o que é vc viver a vida inteira sentindo que não pertence ao mundo e é ai que vc entende que importa sim, que não é só uma maquiagem, é mto mais que isso, é achar que as pessoas não são importantes o suficiente pra merecer essa atenção! Valeu Karen, foi o melhor video que vi sobre o assunto e acho tudo que vc sempre fez questão de conversar sobre esses temas.
Mari Maria foi exemplo lançando 24 tons na cover up, nao teve dinheiro pra fazer 50, mas conseguiu distribuir muito bem em 24
Sim ela tentou incluir maior número de peles possíveis mais isso acontece não só no mundo da maquiagem isso acontece no mundo da beleza em geral mundo de cabelo ainda tem muitos produtos pra só um tipo de curvatura ou 2 ou 3 e outra fica de fora na moda ainda tem roupas que só pra certo tipo de corpo outros não essa problemática é preconceito escancarado da marca sim
Nossa, sim. Primeira base que achei o tom perfeito foi a da Mari Maria. Eu sou parda de um tom amarelado e as bases ou ficavam laranja, ou brancas demais.
Dinheiro a Mari Maria COM CERTEZA TEM!!!! Ela só fez essa escolha de lançar menos tons!!! TODO o mérito para a boca rosa, por sua posição social, porque no final de tudo é sobre isso!
Uma coisa que tem me incomodado muito é ver gente comentando que ela não iria lançar algo para um público que não teria como consumir. Gente, isso é problemático de uma tal forma...Negro não é significado de pobreza, nós somos plurais. Nós consumimos e muito! Eu achei esses comentários bem racistas.
Concordo plenamente.
Nossa simmmmmmm. Se tivesse tons pra mim e fosse bom eu compraria os produtos numa boa. Os pincéis dela são muito bons. Conheço tanta gente negra que compraria. Ela não queria clientes ricos, ela queria um clientes brancos
@@estercosta7720Caraca, essa última frase foi cirúrgica!!!
Antes do chororo dela pedindo desculpas ela falou nos stories que custa muito caro lançar mais um tom pq tem mínimo para pedido e bla bla… então que no primeiro momento como a marca está “nascendo” eles fizeram essa opção … ficou muito claro que ela colocou os tons para pele mais média e clara pq iria vender… já prevendo que tons escuros vendem menos… ela escolheu não atender e achou que ficaria por isso mesmo… sorry gata… em 2024 ninguém é bobo mais não
essa foi a forma velada e preconceituosa que o mercado achou pra ser racista...
A carta foi simplesmente perfeita, não teve ataque, não teve apontamento de dedo, foi humano e extremamente necessário!!!
A sim, pq Deus nos livre de deixar a Mari chateada e ofendida
Mais didático e correto que isso é impossível! Uma pena que as pessoas não tem maturidade para entender o básico.
Ou são só racista msm!
@ exatamente
Karen vc está sendo muito didática ao explicar como pode ser ruim pra uma pessoa negra não se ver numa marca.
Você foi muito necessária .
Mesmo com todos os problemas a sua marca é muito inclusiva, minha maior vontade é poder ter todos os seus produtos.
Sou negra de pele retinta e amo a Karen demais, achei o vídeo cirúrgico e graças a Deus que moro na gringa e não dependo de Mari Saad pra nada. Assistindo o vídeo usando minha base da Lancôme, pó da Fenty Beaty e blush do Patrick TA, que inclusive é americano, tem descendência filipina mas tem produtos super pigmentados, a questão da MS foi não querer vender pro público preto achando que a gente não tem dinheiro pra consumir os produtos. Por mim ela morre de fome, não compro um pincel dela.
Eu não dou um centavo na maquiagem dela, que a proposito, na própria oceane eu já nem achei tudo isso (testei uma única vez e pra mim foi mais que suficiente)
*AScendência.
Uma diva!
Exatamente!!!!!!! Ela não quer gente preta consumindo os produtos dela e agr que foi descoberta, tá dando voltas pra tentar conserta o erro
Eu também graças a Deus já tenho tudo que preciso importado. Aqui no Brasil os preços de produtos de blogueiras estão altos eu prefiro comprar importado. Só recompro o corretivo de marca nacional que não é de blogueira e pronto. Peguei ranço desse pessoal. As únicas que parecem ter produtos legais e acessíveis são a Karen e nina.
Nossa a Karen é tão inteligente tão necessária sem atacar ou falando mal da Mari.
Muito cuidadosa com as palavras, só falou verdades!👏👏👏👏
A voz trêmula enquanto fala da dor do outro ❤
Me deu um nó aqui também …..
Empatia ❤
@@pattyvickie eu chorei vendo...
Não só a voz, mas ela estava tremendo, sabe o pq? 😢
@@renatabarroca3838ela toma mtos medicamentos, sobre de ansiedade e depressao.
Esse começo doeu bastante, pq eu me senti nessas frases.. o grupo, o aniversário.. e é muito doloroso, podendo até adquirir outros problemas mentais maiores. Então, imagino como as meninas pretas podem e estão se sentindo nesse momento. Precisamos de respeito, ou lança para todos ou não lança ✊🏻
Eu tbm.
Eu estou soluçando de tanto chorar pq passei por quase TD isso.. EX: me excluíram pra organizar o chá de bebê mas decidiram o que eu ia dar de contribuição e presente, phooodaaaa😢
Eu não era tão inteligente, sempre era a magrinha, feia, evangélica…
Mas eu tinha a caligrafia linda.
Eu era a última a ser escolhida.
Eu só servia pra escrever os trabalhos.
Eu sei como é a exclusão.
😢
Eu senti tbm
Pq passei por tudo isso.
@@rafaelasabino3750 😓😓😓
Senti que a Karen sentiu essa dor com os 56% excluídos a voz trêmula, a assertividade. Ela usou sua voz pra expressar o que sentimos. Karen deixo aqui meu obrigado, foi excepcional você expressou o que sentimos...❤
Por isso compro teus produtos, Karen. Para além da qualidade, fico satisfeita em saber que você se posiciona desta forma.
💖💖💖
A qualidade dos produtos da Karen são sem igual, eu amo todos 🤍
@karenbachini , EU SOFRO DE DISTORÇÃO DE IMAGEM, eu sei que provavelmente vc nao vai ler, mas eu vou deixar meu depoimento aqui mesmo assim... como eu disse, sofro de distorção de imagem e descobri na terapia ha pouco tempo , sempre tive dificuldade em encontrar minha cor , porque o que o meu cérebro faz meu olho enxergar no espelho , não é verdadeiro, e meu cérebro entende que a câmera do cell registra exatamente o que sou, minha cor , minhas formas, entao só me maquio e me arrumo olhando na camera do cell, é uma ferramenta que aprendi a usar na terapia para me ajudar , já que não posso confiar no que meu cérebro que distorce minha imagem refletida no espelho... Esperei ansiosamente sua base ser lançada, porque confio nas suas resenhas , porque vc faz com mta naturalidade, sinceridade, integridade, vc fala com propriedade do produto , explica cada ativo e como ele age na pele... eu nunca consegui achar meu tom de pele , porque a cor que vejo no espelho , não é minha cor , ela sempre está distorcida, mas, com o app que vc disponibilizou consegui chegar em 2 cores , calma eu explico , eu tinha ctz que era oliva escura , era o que eu achava😂, então no app fiquei estupefata qdo vi que não era , fiquei em dúvida entre a C6NO e a C8ND , comprei as 2 , a C6 oliva quase ficou boa, ficou um " tiquinho" clara , mas a C8 dourada, ficou perfeita, e eu me peguei chorando, eu sei que parece fútil, mas pela primeira vez na câmera do cell que mostra pro cérebro minha cor verdadeira , eu tenho uma base que é exatamente a minha cor, é como se tivessem tirado uma amostra da minha pele pra fazer a base, até meu marido viu isso... eu me senti pertencida, não tive que adaptar , e isso trás um sentimento tão feliz , de se encontrar , de existir... eu sei que parece fútil, mas é algo que fez mta diferença na minha vida, porque todos os dias , nosso rosto é a parte do corpo exposta ao mundo, e eu passo a sua base no meu rosto e me sinto segura , porque é exatamente a minha cor , não é uma máscara, sou eu ! Obrigada, mto , mto obrigada por desenvolver um produto tão perfeito ! Ah e a cor C6NO eu dei para uma amiga que ficou perplexa com a base , ela não acreditava que a base era exatamente da cor dela, não dá diferença entre rosto e pescoço, no aveludado que deixa a pele, no conforto... então mto , mto obrigada por nos "convidar para esse aniversário", nos incluir nesse time ...😅 🥰 obrigada por me ajudar nessa jornada de me encontrar ... quero assim que possível adquirir toda a sua linha, blush, sombra, batons, gloss... pouco a pouco chego lá...🤗
@@jesaniah que lindo depoimento.
Nunca será algo fútil se sentir desconfortável com algo que deveria ser cotidiano! Mesmo que seja uma base, é um peso que você tirou de si mesma.
A Karen é uma ótima profissional, e mesmo ela lendo ou não lendo seu comentário, saiba que pessoas como VOCÊ fazem o mercado ser diverso!!
É nítido sua felicidade quando testou a cor perfeita. Lembre-se que é um direito seu ser incluída nas “festas de aniversário”.
Um grande beijo pra ti❤️ seu brilho é viciante!!
@@fuicatarcoquinhos8099 emocionada com seu comentário, mto obrigada pelo carinho e empatia, pessoas como vc fazem a diferença e iluminam por onde passam 🥰
Mari Saad sempre teve a personalidade patricinha Barbie da meritocracia . Lembro quando ela foi/ou fez festa em pleno lockdown. Parei de comprar os produtos dela simplesmente pq acho que tem outras empreendedoras que eu pago/invisto meu dinheiro mais “feliz”. Entregam qualidade igual ou superior com o bônus de serem pessoas que pensam no coletivo.
Karen, aproveitando pra pedir pra você testar os produtos Nina Makeup. É de uma mulher nordestina, e tem muita gente falando muito bem da marca!!
Eu tbm deixei de seguir ela desde a merds que ela faz na pandemia, foi horrível! E sinceramente não acho os produtos dela tudo isso, não. Tem muitas marcas maravilhosas no mercado, e sim, a Nina tá arrasando e eu queria muito ver uma resenha de produtos de uma mana nordestina como eu. ❤
Eu não seguia antes desse episódio e depois dela estar no momento do "fod@-se a vida", entendi que não é o tipo de pessoa que me interessa acompanhar. Com essa postura em relação à marca própria, eu vi que, realmente, mesmo eu não tendo dificuldade de achar bases, não sou da 'turma dela".
As pessoas dão sinais. A primeira vez que eu ouvi falar em Mariana saad foi quando a beyoung deu um baita caô ao lançar um produto cuja amostra iria “gratuitamente” para as consumidoras. O negócio deu um bafafá e eu lembro muito bem da saad mandando todo mundo pra ponte que partiu (figurativamente) e endossando a sua publi. Depois veio a oceane e eu imaginei que a guria era boa mesmo. Mas o mérito foi da oceane. Agora ela está lançando os produtos com o que ela realmente é. Não tem para o povão. Ela simplesmente não gosta de povão. Menina rica e bem nascida, ela gosta dos iguais. E é isso aí…
Que comentário idiota! E o tanto se boçal q curtiu? Julgou a pessoa pelo produto 🤦🏽♀️
Mari não está preparada pra críticas! A prova foi o vídeo resposta em tom de ataque que ela deu
Pra quem quiser entender mais sobre, é só ver a reação da "Iamirella" qdo ela usa a base e contorno da Boca Rosa X qdo ela usa fa Mascavo. Na BR ela chega a dar gritinhos de felicidade por se sentir "convidada para a festa", "incluída no rolê". Senti uma felicidade imensa por ela❤
Simmmmm!!! Eu até fui assistir novamente o vídeo da Mirella no Instagram com a BR e ela ficou MUITO contente usando o stick. Ver o vídeo logo depois da decepção de aplicar o produto da MasClaro... foi de doer.
karen, seria incrível se todas as pessoas não negras tivessem a capacidade de pelo menos raciocinar como você. a impressão que dá é que realmente essas marcas lançam os produtos para um público específico, com a intenção mesmo de não incluir pessoas que não façam parte da bolha delas. parabéns pelo vídeo, uma aula de empatia.
obrigada 💖
Karen, te acompanho há tempos, e mesmo com toda a questão da ansiedade, sua fala e sua linha de raciocínio foram lindas e lógicas. Fico feliz por ver seu progresso, orgulho de te acompanhar ❤
Ela falou sobre ansiedade em algum vídeo?
@@soacrssim, ela pede que as pessoas não abrace ela rapidamente ( algo assim) pq ela tem ansiedade, Karen é uma fonte de apoio nas minhas crises, pq os vídeos dela me acalma, ela é maravilhosa, vou tentar achar o nome do vídeo, se eu encontrar eu venho aqui e posto o nome.
A tranquilidade de saber que não preciso e nem quero nada da marca mascavo. Check ✔️
Dá pra perceber o choro segurado na tua voz. A gente não precisa ser preta pra se doer e se importar com o sofrimento de quem é. Se uma marca não tem pra todos, não serve pra mim.
@@cariolca sério que tu caiu? Pesquisa o passado da Karen.
@@beatrizfernandes7354Olha, aquelas falas dela são mesmo horríveis, elitistas, ela viu aquilo tudo e se desculpou. Se ela, depois de se desculpar, mudou e está aqui lutando pra que o mundo da beleza seja mais igualitário sendo que podia ficar caladinha igual um monte de blogueira amiga da dita cuja, por que criticar ela nesse momento? As falas dela não vão ser apagadas e vão ser sempre feias, mas ela não cometeu nenhum crime e acho muito injusto estigmatizar uma pessoa pelo resto da vida dela por erros passados mesmo com ela mudando e tentando melhorar.
O passado dela mostra um pouco de alienação de classe e não racismo
Desculpa gente, mas se tu chora por esse motivo com tantas marcas que tem produtos para pele negra, vá para um psicólogo.
Não concordar com o lançamento ok, dizer que é um sofrimento e gera dor é exagero.
@@evelinteixeira996 realmente vc não entendeu o vídeo...não é sobre comprar da marca ou não
é sobre a população negra ser, repetidamente, excluída. é sobre essa sensação de exclusão, não pertencimento.
ótimo que existem marcas focadas para a população negra, mas quando um grande lançamento ignora totalmente sua existência, é um tapa na cara
Você explicou de uma forma tão simples e sensível ao mesmo tempo que me senti acolhida
É muito bom ver seu posicionamento quanto pessoa, gostaria muito que todas as blogueiras fossem assim
Karen sempre sensata.
"Não é sobre comprar ou não comprar. É sobre pertencer."
Pra mim meio que ficou claro que ela quis uma linha cara, que aparentasse luxo e que pra ela, pessoas pretas não fazem parte desse nicho. R4cismo puro, ela tem experiência de mercado e COM CERTEZA acompanhou seu lançamento e o da Bianca, vendo a quantidade de tons que vcs lançaram, a BTSkin anos atrás tbm, e só escolheu ignorar. Espero que ninguém mais compre mesmo que ela adicione depois pq é claro que ela vai adicionar por pressão.
A Karen chegou a citar que as amigas da Mari são todas brancas. Ela só convive com brancos da alta sociedade. Foi realmente racismo.
As vezes nem adiciona novos tons... Vai fingir que esqueceu igual a Oceane
sim! também senti isso, sendo que nada a ver, marcas como dior e lancome tem tons beeem lindos pra pele retinta! a mirella mesmo, que fez o video que chegou na golloria, tem videos usando dior em que fico babando na base rsrs
Exatamente, pessoas assim não deveriam ter esse engajamento
Isso é ser anti racista, falou tudo e com classe.
Parabéns e obrigada Kah ❤
02:34 chorando aqui porque até hoje me sinto assim” sintir não “ ser essa sobra de sempre
Eu espero que um dia VC encontre pessoas que te valorizem como você realmente é, que você não perca sua essência e a única coisa que você venha a mudar seja porque você sentiu que precisou melhorar pra evoluir como um ser humano, não pra se encaixar onde muitas vezes nem vale a pena.
Eu já me senti muito assim, principalmente na época da escola, lembro que as vezes eu tinha que passar o intervalo no banheiro porque não tinha ninguém quando minha amiga faltava, quando eu ficava em pânico nos trabalhos em grupo porque sabia que ngm ia me escolher e com o tempo eu fui aprendendo a me excluir sozinha pra me defender.
Hoje eu consigo perceber o quão fui maldosa comigo, porque acreditei que não era boa o suficiente pra estar com alguém, eu tenho aprendido a gostar da minha própria companhia e aprendi a valorizar as pessoas que me aceitam e me amam do jeito que eu sou, espero um dia você consiga enxergar isso também ❤
@@panmeep9264muito obrigado meu anjo❤❤
18:30 perfeito! mascavo ignorou pessoas pretas e vai virar dps e dizer “tá vendo? não vende”
O Grupo que lançou a linha dela são proprietários do site AMOBELEZA, além de outras marcas no mercado de beleza, possuem uma marca de produtos de cabelo no qual se apoiou por muito tempo em produtos para cachos (chega ser ironia) , esse lançamento foi totalmente pensado, e a exclusão de tons para pessoas pretas não foi por acaso
Capaz de falar mesmo, melhor do que pensar e validar o ‘ vou por uma quantidade menor de produtos dessa cor pra entender o mercado’
Deu seu posicionamento sem perder a mão, isso é o que falta muitas vezes, e nós que consumimos esperamos das marcas/ donos de marcas!
Querida Karen, hoje venho por meio desse comentário agradecer a você por fazer esse vídeo. Hoje mais cedo aconteceu o primeiro dia de prova do Enem, e através do seu vídeo que ontem surgido como forma de refúgio para me acalmar da ansiedade de fazer a prova, hoje eu consegui citar muitas coisas que você falou no seu vídeo na redação do Enem. Queria te agradecer d+ pro fazer esse vídeo, vou lembrar para sempre de como você influenciou para o bem na minha trajetória de vida.
A Fenty Beauty fez revolução no mercado internacional, mas aqui no mercado nacional tinha a Bruna Tavares, que na epoca tinha a linha Pausa para feminices na tracta, que lançou um tom para pele retinta. Poderia não ser o tom perfeito, pois faltava uma consultoria melhor, mas era já algo revolucionário por aqui
a bruna abriu portas para todo o mercado e por isso sou apaixonada por essa mulher 💖
Na vdd a MAC ja tinha inumeros tons antes da fenty chegar, por isso a mac era a salvação de todo maquiador!
Realmente... a pioneira ao meu ver era a MAC
@@CIZE88 ia comentar isso! Acredito que essa seja uma perspectiva de pessoas brancas. Pessoas negras sempre souberam em que marca nos incluía . Inclusive era um sonho de consumo ter uma base da Mac, ainda é para muitas de nós que era criança quando começou a ver vídeos de maquiagem.
@@CIZE88 Mas a Mac é de fora, ela ta falando de mercado nacional
Não tem jeito. Por isso que a Karen é a maior referência desse nicho no Brasil 👏🏻
Seu posicionamento foi lindo! Você não falou só sobre maquiagem, você falou de AMOR!
Você é maravilhosa e todos nós esperamos que essas situações não continuem causando constrangimento/ exclusão para pessoas de pele negra.
SIMPLISMENTE SENSACIONAL...clara, simpl,es, direta e absolutamente inteligente ao se referir as classes menos incluidas..já te amo..mas agora para mim vcé uma DEUSA...PARABENS..abraços do interior do RS
É 100% o papel das pessoas brancas no combate ao racismo: explicar por A+B porque certas pessoas estão equivocadas. Obrigada Karen ❤
O fecho tão bem educado mds, perfeito acompanhar pessoas sinceras e bem posicionadas❤️
ouch, essa doeu! mas como tu disse, não foi um “erro”. obrigada por comunicar o que muita gente sentiu
Não foi um erro, foi uma escolha.
A Mari Saad escolheu excluir mais da metade da população brasileira e selecionou explicitamente o público alvo!
Mas ainda bem que temos um mercado com Karen, Pink Mouth, BT e tantas outras marcas incríveis e inclusivas 🌈✨
O Grupo que lançou a linha dela são proprietários do site AMOBELEZA, além de outras marcas no mercado de beleza, possuem uma marca de produtos de cabelo no qual se apoiou por muito tempo em produtos para cachos (chega ser ironia) , esse lançamento foi totalmente pensado, e a exclusão de tons para pessoas pretas não foi por acaso
@ passada 😮
Eu nem conhecia essa influencer, mas ela tem muito conhecimento sobre make e sensibilidade para falar com as pessoas.
A maioria das pessoas só reclamou e pronto...
Parabéns pela coerência e sensibilidade.
A sua empatia, sua sensibilidade, quem você é.... Não existem palavras para descrever . Você merece todo sucesso do mundo Karen ...
Parabéns Karen!!! Me emocionei nesse vídeo... É lindo ver uma pessoa que sabe do privilegio branco que tem falando oque nós pretinhas gritamos diariamente para muitas vezes não sermos escutadas! Por esse motivo vc é inspiração para muitas!
Marcas novas Karen e Bianca: erraram tentando acertar.
Mascavo: nem tentou.
!!!
Nossa, Kah... você falou tudo. Eu, branca igual a uma vela, fiquei DESAPONTADA com esse regresso. Agora imagine só, alguém de pele negra, como não ficou? Qual o sentido de lançar os produtos se ela ainda PRETENDE colocar tons mais escuros? Não seria melhor esperar que todos ficassem prontos? Ou, como você disse, talvez ela nunca tenha tido a intenção de lançá-los. Já fico indignadíssima com a cartela limitada da Oceáne, que é uma marca tão boa e tem recursos para investir em uma cartela maior. Agora, a Mari... eu fico sem palavras. É um absurdo, e acho que temos que cair em cima, sim, pois agora há um motivo - e um motivo sério. É sobre inclusão e pertencimento, e é inaceitável em 2024 vivenciarmos algo assim!
nós devemos e iremos cair em cima, temos que expor quando esse tipo de coisa acontece e quem sabe assim as marcas passem a pensar na inclusão como uma base para seus produtos e sua identidade
@karenbachini exato!
No início dos vídeos promocionais dos bronzers, antes do lançamento da marca, ela citou que teriam esses dois tons e não mencionou em nenhum momento desenvolver mais. Depois que toda essa polêmica estourou, ela mudou o discurso prometendo mais cores. Sinceramente, talvez na cabeça dela eles serviriam apenas de iluminador para as peles negras e tava tudo bem pra ela! Ela não entendeu a problemática disso (além de claramente não ter testado esses bronzers em pele negra já que, como visto nas resenhas, ele acinzenta e não serve nem de iluminador como dito no pronunciamento).
@@rafaelasiqueira2939a Mari não entende nada de subtom, eu sempre senti isso nos produtos dela, sempre aquele fundo horroroso meio terroso/bronzeado que ela insiste em achar que todo mundo tem , pq claramente é o tom dela 🙄. Eu já boicotei a marca dela desde a oceane e essa mascavo não vai ser diferente pra mim
Falou tudo!!! Além de não atingir o nosso tom, os valores são absurdos. Prefiro manter meus baratinhos que além de ser em conta tem cores que atendem o meu tom.
Sou negra e tenho dificuldades e meu sonho e um dia ter uma lojinha de maquiagem que tenha produtos para atender as pessoas de pele negra retinta amei o seu vídeo.
Muito obrigado!
É sempre bom reiterar que racismo é um problema de pessoas brancas. E ver você como uma pessoa branca falando sobre de maneira respeitosa me deixou em paz.
Excelente colocação 👏
Racismo não é problemas de pessoas brancas, racismo é problema de racista, não generalize uma cor.😘
@@Barbara야만인a colocação dele esta certa, se vc é exceção a regra que otimo parabens
@@aliceuniversidade não vou perder meu tempo com gente que acha que sabe de alguma coisa e que fica propagando bobagens, tá na universidade e não sabe nem argumentar.
@@aliceuniversidade a colocação dele não está certa, e toda generalização é bur4a.
Acho q ela nao merecia essa explicação toda. Ela ja sabe disso tudo, isso é amplamente falado no mundo da beleza hoje em dia. Ela só não liga e não quis incluir pretos retintos
essa explicação não é só pra ela ;) tem mta gente fazendo review e que tb não entendeu oq to tentando explicar
Eu achei o video super necessário e que bom que a Karen o fez, sabendo ou não, o debate é enriquecedor e só ajuda a pauta.
@@laura.s2amore e só pode dar opinião pra quem quer ouvir? tá doida é
@@laura.s2 ela tb não pediu pra vc vir aqui comentar e vc veio :)
As vezes as pessoas tem vontades próprias!
o vídeo é necessário, mas vc tem toda razão, ela simplesmente ESCOLHEU fazer assim!
A kah, mais uma vez sendo cirúrgica, carinhosa e honesta. 🫶🏻🫶🏻🥲
Você é necessária nessa internet e amo demais o seu trabalho e as suas resenhas.
Obrigada por tanta dedicação. Eu imagino o tanto que deve ser difícil viver isso, principalmente porque as pessoas são maldosas.
Mas obrigada por tanto 💞💞
Não sou consumidora do seu conteúdo, mas foi cirúrgica, objetiva é extremamente clara e concisa. Parabéns pelo discurso.
por isso q sou fã da Karen!!
é sobre pertencimento
💖
Vou passar o seu vídeo para os meus alunos de redação, estamos estudando assunto sobre racismo estrutural e racismo velado. E achei interessante incluir sobre maquiagem já que o mercado da Beleza teve ascensão enorme nos últimos 10 anos aqui no Brasil. Amei o vídeo, parabéns!
Nossa realmente vc conseguiu falar muito bem! São muitos anos sendo excluída do mercado da beleza antes de chegar a fenty beauty. Eu me sinto humilhada como se gritassem na minha cara que eu não tenho dinheiro pra comprar a marca dela, que não posso ser clean girl. É muito ruim se sentir assim. É como se não valêssemos o investimento dela! Me arrependo de todos os vídeos tutoriais da Mari Saad que assisti até hoje. Pq quando o dinheiro está envolvido é que conhecemos a pessoa (rac1$ta).
😢😢😢😢 torço para que nunca mais te façam sentir assim.
Mas nesse caso ela ganharia até mais dinheiro se lançasse para pele negra. Não é sobre dinheiro! É sobre achar que negro não merece consumir!
Não se sinta mal por ser excluída de nada, mana, é livramento. Esse povo não vale 1 real de big big.
Esse tipo de "erro" nos dias de hoje, depois de tanta mudança no mercado não é um erro. É um posicionamento. É uma escolha. Botar essa marca no mercado com esse problema foi uma escolha. Vamos ser sinceros? Ela tinha o tempo e provavelmente o dinheiro pra investir e melhorar a marca. FOI UMA ESCOLHA.
Se não tivesse o dinheiro, ela tem nome o suficiente pra encontrar investidores. Inclusive, foi o que a própria Rihanna fez ao lançar a Fenty.
É notório o pesar na voz da Karen e como ela bem pontuou "já há experiência no mercado".
E ela tem experiência dos dois lados da história como consumidora e como empresária.
20:14 ela entende perfeitamente karen, perfeitamente, ela simplesmente escolheu não incluir... Ela Merece ouvir umas verdades isso sim 😂
Achei que ela foi desnecessariamente educada, como se ela estivesse falando com uma ignorante, como você bem disse, foi uma escolha. Admirei muito a Karen, mas ela tem que agir assim com quem merece.
@vandasantz9741 parece que a Karen tem rabo preso com sonsa da Mari, ela deveria falar num tom que a Mari merece ouvir, curto e grosso, e não assim passando a mão na cabeça dela🙄
Como profissional de marketing com 15 anos de experiência, acredito que o que ela fez foi uma escolha. Tudo foi pensado pra esse f8m. Ela só não esperava o retorno ou, mesmo que esperasse, não esperava tanto.
Esse quiet luxury, essa pegada old money, clean girl tem essa pegada segregacionista.
Fala cirúrgica, Karen.
Está escancarado, é bom ter uma profissional pra falar, mas qualquer um vê.
Eu trabalhei em uma farmácias que em um certo dia em que uns BB CREAM para pele negra venceram a proprietária disse que nao iria repor mais, e insinuou que pessoas negras nao tem poder aquisitivo para esse tipo de consumo (beleza e estética). Senti uma dor que é mais uma vergonha com indignação parecida com a desse momento. Lembrei de quantas vezes na adolescência minhas amigas se maquiavam e eu simplesmente nao tinha um produto que me representava... pensei q muitas vezes as pretas nao entram em uma loja pra consimir esse tipo de produto ou serviço pq temos medo, temos a memória da exclusão
Perfeita na sua colocação! Eu mesma sou uma que não comprarei mesmo depois do “ajuste”
Video muito bom mesmo!!
somos duas
O certo seria ngm comprar, pois só assim eles sentem, no BOLSO
exatamente! diferente da boca rosa, da vontade de comprar após a mudança pq ela aceitou as críticas e melhorou
I na voz ja mostra o nivel de impatia dela vc é muito humana seu video foi incrivel orgulho de ser sua fa mulher
Não acho que ela destruiu tudo o que já foi feito. Ela simplesmente acabou com o próprio nome. Não me ofendo por não ter sido “convidada para a festa,” simplesmente me recuso a participar de qualquer festa que essa pessoa queira fazer no futuro.
Sou branca, porém tenho pessoas muito próximas de pele preta e que estavam aguardando esse lançamento. Me recuso a comprar Mascavo depois disso… achei muito triste simplesmente ela “deixar pra depois” as cores mais escuras. Ver alguém que estava super ansiosa olhar no site e não ter tom foi revoltante.
Sinto a mesma coisa .. desanimei
Aconteceu isso cmg e eu nem sou preta, eu sou parda e tem gente que fala que eu sou branca e eu não achei que os tons me atendem. Imagina quem tem pele mais escura. E eu fiquei tão chateada pq achei o marketing super ~vibes. E eu não tinha entendido o racismo por trás do meu sentimento de não me sentir bonita o suficiente, parte das "vibes" o suficiente, mas esse video da Karen foi mto esclarecedor.
@@pikuxa1106a gnt não é "clean girl" suficiente
Também não compro de forma alguma , pra mim piro que não existir e me enojar 😒
Esse paralelo do início acertou um em cheio.
Eu nem sabia que a Mari Saad tinha lançado marca, mas me peguei chorando - literalmente - assistindo um react que achei que seria apenas sobre mais uma “polêmica de blogueira”. Porque o tema me atravessou num lugar muito sensível.
Passei toda minha adolescência e inicio da vida adulta me sentindo excluida do mundo da maquiagem porque nada nunca dava certo pra mim (e eu nem sou retinta). Chorei quando a Bruna Tavares lançou a primeira base da minha cor que eu poderia comprar, e hoje quase 5 anos depois choro em saber que ainda existe muito rac- no mundo
Vc e Bianca tiveram erros na produção. O que a Mari fez foi uma escolha. Errar é humano. Excluir 56% da população é racismo.
Que incrível você ser tão cirúrgica e empática principalmente com os clientes Karen🫶🏼
Boa Karen, é isso! Não dá mais pra ter só uns tipos de beleza sendo contemplados!!!
a beleza de todos deve ser contemplada 💖
To aqui ha anos e sempre vi a Karen ser extremamente respeitosa e empática. Apesar de achar que dessa vez, a pessoa nao merecia nem isso, eu continuo admirando. E fico feliz de ver que estão reconhrcendo esse lado da Karen ❤
Karen, conheci o Herdeira da Beleza aqui e não esperava menos de ti. Obrigada pela empatia e didática 💕
nem dá pra dizer que foi um erro, porque quem entende de mercado sabe que esse tipo de erro não se comet3e. Isso que aconteceu, este lançamento tão exclusivo foi uma ESCOLHA. Ela escolheu não incluir, não sabemos por quais motivos, mas como em qualquer mercado, toda escolha vai trazer uma consequência, as vezes positiva, as vezes negativa. Enfim, é muito difícil olhar para este caso, do ponto de vista mercadológico, sabendo que existem tantas etapas até o produto chegar no consumidor e que em nenhuma das tantas etapas não teve ninguém para dizer que essa identidade visual de "brasilidade" não condizia com o que estava sendo entregue ao público. Porque se isso realmente aconteceu, se foi falta de um especialista, então alguém (ou alguns) na equipe dela precisam ser substituídos urgentemente.
De toda forma, seguimos esperando pelo melhor e torcendo para que não venhamos a retroceder.
ela escolheu não incluir pq o mercado de luxo é o que mais cresce no mundo (errou no design, como vc falou)
Mas ate as makes de luxo tem base para peles retintas hoje em dia. E tem pessoas pretas que tem dinheiro para comprar bases e produtos de luxo.
Muitas pessoas ficam dando a desculpa que ela escolheu um publico alvo, mas esquecem que escolher um publico alvo, é no sentido de mercado financeiro (se é de luxo ou não), mas público alvo baseado apenas no tom de pele, é "apenas" rac1sm4 mesmo.
@@tainasiman2107
"Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar" - Verna Myers.
As pessoas assistiram o vídeo mas ainda não entenderam, falando q pessoas de pele retinha deveriam usar marca x e até mesmo falando que devem comprar maquiagem e doar para pessoas negras. ENTENDAM somos consumidoras, pessoas negras comprar maquiagem! “A porque tal marca tá falindo” estamos usando fenty gente, huda, acorda. O que estão propondo? Uma segregação? Aquela marca é sua essa é nossa. Nunca pararam pra pensar que pessoas negras gostavam do trabalho dessa blogueira e quiseram comprar a marca dela? Ou então que gostavam dos produtos da oceane em colab com ela. A questão aqui é inclusão, não é valor, não é lançar uma marca só de produto pra negras, ela só não quis incluir a gente, não somos minorias, não somos carentes, não precisamos de doação. Apenas queremos ser incluídos nas cartelas de cores da marca, não só queremos, precisamos. O Brasil é um país miscigenado os tons são muito específicos, se for lançar uma cartela que atende só uma parcela desses tons é simples, NÃO LANÇA
Quem gosta da Mari Saad realmente boa pessoa não é. Em pleno lock down na pandemia a gata estava fazendo festinha/festejando.
A consumidora brasileira tem o poder dobl boicote, somos numerosas, mas o consumismo fala mais alto.
eh isso
@@mariaclara-yd2uz por isso “gostavam” flor
Apesar de não achar certo, eu até compreendo o pq de países como a Coréia do Sul não terem tons de base mais escuros, visto que a maioria da população é de pele clara ou busca usar um tom até mais claro que o da sua pele pra se encaixar no padrão. Porém, aqui no Brasil, 55,5% da população é auto declarada NEGRA, é mais da METADE da população brasileira, como que a cartela de tons escuros pode ser tão deficiente? Acho impossível não ter demanda para esses tons. E como a Karen disse, mesmo que vc não faça 50 tons de base devido ao orçamento, é importante ter o tom mais claro e o mais escuro pra q ao menos as pessoas possam fazer misturinhas e não ficarem completamente SEM A OPÇÃO de ter um produto.
E eu digo isso pq sou muito branca e antigamente era um sacrifício achar uma base do meu tom, sem contar que a maioria tinha um subtom amarelado que me deixava parecendo um minion. Hj em dia uso as maquiagens da Rare Beauty que tem uma gama enorme de tons E SUBTONS, mas também vi que várias marcas nacionais estão trazendo tons bem claros atualmente e isso é ótimo. É importante mesmo dar essa pressionada nas marcas, a população tem o direito de querer estar incluída no público alvo dos produtos e é só desse jeito pra conseguir progresso.
Eu acho que ela pensou que pessoas pretas não teriam dinheiro pra comprar a marca dela. Vergonhoso, na minha opinião.😢
Fico muito feliz em ver que finalmente, não somos só nós os pretos, falando sobre o racismo no mercado. Obrigada pela sua responsabilidade e empatia Karen !!,
A voz dela tremia e a minha lágrima caia ❤ Obrigada
Vi a sua delicadeza em trazer esse assunto, seu cuidado em falar,e dá pra sentir daqui o que você está sentindo
Admirável sua postura 🫶🏻
Necessária!!! Apresentou o ponto sem atacar… perfeita!!! 👏🏻 e precisa ser dito!!! Não pode deixar de ser dito…
Gente negra comprem as bases da negra rosa! Uma mulher negra que está ajudando a mudar todo este cenário, não fiquem dando importância pra quem não importa com vocês! Aprendam com a Rihanna!
Up!!!! Estou chateada vendo o pessoal falar que faltou marketing da negra rosa!!! Gente, não faltou marketing, não!!!
Exatamente.
@@mariaclara-yd2uz as bases são maravilhosas. Todos os produtos com preços acessíveis!
Olhando a Contém 1gr que com apenas três contornos em stick atendeu senão todos os tons de pele, pelo menos 80%. A Mari não sendo uma iniciante no mercado mostrou com esse lançamento que ela não quis fazer tons para peles negras!
Toda marca antes de lançar e investir dinheiro em um produto faz pesquisa de mercado com o objetivo de vender para um determinado público alvo e assim faturar mais.
Karen foi muito diva nas explicações❤
Parabéns Karen, vc tem um coração gigante!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acertou muito no posicionamento! Falei a mesma coisa sobre no meu insta…é muito complicado e acho que as pessoas não estão prontas pra esse assunto maaaaas já passou da hora das marcas de maquiagens serem realmente inclusivas!
infelizmente não são todos que estão prontos para esse assunto, mas quem sabe se debatermos mais, mais pessoas consigam compreender e mais marcas não cometam mais esse grande erro
@ Sim!!! Sempre te acompanhei e achei que você foi cirúrgica no posicionamento e muito respeitosa! Parabéns, você soma muito pra essa comunidade ✨❤️
A sensação que passou foi que pessoas pretas não importam, que não rolou uma pesquisa básica sobre quem é o consumidor dela, o pós tentando remediar a situação não deu mt certo e foi uma postura completamente oposta do que uma dona de uma marca deveria ter.
Muitos reclamaram que você “nao assumiu que error” no seu lançamento mas claramente veio aí.
Tá aí, gostei muito do posicionamento!!! Parabéns pela iniciativa e por usar sua voz!!!!
Extamente Karen! Você é muito cirúrgica! Te acompanho a anos e você sempre sempre sempre falou sobre isso!!!!! Inclusão das cores! Nunca passou pano pra nenhuma marca!
e jamais passarei! e espero do fundo do meu coração que um dia eu não precise mais falar disso, que a inclusão seja algo fundamental no lançamento, desenvolvimento e entrega de uma marca
Awww karen vc não precisa ser uma uma mulher preta pra combate o racismo 🥺 sou uma negra light skin e posso te garantir que vc foi fantástica,maravilhosa e cirurgica em suas palavras... pude sentir até em seu tom de voz !!! obrigado diva🤎🖤
Simplesmente surreal, cirúrgica, arrasou em tudo
urruuul um monte de video na semana, é um presente ❤
eu tinha que trazer esses presentes pro clã 💖
E é por isso que Karen é muito alem de uma blogueira de maquiagem, tenho um enorme prazer de acompanhar ela des de 2016 e acompanhar sua caminhada ate aqui...
Esse video é como um remedinho nos nossos corações, obrigada por isso Karen, voce é incrível e a internet NECESSITA de mais prssoas como você❤
Karen, sempre sensata! Parabéns, vc disse TUDO 👏🏼👏🏼👏🏼
Karen vc é uma profissional que nos espelhamos muito, parabéns por ser tão transparente, orgulho de ser do clã ❤️❤️👏
obrigada 💖💖💖