Zweig fala sobre a ascensão do nazismo em uma sociedade tão cultivada? O que levou a sociedade a aderir a um projeto tão macabro? O que aconteceu? E o que tinha que ter acontecido e não aconteceu? Tati Feltrin foi flagrada elogiando Bolsonarista Raíz nas redes sociais antes das eleições. Disse concordar com 80% do que Olavo de Carvalho disse em seu principal livro. Porque a sua cultura literária não a imunizou? A cumplicidade e a alienação dos intelectuais do tempo de Zweig é lida por ele? Perguntas incômodas, mas que não podem calar.
@@larissafumis0369 , a pergunta é uma provocação. Podemos dizer que médicos que validam tratamentos ficcionais para a COVID em plena pandemia o fazem por "desinformação" ou "burrice"? Claro que não. Eles estão engajados em um projeto de poder que os fazem justificar todos os meios para atingir fins últimos. Qual a resposta que os que não estão engajados nesse projeto de poder precisam começar a construir?
E a Autobiografia de Zweig é tanto mais impactante por sua demonstração cabal de que mesmo um mundo de segurança econômica e moral, amor às artes e progresso científico ("Ordem e Progresso") não é capaz de evitar a alienação política das pessoas nem de impedir a gestação de monstruosidades que tem potência suficiente para ascender ao Poder e lançar o mundo ao Caos e à Barbárie. Nesse sentido, "O Mundo de Ontem" é uma leitura perfeita para compreender e repensar a conjuntura política atual do Brasil e serve como alerta para nos protegermos contra as germinações de avanços totalitaristas e fascistas, alicerçados em Ódio e Preconceito. Antes de cometer o suicídio aqui em Petrópolis, ele foi muito bondoso em nos legar uma obra como essa que não é só um deleite de amor às artes como também uma carta política, sem ideologia, para gerações futuras se prevenirem contra desgraças profundas como o fascismo e o autoritarismo.
Ah..... Paloma....ai! O Alberto Dines um dos maiores Jornalistas desse País ama e reconhece no Zweig um Gigante. O Alberto morreu há pouco. Talvez você conheça, fazia o observatório da Imprensa na TV Brasil. Abç Lima! Cruz-maltino RJ.
Paloma simplesmente de boca aberta 🤩 com esse vídeo! Já amava Sweig, agora então, um dos meus autores preferidos. Recentemente adquiri de um sebo a coleção inteira dele e é algo incrível a escrita dele. Estou lendo tudo que encontro na frente dele. Encantada com o conteúdo do seu canal!
Nossa, dá pra sentir o amor que você tem por esse livro pela paixão que você fala dele! É contagiante! Estou ansioso para adicioná-lo às minhas metas de 2020! Beijos
Estou a ler e é mesmo muito bom . Obrigada pelo seu entusiasmo com este livro . Já tinha lido em tempos algumas das biografias e romances dele mas este é na verdade excepcional .
Eu li esse livro e outros dois, de autoria do Zweig (as biografias de Mary Stuart e de Maria Antonieta). Esse escritor é excelente. Imagino como deve ser maravilhoso lê-lo no original. Parabéns pelas suas resenhas. Descobri seu canal há poucos dias e já assisti a muitos vídeos. Você é muito competente. Obrigada.
Gente que coisa Paloma estou muito emocionada a vida dele foi assim muito intensa, preciso ler esse livro gente, nossa e você fala assim como uma paixão que nos convence a lwr tudo da pessoa 🤩
Realmente, ao terminar esse livro ficamos meio que em estado de graça. Vendo sua empolgação me lembrei das sensações de lê-lo. Um senhor escritor que é sempre bom ler ou reler. Continue o bom trabalho. Abraços.
Roberta Ferreira Ramos feliz em ter despertado em você novamente as sensações de ler esse livro maravilhoso, Roberta! Muito obrigado pelo comentário querido 💜 super abraço!
Alguns anos atrás eu li um texto dele chamado "Aos que não podem falar" e eu fiquei impressionada! Eu nem sabia quem era o autor, só baixei porque o e-book da Zahar estava de graça. Eu comprei todos os livros dele que estão disponíveis no Brasil e, sério, eu não sei o que estou esperando para ler porque eu tenho certeza que vou amar hahahha Quando você falou que ele visitou a propriedade do Tolstói, eu quis chorar! Descobri seu canal hoje, adorei e já me inscrevi. Você tem skoob? Beijo!
Oi, Thais! Feliz que você gostou do ensaio dele, tenho uma coletânea de ensaios dele chamada "Mundo insone e outros ensaios" e esse que você citou é um deles =D e acho que será a minha próxima leitura do Zweig. E leia mesmo, li 3 livros dele e achei todos MUITO bons! Me conta quando ler algum =) e me identifiquei muito com você falando que teve vontade de chorar ao ouvir sobre a visita à propriedade do Tolstói haha eu fiquei muito arrepiada quando ele descreveu a cena no livro! Feliz que esteja por aqui e gostando dos vídeos, muito obrigada! E não tenho skoob, mas tenho goodreads (limapaloma)!
Assisti a sua resenha antes de ler o livro, e agora assisti de novo enquanto estou lendo... E você acredita que dá vontade de voltar tudo e ler de novo?? Menina você tem um poder de persuasão maravilhoso!! Já estou em 80% do livro, com certeza, vou ter que ler de novo mais pra frente, porque não dá pra pegar tantos os detalhes na primeira leitura!!
Amei tanto o vídeo! Li o prefácio desse livro no outro dia e é quase como um murro no estômago. É algo que dá para perceber mas com a escrita dele dá para sentir. Não sei se já reparaste mas apaguei o Instagram, decidi dedicar-me a outras coisas (comecei a aprender russo, vou me candidatar para um mestrado), no entanto continuo a seguir-te atentamente por aqui!! 😚 Obrigada por me teres chamado à atenção para este escritor incrível!
Maria Inês oiiii! Ai, que feliz que você comentou aqui! Eu percebi, sim, inclusive falei hoje de você no meu Instagram - comprei por sua influência um livro do Vassíli Grossman chamado “A Estrada” (você já leu?), fui te marcar e vi que você não está mais no Instagram =( pensei em te mandar uma mensagem, mas fiquei com medo de ser indelicada. Que bom que você comentou aqui e fico feliz que ao menos você tenha apagado por um bom motivo! Tenho muita vontade de aprender russo e estou na torcida pelo seu mestrado, vá me mandando notícias! E me avise se ler Zweig também 🖤
@@PalomaLima Ainda não li!! Mas tenho-o aqui em inglês para ler, espero que gostes muito! Tanto nesse como no Um Escritor na Guerra tem o Inferno de Treblinka, no qual ele escreve as suas primeiras impressões ao chegar lá!😔😚
Quando a gente se apaixona pelo livro vendo a resenha... Parabéns! Estou lendo Maria Antonieta, e tb tenho Joseph Fouché: retrato de um homem político, q ainda ñ li.
Lenabook eita, Lena, se for pra esperar baixar, você vai demorar pra ler Zweig 😂 impressionante como os livros dele pela Zahar praticamente não baixam o preço. Acompanho os preços há um tempão e, quando abaixam, abaixam bem pouco - só um que baixou bem nessa promoção da Amazon. Mas juro que esse é um livro que vale a pena o preço =)
Oi boa tarde, tudo bem?. Peguei a dica. Vc tem o livro Morte No Paraíso. A Tragédia De Stefan Zweig?. Indica?. Ou seria mais interessante mesmo só a autobiografia. Obrigado.
Adoro esse autor, gostei muito também dos comentários, tenho a mesma paixão pela grande literatura.. só não entendi a pressa para falar de um tema erudito e de natureza calma.(Tá bom, era p o vídeo não ficar longo) Novos tempos.
Como é possível? Para nos vermos que a realidade pode ser distorcida. Às vezes a intelectualidade, a falta de tempo, a não preocupação com o internacionais acontecimentos, preocupação com o EU e não com o todo pode deixar a visibilidade do todo camuflada e interferir a nossa abrangência cosmopolita
Ótimo vídeo! Mas ao contrário do que a leitora comentou, entendo que todo o brasileiro deveria ler “Brasil, País do Futuro”. Até mesmo para se compreender porque a expressão “brasilidade” encontra-se quase em desuso no país! Longe de fazer profecia, como estrangeiro Zweig elaborou notável descrição sobre o Brasil e sua gente, amparado por expressiva fundamentação histórica e notações pessoais acerca de tudo o que testemunhou em nossa terra. Sem ser exaustivo, determinista, e muito menos romântico, viu no Brasil possibilidades futuras de um processo civilizatório único, com grau de acolhimento e humanidade que entendia como redentor diante de sua Europa devastada pelo ódio e pela beligerância sem fim. Se o Brasil de hoje eventualmente não se parece com as possibilidades que Zweig para ele vislumbrou, a ponto dele ter escolhido viver aqui os seus últimos dias, o problema não está na obra que ele escreveu, porém nas opções políticas que por aqui prevaleceram, fautoras da negação hedionda para com o desenvolvimento humano de nossa brasilidade.
Você e a Tati Feltrin me convenceram a ler esse autor.
Sim, por causa delas duas eu tô doida pra ler também kkk
Zweig é maravilhoso! Feliz que tem tanta gente interessada em lê-lo =)
Zweig é maravilhoso! E sim, paloma vc e a coisa mais perto da tati no booktube haha
Zweig fala sobre a ascensão do nazismo em uma sociedade tão cultivada? O que levou a sociedade a aderir a um projeto tão macabro? O que aconteceu? E o que tinha que ter acontecido e não aconteceu? Tati Feltrin foi flagrada elogiando Bolsonarista Raíz nas redes sociais antes das eleições. Disse concordar com 80% do que Olavo de Carvalho disse em seu principal livro. Porque a sua cultura literária não a imunizou? A cumplicidade e a alienação dos intelectuais do tempo de Zweig é lida por ele? Perguntas incômodas, mas que não podem calar.
@@larissafumis0369 , a pergunta é uma provocação. Podemos dizer que médicos que validam tratamentos ficcionais para a COVID em plena pandemia o fazem por "desinformação" ou "burrice"? Claro que não. Eles estão engajados em um projeto de poder que os fazem justificar todos os meios para atingir fins últimos. Qual a resposta que os que não estão engajados nesse projeto de poder precisam começar a construir?
Terminei de ler agora, em mar/2024.
Gostei muito do livro!
🥰
E a Autobiografia de Zweig é tanto mais impactante por sua demonstração cabal de que mesmo um mundo de segurança econômica e moral, amor às artes e progresso científico ("Ordem e Progresso") não é capaz de evitar a alienação política das pessoas nem de impedir a gestação de monstruosidades que tem potência suficiente para ascender ao Poder e lançar o mundo ao Caos e à Barbárie. Nesse sentido, "O Mundo de Ontem" é uma leitura perfeita para compreender e repensar a conjuntura política atual do Brasil e serve como alerta para nos protegermos contra as germinações de avanços totalitaristas e fascistas, alicerçados em Ódio e Preconceito. Antes de cometer o suicídio aqui em Petrópolis, ele foi muito bondoso em nos legar uma obra como essa que não é só um deleite de amor às artes como também uma carta política, sem ideologia, para gerações futuras se prevenirem contra desgraças profundas como o fascismo e o autoritarismo.
Que resenha Paloma! Só mais um pra lista, obrigada haha
Nossa, eu ameeeei essa resenha! Também considero esse um dos melhores livros que já li na vida!
É o livro mais bonito que já li, eu também tenho essa empolgação da Paloma ao falar sobre este livre
Se já tinha vontade de ler esse livro antes, esse video me estimulou mais ainda, vou tentar encaixar ele ano ainda
Parabéns eu também adorei o livro.
Ele é meu escritor favorito, ele escrevia muito melhor que muitos escritores da atualidade.
Acabei agora! Que livro!👏🏼👏🏼👏🏼
Paloma, você vai me levar a falência, toda vez que vejo um vídeo, alguma indicação acabo comprando, é irresistível!!!
Só agora estou lendo este livro, comprei recentemente! Leitura interessante!
Não apenas nas Artes, aquela Viena produziu homens paradigmáticos em várias ciências: Freud, Kelsen, Mises etc.
Estou lendo essa preciosidade bem lentamente por pena de terminar logo!
Ah..... Paloma....ai!
O Alberto Dines um dos maiores Jornalistas desse País ama e reconhece no Zweig um Gigante. O Alberto morreu há pouco. Talvez você conheça, fazia o observatório da Imprensa na TV Brasil.
Abç Lima!
Cruz-maltino RJ.
Conheço, sim! Tenho a biografia do Zweig, que foi escrita pelo Alberto,
Teu entusiasmo só fez confirnar meu encanto pelo autor e, sobretudo, por esta autobiografia tão sensível e tocante!
Muito feliz em saber, Daniela! 🥰
Paloma simplesmente de boca aberta 🤩 com esse vídeo! Já amava Sweig, agora então, um dos meus autores preferidos. Recentemente adquiri de um sebo a coleção inteira dele e é algo incrível a escrita dele. Estou lendo tudo que encontro na frente dele. Encantada com o conteúdo do seu canal!
Esperando meu livro chegar ..comprei de tantas pessoas falando dele. Estou curiosa demais.
Nossa, dá pra sentir o amor que você tem por esse livro pela paixão que você fala dele! É contagiante! Estou ansioso para adicioná-lo às minhas metas de 2020!
Beijos
Pedro Gondim oba, feliz que você vai ler! Não esquece de me avisar quando estiver lendo, que aí podemos ir conversando sobre ele 😃
Resenha incrível Paloma, como sempre! 😊
Estou a ler e é mesmo muito bom . Obrigada pelo seu entusiasmo com este livro . Já tinha lido em tempos algumas das biografias e romances dele mas este é na verdade excepcional .
Eu li esse livro e outros dois, de autoria do Zweig (as biografias de Mary Stuart e de Maria Antonieta). Esse escritor é excelente. Imagino como deve ser maravilhoso lê-lo no original. Parabéns pelas suas resenhas. Descobri seu canal há poucos dias e já assisti a muitos vídeos. Você é muito competente. Obrigada.
Gente que coisa Paloma estou muito emocionada a vida dele foi assim muito intensa, preciso ler esse livro gente, nossa e você fala assim como uma paixão que nos convence a lwr tudo da pessoa 🤩
Realmente, ao terminar esse livro ficamos meio que em estado de graça. Vendo sua empolgação me lembrei das sensações de lê-lo. Um senhor escritor que é sempre bom ler ou reler. Continue o bom trabalho. Abraços.
Roberta Ferreira Ramos feliz em ter despertado em você novamente as sensações de ler esse livro maravilhoso, Roberta! Muito obrigado pelo comentário querido 💜 super abraço!
Alguns anos atrás eu li um texto dele chamado "Aos que não podem falar" e eu fiquei impressionada! Eu nem sabia quem era o autor, só baixei porque o e-book da Zahar estava de graça. Eu comprei todos os livros dele que estão disponíveis no Brasil e, sério, eu não sei o que estou esperando para ler porque eu tenho certeza que vou amar hahahha
Quando você falou que ele visitou a propriedade do Tolstói, eu quis chorar!
Descobri seu canal hoje, adorei e já me inscrevi.
Você tem skoob?
Beijo!
Oi, Thais! Feliz que você gostou do ensaio dele, tenho uma coletânea de ensaios dele chamada "Mundo insone e outros ensaios" e esse que você citou é um deles =D e acho que será a minha próxima leitura do Zweig. E leia mesmo, li 3 livros dele e achei todos MUITO bons! Me conta quando ler algum =) e me identifiquei muito com você falando que teve vontade de chorar ao ouvir sobre a visita à propriedade do Tolstói haha eu fiquei muito arrepiada quando ele descreveu a cena no livro! Feliz que esteja por aqui e gostando dos vídeos, muito obrigada! E não tenho skoob, mas tenho goodreads (limapaloma)!
1 minuto de vídeo / eu correndo pra Amazon 🤭😍
Fala, Fernanda! HAHAHAHA MARAVILHOSA 💜
Meu Deus!! Acabei de ver o seu vídeo e voltei a ao início, porque é literalmente alimento para o cérebro!! Amei! Tenho que ler essa autobiografia 💜💜💜
Assisti a sua resenha antes de ler o livro, e agora assisti de novo enquanto estou lendo... E você acredita que dá vontade de voltar tudo e ler de novo?? Menina você tem um poder de persuasão maravilhoso!! Já estou em 80% do livro, com certeza, vou ter que ler de novo mais pra frente, porque não dá pra pegar tantos os detalhes na primeira leitura!!
Amei tanto o vídeo! Li o prefácio desse livro no outro dia e é quase como um murro no estômago. É algo que dá para perceber mas com a escrita dele dá para sentir. Não sei se já reparaste mas apaguei o Instagram, decidi dedicar-me a outras coisas (comecei a aprender russo, vou me candidatar para um mestrado), no entanto continuo a seguir-te atentamente por aqui!! 😚 Obrigada por me teres chamado à atenção para este escritor incrível!
Maria Inês oiiii! Ai, que feliz que você comentou aqui! Eu percebi, sim, inclusive falei hoje de você no meu Instagram - comprei por sua influência um livro do Vassíli Grossman chamado “A Estrada” (você já leu?), fui te marcar e vi que você não está mais no Instagram =( pensei em te mandar uma mensagem, mas fiquei com medo de ser indelicada. Que bom que você comentou aqui e fico feliz que ao menos você tenha apagado por um bom motivo! Tenho muita vontade de aprender russo e estou na torcida pelo seu mestrado, vá me mandando notícias! E me avise se ler Zweig também 🖤
@@PalomaLima Ainda não li!! Mas tenho-o aqui em inglês para ler, espero que gostes muito! Tanto nesse como no Um Escritor na Guerra tem o Inferno de Treblinka, no qual ele escreve as suas primeiras impressões ao chegar lá!😔😚
Comentários ótimos!
Vou ler
Obrigada! Pela Dica!
Que resenha massa! Dá vontade de ler demais. Seu canal e suas leituras são especiais!
Aldo Quaresma muito obrigada, Aldo! 🥰 se ler o livro, me conta!
Me convenceu a colocar na lista de desejo principalmente por ele abordar a perspectiva das guerras e o entre guerras
Vou conhecer as suas novelas.
Muito obrigado.
Excelente exposição da obra😊
Eu que agradeço, Alex! Muito obrigada pelo comentário generoso 💜
Demais!! Parabéns por essa resenha irretocável Paloma! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gabriela Kauer muitíssimo obrigada, Gabi! 💜💜💜
Nossa, terminei o vídeo com vontade de ter o livro nas mãos pra começar a ler. Com certeza estará nas minhas leituras do próximo ano =))
Estou amando seu canal! Obrigada por compartilhar!❤️ O primeiro livro do Sweig que li foi o Momentos Decisivos da Humanidade. Super recomendo.
Quando a gente se apaixona pelo livro vendo a resenha... Parabéns! Estou lendo Maria Antonieta, e tb tenho Joseph Fouché: retrato de um homem político, q ainda ñ li.
Vanda Sousa muito obrigada, Vanda! E o que está achando de Maria Antonieta? Também li e terminei mês passado, em breve ele aparece aqui no canal!
Estou amando!
Oi Paloma, que maavilha seu comentário sobre o Stephan Zweig: exposição clara, didática, muita competência. Te admiro. Pedro Camilo Telles- BH.
Muito obrigada, Pedro!
Vídeo perfeito de um livro que me parece ser mais perfeito ainda!
Renata Martins quero MUITO saber o que você vai achar dele
@@PalomaLima muito provavelmente vou ler esse ano ainda. Em breve comentamos sobre ele 😊
Que interessante esse livro! Deu vontade de ler!
Vídeo incrível! Mt bom msm
Muito obrigada, Bruno!
Mds esse livro deve ser perfeito!
Interessante! Farei a leitura desse livro em algum momento! 📖❤️
Monique Leal espero que você goste tanto quanto eu!
@@PalomaLima 👍😊
Lê O Imoralista, de Gide.
Tenho esse livro na minha wishlist há tempo, só esperando baixar o preço pra comprar...mas agora bateu ansiedade pra ler logo😅
Lenabook eita, Lena, se for pra esperar baixar, você vai demorar pra ler Zweig 😂 impressionante como os livros dele pela Zahar praticamente não baixam o preço. Acompanho os preços há um tempão e, quando abaixam, abaixam bem pouco - só um que baixou bem nessa promoção da Amazon. Mas juro que esse é um livro que vale a pena o preço =)
Oi boa tarde, tudo bem?. Peguei a dica. Vc tem o livro Morte No Paraíso. A Tragédia De Stefan Zweig?. Indica?. Ou seria mais interessante mesmo só a autobiografia. Obrigado.
Adoro esse autor, gostei muito também dos comentários, tenho a mesma paixão pela grande literatura.. só não entendi a pressa para falar de um tema erudito e de natureza calma.(Tá bom, era p o vídeo não ficar longo) Novos tempos.
O que me espanta é que tanto espírito cosmopolita, amor à cultura e à arte não tenham ajudado o país a se posicionar politicamente contra o nazismo.
Como é possível?
Para nos vermos que a realidade pode ser distorcida. Às vezes a intelectualidade, a falta de tempo, a não preocupação com o internacionais acontecimentos, preocupação com o EU e não com o todo pode deixar a visibilidade do todo camuflada e interferir a nossa abrangência cosmopolita
Que triste final de vida para um intelectual inteligente e honesto! O que os sistemas autoritários podem fazer na vida das pessoas!!!
eu odeio a Paloma que me faz querer livros que não cabem no meu orçamento, fiquei com muita vontade de ler agora
HAHAHAH Carmelita, perdão! Mas olha, juro que por esse vale a pena juntar um dinheirinho para comprar, rs
Maravilho não. wunderbar.
AMEI 💜
Ótimo vídeo! Mas ao contrário do que a leitora comentou, entendo que todo o brasileiro deveria ler “Brasil, País do Futuro”. Até mesmo para se compreender porque a expressão “brasilidade” encontra-se quase em desuso no país! Longe de fazer profecia, como estrangeiro Zweig elaborou notável descrição sobre o Brasil e sua gente, amparado por expressiva fundamentação histórica e notações pessoais acerca de tudo o que testemunhou em nossa terra. Sem ser exaustivo, determinista, e muito menos romântico, viu no Brasil possibilidades futuras de um processo civilizatório único, com grau de acolhimento e humanidade que entendia como redentor diante de sua Europa devastada pelo ódio e pela beligerância sem fim. Se o Brasil de hoje eventualmente não se parece com as possibilidades que Zweig para ele vislumbrou, a ponto dele ter escolhido viver aqui os seus últimos dias, o problema não está na obra que ele escreveu, porém nas opções políticas que por aqui prevaleceram, fautoras da negação hedionda para com o desenvolvimento humano de nossa brasilidade.