Especialização Cerebral: Como se tornar especialista em algo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • Você já aprendeu uma atividade ou habilidade nova e sentiu uma dificuldade imensa, preguiça e até frustração? Aprendendo a dirigir, a dominar aquela matéria complicada, a tocar um novo instrumento ou falar um idioma novo... Entender o processo de especialização cerebral pode te ajudar em todos esses casos. Entenda como ser especialista em determinada matéria do seu interesse e como facilitar a sua aprendizagem. Acompanha!
    Inscreva-se no canal para acompanhar a publicação dos novos vídeos. Conteúdo novo todos os domingos, terças e quintas-feiras.
    INSTAGRAM:
    / professortamuia

Комментарии • 39

  • @joaopedronascimento9409
    @joaopedronascimento9409 4 года назад +6

    Professor, nesse sentido, como poderíamos compreender a frase do Skinner " O cérebro é PARTE do que o organismo faz"
    Além do mais, não precisamos observar diretamente o cérebro para dizer que a pessoa "memorizou" e/ou "aprendeu"... Segundo Catania, Analista do Comportamento, no livro "Aprendizagem" esclarece que o aprender é fruto de condicionamentos operantes, e a emissão de novos comportamentos... A impressão que eu tenho é de que algumas literaturas parecem negligenciar ou não dar tanta ênfase a neurofisiologia envolvida nesse processo que chamamos de "Aprender". A impressao que eu tenho é de que a Ontogenese explicaria a aprendizagem e memória de forma suficiente ...
    Por exemplo, a "memória" , segundo Guilhardi seria observada quando o SD que produziria determinado comportamento condicionado, não está fisicamente presente no momento em que dada resposta é evocada. Nesse caso o autor não faz nenhuma referência a neurociência... Pq isso ocorre?

    • @joaopedronascimento9409
      @joaopedronascimento9409 4 года назад +4

      @@hunterdigital4546 o Cérebro não é o ORGANISMO, é parte desse. Eu entendo tbm que este tbm tem partes.

    • @joaopedronascimento9409
      @joaopedronascimento9409 4 года назад +4

      @@hunterdigital4546 sim, o vídeo é sobre as modificações que o cérebro apresenta ao passo em que o indivíduo interage com o ambiente, mas esse é apenas um episódio de todo o processo que chamamos de "Aprender", mas não menos importante rs

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +12

      Muito feliz com o debate de vcs. Expliquei no vídeo acima como os neurônios se re-arranjam e crescem dendritos para montar a estrutura necessária de resposta. Você João atentou muito bem que eu não deixei claro o porquê que estes dendritos cresciam ou o que fortaleceria as ramificações dendríticas que tocam em outras redes neurais.
      Sou analista do comportamento porque entendo que o que fiz acima foi muito mais uma explicação do que ocorre topograficamente com o cérebro do que uma explicação funcional do porquê o cérebro responde assim. O cérebro fortalece estas conexões apenas por duas circunstâncias: 1) ativação das áreas de recompensa, incluindo núcleo accumbens (leia-se neste processo condicionamento operante) que pode ocorrer tmb quando os circuitos são re-utilizados e novamente é ativada a área de recompensa; 2) quando circuitos diferentes se acendem ao mesmo tempo há uma tendência a eles formarem uma conexão entre si, o que seria condicionamento clássico.
      Estou explicando o que ocorre por debaixo da pele, principalmente no sistema nervoso central, mas como Skinner disse, isto não explica tudo pq o sistema nervoso central trabalha para o todo do organismo: reprodução, alimentação, respiração celular, afastamento de ameaças, socialização que facilita as chances reprodutivas ou favorece a consecussão de recursos, etc. Ou seja, todo o funcionamento do SNC se dá em função de demandas do organismo em interação com o ambiente. Existe uma série de informações que o organismo envia para o SNC por meio de hormônios e impulsos proprioceptivos e interoceptivos que redirecionam grandes funções do SNC estabelecendo aquilo que chamamos de bio-feedback.
      Amigo autodidata vc foi muito perceptivo ao atentar que esta resposta já estava contida de forma reduzida e implícita no conteúdo apresentado, mas detalho aqui apenas para que fique mais claro.
      Destaco ainda que de fato para observarmos a aprendizagem não se faz necessário observarmos o que ocorre debaixo da pele, pois como a aprendizagem se processa para respondermos a demandas do ambiente, sempre haverá alguma emissão visível publicamente daquilo que o organismo responde por meio da aprendizagem. Mas, entendo que compreender o que ocorre por baixo da pele amplia a nossa capacidade e poder de resposta as exigências da realidade.
      Por fim, discordo da concepção de Guilharde de que na memória o SD não estaria presente para ativar a resposta. Pois, não haveria como ativar circuitos específicos de neurônios sem gatilhos ambientais (estímulos) ou sem a ativação de alguns outros circuitos que estariam conectados a estes (semelhante aos hiperlinks que existem na wikipédia). Em outras palavras precisa haver algum gatilho ambiental (SD) ainda que um pouco variante do inicial para ativar pelo menos circuitos próximos aos da resposta específica, pois o controle do que fazemos sempre é do ambiente que estamos.
      Parabéns pelo debate que vcs estabeleceram ele foi muito profundo e prazeroso de participar. Sigamos!

    • @joaopedronascimento9409
      @joaopedronascimento9409 4 года назад +7

      @@ProfessorTamuia Muito obrigado pelo feedback professor! O vídeo é muito proveitoso e explicativo, não tenho dúvidas quanto a importancia da neurociência para a Análise do comportamento, apenas tinha dúvidas relacionadas rsrs mais uma vez, muito obrigado! Foi muito esclarecedor! Sigamos! Rsrs

  • @psicologomateusferreira3052
    @psicologomateusferreira3052 4 года назад +5

    Explicou de uma maneira simples e didática. Muito bom, professor.

  • @laranjamecanica338
    @laranjamecanica338 4 года назад +4

    Professor, você poderia explorar em algum vídeo posterior as questões relacionadas à mente do ponto de vista da AC. Desde já fico muito grata!

  • @marcox4868
    @marcox4868 4 года назад +3

    Prof. Tamuia, essas explicões valem ouro, são estratégicas pra concurso!👏👏👏

  • @rafaelmessias7483
    @rafaelmessias7483 4 года назад +4

    Seu canal tem ótimo conteúdo, Professor! Muito bom mesmo.

  • @esterdaguanopiassalonga
    @esterdaguanopiassalonga Год назад +1

    Incrível Professor.. mto obg por compartilhar conhecimento...
    Isso sim é Responsabilidade Social ❤

  • @tyronecosta2390
    @tyronecosta2390 Год назад +1

    Sensacional a explicação, fica clara e bem didática usando exemplos.

  • @klaudianesilva823
    @klaudianesilva823 4 года назад +2

    grata por compartilhar tanto conhecimento e de forma tão clara.

  • @ellencristianedejesus9622
    @ellencristianedejesus9622 4 года назад +4

    Professor, fale sobre o subconsciente. Por favor! bjs

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +2

      Ellen bom dia! Na maior parte dos casos são falsas as definições de consciência e inconsciência, bem como, subconsciente e pré-consciente. Inclua-se no roteiro de falso e/ou errado os conceitos e definições freudianas. Quando Freud foi estudar hipnose com Charcot já existia um modelo de inconsciente que Charcot trabalhava. Este modelo que já existia de inconsciente automatizado, proposto por Charcot, era mais próximo da realidade e do que entendemos hoje que o modelo proposto por Freud. Freud não descobriu o inconsciente, ele apresentou um modelo que, na verdade, distorceu a realidade afastando as pessoas de um modelo explicativo útil e mais próximo da realidade. Subconsciente ou inconsciente é apenas aquilo que não se processa por meio do lobo pré-frontal e o sujeito não estabelece controle voluntário. O modelo freudiano está errado porque afirma que os conteúdos inconscientes não vem a consciência por serem contrários aos conteúdos conscientes, ou seja, não passam a barreira do superego (que também não existe). O que sabemos hoje é bem diferente e ou é fruto de condicionamento clássico ou fica em áreas da memória não declarativa. Gravarei um vídeo sobre isto.

  • @perolamoreira7454
    @perolamoreira7454 4 года назад +3

    Quando fala pra não olhar... é bem assim 😆😆fico muito impressionada e eu penso bem isso. Que pessoa do cérebro grande, Por dirigir e parece que o carro faz oque a pessoa comanda com o pensamento 😂😂😂

    • @perolamoreira7454
      @perolamoreira7454 4 года назад

      Ja acreditei sim, mas tenho aprendido que se faz muitas coisas ao mesmo tempo, não faz nenhuma com perfeição. É melhor fazer uma por vez, o poder de estar aqui. (Estar presente naquela situação )

  • @yvoneribeiro7850
    @yvoneribeiro7850 3 года назад +2

    Professor Tamuia, em 16 min o sr me explicou o que uma aula de 5 horas de pós graduação falando tecnicamente um professor se perde. Obrigada! Agora eu compreendo como são os nascimentos dos neurônios e posso auxiliar meu alunos pequenos aprender a preservar a aprendizagem. Abraços.

  • @anapaulavanderlei3444
    @anapaulavanderlei3444 Год назад +1

    Sensacional!

  • @katiacristina2184
    @katiacristina2184 3 года назад +1

    Amei.. ❤ A explicação.

  • @franciscodiegoestevamdesou6993
    @franciscodiegoestevamdesou6993 4 года назад +1

    Ótima aula

  • @Ryurafa
    @Ryurafa 7 месяцев назад

    Que ótima aula professor!

  • @danielleramos6394
    @danielleramos6394 2 года назад +1

    Seus vídeos são incríveis e esclarecedor. Parabéns 👏👏

  • @camilaleris2499
    @camilaleris2499 2 года назад +1

    Agora entendendo pq saio das aulas de modelagem matemática acabada como se eu tivesse corrido uma maratona.

  • @marcox4868
    @marcox4868 4 года назад +1

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @glauciamota6572
    @glauciamota6572 4 года назад +2

    Muito bom, professor!! Qual livro de neurociência você indica pra estudante?

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +1

      Comece lendo biopsicologia de Pinel. Abração!

  • @NXavierGNeto
    @NXavierGNeto 4 года назад +1

    Muito bom, professor!!! Estou na luta do concurso público.... Tem alguma relação com o método Jesuítico?

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +1

      Total relação amigo. O que faço é apenas explicar o que ocorre por baixo da pele.

  • @PedroLucas-ce3zb
    @PedroLucas-ce3zb 4 года назад +1

    Professor, parabéns pela aula, excelente conteúdo!.
    Eu tenho uma pergunta acerca do tema, por exemplo, uma pessoa que tem facilidade para aprender e executar algumas atividades, o que é denominado popularmente de "dom". Essas pessoas possuem uma predisposição para formarem essa cadeia de neurônios? Como funciona ?

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +1

      Esta pessoa ou tem circuitos filogenéticos que facilitam o processo ou possui outras aprendizagem (outros circuitos formados por condicionamento ao longo da vida) que ajudam na formação de novos circuitos/aprendizagens.

    • @PedroLucas-ce3zb
      @PedroLucas-ce3zb 4 года назад

      Aaaa sim professor, entendi. Muito obrigado pela resposta

  • @camilaribeiro3637
    @camilaribeiro3637 4 года назад +1

    Professor qual sua opinião com relação a PNL, ela tem alguma relação com análise do comportamento?

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +2

      PNL é um nome bonito que muita gente inteligente que gosta de tirar proveito dos outros utiliza a Análise do comportamento e a neurociências de modo prático.

    • @camilaribeiro3637
      @camilaribeiro3637 4 года назад +1

      Se for possivel fazer um vídeo dando uma explicação, eu agradeceria

    • @ProfessorTamuia
      @ProfessorTamuia  4 года назад +1

      Friso que não são todos que fazem mal uso.