AUTISMO NO MERCADO DE TRABALHO: Nossa Experiência com Regina Shibuta

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 фев 2024
  • Neste vídeo, compartilho nossa experiência única e enriquecedora com a inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho, com a participação especial da minha tia, Regina Shibuta, mestranda em Pedagogia pela PUC Curitiba. Exploramos desafios, conquistas e aprendizados, mostrando que a diversidade é um grande ativo em qualquer ambiente profissional. Não perca essa conversa inspiradora e esclarecedora! #AutismoNoTrabalho #Inclusão #Diversidade
    ------------------
    FACEBOOK: / thefamilyonb. .
    INSTAGRAM: @familyonboard ( / familyonboard )
    TIKTOK: @familyonboard
    GRUPO DE SUPORTE NO TELEGRAM: t.me/joinchat/C4SJ9ciHm6U4NzA5
    Apóie nosso trabalho de conscientização do autismo pelo mundo - www.familyonboard.com.br
    ------------------
    Olá! Bem-vindos ao nosso canal! Somos aventureiros que gostam de viajar longas distâncias em família! E tudo pela conscientização do autismo. Gostaríamos de levá-los ao redor do mundo explorando lugares incríveis! A Summer é a nossa filha de 2 anos que será o seu principal anfitrião para o nosso canal! Venha você também nessa nossa aventura.
    #autismo #autismoemadultos

Комментарии • 94

  • @angelicacristinasilvadesou1817
    @angelicacristinasilvadesou1817 5 месяцев назад +46

    Tem autistas que também não sabem o momento que precisam agir, pois não conseguem ter pro atividade, pela falta de percepção do que precisa fazer naquele momento. Eu, por exemplo, em situações de muita cobrança ou se me sentir pressionada, travo completamente. Ou, simplesmente, preciso que a pessoa me peça ajuda, de forma direta, pra eu entender que preciso ajudar.

    • @TheMandinhagv
      @TheMandinhagv 4 месяца назад +4

      Sou concursada e todo dia penso em desistir pq acho que não vou dar conta

    • @rosesouza180
      @rosesouza180 4 месяца назад +3

      Eu não consigo fazer isso. Não consigo ficar perto de pessoas 👥 por muito tempo. Não sei sair de situação, entro em crises, 😢e preciso de ajuda. Vc falar como fosse tão fácil!!! Por que pra mim, e tão difícil 😢mesmo sabendo um autismo com 62 anos, e tendo terapia. Más vem crises, que nem consigo perceber que estou em crise. 😢😢😢eu não sei agir. Me conhecer parece tão dificil😢por que simplesmente eu só quero ficar quieta no meu cantinho 😔. Por que minha cabeça parece um mar em fúria😢😢😢e maioria das vezes eu nem sei o porque começou. Queria saber fazer como vocês falam. Parece ser tão fácil pra vocês. Eu sou autista 2 de suporte será isso que faz ser mais difícil 😢😢

    • @itsplaytimegames
      @itsplaytimegames 4 месяца назад +6

      Meus pais sempre reclamavam que eu precisava me impor e ter mais atitude em situações de conflito, estresse e cobranças. Eu simplesmente não consigo agir dessa maneira e prefiro fazer as coisas do meu jeito, quanto menos conflituoso melhor para eu compreender as coisas ao meu redor. Hoje na fase adulta não posso evitar sempre e tenho que fazer meu melhor todos os dias. Agradeço ao meu bom Deus pelas pessoas que estão na minha vida me compreenderem e meus pais também.

    • @user-it6vd9pt5d
      @user-it6vd9pt5d 4 месяца назад

      ​@@itsplaytimegamesMe identifiquei totalmente com seu comentário

  • @thatremasterguy8861
    @thatremasterguy8861 4 месяца назад +6

    Me chamo João Lucas e tenho 18 anos. Minha mãe é professora, e tem estudado o autismo nos últimos anos, e ela vive me dizendo que eu tenho diversos traços de Asperger. Terminei a escola ano passado, ensino médio e técnico (em Edificações) e logo em seguida já fui trabalhar.
    Comecei a trabalhar em janeiro, em uma obra de um condomínio de alto padrão, numa empresa de carpintaria que faz apliques nas fachadas e caramanchões. Sou responsável por fiscalizar a progresso/produção, pela frequência dos trabalhadores, controle de materiais e vou atrás de máquinas na obra, pra mover peças de madeira e andaimes pro nosso pessoal (detalhe: tudo isso eu tive que aprender na marra, não tinha ninguém pra me instruir).
    Eu sou um cara muito certinho, faço as coisas do jeito que foram apresentadas, do jeito certo e sempre dando meu máximo em tudo o que eu faço, eu não faço nada com maldade ou malandragem, me fazendo inocente também.
    Trabalho com 24 pessoas, que na verdade são peões de obra. Não sei lidar com pessoas, principalmente peão de obra, que são pessoas difíceis, não aceitam todas as ordens e adoram reclamar e bater de frente (não digo que todos os peões de obra são assim, mas os que eu trabalho são). Como eu disse, como eu sou um cara certo, sempre dando meu melhor, não tenho maldade, sempre vou atrás de arranjar as coisas pro pessoal trabalhar (material, ferramenta) o mais rápido possível, e nessas horas a maldade do pessoal me domina. Eu meio que mal acostumei eles com isso, tem horas que eu tenho que falar um "não" ou um "vejo depois" devido a prioridades dentro da obra, e os caras não aceitam, brigam comigo e ficam ameaçando de ir embora, e isso me deixa travado, porque eu não sei lidar com esse tipo de situação, me obrigando a ir atrás do que o fulano quer, pra ele continuar trabalhando, e eles também se aproveitam pra fazer eu andar "200" vezes atrás de materiais, fazendo eu andar 10km por dia na obra.
    Além disso, sou uma pessoa que cobro muito de mim mesma, coloco muitas responsabilidades da obra que às vezes nem são minhas, nas minhas costas, fazendo minha ansiedade disparar. Tem dias que chego em casa com um aperto imenso no peito, com uma vontade imensa de chorar, mas me seguro, e não conseguindo dormir direito.
    Além disso, levo rotina muito a sério, e quando a rotina não sai quando esperado, fico muito muito muito incomodado (e detalhe, trabalho em uma OBRA, um lugar MUITO IMPREVISÍVEL), quase qualquer coisa que saia do planejado acaba comigo, e eu não sei lidar com o imprevisível, quando acontece algo inesperado ou uma mudança muito repentina, eu travo, não sabendo o que fazer.
    Tenho dois chefes: 1 trabalha com administrativo e outro toma conta da parte de campo e execução. Meu chefe do administrativo é técnico assim como eu, passou pelas mesmas coisas que eu estou passando e entendo minha situação. Já meu chefe de campo não entende minha situação, ele faz cobranças que não cabem a mim, não dependem só de mim e fica me cobrando que eu devia ter feito de tal jeito, mesmo que eu não tenha culpa de não ter ocorrido, porque q obra é grande e imprevisível.
    Me cobrando muito, a ansiedade me perturbando, os peões difíceis de lidar, a imprevisibilidade da obra, meu chefe me cobrando, acaba sendo muito difícil. Eu já planejei minha saída, ia falar com meu chefe hoje (04/03), até que ele me conta que o meu outro chefe (o do campo) foi internado porque teve um infarto. E eu não posso deixar ele na mão, porque meu chefe de campo ia pra nossa obra de vez em nunca (mas ia), e se eu saísse ninguém poderia ficar lá supervisionando o pessoal, então eu tomei a decisão de ficar pelo menos mais essa semana lá até ele arranjar outra pessoa pra ficar no meu lugar. E como vocês devem imaginar, eu fiquei MUITO INCOMODADO sabendo que eu teria que ficar lá por mais 1 semana, já que eu pedi pra sair porque eu não aguentava ficar mais 1 dia lá.
    Eu não quero ceder a minha condição (caso eu realmente tenha). Aceitar que tudo isso é culpa do Asperger e que eu não posso trabalhar essas dificuldades, não posso usar isso de apoio pra não fazer outras coisas. Creio que sim, o autismo é algo complicado, realmente é um desafio, no qual deve ser trabalhado, mas não excluindo ele, no sentido de incluir somente ele nele mesmo, mas sim trabalhado afim de aprendermos a lidar com nossas dificuldades e entender como o mundo e as pessoas funcionam, não botando nossas dificuldades e decepções nele, mas sim aprendendo com ele, entender como nós e o mundo funcionam.

    • @thatremasterguy8861
      @thatremasterguy8861 4 месяца назад +2

      Tem sido tempos bem conturbados pra mim, minha primeira experiência no mercado de trabalho foi bem decepcionante kkkk. Mas dá pra tirar coisas boas de coisas ruins. Aprendi que as pessoas e o trabalho não são como na sala de aula ou nos filmes, onde tudo é perfeito, não existe imprevistos, acidentes ou dificuldades. A escola (principalmente) entrega tudo mastigado pra gente, não nos ensinam a lidar com o mundo. Por mas que não seja a função dela (ou aprendemos com os pais ou sozinhos), pelo tempo que passamos nela, pelo menos o mínimo eles deveriam nos ensinar sobre o mundo e as pessoas, que nada é perfeito.
      "Não importa o quão forte você bate, mas o quanto você aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha" - Rocky

  • @JJDesertoFlorido
    @JJDesertoFlorido 5 месяцев назад +8

    Vcs estão abrindo mais ainda minha cabeça gente...
    Eu treinei na igreja, fui coroinha, aprendi na marra...me socializar. Lá no altar, eu olhava para o Horizonte, para perder a vergonha, tinha um nervosismo cada vez...mas fui lidando... treinando... Dancei, em grupo, apresentei, coral...trabalhei em shopping, salão de beleza...enfim...camuflar, e aprender cm as pessoas ao meu redor...aprendi..mas quem sou eu? Por isso o diagnóstico é tão importante.aidna não pequei o meu. Mas tenho certeza.

  • @raquelribeiro669
    @raquelribeiro669 5 месяцев назад +13

    Este tema merece mais vídeos. Que venha mais vídeos da tia Regina! Fui diagnosticada adulta após o diagnóstico da minha filha com 19 anos. Eu trabalho numa empresa e ela entrou em uma multinacional como PCD, e eles querem muito conduzir e orientar pra q ela seja efetivada. Mas, temos receio de como agir e perceber qdo contar pode ser algo normal ou prejudicial.

    • @katiakaren602
      @katiakaren602 4 месяца назад

      A sua filha que entrou na vaga como PCD? Mas essa vaga de PCD para Austista?

    • @katiakaren602
      @katiakaren602 3 месяца назад

      @raquelribeiro669 vc disse que tem medo deles descobrirem.. O que?

  • @nipomano
    @nipomano 5 месяцев назад +2

    Vocês me ajudaram muito mesmo! Eu não tive a sorte de ter tido um pai ou mãe que nos envolvessem em atividades artísticas e sensoriais ou que proporcionassem este ambiente adequado para o desenvolvimento cognitivo enquanto crescíamos, porque eles também não tiveram isso. Por questões de acesso, financeira e conhecimento, vocês se comunicam muito bem e graças a isso consigo respostas para perguntas que me seguiram a vida toda! Especialmente neste momento de minha vida! Pais autistas com TDAH, sou autista também com TDAH e superdotação, filhas caminhando para o diagnóstico, muitos diplomas engavetados, cursos trancados, mudança de emprego, sensação de não pertencimento o tempo todo. Se possível façam mais vídeos juntas! Vocês fizeram a diferença hoje para mim e trouxeram clareza. E como isso é valioso, obrigada.

  • @edilainecamargo623
    @edilainecamargo623 2 месяца назад +1

    Siiim, mais titia Regina, ela foi incrível e esclarecedora! ❤

  • @alinezuim
    @alinezuim 4 месяца назад +2

    Vídeo excelente. me identifiquei demais. Mais vídeos desse tema, por favor!

  • @ingridmayara7458
    @ingridmayara7458 5 месяцев назад +6

    Excelente, traz ela mais vezes, que papo bom!

  • @cacaucosta2311
    @cacaucosta2311 4 дня назад

    Que conversa boa, vocês são essenciais ❤ muito obrigada ❤

  • @cibelepinto7341
    @cibelepinto7341 3 месяца назад +1

    Está sendo libertador pra mim.Continuem!

  • @allinnyjannesoaressilva6452
    @allinnyjannesoaressilva6452 Месяц назад

    Você me ajudou bastante, é uma pessoa super iluminada. Deus abençoe!! Parabéns por esse trabalho...

  • @kelyanemonteiro.bipolaretdah
    @kelyanemonteiro.bipolaretdah 4 месяца назад +1

    Sou muito sua tia... Quando sinto que nao to fazendo a diferença eu me retraio, ente der o outro antes de falar, me lancei em varias carreiras ... Que perfeito o testemunho dela! Ainda não fechei .eu diagnóstico, mas tenho TDAH e tudo tudo de autismo faz mt sentido pra mim.

  • @iranildaoliveira7916
    @iranildaoliveira7916 5 месяцев назад +1

    Maravilhoso Violet, mais uma vez, me abriu a mente, para compreender esse mundo dos autistas, que é um estilo diferente de viver. Gratidão.

  • @user-it6vd9pt5d
    @user-it6vd9pt5d 4 месяца назад +1

    Quero mais videos com a tia!Me identifiquei muito com ela e sua história de vida,em certos momentos.

  • @DARLANSILVA97
    @DARLANSILVA97 5 месяцев назад +2

    Gosto Muito Dos Seus Vídeos Que Deus Continue Abençoando e Te Dando Muita Sabedoria e Conhecimento Sempre Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 E Que Deus Continue Abençoando Este Canal Sempre Amém 🙏🏻🙏🏻❤️

  • @paulajussara49
    @paulajussara49 5 месяцев назад +2

    Gente esse conteúdo é tão necessário. Se eu fosse falar tudo o que está passando na minha cabeça agora, esse seria um sem fim.
    Principalmente agora, depois de uma graduação de que durou 13 anos, tendo que fazer dois vestibulares pra poder concluir algo que eu amo tanto, mas a duras penas por não me entender; pelas insegurança; autocrítica servera; sentimento de inutilidade; de que eu não sirvo, ou vou atrapalhar tudo, e que o potencial que sei que tenho não vai servir de nada, por ser quem sou tem me consumido muito.
    Eu nunca tive tanto medo quanto eu tô sentindo agora, pq segunda que vem eu vou ter minha primeira avaliação neuropsicológica, por minha psicóloga e psiquiatra terem enxergado que minhas crises depressivas e de ansiedade tem uma causa mais profunda.
    Hoje acho que minha única alternativa é passar em um concurso público. Estou em busca de qualquer emprego, mesmo fora da minha área de formação, por achar que no mercado de trabalho privado eu não vou conseguir atender ao nível de exigência de agilidade e entrega, que sei que não tenho, e ter um ritmo de trabalho completamente diferente de um laboratório, que foi onde "trabalhei" e desenvolvi pesquisa ao longo desses anos.
    Não vejo a hora de saber o que de fato tenho para que eu não me sinta uma lerda, atrasada, estranha e atrapalhada toda vez que vejo a maior parte das pessoas vivendo de forma leve enquanto eu só me afundo nesses sentimentos e autocríticas que na infância eu escutei de quem estava a minha volta.
    Falei de mais. Mas precisei por isso pra fora, pois seu trabalho e de outras pessoas neurodivergentes extremamente corajosas é que nos últimos anos tem me ajudado a me entender melhor, mesmo que eu não tenha um diagnóstico fechado. Muito obrigada.

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад +1

      Estou torcendo muito por você Paula! Se eu puder te aconselhar e ir bem preparada, aqui tem alguns vídeos que podem te ajudar! E saiba que você não é lerda, nem estranha, você é incrível!!

    • @paulajussara49
      @paulajussara49 5 месяцев назад

      Mais uma vez muito obrigada @familyonboard !

  • @Dsilva-2
    @Dsilva-2 3 месяца назад +1

    Minha sorte que sou servidor público, mas se dependesse de habilidades sociais pra trabalhar estaria completamente perdido. Se me colocarem para trabalhar com sistema e sozinho eu produzo muito.

  • @ursulagama1133
    @ursulagama1133 3 месяца назад

    Nossa, que vídeo maravilhoso. Amei sua tia. Me vi muito nela. Preciso ir atrás de uma avaliação.

  • @TonZirbes
    @TonZirbes 3 месяца назад

    Adorei o o vídeo, as trocas de experiência. Obrigado por compartilhar!🙏🏻

  • @deehmachado8739
    @deehmachado8739 5 месяцев назад +5

    “Mas não pode ser sincero ?” kkkkk Tem q rir pra não chorar, pq essa eh a minha maior dificuldade. Realmente não enfia na minha cabeça. Tem q atuar o tempo todo? Não podemos conversar como adultos e com sinceridade? Afff.. Não sei lidar 😞

  • @Vidacastoficial
    @Vidacastoficial Месяц назад

    Que linda sua tia amei a participação dela ❤

  • @albaneidelopes
    @albaneidelopes 4 месяца назад

    A busca diagnóstica é dolorida as vezes, mas videos como esses aquecem a alma😢, fato!

  • @roseliweber6236
    @roseliweber6236 5 месяцев назад +1

    Violet e Regina, muito obrigada por esse vídeo,quanta instrução, e que a Regina participe de outros vídeos trazendo mais experiências dela👏👏👏👏

  • @cacaucosta2311
    @cacaucosta2311 4 дня назад

    Amei, muito útil

  • @soniamiranda3018
    @soniamiranda3018 5 месяцев назад

    Sim! Amei!

  • @raquelsouzacargnin4847
    @raquelsouzacargnin4847 3 месяца назад

    Que vídeo abençoado. Muito obrigada.

  • @anapaulafbarroslima3080
    @anapaulafbarroslima3080 3 месяца назад

    Maravilhoso!! Amei a participação da sua tia,,também tive desmaios na minha infância num momento difícil dos meus pais, vou procurar meu diagnóstico, obrigada!!!

  • @raquelmelo2864
    @raquelmelo2864 Месяц назад

    Totalmente eu.
    Me vi no futuro com essa senhora!

  • @_LaisAraujo
    @_LaisAraujo 4 месяца назад +1

    Tia Regina, falou palavras mágicas! 😱 Eu sem me encaixar pq não acho que dou conta mesmo sendo mto boa e super sem entender pq não me entendem😅
    E ainda sou hipersensível auditiva, no tato, visual… noss a gente disfarça pra passar despercebido. Ainda assim não consegue tanto…🤪

  • @estaeldamericadelima291
    @estaeldamericadelima291 3 месяца назад

    Violet & Regina, apenas continuem! Aprendi muito com a clareza de vocês na complexa situação de ser eu mesma! ❤

  • @helenbentoamelia3443
    @helenbentoamelia3443 4 месяца назад +1

    Me reconheci no depoimento da sua tia.
    Obrigada por ter feito esse vídeo e sim,quero muito vê-la em outros vídeos.

  • @ludimillamv
    @ludimillamv Месяц назад

    Melhor vídeo q eu já vi sobre!!! Obrigada

  • @meucanal2011
    @meucanal2011 3 месяца назад

    Vocês são mais que maravilhosas!!! Me identifico com muitas cousas!!❤❤❤❤

  • @anacarolineventris3873
    @anacarolineventris3873 5 месяцев назад +3

    Eu amei! Jamais pare Violet!

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад +2

      Fico tão feliz Ana!! Obrigada mesmo!

  • @rachelmariacamposmenezesde3177
    @rachelmariacamposmenezesde3177 5 месяцев назад

    Parabéns! Adorei esse vídeo! Muito interessante esse tema!

  • @raquelsouzacargnin4847
    @raquelsouzacargnin4847 3 месяца назад

    Me identifiquei muito com tua tia. Por favor, faça mais vídeos com ela. Muito obrigada

  • @kellenclaudiamarcianobarbo4097
    @kellenclaudiamarcianobarbo4097 4 месяца назад

    Muito boas as informações dela. Ajuda demais a compreender.

  • @ednalacerda5657
    @ednalacerda5657 3 месяца назад

    Obrigada por compartilhar ❤

  • @JoanaSolLua
    @JoanaSolLua 3 месяца назад

    Adorei o vídeo ❤sou mãe de autista e me vejo também dentro do expectro e possívelmente o meu marido muitas coisas batem dentro do que vcs falaram e edentifico maior parte

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 3 месяца назад +2

    Sou formada em Letras, Direito e Pedagogia. Falo várias línguas e tenho Mestrado. Concursada em uma área e esperando ser chamada em concurso de outra área. Ambos passei em 1 lugar. Aliás já passei em outros e não assumi. Sinto que estou sempre em busca de um conforto que nunca consigo ter. Travo quando me sinto pressionada. Já larguei trabalho por receio de lidar com situações novas. Crises constantes e sempre me adaptando para sobreviver. Sou de Curitiba e me identifiquei com a sua tia. Gostaria de saber os profissionais que ela buscou aqui. Obrigada

    • @user-zr2gw3nx8p
      @user-zr2gw3nx8p Месяц назад

      O que acha do autismo e a advocacia?

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 Месяц назад

      @@user-zr2gw3nx8p dá para seguir na carreira se for do interesse da pessoa, e houver suporte. As empresas ainda estão aprendendo a lidar e espero que enxerguem o potencial. Se não se imagina na exposição oral, opte por análise de contratos, por exemplo, consultoria ou mesmo concurso público.

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 Месяц назад

      @@user-zr2gw3nx8p é possível trabalhar com contratos, por exemplo, ou com consultoria, até mesmo tentar concurso público. São muitas as possibilidades. Além disso, as habilidades orais podem ser aprendidas.

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 5 месяцев назад

    Gostei muito

  • @_LaisAraujo
    @_LaisAraujo 4 месяца назад

    Traga ela mais vezes pra compartilhar mais experiênciaas❤

  • @adrianoalmeida7883
    @adrianoalmeida7883 5 месяцев назад +3

    “Vc fala muito bem, você não tem autismo!”. No caso vocês duas falam absurdamente bem!
    Mas essa é a fala irresponsavel de mais de 5 psiquiatras invalidando efusivamente meu diagnostico.

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад +2

      Os psiquiatras esquecem que autistas podem aprender e desenvolver habilidades ne? De todas as frases absurdas que profissionais falam, essa tá no Top 3 de mais sem noção hehehe

  • @sandralino8516
    @sandralino8516 5 месяцев назад +3

    Nossa passo por isso no trabalho, sou chamada de falca, de mentirora por que tenho TDAH e as vezes me esqueço de alguns detalhes do que falei, e falo de outra forma, sou mentirosa e falca e no meu emprego todo mundo me detesta, e ñ sei o que fazer como responder, sou tirada como idiota, passo por cada humilhação,etc...

  • @albaneidelopes
    @albaneidelopes 4 месяца назад

    #ReginaDeVolta❤❤❤

  • @elizabethdasilvaoliveira1161
    @elizabethdasilvaoliveira1161 5 месяцев назад

    Estou passando por algo no trabalho e esse conteúdo me ajudou a entender tudo o que aconteceu! Gostaria de saber mais sobre a forma de lhe dar com as pessoas no trabalho, mais especificamente quais recurso sua tia utiliza pra lhe dar com as situações. Sou professora de Arte e é um grande desafio por causa da minha condição. 💚

  • @etcwhatever
    @etcwhatever 5 месяцев назад +2

    Guardei na playlist para ver mais tarde. Excelente tema. ❤

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад +1

      Obaaaaa

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 5 месяцев назад

      @@FamilyOnBoard já assisti. Gostei muito. Um abraço 😊

  • @marcelasouza3942
    @marcelasouza3942 4 месяца назад

    Topp ❤

  • @jucijorgejuniorkayzer7642
    @jucijorgejuniorkayzer7642 5 месяцев назад

    ❤❤

  • @JJDesertoFlorido
    @JJDesertoFlorido 5 месяцев назад +1

    E ainda fui coordenadora na igreja, coroinhas, Liturgia, e de coordenadores. Tudo junto, participava de reunião, e era algo mais natural pois treinei, muito. Por isso a parte social para mim. Fica um pouco complicado. Os sentimentos internos são complicados. Hoje para defender meus filhos eu consigo. Mas lá atrás tinha um pouco de dificuldade.

    • @JJDesertoFlorido
      @JJDesertoFlorido 5 месяцев назад +1

      O problema que vc disse de não sei o que fiz, eu tenho esse sentimento até hoje. Eu sabia muito mais que os outros em todas as áreas que eu fui...mas não fazia por mal. Eu era mais inteligente.e para mim era natural.eu pesquisava muito.ate hoje é assim

  • @franciscamariatorressilva7254
    @franciscamariatorressilva7254 5 месяцев назад

    ❤❤❤❤

  • @matheusdoss8
    @matheusdoss8 5 месяцев назад +1

    Gostei do conteúdo!!!

  • @JJDesertoFlorido
    @JJDesertoFlorido 5 месяцев назад +2

    Gente tive um problema sobre a parte que disseram no vídeo mais p final: não ser falsa
    eu sou assim, tinha uma pessoa que ate me dizia que gostava de mim, que eu era como filha, etc...e eu acreditava, pois não consigo ver o mal nas pessoas, e dai percebia situação que ela tava fazendo mal pa mim se implicava cm coisas tipo minha privacidade , não queria que eu deixasse a porta da minha casa fechada!( Para mim tava tudo certo não era hora de abrir a casa😅
    Nao tava conseguindo ligar cm situações. A pessoa mais velha que eu Tinha que respeitar, mas no fim descobri que falava muito mal d mim😢😢😢 me deixou arrasada. Eu não queria nem chegar perto da pessoa, eu adulta, mas eu parecia uma criança que sofreu por um contato ruim, dai a pessoa vinha tentar fala cmigo. Eu sabia que ela tinha feito,eu tentava nao fala o que eu sabia, eu travava, que machuca, e nao consigo como vocês falaram, eu nao sou falsa.e sei que pessoa tava sendo falsa daí.Nao consigo: oi tudo bem com sorriso no rosto! eu gostava tanto da pessoa que me fez mal. Mas ela nao via as coisas que eu fazia cm tanto carinho, e ainda falou mal d mim, nao tenho mais contato pois nao sou igual a ela. Espero que ela tenha entendido meu distanciamento.

    • @Gably2
      @Gably2 5 месяцев назад

      Eu também não consigo não dá! se eu tiver que fazer isso eu entro em surto na hora

  • @martinha70
    @martinha70 5 месяцев назад +1

    Olá!
    Gosto muito de ouvi-la, Violet. 🙂
    Não tenho diagnóstico, minha irmã mais nova sim. Foi diagnosticada aos 50 anos de idade. Fico me analisando pra ver se tenho traços...

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад +1

      Obrigada pelo carinho Martinha! Percebe algo em si mesma??

  • @MrJCOliveira
    @MrJCOliveira Месяц назад

    Digitei no RUclips o sobrenome Shibuta e achei a Valery, filha da prima Mercedes

  • @loganshibuta7172
    @loganshibuta7172 5 месяцев назад +2

    mia mae ❤❤

  • @user-fy1go8oo3k
    @user-fy1go8oo3k 17 дней назад

    Meu diagnóstico foi tardio, aconteceu várias vezes que neguei abraço para as pessoas e ficavam com raiva de mim e eu nao entendia

  • @jessicacristinatorres3565
    @jessicacristinatorres3565 5 месяцев назад

    Muito interessante saber do mercado de trabalho, mas seria muito bom saber como seria numa faculdade que exigi mas dá gente .

  • @andrevitorkerr2378
    @andrevitorkerr2378 5 месяцев назад

    Ja na minha família eu sou ou mais "esteriotipado" direto, o "sem noção", então sempre foi mais fácil ser identificado

  • @marciapassos7703
    @marciapassos7703 5 месяцев назад

    Bom dia esse vídeo me descreveu parece que sua tia estava falando de min , cheguei a chorar, quero saber que prificional procurar pra mim receber meu diagnóstico e me tratar? Assim como eu meu filho é muito parecido comigo, sou a estranha e grossa da família e por aí vai e isso me magoar muito pois vrko as pessoas se afastarem de mim e com meu filho e a msm coisa quero me ajudar e ajudar ele.. Help

  • @clau_artesacomreciclados4207
    @clau_artesacomreciclados4207 3 месяца назад +1

    Minha mãe diz que com três anos eu inventava que tinha feito cocô pra ninguém me pegar no colo kkkkk eu ficava irritada com todo mundo forçando a ir no colo e eu detestava 😂😂😂😂

    • @tortuguita8870
      @tortuguita8870 Месяц назад

      O conceito de estratégia, em gargo, strateegia, em latim, strategi.... 😹😹

  • @anadearaujo9011
    @anadearaujo9011 5 месяцев назад +2

    Traz ela de novo

  • @sandralino8516
    @sandralino8516 5 месяцев назад

    Ñ tenho amigos as pessoas que se aproxima de mim para tirar alguma vantagem.

  • @lilianconceicao7391
    @lilianconceicao7391 5 месяцев назад

    Eu sou autista e tenho síndrome vaso vagal

  • @adrianoalmeida7883
    @adrianoalmeida7883 5 месяцев назад

    Apenas uma correção: o autismo PODE ser impeditivo pra desenvolver um bom trabalho e ser fator de erros sim… mas depende das condições, depende do grau de autismo e das comorbidades que se possui, uma vez que chamamos de espectro!

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  5 месяцев назад

      Sim, mas não é de direito dos outros dizer quem é limitado ou não entende? E claro, é um espectro!!

  • @AnaMaria-zd6ed
    @AnaMaria-zd6ed 5 месяцев назад

    Nossa eu também não gosto de muito abraço sou chamada de esquisita de fria.

  • @mirianbarbosaqueiroz968
    @mirianbarbosaqueiroz968 5 месяцев назад

    Tenho diagnóstico TDAH
    Mas teu 2 filhos autista
    A médica do mais pequeno acho que sou autista

    • @gabybrunocilla5175
      @gabybrunocilla5175 3 месяца назад

      O TDAH e o autista de suporte 1 pode confundir o diagnóstico. É necessário uma avaliação neuropsicologica ou um profissional muito competente pra te dar o laudo certo.