A soberba precede a derota hj estamos em 2022 e o Brasil ainda não aprendeu seja no futebol ou na sociedade ainda somos um povo que vive se iludindo se achando sermos os melhores quando na verdade nunca o fomos .lamentável . Barbosa o menos culpado de toda está tragédia ,descanse em paz.e mil desculpas é o mínimo que o Brasil deve fazer ,culpem as autoridades elas foram as responsáveis pela perda .quanto ao Uruguai parabéns legítimos campeões do mundo.
A mídia brasileira sempre vai ser assim Isso influenciou muito nós torcedores Do que adianta sermos 5 vezes campeões mundiais Se ainda existe a soberba em excesso por parte de uma grande maioria de torcedores, isso é muito lamentável infelizmente se passaram anos e a soberba continua...
Excelente registro e muito esclarecedor de quem foi a responsabilidade pela derrota: os políticos, com seus discursos, oportunismo e pressão sobre os jogadores; os dirigentes por sua frouxidão em submeterem o time às conveniências dos políticos. O time se perdeu em campo porque não aguentou a pressão vinda de cima. Aqueles jogadores merecem nosso aplauso e nosso respeito. Aqueles políticos, somente o nosso desprezo.
Isso dá uma bela obra cinematográfica para o cinema! Tantas histórias, alegrias e tristezas, que o esporte proporciona para o meio cultural da vida de uma sociedade que só o cinema consegue nos contar nas mãos de um grande diretor, que se interessasse em dirigi-lo.
Como é que no país que se autoproclama como o país do futebol um arquivo dessa qualidade sobre um dos momentos fundamentais da história do nosso futebol tem tão poucas visualizações... até nossa cultura do futebol anda decadente... parabéns pela postagem
Una victoria extraña de un pequeño país con jugadores tachados de irresponsables...hubo algunos de ellos que como llegaron temprano al Maracaná durmieron la siesta en colchones turados en el suelo y hubo que despertarlos para que se vistieran para salir al campo de juego. Eso es absoluta confianza en sus fuerzas. Fueron a jugar y jugaron, el fútbol era un juego y a eso fueron. No era una cuestiòn de vida o muerte, el hecho era jugar y divertirse y jugaron y se divirtieron...
Eu ouvi o áudio da final. A verdade é que o Brasil subestimou os uruguaios. Depois que marcou o gol, no começo do segundo tempo, passou a administrar o jogo. Do outro lado, os uruguaios tavam babando. Nos três jogos do quadrangular final, eles souberam o que era estar atrás no placar e buscar o empate ou a vitória na raça. O título deles foi mais que merecido. Se o Brasil jogasse sério os 90 minutos, teria levado.
Pelo áudio vc concluiu que o Brasil teria subestimado o Uruguai?! Coincidentemente, três anos atrás, também encontrei( e ouvi)o áudio deste jogo, mas , com todo respeito , não dá pra concluir tal suposição.
Da pra concluir sim pelo i áudio, pelos jornais, e principalmente olhando os filmes dos uruguaios contra espanhóis, bolivianos, suecos. E mais: os uruguaios um mês antes nos derrotaram no pacaembu. E mais: giggia fez um gol exatamente igual aquele contra barbosa poucos dias antes. Basta olhar no you tube.
Muito bom o documentário ! Parabéns ! Quanto ao conteúdo, só comprova como as paixões cegas, no caso o futebol, podem ser tão cruéis com algumas pessoas, no caso o goleiro Barbosa, apenas porque a vitória não veio. Independente dele ter falhado ou não no gol que decretou a derrota brasileira perante o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, é muita mesquinhez, muita injustiça, muita perversidade colocar-lhe toda a culpa pelo acontecido. Tudo o que sei de Barbosa no futebol é que ele sempre foi um excelente goleiro, antes dessa copa e continuou a sê-lo depois dela. Observando o lance do gol, vê-se claramente que Gighia, ponteiro direito uruguaio e autor do gol, penetra livremente pela defesa brasileira e executa um tiro forte à meta brasileira, fazendo o gol da vitória uruguaia. Cadê a cobertura ao lateral (Bigode) que foi facilmente batido no lance ? E o tiro foi forte e certeiro ! Culpa apenas do Barbosa ? Em 1970, na final contra a Itália, Clodoaldo errou bisonhamente( e errou por displicência mesmo! Displicência e preciosismo! ), quando o Brasil ganhava de 1x0, e a Itália fez o 1x1 . Só que no 2º tempo o Brasil venceu por 4x1 e foi campeão mundial. O que teria acontecido com Clodoaldo se o Brasil tivesse perdido o jogo ? Naquela ocasião, se não me engano, Clodoaldo tinha apenas 20 anos de idade ! O que fizeram com Barbosa ( com o SER HUMANO BARBOSA ! ) foi estupidez, ignorância, covardia ! Com certeza a questão do racismo também foi considerada neste tristre episódio . Chegou-se muitas vezes a cogitar nos meios futebolísticos que goleiros negros não eram muito confiáveis... santa imbecilidade ! Felizmente outros goleiros como: Jairo (que jogou no Corínthians, Fluminense e Coritiba), Ubirajara Alcântara(Flamengo), Dida(seleção brasileira de 2006) e Élton(Vasco da Gama) não sofreram esse tipo de ignomínia ! Melhor ainda ver que Barbosa, esse velhinho supersimpático que aparece ao final desse belo documentário, foi moralmente superior a tudo isso que sofreu ! Sem dúvida um ser humano de alma bonita e leve !
porque o ataque que tinha feito 15 gols nos treis jogos anteriores so fez um contra o uruguai ainda culpam barbosa p derrota e somente maspoli obdulio gighia e sciafino defenderam barbosa nenhum brasileiro pior parreira e tafarel chamando o de azarado
Na copa de 1958 , o lateral direitó era o sao -Paulino De Soŕdi ; NÃO agientou a pressao e foi substuudo pór Djalma Santos (Palmeiras )) ,que deu conta do recado.ĵ
O oba oba do futebol Brasileiro e principalmente encima da seleção já vêm de longa data, infelizmente Temos 50🇺🇾 e 2014🇩🇪 como manchas e isso por causa de soberba e Salto auto
Os verdadeiros heróis da seleção brasileira. Caíram honrosamente de pé e sempre foram respeitados pelos uruguaios. Muito diferente desses " piratas malaios" que se tornaram a chacota das seleções europeias na última década.
Os verdadeiros culpados da derrota do Brasil foram esses POLITICOS inuteis, nao so na derrota em campo, mas em todos os problemas que existem em nosso pais, o ego dos jornalistas e nas manchetes dos jornais , se concentrar na sede do Vice da Gama e e claro do jogador Bigode que foi presa facil para os velozes atacantes uruguaios !!!
Se este jogo final de 1950 tivesse ocorrido depois do vergonhoso 7 x 1 , não haveria este documentário e em vez de enxovalhar este super time de 50, estariam elogiando , assim como acontece com seleção de 82.
se o brasil pudesse pegar duas copa e dar por essa não pensaria duas veses, a de 62, onde o brasil foi favorecido e a vergonhosa de 2002 que a midia enterrou.
@@betobarbosa8138 Brasil tinha um time mil vezes melhor que qualquer seleção em 2002, muito melhor que a Bélgica, você acha que precisou de alguma ajuda?
Nada. Tudo agora é isso. Se fosse assim, Pelé não teria sido o melhor. Não estou negando a barbaridade que é o racismo, mas neste caso aí nada a ver! Barbosa fosse negro ou branco, iria ser culpado, pois está no sangue humano procurar sempre o porquê, sempre procurar um culpado para suas derrotas! Este caso aí não tem nada a ver com cor de pele coisa nenhuma!
@@pacbiggie4338 sempre tem quem fale alguma coisa. Quem pode impedir alguém falar alguma besteira? É que temos também a mania de uma pessoa falar e a gente achar que é uma multidão quem está falando. Isso aí é alguém que falou. Uma minoria. O que estou dizendo é que se o Brasil.tivesse ganho, Barbosa seria lembrado positivamente independente da sua cor de pele. Como perdeu com um gol que eu nem acho que ele teve culpa, um chute forte rasteiro no seu contrapé, aí fizeram dele o bode expiatório. Aí lógico que o infeliz do racista aproveita a oportunidade. Mas de modo geral, ele fosse branco ou não, creio que seria o culpado, pois não tinha outro. E tudo bem que esse tipo de pensamento que você citou, também entrou em algumas mentes poluídas. Mas é isso aí... Lamentável o que esse goleiro e homem passou. Ninguém merece. Grande abraço!
A soberba precede a derota hj estamos em 2022 e o Brasil ainda não aprendeu seja no futebol ou na sociedade ainda somos um povo que vive se iludindo se achando sermos os melhores quando na verdade nunca o fomos .lamentável . Barbosa o menos culpado de toda está tragédia ,descanse em paz.e mil desculpas é o mínimo que o Brasil deve fazer ,culpem as autoridades elas foram as responsáveis pela perda .quanto ao Uruguai parabéns legítimos campeões do mundo.
A mídia brasileira sempre vai ser assim
Isso influenciou muito nós torcedores
Do que adianta sermos 5 vezes campeões mundiais
Se ainda existe a soberba em excesso por parte de uma grande maioria de torcedores, isso é muito lamentável infelizmente se passaram anos e a soberba continua...
@@RODRIGUEZ_Z1950 o Brasil entrou com soberba naquela final se não entra tão Soberbo hoje nós teremos seis copas do mundo
Excelente registro e muito esclarecedor de quem foi a responsabilidade pela derrota: os políticos, com seus discursos, oportunismo e pressão sobre os jogadores; os dirigentes por sua frouxidão em submeterem o time às conveniências dos políticos.
O time se perdeu em campo porque não aguentou a pressão vinda de cima.
Aqueles jogadores merecem nosso aplauso e nosso respeito. Aqueles políticos, somente o nosso desprezo.
Isso dá uma bela obra cinematográfica para o cinema!
Tantas histórias, alegrias e tristezas, que o esporte proporciona para o meio cultural da vida de uma sociedade que só o cinema consegue nos contar nas mãos de um grande diretor, que se interessasse em dirigi-lo.
Eu ja tinha visto esse programa,mas até hoje me emociono,me lembra muito meu saudoso pai.PARABÉNS
Até hoje a suíça Joga Retrancada
Como é que no país que se autoproclama como o país do futebol um arquivo dessa qualidade sobre um dos momentos fundamentais da história do nosso futebol tem tão poucas visualizações... até nossa cultura do futebol anda decadente... parabéns pela postagem
O canal é pequeno e por isso n tem recomendação.
O conhecimento do carsughi é admirável...
Muito bom. Obrigado por compartilhar esse documentario.
Espectacular ! De lo mejor que he visto!
Una victoria extraña de un pequeño país con jugadores tachados de irresponsables...hubo algunos de ellos que como llegaron temprano al Maracaná durmieron la siesta en colchones turados en el suelo y hubo que despertarlos para que se vistieran para salir al campo de juego. Eso es absoluta confianza en sus fuerzas. Fueron a jugar y jugaron, el fútbol era un juego y a eso fueron. No era una cuestiòn de vida o muerte, el hecho era jugar y divertirse y jugaron y se divirtieron...
Zizinho e Nilton Santos eram os únicos que seriam Campeões do Mundo em 58 e 62 que jogaram a Copa de 1950
Excelente documentário!
46:36 Estadio de Montevideo
51:38
53:23 1950
54:23
54:45 Schiaffino
55:23 Maspoli
56:15
56:51
57:15 Problemas do Brasil no 16 de julho
58:54 Discursos de Méndes de Morais
1:00:30
1:03:22 Augusto y Obdulio
1:03:44
1:04:10 Schiaffino
1:04:33 La marca a los delanteros brasileños
1:06:00
1:07:15 Friaca
1:08:13
1:08:45
1:10:08
1:12:10
1:13:10 Máspoli sobre el público
1:15:02
1:16:34
1:17:26
1:18:41 apodo de Ghiggia
1:19:34
1:21:00
1:22:02
1:23:00
1:24:33
1:25:34
1:26:51
1:30:52
1:32:07 Sobre los premios para Brasil
1:32:23 Sobre los premios para Uruguay
1:36:26 Una tesis
Em 50 seleção fez 15 golsem treis jogos média de 5 por partida só fez um contra Uruguai culpa de Barbosa
.,
@@bernhardotto59 Foi o técnico Flavio Costa
documentario, muito bom.
Eu ouvi o áudio da final. A verdade é que o Brasil subestimou os uruguaios. Depois que marcou o gol, no começo do segundo tempo, passou a administrar o jogo. Do outro lado, os uruguaios tavam babando. Nos três jogos do quadrangular final, eles souberam o que era estar atrás no placar e buscar o empate ou a vitória na raça. O título deles foi mais que merecido. Se o Brasil jogasse sério os 90 minutos, teria levado.
Pelo áudio vc concluiu que o Brasil teria subestimado o Uruguai?!
Coincidentemente, três anos atrás, também encontrei( e ouvi)o áudio deste jogo, mas , com todo respeito , não dá pra concluir tal suposição.
@@evandroortiz6695 Os jornais e a mídia e a política subestimaram porém o jogo é dentro de campo, fora fomos campeões.
Da pra concluir sim pelo i áudio, pelos jornais, e principalmente olhando os filmes dos uruguaios contra espanhóis, bolivianos, suecos. E mais: os uruguaios um mês antes nos derrotaram no pacaembu. E mais: giggia fez um gol exatamente igual aquele contra barbosa poucos dias antes. Basta olhar no you tube.
Parabéns. Ótimo documentário.
O ano de 1950 foi histórico para o Brasil: organização da primeira Copa do Mundo, a triste perda da Copa, a chegada da televisão ao país...
O Brasil se tornaria 5 vezes campeão Mundial e o Uruguai parou no tempo.
Ótimo documentario
Muito bom o documentário ! Parabéns ! Quanto ao conteúdo, só comprova como as paixões cegas, no caso o futebol, podem ser tão cruéis com algumas pessoas, no caso o goleiro Barbosa, apenas porque a vitória não veio. Independente dele ter falhado ou não no gol que decretou a derrota brasileira perante o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, é muita mesquinhez, muita injustiça, muita perversidade colocar-lhe toda a culpa pelo acontecido. Tudo o que sei de Barbosa no futebol é que ele sempre foi um excelente goleiro, antes dessa copa e continuou a sê-lo depois dela. Observando o lance do gol, vê-se claramente que Gighia, ponteiro direito uruguaio e autor do gol, penetra livremente pela defesa brasileira e executa um tiro forte à meta brasileira, fazendo o gol da vitória uruguaia. Cadê a cobertura ao lateral (Bigode) que foi facilmente batido no lance ? E o tiro foi forte e certeiro ! Culpa apenas do Barbosa ? Em 1970, na final contra a Itália, Clodoaldo errou bisonhamente( e errou por displicência mesmo! Displicência e preciosismo! ), quando o Brasil ganhava de 1x0, e a Itália fez o 1x1 . Só que no 2º tempo o Brasil venceu por 4x1 e foi campeão mundial. O que teria acontecido com Clodoaldo se o Brasil tivesse perdido o jogo ? Naquela ocasião, se não me engano, Clodoaldo tinha apenas 20 anos de idade ! O que fizeram com Barbosa ( com o SER HUMANO BARBOSA ! ) foi estupidez, ignorância, covardia ! Com certeza a questão do racismo também foi considerada neste tristre episódio . Chegou-se muitas vezes a cogitar nos meios futebolísticos que goleiros negros não eram muito confiáveis... santa imbecilidade ! Felizmente outros goleiros como: Jairo (que jogou no Corínthians, Fluminense e Coritiba), Ubirajara Alcântara(Flamengo), Dida(seleção brasileira de 2006) e Élton(Vasco da Gama) não sofreram esse tipo de ignomínia ! Melhor ainda ver que Barbosa, esse velhinho supersimpático que aparece ao final desse belo documentário, foi moralmente superior a tudo isso que sofreu ! Sem dúvida um ser humano de alma bonita e leve !
porque o ataque que tinha feito 15 gols nos treis jogos anteriores so fez um contra o uruguai ainda culpam barbosa p derrota e somente maspoli obdulio gighia e sciafino defenderam barbosa nenhum brasileiro pior parreira e tafarel chamando o de azarado
eo roberto carlos que falhou contra franca em 98 e 2006 nao vai nada
Na copa de 1958 , o lateral direitó era o sao -Paulino De Soŕdi ; NÃO agientou a pressao e foi substuudo pór Djalma Santos (Palmeiras )) ,que deu conta do recado.ĵ
Está vendo ae até na escalação teve que mexer.
O oba oba do futebol Brasileiro e principalmente encima da seleção já vêm de longa data, infelizmente Temos 50🇺🇾 e 2014🇩🇪 como manchas e isso por causa de soberba e Salto auto
Nessa época a ESPN fazia grandes documentários
70 anos dessa derrota ontem.
melhot que esse só.👿AMAZÔNIA UTOPIA
Os verdadeiros heróis da seleção brasileira. Caíram honrosamente de pé e sempre foram respeitados pelos uruguaios. Muito diferente desses " piratas malaios" que se tornaram a chacota das seleções europeias na última década.
Fotos como campeões tiradas antecipadamente. Políticos faturando o evento. Deu no que deu.
Em que ano foi esse documentário?
Os verdadeiros culpados da derrota do Brasil foram esses POLITICOS inuteis, nao so na derrota em campo, mas em todos os problemas que existem em nosso pais, o ego dos jornalistas e nas manchetes dos jornais , se concentrar na sede do Vice da Gama e e claro do jogador Bigode que foi presa facil para os velozes atacantes uruguaios !!!
É engraçado falares e corrupção e teres um nickname de um dos mais corruptíveis membros da máfia italiana (embora polaco judeu)
Se este jogo final de 1950 tivesse ocorrido depois do vergonhoso 7 x 1 , não haveria este documentário e em vez de enxovalhar este super time de 50, estariam elogiando , assim como acontece com seleção de 82.
não havera copa igual a de 50, isso è fato.
se o brasil pudesse pegar duas copa e dar por essa não pensaria duas veses, a de 62, onde o brasil foi favorecido e a vergonhosa de 2002 que a midia enterrou.
Porque a de 2002 vc acha que foi vergonhosa? (Sou uruguayo, desculpas pelo meu portugués)
@@zetazeta3344 contra bèlgica foi vergonhoso.
@@betobarbosa8138 Brasil tinha um time mil vezes melhor que qualquer seleção em 2002, muito melhor que a Bélgica, você acha que precisou de alguma ajuda?
@@pacbiggie4338 A pessoa tem que ser muito drogada pra falar que aquela seleção de 2002 era ruim. Pra mim foi melhor que a de 82 até.
@@renansantos5965 foi uma das melhores, mas o Brasil de 82 foi muito melhor
O Barbosa tava parecendo o Costinha nesse video. kkkkk
1:03:27
barbosa foi crucificado porque era negro, se o brasil ganhasse com certeza iam prestigiar algum branquinho.
Nada. Tudo agora é isso. Se fosse assim, Pelé não teria sido o melhor. Não estou negando a barbaridade que é o racismo, mas neste caso aí nada a ver! Barbosa fosse negro ou branco, iria ser culpado, pois está no sangue humano procurar sempre o porquê, sempre procurar um culpado para suas derrotas! Este caso aí não tem nada a ver com cor de pele coisa nenhuma!
@@nggalcatel9667 mas na época falaram que goleiros negros não eram confiáveis
@@pacbiggie4338 sempre tem quem fale alguma coisa. Quem pode impedir alguém falar alguma besteira? É que temos também a mania de uma pessoa falar e a gente achar que é uma multidão quem está falando. Isso aí é alguém que falou. Uma minoria. O que estou dizendo é que se o Brasil.tivesse ganho, Barbosa seria lembrado positivamente independente da sua cor de pele. Como perdeu com um gol que eu nem acho que ele teve culpa, um chute forte rasteiro no seu contrapé, aí fizeram dele o bode expiatório. Aí lógico que o infeliz do racista aproveita a oportunidade. Mas de modo geral, ele fosse branco ou não, creio que seria o culpado, pois não tinha outro. E tudo bem que esse tipo de pensamento que você citou, também entrou em algumas mentes poluídas. Mas é isso aí... Lamentável o que esse goleiro e homem passou. Ninguém merece. Grande abraço!
talvez algo semelhante à síndrome da "pátria de chuteiras" tenha acometido a seleção brasileira que tomou aquele 7 a 1 em 2014. talvez...