A bela cidade de Cândido Mota
HTML-код
- Опубликовано: 26 янв 2025
- Vídeo telecinado em VHS do filme "A bela cidade de Cândido Mota" e outros pequenos filmes produzidos nas décadas de 1940 e 1950 pela "Metrópole Filmes do Brasil", encomendado pelos prefeitos Benedito Pires, José Pires, Jerônimo F. Siqueira e Antônio Pípolo. As tomadas foram feitas em períodos distintos das décadas, e a ordem em que se apresentam não é a original montada pela produtora. Isso se dá porque, no momento da telecinagem, feita nos anos 80, os rolos de filme 35mm não foram organizados devidamente. A versão aqui colocada está com o audio remasterizado, busquei eliminar o máximo possível de ruídos e estalos, e aumentar a intensidade do som. Ainda preciso fazer um trabalho mais detalhado de restauração do som e da imagem, e buscar a ordem certa das partes do filme, para apresentá-lo numa versão mais satisfatória com relação ao que foi originalmente produzido. A fita 35mm está completamente deteriorada pelo tempo e má conservação, apenas alguns minutos em fita cinematográfica estão em condições de restauração e preservação.
A cópia do filme em VHS me foi cedida pela Regina, esposa do Fininho (Valter Bucalem), que guardou o filme por décadas e teve o cuidado de fazer uma telecinagem dele quando notou o início de sua deterioração.
Fico muito feliz por saber o valor que as pessoas dão a esses documentos. Grande abraço!
È no mínimo sensacional Obrigado parceiro por essa obra prima merecia vários óscar, Principalmente o de originalidade
Cândido Mota - SP., cidade no sul do estado de São Paulo, onde nasci e vivi até os 22 anos de idade.
Muito interessante! Bonito o vocabulário da narração! Obrigado por postar!
Lindo filme de tão tamanha inteligencia daquelas épocas, maravilhado com a obra que todos dessa terra deveriam assistir... hoje moro na capital, mais minhas raiz ai estão, meus avos e tios e mamãe ai estão plantados... muitas saudades.... Simplesmente maravilhoso... parabéns...
Vi imagens que só tinha na minha imaginação, pois são imagens da historia de Cândido Mota, minha vó me contava como era, e com esse vídeo eu vi, obrigado por proporcionar essa experiência inigualável, meu pai chegou a chorar re-vendo seu pai já falecido, e eu vi meu avô paterno se “mexendo” rsrs diferente das fotos.
Assistindo agora em 2018 com minha irmã que morou na infância aí em 1962 o pai dela foi frentista. Do posto do Sr Manoel mailho ..guardam boas lembranças das pessoas da cidade
Oi vc ainda esta aí?
Sua irmã ainda está viva?
Trabalhei em 1967 quem era teu pai
Belo trabalho parabéns
Estava perdendo esse sensacional vídeo !!!! maravilhoso
Otimo documentario de grande valor para conhecimento de como foi o trabalho suado de muitos para o progresso de toda essa região linda.(parabens ao locutor com certeza valorizou e muito o documentario ).
Eu e minha família gostamos muito deste video, ficamos muito de feliz de ver meu Avô Benedito Alves Borges (Ditinho Borges) que tinha uma fazenda no Macuco, vimos também a Tia Lica Borges e a Ana do "Pinguim" e muitos outros amigos e conhecidos, Abraço a todos Candidomotenses e a toda a Família Borges!!!!
Sou Candido Motense hj Moro em Goiania e Tenho que te dar Parabens Pelo Video!
Parabens pelo video, adorei saber como começou minha cidade, hoje moro em São Paulo, mas to sempre em Canido Mota onde mora meus parentes tias e primos. Gostei muito, chorei bastante tambem. fiquei emocionada.
Nossa achei muito legal o video que retrata o passado dessa cidade, minha mãe na natural de candido mota, sempre que posso vou visistar a cidade, pois tenho parentes ainda residentes na cidade, fiquei muito feliz com parte da coperativa, que fala do presidente, que era meu avô, e que nao tive a oportunidade de conhece-lo, mas nesse video é possivel ver que ele era um grande homem comandando uma coperativa de suma importancia para a historia da cidade
Esta de parabens !!!!
Tenho vontade de rever os meus parentes aí em cândido do mota sobrenome Morro
assitindo em 2021 eu mora nessa ciadede d pe vermelho
Que video! Meu saudoso pai, João Antonio de Oliveira, filho de Manoel de Oliveira e Lídia Dias Paião de Oliveira, nasceu nesta cidade. Passei quase todas as minhas férias na infância na chácara de meus avós! Que saudade deles e destes tempos. Nunca me esqueço de Cândido Mota, onde ainda tenho parentes!
LINDA REPRODUÇAÕ EU TB AMO ESSA CIDADE,
Simplesmente maravilhoso! Conheci algumas pessoas, como Otavio Onça, Valter Chizolini, Gentil FAvaretto, Chico Nica e muitos outros. Parabens pelo trabalho e a oportunidade de nos msotrar umamaravilha histórica como essa.
Parabéns pelo trabalho. Aquilo que nós víamos somente pelas fotos, vendo em filme. É um relíquia do nosso passado que você está compartilhando com a gente. Marcos Faria.
Muito Bacana lembrar como era la traz da nossa cidade antigamente e uma relíquia
sou cândidomodence com muito orgulho amo esa cidade
Eu sou cândido motençe e tenho orgulho #candido mota
Eu nasci ai Candido Mota lugar moramo num lugar chamado Agua do macuco em sitio Saudadds
nossa cara que legal,,eu amos esta cidade não saio de candido mota por nada neste mundo,,terra roxa de paixão,,,moro na são judas a mais de 33 anos,,éra muito mal falado mas oje é muito bom morar aqui,,,,tenho familia,amigos ,negocios importantes aqui,,amo muito esta cidade,,parabens cidade do meu coração
Minha família é toda dessa linda cidade, viram ela ser fundada.
Lembro me de quase tudo...
meu pai naçeu ai e casou,se ai tambem em cadido nota ele era onofre salviano de moraes
Mandar mais videos na medida se for possível obrigado
Relíquia!!! Gostei
Rapaz PARABENS!!! como o gozziel29 disse, "Vi imagens que só tinha na minha imaginação!" Sempre quando lia algum livro na escola que falava do seculo IXX ficava imaginando como seria Cândido Mota!! Só que convenhamos... ja fazem 88 anos desde sua emancipação politica, voces não acham que a cidade era pra estar um pouquinho mais na "frente"? Cade o incentivo dos politicos eleitos para trazer novas industrias? e aquecer o mercado de trabalho do municipio? Porque espaço é o que mais tem!!
Essa reportagem mostra o quantas árvores compunham nossas terras... Mas a questionável inteligência humana deu cabo de toda essa riqueza a favor de meia dúzia de espertalhões
Sou de candido mota do seçenta e treis carmem barbosa
Onde a minha avó materna nasceu .
Moro aqui
SIMPLESMENTE INCRIVEL...
Cândido Mota SP Quase minha cidade Natal gigante vermelho Família Belanda
Muito bom vídeo, minha mãe nasceu ai. Será que existe algum documentário similar a este de Cândido Mota da cidade vizinha - Assis?
Existe um de 1957 da vinda de JK e Jânio Quadros. Eu o restaurei. Precisa ser digitalizado, mas ainda não conseguimos a verba de R$ 900,00 necessária.
@@zezobarbosa eita, que legal o seu trabalho! Talvez se publicar no grupo do Memória Fotográfica Assisense para levantar fundos seria interessante para preservar a história regional. Você é de Cândido Mota? Eu vi alguns vídeos em seu canal gravados pelo Hélio do Foto São Paulo, meus pais trabalharam lá em algum momento do fim dos anos 80 e começo dos anos 90, estava procurando algumas informações da região e fiquei muito feliz em ver isso.
Sim, sou de Cândido Mota. Aqueles filmes do Hélio ele filmou em super 8 na década de 1970. Telecinei em casa, de forma amadora.
Nasci aqui e moro
jose gonzales castilho
nesta cidade querida eu fui nascido em 1950 sai desta regiao com 06 anos nunca mais voltei mas qualquer hora por ai apareço sei que tudo mudou mas mesmo assim eu vou por ai
Esse vídeo é de que ano
Década de 40 a 60.
Vi muita gente que conheci: Dona Angela , Dona Conceiçao,Dona Nair (t0das do Grupão) O *Marim* o Marobo, Seu azaro Dias, A Alair (parecia) Minhas tias Thereza Scudeller e Tia Julia,Therezinha Gozzi na procissão,Toniquinho Gozzi,Alguns familiares do .Pipolo , O Lucio Marroni e algumas pessoas que não consigo lembrar o nome. Parabens, Muito legal
Therezinha J.Carbonieri
minha cidade natal eu tenho muito orgulho de ter nascido nela
Papai mora aqui
Eu sou neto da Familia Trigolo, gostaria de que ano seria
Cada trecho é de um ano, da década de 40 a 60.
nao mudou mta coisa ateh hj
A mudou sim .. você ki deve tá meio desorientado.
sai de lá aos 12 anos com minha família morávamos em fazenda. meu pai trabalhava plantava colhia e metadade era do dono da Fazenda. lucro muito pouco. todos os gastos com. fertilizante e sementes eram dele.
Ja vivi ai, mas me mudei em 2005 por causa de muitos estupros que estavam acontecendo