Nas fogueiras das vaidades de youtubers, mostrar que sabem o comando no prompt, deixa alguns ensandecidos/extasiados. Parabéns a vcs do Código Fonte por trazerem esta clareza de que as extensões estão aih para nos ajudar. Elas servem justamente para nos dedicarmos a outras áreas do conhecimento para evitarmos ter que ficar decorando comandinhos. Parabéns mesmo!
A praticidade do Docker e a facilidade na utilizacao é impactante. Anos atrás quando tive meu primeiro contato com com o Docker lembro que virou um "chavinha" na cabeça. Game changer. Ferramenta mega útil no dia dia dos devs.
Sempre ouvia falar do DOCKER mas nunca tinha entendido tão bem como usar, me ajudou bastante. Agora ta bem mais simples gerenciar os bancos. Obrigado pelo trabalho de vocês, não parem por favor. #CodigoFonteTV #CDFTV #VSCode
Excelente vídeo. Estou começando estudar desenvolvimento web e já havia ouvido falar de conteiners e Docker. Esse conteúdo foi muito bom para conhecer de verdade ou ter um primeiro contato com essa tecnologia. Rodei no manjaro após resolver alguns detalhes na instalação do Docker e Docker-composer os exemplos funcionaram perfeitamente. Muito obrigado!
Parabéns pela explicação! Sempre muito didáticos! Com certeza containers é um tema essencial atualmente. Obrigado por compartilharem o conhecimento. Abraço.
Nossa que lindo, estou montando uma aula para os alunos do ADS e vocês me ajudaram muito com esse vídeo. Muito Obrigado. PS na linha de comando é só digitar #mysql quando executa com o root não precisa colocar a senha.
Pra ambiente de produção, deploya no kubernetes (k8s). Que sintaticamente se assemelha muito com o compose. A orquestração do kubernetes é SEN-SA-CIO-NAL.
Estava procurando alguns videos sobre Docker (pois nao tenho conhecimento sobre) e achei sensacional essa ideia de voces fazerem videos sem edicao... muuuuito bom... pois podemos ver o que acontece no nosso dia a dia de fato :-) Parabens!
Vídeo top. Bem explicado. Só uma dica que acho legal até a galera votar, kkkkkkkk. Esse links de suas redes sociais fica melhor embaixo. Do lado tampa muito....
Dependendo da versão do container escolhido (FROM XYZ:versao) é baseado em imagens Linux, onde a mais comum eh o alpine, (q tem 4MB) mas vc pode usar a Stretch (baseada no Debian) por exemplo, onde os comandos funcionarão de boa...
Posso dar uma dica: Eu adoro a metodologia Ágio, mas ainda tenho algumas dúvidas, posso até achar e estudar em muitos outros lugares na internet, mas dificil achar uma explicação tão boa e legal como de vcs 😉
Parabéns mais uma vez, tenho uma dúvida, aonde hospedar os containers? Se o docker e usado para desenvolver, após isso para colocar em produção, como faço?
Bom dia! No vídeo, vcs usaram o mysql 5.7 e ñ o atual. Gostaria de saber se o 5.7 ainda é usado. Desde já, meu muito obg e parabéns pelo excelente trabalho!
Uma questão é, se os arquivos estão instanciados apenas dentro do container, quando o container for derrubado as mudanças não seriam perdidas? e como faria mudanças dentro desse container pelo vscode? ja que vc teria que abrir a pasta dentro de uma instancia do docker.
Ótima pergunta Gustavo. Se a aplicação precisa ser compartilhada entre containers e se a mesma precisa persistir durante as instâncias, a solução mais prática é a criação de volumes. O volume é um "drive virtual" que os containers enxergarão como locais porém os arquivos residem ou na máquina do desenvolvedor ou mesmo em ambientes de produção. Dessa forma uma aplicação pode facilmente ser distribuída por centenas de Containers rapidamente. Claro que essa não é a única técnica para isso. Espero ter ajudado, grande abraço.
Tá pergunta de noob que viu o video pela segunda vez e ficou confuso... O docker em si... é uma "virtualização " de ambientes já configurados para que vc possa programar (usando os containers), sem que haja configuração do sistema ou download da linguagem em si... é isso? Digo... configure um docker... baixe os containers que quer e já posso sair codando?
A ideia é mais ou menos esta mesmo. Além disto o conteiner promove independência entre si (um conteiner não influenciar outro, ou influenciar o mínimo possível). Desta forma é possível rodar um server em Python 2.7 e outro aplicativo em Python 3.2 sem que uma instalação interfira na outra. A independência entre conteineres inclusive promove mais segurança (grande parte do sistema de arquivos só é acessível para aplicativos dentro do conteiner. Mais um adendo. O conteiner não é muito bom para programar (fica bem complicado programar sem uma ide). A ideia é rodar o aplicativo desenvolvido sem que haja diferença do ambiente que ele foi desenvolvido para o ambiente que ele será testado ou até usado em produção.
Erro meu em falar que fica complicado programar sem IDE. Mas ainda sim fica a reflexão que a modificação do código é menos problemática se for feita fora do container.
6 лет назад+4
Uma dúvida: Com o docker vc consegue separar bem os recursos para cada projeto, assim não a pasta htdocs/www não fica entupida de projetos rs Mas em termos de armazenamento, o espaço ocupado pelas imagens não ficaria maior ? ou a diferença não é relevante ? Obrigado pelo tempo de vocês! Grande abraço!
Oi André, ótima pergunta. Como a virtualização de containers é feita no nível do sistema operacional, é possível criar volumes compartilhados entre os containers dessa forma eles trabalham isolados mas com recursos compartilhados.
A imagem é constituída de camadas, onde cada camada é composta por arquivos e diretórios. Uma imagem pode ser criada manualmente com comandos do docker ou automaticamente comum Dockerfile. Cada comando (no docker ou Dockerfile) cria uma nova camada com os arquivos modificados na camada anterior. Cada camada da imagem é um objeto que existe independente das outras. Deste modo, quando são criados novos conteineres a partir de uma mesma imagem, as camadas similares são reaproveitadas e o espaço em disco só é usado ao criar uma camada que ainda não existe. Assim é possível criar 10 000 conteineres ocupando quantidade de armazenamento muito similar ao criar apenas um conteiner. Por este motivo não é considerada uma boa prática usar muitos conteineres para aplicações que realizam muita escrita em disco. Para saber mais (caso saiba ler inglês), aconselho a leitura de docs.docker.com/storage/storagedriver/#images-and-layers. PS: Aconselho também o curso online cognitiveclass.ai/courses/docker-essentials/. É um material da própria IBM e com muita informação sobre docker oferecida como forma de exercícios.
6 лет назад
show de bola, obrigado!
6 лет назад+1
Opa, vlw cara Clareou bastante e me deu um ótimo direcionamento
Olá! Antes de tudos parabéns pelo vídeo! Ajudou muito. Uma dúvida não consigo acessar o local host. Temos que fazer ualguma cofiguranção anterior para poder acessar? Obrigado
Muito legal, mas como seria colocar tudo isso em produção, seria usando o aws ou azure? Poderia fazer um vídeo mostrando como colocar tudo em produção.
Olá, gostaria de um vídeo voces explicando a melhor prática para para se focar num perfil programador back-end PHP , programador back-end JAVA e programador back-end Python
Aquele erro após a instalação do MySQL tem que executar o mysql_secure_installation para poder configurar o root. Uma vez feito, sem problemas com esse "error socket(blablabla)".
Apontar VOLUME (pasta com arquivos) para sua pasta de projeto Docker cp IdcontainerdoWordPress:/var/www/html NomeDaPastaCompartilhadaDaMaquinaVirtual pt.stackoverflow.com/questions/237075/docker-laravel-mapear-pasta
@@osnirestevam2685 eu só fiz colocar isso volumes: - ./wp-content:/var/www/html/wp-content la no docker compose, não sei se é o certo, mas ele baixou os arquivos kk
Eu achei docker Mt difícil. Tipo me explica uma coisa. Se eu quiser criar um ambiente aspnet core. A melhor opção e cria um contêiner ubunto e instalar o .Net core dentro dele , SQL server e etc .. ou criar um container pro .Net core e outro pro SQL server e usar o IP do SQL server dentro do container do .Net core? Agora com seu vídeo mais uma dúvida: se eu decidir criar container separados prós 2 eu preciso usar o link que vc explicou pra comunicação entre os containers ou basta eu pegar o IP do container SQL server e colocar no projeto rodando no container do .Net core ? Obrigado desde já pela atenção. Vc são massa!
Otimo video ! Eu tenho uma duvida, vocês conseguiram me responder ? Eu fui rodar o código disponivel na documentação do docker para wordpress, e rodou, ai fui fazer um outro exemplo com phpmyadmin, tive acesso a página, mas não consegui logar. Qual login e senha deveriam ser digitados ? Tentei seguir com root + a senha do mysql q estabeleci no compose, mas não foi.
Muito bom o vídeo! Mas eu queria ver com vcs como vejo o php.ini dentro do container? Pois estou brincando aqui mas não consigo ver esse arquivo para edit-álo!?
Estou aprendendo Docker agora. Me ajudem por favor. Como vocês fizeram para o DockerFile e o docker-compose.yml aparecesse ali no menu do VS Code ? Quando vocês abriram o menu do VS Code os dois já estavam lá.
parabéns galera, toda vez que vejo um vídeo de voces sinto que me tornei um profissional melhor mas tenho uma dúvida, se não me engano, acho que já ouvi um comentário que ao virtualizar o ambiente com o docker, pode haver um ganho de desempenho da aplicação, essa informação procede?!
Olá, Eu fiquei com uma duvida. Quando estiver trabalhando com o docker. No meu caso que sou desenvolvedor web. Toda a vez que começar um novo projeto web ele vai baixar um nova versão do php? Assim, crio 5 projeto e em casa projeto tem uma versão do php (supondo que cada versão do php teria no seu tamanho 50M então eu teria 250MB só de php nos 5 projetos)
Não. Caso você já tenha a imagem na máquina, o docker não baixará novamente. Ele usará a imagem já baixada para criar o conteiner. Caso você crie os conteineres com a tag latest, o docker baixará uma imagem nova sempre que uma tag nova for colocada no registro. Mas o docker não baixa a imagem por completo. Mencionei em um comentário mais acima o que são camadas de uma imagem. Assim o docker só faz download das camadas modificadas.
Não! Suponha que vc tenha 5 projetos usando a imagem do PHP com 50mb. Você terá apenas 50mb baixados pelo docker no seu pc, mesmo que tenha 5 projetos usando essa imagem. Se você rodar eles simultaneamente o que vai ser acumulado no final é a memória RAM e não o HD nesse caso. Lembre-se que você pode especificar a versão do container, ou seja, caso deixa o "latest" só baixará a nova versão quando for alterada no hub, mas se deixar uma versão fixa ela nunca será baixada novamente se não for alterada no hub.
Olá Willen, o pessoal já foi mais rápido na resposta. ;) E assino em baixo do que foi falado. Só será baixada uma nova imagem do PHP, se as versões forem diferentes entre os projetos, caso contrário, todos eles usaram aquela mesma imagem.
Nas fogueiras das vaidades de youtubers, mostrar que sabem o comando no prompt, deixa alguns ensandecidos/extasiados.
Parabéns a vcs do Código Fonte por trazerem esta clareza de que as extensões estão aih para nos ajudar.
Elas servem justamente para nos dedicarmos a outras áreas do conhecimento para evitarmos ter que ficar decorando comandinhos.
Parabéns mesmo!
A praticidade do Docker e a facilidade na utilizacao é impactante. Anos atrás quando tive meu primeiro contato com com o Docker lembro que virou um "chavinha" na cabeça. Game changer. Ferramenta mega útil no dia dia dos devs.
SHOOOOOOOW ! melhor conteúdo eu não encontrei. explicado na simplicidade , quem está iniciando consegue entender. perfeito!
Estou encantado com o poder do Docker. Eu que tô começando já vou me condicionar a só desenvolver em containers, é lindo de ver!
Parabéns ao casal. estamos juntos nessa luta a anos... sucesso e aprendizados cada vez mais para nós. abraços
Code is my life...
Muito obrigado Hélio! Sucesso pra ti também! ;)
Sempre ouvia falar do DOCKER mas nunca tinha entendido tão bem como usar, me ajudou bastante.
Agora ta bem mais simples gerenciar os bancos.
Obrigado pelo trabalho de vocês, não parem por favor.
#CodigoFonteTV #CDFTV #VSCode
Não canso de falar que os vídeos de vcs são perfeitos, fiquei apaixonado nesse DOCKER HUB, irei de me aprofundar nessa tecnologia
Pense numa cabeça que EXPLODIU com esse vídeo! Muito obrigado!
Excelente vídeo. Estou começando estudar desenvolvimento web e já havia ouvido falar de conteiners e Docker. Esse conteúdo foi muito bom para conhecer de verdade ou ter um primeiro contato com essa tecnologia. Rodei no manjaro após resolver alguns detalhes na instalação do Docker e Docker-composer os exemplos funcionaram perfeitamente. Muito obrigado!
Vídeo perfeito. Limpo, claro e muito efetivo. Parabéns!
Ainda não tive a chance trabalhar no ambiente Docker, mais sempre ouço falar muito bem dele.
Esse quadro é simplesmente incrível.
Parabéns pela explicação! Sempre muito didáticos! Com certeza containers é um tema essencial atualmente. Obrigado por compartilharem o conhecimento. Abraço.
Muito bom! Parabéns Vanessa e Gabriel!
Onde eu estava que não conheci esse canal antes?
Parabéns!
Seja bem vindo! :D
Como sempre, conteúdo de qualidade. Parabéns Gabriel e Vanessa! Continuem assim. Abraços!!!
Ai duas ótimas praticas no video, virtualização de ambiente com containers e programação em par.. Ótimo video..
Cara esse quadro é muito legal mesmo, sensacional !!!
Finalmente um dos 10 que eu tentei hoje funcionou pelamor... Obrigado!!
Eu vejo muitos tutos usando essa mesma imagem com php 7.2 mas e quando for 8.0?
Estou me apaixonando por docker! Muito bom o video!
Já estou a espera do próximo #MaoNoCodigo para ver as extensões! Valeu pelo ótimo conteúdo, abraços.
Nossa que lindo, estou montando uma aula para os alunos do ADS e vocês me ajudaram muito com esse vídeo. Muito Obrigado.
PS na linha de comando é só digitar #mysql quando executa com o root não precisa colocar a senha.
Que bom que ajudamos! Abraços e vlw pela dica!
Pra ambiente de produção, deploya no kubernetes (k8s). Que sintaticamente se assemelha muito com o compose. A orquestração do kubernetes é SEN-SA-CIO-NAL.
vcs são os melhores do youtube.. Parabéns e obrigado...
Ganhamos o dia com seu comentário Paulo! Obrigado demais.
Vocês são muito bons! Parabéns.
Gente como amo voces e esse canal ! mkdir todoDevCriaNomeDoidao
Sugestão: poderia explicar como faz deploy da aplicação usando docker. Como mandar o código do volume que você criou junto com o contêiner.
Pelo oque eu entendi é mapeado uma caminho físico para um caminho na maquina virtual do conteiner Docker.
Antônio Rozendo eu iria pedir a mesma coisa! Gostaria de ver o deploy no Azure e funcionando na nuvem!!!!
Muito bom. Continuem com os vídeos malucos: é vídeo no PC, no volante, na sala de casa, hehe. Todos muitos bons.
"vídeos malucos", tá aí uma boa definição pra gente! :)
Muito obrigada Thiago!!
Quem definiu foram vocês aos 19:44 :P
Estava procurando alguns videos sobre Docker (pois nao tenho conhecimento sobre) e achei sensacional essa ideia de voces fazerem videos sem edicao... muuuuito bom... pois podemos ver o que acontece no nosso dia a dia de fato :-)
Parabens!
Show de bola!! o Erro ao acessar mysql deve ser permissão, para corrigir basta logar como root no container.
Estou adorando o code S2, para o docker ainda estou usando o SimplesDockerUI,
Dupla top de linha!!! Melhor conteúdo
Show. Parabéns pelo vídeo, direto ao ponto!
Esse Docker é muito bom e dispensa ter de instalar tantas coisas na nossa máquina. Sugiro abordar o Kubernetes nos próximos vídeos.
Substitui o XAMMP?
Curti sem assistir pq sei que vc são FERAS !
Bora assistir agora =D
muito bom sou iniciante e estou começando usar docker laravel laradock é show
Muito bom ver o docker popularizando ^^
Uhuuuul!!! Bora lá acompanhar rsrs..
valeu por mais um vídeo. Belo trabalho.
Excelente, adorei vídeo muito bom já vou fazer minha conta no Docker e começar a utilizar parece ser uma mão na roda 😉
👍
Muito bom este vídeo! Finalmente entendi o Docker na prática, obrigado :)
Só eu pensei aqui que vcs deveriam abrir uma escola pra cursos? Só acho! rs Vai do coração (e tempo né? rs)
Muito bom!!!! Parece que o VS Code está dominando o mercado mesmo.
Sensacional. Adoro vo6, RSRSRS.
Abração, Saúde e Paz.
Parabens! Aprendi mais com voces, do que o curso que comprei kkkk!!
Top hein!
Obrigado por compartilhar!
Vídeo top. Bem explicado.
Só uma dica que acho legal até a galera votar, kkkkkkkk. Esse links de suas redes sociais fica melhor embaixo. Do lado tampa muito....
Ótima dica, vocês são incríveis!
Realmente um vídeo muito bom, bem esclarecedor... parabéns!!!
Mão no código é muito bom mano
Dependendo da versão do container escolhido (FROM XYZ:versao) é baseado em imagens Linux, onde a mais comum eh o alpine, (q tem 4MB) mas vc pode usar a Stretch (baseada no Debian) por exemplo, onde os comandos funcionarão de boa...
Excelente. Parabéns!
Meus parabéns... estou conhecendo o canal agora. Sobre containers tenho que passar a usar, ando meio desatualizado.
Posso dar uma dica: Eu adoro a metodologia Ágio, mas ainda tenho algumas dúvidas, posso até achar e estudar em muitos outros lugares na internet, mas dificil achar uma explicação tão boa e legal como de vcs 😉
Antes de anotar a sugestão (que é muito boa) vou agradecer ao elogio! Muito obrigada!!!! ;)
O vídeo ficou top sou fã de vcs Parabéns
Nossa muito bom! Adoro o vídeo de vocês, comecei a usar docker recentemente e esse vídeo me esclareceu algumas dúvidas rs :D Sucesso sempre!
Muito obrigado Rodolfo! Ficamos felizes em te ver por aqui no #CDFTV
Ótimo vídeo e ótima abordagem! Parabéns!! Sugiro mais conteúdo sobre Docker..
Abraço!!
Obrigada Raphael e sugestão aceita!
Vocês são incríveis!
Muito obrigado Henrique. 🤗
Excelente Vídeo!!!
Ótimo vídeo!
E eu virtualizando máquina com virtualbox 🤦♂️😄😄, muito obrigado pelo vídeo
Não tinha visto. Mto bom. Poderia ter um exemplo desses mais complexo com node, o q acham? Parabéns
Show de Bola!!
Muito bons os vídeos. Obrigado.
2:14 a vanessa ta aqui pra auxiliar e falar o que ela quiser kkkkkkkkk a cara que a vanessa fez de "eu que me mando"
Parabéns mais uma vez, tenho uma dúvida, aonde hospedar os containers? Se o docker e usado para desenvolver, após isso para colocar em produção, como faço?
bom que eles são dinamicos!
Qual monitor você usa, tem uma ótima definição! Compartilha o modelo
Passei por três vídeos, e só fui entender o docker com vocês.
Oi Milton! Muito obrigado pelo seu comentário. Ficamos muito felizes de saber que nosso vídeo te ajudou a entender Docker. 😃
Video excelente, Daz mais
Feras demais !!
Parabéns pelo trabalho!
Quanto ao erro, faltou aspas na linha 14: "var/lib/mysql"
Video Essencial!! Adorei - Agora quero saber de algo mais importante: Quando tem sorteio desses figure actions ae da prateleira hein familia?
A senha aqui funcionou de boa!
Eu só queria isso: Um ambiente DEV Php+Apache+MariaDB em Docker, mas que funcionasse. O Docker é o inferno sobre a Terra!
Bom dia!
No vídeo, vcs usaram o mysql 5.7 e ñ o atual. Gostaria de saber se o 5.7 ainda é usado. Desde já, meu muito obg e parabéns pelo excelente trabalho!
faz um video comparando sql e nosql, porque usa o sql ao invés de nosql e vice e versa, qual tem maior desempenho e etc
Sugestão anotada Anderson!
Uma questão é, se os arquivos estão instanciados apenas dentro do container, quando o container for derrubado as mudanças não seriam perdidas? e como faria mudanças dentro desse container pelo vscode? ja que vc teria que abrir a pasta dentro de uma instancia do docker.
Ótima pergunta Gustavo. Se a aplicação precisa ser compartilhada entre containers e se a mesma precisa persistir durante as instâncias, a solução mais prática é a criação de volumes. O volume é um "drive virtual" que os containers enxergarão como locais porém os arquivos residem ou na máquina do desenvolvedor ou mesmo em ambientes de produção. Dessa forma uma aplicação pode facilmente ser distribuída por centenas de Containers rapidamente. Claro que essa não é a única técnica para isso. Espero ter ajudado, grande abraço.
Muito legal,
Mas para colocar na hospedagem, muda muita coisa ?
Tá pergunta de noob que viu o video pela segunda vez e ficou confuso...
O docker em si... é uma "virtualização " de ambientes já configurados para que vc possa programar (usando os containers), sem que haja configuração do sistema ou download da linguagem em si... é isso? Digo... configure um docker... baixe os containers que quer e já posso sair codando?
A ideia é mais ou menos esta mesmo. Além disto o conteiner promove independência entre si (um conteiner não influenciar outro, ou influenciar o mínimo possível). Desta forma é possível rodar um server em Python 2.7 e outro aplicativo em Python 3.2 sem que uma instalação interfira na outra.
A independência entre conteineres inclusive promove mais segurança (grande parte do sistema de arquivos só é acessível para aplicativos dentro do conteiner.
Mais um adendo. O conteiner não é muito bom para programar (fica bem complicado programar sem uma ide). A ideia é rodar o aplicativo desenvolvido sem que haja diferença do ambiente que ele foi desenvolvido para o ambiente que ele será testado ou até usado em produção.
A sua citação das incompatibilidade que há entre python 2.7 e python 3.x foi crucial agora, BRIGADÃO!!!
Olá NC, o Francilio já respondeu muito bem. :)
A ideia é essa mesmo. Abraços.
@@francilioaraujo se o container for baseado em Linux, por exemplo, eu não poderia programar dentro do container instalando o VIM?
Erro meu em falar que fica complicado programar sem IDE. Mas ainda sim fica a reflexão que a modificação do código é menos problemática se for feita fora do container.
Uma dúvida:
Com o docker vc consegue separar bem os recursos para cada projeto, assim não a pasta htdocs/www não fica entupida de projetos rs
Mas em termos de armazenamento, o espaço ocupado pelas imagens não ficaria maior ? ou a diferença não é relevante ?
Obrigado pelo tempo de vocês!
Grande abraço!
Oi André, ótima pergunta. Como a virtualização de containers é feita no nível do sistema operacional, é possível criar volumes compartilhados entre os containers dessa forma eles trabalham isolados mas com recursos compartilhados.
A imagem é constituída de camadas, onde cada camada é composta por arquivos e diretórios. Uma imagem pode ser criada manualmente com comandos do docker ou automaticamente comum Dockerfile. Cada comando (no docker ou Dockerfile) cria uma nova camada com os arquivos modificados na camada anterior. Cada camada da imagem é um objeto que existe independente das outras. Deste modo, quando são criados novos conteineres a partir de uma mesma imagem, as camadas similares são reaproveitadas e o espaço em disco só é usado ao criar uma camada que ainda não existe. Assim é possível criar 10 000 conteineres ocupando quantidade de armazenamento muito similar ao criar apenas um conteiner.
Por este motivo não é considerada uma boa prática usar muitos conteineres para aplicações que realizam muita escrita em disco.
Para saber mais (caso saiba ler inglês), aconselho a leitura de docs.docker.com/storage/storagedriver/#images-and-layers.
PS: Aconselho também o curso online cognitiveclass.ai/courses/docker-essentials/. É um material da própria IBM e com muita informação sobre docker oferecida como forma de exercícios.
show de bola, obrigado!
Opa, vlw cara
Clareou bastante e me deu um ótimo direcionamento
Olá! Antes de tudos parabéns pelo vídeo! Ajudou muito. Uma dúvida não consigo acessar o local host. Temos que fazer ualguma cofiguranção anterior para poder acessar? Obrigado
Muito legal, mas como seria colocar tudo isso em produção, seria usando o aws ou azure? Poderia fazer um vídeo mostrando como colocar tudo em produção.
Top o canal, acabei de conhecer. Acho que o problema do mysql é que faltou o databasename... acho....
Cara o que você fez esse dia na sua sombrancelhas kkkkkkkkkkkkk gabriel nome de criança não leva sério.
Muito bom o vídeo. Como faço para subir um microserviço no .net core para o container ? Obrigado!
Olá, gostaria de um vídeo voces explicando a melhor prática para para se focar num perfil programador back-end PHP , programador back-end JAVA e programador back-end Python
Estamos devendo esse vídeo Erik. Mas ele ainda vai sair!
Top!
Aquele erro após a instalação do MySQL tem que executar o mysql_secure_installation para poder configurar o root. Uma vez feito, sem problemas com esse "error socket(blablabla)".
É isso mesmo, ou inserir uma senha forte ele já não dá mais erro!
Vídeo top
Muito bom, fiz funcionar direitinho aqui o wp, porém onde mexo nos arquivos do thema? kk vai ter continuação?
Apontar VOLUME (pasta com arquivos) para sua pasta de projeto
Docker cp IdcontainerdoWordPress:/var/www/html NomeDaPastaCompartilhadaDaMaquinaVirtual
pt.stackoverflow.com/questions/237075/docker-laravel-mapear-pasta
@@osnirestevam2685 eu só fiz colocar isso
volumes:
- ./wp-content:/var/www/html/wp-content
la no docker compose, não sei se é o certo, mas ele baixou os arquivos kk
e foi exatamente o que vc falou kk
Show
Eu tenho uma dúvida relacionada a PHP e Apache , qual melhor canal de comunicação eu posso enviá-la ?
Eu achei docker Mt difícil. Tipo me explica uma coisa. Se eu quiser criar um ambiente aspnet core. A melhor opção e cria um contêiner ubunto e instalar o .Net core dentro dele , SQL server e etc .. ou criar um container pro .Net core e outro pro SQL server e usar o IP do SQL server dentro do container do .Net core? Agora com seu vídeo mais uma dúvida: se eu decidir criar container separados prós 2 eu preciso usar o link que vc explicou pra comunicação entre os containers ou basta eu pegar o IP do container SQL server e colocar no projeto rodando no container do .Net core ? Obrigado desde já pela atenção. Vc são massa!
Otimo video ! Eu tenho uma duvida, vocês conseguiram me responder ? Eu fui rodar o código disponivel na documentação do docker para wordpress, e rodou, ai fui fazer um outro exemplo com phpmyadmin, tive acesso a página, mas não consegui logar. Qual login e senha deveriam ser digitados ? Tentei seguir com root + a senha do mysql q estabeleci no compose, mas não foi.
Não tenho certeza, mas acho que é o host, por estar em outro container que fez dar erro.
Muito bom o vídeo! Mas eu queria ver com vcs como vejo o php.ini dentro do container? Pois estou brincando aqui mas não consigo ver esse arquivo para edit-álo!?
Estou aprendendo Docker agora. Me ajudem por favor. Como vocês fizeram para o DockerFile e o docker-compose.yml aparecesse ali no menu do VS Code ? Quando vocês abriram o menu do VS Code os dois já estavam lá.
parabéns galera, toda vez que vejo um vídeo de voces sinto que me tornei um profissional melhor
mas tenho uma dúvida, se não me engano, acho que já ouvi um comentário que ao virtualizar o ambiente com o docker, pode haver um ganho de desempenho da aplicação, essa informação procede?!
Olá,
Eu fiquei com uma duvida. Quando estiver trabalhando com o docker. No meu caso que sou desenvolvedor web. Toda a vez que começar um novo projeto web ele vai baixar um nova versão do php? Assim, crio 5 projeto e em casa projeto tem uma versão do php (supondo que cada versão do php teria no seu tamanho 50M então eu teria 250MB só de php nos 5 projetos)
lembra que o container pode se comunicar um com outro? acho que não precisa de várias instalações do php
Não. Caso você já tenha a imagem na máquina, o docker não baixará novamente. Ele usará a imagem já baixada para criar o conteiner. Caso você crie os conteineres com a tag latest, o docker baixará uma imagem nova sempre que uma tag nova for colocada no registro. Mas o docker não baixa a imagem por completo. Mencionei em um comentário mais acima o que são camadas de uma imagem. Assim o docker só faz download das camadas modificadas.
Não! Suponha que vc tenha 5 projetos usando a imagem do PHP com 50mb. Você terá apenas 50mb baixados pelo docker no seu pc, mesmo que tenha 5 projetos usando essa imagem. Se você rodar eles simultaneamente o que vai ser acumulado no final é a memória RAM e não o HD nesse caso. Lembre-se que você pode especificar a versão do container, ou seja, caso deixa o "latest" só baixará a nova versão quando for alterada no hub, mas se deixar uma versão fixa ela nunca será baixada novamente se não for alterada no hub.
Só uma obs: Se baixou 50mb de imagem não significa necessariamente que vai consumir 50mb de RAM.
Olá Willen, o pessoal já foi mais rápido na resposta. ;)
E assino em baixo do que foi falado. Só será baixada uma nova imagem do PHP, se as versões forem diferentes entre os projetos, caso contrário, todos eles usaram aquela mesma imagem.