Sabe quando vemos um bom jornalismo hj? Quando não sabemos e nem vemos o posicionamento ideológico nas informações . Parabéns isso é jornalismo informação.
Acho que seria muito interessante vocês fazerem uma abordagem comparativa desse tema em relação às propostas dos 3 principais candidatos da última eleição, ou seja, Bolsonaro, Haddad e Ciro.
Por quê governos sucessivos no Brasil se recusam a fazer uma auditoria da dívida pública brasileira (para identificar abusos, irregularidades, pagamentos indevidos e dar transparência a sobre quem são os credores e qual o lucro individual de cada um deles com o recebimento dos juros pagos) e por quê também se recusam a renegociar juros menores com os credores desta dívida?
Há algum exemplo de país com características semelhantes a do Brasil que já passou por uma situação semelhante a nossa com a previdência? Como ele resolveu o problema? Deu certo?
Excelente vídeo. Seria ótimo se houvesse um vídeo com esse nível de detalhe com o perfil do déficit (por poder, legislativo, judiciário, executivo), e por setor (civil, militar). Essa discussão não pode se limitar a uma batalha entre supostos privilegiados e supostos prejudicados. Esse terrorismo não ajuda a resolver o problema. É um enorme problema social que está sendo resumido a um questiúncula contábil de maneira rasa. Para usar os exemplos mais populares e gritantes: não é qualquer um que se presta a seguir uma carreira militar (e ser obrigado periodicamente a ser destacado para outros lugares, ainda que possua algum nível de escolha). Estes devem ser comparados a professores universitários? E estes a policiais que enfrentam criminosos o tempo todo? E o pedreiro? Vai trabalhar até os 65 anos? Uma questão de natureza eminentemente política (da grande política, daquela que trata do bem comum) da sociedade está sendo resumida quase que inteiramente a uma questão contábil. Ainda que a dimensão contábil seja parte essencial da discussão (precisa ser feita), falta alguém lembrar que estamos falando de seres humanos que estarão - muito provavelmente - em sua fase mais vulnerável da vida. Falta no plano geral insistir na única saída eticamente viável: o que precisa ser feito para que o país cresça economicamente SEM SACRIFICAR mais ainda os aposentados. O discurso atual pode ser resumido no seguinte: temos que nos livrar dos velhos - os "déficit" - para que sobre dinheiro para investimento público...(que investimento? ora, se o investimento for bom, não precisaria ser feito pelo Estado...) e o país cresça...seria interessante que quem tomasse essa decisão fosse bem fiscalizado, porque é uma decisão cruel. A consequência terrível da discussão superficial que tem sido feita é o esfacelamento quase que imediato do INSS, porque o mercado precifica a expectativa do futuro. Isso, junto com a reforma trabalhista (que veio para o bem e para o mal), condenou antecipadamente o INSS. Mas o vídeo é excelente, muito acima dos clichês que tem sido repetidos à exaustão.
Bom vídeo. Acho que a questão da previdência se resume bem na afirmação de que, quando começou, haviam 7 contribuintes para cada aposentado, daqui 10 anos será 2 pra cada aposentado, no atual modelo. Não se sustenta, a não ser que passe a ser subsidiada, e isso significa aumentar impostos.
Nossa nunca? Dizer que você e seu pai e seus filhos devem se aposentar com 400 reais só pq o governo não vai cobrar dos ricos deve ser uma alegria MT boa
Rafael Vilas percentualmente as pessoas vão receber aposentadoria mais cedo. Serão 3 modelos para se aposentar. E voce começa ganhando 400 caso você nunca contribuiu... o valor não É baixo... E NAO PODE SER ALTO PORQUE METADE DA POPULAÇÃO PARA DE CONTRIBUIR... 400 reais que hoje ninguém tem...
Excelente vídeo. Muito bom mesmo. Obrigado. Seria bom um vídeo analisando o regime de capitalização. Aparentemente no Chile esse modelo fracassou e muitos aposentados lá precisam receber um valor do governo para conseguir se manter. Afinal, quais os regimes de previdência que temos nos outros países e quais funcionam melhores? É fato que a maioria dos países que adotou o regime de capitalização acabou voltando atrás? Outra coisa, a previdência não é composta por uma série de outros impostos? Quais são eles e qual a parcela de cada um na previdência? Outra coisa, a previdência em alguns casos não deveria mesmo ser deficitária? Em casos de pessoas com doenças crônicas ou impossibilitações, ou em casos de trabalhadores rurais que não vão conseguir contribuir por tanto tempo? Muito obrigado, parabéns pelo excelente trabalho.
Ótima explanação, porém há uma questão essencial que foi esquecida, não foram os trabalhadores os responsáveis por nenhum desses problemas, por que, mais uma vez, eles teriam que pagar a conta? #nãoàReformadaPrevidência!
Vídeo curto e de fácil entendimento, é assim mesmo que deve ser, uma pena é que os governos não tem a mesma capacidade de passar informação assim para a sociedade.
Muito bom vídeo ! Parabéns pelo trabalho. Gostaria que a BBC pudesse fazer um vídeo explicando sobre a Seguridade Social no âmbito econômico (se há deficit ou não), e a CPI da Previdência Social realizada no Senado.
Basicamente é preciso barrar e dificultar as causas e causadores do rombo,continuar recuperando o que é possível e reformular salários e a previdência. Todos tem que entrar na conta de forma justa,com equidade.
Isso é o problema do 'direito adquirido', na aposentadoria ele se reflete impedindo que pessoas que já se aposentaram entram na conta, não importa o que, um cara que se aposentou ganhando 1 milhão de reais (situação hipotética) tem o direito adquirido pro resto da vida, nem mudança constitucional reverte (seria necessário uma nova constituinte elaborar uma nova constituição abolindo os direitos adquiridos anteriores). Quem chega primeiro passa a conta pra quem chega depois. A reforma da previdência poderia ser BEM mais branda se os aposentados antigos entrassem também. O que existe é que quanto mais se espera pra fazer uma reforma, menos pessoas ela atinge, e mais rigorosa ela precisa ser para organizar as contas
Um ponto que ninguém discute é o que está causando esse déficit, se analisarmos somente a arrecadação e a despesas da seguridade social é possível que a arrecadação e as despesas se equivalem, então o problema real da previdência são os DRU (desvinculação de receitas da união), todo dinheiro arrecadado para a seguridade social é garantido pela constituição e ele vem de diversas fontes, o recolhimento do INSS por parte do trabalhador e da empresa, uma parte vem do COFINS, CSLL, uma parte vem das loterias, entre outros, acontece que o governo aplica essa desvinculação do recurso da seguridade social para ser aplicada em outra área que no caso seria para pagar os juros da dívida pública (dívida do governo com instituições privadas), então em grosso modo o governo pega dinheiro destinado a previdência para pagar juros aos banqueiros. A previdência precisa de uma reforma, pois hoje se está pagando aposentadoria por mais tempo e está diminuindo a quantidade de contribuintes, mas não essa reforma que está sendo apresentada, existem muitos pontos maléficos a população nessa reforma, principalmente a de baixa renda, tempo mínimo de contribuição para aposentadoria que passa de 15 para 20 anos recebendo 60% do salário e para receber os 100% o trabalhador teria que contribuir por 40 anos. Por favor alguém poderia me responder quem consegue contribuir por 40 anos? A pessoa teria que trabalhar no mesmo emprego dos 25 aos 65 sem nunca ser sido demitido, instabilidade no emprego é uma coisa que o brasileiro não conhece.
@@alexsandroqueiroz6133 Alexsandro essa sua análise está errada por algumas questões básicas: o déficit sendo discutido no governo é o primário (sem contar juros da dívida), o déficit nominal (contando juros) está em 450 bi e não está sendo pago já há muito tempo, todo o planejamento orçamentário do governo é baseado no balanço primário, isso quer dizer que dinheiro algum de nada vai pra pagar 'dívida de bancos', isso é uma mentira. Outro problema bem básico é que a constituição Federal PROÍBE a vinculação de impostos, o chamado 'princípio da não vinculação das receitas'. Isso quer dizer que imposto algum pode ter destinação específica, no caso da contribuição social é contribuição não imposto, mas outros que você citou eles são impostos e não podem estar vinculados a nada. Um imposto não ser vinculado quer dizer que independente do nome (poderia se chamar imposto da previdência), parte dele vai pra educação, saúde, segurança, etc.
@@alexsandroqueiroz6133 Sobre a DRU: ruclips.net/video/YTYgKu44-CY/видео.html O mesmo mecanismo que permite que parte do orçamento da seguridade seja usado para o orçamento fiscal, também permite o contrário. Nos últimos anos o orçamento da seguridade social está PEGANDO DINHEIRO do orçamento fiscal pra poder pagar as contas, e não o contrário. Todos esses boatos relacionados a DRU ser o problema da previdência são FAKE NEWS, espalhadas por quem quer tacar uma cortina de fumaça na coisa toda.
Olá Camila! Gostei muito da sua explanação. Gostaria de ver um vídeo seu sobre o impacto das DRU'S no caixa da previdência, se com a reforma proposta isto acaba e gostaria também de uma análise sobre as separação dos grupos na previdência, já ouvi dizer que os o caixa dos trabalhadores com carteira assinada é superavitário. Dos militares e do judiciário não, juntamente com a previdência social... na verdade acho que está faltando definir fontes de recursos para estes 3 últimos grupos, impostos por exemplo, e não penalizar os trabalhadores ativos que se apresentarão por tempo de contribuição... Um forte abraço!
Excelente matéria, mas faltou falar à respeito dos recursos que passaram a ser desviados desse montante para suprir a demanda de outras áreas ou programas, ligados diretamente aos governos ao longo das últimas décadas, que não têm nada a ver com a previdência, pois esse, sim, foi o fator preponderante para a desestabilização do fundo previdenciário!
O que também deve ser combatido é os desvios de recursos da seguridade social ( saúde, previdência e assistência social). A fonte de financiamento é bastante diversificada e com certeza entra muito dinheiro para a seguridade, mas que são desviados para cobrir outros gastos.
Caramba! Excelente! Gostaria que vc explicasse como ficaria na prática a aposentadoria no modelo do Guedes. Será que as aposentadorias diminuiriam? Vai pegar todos e o pobre vai se beneficiar? Por favor. Luz. Obrigado.
Excelente vídeo, muito esclarecedor. Gostaria que abordassem a DRU, e se ela realmente retira ou não recursos da previdência para serem usados em outras áreas.
Vídeo muito bom, apenas um apontamento que faço é que o sistema tributário dos países do exterior são menores, menos complexos e em sua maioria tributa a renda e não o consumo. Parabéns pelo vídeo.
apos a reforma da previdencia,sera a reforma tributaria e fiscal e tbem tera a reforma do sus,a reforma tributaria ja ta sendo elaborada pra ser apresentada assim que a da previdencia ser aprovada
Muito bom vídeo, mas falta muita coisa nessa discussão ainda. Primeiro: é preciso aumentar o tempo de contribuição por causa do envelhecimento da população? Sim, claro. Então, será preciso rever aposentadoria de quem se aposenta cedo. Segundo: o valor das contribuições precisa aumentar? Talvez. Mas as isenções precisam ser revistas. Por exemplo, o agro. Pode ser pop, mas polui, desmata e gera lucro para um pequeno segmento da sociedade, sempre alavancado em financiamentos públicos. Vale a pena? Igrejas: porque não pagam impostos, se geram lucros, ocupam imóveis e podem servir como lavanderia de dinheiro? Acabam sendo um ramo de... atividade econômica... Terceiro: está claro que a maior parte das dívidas da Previdência é impagável. Mas as pessoas responsáveis por essas dívidas são inimputáveis? Se respondessem com seu patrimônio pessoal e bloqueio de CPF, e não do CNPJ, pensariam muito mesmo antes de contrair essas dívidas. Quarto: Refis é a maior fraude do país, é um tapa na cara do contribuinte honesto que paga seus impostos. Premia a irresponsabilidade. Tem que acabar, e dívida previdenciária tem é que dar cadeia. Por fim, é preciso taxar as fortunas, operações financeiras, dividendos, todas essas brincadeiras contábeis e jurídicas que tornam o capital improdutivo. Quinto, e último, reduzir os impostos sobre o consumo, aumentando os impostos sobre as rendas, para valorizar a quem empreende, gera tecnologia, gera empregos. Parece simples e é simples. Difícil é conseguir atrasar um país do tamanho do Brasil...
A questão da previdência, por enquanto, está relacionada a estagnação econômica no Brasil. Muitas empresas quebraram, e o desemprego está muito alto, oq reduz consideravelmente a arrancadacao. E nesse contexto, o governo ainda desvincula parte da receita da previdência...assim realmente vai ter defcit.
A previdência brasileira tem muitas distorções, tem funcionários públicos que recebem um salário altíssimo e também o número de aposentados está aumentando e trabalhadores diminuindo. Tem que fazer uma reforma. Claro, que seja justa, que não é o caso da que o Bolsonaro quer aprovar.
Oque acontece é que uma turma privilegiada se aposenta com 49-53 anos e vivem até seus 80, pois são bem financeiramente e podem ter acesso a saúde melhor. Os mais pobres já se aposentam com 60+ anos. Essa reforma vai obrigar todos a se aposentarem na mesma idade, homens 65 e mulheres 62, independente de condição financeira. As taxas dos mais ricos foi aumentada e dos mais pobres reduzidas nesta reforma. Simples, as pessoas não leem nada, não olham dados, e vivem no achismo. A reforma é uma necessidade, tanto que foi defendida por Lula e Dilma quando eram situação.
Como é fácil dever à Previdência! Faz uma Lei que confisca o patrimônio dos devedores, além de uma rígida fiscalização pra não deixar débitos acumulados. Ou melhor, obriga a depositar o salário no banco e debita automaticamente para a previdência, como já funciona pra conta de telefone. Acaba com o furto das empresas.
O que é que o povo tem a ver com a irresponsabilidade da gestão em permitir que empresas parem de contribuir ao INSS a ponto de chegar a este suposto déficit? Assim é muito bom pra o governo, empresas param de contribuir e o povo é quem paga. São muitas as fontes de arrecadação da Seguridade Social, como PIS, COFINS, PASEP, fundos de jogos das lotéricas, dentre outras, esta história de déficit tá muito mal contada. O que falta na verdade é emprego. Interessante é que não se mexe em auxílio moradia, verba de gabinete, auxílio vestuário e outros privilégios de políticos, o povo é que terá que trabalhar por mais tempo pra pagar uma dívida que não é sua.
Agora façam vídeos falando sobre os diferentes modelos de previdência, as que estão dando certo como a Austrália por exemplo, comparar as diferenças com o modelo chileno que serve de inspiração pra essa reforma que o Guedes apresentou. E talvez até pontuar o que poderíamos adaptar aqui, enfim. Falem também sobre a DRU e as operações compromissadas que tem vencimento a cada quatro dias, tenho muita curiosidade. Obrigado.
Não existe déficit da Previdência! Sempre foi superavitária! Tanto, que o dinheiro da previdência foi usado para construir a ponte Rio-Niterói e Brasília, e nunca foi devolvido. Não é só o trabalhador que banca previdência mas também os empresários, e toda a sociedade através de impostos quando consome (COFINS). Procurem essas informações no trabalho de Maria Lúcia Fattorelli e da professora Denise Gentil.
@@ararog, de fato ignorância é um problema, mas quero crer que ela se resolva com mais informações e uma interpretação crítica das mesmas. O primeiro equívoco da sua fala é dizer que parte da previdência é financiada com dinheiro que o governo toma emprestado. Na verdade o que ocorre é exatamente o contrário: através da DRU no ano passado foi desviado da seguridade social (incluindo aí a previdência) 30% dos seus recursos. Parte desses recursos foram desviados para pagamento dos juros da dívida. O segundo equívoco é que vc está olhando pra dívida apenas no âmbito da formalidade, quando se sabe que hoje ela se tornou um sistema de financiamento de dinheiro público pra iniciativa privada. Auditores da receita federal, inúmeros econômicas e várias CPIs já denunciaram a lógica perversa desse sistema. Não por acaso as taxas de juros no país é são as mais altas do mundo. A dívida está nas mãos de rendistas e na banqueiros, os mesmo que indiretamente controlam o BC que controla as taxas de juros. Mtas dessas dívidas já foram pagas. A questão central é essa: a previdência era superávitaria até 2015, mas com a economia em crise deste 2008 a arrecadação diminiu. Não tento recursos pra tudo de algum lugar tem que sair.. pelo visto aí é que a reforma da previdência entra: garantir o rentirmo e a farra dos bancos.. ;)
@@luizpauloferreirasantiago9531 ignorância é achar que a desastrada seguridade social, cheio de fraudes, assim como a previdência não tenham contribuído para o endividamento a ponto de só podermos pagar o serviço da mesma. Pior do que isso, é achar que uma singela desvinculação será o santo graal do equilíbrio fiscal, não, não é, muito pelo contrário, DRU vai é garantir que no pior dos casos educação, saúde e segurança não fiquem na penúria.
Finalmente alguem esta falando disto! tomara que o bolso acorde para a vida, e comece a pensar em fazer alguma reforma tributaria neste pais cheio de espertinho.
No caso de um regime de capitalização se o banco responsável pela aposentadoria falir? Outra coisa, por que a imprensa não está fazendo um debate amplo, franco, mostrando todos os lados da questão sobre esse assunto? Isso não seria uma pressão de bancos e instituições financeiras em aprovar o mais rápido possível essa reforma? De fato, essa reforma é boa para o Brasil? Qual Brasil? De quem?
Ótima explicação, muito boa, mas grosseiramente falando, não há argumentos que tapem o rombo que os políticos fizeram, tanto em nosso juízo quanto em nosso país.... acabaram conosco irmã!!!
A DRU não tira nada das contribuições previdenciárias. Ela tira da Seguridade Social apenas. E hj a DRU traz dinheiro de outras áreas para a previdência.
@@celiopelliciari É proibido por Lei o que você está dizendo. Não se pode tirar dinheiro previdênciario! O que se pode é tirar da seguridade social e passar pra previdência, do contrário, não!
Essa reportagem pode levar as pessoas a conclusões equivocadas. As propagandas a favor dessa reforma previdenciária são totalmente levianas. De 2001 a 2013 o Governo Federal arrecadou mais do que gastou (superávit). O Brasil parou de crescer em 2014 desde que entrou em recessão econômica, mas se o país continuasse crescendo a uma taxa de crescimento irrisória, com o aumento do PIB, o governo continuaria arrecadando mais do que gasta, viabilizando a cobertura dos gastos crescentes com a Previdência. Ninguém dá atenção ao fato de que só a partir de 2014 é que o país vem gastando mais do que arrecada por causa da crise econômica causada em grande parte pelos bancos. Além disso, uma parte do que sempre foi arrecado a mais provinha de recursos que eram destinados ao custeio da Seguridade Social. Todo o dinheiro que sobrava ano a ano foi destinado ao pagamento de juros e à amortização da dívida pública do país que possui diversas irregularidades e nunca foi auditada, o que é totalmente questionável. Isso significa que, se essa parte do que sobrava não tivesse sido desviada todo esse tempo e, ao invés disso, tivesse sido guardada, o tal “rombo” seria bem menor e o governo teria um estoque emergencial para usar na crise. Some isso com os 500 bilhões que estão devendo à Previdência e rapidinho vão achar o 1 trilhão do Paulo Guedes. Falar que a maior parte das empresas devedoras não poderiam pagar suas dívidas porque faliram é uma brincadeira de mau gosto. Alguém embolsou o dinheiro quando as empresas davam lucro. É só ir atrás que acha. Enfim, o governo também poderia muito bem resolver o problema do déficit aumentando a sua capacidade de arrecadação, cobrando de quem tem mais ao invés de tirar de quem tem menos. Basta tributar decentemente dividendos, grandes fortunas e heranças, renda ao invés de consumo, etc.
Ótimo, vamos então deixar tudo como está e esperar que a economia cresça e zere o déficit mas até lá vamos acumular déficit, é isso? Quanto aos juros da dívida também deixemos de pagar e logo veremos as empresas estrangeiras a sair do país. Muito inteligente.
@@isacriosloureiro5663 Essa reforma não vai fazer a economia crescer, pelo contrário, vai piorar muito mais a economia a longo prazo. Pra você ter ideia, só o pagamento de benefícios do INSS é maior que o fundo de participação de aproximadamente 4.000 municípios. A Previdência movimenta mais a economia do que o dinheiro destinado aos municípios pela União. Mesmo sendo crescentes os gastos com a Previdência Social, eles são tão necessários quanto os da saúde. Sem contar que metade de tudo que é pago volta para o governo em forma de impostos porque a maior parte da carga tributária do país é sobre o consumo. É simples resolver o déficit: ao invés de cortar gastos (necessários para as pessoas sobreviverem dignamente), arrecade-se mais de quem tem mais e contribui menos com o país. Soluções melhores para fazer a economia crescer poderiam ser uma reforma tributária justa, auditar a dívida pública ou forçar uma redução de juros dos bancos (que aplicam as maiores taxas do mundo) para a moeda circular mais. E o assunto não tem a ver com empresas estrangeiras saírem ou não do país, mas sim com investidores nacionais e estrangeiros que tem a maior partes de seus investimentos concentrados em títulos públicos federais e têm medo do governo não honrar o pagamento deles. A reforma só serve para dar mais prioridade a eles (e olha que eles já são a prioridade há muito tempo) do que ao povo.
Por que no Brasil não se fala em auditoria da dívida pública? Na verdade se fala, mas é totalmente ignorado por pessoas pós e contra reforma da previdência.
@@canisjay que calote? Seja mais específico. Com um auditoria provando a dívida e o rombo na previdência não ficaria bem mais transparente e fácil a aprovação da reforma?
Curioso um canal "estrangeiro" trazendo um debate mais isento sobre o tema! Essa é a globalização. Ainda faltam alguns coeficientes nessa conta, como o fato de que as "manobras" de evasão fiscal serem contínuos, ou seja, contribuíram e ainda contribuem para o déficit. Soma-se a isso a "benevolência" do CARF em reavaliar as dívidas de grandes contribuintes e os próprios impactos da crise econômica internacional no país. Enfim, o problema do déficit público é estrutural, perpassa pela falta de controle eficiente de gastos públicos e da própria tributação, que, apesar de ser pesada para a maioria, alguns "privilegiados" usufruem de inúmeros benefícios e isenções. Até poderia haver algum reajuste atuarial, mas seria muito menor do que o proposto pelo governo.
Não é isento, não existe isenção. O problema sempre foi o monopólio da verdade exercido pelos grandes grupos de mídia no país. Aqui 5 famílias detém mais de 50% dos meios de comunicação. Resultado: eles falam em interesse próprio, pois eles também são grandes empresários. www.cartacapital.com.br/sociedade/cinco-familias-controlam-50-dos-principais-veiculos-de-midia-do-pais-indica-relatorio/
Vc diz que o problema seria menor caso não houvesse evasão fiscal? Sim, mas o problema do sistema de repartição atual é evidente, independentemente do déficit. É uma transferência brutal e disfarçada de recursos privados para o funcionalismo do setor público.
AINDA não há uma crise economica internacional... Há uma crise interna, no Brasil, causada pelas péssimas administrações recentes - e a atual também já não começou muito bem. A VERDADEIRA crise internacional está prestes a começar, talvez em menos de 2 ou 3 anos... E aí que vai ser a bronca...
Explicação incompleta para discutir a previdência e induzir o telespectador que existe uma necessidade imperativa para a realização da atual reforma. Porém, é preciso informar que os recursos previdenciários não são formados apenas pela contribuição patronal e dos trabalhadores, ao contrário, é preciso informar que os recursos fazem parte da seguridade social e que a maioria dos impostos possuem uma parte destinada a seguridade social. Até mesmo loteria destina uma parte para a seguridade social. Por isso o governo criou a DRU, para tirar receitas da seguridade social e mandar para o pagamento da dívida pública com o sistema financeiro. Em resumo, informação incompleta.
Vdd. A grandes mídias pecam ao tentar induzir as pessoas a formar opinião sobre aquilo que ela quer sem mentir, apenas selecionando as informações que convém a seus interesses. Até porque elas são financiadas por alguém que quer passar essa reforma a todo custo, que é o mercado financeiro, aquele setor que ganha dinheiro explorando quem não tem dinheiro. O trabalhador que se exploda. Aposentadoria pra que, né? É um direito constitucional muito custoso.
A realidade do Brasil é que o país sempre desvalorizou quem paga suas contas em dia. Se questionarmos o valor do juro cobrado no país, é muito estranho o montante estar com tamanho déficit. O que mais escutamos nos últimos tempos é o quanto o empresário sofre no Brasil. Com tamanha facilidade em negociar suas dívidas, sendo que a brechas para postergar tais pagamentos parecem uma "mãe", fica difícil não imaginar a solução desse problema ser uma só: coloca na conta do povo! No final das contas, o lobo sempre cobra o sucesso da caça a sua alcateia.
Se alguém souber responder ou a BBC fico grato Eu queria que vocês fizessem um vídeo explicando se: caso a economia crescesse e continuasse crescendo, a reforma seria necessária? E queria também que falassem sobre o fato da pirâmide etária não ser uma "pirâmide" para sempre, geralmente é tratado como se essa transição nunca fosse passar, mas após um tempo a pirâmide se transforma em um "retângulo" e então aparenta que conforme passa o período de transição mais aguda, as coisas tenderiam a melhorar. Queria saber também se existe outros países que tem um sistema parecido com o nosso e passaram por esse problema, como eles conseguiram resolver mantendo o sistema.
Por exemplo Portugal. Lá tiveram que mudar e a aposentadoria é aos 66 anos e aumenta todos os anos. Os aposentados só recebem 65% do valor médio de salário que descontaram. E mesmo assim já está a ter déficit em Portugal porque a demografia está a cair muito. Definitivamente a médio prazo o sistema de capitalização é o que será utilizado mundialmente além de ser mais justo.
Por que alguns municípios tem superávit? Quais os paises q a capitalização não deu certo ou penalizou o aposentado? Qual a altenativa propostq pela oposição q não seja a oposição?
Eu acho interessante que o valor referencia da previdência é sempre 2018, pior ano da crise, uma das menores arrecadação da história; isso sempre piora o quadro. Porque não pega o período do Lula aonde mesmo havendo deficit da previdência o superavit gerado pelo binômio emprego/arrecadação, muda totalmente o cenário. Mostra que a previdência embora nada simples, tem alternativas.
*Prefiro aprender a investir meu dinheiro fora do país e viver de renda, do que trabalhar com CLT, dando meu dinheiro para políticos, na ESPERANÇA que os políticos me dêem algo em trocar.* Vamos parar de ingenuidade, achando que é só colocar dinheiro na mão de políticos e ficar reclamando resolve alguma coisa. Não existe a fórmula perfeita de fazer isso, como vocês ficam debatendo.
BBC Brasil dando show de bola! passa a informacao certa e rapida! um exemplo a ser seguido!!!
Marcia Peltie conquistou o Brasil sem tirar a roupa. Você vai conquistar o mundo sem tirar os óculos. Parabéns você é ótima! Tee LOVE!
Sabe quando vemos um bom jornalismo hj? Quando não sabemos e nem vemos o posicionamento ideológico nas informações . Parabéns isso é jornalismo informação.
Camila , parabéns pelo trabalho . Você merece a BBC.
Pessoal, perguntas? Sugestões? Escrevam aqui que Camilla Mota escolherá o próximo tema com sua ajuda!
Acho que seria muito interessante vocês fazerem uma abordagem comparativa desse tema em relação às propostas dos 3 principais candidatos da última eleição, ou seja, Bolsonaro, Haddad e Ciro.
Poderiam comparar os sistemas tributários dos países
Por quê governos sucessivos no Brasil se recusam a fazer uma auditoria da dívida pública brasileira (para identificar abusos, irregularidades, pagamentos indevidos e dar transparência a sobre quem são os credores e qual o lucro individual de cada um deles com o recebimento dos juros pagos) e por quê também se recusam a renegociar juros menores com os credores desta dívida?
Comparar o custo e "resultados" do judiciário brasileiro e seus análogos no mundo.
Há algum exemplo de país com características semelhantes a do Brasil que já passou por uma situação semelhante a nossa com a previdência? Como ele resolveu o problema? Deu certo?
Poderia fazer uma exposição sobre a hipótese de auditoria da dívida pública?
A BBC News Brasil faz um ótimo trabalho. Apresentam notícias de modo claro, didático e sempre buscam dialogar com figuras de autoridade.
BBC fazendo um trabalho incrível, como sempre. Jornalismo de altíssima qualidade
Gado que ficará sem se aposentar, por ser gado ingênuo e paga pau
@@rafaelvilas4230 para de falar merda seu tapado. Tá vendo prova de todos os lados mas não quer enxergar. Gado são os esquerdopatas, ponto.
Excelente vídeo. Seria ótimo se houvesse um vídeo com esse nível de detalhe com o perfil do déficit (por poder, legislativo, judiciário, executivo), e por setor (civil, militar). Essa discussão não pode se limitar a uma batalha entre supostos privilegiados e supostos prejudicados. Esse terrorismo não ajuda a resolver o problema. É um enorme problema social que está sendo resumido a um questiúncula contábil de maneira rasa. Para usar os exemplos mais populares e gritantes: não é qualquer um que se presta a seguir uma carreira militar (e ser obrigado periodicamente a ser destacado para outros lugares, ainda que possua algum nível de escolha). Estes devem ser comparados a professores universitários? E estes a policiais que enfrentam criminosos o tempo todo? E o pedreiro? Vai trabalhar até os 65 anos? Uma questão de natureza eminentemente política (da grande política, daquela que trata do bem comum) da sociedade está sendo resumida quase que inteiramente a uma questão contábil. Ainda que a dimensão contábil seja parte essencial da discussão (precisa ser feita), falta alguém lembrar que estamos falando de seres humanos que estarão - muito provavelmente - em sua fase mais vulnerável da vida. Falta no plano geral insistir na única saída eticamente viável: o que precisa ser feito para que o país cresça economicamente SEM SACRIFICAR mais ainda os aposentados. O discurso atual pode ser resumido no seguinte: temos que nos livrar dos velhos - os "déficit" - para que sobre dinheiro para investimento público...(que investimento? ora, se o investimento for bom, não precisaria ser feito pelo Estado...) e o país cresça...seria interessante que quem tomasse essa decisão fosse bem fiscalizado, porque é uma decisão cruel. A consequência terrível da discussão superficial que tem sido feita é o esfacelamento quase que imediato do INSS, porque o mercado precifica a expectativa do futuro. Isso, junto com a reforma trabalhista (que veio para o bem e para o mal), condenou antecipadamente o INSS. Mas o vídeo é excelente, muito acima dos clichês que tem sido repetidos à exaustão.
BBC é sinônimo de qualidade
Ótimo material
BBC News Brasil 👍
Bom vídeo. Acho que a questão da previdência se resume bem na afirmação de que, quando começou, haviam 7 contribuintes para cada aposentado, daqui 10 anos será 2 pra cada aposentado, no atual modelo. Não se sustenta, a não ser que passe a ser subsidiada, e isso significa aumentar impostos.
Parabéns pelo BBC News Brasil
Camila Veras Motas como sempre alegre, explica bem e bonita.
Parabéns pela palestra! Bastante esclarecedora!
BBC como sempre, nunca decepciona.. 😀😀😀
e ainda dizem que tamanho não importa
@@guiselic KKKKKKKKKKKKKKKKK O trocadilho foi bom mlk
Nossa nunca? Dizer que você e seu pai e seus filhos devem se aposentar com 400 reais só pq o governo não vai cobrar dos ricos deve ser uma alegria MT boa
Depende, tem muita coisa que ela não disse. Tem perguntas que já tem resposta E ela coloca como se fosse problema
Rafael Vilas percentualmente as pessoas vão receber aposentadoria mais cedo. Serão 3 modelos para se aposentar. E voce começa ganhando 400 caso você nunca contribuiu... o valor não É baixo...
E NAO PODE SER ALTO PORQUE METADE DA POPULAÇÃO PARA DE CONTRIBUIR...
400 reais que hoje ninguém tem...
Excelente vídeo. Muito bom mesmo. Obrigado. Seria bom um vídeo analisando o regime de capitalização. Aparentemente no Chile esse modelo fracassou e muitos aposentados lá precisam receber um valor do governo para conseguir se manter. Afinal, quais os regimes de previdência que temos nos outros países e quais funcionam melhores? É fato que a maioria dos países que adotou o regime de capitalização acabou voltando atrás? Outra coisa, a previdência não é composta por uma série de outros impostos? Quais são eles e qual a parcela de cada um na previdência? Outra coisa, a previdência em alguns casos não deveria mesmo ser deficitária? Em casos de pessoas com doenças crônicas ou impossibilitações, ou em casos de trabalhadores rurais que não vão conseguir contribuir por tanto tempo? Muito obrigado, parabéns pelo excelente trabalho.
Ótima explanação, porém há uma questão essencial que foi esquecida, não foram os trabalhadores os responsáveis por nenhum desses problemas, por que, mais uma vez, eles teriam que pagar a conta? #nãoàReformadaPrevidência!
Meio complicado , obrigada pelo esclarecimento.
Vídeo curto e de fácil entendimento, é assim mesmo que deve ser, uma pena é que os governos não tem a mesma capacidade de passar informação assim para a sociedade.
Camila vc é incrivel, bem explicadinho sem viés nenhum só fatos, como tudo deve ser :)
Excelente video 👏👏👏👏👏
Somente menos de 1/3 da dívida é recuperável. Mas boa iniciativa da BBC Brasil, que havia se perdido na campanha.
Muito bom vídeo ! Parabéns pelo trabalho. Gostaria que a BBC pudesse fazer um vídeo explicando sobre a Seguridade Social no âmbito econômico (se há deficit ou não), e a CPI da Previdência Social realizada no Senado.
BBC News vcs são demais, valeu👍🏽
Parabéns. Sugiro um video sobre o Valor real do deficit e sobre a polêmica criada pela DRU. Obrigado
Obrigado Camila!
E outros impostos que foram criados para ajudar no pagamento da previdência social. Contando com os demais impostos ainda a previdência é deficitária?
Além de matérias muito boas, essa moça que apresenta é ótima.
Basicamente é preciso barrar e dificultar as causas e causadores do rombo,continuar recuperando o que é possível e reformular salários e a previdência. Todos tem que entrar na conta de forma justa,com equidade.
Isso é o problema do 'direito adquirido', na aposentadoria ele se reflete impedindo que pessoas que já se aposentaram entram na conta, não importa o que, um cara que se aposentou ganhando 1 milhão de reais (situação hipotética) tem o direito adquirido pro resto da vida, nem mudança constitucional reverte (seria necessário uma nova constituinte elaborar uma nova constituição abolindo os direitos adquiridos anteriores). Quem chega primeiro passa a conta pra quem chega depois. A reforma da previdência poderia ser BEM mais branda se os aposentados antigos entrassem também. O que existe é que quanto mais se espera pra fazer uma reforma, menos pessoas ela atinge, e mais rigorosa ela precisa ser para organizar as contas
Um ponto que ninguém discute é o que está causando esse déficit, se analisarmos somente a arrecadação e a despesas da seguridade social é possível que a arrecadação e as despesas se equivalem, então o problema real da previdência são os DRU (desvinculação de receitas da união), todo dinheiro arrecadado para a seguridade social é garantido pela constituição e ele vem de diversas fontes, o recolhimento do INSS por parte do trabalhador e da empresa, uma parte vem do COFINS, CSLL, uma parte vem das loterias, entre outros, acontece que o governo aplica essa desvinculação do recurso da seguridade social para ser aplicada em outra área que no caso seria para pagar os juros da dívida pública (dívida do governo com instituições privadas), então em grosso modo o governo pega dinheiro destinado a previdência para pagar juros aos banqueiros.
A previdência precisa de uma reforma, pois hoje se está pagando aposentadoria por mais tempo e está diminuindo a quantidade de contribuintes, mas não essa reforma que está sendo apresentada, existem muitos pontos maléficos a população nessa reforma, principalmente a de baixa renda, tempo mínimo de contribuição para aposentadoria que passa de 15 para 20 anos recebendo 60% do salário e para receber os 100% o trabalhador teria que contribuir por 40 anos.
Por favor alguém poderia me responder quem consegue contribuir por 40 anos? A pessoa teria que trabalhar no mesmo emprego dos 25 aos 65 sem nunca ser sido demitido, instabilidade no emprego é uma coisa que o brasileiro não conhece.
@@alexsandroqueiroz6133 Alexsandro essa sua análise está errada por algumas questões básicas: o déficit sendo discutido no governo é o primário (sem contar juros da dívida), o déficit nominal (contando juros) está em 450 bi e não está sendo pago já há muito tempo, todo o planejamento orçamentário do governo é baseado no balanço primário, isso quer dizer que dinheiro algum de nada vai pra pagar 'dívida de bancos', isso é uma mentira. Outro problema bem básico é que a constituição Federal PROÍBE a vinculação de impostos, o chamado 'princípio da não vinculação das receitas'. Isso quer dizer que imposto algum pode ter destinação específica, no caso da contribuição social é contribuição não imposto, mas outros que você citou eles são impostos e não podem estar vinculados a nada. Um imposto não ser vinculado quer dizer que independente do nome (poderia se chamar imposto da previdência), parte dele vai pra educação, saúde, segurança, etc.
@@alexsandroqueiroz6133 Sobre a DRU: ruclips.net/video/YTYgKu44-CY/видео.html O mesmo mecanismo que permite que parte do orçamento da seguridade seja usado para o orçamento fiscal, também permite o contrário. Nos últimos anos o orçamento da seguridade social está PEGANDO DINHEIRO do orçamento fiscal pra poder pagar as contas, e não o contrário. Todos esses boatos relacionados a DRU ser o problema da previdência são FAKE NEWS, espalhadas por quem quer tacar uma cortina de fumaça na coisa toda.
@@alexsandroqueiroz6133 Ótima análise
Finalmente um canal que ao menos abordou essa questão
Que vídeo maravilhoso! Claríssimo! Ah, assistir até o final para ouvir a palavrinha que amo: déficit ATUARIAL.
seus vídeos estão cada vez melhores, Camilla!
Olá Camila! Gostei muito da sua explanação. Gostaria de ver um vídeo seu sobre o impacto das DRU'S no caixa da previdência, se com a reforma proposta isto acaba e gostaria também de uma análise sobre as separação dos grupos na previdência, já ouvi dizer que os o caixa dos trabalhadores com carteira assinada é superavitário. Dos militares e do judiciário não, juntamente com a previdência social... na verdade acho que está faltando definir fontes de recursos para estes 3 últimos grupos, impostos por exemplo, e não penalizar os trabalhadores ativos que se apresentarão por tempo de contribuição... Um forte abraço!
Fala sobre as pedaladas fiscais a nível municipal e estadual e o impacto delas no déficit da previdência
Excelente trabalho Camila!
Excelente matéria, mas faltou falar à respeito dos recursos que passaram a ser desviados desse montante para suprir a demanda de outras áreas ou programas, ligados diretamente aos governos ao longo das últimas décadas, que não têm nada a ver com a previdência, pois esse, sim, foi o fator preponderante para a desestabilização do fundo previdenciário!
O que também deve ser combatido é os desvios de recursos da seguridade social ( saúde, previdência e assistência social). A fonte de financiamento é bastante diversificada e com certeza entra muito dinheiro para a seguridade, mas que são desviados para cobrir outros gastos.
Nossa Excelente vídeo. Abordou um tema tão complexo de forma simples e com isonomia. Parabéns! Já assinei o canal.
Muito obrigado pela informação. Seja feliz!
Pedro Nery é FERA! E esse vídeo ficou excelente!
Será que você poderia falar da relação entre a DRU e o deficit? E também sobre a renegociação da dívida pública e como ela é gerada?
Seria interessante.
Vídeo muito esclarecedor e bem didático.
Queria que vocês fizessem um vídeo sobre a DRU e seus efeitos na seguridade social do Brasil.
Caramba! Excelente! Gostaria que vc explicasse como ficaria na prática a aposentadoria no modelo do Guedes. Será que as aposentadorias diminuiriam? Vai pegar todos e o pobre vai se beneficiar? Por favor. Luz. Obrigado.
Video simples e direto q desmistifica algumas falácias
Eu queria ser desenrolado assim. Ô menina inteligente. Ô inveja danada.
Excelente vídeo, muito esclarecedor.
Gostaria que abordassem a DRU, e se ela realmente retira ou não recursos da previdência para serem usados em outras áreas.
Vídeo muito bom, apenas um apontamento que faço é que o sistema tributário dos países do exterior são menores, menos complexos e em sua maioria tributa a renda e não o consumo. Parabéns pelo vídeo.
apos a reforma da previdencia,sera a reforma tributaria e fiscal e tbem tera a reforma do sus,a reforma tributaria ja ta sendo elaborada pra ser apresentada assim que a da previdencia ser aprovada
Parabéns bbc notícia de qualidade, continuem assim valeu👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei a explicação dela é muito boa
Muito bom vídeo, mas falta muita coisa nessa discussão ainda. Primeiro: é preciso aumentar o tempo de contribuição por causa do envelhecimento da população? Sim, claro. Então, será preciso rever aposentadoria de quem se aposenta cedo. Segundo: o valor das contribuições precisa aumentar? Talvez. Mas as isenções precisam ser revistas. Por exemplo, o agro. Pode ser pop, mas polui, desmata e gera lucro para um pequeno segmento da sociedade, sempre alavancado em financiamentos públicos. Vale a pena? Igrejas: porque não pagam impostos, se geram lucros, ocupam imóveis e podem servir como lavanderia de dinheiro? Acabam sendo um ramo de... atividade econômica... Terceiro: está claro que a maior parte das dívidas da Previdência é impagável. Mas as pessoas responsáveis por essas dívidas são inimputáveis? Se respondessem com seu patrimônio pessoal e bloqueio de CPF, e não do CNPJ, pensariam muito mesmo antes de contrair essas dívidas. Quarto: Refis é a maior fraude do país, é um tapa na cara do contribuinte honesto que paga seus impostos. Premia a irresponsabilidade. Tem que acabar, e dívida previdenciária tem é que dar cadeia. Por fim, é preciso taxar as fortunas, operações financeiras, dividendos, todas essas brincadeiras contábeis e jurídicas que tornam o capital improdutivo. Quinto, e último, reduzir os impostos sobre o consumo, aumentando os impostos sobre as rendas, para valorizar a quem empreende, gera tecnologia, gera empregos. Parece simples e é simples. Difícil é conseguir atrasar um país do tamanho do Brasil...
A questão da previdência, por enquanto, está relacionada a estagnação econômica no Brasil. Muitas empresas quebraram, e o desemprego está muito alto, oq reduz consideravelmente a arrancadacao. E nesse contexto, o governo ainda desvincula parte da receita da previdência...assim realmente vai ter defcit.
É um golpe de pirâmide a previdência
A senhora está absolutamente errada.
A previdência brasileira tem muitas distorções, tem funcionários públicos que recebem um salário altíssimo e também o número de aposentados está aumentando e trabalhadores diminuindo. Tem que fazer uma reforma. Claro, que seja justa, que não é o caso da que o Bolsonaro quer aprovar.
@@wesleyfernande tinha que ter uma reforma que faça o custo parar de aumentar ou diminuir no melhor dos casos
BBC icônica demais, melhor fonte de informação
Me surpreendi com o vídeo. Gostei
Muito bom o vídeo! Informativo, isento e objetivo. Parabéns!
Excelente análise de um tema nevrálgico pro futuro do Brasil.
Parabéns!
Excelente explicação.
Parabéns!!!!
Parabéns... precisamos corrigir o rumo que o Brasil esta tomando! Pelos milhões de desempregados que há no Brasil!
Muito bom vídeo, parabéns! Só faltou falar dos privilégios.
bom trabalho camila!!! ficou 10
Oque acontece é que uma turma privilegiada se aposenta com 49-53 anos e vivem até seus 80, pois são bem financeiramente e podem ter acesso a saúde melhor. Os mais pobres já se aposentam com 60+ anos. Essa reforma vai obrigar todos a se aposentarem na mesma idade, homens 65 e mulheres 62, independente de condição financeira. As taxas dos mais ricos foi aumentada e dos mais pobres reduzidas nesta reforma. Simples, as pessoas não leem nada, não olham dados, e vivem no achismo. A reforma é uma necessidade, tanto que foi defendida por Lula e Dilma quando eram situação.
Como é fácil dever à Previdência!
Faz uma Lei que confisca o patrimônio dos devedores, além de uma rígida fiscalização pra não deixar débitos acumulados.
Ou melhor, obriga a depositar o salário no banco e debita automaticamente para a previdência, como já funciona pra conta de telefone. Acaba com o furto das empresas.
Conteúdo claro e necessário
Ótimo vídeo!!
Excelente trabalho, parabéns e obrigado
Ótima matéria! Camila... O que dizem os economistas sobre como resolver o problema ATUARIAL dessa questão?
muito bom ! esse video tem que ser vistopelo pessoal do PT e Psol que é contra a reforma.
O que é que o povo tem a ver com a irresponsabilidade da gestão em permitir que empresas parem de contribuir ao INSS a ponto de chegar a este suposto déficit? Assim é muito bom pra o governo, empresas param de contribuir e o povo é quem paga. São muitas as fontes de arrecadação da Seguridade Social, como PIS, COFINS, PASEP, fundos de jogos das lotéricas, dentre outras, esta história de déficit tá muito mal contada. O que falta na verdade é emprego. Interessante é que não se mexe em auxílio moradia, verba de gabinete, auxílio vestuário e outros privilégios de políticos, o povo é que terá que trabalhar por mais tempo pra pagar uma dívida que não é sua.
Agora façam vídeos falando sobre os diferentes modelos de previdência, as que estão dando certo como a Austrália por exemplo, comparar as diferenças com o modelo chileno que serve de inspiração pra essa reforma que o Guedes apresentou. E talvez até pontuar o que poderíamos adaptar aqui, enfim.
Falem também sobre a DRU e as operações compromissadas que tem vencimento a cada quatro dias, tenho muita curiosidade.
Obrigado.
Não existe déficit da Previdência! Sempre foi superavitária! Tanto, que o dinheiro da previdência foi usado para construir a ponte Rio-Niterói e Brasília, e nunca foi devolvido. Não é só o trabalhador que banca previdência mas também os empresários, e toda a sociedade através de impostos quando consome (COFINS). Procurem essas informações no trabalho de Maria Lúcia Fattorelli e da professora Denise Gentil.
Adorei o video, acho que faltou falar um pouco mais do projeto apresentado. Mas valeu mesmo assim
Seria interessante um vídeo que abordasse o mecanismo da DRU fazendo uma relação com com a dívida pública, hoje a principal despesa da união.
Prezado @Luiz Paulo Ferreira Santiago, eu lhe agradeço por fazer referência a DRU. É o furo da bala!
Eles têm uma reportagem sobre isso. Inclusive bem extensa e bem explicativa.
Você diz aquela dívida pública que se toma para pagar despesas da união? Incluindo previdência? Ignorância é uma merda!
@@ararog, de fato ignorância é um problema, mas quero crer que ela se resolva com mais informações e uma interpretação crítica das mesmas. O primeiro equívoco da sua fala é dizer que parte da previdência é financiada com dinheiro que o governo toma emprestado. Na verdade o que ocorre é exatamente o contrário: através da DRU no ano passado foi desviado da seguridade social (incluindo aí a previdência) 30% dos seus recursos. Parte desses recursos foram desviados para pagamento dos juros da dívida. O segundo equívoco é que vc está olhando pra dívida apenas no âmbito da formalidade, quando se sabe que hoje ela se tornou um sistema de financiamento de dinheiro público pra iniciativa privada. Auditores da receita federal, inúmeros econômicas e várias CPIs já denunciaram a lógica perversa desse sistema. Não por acaso as taxas de juros no país é são as mais altas do mundo. A dívida está nas mãos de rendistas e na banqueiros, os mesmo que indiretamente controlam o BC que controla as taxas de juros. Mtas dessas dívidas já foram pagas. A questão central é essa: a previdência era superávitaria até 2015, mas com a economia em crise deste 2008 a arrecadação diminiu. Não tento recursos pra tudo de algum lugar tem que sair.. pelo visto aí é que a reforma da previdência entra: garantir o rentirmo e a farra dos bancos.. ;)
@@luizpauloferreirasantiago9531 ignorância é achar que a desastrada seguridade social, cheio de fraudes, assim como a previdência não tenham contribuído para o endividamento a ponto de só podermos pagar o serviço da mesma. Pior do que isso, é achar que uma singela desvinculação será o santo graal do equilíbrio fiscal, não, não é, muito pelo contrário, DRU vai é garantir que no pior dos casos educação, saúde e segurança não fiquem na penúria.
Muito bom!
Mto bom o vídeo foi comprovado que não há der ir na previdência o que há eh desvio de verba pra atender os anseios dos políticos
Falou tudo e mais um pouco!!!!!
Finalmente alguem esta falando disto! tomara que o bolso acorde para a vida, e comece a pensar em fazer alguma reforma tributaria neste pais cheio de espertinho.
O capital tem pressa. E está certíssimo ao usar todas as suas ferramentas de comunicação para atingir seus objetivos.
No caso de um regime de capitalização se o banco responsável pela aposentadoria falir? Outra coisa, por que a imprensa não está fazendo um debate amplo, franco, mostrando todos os lados da questão sobre esse assunto? Isso não seria uma pressão de bancos e instituições financeiras em aprovar o mais rápido possível essa reforma? De fato, essa reforma é boa para o Brasil? Qual Brasil? De quem?
Brigado pelas fontes, Camila! Nery e Tafner são ótimos! O livro deles vale cada centavo! Acabou de lançar!
Ótima explicação, muito boa, mas grosseiramente falando, não há argumentos que tapem o rombo que os políticos fizeram, tanto em nosso juízo quanto em nosso país.... acabaram conosco irmã!!!
Muito bom o video ! Parabéns !
Faltou falar da DRU, que tira até 30% da previdência para dar para o sistema da dívida.
Tudo mentira, não espalhe fake news
A DRU não tira nada das contribuições previdenciárias. Ela tira da Seguridade Social apenas. E hj a DRU traz dinheiro de outras áreas para a previdência.
Você tem razão, me equivoquei. A DRU é utilizada em relação aos financiamentos da seguridade social.
@@celiopelliciari
Sério isso. Pois saiba que eh proibido mexer nas contribuições previdenciárias.
@@celiopelliciari É proibido por Lei o que você está dizendo. Não se pode tirar dinheiro previdênciario! O que se pode é tirar da seguridade social e passar pra previdência, do contrário, não!
Essa reportagem pode levar as pessoas a conclusões equivocadas. As propagandas a favor dessa reforma previdenciária são totalmente levianas. De 2001 a 2013 o Governo Federal arrecadou mais do que gastou (superávit). O Brasil parou de crescer em 2014 desde que entrou em recessão econômica, mas se o país continuasse crescendo a uma taxa de crescimento irrisória, com o aumento do PIB, o governo continuaria arrecadando mais do que gasta, viabilizando a cobertura dos gastos crescentes com a Previdência. Ninguém dá atenção ao fato de que só a partir de 2014 é que o país vem gastando mais do que arrecada por causa da crise econômica causada em grande parte pelos bancos. Além disso, uma parte do que sempre foi arrecado a mais provinha de recursos que eram destinados ao custeio da Seguridade Social. Todo o dinheiro que sobrava ano a ano foi destinado ao pagamento de juros e à amortização da dívida pública do país que possui diversas irregularidades e nunca foi auditada, o que é totalmente questionável. Isso significa que, se essa parte do que sobrava não tivesse sido desviada todo esse tempo e, ao invés disso, tivesse sido guardada, o tal “rombo” seria bem menor e o governo teria um estoque emergencial para usar na crise. Some isso com os 500 bilhões que estão devendo à Previdência e rapidinho vão achar o 1 trilhão do Paulo Guedes. Falar que a maior parte das empresas devedoras não poderiam pagar suas dívidas porque faliram é uma brincadeira de mau gosto. Alguém embolsou o dinheiro quando as empresas davam lucro. É só ir atrás que acha. Enfim, o governo também poderia muito bem resolver o problema do déficit aumentando a sua capacidade de arrecadação, cobrando de quem tem mais ao invés de tirar de quem tem menos. Basta tributar decentemente dividendos, grandes fortunas e heranças, renda ao invés de consumo, etc.
Qual a parte de que a população envelheceu e com menos filhos, que você não entende?
@@canisjay Explica aí.
Ótimo, vamos então deixar tudo como está e esperar que a economia cresça e zere o déficit mas até lá vamos acumular déficit, é isso? Quanto aos juros da dívida também deixemos de pagar e logo veremos as empresas estrangeiras a sair do país. Muito inteligente.
@@isacriosloureiro5663 Essa reforma não vai fazer a economia crescer, pelo contrário, vai piorar muito mais a economia a longo prazo. Pra você ter ideia, só o pagamento de benefícios do INSS é maior que o fundo de participação de aproximadamente 4.000 municípios. A Previdência movimenta mais a economia do que o dinheiro destinado aos municípios pela União. Mesmo sendo crescentes os gastos com a Previdência Social, eles são tão necessários quanto os da saúde. Sem contar que metade de tudo que é pago volta para o governo em forma de impostos porque a maior parte da carga tributária do país é sobre o consumo. É simples resolver o déficit: ao invés de cortar gastos (necessários para as pessoas sobreviverem dignamente), arrecade-se mais de quem tem mais e contribui menos com o país. Soluções melhores para fazer a economia crescer poderiam ser uma reforma tributária justa, auditar a dívida pública ou forçar uma redução de juros dos bancos (que aplicam as maiores taxas do mundo) para a moeda circular mais. E o assunto não tem a ver com empresas estrangeiras saírem ou não do país, mas sim com investidores nacionais e estrangeiros que tem a maior partes de seus investimentos concentrados em títulos públicos federais e têm medo do governo não honrar o pagamento deles. A reforma só serve para dar mais prioridade a eles (e olha que eles já são a prioridade há muito tempo) do que ao povo.
Por que no Brasil não se fala em auditoria da dívida pública? Na verdade se fala, mas é totalmente ignorado por pessoas pós e contra reforma da previdência.
Porque não é bom dar calote
@@canisjay que calote? Seja mais específico. Com um auditoria provando a dívida e o rombo na previdência não ficaria bem mais transparente e fácil a aprovação da reforma?
Curioso um canal "estrangeiro" trazendo um debate mais isento sobre o tema! Essa é a globalização.
Ainda faltam alguns coeficientes nessa conta, como o fato de que as "manobras" de evasão fiscal serem contínuos, ou seja, contribuíram e ainda contribuem para o déficit. Soma-se a isso a "benevolência" do CARF em reavaliar as dívidas de grandes contribuintes e os próprios impactos da crise econômica internacional no país.
Enfim, o problema do déficit público é estrutural, perpassa pela falta de controle eficiente de gastos públicos e da própria tributação, que, apesar de ser pesada para a maioria, alguns "privilegiados" usufruem de inúmeros benefícios e isenções.
Até poderia haver algum reajuste atuarial, mas seria muito menor do que o proposto pelo governo.
Não é isento, não existe isenção. O problema sempre foi o monopólio da verdade exercido pelos grandes grupos de mídia no país. Aqui 5 famílias detém mais de 50% dos meios de comunicação. Resultado: eles falam em interesse próprio, pois eles também são grandes empresários.
www.cartacapital.com.br/sociedade/cinco-familias-controlam-50-dos-principais-veiculos-de-midia-do-pais-indica-relatorio/
Vc diz que o problema seria menor caso não houvesse evasão fiscal? Sim, mas o problema do sistema de repartição atual é evidente, independentemente do déficit. É uma transferência brutal e disfarçada de recursos privados para o funcionalismo do setor público.
AINDA não há uma crise economica internacional... Há uma crise interna, no Brasil, causada pelas péssimas administrações recentes - e a atual também já não começou muito bem. A VERDADEIRA crise internacional está prestes a começar, talvez em menos de 2 ou 3 anos... E aí que vai ser a bronca...
Explicação incompleta para discutir a previdência e induzir o telespectador que existe uma necessidade imperativa para a realização da atual reforma. Porém, é preciso informar que os recursos previdenciários não são formados apenas pela contribuição patronal e dos trabalhadores, ao contrário, é preciso informar que os recursos fazem parte da seguridade social e que a maioria dos impostos possuem uma parte destinada a seguridade social. Até mesmo loteria destina uma parte para a seguridade social. Por isso o governo criou a DRU, para tirar receitas da seguridade social e mandar para o pagamento da dívida pública com o sistema financeiro. Em resumo, informação incompleta.
Vdd. A grandes mídias pecam ao tentar induzir as pessoas a formar opinião sobre aquilo que ela quer sem mentir, apenas selecionando as informações que convém a seus interesses. Até porque elas são financiadas por alguém que quer passar essa reforma a todo custo, que é o mercado financeiro, aquele setor que ganha dinheiro explorando quem não tem dinheiro. O trabalhador que se exploda. Aposentadoria pra que, né? É um direito constitucional muito custoso.
A realidade do Brasil é que o país sempre desvalorizou quem paga suas contas em dia. Se questionarmos o valor do juro cobrado no país, é muito estranho o montante estar com tamanho déficit. O que mais escutamos nos últimos tempos é o quanto o empresário sofre no Brasil. Com tamanha facilidade em negociar suas dívidas, sendo que a brechas para postergar tais pagamentos parecem uma "mãe", fica difícil não imaginar a solução desse problema ser uma só: coloca na conta do povo! No final das contas, o lobo sempre cobra o sucesso da caça a sua alcateia.
Excelente vídeo!
Se alguém souber responder ou a BBC fico grato
Eu queria que vocês fizessem um vídeo explicando se: caso a economia crescesse e continuasse crescendo, a reforma seria necessária?
E queria também que falassem sobre o fato da pirâmide etária não ser uma "pirâmide" para sempre, geralmente é tratado como se essa transição nunca fosse passar, mas após um tempo a pirâmide se transforma em um "retângulo" e então aparenta que conforme passa o período de transição mais aguda, as coisas tenderiam a melhorar. Queria saber também se existe outros países que tem um sistema parecido com o nosso e passaram por esse problema, como eles conseguiram resolver mantendo o sistema.
Por exemplo Portugal. Lá tiveram que mudar e a aposentadoria é aos 66 anos e aumenta todos os anos. Os aposentados só recebem 65% do valor médio de salário que descontaram. E mesmo assim já está a ter déficit em Portugal porque a demografia está a cair muito. Definitivamente a médio prazo o sistema de capitalização é o que será utilizado mundialmente além de ser mais justo.
BBC nota dez
Camila a nação te adora!
#BBCNews #CamilaVerasMota #BBCMelhorDoMundo
Tem muita coisa que não foi dita. Que influência no discernimento.
Por que alguns municípios tem superávit? Quais os paises q a capitalização não deu certo ou penalizou o aposentado?
Qual a altenativa propostq pela oposição q não seja a oposição?
Nossa! Como é complicado!
Não há solução pro Brasil pelo visto!
canal monstro, jornalista exemplar
Ótimo vídeo. Parabéns!
#euapoioanovaprevidencia
Eu acho interessante que o valor referencia da previdência é sempre 2018, pior ano da crise, uma das menores arrecadação da história; isso sempre piora o quadro. Porque não pega o período do Lula aonde mesmo havendo deficit da previdência o superavit gerado pelo binômio emprego/arrecadação, muda totalmente o cenário. Mostra que a previdência embora nada simples, tem alternativas.
MARIA LUCIA FATTORELLI EXLICA COM MAIS DETALHES !!!!
*Prefiro aprender a investir meu dinheiro fora do país e viver de renda, do que trabalhar com CLT, dando meu dinheiro para políticos, na ESPERANÇA que os políticos me dêem algo em trocar.*
Vamos parar de ingenuidade, achando que é só colocar dinheiro na mão de políticos e ficar reclamando resolve alguma coisa. Não existe a fórmula perfeita de fazer isso, como vocês ficam debatendo.