O ACORDE AGRIDOCE DE TONINHO HORTA
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- INSCREVA-SE NO CANAL E DEIXE SEU LIKE!
MEUS CURSOS: www.canaljoaob...
TELEGRAM (GRUPO GRATUITO): t.me/canaljoao...
LE SANTANA - PYTÃ: tratore.ffm.to...
CONTATO: canaljoaobemol@gmail.com
INSTAGRAM: @lesantana.pyta INSCREVA-SE NO CANAL!!
PARA VÍDEOS EXCLUSIVOS E CONTATO: www.canaljoaob...
Facebook: / canaljoaobemol
Email: canaljoaobemol@gmail.com
Playlist "Matemática dos Sons": • CANAL JOÃO BEMOL - MAT...
Playlist "Dicas de Estudo": • CANAL JOÃO BEMOL - DIC...
Playlist "Harmonia Quartal":
• CANAL JOÃO BEMOL - HAR...
Playlist "Psique da Improvisação": • CANAL JOÃO BEMOL - PSI...
Playlist: Aula-Papo "Rearmonização": • CANAL JOÃO BEMOL - REA...
Playlist: Aula-Papo "Acordes Dominantes": • CANAL JOÃO BEMOL - ACO...
Playlist: Aula-Papo Modos Gregos: • CANAL JOÃO BEMOL - MOD...
Playlist: Aula-Papo "II Cadencial": • CANAL JOÃO BEMOL - II ...
Playlist: Aula-Papo "Acordes de Empréstimo Modal": • CANAL JOÃO BEMOL - ACO...
#musicainstrumentalbrasileira #aulademusica #toninhohorta
Direção geral: Le Santana
Querido, Lê!! Obrigado pelo convite para participar dessa aula, desse som, e de seu canal, q considero um dos melhores, pela eloquencia e clareza q leva as infos de ferramentas músicais e discussões que com certeza são pertinentes para a carreira e formação de quem procura quanteúdo honesto.
Grande amigo!!!! Fico grato demais pela sua participação, pela sua amizade e por saber que o conteúdo do canal é do seu agrado. Sou seu fã!!
Olá João, assisto a seu canal de vez em quando e acho bem divertida a forma que você coloca as informações. Bacana. Parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo.
No caso dessa musica especificamente, como eu toquei na banda do Toninho fazendo a segunda guitarra por um bom tempo, e conheço bem o repertório dele, posso dizer que esse acorde ele normalmente faz usando a terça menor no acorde. Ou seja, o que ele faz é um movimento passando pelos acordes Bm6 , Bm7 e Bm7M. Abraço e “keep the good work”!
Poxa, que visita boa!!
E que legal o enigma solucionado!! Inclusive um aluno do seu curso me mandou inbox um print com o Toninho fazendo o Bm(7M).
De toda forma, é muito positiva a reflexão, primeiro pq há uma transcrição muito popular que traz esse acorde como F#/B (que daria um um B7M(sus9) ) , e segundo pelo exercício conjunto de obervação e percepção musical aqui no canal... Curiosamente, qdo eu toco com 'sus9', me soa mais inquietante do que com a terça menor - por causa desse "princípio Machado de Assis" de sugerir, mas não determinar (como o exemplo da Capitu ter ou não traído o Bentinho em Dom Casmurro).
Mas fiquei feliz com sua visita, inclusive aparece o seu nome em 3:57 ali entre os depoimentos ao Toninho Horta.
Um abração!!
Cara que legal, Nelson. Quando eu ouvi a passagem a primeira coisa que me veio a cabeça foi que ele fez a famosa "caidinha das setimas", se é que pode ser chamada assim kkkk, ascendente. E lendo seu comentário vi que foi, mais ou menos, de encontro ao que falei. Mas foi uma bela reflexão, Tio Lê, parabéns.
Lucas Morais Guitar sim. Foi isso. :-)
@@nfjazz Que honra. Mestre. Hehehe
Estou assistindo teu workshop no eco som Studio. Show de bola 👏👏👏
@Nelson Faria comentando vídeo do Lê Santana. QUE ENCONTRO!!!
Dia desses encontrei o Toninho sentado numa mesa de boteco batendo papo na calçada sábado a noite no Santa Tereza perto da casa do Clube da Esquina. Coisas de Belo Horizonte...
Sempre encontro Toninho Horta aqui nas ruas de BH, temos muitos amigos em comum. Inclusive o luthier qie fez algjns violoes para ele e meu falecido tio que fabricava os cases para seus violoes e guitarras. Gente finíssima ele e sempre batemos um papo, tiramos foto etc.. genial o vídeo.
Eu estou voltando esse vídeo só pra ver o João tocando ela toda e que improviso lindo caraaa
Bora pro grupo no Telegram!!
t.me/canaljoaobemol
É pra isso que eu pago Internet !! Kkkk, ótimo vídeo! !!
Muito Bom Video!!! Pra mim Toninho Horta e Hermeto Pascoal são os maiores músicos do Brasileiros da atualidade ainda vivo!!
Salve! Estudei com o Toninho nos anos 80 no Rio e já saí profissional,viajando pelo Brasil .Toquei com todo mundo aqui (jazz) e com gente das mais diversas nacionalidades.Hoje ,aos 64, continuo estudando 8 hrs por dia (Já estudei 14 e dizer que não faz diferença,para mim, é mito.Tem de descansar,claro e ter técnica).Toninho sabe tudo de harmonia.Tudo.Só que na hora de compor ele não pensava.Ouvia tudo dentro da cabeça e buscava as notas.Aí saía cada "aranha" linda.E para quem não sabe, ele toca para a música,mas eu tive em diversas oportunidades,claro,o prazer único de vê-lo improvisar bebop nas aulas.Rapaz... Pat Metheny comprou um apartamento no Leblon e forjou seu timbre com Toninho e assimilou Toninho.Eu já toquei Manuel o Audaz misturando com Last Train Home,pois saquei o lance .Experimente.Have Fun!!!Abraço!
Meu querido, que depoimento maravilhoso!!!
Quisera eu ter uma experiência sequer similar à sua.
E que legal saber que o Toninho deixou sementes musicais por onde passou.
Meus parabéns e obg pela visita aqui no canal.
@ Mas aí teria que ter nascido muito antes...rsrsrsrsrs Abração.Tô na ativa e vou morrer na ativa .Tenho é história..Pena que não tem espaço rs Abração .Parabéns pelo canal.Vamos resistindo !!!
Vamos resistindo!
Topa gravar algo cmg?
@ Topo,claro.Só não posso sair do Rio agora.Explico...
Aqui tem um estúdio de um amigo que eu acho bom...V~e se gosta ruclips.net/video/7Jkl8xQB4Ds/видео.html
Ja fui no show dele aqui na minha cidade Santa Luzia, região metropolitana de BH, local bem simples. Realmente o Toninho é incrível. Ouvir ele ao vivo bem do lado dele, com todas as improvisações é algo de nivel superior único.
Achei esse vídeo impressionante. Realmente poucas pessoas têm a capacidade harmônica de sequer acompanhar o tema desse vídeo. O que é uma pena já que isso traz um engrandecimento musical gigante. Parabéns João Bemol!!!
Mano... II V com o II maior!!! Kkkkkkk pica das galáxias! Toninho eh um enrrabador de universos!!!! Se fudê!!!
E improvisando pensando como menor soou mais interessante, tocar maior, pensar maior e no chorus seguinte pensar menor... e que se foda quem tá ouvindo! O mais doido é isso mano! Tá no meu nível não, eu fico só com o susto dele na cara... tipo um tapão!!!! “ tá aí meu filho... dorme com esse!!! “ kkkkkkkkkkkkk
Vídeo foda! Parabéns mano!!!!!
ooooo meu querido!!!
Honra vc por aqui!! Saudade de vc!
Seria uma boa um vídeo falando sobre o João Bosco. O cara que tem uma orquestra nos dedos
Muito Deus lhe abençoe vcs Dois
Olha só. Conheço o Toninho Horta por causa do Nelson Faria que só falava nele. Mas no canal fica a dica Premium, que é o canal pago do Nelson, tem aulas com o Toninho Horta e é bem cabuloso o que ele passou kkkkk. Mas ele é muito fera. Tem um lance que ele faz no dedilhado no violão que não existe em lugar nenhum. Tem um vídeo que o Nelson tenta explicar... Mas Nelson Faria diz que só o Toninho consegue fazer com excelência e que ele, Nelson Faria, só sabe porque é amigo do Toninho e ele ensinou....
Esse bassline em E deixou bem tonal pra mim, bem resolvido na cabeça....coisa louca isso, não?
Cara no fim do vídeo vcs tocando foi de arrepiar, mostros
Vídeo muito bom. Realmente muito bacana. Parabéns !
Demais......e viva Toninho o grande gênio!
It's great! Thanks a lot!!
Que arranjo fodastico e que solo o aço
Mt obrigado por compartilhar tanto conhecimento cara.
Excelente vídeo!
Toninho Horta vai tocar aqui onde eu moro este mês.
Você saca demais de harmonia.
Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Que legal!!!! Vai lá prestigiar!!!
@ Sim, não perco por nada. Estou mandando seu vídeo também para alguns amigos verem a importância dele.
é muito conhecimento man,e um ouvido apuradíssimo 👏👏👏👏👏👏👏👏ai eu já dou um 👍antes de abri o vídeo!
Pra mim ele soa como dominante não sei porque mas parece.
Sempre ouço o nome do toninho horta na boca de tudo quanto é músico e nunca parei pra ouvir o trabalho dele a sério, mas depois dessa fala do jobim (que pra mim é o melhor músico brasileiro da história) me sinto obrigado a ver com atenção o trabalho dele
Vale a pena!!
Procura "Moon River" (que é do Henry Mancini, mas a versão do Toninho é maravilhosa), "Where Are You", "Liana", "Festa em Olinda", "Manuel o Audaz", "Beijo Partido", "Bola de Futebol"...
Cara.......!!!
Show!!!
Como é bom ouvir um som de qualidade!
Esse finalzinho do vídeo, ficou fodal.rsrsrs...
Eu comparo este acorde neste contexto a quando você está numa estrada em linha reta se aproxima de uma curva e aí eles colocam aqueles ressaltos no asfalto para o motorista não se distrair e se atentar as curvas que vem depois. Kkkkk
A sua improvisação ficou ótima tanto com modo menor com o modo maior mas a sonoridade dele na minha percepção tende um pouco mais para maior.
Legal! Triades com a 4a no baixo tem essa sonoridade ambígua mesmo, o Dixie Dregs e Steve Morse usam muito. E Van Halen usa, nesse mesmo shape que vc mostrou, em PANAMA. Djavan tb o usa em Malásia, naquela parte 'saiu pra noite e me deixou... '. Parabens pelo canal!, Otimo material!
Muito bom
Lê, não há como mensurar sua generosidade com a gente em trazer esse conteúdo. Obrigado mil vezes!
Muito legal o vídeo, João. Conhecia a canção, mas nunca tinha percebido essa dubiedade de "gênero" desse acorde.
Muito bom!
Perfeito!
Cada vez fico mais fã!!!
O Toninho Horta é um Gênio! Mas você já viu o Guitarrista Pedro Martins? Esse rapaz é fã assumido do Toninho. O Pedro Martins é uma mistura de Toninho Horta com Pat Metheny, porque ao mesmo tempo que trabalhas as Harmonias no Toninho, ele solo como o Pat. Grande Músico!
Parabéns pelo o vídeo! Agora eu verei o B7M(9) com outros ouvidos!
Já sim. É realmente um gênio.
@ , uma sugestão: Você poderia fazer um vídeo falando do Pedro Martins. Abraço!
@@PauloGutemberg123 ruclips.net/video/LjSY-srPFHw/видео.html Ele foi no café la em casa! Um grnade músico!
Esse vídeo tava sendo mais aguardado que o vazamento das conversas do Moro. Kkkkkkk
Eu estou me divertindo TAAAAANTO com a #VazaJato mano!! hahahahahahaha
Escutando o acorde, me transmitiu aquela sensação amarga que o acorde menor com 6 traz. Estranho, pois esse acorde sempre me trouxe tranquilidade. Ou então soou semelhante a um acorde menor com sétima maior. Mas, depois quando ouvi novamente, já me veio sentimento de 2-5-1, como se o B7M/9 viesse salvar ou libertar o Bm daquele beco sem saída em que estava.
Muito intrigante, não é?
Provavelmente sou o que menos saca dessa harmonia do Toninho Horta daqui dos comentários, mas pra mim quando substituiu o B7M(9) pelo acorde menor com 7M ficou du cacete! Essa tensão desse acorde combinou cm a cadência rápida que se segue cm E7 é demais posteriores acordes.
Ótimo vídeo! Trabalho de qualidade! E improviso excelente do baixista, que é monstro!
Eu tive a impressão na hora que toquei acorde menor que ele atrapalhou um pouco a magia. Deixou óbvio demais.
O menor, muito óbvio. O maior, muito subversivo. Ficou no meio termo. kkkkkkkkkkk
João Bemol por isso esse cara é genial! Toninho enTorta kkkk
Sensacional
Sempre ouvi esse acorde e fiquei com a pulga atrás da orelha. Sempre ouvi a preparação dentro dele, mas como um Xm6.
Um acorde andrógino, que transcendeu gênero e sexualidade... Ótimo conteúdo! Ganhou um inscrito.
Genial... Simplesmente genial. Obrigado mais uma vez por nos presentear com um vídeo de alto nível Lê Santana... Aguardando o próximo! (rs)
Muito interessante, mas acho que é menor, mas toninho faz isso mesmo. é o limiar. ele é fera demais.
Que incrível este baixista, não o conhecia.
Obrigado por sempre estar trazendo conteúdos super interessantes e inteligentes pra nós parabéns pelo canal
Eu gostaria de dar minha opinião sobre, mas, como eu não faço ideia sobre o que ele esta falando, vou so ouvir 👂
Cara vc é foda
Aprendendo muito com seus conteudos ...
Lê top demais cara
Bora pro grupo no Telegram!!
t.me/canaljoaobemol
Top demais!!! Obg pelo video
ÔÔÔÔôôh Lê que bugado. Realmente parece um tapa . gostei muito . aguardo teus proximo video
Parabéns João pelo video muito bom e inteligente, Pra mim o acorde em discussão é UNISEX, como vc bem explicou, depende do contexto..
Na minha opinião é um acorde do momento. Acorde híbrido.
Show!!!! Alê, faz uma série de músicos fodas do nosso Brasil e do mundo. Vi que tem um vídeo do Milton, agora do Toninho... Do Djavan seria legal heim?
Sim, sim!!!
É um conteúdo que estou amando fazer. Vão rolar outros sim!
Na minha opinião, ele navegou pelos AEM provenientes dos três modos, ou seja:
a) Bm7 (11) ou Bm6 = I do modo de B Dórico;
b) F#/B) = V do modo de B Jônico - Acorde jazz com tríade de estrutura superior (resultando em uma sonoridade híbrida) que, também, poderia ser "encarado" como um acorde do tipo: B7M(9), pois, pelo modo do momento (Jônico), só poderia ser gerado pela combinação de duas tríades maiores (F# mais B = F#/B) e, dessa forma, não poderia ser considerado um acorde de natureza menor.
Eu executaria esse acorde de duas maneiras no piano:
1a. B na mão esquerda junto com a escala do modo de F# Mixolidio (V de B Jônico) na mão direita = B7M (9,11,13); ou
2a. Simplesmente, o B Jônico = B7M (9, 11, 13).
c) E7(9): IV de B Dórico; e
d) A7M(#11) = VII do modo de B Mixolidio.
Bm7 (11) - Bm6 ... ...
F#/B, E7(9) e A7M (#11)... ou
B7M(9), E7 (9) e A7M (#11).
E assim sucessivamente .......
Quanto ao melhor músico de harmonia, atualmente vivo, na minha opinião, é o João Gilberto com a sua harmonização divina e sobrenatural. Acho q será muito difícil alguém conseguir colocar esse Baiano Gênio p/ a segunda colocação....kkk.
Pra mim esse acorde soa B jônio (o tal do tom da mediante, do schoenberg). Excelente vídeo.
Então... eu pensei nessa possibilidade tbm. Mas como a harmonia passa um tempo sobre o SI Dórico (Bm7 Bm6) antes de fazer esse B7M(sus9), acaba que a relação do CT com o SOL fica enfraquecida, aí não fica claro o SI como mediante, saca?
Saquei. Um acorde com 7M no "segundo grau" só consigo imaginar um B Lídio ou B eolio 7M
Muito boooa👏👏👏.... Tu não tem nenhum material de aula sobre o toninho horta pra recomendar...livro? Ebook?
Ele dá aulas no Fica a Dica Premium das músicas dele!
Eu acabei de comprar o songbook dele. To em lua de mel com ele aqui. kkkkkkkkkkkkk
É maravilhoso, mas tá dificílimo de encontrar!
Olha, eu posso estar dando um tiro no escuro, mas eu acredito que esse acorde só possa ser um D7M(#5)/B com a fundamental omitida, talvez por isso da transcrição citada ter optado por um F#/B (no caso esse B seria um baixo pedal). Ou seja, ele seria um dominante da dominante de E7(9)
Like sempre aulas tops.
Esse cara e foda
Esse BMa7 sus 9 está tb no 1º da melódica e soa bem a ela, mas vez que vem do Bm6, q tb vive no 1º da melódica. Portanto vc pode ver como BmMaj7. Mas curto mais vê-lo como BMaj7 pq foge um pouco mais ;) Abração de Portugal
OLa João tudo bem?
Somente agora, 1 ano apos a publicação de seu video falando da minha harmonia, é que pude me deleitar com suas sacadas e indagações....musicais e engraçadas as vezes. Fico feliz e honrado pelo conteudo que alegrou muitas pessoas, e ate o Nelson Faria comentou. Avise pros seus alunos que compis a musica intuitivamente, eu mesmo não saberia analiza la, somente tocar, de uma forma bem natural desde quando eu a compus aos 22 anos! Forte abraço e sucesso!!!! Toninho Horta
Como diria Fernando Pessoa, esse acorde é " um Oriente ao Oriente do Oriente ", um lugar, uma rosa no ar sem hastes.
Qual é a escala dórico com 7ª maior de B7M(9)? Obrigado ! òtima Aula!
Si menor melódico:
SI DO# RE MI FA# SOL# LA#
@ muito obrigado
Perdoe-me se eu estiver equivocado mas esse clímax e essas tensões particulares na obra do Toninho Horta remete aos sons da galera mineira do clube da esquina. Existe uma música do Flávio Venturini interpretada pela sua banda 14 bis que passam essa sensação em um desfecho e preparação para retornar ao estribilho chama-se Chapeu de Som- 14 bis álbum 7. A música é TONAL em Eb, mas em certo desfecho entra esse B7+(9). Não dá par saber se é menor ou maior. Causa essa sensação.
Maravilha!!!
@ você ouviu a música mestre? ruclips.net/video/0eRF4Br7W80/видео.html
@ A música é tonal( corrigindo)
Toninho é um Gigante, mas tem nomes tão brilhantes como ele, por ex: Mou Brasil, procure algo dele e analise...
Gilmar Araújo poooorra, maravilhoso!
Mas tem sim, hj o Jacob Colier é o mais completo músico do mundo
João Bemol, prefiro o "sabor" menor melódico (Dórico 7M). Mas realmente parece a ideia dos pratos que, num determinado ângulo estão de cabeça pra baixo e num outro, virados pra cima.
i ae joao bemol.. tira uma duvida minha por favor cara... tipo eu escuto uma musica e tiro ligeirinho a melodia no violao ..ai harmoniso usando os acordes pensando nas funçoes do campo harmonico da escala que usei pra tirar a melodia e tal.. fica ate bonito e tal.. mas quando vou la na cifra conferir ta totalmente diferente da cifra cara.. ta certo esse jeito que eu tiro as musicas ? ou eu devo parar com isso e tocar pela cifra msm...??
agradesso des de ja .. valew bemol.. e manda um abrasso pro sustenido rsrsrs
piada pecima rsrs desculpa ae rsrs abraço mestre
Lê, qual o site onde vc encontrou todos esses depoimentos sobre o toninho?
Mano, o Toninho tem uma mão de meio metro, impossível fazer as aberturas de acorde que ele faz kkkkkkk
Que CARAI que esse véi ! 10:58 . Rachei kkkkkkkkkkkk
Não conheço o Toninho horta, escutei uma musica ele tocando. Achei muito bom mesmo. Mas pra mim o jacob collier é mais foda em harmonia. Mas ainda não conheço o trabalho completo pra dizer quem é mais foda
É menor sem sombra de dúvidas...
O que vc tem contra a menor harmônica eim cara? kkkkk. sonoridade linda demais. Gera o mixo b9 b13, que é um modo show tb.
Cafonice pura!! kkkkkkkkkkkkk Trio Los Panchos total.... kkkkkkkkkkkkkkkk
@ Po nem tinha escutados esses malucos ainda. É sommmm. hahaha
mas quando bate aquela sensação de coceira no coração quando bate aquele "all my troubles seemed so far away" vc vê que a melódica é o cara mesmo.
LÊ mi tira um duvida por favor posso substituir um Am7 pelo um Am7+ ? No tom de Am7,
Olha, pode ser uma opção. Vc vai ter que ficar bem atento à melodia. Se a melodia passar pela nota SOL, vc deve evitar a 7M.
Toninho Horta é foda
Dahora o canal kkkkkkkk
Lê, eu sou contrabaixista e utilizo 6 cordas justamente pra facilitar o estudo de harmonia. Pra usufruir do seu curso eu preciso necessariamente ser pianista ou posso continuar no meu instrumento?
Imagina... tem tudo qto é tipo de instrumentista lá no curso. Pode se cadastrar tranquilo que o curso é pra qqr instrumento. 😊
Acorde hìbrido
Sinto que se pensar nesse acorde maior ele entra mais no contexto desse nó que o compositor quis deixar. Entendo muito não, apenas falando o que eu senti ouvindo. Eu pensaria nele maior pra dar uma instabilidade maior, onde o fio dental quase arrebentou
Eu preferi interpretar o acorde como "maior" pelo movimento da terça dele, a sétima do E7/9 e a terça do A7+(#11). Assim rola um cromatismo lindo apesar do "#11" no "A7+" que pode dar uma ideia de "a volta dos que não foram"... KKKKKKKKKKKKKKKK... Enfim... viajei. Vídeo sensacional, amigo!!!
aaaaaaaaahhhh sensacional!!!! Não tinha me ligado nisso. Se tivesse notado esse movimento, teria falado no vídeo. Excelente observação!! Obs.: O Cromatistmo usa justamente a #11 no A7M(#11).
B7M(sus9): Nota DO#
E7(9): Nota RE
A7M(#11): Nota RE# (#11)
Ótimo vídeo. Eu acho que esse questão que voce levantou é um produto da noção popular "jazzística" da harmonia. De fato, esse tipo de acorde que voce falou, na música clássica seria considerado apenas um acorde suspenso de passagem. Ou seja, belo mas nada de muito importante do ponto de vista teórico. No jazz é que isso causa confusão, pois na cabeça do improvisador de jazz é necessário que exista uma escala, e para determinar a escala voce precisa determinar o tipo de acorde (maior ou menor). Aliás, eu acho uma pena que na música brasileira os músicos sigam hoje em dia a harmonia jazzística, com suas noções de escalas etc. A música clássica tem uma teoria harmonica muito mais refinada. Basicamente a diferença é que no jazz o acorde é o rei, e dali voce tira todo o resto da música (escala, funções harmônicas, etc). Na música clássica voce enxerga toda a musica como uma combinação de vozes independentes (contraponto), e dali é que surgem os acordes. Portanto o acorde em si e possíveis escalas são elementos secundários, que podem aparecer na composição como resultado. O que interessa mesmo é como as vozes se combinam. Se for de uma maneira legal, pouco importa qual seja o acorde gerado (apesar dos compositores normalmente procurarem as formas mais conhecidas). É isso que dá a grande independência e força de um compositor como Bach, Mozart, ou Beethoven.
E ainda rolou outra intenção com o baixo em "E" que o Carlinhos fez nesse começo. Assim eu piro!!!
Pois é... eu nem quis citar isso no vídeo, pq abriria ainda mais o leque e deixaria o vídeo ainda mais extenso. kkkkkkkk Mas fica lindo esse baixo em MI.
Ta viciadão com o book do Toninho em ? Kkkk
Pra caralho!
Fod@@@
Pra mim é menor desde criancinha. Menor melódico e pronto! Meter um maior aí descaracteriza a música.
ao invés dele ser um acorde que não é maior, nem menor, ele poderia ser os dois? Um outro estado da matéria, o plasma sonoro, 5ª dimensão, além da compreensão, doideira, drogas pesadas, não cheire pó e fume muita maconha.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Maravilha!!!
Tem chucalho de rabo de Cascavel na percurssão ou eu tô ouvindo minha sogra chegar?
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Seguinte, "possivelmente" "possivelmente" possivelmente", algumas harmonizações do Mestre TH nem tem a preocupação de ser isso ou aquilo e talvez seja fruto de muita pratica ao longo das decadas, de experimentos, sem se importar com as regras, as leis restritas ou irrestritas da harmonia pois como ele mesmo disse em um depoimento sobre um trabalho "livro" de harmonia do Almir Chediak, " poxa , no meu tempo não tive a oportunidade de deparar com um trabalho tao completo e especifico de harmonia como esse entao tirava tudo de ouvido etc etc"... aí é que está, liberdade expressiva construida ao longo de uma vida e ao largo de tanta regra, portanto, quem se arrisca de coração e paga o preço da experimentação buscada com vontade, "corre riscos" tipo, poh o cara é um genio, ele é tudo, caramba nunca vi nada igual" etc etc... só sei de uma coisa, ouvir Toninho Horta é sentir aquele sabor misterioso e inigualavel que MINAS tem !!!!
Concordo muito complexo kkkkkkkkkkkkkkkk
Analisando rapidamente me parece que o centro é A e não Bm.... A como centro harmônico modal/tonal explicaria todos os acordes envolvidos....
Olha... num dado momento da progressão o CT se firma, de fato, sobre o LA, que é qdo rola E7(9) A7M(#11).
O trecho Bm7 Bm6, é Dorico mas não soa como IIm (por isso disse no vídeo que é modal) - pra considerar o LA como CT aí, o Bm se comportaria como o IIm e como eu disse, pra mim não soa assim. A progressão se desenrola sobre o campo de SOL maior e o finaliza com um Am D7sus (2-5 de G). Mas ao invés de resolver no G, resolve no Bm (o que é muito comum). O que é pouco comum esse Bm passear sobre o modo Dorico.
Aí vem o B7M(sus9) que o campo de LA não consegue respaldar completamente - nem como AEM, nem como um movimento cadencial...
Daí o mistério.... kkkkkkkkkk
Um abração!
Muito simples... esse é um acorde menaior com função de subtônica dominante. Tão elementar kkkk
Tbm conhecido como subtonizante.
para mim soou melhor lídio. Mas é o gosto auricular kkkkkk
Zé butao kkkkkkkk
É menino ou menina???
Tá agridoce pra mim, viu... kkkkkkkk
Prefiro a menor melódica!!
UNCANNY.
Olha, eu posso estar dando um tiro no escuro, mas eu acredito que esse acorde só possa ser um D7M(#5)/B com a fundamental omitida, talvez por isso da transcrição citada ter optado por um F#/B (no caso esse B seria um baixo pedal). Ou seja, ele seria um dominante da dominante de E7(9)