João, sobre o ultimo exemplo, teria alguma sugestão/dica sobre dominantes que resolvem em acordes maiores sem pensar apenas no modo mixolídio? sei que é ampla a pergunta, mas gostaria de uma visão sobre. Aguardo retorno.
3 года назад
Alterado e Dom-Dim tbm funcionam bem Frases do Mixo b9 b13 tbm podem funcionar
Sensacional como sempre!! Só discordo do inicio do video sobre fritar escalas separadamente. Eu acho importante acostumar com o som das escalas e aprendi isso com nelson faria, inclusive é uma forma maravilhosa de se estudar harmonia modal. No mais grande abraço Lê Santana. Seu trabalho é muito relevante!
6 лет назад
Mas com que objetivo? Eu identifico a necessidade do estudo sobre uma única escala num prisma técnico: treinar a habilidade, fraseado, articulações e etc.. Mas pra entender como uma escala soa num contexto tonal (como citei no vídeo), realmente nunca vi nenhuma utilidade nessa prática de isolar uma escala. Justamente pq a sonoridade de cada uma fica evidente em oposição às outras. Abração!!!
João Bemol eu conheço varios casos que a escala é usada num contexto "modal" dentro de uma musica "tonal". Exemplo: djavan: trecho musica: "esse imenso e desmedido amor". O Djavan canta exatamente a escala de Dorico ignorando a sonoridade forte da sexta nota dessa escala. Tenho a impressao que ele pensou na sonoridade da escala e fez esse trecho. Esse seria um exemplo da necessidade de conhecimento do "som" de uma escala.
6 лет назад+2
Meu brother, vamos lá... Essa canção (Linha do Equador) está em Mi maior. Ela é 0% modal. O trecho que vc se refere a melodia faz FA# SOL# LA SI DO# RE# MI. Vc interpretou esse trecho como Dórico, ok. Acontece que FA# dórico é o segundo modo do CH de MI. Logo, a escala que ele usou é meramente MI maior. Me parece até aquele raciocínio enganoso que FA# dórico é a escala de MI “começando” do segundo grau. A nota de onde a escala parte é indiferente, espero que vc compreenda isso. O pensamento do modo aí nesse caso é inútil, amigo; bem como a sonoridade do dórico fica dissolvida pelo MI maior. Uma situação em que o DÓRICO fica nítido é qdo ele é aplicado sobre o primeiro grau do CH, como em “CORCOVADO” do Tom Jobim. Acabou que vc exemplificou justamente o que eu disse no vídeo. Vc deu um exemplo em que não há oposição entre escalas, por isso tudo soa MI maior. Qdo o DÓRICO é usado sobre o I grau, rola naturalmente uma oposição entre a escala natural do modo menor e o modo dórico. Isso acaba evidenciando o Dórico. Seu exemplo foi excelente pea reforçar o que eu estou dizendo. Forte abraço!!
João Bemol eu sempre pensei assim Lê! Mas o nelson faria me corrigiu dizendo q cada escala tem uma sonoridade unica mesmo considerando a escala natural. Ele me ensinou que o tom de Am e o tom de dó nao sao o mesmo tom. Sao totalmente diferente e nao importa se sao as mesmas notas tocadas de pontos diferentes. É um erro grave fazer esse atalho. Temos q tratar cada escala como unica identificando o som q elas emitem. No exemplo que dei do trecho da linha do equador eu acho interessante q o djavan repousa no 2grau e faz o som exato das 7 notas do modo dorico na sequencia sem ignorar a sexta nota da escala que "choca" e normalmente precisa ser evitada quando tocamos os modos gregos. Outro exemplo é o modo frigio. Se for musica tonal é necessario evitar o 2grau e o 6 grau devido ao choque desses intervalos e o acorde seria Em7 por exemplo. No entanto se voce pensar na escala de frigio o acorde caracteristico passa a ser E(b9 b13 omit3) e nao Em. O som é magnifico, é um som de suspense, como uma escala oriental. No dvd signo de ar do jorge versilo ele começa a show acredito q nesse escala e gera aquele som misterioso antes da musica "eu nao sei o que me domina". Ou seja dá pra fazer uma escala frigio soar lindo explorando os intervalos b9 e b6 tocando modalmente, dando todo o valor aos intervalos da escala.
Fala João tô aprendendo muito com você. diz aí se eu jogo um D | G | C ( quartal ) na mão direita e E | F# no baixo, esse acorde também é alterado??????
6 лет назад+1
Essas notas integram e escala de SOL MENOR MELÓDICO. Dessa forma, esse shape funcionaria sobre um F#7alt. Ao invés de fazer MI E FA# na mão esquerda, faça FA# MI.
@ Alê , me desculpe, eu fiz uma confusão. na verdade não é E | F# no baixo e sim E | G#. Nesse caso seria: E | G# D | G | C - na mão direita dessa forma seria um E alt ?????
Cara o Francis Hime é foda na Harmônia, seus vídeos são show man, aprendi muita coisa, gostaria de saber seu Instagram , eu sou amante de música e filmes , gostaria que vc indicasse um filme sobre música.. abraço ! 🎵🎼
6 лет назад+1
Meu insta é @lesantana2018 (eu nunca lembro de divulgar ele aqui pra galera) Recomendo que vc assista "Bird" do Clint Eastwood. Abração, camarada!!
muito obrigado pela suas aulas!!! você é show, me tira uma duvida essa musica sorri é muito parecida sonoramente com a bêbado e o equilibrista estou errado ou é isso mesmo? mais uma vez obrigado!!
3 года назад
Sorri é Smile (Charlie Chaplin), ao vivo até o João Bosco cita a melodia do Chaplin na introdução
Se vc é guitarrista e igual a mim ( é preguiçoso) quiser utilizar durante o improviso a escala alterada sobre dominantes alterados ou não basta utilizar a escala menor melódica meio tom acima do dominante. Ex C alterada = C# MM
Mano, tu tá me transformando em tiete... Rsrs Falando sério, não sei se já assisti a todos os vídeos do canal (acho até que sim), mas não lembro se vc já falou sobre a sua formação... A impressão que eu tenho é que você teve alguma base formal, mas os "saltos de consciência" parecem vir de muita reflexão e pesquisas por conta própria. Tô só especulando... Hehehe.. Se tem vídeo seu falando disso, me indica. Se não tem, que tal fazer um dando dicas de material e tal? Pode ser inspirador pra muita gente. Uma vez, ouvi de um aluno o mesmo que vou dizer agora: você é um professor muito generoso! E essa didática "duka" só pode ser benção de Zeus! Abração e sucesso, sempre!!
6 лет назад+1
É isso aí. Tenho uma base formal (conservatório e superior) mas pro que eu apresento aqui no canal, essas bases serviram de praticamente nada. Me ajudaram a ler partitura e a refinar minha técnica no instrumento, apenas. Mas eu abriria mão dessa base tranquilamente, se eu pudesse voltar atrás.
Entendo... Não me aceitaram no conservatório quando eu era criança porque eu lia mal pra burro (fiz uns dois anos e pouco de piano numa escola em Juiz de Fora). Mas, olhando para muitos amigos e conhecidos que se formaram em conservatório, nem fico triste. Só que a leitura continua uma bosta! Até pior 🙈 Rsrs...
Entendo que para o estudante que ainda está no início dos estudos, por exemplo dos modos da escala melódica, é importante a aplicação inicial da escala sobre um acorde fixo para observar as tensões geradas pelas notas da escala sobre o acorde. Claro que com a evolução do aluno é importante que as escalas ou modos sejam utilizados sobre progressões harmônicas e contextos melódicos, até porque quando for improvisar haverá uma progressão harmônica. O próprio exemplo do vídeo (G7M B7 Em7 D7) geraria uma dificuldade grande para um aluno iniciante. Lembrando que a prática sobre um acorde fixo não é para simplesmente ficar "subindo e descendo" pela escala e sim observar as tensões que cada nota da escala gera sobre aquele acorde. De qualquer forma a aula é bem interessante, só discordo nesse ponto. Abraços.
Não entendo também porque, sempre quando vão dar um exemplo da aplicação eles colocam um único acorde que fica repetindo eternamente ,como se isso fosse ajudar.
Esse é o Problema, estudo as escalas,mas não consigo usar, pois as musicas reais que a gente toca , geralmente as musicas gospel ,que é o meu caso, abraços..
6 лет назад
Todo mundo vive essa fase, parceiro. Isso é normal.
Excelente video lê queria apenas dar uma sugestão em colocar a camera em cima do piano..fica melhor a visualização..obviamente nada contra sua barriga rsrs...forte abraço
kkkkkkkkkkkkk a forma mais correta de pensar é que o MI# e o FA são notas diferentes que possuem o mesmo som. Recomendo que vc procure pelo termo "Enarmonia", que vc vai entender isso melhor.
Boa aula , só não é melhor porq , sai palavras de baixo calão, isso não é artístico em música! Deveria ter mais respeitos as pessoas , nen todo mundo aceita , um puta merda , um foda , etc.Mais obrigado pelas dicas!
João Bemol e Wagner Nascimento são, sem dúvida, dos melhores youtubers para quem quer aprender música... dois grandes canais! parabéns!
Procure os vídeos do Marcelo Amazonas. São sensacionais também.
Marcelo Amazonas.❤️
Ótima aula muito fino
Excelente explicação!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Perfeito! Valeu amigo!
Que bom que vc esta de volta graças a Deus tudo certo sejas bem vindo novamente...
O quer vc falou e verdade, fica meio chato ouvir só um acorde na escala, e tem muitooos quer faz desse jeito, pra mi e o melhor canal e o seu PARABÉNS
Parabéns! Ajuda o iniciante a sair do comum. Mais um inscrito!
Bela analogia ao cinema , fantástic !!
Explica super bem,obrigado pela dedicação e conteúdo!
Vc é fera
O canal voltando as primícias... Melhor canal do RUclips!!! Abç Lê!
vlwwwww mano!!!
Cara, seu canal tem um conteúdo SENSACIONAL! Conheci hj e já vi uns 13 vídeos. hahahaha
Parabéns, irmão!
Que aula DU-Caramba bixo, abração aê LÊ Santana!!!
Qq isso irmão, vc ajuda muitoooooo, parabens, Deus te abençoe sempre...
Cara.. Tu eh foda.. Top de mais.. Não há aula sua que eu assista em que eu não aprenda algo.. Abcs
Meu deus esse cara ta lendo minha mente
João, sobre o ultimo exemplo, teria alguma sugestão/dica sobre dominantes que resolvem em acordes maiores sem pensar apenas no modo mixolídio? sei que é ampla a pergunta, mas gostaria de uma visão sobre. Aguardo retorno.
Alterado e Dom-Dim tbm funcionam bem
Frases do Mixo b9 b13 tbm podem funcionar
Sensacional!
Caraca mano se e Frooidsssss Top mais Só Racho o Bico com suas Paiaçadas de mais kkkkk e tbm aprendendo muito contigo 👊👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼
Mestre VC e um mostro te agradeço por tudo muito bom
Parabéns pelo belo trabalho, querido! Canal top!
Rapaz a informação que tu passa é ouro.
Primeiro na área!! Essas aulas são top! Aprendendo pakas!
Vlw manooo!!
Porra Véio, maneiro demais essa dica! Simplesmente show!
Sensacional como sempre!! Só discordo do inicio do video sobre fritar escalas separadamente. Eu acho importante acostumar com o som das escalas e aprendi isso com nelson faria, inclusive é uma forma maravilhosa de se estudar harmonia modal. No mais grande abraço Lê Santana. Seu trabalho é muito relevante!
Mas com que objetivo?
Eu identifico a necessidade do estudo sobre uma única escala num prisma técnico: treinar a habilidade, fraseado, articulações e etc..
Mas pra entender como uma escala soa num contexto tonal (como citei no vídeo), realmente nunca vi nenhuma utilidade nessa prática de isolar uma escala. Justamente pq a sonoridade de cada uma fica evidente em oposição às outras.
Abração!!!
João Bemol eu conheço varios casos que a escala é usada num contexto "modal" dentro de uma musica "tonal". Exemplo: djavan: trecho musica: "esse imenso e desmedido amor". O Djavan canta exatamente a escala de Dorico ignorando a sonoridade forte da sexta nota dessa escala. Tenho a impressao que ele pensou na sonoridade da escala e fez esse trecho. Esse seria um exemplo da necessidade de conhecimento do "som" de uma escala.
Meu brother, vamos lá...
Essa canção (Linha do Equador) está em Mi maior.
Ela é 0% modal.
O trecho que vc se refere a melodia faz FA# SOL# LA SI DO# RE# MI.
Vc interpretou esse trecho como Dórico, ok.
Acontece que FA# dórico é o segundo modo do CH de MI. Logo, a escala que ele usou é meramente MI maior. Me parece até aquele raciocínio enganoso que FA# dórico é a escala de MI “começando” do segundo grau. A nota de onde a escala parte é indiferente, espero que vc compreenda isso.
O pensamento do modo aí nesse caso é inútil, amigo; bem como a sonoridade do dórico fica dissolvida pelo MI maior.
Uma situação em que o DÓRICO fica nítido é qdo ele é aplicado sobre o primeiro grau do CH, como em “CORCOVADO” do Tom Jobim.
Acabou que vc exemplificou justamente o que eu disse no vídeo. Vc deu um exemplo em que não há oposição entre escalas, por isso tudo soa MI maior. Qdo o DÓRICO é usado sobre o I grau, rola naturalmente uma oposição entre a escala natural do modo menor e o modo dórico. Isso acaba evidenciando o Dórico.
Seu exemplo foi excelente pea reforçar o que eu estou dizendo.
Forte abraço!!
João Bemol eu sempre pensei assim Lê! Mas o nelson faria me corrigiu dizendo q cada escala tem uma sonoridade unica mesmo considerando a escala natural. Ele me ensinou que o tom de Am e o tom de dó nao sao o mesmo tom. Sao totalmente diferente e nao importa se sao as mesmas notas tocadas de pontos diferentes. É um erro grave fazer esse atalho. Temos q tratar cada escala como unica identificando o som q elas emitem.
No exemplo que dei do trecho da linha do equador eu acho interessante q o djavan repousa no 2grau e faz o som exato das 7 notas do modo dorico na sequencia sem ignorar a sexta nota da escala que "choca" e normalmente precisa ser evitada quando tocamos os modos gregos.
Outro exemplo é o modo frigio. Se for musica tonal é necessario evitar o 2grau e o 6 grau devido ao choque desses intervalos e o acorde seria Em7 por exemplo.
No entanto se voce pensar na escala de frigio o acorde caracteristico passa a ser E(b9 b13 omit3) e nao Em. O som é magnifico, é um som de suspense, como uma escala oriental. No dvd signo de ar do jorge versilo ele começa a show acredito q nesse escala e gera aquele som misterioso antes da musica "eu nao sei o que me domina".
Ou seja dá pra fazer uma escala frigio soar lindo explorando os intervalos b9 e b6 tocando modalmente, dando todo o valor aos intervalos da escala.
Belo conteúdo, parabéns irmão 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Ótima aula, mestre!
Mais uma vez show...
Acorde alterado com b9 #9 pode resolver tanto em.acorde menor e maior?
esse sabe.!!!
Top seu canal mano
Top seu canal!!!!!!!!!!!!!
JOAO BEMOL É O CARA MAIS FODA NA QUESTAO HARMONIA MUITO TOOPPP! PARABENS CARA VC FAZ COM O DIFICIL SER ENTENDIDO
Concordo demais com o seu ponto de vista inicial! Não consigo entender o motivo dos modos! Ainda não consegui perceber, entende?
Procura aqui no canal uma playlist sobre os Modos. Vai assistindo e anotando. Vc vai entender.
Cara, você realmente tem razão, essa forma de ensinar dos profs não ajuda em nada.
Fala João tô aprendendo muito com você. diz aí
se eu jogo um D | G | C ( quartal ) na mão direita e E | F# no baixo, esse acorde também é alterado??????
Essas notas integram e escala de SOL MENOR MELÓDICO. Dessa forma, esse shape funcionaria sobre um F#7alt.
Ao invés de fazer MI E FA# na mão esquerda, faça FA# MI.
@ D | G | C também fazem parte da escala de E alterado. esse shep que eu fiz tá errado????
@@Sara.santos77 Sim, mas o FA# não.
@ Alê , me desculpe, eu fiz uma confusão. na verdade não é E | F# no baixo e sim E | G#.
Nesse caso seria:
E | G#
D | G | C - na mão direita
dessa forma seria um E alt ?????
Cara o Francis Hime é foda na Harmônia, seus vídeos são show man, aprendi muita coisa, gostaria de saber seu Instagram , eu sou amante de música e filmes , gostaria que vc indicasse um filme sobre música.. abraço ! 🎵🎼
Meu insta é @lesantana2018 (eu nunca lembro de divulgar ele aqui pra galera)
Recomendo que vc assista "Bird" do Clint Eastwood.
Abração, camarada!!
Top de maais!!!!
muito obrigado pela suas aulas!!! você é show, me tira uma duvida essa musica sorri é muito parecida sonoramente com a bêbado e o equilibrista estou errado ou é isso mesmo?
mais uma vez obrigado!!
Sorri é Smile (Charlie Chaplin), ao vivo até o João Bosco cita a melodia do Chaplin na introdução
Nota 1000 pro seu comentario.
Lê, além da escala alterada qual outra escala que eu posso usar no acorde alterado?
Apenas essa
Também pode usar o modo do terceiro grau da escala maior harmônica.
Se vc é guitarrista e igual a mim ( é preguiçoso) quiser utilizar durante o improviso a escala alterada sobre dominantes alterados ou não basta utilizar a escala menor melódica meio tom acima do dominante. Ex C alterada = C# MM
Nessa situação de a escala de Dalt não ter C#
Não seria possível resolver isso com uma escala dominante de D bebop?
Professor, pode fazer uma análise harmonica de Senhorinha do compositor Guinga?
Tem umas coisas bugando minha mente... Kkkkkk
Desde já agradeço
Mano fantástica essa aula . Sua didática é muito Boa .
Mano, tu tá me transformando em tiete... Rsrs
Falando sério, não sei se já assisti a todos os vídeos do canal (acho até que sim), mas não lembro se vc já falou sobre a sua formação... A impressão que eu tenho é que você teve alguma base formal, mas os "saltos de consciência" parecem vir de muita reflexão e pesquisas por conta própria. Tô só especulando... Hehehe..
Se tem vídeo seu falando disso, me indica. Se não tem, que tal fazer um dando dicas de material e tal? Pode ser inspirador pra muita gente.
Uma vez, ouvi de um aluno o mesmo que vou dizer agora: você é um professor muito generoso!
E essa didática "duka" só pode ser benção de Zeus!
Abração e sucesso, sempre!!
É isso aí. Tenho uma base formal (conservatório e superior) mas pro que eu apresento aqui no canal, essas bases serviram de praticamente nada. Me ajudaram a ler partitura e a refinar minha técnica no instrumento, apenas.
Mas eu abriria mão dessa base tranquilamente, se eu pudesse voltar atrás.
Entendo... Não me aceitaram no conservatório quando eu era criança porque eu lia mal pra burro (fiz uns dois anos e pouco de piano numa escola em Juiz de Fora). Mas, olhando para muitos amigos e conhecidos que se formaram em conservatório, nem fico triste. Só que a leitura continua uma bosta! Até pior 🙈 Rsrs...
MAIS UMA VEZ MUITO BOM MANO!! PODERIA FALAR SOBRE A LINGUAGEM TAMBEM NE ? RS
NA IMPROVISAÇÃO
Vc é foda Tio, rsrsrs
Lê, deixa o seminário de frango em paz cara!!!
Kkkkkkkkkkkkkk
Cara conteúdo é fantástico mas queria saber como formar esses acordes..
dá uma procurada aqui no canal que tem outro vídeo recente falando dos acordes alterados.
Tão top, que seu bumbum brilhou na cor roxa na hora que tocou 😂😂😂
kkk
👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏
Entendo que para o estudante que ainda está no início dos estudos, por exemplo dos modos da escala melódica, é importante a aplicação inicial da escala sobre um acorde fixo para observar as tensões geradas pelas notas da escala sobre o acorde. Claro que com a evolução do aluno é importante que as escalas ou modos sejam utilizados sobre progressões harmônicas e contextos melódicos, até porque quando for improvisar haverá uma progressão harmônica. O próprio exemplo do vídeo (G7M B7 Em7 D7) geraria uma dificuldade grande para um aluno iniciante. Lembrando que a prática sobre um acorde fixo não é para simplesmente ficar "subindo e descendo" pela escala e sim observar as tensões que cada nota da escala gera sobre aquele acorde. De qualquer forma a aula é bem interessante, só discordo nesse ponto. Abraços.
Sabe muito!! Altamente explicado! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ja dou like sem ver o Vídeo.
Não entendo também porque, sempre quando vão dar um exemplo da aplicação eles colocam um único acorde que fica repetindo eternamente ,como se isso fosse ajudar.
Esse é o Problema, estudo as escalas,mas não consigo usar, pois as musicas reais que a gente toca , geralmente as musicas gospel ,que é o meu caso, abraços..
Todo mundo vive essa fase, parceiro. Isso é normal.
Excelente video lê queria apenas dar uma sugestão em colocar a camera em cima do piano..fica melhor a visualização..obviamente nada contra sua barriga rsrs...forte abraço
eu queria o zap mais não. deu certo
kkkk Like!!! Foto da bunda, não!!! Abraço!!
kkkkkkkkkkk
Se o aluno não se dedicar a estes complexos estudos que o João dá, fica foda pra entender.
Estuda karai!! Kkk
13:18 mi#?
exacto.
#9 de Re.
=)
João Bemol mas mi# não é fá?
Tou procurando aqui no teclado o mi#
kkkkkkkkkkkkk a forma mais correta de pensar é que o MI# e o FA são notas diferentes que possuem o mesmo som. Recomendo que vc procure pelo termo "Enarmonia", que vc vai entender isso melhor.
João Bemol tudo bem 😉
pensé que estaba en español :'v
Boa aula , só não é melhor porq , sai palavras de baixo calão, isso não é artístico em música! Deveria ter mais respeitos as pessoas , nen todo mundo aceita , um puta merda , um foda , etc.Mais obrigado pelas dicas!
Puta que pariu, me desculpa mano!!