O que mais gosto deste canal é que o Max não cai na armadilha de avaliar se o filme é bom ou ruim (questão extremamente subjetiva), ele apenas avalia os elementos que a obra quer nos passar.
Lembro que a primeira vez que ouvi falar sobre essa obra, foi quando assistindo 12 macacos pela terceira vez e reparei nos créditos no inicio do filme sobre a citação de La jetée e fui procurar saber sobre. Curiosidade: La Jetée tbm serviu de inspiração para a historia de introdução do primeiro jogo Fallout
Confesso que estas três histórias sempre estiveram entre as minhas favoritas. E que por outro lado, eu não fazia ideia dessa conexão. Excelente vídeo Max ❤️
Que vídeo interessante para uma perspectiva interessante. Sim, as mulheres francesas são lindas. Esse amor obsessivo é muito perturbador. Me pergunto o tempo todo se ele é real ou se real é apenas o desejo de estar amando. Imaginar os protagonistas presos nessa eterna espiral de recriar o que foi perdido deixa claro a inexorabilidade do tempo - Ele não volta. Uma vez perdido, perdido para sempre...
eu AMO esse filme, já perdi as contas de quantas vezes assisti. Meus favoritos do Hitchcock são Um Corpo que Cai e, claro, Psicose...também adoro Os Pássaros ;) Max, amo seu canal! Você é muito culto!
La Jetee é meu o curta preferido e nunca tinha feito essa conexão com Vertigo, que é um dos meus filmes preferidos da vida inteira. Impressionante como essa obra definitiva de Hitchcock revela novas camadas a cada vez que o assistimos. Mais um vídeo excelente!
-La Jeteé é um filme feito quase que completamente por fotografias estáticas que formam uma narrativa acompanhadas de uma narração. Kleber Mendonça Filho: "hmmm... interessante"
Canal admirável em todos os aspectos. Recomendo sempre ! Fico encantado com a sofisticação e simplicidade com que expressa suas análises. Um forte abraço !
Até hoje, ninguém conseguiu trazer bons argumentos pra convencer porque entre tantas obras primas de Hitchcock esse filme é tão super valorizado. Mesmo assim, parabéns Max! Seu trabalho é fantástico.
Canal EntrePlanos seria bem legal se fosse feito um vídeo sobre "O sistema carcerário no cinema". Esse vídeo poderia expor como o cinema hollywoodiano e o cinema ao redor do mundo representam o crime e a vida carcerária. Mas é claro que filmes e séries como Fuga do Alcatraz, Prison break, Orange Is the New Black, Sleepers, A procura de um milagre e clássicos nacionais como Carandiru não poderiam faltar :)
Olá Max, você já pensou em fazer um vídeo sobre as seis histórias que Hollywood acaba sempre contando pelos filmes? Adoraria ver sua visão sobre esse tópico.
Muito interessante. Amo Vertigo. Agora fiquei curioso para assistir La Jetée. Tristão e Isolda, a ópera do compositor Wagner, também é magnífica. Foi utilizada de maneira magistral no filme Melancolia, de Lars von Trier.
Ótimo vídeo. Vertigo é dos meus filmes favoritos (fácil dizer isso né rs) mas não conheço la jette e 12 macacos assisti mas não lembro nada. Vou atrás.
Max, você chegou a assistir a série Atlanta? É uma série da qual eu gostei muito e tem um ep em especial que é de terror - ele se chama "Teddy Perkins" e é o sexto episódio da segunda temporada. É recheados de metáforas para interpretação, atuações de deixar boquiaberto, um medo pairando, precisos momentos de alívio e várias alfinetadas sociais ( e não é "Corra). Além de acreditar que você poderia gostar deste ep, com certeza é possível retirar bastante substância para um ensaio se você tiver interesse.
Será que dá pra fazer um paralelo com o filme Em Algum Lugar do Passado? Também fala de viagem no tempo, um homem obcecado de amor por uma mulher do passado, etc... eu acho "Em Algum Lugar do Passado" um dos melhores filmes sobre viagem no tempo
Kleber Mendonça filho tem um curta metragem, chamado vinil verde, que também é formado "apenas" de fotos. Vai ver também é foi influenciado pelo la jetée
Muito bom. Vale lembrar também que "Vinil Verde", um dos curtas dirigidos pelo Kléber Mendonça Filho, outro cineasta influenciado por Chris Marker (e Hitchcock, como já declarou em entrevistas), usa a mesma técnica de narração por meio de imagens estáticas de "La Jetée": ruclips.net/video/2aFMf46nwEo/видео.html
eu acabei de ver o curta agora eu estou com medo da luva verde que usei pra lavar-louça kkkkkkkk comentários a parte, qual foi sua interpretação do curta?
@@isacasteloPra mim, é sobre histórias pessoais (com pitadas de fantasia) que experienciamos desde a infância. Não sei se o conto original é similar...
Um adendo: espiral é no mesmo plano (tipo aquele veneno verde de mosquito). Quando sai do plano, se chama helicoidal (tipo a ponta da hélice de um helicóptero riscando uma helicoidal no céu quando o helicóptero sobe)
Eu assisti "La Jeté" muito tempo atrás, você praticamente reativou uma memória minha com esse vídeo. Preciso reassistir porque eu era muito novo na época. Aliás, parabéns pelo conteúdo, esse é meu canal preferido de cinema no RUclips.
A única impressão que dá em "Um corpo que Cai" é a certeza de que o ser humano adora "usar corpos" para atingir seus objetivos. Partindo de uma perspectiva de que vivemos exposto a tempo e espaço necessitamos sempre de algo com dimensão, com tamanho, e esteticamente agradável para podermos tirarmos proveito desse corpo. A solidão baseada na exposição ao espaço sempre nos dá a sensação de um vazio e por isso buscamos corpos e quando temos a certeza de te-lo encontrado não queremos mais perde-lo e dai nos surge a idéia fixa de te-lo a todo custo para atirgirmos nosso gozos, seja intelectual, sexual e afins. E dai processos patológicos surgem, como doenças físicas e mentais.
O tema do amor inalcançável que falsamente parece que está para se alcançar me lembra Noites Brancas, única novela de Dostoiésvki. O desfecho desse, apesar de não exatamente trágico, reflete a igualmente a dor que é perder aquilo que faltava.
Um pouco de os 12 macacos e em algum lugar no passado.Fatos conheci pessoas, amigos, familiares que terminou relacionamento e tentou recomeçar com pessoas que parecia fisicamente com a ou ex parceiros,as acabou não dando certo.
La Jetée é uma obra prima, daquelas paradigmáticas... Pra quem gostou, recomendo os curtas brasileiros "Vinil Verde" e "A Sentença". Esse último é desse ano e tá rodando alguns festivais atualmente, inclusive passou no Festival de Cinema Sol Maior, do qual sou produtor e curador, e tem um debate no RUclips do festival em que a diretora comenta sobre a inspiração em La Jetée: ruclips.net/video/R7zVV7qKHkA/видео.html
E estou surpreso que se pode fazer filmes com imagens estáticas, quem tem talento pra escrever boas histórias tá perdendo oportunidade. Eu quero entrar no ramo de escrita mas há muito a estudar e praticar
O que mais gosto deste canal é que o Max não cai na armadilha de avaliar se o filme é bom ou ruim (questão extremamente subjetiva), ele apenas avalia os elementos que a obra quer nos passar.
Interessante como o plot de La Jeteé é idêntico ao de 12 macacos. Vivendo e aprendendo.
ja ia comentar isso
O Max mesmo fala no vídeo que 12 macacos é uma releitura kk
Em 3 min do video ja pensei nisso.... ainda estou vendo. 12 Macacos é bem isso.
Nada se cria, tudo se copia kkkk
"Vai passar o exército dos doze macacos e a Babilônia vai juntar os cacos, então se apresse"
Lembro que a primeira vez que ouvi falar sobre essa obra, foi quando assistindo 12 macacos pela terceira vez e reparei nos créditos no inicio do filme sobre a citação de La jetée e fui procurar saber sobre.
Curiosidade: La Jetée tbm serviu de inspiração para a historia de introdução do primeiro jogo Fallout
Há uma cena no cinema em Os 12 Macacos. E qual era o filme exibido? Um Corpo que Cai.
Me senti muito completo em assistir um vídeo sobre la jetee. Vídeo maravilhoso. Achei lindo!!
Confesso que estas três histórias sempre estiveram entre as minhas favoritas. E que por outro lado, eu não fazia ideia dessa conexão. Excelente vídeo Max ❤️
Que vídeo interessante para uma perspectiva interessante.
Sim, as mulheres francesas são lindas.
Esse amor obsessivo é muito perturbador. Me pergunto o tempo todo se ele é real ou se real é apenas o desejo de estar amando. Imaginar os protagonistas presos nessa eterna espiral de recriar o que foi perdido deixa claro a inexorabilidade do tempo - Ele não volta. Uma vez perdido, perdido para sempre...
eu AMO esse filme, já perdi as contas de quantas vezes assisti. Meus favoritos do Hitchcock são Um Corpo que Cai e, claro, Psicose...também adoro Os Pássaros ;)
Max, amo seu canal! Você é muito culto!
Mais um pra lista de IMPECÁVEIS do canal. Que INCRÍVEL. Colocando Vertigo pra ver de novo urgentemente,
La Jetee é meu o curta preferido e nunca tinha feito essa conexão com Vertigo, que é um dos meus filmes preferidos da vida inteira. Impressionante como essa obra definitiva de Hitchcock revela novas camadas a cada vez que o assistimos. Mais um vídeo excelente!
Max, fala do filme "The wall" , a adaptação do álbum do Pink Floyd. Vejo pouco gente falar dele.
Up
Esse filme é uma obra de arte,assim como próprio album.Up
Up
Siiim
Inclusive ouvi hoje
As vezes me sinto como o Tristão. Tendo novas oportunidades e repetindo os mesmos erros.
-La Jeteé é um filme feito quase que completamente por fotografias estáticas que formam uma narrativa acompanhadas de uma narração.
Kleber Mendonça Filho: "hmmm... interessante"
Que vídeo espetacular, Max! Muito obrigada
7:33 Perdeu a oportunidade de dizer que o "Tristão ficou Tristão" 🤣🤣🤣🤣🤣 a quinta série que habita em mim, habita em você 🤣
Também pensei nisso na hora!🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
😁😁😁
Hauahauahaiau acho q ele teve vontade mas segurou
Salve!!! Hahahahah, concordo!! Quinta série eterna
Canal admirável em todos os aspectos. Recomendo sempre ! Fico encantado com a sofisticação e simplicidade com que expressa suas análises. Um forte abraço !
Esse filme curto. Tem uma história mais fascinante do que 90% dos filmes de viagem temporal por ai. Genial mesmo.
Que incrível! Amo Um Corpo Que Cai e LaJetee mas nunca tinha percebido as relações entre os dois
Excelente vídeo. Nunca ouvi falar do curta francês e agora me atiçou a curiosidade, e Vertigo é sublime.
Que ABSURDO de vídeo! Parabéns pelo conteúxo, Max 👏🏻
A verdadeira vertigem do tempo é ver diferentes diretores contando a mesma história em diferentes filmes e épocas.
Até hoje, ninguém conseguiu trazer bons argumentos pra convencer porque entre tantas obras primas de Hitchcock esse filme é tão super valorizado.
Mesmo assim, parabéns Max!
Seu trabalho é fantástico.
Eu tô chocada que foi esse filme francês que inspirou Os 12 Macacos. Adorei o vídeo Max 😍
Max, você é muito massa, meu brother!
Obrigado!
Excelente vídeo, parabéns pelo belo trabalho!
Que análise linda!!! 😍😍😍😍😍😍
Acabei de perceber, que 360 dias faz referência a essa obra. E o conto dos 13 macacos( filme) também...
Aquela explosão na cabeça, de já ter visto Lá Jetée e nunca ter sacado a conexão.
Muito foda!!!
Amei o vídeo, não me lembro de não ter gostado do canal desde sempre.
Um Corpo que Cai é incrível...
Canal EntrePlanos seria bem legal se fosse feito um vídeo sobre "O sistema carcerário no cinema". Esse vídeo poderia expor como o cinema hollywoodiano e o cinema ao redor do mundo representam o crime e a vida carcerária. Mas é claro que filmes e séries como Fuga do Alcatraz, Prison break, Orange Is the New Black, Sleepers, A procura de um milagre e clássicos nacionais como Carandiru não poderiam faltar :)
Olá Max, você já pensou em fazer um vídeo sobre as seis histórias que Hollywood acaba sempre contando pelos filmes? Adoraria ver sua visão sobre esse tópico.
Esse vídeo acabou de me tirar de uma crise de ansiedade. Obg 🙏
Max, que interpretação fantastica! Parabéns
Muito interessante. Amo Vertigo. Agora fiquei curioso para assistir La Jetée. Tristão e Isolda, a ópera do compositor Wagner, também é magnífica. Foi utilizada de maneira magistral no filme Melancolia, de Lars von Trier.
Os vídeos de vcs são realmente inspiradores! Parabéns!
Max a série Dark se encaixaria perfeitamente nesse Ep!
Ótimo vídeo. Vertigo é dos meus filmes favoritos (fácil dizer isso né rs) mas não conheço la jette e 12 macacos assisti mas não lembro nada. Vou atrás.
Que vídeo incrível, Max, adorei! Vou correndo assistir La Jetée!
Amo os vídeos desse cara, chega fico emocionado
Mais um vídeo incrível. Adorei.
Um dos melhores vídeos do canal. Muito bom mesmo. Parabéns o/
Max, você chegou a assistir a série Atlanta? É uma série da qual eu gostei muito e tem um ep em especial que é de terror - ele se chama "Teddy Perkins" e é o sexto episódio da segunda temporada. É recheados de metáforas para interpretação, atuações de deixar boquiaberto, um medo pairando, precisos momentos de alívio e várias alfinetadas sociais ( e não é "Corra). Além de acreditar que você poderia gostar deste ep, com certeza é possível retirar bastante substância para um ensaio se você tiver interesse.
Será que dá pra fazer um paralelo com o filme Em Algum Lugar do Passado? Também fala de viagem no tempo, um homem obcecado de amor por uma mulher do passado, etc... eu acho "Em Algum Lugar do Passado" um dos melhores filmes sobre viagem no tempo
Acho que todos nós vivemos nessa espiral. É o que nos impulsiona, inconscientemente, a viver.
Mais uma vez, excelente vídeo.
Esse canal é ótimo
Max, o Marker foi influenciado pelo pensamento do Henri Bergson?!
Conteúdo segue excelente como sempre!
Excelente vídeo, Max!
Este é, disparado, o melhor canal de cinema do RUclips.
Vídeo muito bom, Max!! Parabéns
Kleber Mendonça filho tem um curta metragem, chamado vinil verde, que também é formado "apenas" de fotos. Vai ver também é foi influenciado pelo la jetée
Eu tô muito passado com esse vídeo. Gente! Que sensibilidade! ♥
Autêntica aula de cinema. Obrigado.👍
Muito bom, parabéns!
Muito bom. Vale lembrar também que "Vinil Verde", um dos curtas dirigidos pelo Kléber Mendonça Filho, outro cineasta influenciado por Chris Marker (e Hitchcock, como já declarou em entrevistas), usa a mesma técnica de narração por meio de imagens estáticas de "La Jetée": ruclips.net/video/2aFMf46nwEo/видео.html
eu acabei de ver o curta agora eu estou com medo da luva verde que usei pra lavar-louça kkkkkkkk
comentários a parte, qual foi sua interpretação do curta?
@@isacasteloPra mim, é sobre histórias pessoais (com pitadas de fantasia) que experienciamos desde a infância.
Não sei se o conto original é similar...
Vídeo lindo!
Muito legal, obrigado!
Um adendo: espiral é no mesmo plano (tipo aquele veneno verde de mosquito). Quando sai do plano, se chama helicoidal (tipo a ponta da hélice de um helicóptero riscando uma helicoidal no céu quando o helicóptero sobe)
Vídeo maravilhoso! :)
Ótimo vídeo!
Muito interessante e instrutivo!
Quando foi se revelando a história de Lá Jeteé lembrei logo de 12 macacos. Apesar da diferença o principal se destaca.
Que maravilha de canal!!!
Engrandeceu de mais a minha experiência com um corpo que cai
Vi referências do filme com Beatles, David Bowie, o filme O Profissional e Doze Macacos
Só conteúdo de qualidade! ❤
Bem anteS d mencionar , logo lembrei d os 12 macacos ... Seu canaL é um dos maiS relevantes sobre a 7ma arte , abraço Max e toda equipE e obrigado 🙏💓
Cara cê é muito inteligente !!!!
Eu assisti "La Jeté" muito tempo atrás, você praticamente reativou uma memória minha com esse vídeo. Preciso reassistir porque eu era muito novo na época.
Aliás, parabéns pelo conteúdo, esse é meu canal preferido de cinema no RUclips.
Sensacional análise, meus parabéns!!
Max! Você já fez algum vídeo sobre o Mestre Supremo Ray Harryhausen?
Um cara chamado Tristão jamais seria feliz
A única impressão que dá em "Um corpo que Cai" é a certeza de que
o ser humano adora "usar corpos" para atingir seus objetivos.
Partindo de uma perspectiva de que vivemos exposto a tempo e espaço
necessitamos sempre de algo com dimensão, com tamanho, e esteticamente
agradável para podermos tirarmos proveito desse corpo.
A solidão baseada na exposição ao espaço sempre nos dá a sensação
de um vazio e por isso buscamos corpos e quando temos a certeza de te-lo
encontrado não queremos mais perde-lo e dai nos surge a idéia
fixa de te-lo a todo custo para atirgirmos nosso gozos, seja
intelectual, sexual e afins.
E dai processos patológicos surgem, como doenças físicas e mentais.
Sensacional Max!
AMO esse filme. Tão lindo e tão triste.
O tema do amor inalcançável que falsamente parece que está para se alcançar me lembra Noites Brancas, única novela de Dostoiésvki. O desfecho desse, apesar de não exatamente trágico, reflete a igualmente a dor que é perder aquilo que faltava.
Por sinal, La Jetée foi um curta que me marcou demais quando o vi.
Gostaria de ver um vídeo seu sobre o.diretor Carlos Hugo Christensen. Que tal?
Obrigado pelo vídeo. 🖖
Simplesmente perfeito
O Tristão ficou...
Um pouco de os 12 macacos e em algum lugar no passado.Fatos conheci pessoas, amigos, familiares que terminou relacionamento e tentou recomeçar com pessoas que parecia fisicamente com a ou ex parceiros,as acabou não dando certo.
Os heróis inconformados com suas histórias ficando petrificados ironicamente na passagem do tempo.
O Tristão era Tristão mesmo, heim?!! kkkkkkkkkkkkkkkk!
Ótima qualidade
Esse curta inspirou "Os 12 Macacos".
Vídeo brilhante
La Jetée é uma obra prima, daquelas paradigmáticas... Pra quem gostou, recomendo os curtas brasileiros "Vinil Verde" e "A Sentença". Esse último é desse ano e tá rodando alguns festivais atualmente, inclusive passou no Festival de Cinema Sol Maior, do qual sou produtor e curador, e tem um debate no RUclips do festival em que a diretora comenta sobre a inspiração em La Jetée: ruclips.net/video/R7zVV7qKHkA/видео.html
Espetacular...
O experimento, me fez lembrar Dark.
Passei o vídeo inteiro pensando no 12 macacos... eu já estava comentando sobre ele, mas vc comentou isso no final !
Uma vez vi que Tristão e Isolda também foi inspiração para Romeu e Julieta
Max vc acha que podemos tirar alguma lição sobre os direitos trabalhistas dos cineastas através do caso SNYDER CUT?
Vocês viram o jogo baseado nesse filme que irá sair?
Porr... digo pocha, pra quem não conhece Tristão e Isolda Roneu e Julieta é genial, não é mais....
Show!
que vídeo excelente
Excelente.
Esse video e maravilhoso
que video foda!
E estou surpreso que se pode fazer filmes com imagens estáticas, quem tem talento pra escrever boas histórias tá perdendo oportunidade. Eu quero entrar no ramo de escrita mas há muito a estudar e praticar
De onde você tirou iSóLDA, se a pronúncia é Isôlda? EXCELENTE VIDEO!!!