Quando eu era pequeno tinha uma vizinha, na minha rua, que tinha ouvido absoluto, as pessoas da rua falavam qualquer segredo baixo, quando era no outro dia ela ja espalhava pra toda a vizinhança, aliás ela tinha também a língua absoluta....
O problema é que o vinheteiro já tem dificuldade pra manter um raciocínio muito tempo, ai os maluco ali só ficam cortando ele e colocando subperguntas aí lascou mesmo kkkk
"Por isso a caixa de leite, tem escrito 'contem leite" kkkkkk é assim, TODO SOM é uma nota. Pq Notas são os comprimentos de ondas, por isso o diapasão citado tem 440Hz, nesse comprimento de onda tem a nota Lá, 460Hz já e OUTRA NOTA. O ouvido absoluto consegue notar essa diferença de comprimento de onda e com efeito, determinar a nota. O ouvido relativo é o cara que ouviu TANTO aquilo que ele "decorou" a nota ouvida, mas muito provavelmente ele ainda precisará de + notas sequentes para determinar quais são. Espero ter conseguido elucidar
Tem um musico americano chamado Rick Beato que ensinou sei filho desde bebe a linguagem da música e hoje o menino tem ouvido absoluto, ele explica que qualquer criança é capaz de aprender é so ser estimulada da mesma forma que se estimula ela a falar e aprender sua língua natal! Ele tem um canal aqui no You Tube eu recomendo.
Se você precisa pensar no Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si; para identificar a nota você tem ouvido relativo. Se você não precisa pensar em nada, e já identifica a nota no primeiro segundo que escuta, você tem ouvido absoluto. Por isso muita gente acha que tem quando não tem
É possível sim... E provavelmente a pessoa só descobre que tem,quando faz aula de música,quando procura saber mais sobre isso e aí ela descobre e passa a prestar atenção,pois sempre escutou de forma diferente.
@@lilianedossantos9584 Acredito que tenha. Independente de vc saber teoria musical, ou mesmo tocar algum instrumento ou não, ainda assim acredito que vc tenha. E adoraria te conhecer. Só sei, ao todo, de 3 pessoas que tenham, eu falo as notas, incluindo bemóis e sustenidos, identifico acordes, mas atribuo isso ao fato de tocar de ouvido por anos, desde criança, e, só aos 13 ou 14 anos me interessar pela leitura musical. Escrevo e leio, porém sou mais confiante tocando de ouvido.
Há um livro, de um neurocientista estadunidense cujo nome eu esqueci, que traz uma tese interessante sobre isso: segundo ele, todos nós nascemos com o ouvido absoluto, capaz de distinguir as diferenças nas frequências dos sons. Porém, conforme crescemos, a necessidade de se diferenciar os tons é substituída pela importância de se reconhecer o significado das palavras no processo de fala. Em função disso, a maioria das pessoas perde essa capacidade inicial de se distinguir as frequências sonoras.
Todos nós temos a capacidade de distinguir as frequências sonoras, o que nós não temos capacidade é de determinar qual a frequência do som que estamos ouvindo. É diferente das cores, quando você olha algo verde, você sabe que é verde, você não precisa de uma tabela de cores para comparar. Na verdade precisa se quiser saber a tonalidade exata do verde.
@@leocarvalho2606 Não é bem assim não amigo, tanto pra som quanto pra cor, nosso ouvido, mesmo o absoluto não é capaz de captar cada alteração mínima na frequência do som, apenas o necessário, no caso do ouvido absoluto a capacidade de interpretação é o suficiente para determinar as notas No caso das cores acontece algo parecido, no geral, tirando os daltônicos existe pelo menos 3 grupos se não me engano que possuí olhos diferentes que podem enxergar mais ou menos cores, algumas pessoas conseguem ver e perceber mais cores que outras...
@@giovannigraziano6924 nós não temos a capacidade de mensurar com exatidão diversos itens do nosso mundo analógico. Olhe para algum objeto e me diga suas medidas exatas sem uso de régua. Impossível, não? Você até sabe que "mede em torno de 20 cm", isso é uma questão de treino e experiência, mas você não consegue uma medida mais exata, na casa dos milímetros, sem utilizar um instrumento adequado para isso. Da mesma forma com as cores, você sabe que algo é verde ou azul, mas experimente olhar para o céu e diga exatamente que tom de azul que é, azul celeste n.01, n. 02 etc. Nós nem temos estas tabelas de cores a não ser em lojas de tintas! O mesmo acontece com o som, nós podemos dizer se aquele som é grave, médio ou agudo, mas é impossível dizer "trata-se do lá de 440 Hz" ou então "é com certeza o lá sustenido de 466 Hz". É uma variação muito pequena na frequência que já define uma mudança de nota musical. E se a vibração for de 452 Hz, o que a pessoa vai dizer? "Este som está entre o lá e o lá sustenido", já viu alguém dizer isso? Eu nunca vi. Para mim continua sendo um mito.
@@leocarvalho2606 Sim, quanto mais vc treina melhor ficam suas capacidades, mas existe um limite biológico e é diferente pra cada pessoa, uma pessoa com um ouvido absoluto é capaz de ouvir muito mais frequências e conseguir diferenciar cada nota com exatidão, algo que é basicamente impossível pra ouvidos normais por falta de informação, o mesmo vale para as cores, nem todas pessoas enxergam a mesma quantidade de cores, é algo parecido com os daltônicos, eles não conseguem diferenciar certas cores, é como vc disse existem uma quantidade imensurável delas, e algumas pessoas conseguem enxergar mais cores e outras menos, isso é BIOLÓGICO, ou seja vc nasce assim e não pode treinar pra melhorar
Se a pessoa nao estuda musica, nao adianta nada ter ouvido absoluto. Mas quem tem, sofre bastante, principalmente se estiver num coral. Outra situação chata pra quem tem ouvido absoluto é tocar com instrumentos de época, pois a afinação de uns séculos atras era outra, a nota lá, desde o incio do seculo 19 foi universlamente definido a 440 Hz. Mas houve uma época, lá pro seculo 18, em que o lá chegou a ser definido em 409 Hz, o que dá quase meio tom de diferença pro 440. Aí é que a galera do ouvido absoluto sofre ao ler na partitura um lá - do - mi, por ex, mas ouvir lá b - do b ( si ) - mi b.
@@Matheuszoro1 Se você precisa pensar no Dó, Ré, Mi; para identificar a nota você tem ouvido relativo. Se você não precisa pensar em nada, e já identifica a nota no primeiro segundo que escuta, você tem ouvido absoluto. Por isso muita gente acha que tem quando não tem. Mas com o ouvido relativo já é possível tirar uma música de ouvido, a partir da segunda nota. Porém a primeira nota nunca sai a correta
@@Matheuszoro1 Tirar música no violão não é ouvido absoluto. Se vc ouvir 10 notas em sequência, vc consegue reconhecer e falar as 10 rapidamente em menos de 1 segundo? Se não, então não tem ouvido absoluto.
@@y7fernando Olá. Sendo saxofonista e tendo ouvido absoluto, posso afirmar que não sofro. Atenção, estou a falar do meu caso. A mim não faz nenhuma confusão dissonâncias ou desafinação. Por acaso é interessante, porque acredito que devia sentir uma "comichão" com tais fenómenos. É uma vantagem, estando sempre consciente de tudo, sem sofrer ahahah. Conheço pessoal que tem o ouvido relativo e sofre bastante com desafinação ou multifónicos. O único momento que não tão agradável é cantar em coro e o pessoal baixar meio tom ahahah aí eu ou tento ir atrás deles ou paro de cantar.
@@piratasolitarioficial Ouvido absoluto é como reconhecer uma nota ou acorde rapidamente em menos de 1 segundo. Da mesma maneira que reconhece uma cor com a visão só de olhar rapidamente. Vcs confundem ter ouvido bom, com absoluto.
Eu não tenho o ouvido absoluto, mas no início da minha carreira treinava meu ouvido todos os dias para poder atuar como músico freelance. Hoje, mesmo sem ter verdadeiramente um ouvido absoluto, consigo identificar imediatamente, e nas poucas vezes que eu erro ainda chego perto. Por exemplo: as vezes acontece de eu ouvir um G# e confundir com um A que são notas próximas.
Sabe o que é engraçado, amigo!? Eu espelho praticamente imediatamente a nota no instrumento, mas mentalmente ou verbalmente eu não consigo responder que nota é, nem sequer por aproximação.
Eu conheci um cara que acertava todas até as notas fora ele dizia que sentia um incomodo. Mas ele era um cara desses fora da caixa, lento e super detalhista do tipo que um dia eu vi ele passando mais de horas passando um pano pra limpar uma mesa. Faz muitos anos já. talvez ele fosse autista, mas naquela época nem faziamos idéia dessas coisas.
Sim, eu também conheci um cara que tinha ouvido absoluto e que era autista, minha professora da faculdade de música disse que essas pessoa geralmente tem um problema mental, então ter o ouvido absoluto pode não ser uma benção como todos imaginam. Tem uma teoria que eles não escutam um acorde de 3 ou 4 notas da mesma maneira que nós escutamos.
Eu me contento com um bom ouvido relativo. Seria uma tortura saber de imediato o tom de um pingo d'água. Mas se for preciso em poucos instantes descubro. O interessante é que o ouvido relativo você escolhe quando usar e o absoluto não. Ouvido absoluto é um distúrbio.
Quem tem ouvido absoluto diferencia as notas como as pessoas normais distinguem um cheiro ou uma cor. É como acordar de manhã com o cheiro de café. Na sua cabeça, logo vem a imagem do cafezinho preto fumegante. Quem tem ouvido absoluto, acorda com o barulho do som do vizinho e enxerga na cabeça a imagem de um LÁ. E qual é a imagem de um LÁ? Só quem tem ouvido absoluto sabe. Não é literalmente enxergar uma imagem, mas ter uma referência mental precisa de cada nota, a ponto de não precisar de uma referência externa. Uma pessoa com ouvido absoluto sem preparação musical não vai gozar de muitos benefícios práticos desse super-poder. No máximo vai memorizar mais rápido as músicas que ouve por aí ou imitar o canto dos seus pássaros favoritos com mais facilidade. E também não é o ouvido absoluto que determina quem serão os melhores músicos. Embora seja uma vantagem enorme, outros talentos como a criatividade, boa memória e dedicação também têm seu peso.
Sim, mas isso não tem a ver com decorar as notas e seus nomes! Uma criança de 5 anos que nunca pegou numa partirura pode ter ouvido absoluto....é a capacidade de entender os sons... se uma criança ouve uma sirene e reproduz (imita) gualzinho, se ouve uma música e sem entender de harmonia consegue pegar um pianinho e descobrir os acordes usados na música, então provavelmente ela tem ouvido absoluto... o ouvido relativo sim, é aquele onde a pessoa precisa decorar os sons e parametrizá-los, justamente por não possuir essa ferramenta mental que o dono do ouvido absoluto tem.... quem tem absoluto pode desenvolver o seu relativo... o oposto é bem mais difícil
Eu acho que na verdade devem haver muitas pessoas com ouvido absoluto. O problema é que eles até podem reconhecer a nota pelo som, mas se não estudam música(e por isso não sabem o nome das notas), talvez nunca saibam que tem ouvido absoluto.
Eu tenho isso, eu descobri quando eu tinha 14 anos na aula de canto e eu não fazia ideia kkkkkkkk meu professor desconfiou porque eu não sabia nem cantar direito, mas eu era uma pessoa extremamente afinada e tinha muita facilidade de reproduzir notas musicais na voz
Aqui em Belo Horizonte, existe um grande guitarrista, Fabinho Gonçalves, cujo ouvido é, absurdamente absoluto.! Você faz um acorde super complexo, por exemplo em um piano, ele simplesmente, te dá o nome do acorde e de todas as notas desse acorde.! É inacreditável..! Inclusive está no youtube..é só buscar "Fabinho Gonçalves Ouvido Absoluto"..! E mais, você pede prá ele um Dó# ele na hora canta a nota e pode conferir, bateu.! Vida Longa, Fabinho.
geralmente o pessoal que tem ouvido absoluto mas não é músico, percebe por exemplo: "ah, o sino da igreja tem o mesmo som da buzina daquele carro" ou algo do tipo
Quem tem ouvido absoluto escuta as nota como nós enxergamos as cores, só que a pessoa precisa aprender o básico de teoria musical para saber pelo menos o nome das notas...
Eu tenho um amigo de infância que quando tinha uns 12 anos ele achava que tinha. Aí já adultos eu falei alguma coisa com ele sobre ouvido absoluto e ele disse. "É legal... eu num tenho não, tu tem?" eu respondi "Oxe... tu num tinha antigamente? Perdesse foi? pode perder?". Aí ele me explicou que achava que tinha, mas pesquisando descobriu que na verdade era relativo. E como ele ficava tocando (teclado) muito... o tempo todo, muitas horas por dia, seu ouvido estava sempre treinado. Aí quando ele passou uns anos sem tocar nada, por causa da faculdade, ficou sem conseguir reconhecer as notas imediatamente. Aí pesquisou que se fosse REALMENTE absoluto, não deixaria de reconhecer ainda que passasse décadas sem tocar. Porque a pessoa que tem ouvido absoluto processa o som de uma nota como uma informação, mais ou menos como processamos sabores, identificando pela frequência. Antes de saber o nome das notas musicais, obviamente ele não vai saber que é um "Lá", mas ele sabe que aquela sensação é diferente da que ele sente quando escuta aquele outro som o qual ele também ainda não sabe o nome mas é um "Sí", por exemplo. Aí quando aprende os notas descobre que aquelas sensações possuem nomes e faz a associação.
Eu costumo lembrar de uma música e me causa incômodo se ela é tocada de outra forma. Não creio que seja ouvido absoluto, mas ajuda a validar se a música que estou tocando está "igual à versão do rádio"
Ouvido absoluto é a capacidade de identificar notas de forma imediata. É possível treinar e se tornar cada vez mais assertivo, agora 100% de precisão eu creio que não exista. Ouvido relativo é a capacidade de antecipar as notas a partir de uma nota base, isso se tratando de melodias, pois quando o assunto é Acorde aí entram os Campos Harmônicos, treino para perceber os GRAUS, treino para diferenciar a sensação dos diferentes tipos de acordes etc. Conclusão: O ouvido absoluto serviria apenas para pegar melodias com mais facilidade por não precisar fazer comparações com o som no instrumento. O ouvido relativo é o que todo músico que toca instrumentos de acordes necessitam para não depender de CIFRAS. Quem quiser aula e só falar comigo. Segue o Link: ruclips.net/user/shorts5h9h1u2Jb3c
Serjão é um cara q explica coisas difíceis de maneira fácil, um grande professor. Sou instrumentista, treinei muito meu ouvido e consigo reconhecer padrões comuns de notas e acordes, mas preciso sempre estar com meu violão na mão pra ir testando coisas. Um ouvido relativo fraquinho
Se não me engano, existem 'graus' de ouvido absoluto. Aqueles que distinguem entre apenas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si e outros que conseguem distinguir entre qualquer nota. Talvez seja mais uma questão de desenvolvimento? Também já vi uma história de uma senhora que tocava piano e um pedreiro dizia 'reconhecer' as notas, ele não tinha nenhum conhecimento musical, mas a mulher acabou ele ajudando a dar nomes (para facilitar com coisas do trabalho, como argamassa, cimento, tijolo..) e fazendo um teste ele conseguia dizer qual era nota. Acho que quem tem o ouvido absoluto consegue distinguir as frequências, mas quem nunca aprendeu os nomes das notas não vai conseguir dizer qual é, mas consegue identificar. Como se alguém cantasse e ele indo nota por nota em um piano conseguisse achar a mesma nota cantada sem nunca ter aprendido música.
6:38 foi um fá. Sou o segundo filho de um maestro de banda filarmônica. Aprendi flauta com 4 anos e aos 6 anos ganhei um teclado. Meu pai descobriu que tenho quando eu ouvia uma música tocando na TV (a exemplo novelas) e colocava as notas no campo harmônico corretamente sem saber a diferença entre acorde maior, menor, nem sabia o que era um acorde. Estudo música a vida toda passando pelos instrumentos flauta doce, flauta transversal, clarinete Bb, sax tenor, teclado e hoje um piano korg. Transpor tons é um saco, a cabeça dá um nó cego horrível. Só consigo transportar pela teoria nota por nota. Normalmente o tom que escuto uma música pela primeira vez, é sempre o tom que vou tocar. Consigo identificar os comas de um instrumento desafinado também.
Eu desenvolvi ouvido quase absoluto depois de velho. Comecei a ouvir um zumbido no ouvido em si. Quando ouço uma nota, tento relacioná-la com o si e identificá-la. As mais fáceis são o próprio si e o dó.
Eu nao tenho ouvido absoluto mas às vezes consigo identificar notas de instrumentos ou mesmo barulhos de algumas coisas sem referência, nao sei pq as vezes é tão natural e facil identificar e outras vezes não. A nota q ele deu na flauta por exemplo consegui ouvir claramente um C que é um Dó
Eu só consigo identificar se for num violão, e só as notas da escala natural de dó maior mesmo kkkkkk, n sei por quê. Se for em outra escala, eu preciso de uma referência, tipo lembrar de uma música em que aquele som(que estou tentando identificar) aparece.
Possivelmente, o seu é absoluto, se vc não precisou de uma referência pra avaliar. Acontece que existem graus para ouvido absoluto. Tem gente que é sinistro, identifica notas ouvindo um coral inteiro. Tem gente que só consegue uma nota por vez e por ai vai.
@@helbert_paulinotslvez seja so costume de oivir esa nota varias vezes e ja identificar ela. Eu tbm ouvi um C mas eu nunca que tenho ouvido absoluto, eu geralmente consigo adivinhar as notas no piano ou eu erro por um semitom, mas se vc me tocar um F# eu nao vou fazer ideia pq nao estou acostumado com isso. Igual a maioria das músicas eu nao consigo adivinhar nunca nenhuma nota nela, mas eu de vez enquanto ouço e penso "isso é um F" ou "Isso é um G", mas é mais por costume de tanto ouvir isso que eu ja "decorei"
Eu tenho ouvido absoluto (o de verdade hehehee). Se quiser testar, fique à vontade. Uma nota, dificilmente eu erro, agora 3 ou mais juntas, dependendo da harmonia, ai começa a complicar. Se for maior/menor e tal, ai não tem erro. Agora, se for um quartal ou alguma coisa estranha, não é tão preciso. Ouvido absoluto tem graus de intensidade tbm, às vezes a pessoa tem, mas não consegue identificar mais de uma nota por vez, por exemplo. . E, ele tocou C e assobiou F depois... só pra constar... O que ele falou sobre transposição é complicadissimo. Se a música está na minha cabeça, eu consigo reproduzir ela em outro tom e tocar... mas, se eu tiver que usar um instrumento muito desafinado ou com transposição/capostraste... esquece amigo. Não sai. Não sai mesmo! Por outro lado, qualquer coisa que emita um som próximo de uma nota dá pra vc transformar em instrumento e isso é bem legal hahahaa. Eu custei a descobrir que tinha.. .eu achava que todo mundo conseguia diferenciar as notas, tal como se diferencia cores, por exemplo. Parece não ser bem assim.
Sou músico, e em um belo dia eu estava reconhecendo as notas do nada, nunca treinei nem usava alguma nota como referência para saber qual nota estava sendo emitindo. Isso aconteceu faz 5 anos atrás, e antes eu sabia que nota era com 100% de precisão, hoje eu digo que tenho uma precisão de aproximadamente de 90-95% e quando erro é coisa de semitons (pra quem é músico sabe que é a menor distancia entre um som e outro no sistema OCIDENTAL) e raramente passam de tons, e é muito louco isso, quando alguém buzina com carro ou similares eu sei q nota q é, ruídos também (por exemplo um arrasto de cadeira, barulho de giz em algum quadro etc). Um dia vi um depoimento q um cara batia numa mesa e sabia q nota q era e fui fazer também e acertei a nota, porém não me atrapalha em nada musicalmente, até me ajuda se por acaso eu querer tirar um solo, ou tocar alguma melodia de alguma música sem dificuldades ou até mesmo transportar alguma música q está em outro tom para meu instrumento.
Eu ouvi uma matéria uma vez de um rapaz cego e autista, que tem o ouvido absoluto. Ele é músico hoje pela UFRJ. Não lembro o nome mas seria uma excelente colab.
Tive um professor de canto que tem ouvido absoluto. Uma vez lhe entreguei uma partitura e ele cantou a melodia certinha sem pegar uma referência. Ele chegou a cantar no Schola Cantorun com a regência do Valter Lirenção e durante o ensaio o maestro pedia pra cantar as notas para afinar o coro. Ele fazia isso sem usar instrumentos algum, só com a própria voz.
Conheço dois músicos com ouvido absoluto. Ambos são capazes de indentificar imediatamente frases com dez ou mais notas, mesmo que não estejam no mesmo tom, em qualquer oitava, com qualquer intervalo entre elas. Ambos são improvisadores fantásticos. Também reconhecem qualquer deafinação. Por exemplo, se um lá for tocado a meio caminho entre natural e bemol, não terão qualquer dúvida, e ainda identificaraõ se está mais perto do natural ou bemol. Fico impressionado que o vinheteiro não conheça pessoas assim, pois não são tão raras como ele pensa.
Além disso tenho um amigo cego , o nome dele é Marcelo, mora em Aruba SP, e é multi instrumentista, eu adoraria ver ele conversando com o vinheteiro pra poder abrir mais sua mente
O Vinheteiro sabe muito, não tenho dúvida. Mas tem um pouco de dificuldade para explicar. E no Bradil temos alguns músicos com ouvido absoluto. São eles: Hermeti Pascal, o violonista Fábio Lima e o bandolinista Hamilton de Holanda.
Nem é tão raro assim, quem estuda música em faculdade e conservatório sabe que é comum ter um ou dois na turma com ouvido absoluto, a questão é que existem níveis de ouvido absoluto e com treino pode ser aperfeiçoado. O vinheteiro fala demais, mas é o marketing do cara né
Ouvido absoluto consegue identificar qualquer nota e timbre(muitos imitadores possuem ouvido absoluto e não tem a menor idéia do que seja) com muita facilidade o relativo precisa de uma referencia, porém com pratica a associação de frequências do o ouvido relativo se torna absoluta já que memorizou as frequências sonoras das notas
Diapasão é uma ferramenta de orientação(medida de altura das notas musicais) sonora.Essa expressão também e muito usada para quantificar outras situações de uma forma análoga.
A questão é se realmente existe essa coisa de ouvido absoluto. Bem, eu consigo identificar muitas notas muitas vezes, mas não sempre. Outras pessoas nem isso conseguem. Então sei lá. A nota que ele assobiou (6:38) acho que foi um sol.
Existe, mas é muito raro, quando se vê, é de ficar de queixo caido, mas existem muitos mentirosos por ai. Uma pessoa com ouvido absoluto sabe exatamente qual nota é quando se ouve, quem tem ouvido relativo muito bem treinado normalmente precisa de uma nota guia (como o vinheteiro falou), mas isso é coisa pra músico muito profissional, normalmente se você tocar um lá, o cara ja se encontra no piano.
O ouvido absoluto é a capacidade de identificar notas musicais sem precisar ouvir uma outra nota de referência. (ex: Dois músicos estão de olhos vendados de costas para um piano. Um tem ouvido absoluto e o outro não. Uma terceira pessoa toca uma nota qualquer nesse piano. O que tem ouvido absoluto vai saber qual nota é logo de cara. O que não tem vai precisar ouvir uma nota de referência e fazer o cálculo mental (ou então lembra de alguma nota que já tem na cabeça, mas de qualquer forma o trabalho é sempre de se guiar por outra nota). Podemos fazer uma analogia com as cores para falar do ouvido absoluto. Se você vê um objeto verde na sua frente, você já sabe que é verde. Não precisa colocar um outro objeto de outra cor do lado pra comparar e dizer que ele é verde. Assim é o ouvido absoluto. Já o ouvido relativo é o que necessita outra nota como referência.
A irma de um amigo meu possui ele diz que não é nada de mais ela so tem mais facilidade para identificar as notas, mas que de nada adianta se a pessoa não desenvolver tecnica e habilidade juntas, a irmã dele toca para crianças com deficiência mental e ela tem extrema facilidade para aprender tocar qualquer instrumento
Robson Miguel tem um ouvido absoluto absurdo. Ele reconhece não apenas notas, mas também acordes e até mesmo as notas de sons que não surgem de instrumentos, por exemplo um assobio, a buzina de um carro etc.
Meu filho tem ele a gente descobriu quando ele tinha uns 4 anos quando ele falou que o barulho do cano batendo estava em re sustenido, ele já brincava no teclado, hoje ele tem 9 anos, ele escuta barulho de máquinas, motores e fala a nota, porém é preguiçoso pra estudar música, e outra coisa se tiver um ambiente com muitos sons ele tb se atrapalha ele tem autismo
Meu pai tem ouvido absoluto, ele sabe identificar notas com total facilidade, ele fala o nome das notas e tudo, e eu acabei herdando umas características, eu nao idemtifico por nome, mas consigo reproduzir no teclado, e a maioria das musicas que toco eu tiro de ouvido sem precisar ver uma cifra ou partitura. Mas infelizmente sinto que eu tenho um pouco de problemas auditivos, quando estou num lugar com muito barulho, principalmente locais lotados e cheio de conversas, meu cerebro parece que entra em pane, pois a sensibilidade auditiva é muito grande.
Acho que é tudo questão de treino, acho muito difícil alguém que supostamente tem ouvido absoluto não ser alguém que fique treinando esse reconhecimento de notas em algum instrumento ou até mesmo batendo em objetos.
Na verdade ouvido absoluto ou mesmo relativo tem pouco á haver com o ouvido. É claro que tem que ter uma audição normal, isto é, nao pode ser surdo, mas tudo depende de um processo neurologico, cerebral. Embora seja importante treinar o ouvido desde a infância, isso facilita, mas não é esencial, o que se precisa é de um treinamento diário de ouvido. Para quem tem acesso a um piano, (melhor instrumento para treinar o ouvido), ou outro instrumento melódico, toque escalas todos os dias. Cante junto(instrumentos de sopro não é possível), com atenção para estar afinado. Na dúvida use um afinador. (Tem vários gratuitos para celular). Com o tempo irá reconhecer todas as notas e até acordes. Também tem aplicativos para treinar ouvido. Mas precisa reservar no mínimo uns 40 minutos por dia. Em um ou dois anos, mesmo quem tem problema de afinação vai ficar muito bom em percepção auditiva. Mas tem que estudar.
Eu tenho. Não ouço só o som, ouço as notas direto, do jeito que elas são. É como se elas já viessem traduzidas. Escuto uma música e sei exatamente todas as notas, tonalidades e acidentes sem nunca ter visto a partitura.
A pergunta da mulher foi bem pertinente Se a pessoa tem um ouvido absoluto, mais não conhece nada de música Não tem omo saber que o ouvido é absoluto Não saberá nem o que é uma nota musical
Eu conheci um garoto (na época tinha uns 14 anos) que tinha um ouvido absoluto. Sou músico, e a gente brincava de bater algumas coisas e ele dizia qual era o tom… era bizarro mas muito interessante
Não respondeu a pergunta da mulher. Pra quem não entendi de teoria, ele descobri ouvido absoluto comparando sons. Tipo, ouvi um som de sino, e depois lembra dele em outro tipo de som.
Até hoje não entendo como funciona o "ouvido relativo", não vejo sentido em perguntar por um Dó ao maestro para encontrar um Lá, sendo que tem que passar por todas as outras notas antes, mentalmente
O que acontece mais frequentemente é de a pessoa ter conhecimento das escalas e aí ele segue a linha harmônica testando o tom e transpondo as notas para a escala em questão. Esse lance de ouvir um prato cair e dizer que tom está é até difícil de medir para verificar caso não haja algum equipamento adequado e ,principalmente reproduzir para poder comprovar.
Conheci duas pessoas que tem os ouvidos absolutos Um deles foi músico da dupla sertaneja César e Paulinho. Chama Edinaldo conhecido como Selah’s e hoje mora na thailandia. E o outro e filho do meu amigo deve ter uns 18 anos. Fora do normal
Meu filho tem ouvido absoluto, nasceu assim e está com quase 10 anos hoje, e continua acertando todas, não só com instrumentos, como piano e violão que já testei várias vezes no teste cego, mas também com objetos, cai um copo de metal, um garfo, moeda, etc, não erra uma, impressionante.
Desde criança tenho bastante facilidade em identificar notas musicais mas confesso que preciso ouvir a nota ao menos 1/5 ou 1/4 de segundo pra saber qual é. Acredito bastante que é quase impossível uma pessoa ouvir uma determinada nota por alguns míseros milissegundos e afirmar com precisão que nota é. Aí sim seria um ouvido verdadeiramente absoluto.
Acho legal quando a pessoa é testada, e não quando simplesmente fala que tem. A Juliana dagostini foi no programa do Jô,e acertou todas as notas que tocaram pra ela.
Uma vez me explicaram que o ouvido absoluto seria como nós lermos qualquer número, então a gente pode ter uma noção do que seria um ouvido absoluto....
Discussão interessante. Amei! Eu, na minha inocência de novato como musico da noite e de bailes no passado, dizia que tinha ouvido absoluto, só porque conseguia escutar e reproduzir...kkk.... anos depois é que eu entendi que ouvido absoluto era raro... Ouvido paralelo seria o certo pra quem consegue tocar o que escuta mas precisando de um instrumento ate acertar as notas? Uma pergunta que me persegue... se alguem puder me esclareça... O musico que consegue tocar o que escuta seria classificado de que? Sou um amante da musica ate hoje.... Sigo tocando.... Abs a todos
Tô meio atrasado 😅. Mas o correto é dizer que você possui um ouvido relativo muito bem treinado, pois você deve entender muito bem a relação entre as notas.
Sou de patos de minas MG, tem um rapaz aqui que tem mesmo, a gente pega o aplicativo de afinação sem ele estar vendo logicamente né, e com a voz a gente faz uma nota qualquer o ponteiro não fica firme, ele fica oscilando de uma nota pra outra e ele fala até isso, ele fala que tem hora que tá dando G e tem hora que tá dando G# por exemplo!
Tenho ouvido absoluto, e continuo trabalhando na area de TI kkkk ouvido absoluto facilita as coisas, mas e apenas mais uma ferramenta. E o que ele fala sobre transpor uma musica, é um saco mesmo.
Meu irmão é coisa de doido. Ele tem um grau leve de autismo e eu chegava, mostrava uma melodia e ele tirava no teclado na hora! Nunca vi isso em mais ninguém. Eu tiro músicas no trompete tateando e depois vou ver as notas e nos dois tons, no do trompete (Sib) e nessa afinação em lá 440rz.
Que triste! eu estou em processo de avaliação neuropsicologica pra saber se eu sou autista, e tenho também o ouvido absoluto, é triste saber que isso é comum em autistas. Queria ter esse dom sendo alguém normal mas fazer o que ne?😔
@@greatbear9856 não liga se vc receber o diagnóstico. Ninguém é normal. É bem maneiro você ouvir a frequência e saber em que altura ela está. É só vc se cuidar, como qualquer um cuida de seus problemas, cada um com sua parada. Sorte e use o lado bom disso. O hiperfoco do meu irmão levou ele a falar de japonês. Ele não compreende muitos lances, mas ele tem muito foco em uma coisa, repete diversas vezes a mesma coisa e consegue desenvolver bem suas habilidades.
Vou fazer uma analogia: Imagine as notas musicais como temperaturas de água. Uma nota guia seria a temperatura corporal ou 0 grau e vc sabe se é mais quente ou mais frio em relação ao guia utilizado. Essa relação seria necessaria para quem tem ouvido relativo. Agora imagine você não ter essa referência e mesmo assim acertar as temperaturas. Esse seria o cara de ouvido absoluto.
Meu filho tem 8 anos e tem ouvido absoluto, nunca foi treinado, foi constatado quando começou a fazer aulas de teclado. Até 3 notas ao mesmo tempo ele fala todas. É muito legal mas atrapalha o estudo, pois as coisas se tornam mais fáceis pra ele e não tem tanta vontade de estudar.
Tenho uma dúvida: ele fez esse som com esse apitinho e eu consegui fazer o mesmo som no violão sem procurar pela nota, eu consigo identificar desvios de nota, afinação com muita facilidade, mas nunca nunca estudei teoria, não sei o nome das notas, os bemóis e maiores, só sei tocar com cifra, mas tenho uma facilidade muito grande em identificar notas em riffs por exemplo, fazer a linha de baixo de ouvido com facilidade ouvindo poucas vezes as músicas... mas se me perguntar o nome do acorde ou nota que estou fazendo, não sei dar o nome pra ele, mas consigo fazer pelo ouvido... não sou musico e nem tenho intenção de ser musico profissional, mas fico na dúvida pq sempre achei que isso fosse o normal de todo mundo, e recentemente percebi que não kkkk
Escuto um acorde ou musica e sei exatamente em que tom está. Também consigo no meu consciente escutar o acorde sem qualquer instrumento próximo. Nunca estudei em qualquer escola.
Mostrei uma música minha inédita pra um cara e ele foi falando: rê maior, fa sustenido menor. Mas é claro que nada no mundo é 100% e um ouvido absoluto pode errar, assim como um professor de matemática as vezes pode errar uma equação, nem por isso deixa de ser matemático.
O meu filho tem muita facilidade em distinguir as notas, talvez tenha ouvido relativo, quando escuta um som como o "apito" no metrô ou micro-ondas em casa, sempre diz que ouve a nota musical.....ele tem facilidade em aprender a tocar teclado e guitarra.😊
Se a pessoa tem de fato o ouvido absoluto mas nunca teve contato com a "teoria" de notas musicais, ou se ela nunca foi "treinada" pra saber qual o nome das notas... Como é o mundo pra essa pessoa? deve ser um verdadeiro inferno a poluição sonora
O meu ouvido é treinado, mas não é absoluto. Eu me incomodo muito quando o coral desafina, mas eu consigo acompanhar, mas eu cantei com um cara que LITERALMENTE não consegue desafinar junto com o grupo. É bizarro
Eu consigo tocar viola erudita, baixo sem traste, violoncelo e até apto de embolo se eu conhecer a música, mas nunca estudei música, até tentei, mas como tenho dislexia, as notas no pentagrama não tinham o menor sentido 😅
Hoje em dia,não é necessário ter ouvido absoluto. Existe uma porrada de afinadores pra vender. Eu testei um músico .Peguei o teclado,fiz uma porrada de acordes errados,bagunça tudo . Quando toquei uma nota,o cara longe de mim,acertou. Fiz Eb ( mi bemol) o Marcelo acertou,Baguncei de novo ,fiz Bb ( Si bemol) o cara acertou de novo.Testei 3 vezes e o cara acertou todas as notas aí, desisti. Tecladista Marcelo de uns 30 anos.
eu não sei se tenho um ouvido relativo muito bom ou um absoluto muito ruim. num geral, eu só não consigo distinguir fala e alguns barulhos ruidosos. sempre automaticamente, quando ouço algum som mais nítido já vem a informação de que nota o som emite; acho que pode ser comparável com a visão: se ouve um C# que nem se vê um vermelho. todavia, as vezes para algumas coisas, como canto, eu tenho que me esforçar pra descobrir que nota é, meio que pelo ouvido relativo; não me acontece muito, mas geralmente quando acontece é com sons com muita variação e que não seguem de forma uniforme, tipo alguém cantando muito desafinado ou a própria fala. sou músico desde criança, não sei se isso influencia, mas que coisa.
Poooxa.. que interessante sua história. Fiquei curioso kkkkk A respeito de ser musico desde criança, influencia sim, ultimamente tenho visto muita coisa sobre isso. Eu sou muito a muito tempo, inclusive desde criança também, mas não tenho ouvido absoluto, talvez eu não tenha iniciado tão cedo. Porém, eu tenho uma percepção musical muito boa e desde criança eu tenho isso, eu novinho mesmo, ganhei uma flauta doce e ficava tocando ouvindo as notas, do nada eu comecei a tocar todas as músicas que eu ouvia na rua, em casa, nos desenhos, todos ficavam impressionados, meus coleguinhas compraram flauta também e ficavam pedindo pra eu ensinar.. Por conta disso, eu passei um tempo achando que tinha ouvido absoluto, mas não tenho, ou talvez falta despertar.. kkkk Hoje em dia toco violão, pego musicas de ouvido etc.. Quiser trocar uma ideia, manda algum contato teu, acho legal conversar sobre isso.
Quando eu era pequeno tinha uma vizinha, na minha rua, que tinha ouvido absoluto, as pessoas da rua falavam qualquer segredo baixo, quando era no outro dia ela ja espalhava pra toda a vizinhança, aliás ela tinha também a língua absoluta....
Isto não é nada raro😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂
A vizinha ouvido absoluto e vc piadista absoluto, né.
😂😂😂😂😂
Kkk. Boa
A explicação do Vinheteiro pro leigo deixou o leigo mais perdido que antes da explicação!
Né isso😂😂😂😂😂ainda mais que ele vai emendando outras coisas, ai ferrou😂😂
Para pow, eu entendi de boas.
O problema é que o vinheteiro já tem dificuldade pra manter um raciocínio muito tempo, ai os maluco ali só ficam cortando ele e colocando subperguntas aí lascou mesmo kkkk
"Por isso a caixa de leite, tem escrito 'contem leite" kkkkkk é assim, TODO SOM é uma nota. Pq Notas são os comprimentos de ondas, por isso o diapasão citado tem 440Hz, nesse comprimento de onda tem a nota Lá, 460Hz já e OUTRA NOTA. O ouvido absoluto consegue notar essa diferença de comprimento de onda e com efeito, determinar a nota. O ouvido relativo é o cara que ouviu TANTO aquilo que ele "decorou" a nota ouvida, mas muito provavelmente ele ainda precisará de + notas sequentes para determinar quais são. Espero ter conseguido elucidar
Achei que só eu tinha notado
Vinheteiro achou a champola dourada ate que enfim.
Faz tempo já
Da pra sentir a paz interior dele
Ele já achou várias na verdade
😂😂😂
Eu acho que o cara tem impotência pela quantidade de refrigerante que toma. Não é possível
Tem um musico americano chamado Rick Beato que ensinou sei filho desde bebe a linguagem da música e hoje o menino tem ouvido absoluto, ele explica que qualquer criança é capaz de aprender é so ser estimulada da mesma forma que se estimula ela a falar e aprender sua língua natal! Ele tem um canal aqui no You Tube eu recomendo.
Muitos chineses tem ouvido absoluto por conta da lingua ser tonal também
Excelente o canal do Rick Beato
esse cara é muito bom
Se você precisa pensar no Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si; para identificar a nota você tem ouvido relativo. Se você não precisa pensar em nada, e já identifica a nota no primeiro segundo que escuta, você tem ouvido absoluto. Por isso muita gente acha que tem quando não tem
Canal dele é muito bom
Como é bom ver essas conversas e entender uns 90%
Kkkkkkk
Entendeu muito ainda, parabéns 😂😂😂
Da nada... eles mesmo nao sabem que merda tao falando
90% + -90%
A mina fez a melhor pergunta do bate papo e eles simplesmente a ignoraram. “É possível o cara ter ouvido absoluto e não saber nada de teoria musical?”
Sim
É possível sim. Vi num documentário, um pedreiro que tinha. Eu mesma tenho.
Ouvido absoluto não tem relação direta com saber música. A pessoa nasce assim. Se nunca buscar o estudo de música, nem sabe que possui esse dom.
É possível sim... E provavelmente a pessoa só descobre que tem,quando faz aula de música,quando procura saber mais sobre isso e aí ela descobre e passa a prestar atenção,pois sempre escutou de forma diferente.
@@lilianedossantos9584 Acredito que tenha. Independente de vc saber teoria musical, ou mesmo tocar algum instrumento ou não, ainda assim acredito que vc tenha. E adoraria te conhecer. Só sei, ao todo, de 3 pessoas que tenham, eu falo as notas, incluindo bemóis e sustenidos, identifico acordes, mas atribuo isso ao fato de tocar de ouvido por anos, desde criança, e, só aos 13 ou 14 anos me interessar pela leitura musical. Escrevo e leio, porém sou mais confiante tocando de ouvido.
Há um livro, de um neurocientista estadunidense cujo nome eu esqueci, que traz uma tese interessante sobre isso: segundo ele, todos nós nascemos com o ouvido absoluto, capaz de distinguir as diferenças nas frequências dos sons. Porém, conforme crescemos, a necessidade de se diferenciar os tons é substituída pela importância de se reconhecer o significado das palavras no processo de fala. Em função disso, a maioria das pessoas perde essa capacidade inicial de se distinguir as frequências sonoras.
Todos nós temos a capacidade de distinguir as frequências sonoras, o que nós não temos capacidade é de determinar qual a frequência do som que estamos ouvindo. É diferente das cores, quando você olha algo verde, você sabe que é verde, você não precisa de uma tabela de cores para comparar. Na verdade precisa se quiser saber a tonalidade exata do verde.
@@leocarvalho2606 Não é bem assim não amigo, tanto pra som quanto pra cor, nosso ouvido, mesmo o absoluto não é capaz de captar cada alteração mínima na frequência do som, apenas o necessário, no caso do ouvido absoluto a capacidade de interpretação é o suficiente para determinar as notas
No caso das cores acontece algo parecido, no geral, tirando os daltônicos existe pelo menos 3 grupos se não me engano que possuí olhos diferentes que podem enxergar mais ou menos cores, algumas pessoas conseguem ver e perceber mais cores que outras...
Alguém saberia dizer quem é esse pesquisador?
@@giovannigraziano6924 nós não temos a capacidade de mensurar com exatidão diversos itens do nosso mundo analógico. Olhe para algum objeto e me diga suas medidas exatas sem uso de régua. Impossível, não? Você até sabe que "mede em torno de 20 cm", isso é uma questão de treino e experiência, mas você não consegue uma medida mais exata, na casa dos milímetros, sem utilizar um instrumento adequado para isso. Da mesma forma com as cores, você sabe que algo é verde ou azul, mas experimente olhar para o céu e diga exatamente que tom de azul que é, azul celeste n.01, n. 02 etc. Nós nem temos estas tabelas de cores a não ser em lojas de tintas! O mesmo acontece com o som, nós podemos dizer se aquele som é grave, médio ou agudo, mas é impossível dizer "trata-se do lá de 440 Hz" ou então "é com certeza o lá sustenido de 466 Hz". É uma variação muito pequena na frequência que já define uma mudança de nota musical. E se a vibração for de 452 Hz, o que a pessoa vai dizer? "Este som está entre o lá e o lá sustenido", já viu alguém dizer isso? Eu nunca vi. Para mim continua sendo um mito.
@@leocarvalho2606 Sim, quanto mais vc treina melhor ficam suas capacidades, mas existe um limite biológico e é diferente pra cada pessoa, uma pessoa com um ouvido absoluto é capaz de ouvir muito mais frequências e conseguir diferenciar cada nota com exatidão, algo que é basicamente impossível pra ouvidos normais por falta de informação, o mesmo vale para as cores, nem todas pessoas enxergam a mesma quantidade de cores, é algo parecido com os daltônicos, eles não conseguem diferenciar certas cores, é como vc disse existem uma quantidade imensurável delas, e algumas pessoas conseguem enxergar mais cores e outras menos, isso é BIOLÓGICO, ou seja vc nasce assim e não pode treinar pra melhorar
Se a pessoa nao estuda musica, nao adianta nada ter ouvido absoluto. Mas quem tem, sofre bastante, principalmente se estiver num coral. Outra situação chata pra quem tem ouvido absoluto é tocar com instrumentos de época, pois a afinação de uns séculos atras era outra, a nota lá, desde o incio do seculo 19 foi universlamente definido a 440 Hz. Mas houve uma época, lá pro seculo 18, em que o lá chegou a ser definido em 409 Hz, o que dá quase meio tom de diferença pro 440. Aí é que a galera do ouvido absoluto sofre ao ler na partitura um lá - do - mi, por ex, mas ouvir lá b - do b ( si ) - mi b.
Eu não estudo música, não sei ler partitura mas tenho ouvido absoluto,tiro na hora a música no violão.
@@Matheuszoro1 Se você precisa pensar no Dó, Ré, Mi; para identificar a nota você tem ouvido relativo. Se você não precisa pensar em nada, e já identifica a nota no primeiro segundo que escuta, você tem ouvido absoluto. Por isso muita gente acha que tem quando não tem. Mas com o ouvido relativo já é possível tirar uma música de ouvido, a partir da segunda nota. Porém a primeira nota nunca sai a correta
É um sofrimento estranho. Por exemplo, se ele for músico, e tocar um instrumento transpositor? Vai sofrer pra sempre?
@@Matheuszoro1 Tirar música no violão não é ouvido absoluto. Se vc ouvir 10 notas em sequência, vc consegue reconhecer e falar as 10 rapidamente em menos de 1 segundo? Se não, então não tem ouvido absoluto.
@@y7fernando Olá. Sendo saxofonista e tendo ouvido absoluto, posso afirmar que não sofro. Atenção, estou a falar do meu caso. A mim não faz nenhuma confusão dissonâncias ou desafinação. Por acaso é interessante, porque acredito que devia sentir uma "comichão" com tais fenómenos. É uma vantagem, estando sempre consciente de tudo, sem sofrer ahahah. Conheço pessoal que tem o ouvido relativo e sofre bastante com desafinação ou multifónicos.
O único momento que não tão agradável é cantar em coro e o pessoal baixar meio tom ahahah aí eu ou tento ir atrás deles ou paro de cantar.
Conheci um frade franciscano que tem ouvido absoluto: ele afinava órgãos de tubo pelas Igrejas do Brasil. É algo surpreendente mesmo.
Não tem ouvido absoluto. O ouvido absoluto só se desenvolve de infância
N fala besteira @@3xperiment8
Tinha um padre na minha cidade que tinha ouvido absoluto. Ele afinava órgãos dos coroinhas
@@piratasolitarioficial Ouvido absoluto é como reconhecer uma nota ou acorde rapidamente em menos de 1 segundo. Da mesma maneira que reconhece uma cor com a visão só de olhar rapidamente. Vcs confundem ter ouvido bom, com absoluto.
@@MarcusCaarvalhoé o padre Júlio Lancelote ?
Eu não tenho o ouvido absoluto, mas no início da minha carreira treinava meu ouvido todos os dias para poder atuar como músico freelance. Hoje, mesmo sem ter verdadeiramente um ouvido absoluto, consigo identificar imediatamente, e nas poucas vezes que eu erro ainda chego perto. Por exemplo: as vezes acontece de eu ouvir um G# e confundir com um A que são notas próximas.
Sabe o que é engraçado, amigo!? Eu espelho praticamente imediatamente a nota no instrumento, mas mentalmente ou verbalmente eu não consigo responder que nota é, nem sequer por aproximação.
Eu conheci um cara que acertava todas até as notas fora ele dizia que sentia um incomodo. Mas ele era um cara desses fora da caixa, lento e super detalhista do tipo que um dia eu vi ele passando mais de horas passando um pano pra limpar uma mesa. Faz muitos anos já. talvez ele fosse autista, mas naquela época nem faziamos idéia dessas coisas.
Sim, eu também conheci um cara que tinha ouvido absoluto e que era autista, minha professora da faculdade de música disse que essas pessoa geralmente tem um problema mental, então ter o ouvido absoluto pode não ser uma benção como todos imaginam. Tem uma teoria que eles não escutam um acorde de 3 ou 4 notas da mesma maneira que nós escutamos.
Eu me contento com um bom ouvido relativo. Seria uma tortura saber de imediato o tom de um pingo d'água. Mas se for preciso em poucos instantes descubro. O interessante é que o ouvido relativo você escolhe quando usar e o absoluto não. Ouvido absoluto é um distúrbio.
Pessoas com ouvido relativo sentem incômodo e percebem notas fora.
Provavelmente ele tem autismo meu filho tb é assim e ele tem autismo
Quem tem ouvido absoluto diferencia as notas como as pessoas normais distinguem um cheiro ou uma cor. É como acordar de manhã com o cheiro de café. Na sua cabeça, logo vem a imagem do cafezinho preto fumegante. Quem tem ouvido absoluto, acorda com o barulho do som do vizinho e enxerga na cabeça a imagem de um LÁ.
E qual é a imagem de um LÁ? Só quem tem ouvido absoluto sabe. Não é literalmente enxergar uma imagem, mas ter uma referência mental precisa de cada nota, a ponto de não precisar de uma referência externa.
Uma pessoa com ouvido absoluto sem preparação musical não vai gozar de muitos benefícios práticos desse super-poder. No máximo vai memorizar mais rápido as músicas que ouve por aí ou imitar o canto dos seus pássaros favoritos com mais facilidade.
E também não é o ouvido absoluto que determina quem serão os melhores músicos. Embora seja uma vantagem enorme, outros talentos como a criatividade, boa memória e dedicação também têm seu peso.
Sim, mas isso não tem a ver com decorar as notas e seus nomes! Uma criança de 5 anos que nunca pegou numa partirura pode ter ouvido absoluto....é a capacidade de entender os sons... se uma criança ouve uma sirene e reproduz (imita) gualzinho, se ouve uma música e sem entender de harmonia consegue pegar um pianinho e descobrir os acordes usados na música, então provavelmente ela tem ouvido absoluto... o ouvido relativo sim, é aquele onde a pessoa precisa decorar os sons e parametrizá-los, justamente por não possuir essa ferramenta mental que o dono do ouvido absoluto tem.... quem tem absoluto pode desenvolver o seu relativo... o oposto é bem mais difícil
Eu acho que na verdade devem haver muitas pessoas com ouvido absoluto. O problema é que eles até podem reconhecer a nota pelo som, mas se não estudam música(e por isso não sabem o nome das notas), talvez nunca saibam que tem ouvido absoluto.
Eu tenho isso, eu descobri quando eu tinha 14 anos na aula de canto e eu não fazia ideia kkkkkkkk meu professor desconfiou porque eu não sabia nem cantar direito, mas eu era uma pessoa extremamente afinada e tinha muita facilidade de reproduzir notas musicais na voz
@@versusdesempenho9177 exatamente, eu não sabia nem o que era um LA quando descobri que tinha ouvido absoluto
@@yesoup Ser afinado não tem nada a ver com ouvido absoluto. Afinado qualquer um é. Vc tem no máximo um bom ouvido. Não tem ouvido absoluto.
Nunca imaginei assistir esses dois juntos , muito bom
Aqui em Belo Horizonte, existe um grande guitarrista, Fabinho Gonçalves, cujo ouvido é, absurdamente absoluto.! Você faz um acorde super complexo, por exemplo em um piano, ele simplesmente, te dá o nome do acorde e de todas as notas desse acorde.! É inacreditável..! Inclusive está no youtube..é só buscar "Fabinho Gonçalves Ouvido Absoluto"..! E mais, você pede prá ele um Dó# ele na hora canta a nota e pode conferir, bateu.! Vida Longa, Fabinho.
o Serjão é muito inteligente, o cara sabe muito!
geralmente o pessoal que tem ouvido absoluto mas não é músico, percebe por exemplo: "ah, o sino da igreja tem o mesmo som da buzina daquele carro" ou algo do tipo
Isso pode ser conseguido com ouvido relativo. Não necessita ser absoluto
@@3xperiment8 sim, mas não entendi o propósito...
não existe ouvido relativo em quem não é músico.
@@nikiktwotwo4470 Hum? A capacidade auditiva está presente em todos os seres humanos.
Eu lembro que antes de aprender música eu gostava de brincar de ser cantora. E eu cantava as músicas perfeitamente no tom original dela
Caraí, que agonia no Vinheteiro falando em modo slow pelamor 🤣🤣🤣
Tem que acelerar o vídeo pra ele falar normal .
@@jesseaguiarfernandes2600ele é gago ..o q q é?
Ué. Não atoa youtube tem o acelerador
Tô aqui no 2x e parece q ele tá normal kkkkk
Aeee vinheteiro!
Meus parabéns 👏🏻👏🏻
Achou a Xampoula Dourada depois de 40 anos na estrada.
Quem tem ouvido absoluto escuta as nota como nós enxergamos as cores, só que a pessoa precisa aprender o básico de teoria musical para saber pelo menos o nome das notas...
Eu tenho um amigo de infância que quando tinha uns 12 anos ele achava que tinha. Aí já adultos eu falei alguma coisa com ele sobre ouvido absoluto e ele disse. "É legal... eu num tenho não, tu tem?" eu respondi "Oxe... tu num tinha antigamente? Perdesse foi? pode perder?". Aí ele me explicou que achava que tinha, mas pesquisando descobriu que na verdade era relativo. E como ele ficava tocando (teclado) muito... o tempo todo, muitas horas por dia, seu ouvido estava sempre treinado. Aí quando ele passou uns anos sem tocar nada, por causa da faculdade, ficou sem conseguir reconhecer as notas imediatamente. Aí pesquisou que se fosse REALMENTE absoluto, não deixaria de reconhecer ainda que passasse décadas sem tocar. Porque a pessoa que tem ouvido absoluto processa o som de uma nota como uma informação, mais ou menos como processamos sabores, identificando pela frequência. Antes de saber o nome das notas musicais, obviamente ele não vai saber que é um "Lá", mas ele sabe que aquela sensação é diferente da que ele sente quando escuta aquele outro som o qual ele também ainda não sabe o nome mas é um "Sí", por exemplo. Aí quando aprende os notas descobre que aquelas sensações possuem nomes e faz a associação.
Fabio Lima tem ouvido absoluto!! Quero o Vinheteiro testanto ele!
Tem
Diz q tem mas não sei nao kkkkk vinheteiro conhece ele e nao mencionou
@@BrunosCRFo
Cara imitou até o som do carro ao vivo não vai ter ,ele tem sim
Pq tanta idolatria por esse cara? O ouvido dele é relativo.
Preciso ter meu violão ou guitarra pra descobrir a nota no braço, não consigo ouvir uma nota e dizer qual que é
Parabéns a esses que conseguem
Eu costumo lembrar de uma música e me causa incômodo se ela é tocada de outra forma. Não creio que seja ouvido absoluto, mas ajuda a validar se a música que estou tocando está "igual à versão do rádio"
Ouvido absoluto é a capacidade de identificar notas de forma imediata. É possível treinar e se tornar cada vez mais assertivo, agora 100% de precisão eu creio que não exista.
Ouvido relativo é a capacidade de antecipar as notas a partir de uma nota base, isso se tratando de melodias, pois quando o assunto é Acorde aí entram os Campos Harmônicos, treino para perceber os GRAUS, treino para diferenciar a sensação dos diferentes tipos de acordes etc.
Conclusão:
O ouvido absoluto serviria apenas para pegar melodias com mais facilidade por não precisar fazer comparações com o som no instrumento.
O ouvido relativo é o que todo músico que toca instrumentos de acordes necessitam para não depender de CIFRAS.
Quem quiser aula e só falar comigo. Segue o Link:
ruclips.net/user/shorts5h9h1u2Jb3c
Serjão é um cara q explica coisas difíceis de maneira fácil, um grande professor. Sou instrumentista, treinei muito meu ouvido e consigo reconhecer padrões comuns de notas e acordes, mas preciso sempre estar com meu violão na mão pra ir testando coisas. Um ouvido relativo fraquinho
Se não me engano, existem 'graus' de ouvido absoluto. Aqueles que distinguem entre apenas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si e outros que conseguem distinguir entre qualquer nota. Talvez seja mais uma questão de desenvolvimento? Também já vi uma história de uma senhora que tocava piano e um pedreiro dizia 'reconhecer' as notas, ele não tinha nenhum conhecimento musical, mas a mulher acabou ele ajudando a dar nomes (para facilitar com coisas do trabalho, como argamassa, cimento, tijolo..) e fazendo um teste ele conseguia dizer qual era nota. Acho que quem tem o ouvido absoluto consegue distinguir as frequências, mas quem nunca aprendeu os nomes das notas não vai conseguir dizer qual é, mas consegue identificar. Como se alguém cantasse e ele indo nota por nota em um piano conseguisse achar a mesma nota cantada sem nunca ter aprendido música.
O Lorde Vinheteiro é muito bem vindo ao mundo da Física,
6:38 foi um fá. Sou o segundo filho de um maestro de banda filarmônica. Aprendi flauta com 4 anos e aos 6 anos ganhei um teclado. Meu pai descobriu que tenho quando eu ouvia uma música tocando na TV (a exemplo novelas) e colocava as notas no campo harmônico corretamente sem saber a diferença entre acorde maior, menor, nem sabia o que era um acorde. Estudo música a vida toda passando pelos instrumentos flauta doce, flauta transversal, clarinete Bb, sax tenor, teclado e hoje um piano korg. Transpor tons é um saco, a cabeça dá um nó cego horrível. Só consigo transportar pela teoria nota por nota. Normalmente o tom que escuto uma música pela primeira vez, é sempre o tom que vou tocar. Consigo identificar os comas de um instrumento desafinado também.
Eu desenvolvi ouvido quase absoluto depois de velho. Comecei a ouvir um zumbido no ouvido em si. Quando ouço uma nota, tento relacioná-la com o si e identificá-la. As mais fáceis são o próprio si e o dó.
Eu nao tenho ouvido absoluto mas às vezes consigo identificar notas de instrumentos ou mesmo barulhos de algumas coisas sem referência, nao sei pq as vezes é tão natural e facil identificar e outras vezes não. A nota q ele deu na flauta por exemplo consegui ouvir claramente um C que é um Dó
Eu só consigo identificar se for num violão, e só as notas da escala natural de dó maior mesmo kkkkkk, n sei por quê.
Se for em outra escala, eu preciso de uma referência, tipo lembrar de uma música em que aquele som(que estou tentando identificar) aparece.
Possivelmente, o seu é absoluto, se vc não precisou de uma referência pra avaliar.
Acontece que existem graus para ouvido absoluto. Tem gente que é sinistro, identifica notas ouvindo um coral inteiro. Tem gente que só consegue uma nota por vez e por ai vai.
@@helbert_paulinotslvez seja so costume de oivir esa nota varias vezes e ja identificar ela. Eu tbm ouvi um C mas eu nunca que tenho ouvido absoluto, eu geralmente consigo adivinhar as notas no piano ou eu erro por um semitom, mas se vc me tocar um F# eu nao vou fazer ideia pq nao estou acostumado com isso. Igual a maioria das músicas eu nao consigo adivinhar nunca nenhuma nota nela, mas eu de vez enquanto ouço e penso "isso é um F" ou "Isso é um G", mas é mais por costume de tanto ouvir isso que eu ja "decorei"
Eu não sei se tenho ouvido absoluto mas eu tbm identifico com facilidade, ainda mais se for em piano
Hamilton de Holanda e Robson Miguel tem ouvido absoluto. Testaram o Hamilton com motor de carro, tapa em mesa etc...
Recomendo o canal do Robson. Ele é demais
Sim, o hermeto pascoal também tem ouvido absoluto.
Hamilton é sinistro mesmo
Eu tenho ouvido absoluto (o de verdade hehehee). Se quiser testar, fique à vontade. Uma nota, dificilmente eu erro, agora 3 ou mais juntas, dependendo da harmonia, ai começa a complicar. Se for maior/menor e tal, ai não tem erro. Agora, se for um quartal ou alguma coisa estranha, não é tão preciso. Ouvido absoluto tem graus de intensidade tbm, às vezes a pessoa tem, mas não consegue identificar mais de uma nota por vez, por exemplo. .
E, ele tocou C e assobiou F depois... só pra constar...
O que ele falou sobre transposição é complicadissimo. Se a música está na minha cabeça, eu consigo reproduzir ela em outro tom e tocar... mas, se eu tiver que usar um instrumento muito desafinado ou com transposição/capostraste... esquece amigo. Não sai. Não sai mesmo!
Por outro lado, qualquer coisa que emita um som próximo de uma nota dá pra vc transformar em instrumento e isso é bem legal hahahaa.
Eu custei a descobrir que tinha.. .eu achava que todo mundo conseguia diferenciar as notas, tal como se diferencia cores, por exemplo. Parece não ser bem assim.
Sou músico, e em um belo dia eu estava reconhecendo as notas do nada, nunca treinei nem usava alguma nota como referência para saber qual nota estava sendo emitindo. Isso aconteceu faz 5 anos atrás, e antes eu sabia que nota era com 100% de precisão, hoje eu digo que tenho uma precisão de aproximadamente de 90-95% e quando erro é coisa de semitons (pra quem é músico sabe que é a menor distancia entre um som e outro no sistema OCIDENTAL) e raramente passam de tons, e é muito louco isso, quando alguém buzina com carro ou similares eu sei q nota q é, ruídos também (por exemplo um arrasto de cadeira, barulho de giz em algum quadro etc). Um dia vi um depoimento q um cara batia numa mesa e sabia q nota q era e fui fazer também e acertei a nota, porém não me atrapalha em nada musicalmente, até me ajuda se por acaso eu querer tirar um solo, ou tocar alguma melodia de alguma música sem dificuldades ou até mesmo transportar alguma música q está em outro tom para meu instrumento.
Eu ouvi uma matéria uma vez de um rapaz cego e autista, que tem o ouvido absoluto. Ele é músico hoje pela UFRJ. Não lembro o nome mas seria uma excelente colab.
Fabio Lima é o único cara que ja provou que tem ouvido absoluto, mas o cara também é um gênio da música e do violão erudito.
O único? Menos menos menos...bem menos, e outra passar ouvindo aquele cara tocar durante meia hora dá enjôo.
@@clerston007 Pelo menos que eu conheça é o único. Mas as músicas dele são feitas só pra violão, não é algo que você escute sempre.
O único não, meu nobre. Deve ser o único da casa dele. Tem muito mais músicos por aí com ouvido absoluto do que essa galera faz parecer
Jacob Collier é um dos ouvidos absolutos mais impressionantes que vi.
Tive um professor de canto que tem ouvido absoluto. Uma vez lhe entreguei uma partitura e ele cantou a melodia certinha sem pegar uma referência. Ele chegou a cantar no Schola Cantorun com a regência do Valter Lirenção e durante o ensaio o maestro pedia pra cantar as notas para afinar o coro. Ele fazia isso sem usar instrumentos algum, só com a própria voz.
Conheço dois músicos com ouvido absoluto. Ambos são capazes de indentificar imediatamente frases com dez ou mais notas, mesmo que não estejam no mesmo tom, em qualquer oitava, com qualquer intervalo entre elas. Ambos são improvisadores fantásticos. Também reconhecem qualquer deafinação. Por exemplo, se um lá for tocado a meio caminho entre natural e bemol, não terão qualquer dúvida, e ainda identificaraõ se está mais perto do natural ou bemol. Fico impressionado que o vinheteiro não conheça pessoas assim, pois não são tão raras como ele pensa.
Conheci um músico com ouvido absoluto, ele me falou que era horrível viajar de avião pois os motores funcionavam em frequências diferente.
tem um menino cego no tiktok que tem e é fantástico, os seguidores mandam pra ele um som aleatório e ele fala quais são as notas e reproduz
Além disso tenho um amigo cego , o nome dele é Marcelo, mora em Aruba SP, e é multi instrumentista, eu adoraria ver ele conversando com o vinheteiro pra poder abrir mais sua mente
O Vinheteiro sabe muito, não tenho dúvida. Mas tem um pouco de dificuldade para explicar. E no Bradil temos alguns músicos com ouvido absoluto. São eles: Hermeti Pascal, o violonista Fábio Lima e o bandolinista Hamilton de Holanda.
Nem é tão raro assim, quem estuda música em faculdade e conservatório sabe que é comum ter um ou dois na turma com ouvido absoluto, a questão é que existem níveis de ouvido absoluto e com treino pode ser aperfeiçoado. O vinheteiro fala demais, mas é o marketing do cara né
Ouvido absoluto consegue identificar qualquer nota e timbre(muitos imitadores possuem ouvido absoluto e não tem a menor idéia do que seja) com muita facilidade o relativo precisa de uma referencia, porém com pratica a associação de frequências do o ouvido relativo se torna absoluta já que memorizou as frequências sonoras das notas
uma bandeira do portão da garagem da minha
casa, ao ser aberta, ela dava as duas primeiras notas da musica dois corações.
Diapasão é uma ferramenta de orientação(medida de altura das notas musicais) sonora.Essa expressão também e muito usada para quantificar outras situações de uma forma análoga.
A questão é se realmente existe essa coisa de ouvido absoluto. Bem, eu consigo identificar muitas notas muitas vezes, mas não sempre. Outras pessoas nem isso conseguem. Então sei lá. A nota que ele assobiou (6:38) acho que foi um sol.
Existe, mas é muito raro, quando se vê, é de ficar de queixo caido, mas existem muitos mentirosos por ai.
Uma pessoa com ouvido absoluto sabe exatamente qual nota é quando se ouve, quem tem ouvido relativo muito bem treinado normalmente precisa de uma nota guia (como o vinheteiro falou), mas isso é coisa pra músico muito profissional, normalmente se você tocar um lá, o cara ja se encontra no piano.
O ouvido absoluto é a capacidade de identificar notas musicais sem precisar ouvir uma outra nota de referência.
(ex: Dois músicos estão de olhos vendados de costas para um piano. Um tem ouvido absoluto e o outro não. Uma terceira pessoa toca uma nota qualquer nesse piano. O que tem ouvido absoluto vai saber qual nota é logo de cara. O que não tem vai precisar ouvir uma nota de referência e fazer o cálculo mental (ou então lembra de alguma nota que já tem na cabeça, mas de qualquer forma o trabalho é sempre de se guiar por outra nota).
Podemos fazer uma analogia com as cores para falar do ouvido absoluto. Se você vê um objeto verde na sua frente, você já sabe que é verde. Não precisa colocar um outro objeto de outra cor do lado pra comparar e dizer que ele é verde. Assim é o ouvido absoluto. Já o ouvido relativo é o que necessita outra nota como referência.
A irma de um amigo meu possui ele diz que não é nada de mais ela so tem mais facilidade para identificar as notas, mas que de nada adianta se a pessoa não desenvolver tecnica e habilidade juntas, a irmã dele toca para crianças com deficiência mental e ela tem extrema facilidade para aprender tocar qualquer instrumento
Robson Miguel tem um ouvido absoluto absurdo. Ele reconhece não apenas notas, mas também acordes e até mesmo as notas de sons que não surgem de instrumentos, por exemplo um assobio, a buzina de um carro etc.
O Robson diz que dá pra tornar o seu ouvido absoluto
O Fábio Lima tbm
@@beatusclamor2531 Não dá pra tornar ouvido absoluto. É uma faculdade que se desenvolve na infância ou depois não desenvolve mais
Claro que dá, só é um trabalho monumental e que não vai fazer tanta diferença pro músico, por isso não é muito treinado.
@@OCARAS Não dá pq a capacidade se perde se não for incentivada nos primeiros anos de vida.
Meu filho tem ele a gente descobriu quando ele tinha uns 4 anos quando ele falou que o barulho do cano batendo estava em re sustenido, ele já brincava no teclado, hoje ele tem 9 anos, ele escuta barulho de máquinas, motores e fala a nota, porém é preguiçoso pra estudar música, e outra coisa se tiver um ambiente com muitos sons ele tb se atrapalha ele tem autismo
Meu pai tem ouvido absoluto, ele sabe identificar notas com total facilidade, ele fala o nome das notas e tudo, e eu acabei herdando umas características, eu nao idemtifico por nome, mas consigo reproduzir no teclado, e a maioria das musicas que toco eu tiro de ouvido sem precisar ver uma cifra ou partitura. Mas infelizmente sinto que eu tenho um pouco de problemas auditivos, quando estou num lugar com muito barulho, principalmente locais lotados e cheio de conversas, meu cerebro parece que entra em pane, pois a sensibilidade auditiva é muito grande.
Acho que é tudo questão de treino, acho muito difícil alguém que supostamente tem ouvido absoluto não ser alguém que fique treinando esse reconhecimento de notas em algum instrumento ou até mesmo batendo em objetos.
concordo
Na verdade ouvido absoluto ou mesmo relativo tem pouco á haver com o ouvido. É claro que tem que ter uma audição normal, isto é, nao pode ser surdo, mas tudo depende de um processo neurologico, cerebral.
Embora seja importante treinar o ouvido desde a infância, isso facilita, mas não é esencial, o que se precisa é de um treinamento diário de ouvido.
Para quem tem acesso a um piano, (melhor instrumento para treinar o ouvido), ou outro instrumento melódico, toque escalas todos os dias. Cante junto(instrumentos de sopro não é possível), com atenção para estar afinado. Na dúvida use um afinador. (Tem vários gratuitos para celular). Com o tempo irá reconhecer todas as notas e até acordes. Também tem aplicativos para treinar ouvido.
Mas precisa reservar no mínimo uns 40 minutos por dia. Em um ou dois anos, mesmo quem tem problema de afinação vai ficar muito bom em percepção auditiva. Mas tem que estudar.
Eu tenho. Não ouço só o som, ouço as notas direto, do jeito que elas são. É como se elas já viessem traduzidas. Escuto uma música e sei exatamente todas as notas, tonalidades e acidentes sem nunca ter visto a partitura.
A pergunta da mulher foi bem pertinente
Se a pessoa tem um ouvido absoluto, mais não conhece nada de música
Não tem omo saber que o ouvido é absoluto
Não saberá nem o que é uma nota musical
Eu conheci um garoto (na época tinha uns 14 anos) que tinha um ouvido absoluto.
Sou músico, e a gente brincava de bater algumas coisas e ele dizia qual era o tom… era bizarro mas muito interessante
Eu conheço 2, o maestro Antônio Ribeiro, que foi meu professor no CELMU e o estudante de piano Inácio Sá Teles. Fora os famosos.
Olá... muito bom seu vídeo!!
Não respondeu a pergunta da mulher. Pra quem não entendi de teoria, ele descobri ouvido absoluto comparando sons. Tipo, ouvi um som de sino, e depois lembra dele em outro tipo de som.
Até hoje não entendo como funciona o "ouvido relativo", não vejo sentido em perguntar por um Dó ao maestro para encontrar um Lá, sendo que tem que passar por todas as outras notas antes, mentalmente
O que acontece mais frequentemente é de a pessoa ter conhecimento das escalas e aí ele segue a linha harmônica testando o tom e transpondo as notas para a escala em questão. Esse lance de ouvir um prato cair e dizer que tom está é até difícil de medir para verificar caso não haja algum equipamento adequado e ,principalmente reproduzir para poder comprovar.
Minha vizinha que escuta todas as fofocas do condôminio: Eu tenho ouvido absoluto, escuto tudo.
Eu: 🤡
O violeiro Robson Miguel tem ouvido absoluto, descobre não só a nota de qualquer barulho, mas todas da harmonia tocada
Conheci duas pessoas que tem os ouvidos absolutos Um deles foi músico da dupla sertaneja César e Paulinho. Chama Edinaldo conhecido como Selah’s e hoje mora na thailandia. E o outro e filho do meu amigo deve ter uns 18 anos. Fora do normal
Meu filho tem ouvido absoluto, nasceu assim e está com quase 10 anos hoje, e continua acertando todas, não só com instrumentos, como piano e violão que já testei várias vezes no teste cego, mas também com objetos, cai um copo de metal, um garfo, moeda, etc, não erra uma, impressionante.
Que legal, incentive o para que ele aflore ainda mais esse dom
Ué..chama os caras do vídeo ai então, vamos ver
Desde criança tenho bastante facilidade em identificar notas musicais mas confesso que preciso ouvir a nota ao menos 1/5 ou 1/4 de segundo pra saber qual é. Acredito bastante que é quase impossível uma pessoa ouvir uma determinada nota por alguns míseros milissegundos e afirmar com precisão que nota é. Aí sim seria um ouvido verdadeiramente absoluto.
O Vinheteiro tava rachando nesse episódio! Loucaço!😂
Não existe ouvido absoluto, é apenas memória musical.
concordo
Ufa! Achei que só eu pensasse assim kkk
Sim mas significa uma super memoria porque nem todos conseguem desenvolver.
Memória musical discordo. Já tocou algo expontâneo, e alguém te perguntar de onde conhece a musica, e vc toca sem nunca ter sequer ouvido?
Fábio Lima diz que tem.. Robison Miguel também
Amilton de Holanda tb diz q tem... eu num tenho nem relativo , tenho distorcido 😂
Falando absolutamente sério, o Alexandre Pires também 😮
@@scopel6609 Nenhum desses tem ouvido absoluto
O meu ouvido é obsoleto
Acho legal quando a pessoa é testada, e não quando simplesmente fala que tem. A Juliana dagostini foi no programa do Jô,e acertou todas as notas que tocaram pra ela.
Ainda bem que o Vinheteiro é músico que toca, pq se fosse só pra dar aula tava na roça
Uma vez me explicaram que o ouvido absoluto seria como nós lermos qualquer número, então a gente pode ter uma noção do que seria um ouvido absoluto....
Eu tenho ouvido absoluto. Tenho na memória a altura da frequência das notas. Mas somente para sons isolados.
Meu filho tem ouvido absoluto, e falou que você tem assovio absoluto, falou que é um FÁ kkkkk
Discussão interessante. Amei! Eu, na minha inocência de novato como musico da noite e de bailes no passado, dizia que tinha ouvido absoluto, só porque conseguia escutar e reproduzir...kkk.... anos depois é que eu entendi que ouvido absoluto era raro... Ouvido paralelo seria o certo pra quem consegue tocar o que escuta mas precisando de um instrumento ate acertar as notas? Uma pergunta que me persegue... se alguem puder me esclareça... O musico que consegue tocar o que escuta seria classificado de que? Sou um amante da musica ate hoje.... Sigo tocando.... Abs a todos
Tô meio atrasado 😅. Mas o correto é dizer que você possui um ouvido relativo muito bem treinado, pois você deve entender muito bem a relação entre as notas.
Sou de patos de minas MG, tem um rapaz aqui que tem mesmo, a gente pega o aplicativo de afinação sem ele estar vendo logicamente né, e com a voz a gente faz uma nota qualquer o ponteiro não fica firme, ele fica oscilando de uma nota pra outra e ele fala até isso, ele fala que tem hora que tá dando G e tem hora que tá dando G# por exemplo!
tive um aluno que tem ouvido absoluto, e ele realmente tinha problemas pra transposição da música para outro tom, no início
Tenho ouvido absoluto, e continuo trabalhando na area de TI kkkk ouvido absoluto facilita as coisas, mas e apenas mais uma ferramenta. E o que ele fala sobre transpor uma musica, é um saco mesmo.
Meu irmão é coisa de doido. Ele tem um grau leve de autismo e eu chegava, mostrava uma melodia e ele tirava no teclado na hora! Nunca vi isso em mais ninguém. Eu tiro músicas no trompete tateando e depois vou ver as notas e nos dois tons, no do trompete (Sib) e nessa afinação em lá 440rz.
Que triste! eu estou em processo de avaliação neuropsicologica pra saber se eu sou autista, e tenho também o ouvido absoluto, é triste saber que isso é comum em autistas. Queria ter esse dom sendo alguém normal mas fazer o que ne?😔
@@greatbear9856 não liga se vc receber o diagnóstico. Ninguém é normal. É bem maneiro você ouvir a frequência e saber em que altura ela está. É só vc se cuidar, como qualquer um cuida de seus problemas, cada um com sua parada. Sorte e use o lado bom disso. O hiperfoco do meu irmão levou ele a falar de japonês. Ele não compreende muitos lances, mas ele tem muito foco em uma coisa, repete diversas vezes a mesma coisa e consegue desenvolver bem suas habilidades.
No fim, não conseguiu responder às perguntas do leigo, que saiu ainda mais confuso sobre o assunto hahaja
Vinheteiro é da hora
Vou fazer uma analogia: Imagine as notas musicais como temperaturas de água. Uma nota guia seria a temperatura corporal ou 0 grau e vc sabe se é mais quente ou mais frio em relação ao guia utilizado. Essa relação seria necessaria para quem tem ouvido relativo. Agora imagine você não ter essa referência e mesmo assim acertar as temperaturas. Esse seria o cara de ouvido absoluto.
Meu filho tem 8 anos e tem ouvido absoluto, nunca foi treinado, foi constatado quando começou a fazer aulas de teclado. Até 3 notas ao mesmo tempo ele fala todas. É muito legal mas atrapalha o estudo, pois as coisas se tornam mais fáceis pra ele e não tem tanta vontade de estudar.
Ele precisa conhecer o Dylan, filho do Rick Beato.
Melhor exposição de ouvido absoluto.
Tenho uma dúvida: ele fez esse som com esse apitinho e eu consegui fazer o mesmo som no violão sem procurar pela nota, eu consigo identificar desvios de nota, afinação com muita facilidade, mas nunca nunca estudei teoria, não sei o nome das notas, os bemóis e maiores, só sei tocar com cifra, mas tenho uma facilidade muito grande em identificar notas em riffs por exemplo, fazer a linha de baixo de ouvido com facilidade ouvindo poucas vezes as músicas... mas se me perguntar o nome do acorde ou nota que estou fazendo, não sei dar o nome pra ele, mas consigo fazer pelo ouvido... não sou musico e nem tenho intenção de ser musico profissional, mas fico na dúvida pq sempre achei que isso fosse o normal de todo mundo, e recentemente percebi que não kkkk
Escuto um acorde ou musica e sei exatamente em que tom está. Também consigo no meu consciente escutar o acorde sem qualquer instrumento próximo. Nunca estudei em qualquer escola.
Mostrei uma música minha inédita pra um cara e ele foi falando: rê maior, fa sustenido menor.
Mas é claro que nada no mundo é 100% e um ouvido absoluto pode errar, assim como um professor de matemática as vezes pode errar uma equação, nem por isso deixa de ser matemático.
O meu filho tem muita facilidade em distinguir as notas, talvez tenha ouvido relativo, quando escuta um som como o "apito" no metrô ou micro-ondas em casa, sempre diz que ouve a nota musical.....ele tem facilidade em aprender a tocar teclado e guitarra.😊
6:39 "F"
minha ex professora de piano tem ouvido absoluto, era coisa de maluco, parecia até um super poder
Se a pessoa tem de fato o ouvido absoluto mas nunca teve contato com a "teoria" de notas musicais, ou se ela nunca foi "treinada" pra saber qual o nome das notas... Como é o mundo pra essa pessoa? deve ser um verdadeiro inferno a poluição sonora
Vinheteiro é um gênio
Hamilton de Holanda tem ouvido absoluto. Ele diz que não é imprescindível, mas facilita.
Eis que você tem ouvido absoluto mas não sabe o nome das notas
O meu ouvido é treinado, mas não é absoluto. Eu me incomodo muito quando o coral desafina, mas eu consigo acompanhar, mas eu cantei com um cara que LITERALMENTE não consegue desafinar junto com o grupo. É bizarro
Quem tem ouvido absoluto não consegue ouvir um acorde, ele ouve e identifica todas as notas do acorde separadamente.
Eu consigo tocar viola erudita, baixo sem traste, violoncelo e até apto de embolo se eu conhecer a música, mas nunca estudei música, até tentei, mas como tenho dislexia, as notas no pentagrama não tinham o menor sentido 😅
A mina não deixa o Vinheteiro terminar o raciocínio, é pergunta atrás de pergunta. O coitado vai tiltar.
Ele não conhece o Fábio Lima? Já tocaram juntos e o Fábio Lima tem ouvido absoluto tragam ele ae e façam o teste e se surpreendam 🙏🏻🤜🏻🤛🏻🎨🎸🎹
Hoje em dia,não é necessário ter ouvido absoluto. Existe uma porrada de afinadores pra vender. Eu testei um músico .Peguei o teclado,fiz uma porrada de acordes errados,bagunça tudo . Quando toquei uma nota,o cara longe de mim,acertou. Fiz Eb ( mi bemol) o Marcelo acertou,Baguncei de novo ,fiz Bb ( Si bemol) o cara acertou de novo.Testei 3 vezes e o cara acertou todas as notas aí, desisti. Tecladista Marcelo de uns 30 anos.
eu não sei se tenho um ouvido relativo muito bom ou um absoluto muito ruim.
num geral, eu só não consigo distinguir fala e alguns barulhos ruidosos.
sempre automaticamente, quando ouço algum som mais nítido já vem a informação de que nota o som emite; acho que pode ser comparável com a visão: se ouve um C# que nem se vê um vermelho.
todavia, as vezes para algumas coisas, como canto, eu tenho que me esforçar pra descobrir que nota é, meio que pelo ouvido relativo; não me acontece muito, mas geralmente quando acontece é com sons com muita variação e que não seguem de forma uniforme, tipo alguém cantando muito desafinado ou a própria fala.
sou músico desde criança, não sei se isso influencia, mas que coisa.
Poooxa.. que interessante sua história. Fiquei curioso kkkkk
A respeito de ser musico desde criança, influencia sim, ultimamente tenho visto muita coisa sobre isso.
Eu sou muito a muito tempo, inclusive desde criança também, mas não tenho ouvido absoluto, talvez eu não tenha iniciado tão cedo. Porém, eu tenho uma percepção musical muito boa e desde criança eu tenho isso, eu novinho mesmo, ganhei uma flauta doce e ficava tocando ouvindo as notas, do nada eu comecei a tocar todas as músicas que eu ouvia na rua, em casa, nos desenhos, todos ficavam impressionados, meus coleguinhas compraram flauta também e ficavam pedindo pra eu ensinar..
Por conta disso, eu passei um tempo achando que tinha ouvido absoluto, mas não tenho, ou talvez falta despertar.. kkkk
Hoje em dia toco violão, pego musicas de ouvido etc..
Quiser trocar uma ideia, manda algum contato teu, acho legal conversar sobre isso.
O povo fala q eu tenho o ouvido absoluto, eu não preciso de nota guia pra saber o tom de uma música ou o tom quando alguém sai cantando
É, se acostumar com o intervalo de quintas é a chave pra começar a desenvolver um bom ouvido relativo!
Vai ter que chamar o Maicon para mostrar o que é o ouvido absoluto