Minha mãe é servidora pública aposentada. Quando ela estava na ativa, por volta dos anos 2000 ela era MUITO perseguida politicamente, a ponto de, por não poder ser demitida arbitrariamente, tiraram até a mesa dela pra que ela não pudesse trabalhar, e ela ia mesmo assim cumprir as funções dela. Meu pai era funcionário do legislativo e trabalhava com auditoria na fiscalização de obras públicas e sempre sofreu perseguição por não se corromper. Até hoje ele chora quando perguntam pra ele sobre isso, e ele tem 73 anos, mas nunca se recuperou da angústia que ele sofria por se manter íntegro ao que ele acreditava. Ambos militantes ativos da esquerda desde os anos 70.
Eu tenho 77 anos e me lembro que quando eu era jovem esse papinho contra o funcionário já corria solto. O cantor Blecaute cantava Maria Candelária e a letra dessa música dizia que Maria Candelária era uma alta funcionária, ganhava muito e não trabalhava! Eu, no tempo da Ditadura, trabalhava no INPS e, apesar de ser concursado, eu era celetista! Fui professor durante 32 anos e sempre procurei estimular o espírito crítico dos alunos e, por isso, fui ferozmente perseguido, sabotado! Imaginem se eu não tivesse estabilidade!
Desde a moleque eu sempre ouvi que o trabalho publico e precarizado nunca foi bom... pessoal da elite fala de boca cheia que funcionários publicos nao trabalham... hj entendo o pq .
trabalhei numa creche q tinha uma funcionária pública q trabalhou 4 dias por 2 anos, o resto deu atestado. Enquanto isso, ela trabalhava no negócio próprio q tinha como dona Legal, a filha. Ficávamos sobrecarregados e essa mulher nunca foi demitida, trabalhávamos por ela e ela q trabalhava pra si, ganhava o mesmo salário q nós. Hoje, na minha cidade, não falta funcionário q não trabalha em prejuízo de quem trabalha e nada acontece. Azar do trabalhador né e sorte do servidor vagabundo. Este é meu país!
Eu fiquei muito triste quando soube dessa notícia... Um bando de velho branco milionário, que possuem VITALICIDADE (mais difícil de perder o trabalho do que estabilidade), decidindo que milhões de brasileiros pobres não podem nem sonhar com estabilidade mais. Basicamente isso legaliza a corrupção, pq quem vai denunciar ou não participar dos trambiques de prefeitos corruptos sem estabilidade? É um absurdo.
Esse país já nasceu fadado ao fracasso, amigo e sempre será essa pouca vergonha. Não adianta. Por isso que eu sempre aconselho, se tiver como sair do país e ganhar bem em outro lugar, saia. Não pense duas vezes. Nós é que ficamos dando murro em ponta de faca.
Eu sou arquiteto, eu estou sempre levando projetos na prefeitura e nas secretarias para aprovação ou indo lá acompanhar os processos legais, na minha experiência os únicos funcionários públicos que já me trataram mal ou foram incapazes de me auxiliar foram os indicados, eu sei disso porque uma vez para que me indicassem o formulário correto a ser preenchido eu acabei subindo a cadeia de comando e acabou que a única pessoa que tinha ideia do que eu estava falando era justamente o concursado. Já os indicados tavam lá só pra receber salário as custas da prefeitura por 4 anos mesmo, já que nenhum deles sabiam um pingo sobre a função que eles deveriam fazer. Depois de passar por essa situação inúmeras vezes para aprovar coisas simples como projeto de imóveis (casa, principalmente), sou da opinião que deveria ter mais concursados, não menos.
Vou fazer 18 anos e estou me preparando pra concurso público. É realmente desanimador estar vivendo assim, queria apenas ter o suficiente para sobreviver, até porque não dá pra realmente viver nesse mundo, poucos tem esse privilégio, agora menos ainda. Sinceramente...
To na mesma situação, trabalho em empresa privada e estou estudando para concurso, fiquei deslumbrada com a mínima possibilidade de um trabalho estável. Isso é muito desanimador, de verdade
Mano, sou servidor público e trabalho numa Corregedoria, se não tivesse estabilidade seria impossível eu realizar as investigações e indicações de irregularidades que constato nos processos administrativos que faço. Aí imagina, diretor de escola que desvia verba e é apadrinhado político e eu encarregado de investigar sem estabilidade, se já tem politicagem com estabilidade, imagina sem. Mas o pior são os próprios servidores defendendo essas pautas de direita, praticamente aceitando a própria cova...
A minha irmã foi funcionária concursada no departamento de licenciamento ambiental... Definitivamente, sem estabilidade não conseguiria trabalhar. Com estabilidade já vivia sofrendo assédio para liberar obras de amigos de políticos, em cima de nascentes e outros problemas sérios. Não fosse a estabilidade a escolha seria: arriscar ser processado se alguma obra der algum problema grave ou arriscar estar na fila dos desempregados municipais.
Edit com uma história da minha mãe que esqueci. O meu pai é concursado com estabilidade, uma vez ele fechou uma casa de show porque não seguia algumas regras relacionada ao horário do barulho, depois acabou descobrindo que um dos sócios dessa casa de show era um vereador, e descobriu perdendo o cargo de confiança dele... A minha mãe também é concursada e trabalhava na secretaria de uma escola, entrou uma gestora nova (eleição) que não ia com a cara dela e lançou mais de 100 faltas da minha mãe no sistema com o objetivo de tentar exonerar ela por faltas e colocar uma amiga no lugar, a minha mãe sempre assinava o caderno de presença e ai quando a secretaria pediu o caderno pra gestora, ela simplesmente mandou um "perdi" ahuehau. A secretaria da educação acabou não caindo no migué da gestora e retirou as faltas do sistema e acabou tudo dando certo no final. O plot é que a minha mãe acabou sendo transferida da secretaria da escola pra secretaria da educação por conta dessa perseguição, e uns anos depois acabou pegando o caso de exoneração dessa gestora que assediou outras pessoas na escola também ahsuahs.
@@phineas1112 Pelo que eu entendi, o pai dele tinha uma função de confiança (ganhava uma gratificação). Mas com meus anos de experiência, o que ele relatou é muito verossímil e acontece muito. Muitos vereadores em época de eleição, dão o seu jeitinho pra facilitar as coisas pros amigos, ou ainda, pra que o servidor de carreira não crie empecilhos. Provavelmente, o pai dele é fiscal.
Eu sou servidor público federal , e sabe pq eu posso me expressar contra essa medida do stf aqui nessa rede social? Porque meu chefe não vai me mandar pra rua quando brigo por meus direitos, expresso opiniões ou quando não acato decisões que não são para o bem público (sim, isso acontece).
E tem mais, nós servidores públicos do baixo escalão somos os que mais trabalham. Quer fazer um teste? Vai em um hospital público, escola pública e olhe se tem alguém parasitando lá. Ta todo mundo é amarrotado de serviço.
Irmão por favor me esclareça se puder, Analista ambiental do IBAMA permanecerá com estabilidade????? É que eu estou estudando pro concurso do IBMAMA agora em 2025@@alessross1
"Não pode demitir sem justa causa" na letra da lei. Na realidade, na Bahia, por exemplo, demitiram uma galera de uma empresa pública e o processo tá rolando
Bem quando estamos lutando para reduzir a 6x1 soltam essa. É bem como o Ian sempre fala. Piscou, perdeu um direito. Luta para defender um enquanto outros estão sendo perdidos.
Idem. Sou praticamente anarquista. Desde 2019 me posiciono tendente ao esfacelamento do Estado, vez que é a fonte de boa parte de nossos problemas. Sempre controle e insegurança para castrar em nós qualquer sentimento de unidade coletiva para o tal bem comum.
E tem outra coisa, que o Ian nem falou: quem disse que no setor privado vc tem alguma garantia de não ser demitido se fizer seu trabalho direito? Todo mundo já passou por isso.
Pois é, agora o funcionarismo publico ira sentir o mesmo terror. Por isso sou a favor de tirar os privilegios, ao contrario doq Ian falou só vai ter mais pessoas revoltadas.
@@andrekamargo1 O pior é que na prática o funcionarismo público não vai sentir o mesmo terror que o privado, por um simples motivo: o público é medida de qualidade do trabalho no setor privado. Em outras palavras, o público tem melhores condições de trabalho não é pq o governo é bonzinho e quer tratar bem os funcionários. É pq o salário médio no setor público serve de referência pro salário médio no setor privado. Por exemplo, se um engenheiro recebe 10 mil de uma prefeitura, isso obriga qualquer empresa nesse município, caso queira contratar bons engenheiros, de pagar MAIS que 10 mil... ou pelo menos pagar o bastante que seja competitivo com o Estado. E em contrapartida ao dar boas condições de trabalho o Estado promove estabilidade institucional, que por sua vez garante um "bom" funcionamento da sociedade liberal burguesa. No fim das contas, a condição no setor público irá piorar... mas nunca vai chegar no mesmo nível do setor privado. Simplesmente pq o sistema capitalista não permite isso. Mas por um outro lado a qualidade de vida do trabalhador do setor privado vai piorar. Se o funcionário público sofrer um tanto, o funcionário do setor privado vai sofrer 10 vezes mais.
@@ElPatoGuerrero Setor privado que estabelece os padroes de eficiencia, inovação e produtividade. Pinripalmente em economicas neoliberais. Sobre salarios a tabela de valores é feita pela demanda. Em diversas profissoes o privado paga muito mais por conta de produtividade. Com a queda de qualidade no serviço publico pode criar oportunidades no setor privado. Isso prejudica unicamente pessoas do setor publico.
@@andrekamargo1 é tão feita por demanda que tinha mais de 30 empresas fazendo complô pra não ter salários diferentes pra vc não sair do serviço. Mona vc sabe que isso não acontece pq se fosse por demanda é produtividade era pras empresas ganharem mais que os servidores e isso não acontece.
Eles não querem mesmo. Afinal se a classe trabalhadora pensar de forma crítica e se unir, eles perdem. Somos a maioria, a burguesia teme nossa união e por isso sempre tentam nos dividir.
@@andrekamargo1 não todos tem que ter. Se ninguém tem então não é diferente de aceitar ser explorado. Quem diz que ninguém ter um direito é justo é pq ou já tá tão burro por causa da direita que não vê o absurdo ou pq não entende o mínimo de democracia e igualdade.
Pauta quente 🥵: o STF decide pela retirada da estabilidade do funcionalismo público, enquanto juízes, mesmo quando cometem crimes no exercício de suas funções, seguem sendo aposentados com salários integrais.
Fiz estágio, em Direito, por dois anos no TJ-SP e assino embaixo. Era cruel ver os funcionários ficar enxugando gelo. Acaba um processo, aparece mais 50 e a corregedoria e CNJ cobrando, advogando fazendo escândalo e o público achando que a gente ficava coçando o saco o dia inteiro. Eu mesmo, as vezes, mal tinha tempo de usar o banheiro.
Sou funcionário público e já enfrentei os imbecis comissionados, famosos cupinxas, tentaram à todo custo me perseguir, mas bem no fim só restou pra eles morderem as costas mesmo. Viva a estabilidade!
Sou servidora municipal administrativa há muitos anos numa cidade de 50 mil habitantes. Vivi muitas experiências nas várias secretarias, entre elas um prefeito colocou na cabeça que um servidor gostava da primeira dama. Começou a persegui_lo e no fim saíram na mão. O servidor foi sumariamente demitido e totalmente desmoralizado na minha cidadeZINHA, a esposa largou dele, amigos se afastaram, começou a beber e se tornou alcoolatra. Conseguiu retornar por liminar anos depois, foi cedido para trabalhar fora do município, longe do prefeito (que foi eleito 4x). Morreu pouco tempo depois de receber a indenização. Salve Zé Rito, vc foi guerreiro!!
Outra história deste mesmo prefeito: a gestão fez umas m3rdas na Saúde e queriam a assinatura de alguns médicos com estabilidade, para que "assinassem juntos" os relatórios e informações que seriam enviados ao TC e MP, como se ratificassem o dito pela administração. Então, uma médica encabeçou o movimento para nenhum colega assinar convalidando as irregularidades, foi demitida aos gritos no corredor principal da prefeitura. Foi para o jornal e denunciou. Prefeito perdeu, a médica processou e ganhou. Prefeito ganhou 4 anos depois e pediu para negociar com a médica o retorno dela ao cargo e a redução pagamento do predatório. Rimos de nervoso: a cidade toda pagou, em 2005 foram + de 3 milhões, por salário não pagos, por trabalho não realizado pq ele a demitiu injustamente e queria que a pessoa injustiçada desse um desconto. Marcamos a reunião por obediência. Claro que não teve acordo, teve condenação por dano moral tb. Estabilidade serve para que haja controle e para que injustiças não sejam cometidas prejudicando toda a população. Neste caso o município penou com a redução de um cargo que ficou vago por todo o período do processo, e ainda a remuneração pela decisão injusta. O que assusta é que isso é comum. Tenho + 1000 histórias tipo essa.
Ser servidor público no Brasil é trabalhar em condições precárias e aguentar firme pq é um emprego estável. A mídia criou um folclore de que é glamour, na prática é trabalhar num computador de 10 anos de uso, usar um banheiro chernobyl, levar sua própria caneta, sua água, seu papel higiênico pq lá não tem.
É sobre isso.. limpar o local enquanto a servidora da limpeza está de férias e nunca tem ninguém para cobrir... Vc passar vergonha pq o equipamento está quebrando...
A cadeira se pensa em levar uma de casa, mas lembra que possivelmente vão roubar ela... É situação precária hahahahaha. Tempo teve compra de notebook (esse ano) os chefes já falaram pra gente cuidar com carinho e amor que vai ser o único dessa década
Servidor Público é "Bicho em Extinção " como dizia meu Profesdor de Direito . E ele tinha toda razão. A cada dia que passa se tira um direito dos servidores.
A estabilidade é a maior responsabilidade que o funcionário público tem, com ela é que os assédio, roubos, falcatruas contra o SUS e contra o País podem ser denunciados!! Sem ela fica tudo por baixo do pano .
Minha mãe e meu pai são funcionários públicos, sempre investiram na minha educação pra que eu pudesse seguir o mesmo caminho que eles, tô fazendo faculdade pra isso, agora com esse fim da estabilidade parece tudo perdido, um futuro de nada...
Sou enfermeiro, estou no exercito de reserva... Eu vejo meus colegas de profissão falando de assédio. Minha mulher é professora concursada e vive tomando pressão, pior são os contratados
Em BH, um certo ex-apresentador de uma retransmissora do sbt, disse que o metrô de BH iria melhorar depois de privatizado. Hoje, as estações estão abarrotadas. Dizem são obras de reestruturação.
O metrô quando estava no mão do Estado em MG, seus intervalos eram de 7 em 7 minutos meio de semana, depois de privatizado saí em 15 em 15 min. E quando era estatal saia nos finais de semana de 15 em 15 min e na mão da iniciativa privada sai em 25 em 25 min.
Eu trabalho 10 horas a 12 horas por dia no setor público. Sou formado em administração pública, faço por vocação pra devolver o benefício para a sociedade. Já apurei algumas situações. Sem estabilidade teria sido perseguido certamente.
O triste é que muitos servidores públicos votam na direita. Trabalhei na CORSAN (estatal do saneamento do RS), 80% votou no Bolsonaro e Eduardo Leite.... Resultado: CORSAN privatizada e 70% dos funcionários saíram.
Sim! Na minha época de escola, tive uma professora (da rede estadual) que vivia falando que não devia ter funcionalismo público, que ninguém trabalhava e etc... E ela era funcionária pública e votava na direita falando com orgulho em sala de aula. Uma pena.
E o Flávio Dino e o Zanin? Mano... Lula escolhe uns ministros que PQP. Ser ferrado pela direita já é f... Aí junta a "esquerda" pra ferrar a gente tbm. Fodeeu
já trabalhei em empresa pública e o quadro é o mesmo, falta muita consciência de classe no serviço público pois a lavagem cerebral da elite é tão boa que até trabalhador com direitos mínimos é contra si mesmo existir kkkkkk é foda
O Bolsonaro sendo impedido de pescar em área de preservação ambiental, quando era deputado, foi um exemplo disso. Depois de presidente ele transferiu o funcionário para um lugar bem ruim, mas não pôde demitir. Leiam no google.
Os perigos da remoção. Isso é usado em peso em prefeituras, pois é a única punição e susto que os prefeitos possuem sobre os funcionários. Talvez ter pouco funcionário seja uma estratégia pra isso, pois como todo lugar precisa de funcionário, qualquer um pode ser removido sem poder retrucar
Trabalhei muitos anos em uma empresa que usava um "prêmio" como coreção para vc estender sua jornada de trabalho até a hora que eles quisessem, sob claro a pena do "prêmio" ser cortado e/ou vc ser demitido. Um dos parceiros de trampo meu foi diagnosticado com Leucemia, então a cada 15 dias ele tinha que fazer uma bateria de exames que durava o dia todo. Um dia o gerente ameaçou cortar esse prêmio dele pois aquele dia que ele faltava gerava prejuízo para empresa! No dia que consegui ser demitido entrei na justiça justamente por essa coeção da empresa, como não tinha como provar a atitude da empresa consegui provar que o tal prêmio era ilegal pois era por fora da folha de pagamento! Resultado: recebi uma bela indenização e a empresa foi obrigada a incorporar o tal prêmio ao salário de todos os funcionários 😂
Eu fiquei muito triste com essa notícia, pois o meu sonho era justamente entrar no serviço público para fugir do arrombamento que é a escala 6x1. Eu trabalho na Americanas e já trabalhei 5 anos em farmácia. E é sufocante a cobrança por meta, resultado, lucro e etc. Eu sei q não é um mar de rosas mas pra mim q estou no comércio a 5 anos eu via o serviço público como uma oportunidade pra trabalhar com dignidade. Só consegui fazer concurso rentemente, e agora que eu fui aprovado, me vem essa bomba. Enfim, seguimos na luta.
Então Ian, preciso fazer um adendo sobre a decisão do STF em si: a ação de inconstitucionalidade, que suspendeu a medida, atacava a forma de votação da emenda, não sobre a matéria da emenda (se é boa ou ruim). Infelizmente é um negócio que tem que ser jogado pro congresso, como a discussão da escala 6x1. Só que é como você disse: foi criada uma imagem muito ruim do servidor público. Eu já vi concurseiro defendendo a medida, imagina entre o público geral. Espero que a gente consiga reverter isso :(
@@bruno13532 pior que é super comum, um discursinho "se a estabilidade da minha profissão tá garantida, os outros que se fodam". Não recomendo fórum de concurseiro porque é um poço de chorume KKKKKKKKK
eu tava ansiosa por esse video, assisti a live e fiquei emocionada com o tanto de informação importante compilada. obri, ian. (servidora pública há 14 anos aqui, recebendo o supersalário de 3 mil reais por mês)
Nós recebemos mal, não temos passagem de ônibus e ainda aguentamamos os filhos desse pessoal que não educam nem pra falar bom dia. Realmente o problema somos nozes...
Educação acabou já faz algum tempo. No estado de SP, já está destruída. Para destruir de vez, agora é a vez de um Cínico para dar continuidade ao projeto BozoDoria
A estabilidade não chega a evitar o assédio, só inviabiliza a demissão como ferramenta de assédio. Eu costumo dizer que a gente no serviço público tem o privilégio de ser perseguido. Não fosse a estabilidade, seria demissão no lugar de perseguição
Sim, graças a estabilidade que podemos nos defender de assédios, perseguições, caso aconteça junte provas e joga no pau, agora sem estabilidade já era ou aguenta calado ou é mandado embora
Obrigada por representar . Sou empregada pública da Fundação Casa. Sofri muita pressão por denunciar irregularidades. Pois se eu for conivente também sou punida com Processo Administrativo e caça do meu Conselho de classe. E digo mais, trabalho pra Caramba😊
Eu sou fisioterapeuta, e leio muitos editais de concurso, veja, um profissional de saúde, e eles pagam em 90% o piso salarial do estado , e são paulo que é um dos que tem o maior piso estadual, esta menos de 4 mil reais por mês. Hoje eu ganho mais do que isso e não tenho a menor vontade mais de ser concursado. Já tinham sucateado pagando o mínimo, agora nem estabilidade vai ter. É o fim, e nenhum partido de esquerda vai se opor "o suficiente" , eu tenho certeza.
Cheguei a esse canal pela mãos da minha filha de 14 anos. Orgulho me define. Sou funcionaria pública da educacao em duas redes, concursada em ambas. Em uma delas sou estatutária e na outra sou clt e agradeço por esta prestação de serviço a nós.
Gente, no hospital da minha cidade tinham 2, duas, enfermeiras para 90 pacientes internados. Óbvio que o serviço não é bom mas é pela precarização e péssima gestão. Colocaram na cabeça da população que a culpa é das enfermeiras... e não de tudo que está lá atrás
Sou servidora pública há 24 anos, sempre trabalhando muito, sou da saúde e existe muita precariedade nos equipamentos, falta de tudo, não fazem manutenção de propósito, pra colocar a população contra os servidores, com o intuito de privatizações. Superfaturar contratos. Sem estabilidade não poderemos denunciar as arbitrariedades
4:50 nesta mesma decisão o STF afirma que NÃO precisa de processo administrativo para demitir funcionário público. A única exigência é formalizar para o demitido o motivo da demissão.
Me parece que há um ataque coordenado contra o serviço público, na última semana o STJ decidiu acabar com o cargo de Técnico Judiciário, que é o cargo mais baixo na hierarquia do judiciário. Na prática isso significa sobrecarregar os analistas, que são o cargo de nível superior. Não me espantaria se no futuro eles substituírem os técnicos por assistentes administrativos CLTs pagando um salário 3 vezes menor.
Trabalhei uma época no serviço público, meus pais eram funcionários públicos exemplares, tenho dois irmãos que são funcionários públicos, tbm pessoas corretas, mas existem funcionários que se aproveitam da estabilidade e deitam e rolam, mas não podemos generalizar. Infelizmente os cargos públicos já são utilizados como cabide de emprego de parentes, amigos dos políticos, desde sempre. Favores em troca de cargo, isso não vai parar.
Trabalhei como Agente de Saúde e a prefeitura atrasou benefícios, eu não sentia falta, mas via as colegas preocupadas por contar com os benefícios para comprar comida para os filhos e acabei tomando a dor e fui reclamar. Fui demetido e atrasaram meus direitos de rescisão. A saúde aqui na cidade é terceirizada.
O Brasil é dominado por bandidos da direita. O populacho escroto eleitor de bandidos da direita só vão sentir quando o setor público for destruído de vez. Aí não terão quem culpar além deles mesmo. Por isso a esquerda precisa sim denunciar o pobre de direita.
Como estudante de direito, eu passei por diversas repartições públicas no cargo de estagiário. Até então eu só conhecia a iniciativa privada. Eu não imagina a dificuldade de encontrar um FP eficiente. É muita má vontade, corpo mole, jogo de empurra, resumindo... incompetência! Conheci tb muita gente cabeçuda, competente, empática... MAS a proporção é muuuito desigual. Não to dizendo que tem que torturar o servidor, mas as ferramentas de gestão do funcionalismo não funciona. Carece de métricas, avaliações de empenho, controle de qualidade e etc...
Avaliação de desempenho tem sim, o executivo assedia ano sim e dia também os servidores com avaliações escrotas, montadas por escórias eleitas ou não eleitas via "festa da democracia".
No Mato Grosso já abriu processo seletivo CLT para Corpo de Bombeiros Militar. Abriu os seguintes cargos "Soldado BM de Segunda Classe Temporário - Auxiliar; e Soldado BM de Saúde de Segunda Classe Temporário - Técnico de Enfermagem." Logo, se para bombeiros militar vai poder, para existir um Policial Militar CLT tá bem aí.
Em mato grosso não existe mais concurso pra educação, todo mundo é contratado, e não é CLT, é pior ainda, não tem férias, FGTS e nem recisão, acabou o contrato pode se foder pra lá
Sou servidora pública, de esquerda, faço protestos e toda a vez que isso acontece, me mudam de lugar, isso pq não podem me demitir. O assédio e a perseguição política é explícita, pelo menos aqui na minha cidade.
Nn é só na sua cidade, infelizmente. Eu, de esquerda, apoiando o prefeito atual ainda consigo sofrer assédio kkkkk eles têm o poder de fazer oq quiser com vc e vc só pode ficar calado e aceitar, isso é mt triste
De 10 vezes que que usei o serviço público 5 delas vi que o funcionário trabalhava bem a baixo da média. Nas outras 5 fui bem atendido pessoas bem inteligentes que sabe responder todas suas perguntas.
Provavelmente as que não sabiam de nada eram comissionados e indicados pelos vereadores. Uma das que entrou no meu setor não sabia nem ligar e desligar o computador.
@Beatrice_vilarindo nas 5 vezes que foi ruim foi no judiciário oficial de justiça que quando te íntima por watts não fornecem o número da matrícula, que tive que ir no fórum civil lá eles me informar que eles tem que fornecer, e o mesmos não te informa para nomear um advogado para defesa, então não vi transparência, e sim uma ineficiência do mesmo
Já trabalhei como terceiro em delegacia da PRF, gente, essa "estabilidade" não é espantalho para todos os casos não, é REAL. O que os superiores fazem pra não trabalhar da um livrooo...
Eu fui punido, já fui transferido por 3 vezes, cada vez pior, a primeira transferência me colocou em uma unidade a 50km de distância da minha residência, onde era apenas 10km. Enfim, tudo pq fiz uma denúncia de precarização... Detalhe, fui chamado na controladoria, ao invés de investigarem as denúncias, me ameaçaram a abrir um PAD! 😅😅😅.
Por que a sociedade, especialmente os concursados e profissionais da educação não se unem e pedem, em abaixo assinado, CONCURSO para ministros do STF??? De preferência via contrato CLT? Chega de "compadres" usando a coisa da coisa publica"!!!
Eu trabalhei por 25 anos no sistema prisional e devido aos baixos salários e os riscos que existe por lá, os oficiais administrativos quase que não existem, então, os antigos agentes de segurança penitenciária, agora policiais penais, em desvio de função, (aqueles que queriam), faziam esta função, mas o "digníssimo" ex governador, Doria, queria privatizar, até com muita luta o sindicato e a categoria conseguiu que aprovassem uma PEC, pra nos tornais Policiais, caindo por terra a tentativa dele. Hoje estou aposentado, mas os que ficaram dizem que está cada vez mais sucateado... Agora querem privatizar a administração, o que é bastante complicado e perigoso, ao meu ver, pq se trabalha com informações muito privilegiadas!
Eu sou funcionário pública estatutária e aqui o prefeito se nega a dar o aumento de 2% referente ao crescimento horizontal… o mesmo prefeito que pagará quase 500 mil reais em ornamentação para o Natal da Cidade
Aqui em goiás nas escolas tem os concursados antigos e os contratos. Os contratos eles podem demitir a qualquer hora. Já aconteceu de demitirem uma pessoa que é contrato para colocarem outra que eles queriam sem justificativa nenhuma de demissão.
Eu sou professora e funcionária pública, e gente é um absurdo os assédios que ocorrem. Mas o lado bom é que sempre vejo a galera se organizando, indo atrás pra registrar e denunciar. Boa parte dos funcionários mais antigos que conheço tem dezenas de processos nessa linha. Estabilidade é a melhor coisa pra evitar irregularidades!! E sobre não trabalhar, pra vcs terem noção, na semana passada fiquei até às 5h da manhã na escola fazendo decoração de feira pq eu queria mesmo, por gostar e me preocupar em fazer o trabalho bem feito. E não foi só eu!
A educação é o lugar onde há muitos processos contra os professores. A gestão não é muito diferente dos governantes eleitos nesse sentido. Mesmo sendo funcionários públicos também perseguem.
Sou servidora municipal e sou CLT. No fim, não tenho medo de ser demitida pq ganho pouco e trabalho sob uma pressão imensa, tentando segurar o absurdo e tentando fazer as políticas públicas funcionarem minimamente. Ultimamente, tenho mais medo pela minha vida que ser demitida.
Onde existe brecha pra um empregador, 99% deles irão usar, e abusar, é uma tristeza, e desanimador demais ver isso acontecendo. Sou filho de concursados e a estabilidade fez meus pais construirem uma uma casa do zero, minha mãe é professora, e vira noite preparando aula pros alunos, quase teve bornout se virando pra dar mais que a precarização que se vive na educação do país, e agora tem isso.. Ah, só um adendo, a raiva do trabalhador para serviços públicos na minha visão se dá mais pela demora e burocracia desnecessária de diversos processos nos setores que teoricamente deveriam acelerar o processo, e isso irrita realmente, principalmente o cidadão que vê a tecnologia andar e o funcionalismo público estagnado em papelada, e sim existem maus funcionários, e não áh reformulação prática dentro do funcionalismo pra busca de eficiência ao mesmo que equilíbrio para uma burocracia na medida certa (pq sim,é possível burocracia descomplicada), mas isso mais uma vez é omissão do Estado e seus gestores, O Silvio de Almeida que é verme e assediador e que pague por tudo de ruim que fez, falava muito sobre isso, profissionalização dos processos, fazer ser eficiente, pq dá pra ser, basta querer e trabalhar, mas mesmo assim é absurdo, e totalmente baseado em opnião publica poluída.
A realidade dos servidores contratados é desumana. Ameaças, intimidações, assédio, baixos salários, direito a benefícios como VR e vale- transporte negados, carga horária estendida sem pagamento de hora extra. Agora, querem legalizar esses absurdos. A classe trabalhadora cada vez mais enfraquecida. Tempos difíceis. 😢
SERVIDORES PÚBLICOS são trabalhadores concursados para serviços públicos (Educação, Saúde, segurança, penitenciária, sócio educação) Funcionários públicos são trabalhadores concursados ou selecionados em empresas estatais ou para estatais Essa e diferença entre servidores e funcionários públicos
Sou contadora pública e acabando a estabilidade a corrupção vai imperar sem nenhuma restrição. É um atraso sem tamanho. É uma pauta que vai muito além dos direitos trabalhistas dos funcionários e que afeta a sociedade inteira. Vocês não têm ideia de como a luta é diária para não ter desvios, processos errados, gastos com coisas absurdas, isso eu converso com vários contadores e controladores públicos de vários órgãos e em todo lugar é assim! E trabalho igual louca, com um monte de desvio de função por ter poucos servidores, burnout terrível que quase me levou ao suicídio a pouco tempo, e enviando currículo para empresas privadas pq não suporto mais tanto trabalho, política e perseguição.
Fiquei feliz ao saber da notícia porque como cidadã sempre fui muito mal atendidas nos hospitais e outros órgão públicos, esse pessoal se comporta como se fossem Reis,e o povo fosse lixo ,ainda bem que tiraram vai ver com medo de perder o emprego eles passem a trabalhar direito!!!
Eu trabalho na secretaria da saúde e os que atendem mal os pacientes são os comissionados indicados por vereadores. Parecem ter o rei na barriga. Se prepara que se 100% for indicados de políticos vc vai ver o que será mau atendimento.
Certa vez precisei ir na secretaria de educação aqui na minha cidade.Quando cheguei lá a "paisagem" era: Imaginem um campo de futebol,com centenas de mesinhas,cada uma com uma"professora" de idade avançada e um computador.Todas conversando umas com as outras e tomando chá.Quem paga isso tudo??? NÓS!Tem necessidade disso???
Sim, aí se vc vai no cinema sem qualquer estrutura pra manter ele em pé e o político ameaça demitir o cara que garante que o negócio fique em pé com a fiscalização, advinha em cima da cabeça de quem o cinema vai cair? Imagina? O restaurante do prefeito vende carne podre e dá uma intoxicação que manda metade da cidadezinha pro hospital e até mata crianças, mas pq? Pq o cara que fiscaliza foi mandado embora quando afirmou que o prefeito não podia vender comida daquele jeito. O policial que prende o bandido, se o bandido for filho do vereador e o vereador puder demitir o policial, vc acha q o policial vai prender o bandido? E devo lembra-lo do garoto da Porsche, matando o trabalhador honesto e sendo liberado intocado? Isso que o máximo que o vereador pode fazer é mandar o polícia da rua para o ADM, imagina o q ele não faria se pudesse fazer o cara perder o emprego.
Sou servidor público municipal, numa cidade extremamente bolsonarizada. O que mais vejo, é servidor a favor do fim do serviço público e estabilidade, mas os próprios pedirem exoneração, não pedem... Vai entender
Serio se com estabilidade já estamos igual CLT imagina sem. Eu sou servidor e minha diretora pediu pra fazer hora extra pra ajudar a escola pra ganhar uma porcaria a mais. Isso sem contar as humilhações como exigindo coisas nada haver ou querendo que eu esteja na merda da sala no horario de bater o cartão. O servidor passa pelas mesmas humilhacoes de CLT a unica diferenca eram os direitos que já nao tavam bem antes.
Minha mãe é servidora pública aposentada. Quando ela estava na ativa, por volta dos anos 2000 ela era MUITO perseguida politicamente, a ponto de, por não poder ser demitida arbitrariamente, tiraram até a mesa dela pra que ela não pudesse trabalhar, e ela ia mesmo assim cumprir as funções dela. Meu pai era funcionário do legislativo e trabalhava com auditoria na fiscalização de obras públicas e sempre sofreu perseguição por não se corromper. Até hoje ele chora quando perguntam pra ele sobre isso, e ele tem 73 anos, mas nunca se recuperou da angústia que ele sofria por se manter íntegro ao que ele acreditava. Ambos militantes ativos da esquerda desde os anos 70.
Lindo relato, obrigada por compartilhar.
🔥
💖
Seus pais são minha inspiração.
Ainda vou conseguir meu cargo e lutar pelo que eu acredito.
Minha mãe era militar de direita e também se fodeu por fazer a coisa certa.
Triste o que teus pais passaram.
Eu tenho 77 anos e me lembro que quando eu era jovem esse papinho contra o funcionário já corria solto. O cantor Blecaute cantava Maria Candelária e a letra dessa música dizia que Maria Candelária era uma alta funcionária, ganhava muito e não trabalhava! Eu, no tempo da Ditadura, trabalhava no INPS e, apesar de ser concursado, eu era celetista! Fui professor durante 32 anos e sempre procurei estimular o espírito crítico dos alunos e, por isso, fui ferozmente perseguido, sabotado! Imaginem se eu não tivesse estabilidade!
E "Maria Candelária" é de 1951! 😮 Sempre houve interesse do capital em rebaixar a reputação do servidor público...
Desde a moleque eu sempre ouvi que o trabalho publico e precarizado nunca foi bom... pessoal da elite fala de boca cheia que funcionários publicos nao trabalham... hj entendo o pq
.
trabalhei numa creche q tinha uma funcionária pública q trabalhou 4 dias por 2 anos, o resto deu atestado. Enquanto isso, ela trabalhava no negócio próprio q tinha como dona Legal, a filha. Ficávamos sobrecarregados e essa mulher nunca foi demitida, trabalhávamos por ela e ela q trabalhava pra si, ganhava o mesmo salário q nós. Hoje, na minha cidade, não falta funcionário q não trabalha em prejuízo de quem trabalha e nada acontece. Azar do trabalhador né e sorte do servidor vagabundo. Este é meu país!
@@veganaporamor2639 Não generaliza minha filha, isso é burrice.
@@veganaporamor2639 engraçado ce achar que isso não ocorre no alto escalão publico e privado,
Eu fiquei muito triste quando soube dessa notícia... Um bando de velho branco milionário, que possuem VITALICIDADE (mais difícil de perder o trabalho do que estabilidade), decidindo que milhões de brasileiros pobres não podem nem sonhar com estabilidade mais. Basicamente isso legaliza a corrupção, pq quem vai denunciar ou não participar dos trambiques de prefeitos corruptos sem estabilidade? É um absurdo.
Exatamente
Mais esse aí são assim pq tem a tal estabilidade.
Exato
Esse país já nasceu fadado ao fracasso, amigo e sempre será essa pouca vergonha. Não adianta. Por isso que eu sempre aconselho, se tiver como sair do país e ganhar bem em outro lugar, saia. Não pense duas vezes. Nós é que ficamos dando murro em ponta de faca.
@@advogadododiabo4002Não, vitaliciedade é diferente de estabilidade e não foi alterado, adivinha por quê? hahaha
Eu sou arquiteto, eu estou sempre levando projetos na prefeitura e nas secretarias para aprovação ou indo lá acompanhar os processos legais, na minha experiência os únicos funcionários públicos que já me trataram mal ou foram incapazes de me auxiliar foram os indicados, eu sei disso porque uma vez para que me indicassem o formulário correto a ser preenchido eu acabei subindo a cadeia de comando e acabou que a única pessoa que tinha ideia do que eu estava falando era justamente o concursado.
Já os indicados tavam lá só pra receber salário as custas da prefeitura por 4 anos mesmo, já que nenhum deles sabiam um pingo sobre a função que eles deveriam fazer.
Depois de passar por essa situação inúmeras vezes para aprovar coisas simples como projeto de imóveis (casa, principalmente), sou da opinião que deveria ter mais concursados, não menos.
Concursos e Estabilidade
Os indicados não tem nenhum incentivo pra saber trabalhar, vão ficar 4 anos só no cargo até o próximo político ganhar a eleição e trocar todo mundo
Servidor público tão pouco se fudendo pro povo, eles sabem que a estrutura é forte.
Não são servidores, e sim indicados políticos
Meu caro, isso não é novidade, não. Sei bem e sou testemunha do que fala.
Vou fazer 18 anos e estou me preparando pra concurso público. É realmente desanimador estar vivendo assim, queria apenas ter o suficiente para sobreviver, até porque não dá pra realmente viver nesse mundo, poucos tem esse privilégio, agora menos ainda. Sinceramente...
Vira home porra
E o que vc pensa em fazer? Pq eu me encontro perdido...
@@Dan_C_Aestou no mesmo barco. Tenho 18 anos, sou clt ganho um salário mínimo.É desanimador pra caralho
to na mesma, é foda...
To na mesma situação, trabalho em empresa privada e estou estudando para concurso, fiquei deslumbrada com a mínima possibilidade de um trabalho estável. Isso é muito desanimador, de verdade
Mano, sou servidor público e trabalho numa Corregedoria, se não tivesse estabilidade seria impossível eu realizar as investigações e indicações de irregularidades que constato nos processos administrativos que faço. Aí imagina, diretor de escola que desvia verba e é apadrinhado político e eu encarregado de investigar sem estabilidade, se já tem politicagem com estabilidade, imagina sem.
Mas o pior são os próprios servidores defendendo essas pautas de direita, praticamente aceitando a própria cova...
Foi um tiro no pé, será que tem como reverter?
Ja era... estamos indo cada vez mais pro pior@@shirleyrosa8764
@@shirleyrosa8764 tem mas né precisa de gente com cérebro pra entender que estamos na merda.
A minha irmã foi funcionária concursada no departamento de licenciamento ambiental... Definitivamente, sem estabilidade não conseguiria trabalhar. Com estabilidade já vivia sofrendo assédio para liberar obras de amigos de políticos, em cima de nascentes e outros problemas sérios. Não fosse a estabilidade a escolha seria: arriscar ser processado se alguma obra der algum problema grave ou arriscar estar na fila dos desempregados municipais.
É triste... servidor precisa de estabilidade. Principalmente cargos de liderança/investigação
Edit com uma história da minha mãe que esqueci.
O meu pai é concursado com estabilidade, uma vez ele fechou uma casa de show porque não seguia algumas regras relacionada ao horário do barulho, depois acabou descobrindo que um dos sócios dessa casa de show era um vereador, e descobriu perdendo o cargo de confiança dele...
A minha mãe também é concursada e trabalhava na secretaria de uma escola, entrou uma gestora nova (eleição) que não ia com a cara dela e lançou mais de 100 faltas da minha mãe no sistema com o objetivo de tentar exonerar ela por faltas e colocar uma amiga no lugar, a minha mãe sempre assinava o caderno de presença e ai quando a secretaria pediu o caderno pra gestora, ela simplesmente mandou um "perdi" ahuehau. A secretaria da educação acabou não caindo no migué da gestora e retirou as faltas do sistema e acabou tudo dando certo no final.
O plot é que a minha mãe acabou sendo transferida da secretaria da escola pra secretaria da educação por conta dessa perseguição, e uns anos depois acabou pegando o caso de exoneração dessa gestora que assediou outras pessoas na escola também ahsuahs.
Muito comum! Principalmente, em municípios.
Cargo comissionado não é concursado.
@@phineas1112 Pelo que eu entendi, o pai dele tinha uma função de confiança (ganhava uma gratificação).
Mas com meus anos de experiência, o que ele relatou é muito verossímil e acontece muito.
Muitos vereadores em época de eleição, dão o seu jeitinho pra facilitar as coisas pros amigos, ou ainda, pra que o servidor de carreira não crie empecilhos.
Provavelmente, o pai dele é fiscal.
@@marciavargas2300fora que mesmo concursado, eles podem te ferrar sem te demitir
@@phineas1112 ele relatou que o pai tinha uma função de confiança, isso é diferente de cargo comissionado
Sou servidor público e a unica coisa que me protege das tentativas de assédios quase diários que sofro é a minha estabilidade.
Então pede exoneração. duvido !! Não fazem nada !! faltam quando quer . Demorou pra acabar essa mordomia.
@@MrCADU267aí tá nervosinho
@@MrCADU267 vc é servidor público? Não né, então cala a merda da boca
@@MrCADU267 leia-se: Nn passei em concursos pq sou b(_)rr0 e tenho inveja de qm e mais inteligente e capacidade q eu.
Sou estudante e é verdade ate um ponto, minha professora parece uma turista.@@MrCADU267
Eu sou servidor público federal , e sabe pq eu posso me expressar contra essa medida do stf aqui nessa rede social? Porque meu chefe não vai me mandar pra rua quando brigo por meus direitos, expresso opiniões ou quando não acato decisões que não são para o bem público (sim, isso acontece).
E tem mais, nós servidores públicos do baixo escalão somos os que mais trabalham. Quer fazer um teste? Vai em um hospital público, escola pública e olhe se tem alguém parasitando lá. Ta todo mundo é amarrotado de serviço.
Conheço um colega que sofreu um pad por causa de eleições! E comentou no perfil dele, e, não dá instituição!
@@alessross1E no escritório também!
Irmão por favor me esclareça se puder, Analista ambiental do IBAMA permanecerá com estabilidade????? É que eu estou estudando pro concurso do IBMAMA agora em 2025@@alessross1
bom pra vc, pq para a maioria das pessoas é a incerteza do capitalismo
Fico imaginando os prefeitos demitindo os 27 primeiros colocados até contratar o 28⁰ que é o sobrinho dele
Bingo
E detalhe: ele vai continuar ali até o prefeito sair.
Mandado de segurança... Nao é assim tbm
CLT público não é assim que a banda toca, não pode demitir sem justa causa
"Não pode demitir sem justa causa" na letra da lei. Na realidade, na Bahia, por exemplo, demitiram uma galera de uma empresa pública e o processo tá rolando
Costumo dizer aos colegas estáveis: "temos a obrigação de usar nossa estabilidade em favor da classe trabalhadora, bora pra luta"
Por favor, nos ajudem... pq eu sei como a pessoa sofre sendo CLT
@@12345milinha123451otário q sustenta os funcionários públicos
Enquanto você pensa assim, tem um monte de ret@rdado torcendo para acabar... Aí fica complicado.
Até hj n aconteceu né? Kkkkkk
Tô esperando aqui, no máximo q recebo é mal atendimento
Bem quando estamos lutando para reduzir a 6x1 soltam essa. É bem como o Ian sempre fala. Piscou, perdeu um direito. Luta para defender um enquanto outros estão sendo perdidos.
Piscou perdeu .. é foda
É cortina de fumaça pra arrefecer a discussão da carga horária 6x1.
@aveiadusgato é mermo
Mas esse ian é comunista ué, não tem direitos
Assim como os Bolsonaristas passando a Pec do "Estpr" (censurei pra evitar q meu comentário caía)
Quando mais estudo sobre política e sociedade, menos vontade tenho de viver. Difícil manter a esperança em meio a tanta injustiça.
Idem. Sou praticamente anarquista. Desde 2019 me posiciono tendente ao esfacelamento do Estado, vez que é a fonte de boa parte de nossos problemas. Sempre controle e insegurança para castrar em nós qualquer sentimento de unidade coletiva para o tal bem comum.
Procure psicólogo cara!
E tem outra coisa, que o Ian nem falou: quem disse que no setor privado vc tem alguma garantia de não ser demitido se fizer seu trabalho direito? Todo mundo já passou por isso.
exato
Pois é, agora o funcionarismo publico ira sentir o mesmo terror. Por isso sou a favor de tirar os privilegios, ao contrario doq Ian falou só vai ter mais pessoas revoltadas.
@@andrekamargo1 O pior é que na prática o funcionarismo público não vai sentir o mesmo terror que o privado, por um simples motivo: o público é medida de qualidade do trabalho no setor privado. Em outras palavras, o público tem melhores condições de trabalho não é pq o governo é bonzinho e quer tratar bem os funcionários. É pq o salário médio no setor público serve de referência pro salário médio no setor privado. Por exemplo, se um engenheiro recebe 10 mil de uma prefeitura, isso obriga qualquer empresa nesse município, caso queira contratar bons engenheiros, de pagar MAIS que 10 mil... ou pelo menos pagar o bastante que seja competitivo com o Estado. E em contrapartida ao dar boas condições de trabalho o Estado promove estabilidade institucional, que por sua vez garante um "bom" funcionamento da sociedade liberal burguesa.
No fim das contas, a condição no setor público irá piorar... mas nunca vai chegar no mesmo nível do setor privado. Simplesmente pq o sistema capitalista não permite isso. Mas por um outro lado a qualidade de vida do trabalhador do setor privado vai piorar. Se o funcionário público sofrer um tanto, o funcionário do setor privado vai sofrer 10 vezes mais.
@@ElPatoGuerrero Setor privado que estabelece os padroes de eficiencia, inovação e produtividade. Pinripalmente em economicas neoliberais.
Sobre salarios a tabela de valores é feita pela demanda. Em diversas profissoes o privado paga muito mais por conta de produtividade.
Com a queda de qualidade no serviço publico pode criar oportunidades no setor privado.
Isso prejudica unicamente pessoas do setor publico.
@@andrekamargo1 é tão feita por demanda que tinha mais de 30 empresas fazendo complô pra não ter salários diferentes pra vc não sair do serviço.
Mona vc sabe que isso não acontece pq se fosse por demanda é produtividade era pras empresas ganharem mais que os servidores e isso não acontece.
eles nao querem que vc tenha espaço na cabeça pra pensar e questionar as coisas, tem que estar sempre preocupado em como sobreviver
Eles não querem mesmo. Afinal se a classe trabalhadora pensar de forma crítica e se unir, eles perdem. Somos a maioria, a burguesia teme nossa união e por isso sempre tentam nos dividir.
estabilidade deveria ser algo garantido a TODOS os trabalhadores, mas né, querem tirar dos que já tem esse direito 😑
Ou todos tem ou ninguem tem. Isso é democratico
@@andrekamargo1 não todos tem que ter.
Se ninguém tem então não é diferente de aceitar ser explorado.
Quem diz que ninguém ter um direito é justo é pq ou já tá tão burro por causa da direita que não vê o absurdo ou pq não entende o mínimo de democracia e igualdade.
@@diogonadir7535v444g a bunn d00000 quer manter privilégio né kkkk
Pauta quente 🥵: o STF decide pela retirada da estabilidade do funcionalismo público, enquanto juízes, mesmo quando cometem crimes no exercício de suas funções, seguem sendo aposentados com salários integrais.
Trabalho na secretaria de educação de Pernambuco e esse negócio de que servidor não trabalha é a mais pura mentira
Concursado ou sem concurso?
Nós, funcionários públicos, carregamos o Brasil nos ombros!
@@adautoneto9877todo funcionário público é CONCURSADO
Fiz estágio, em Direito, por dois anos no TJ-SP e assino embaixo. Era cruel ver os funcionários ficar enxugando gelo. Acaba um processo, aparece mais 50 e a corregedoria e CNJ cobrando, advogando fazendo escândalo e o público achando que a gente ficava coçando o saco o dia inteiro. Eu mesmo, as vezes, mal tinha tempo de usar o banheiro.
Eu sou servidora do MP e é exatamente isso. São muitos procedimentos, acabo minha fila, no outro dia tem mais 50 haha
O STF também deve perder a estabilidade do serviço nos cargos dos ministros deste órgão público!👍👍👍👍👍👍👍
Todos!!!
kkkkkkkkkkkk agora pra eles ........
Poderíamos fazer como o Lopes Obrador fez no México: os ministros do supremo de lá agora são eleitos pelo povo
Entendeu nada...
Exato amigo, todo mundo, é bom para tirar gente ruim do serviço públicos
Sou funcionário público e já enfrentei os imbecis comissionados, famosos cupinxas, tentaram à todo custo me perseguir, mas bem no fim só restou pra eles morderem as costas mesmo. Viva a estabilidade!
Tem que tirar isso, todo mundo tem que ter uma oportunidade
Sou servidora municipal administrativa há muitos anos numa cidade de 50 mil habitantes. Vivi muitas experiências nas várias secretarias, entre elas um prefeito colocou na cabeça que um servidor gostava da primeira dama. Começou a persegui_lo e no fim saíram na mão. O servidor foi sumariamente demitido e totalmente desmoralizado na minha cidadeZINHA, a esposa largou dele, amigos se afastaram, começou a beber e se tornou alcoolatra. Conseguiu retornar por liminar anos depois, foi cedido para trabalhar fora do município, longe do prefeito (que foi eleito 4x). Morreu pouco tempo depois de receber a indenização. Salve Zé Rito, vc foi guerreiro!!
Outra história deste mesmo prefeito: a gestão fez umas m3rdas na Saúde e queriam a assinatura de alguns médicos com estabilidade, para que "assinassem juntos" os relatórios e informações que seriam enviados ao TC e MP, como se ratificassem o dito pela administração. Então, uma médica encabeçou o movimento para nenhum colega assinar convalidando as irregularidades, foi demitida aos gritos no corredor principal da prefeitura. Foi para o jornal e denunciou. Prefeito perdeu, a médica processou e ganhou. Prefeito ganhou 4 anos depois e pediu para negociar com a médica o retorno dela ao cargo e a redução pagamento do predatório. Rimos de nervoso: a cidade toda pagou, em 2005 foram + de 3 milhões, por salário não pagos, por trabalho não realizado pq ele a demitiu injustamente e queria que a pessoa injustiçada desse um desconto. Marcamos a reunião por obediência. Claro que não teve acordo, teve condenação por dano moral tb. Estabilidade serve para que haja controle e para que injustiças não sejam cometidas prejudicando toda a população. Neste caso o município penou com a redução de um cargo que ficou vago por todo o período do processo, e ainda a remuneração pela decisão injusta.
O que assusta é que isso é comum. Tenho + 1000 histórias tipo essa.
Ser servidor público no Brasil é trabalhar em condições precárias e aguentar firme pq é um emprego estável. A mídia criou um folclore de que é glamour, na prática é trabalhar num computador de 10 anos de uso, usar um banheiro chernobyl, levar sua própria caneta, sua água, seu papel higiênico pq lá não tem.
É sobre isso.. limpar o local enquanto a servidora da limpeza está de férias e nunca tem ninguém para cobrir... Vc passar vergonha pq o equipamento está quebrando...
A cadeira se pensa em levar uma de casa, mas lembra que possivelmente vão roubar ela... É situação precária hahahahaha. Tempo teve compra de notebook (esse ano) os chefes já falaram pra gente cuidar com carinho e amor que vai ser o único dessa década
Kkkkkkk o pior é que essa é a mais pura verdade.
Só li verdades nesse comentário!
Isso é devido a outros servidores públicos
Servidor Público é "Bicho em Extinção " como dizia meu Profesdor de Direito . E ele tinha toda razão. A cada dia que passa se tira um direito dos servidores.
A estabilidade é a maior responsabilidade que o funcionário público tem, com ela é que os assédio, roubos, falcatruas contra o SUS e contra o País podem ser denunciados!! Sem ela fica tudo por baixo do pano .
Tem cargos que a única vantagem é a estabilidade. Eu mesma pedi exoneração por ter um salário horrivel e sem benefícios.
Minha mãe e meu pai são funcionários públicos, sempre investiram na minha educação pra que eu pudesse seguir o mesmo caminho que eles, tô fazendo faculdade pra isso, agora com esse fim da estabilidade parece tudo perdido, um futuro de nada...
Estado mínimo para a maioria, estado máximo para a minoria.
que tristeza, cara...os caras não deixam a gente ter nada. nenhuma dignidade
A ideia é manter subalterno mesmo, debaixo dos pés deles. Por isso agem dessa forma
É muito desanimador. Você vai para um lado, vai para o outro e não vê solução. O Ian diz que gente não desaminar, mas é muito difícil
Sou enfermeiro, estou no exercito de reserva... Eu vejo meus colegas de profissão falando de assédio. Minha mulher é professora concursada e vive tomando pressão, pior são os contratados
Em BH, um certo ex-apresentador de uma retransmissora do sbt, disse que o metrô de BH iria melhorar depois de privatizado. Hoje, as estações estão abarrotadas. Dizem são obras de reestruturação.
O metrô quando estava no mão do Estado em MG, seus intervalos eram de 7 em 7 minutos meio de semana, depois de privatizado saí em 15 em 15 min. E quando era estatal saia nos finais de semana de 15 em 15 min e na mão da iniciativa privada sai em 25 em 25 min.
Privatizar = precarizar
Eu trabalho 10 horas a 12 horas por dia no setor público. Sou formado em administração pública, faço por vocação pra devolver o benefício para a sociedade. Já apurei algumas situações. Sem estabilidade teria sido perseguido certamente.
O triste é que muitos servidores públicos votam na direita. Trabalhei na CORSAN (estatal do saneamento do RS), 80% votou no Bolsonaro e Eduardo Leite.... Resultado: CORSAN privatizada e 70% dos funcionários saíram.
Sim! Na minha época de escola, tive uma professora (da rede estadual) que vivia falando que não devia ter funcionalismo público, que ninguém trabalhava e etc... E ela era funcionária pública e votava na direita falando com orgulho em sala de aula. Uma pena.
Infelizmente tenho que concordar, porém, minha turma era bem politizada
@@lucianomoura6427daí ela perde o cargo e chora dizendo que tá sendo perseguida...
E o Flávio Dino e o Zanin?
Mano... Lula escolhe uns ministros que PQP. Ser ferrado pela direita já é f... Aí junta a "esquerda" pra ferrar a gente tbm. Fodeeu
já trabalhei em empresa pública e o quadro é o mesmo, falta muita consciência de classe no serviço público pois a lavagem cerebral da elite é tão boa que até trabalhador com direitos mínimos é contra si mesmo existir kkkkkk é foda
O Bolsonaro sendo impedido de pescar em área de preservação ambiental, quando era deputado, foi um exemplo disso. Depois de presidente ele transferiu o funcionário para um lugar bem ruim, mas não pôde demitir. Leiam no google.
Bozo logo vai estar cagando num buraco
E os bilhoes de perdão fiscal que o lula acabou de dar pras termeletricas endividadas que o joesley batista comprou, tu viu?
Os perigos da remoção. Isso é usado em peso em prefeituras, pois é a única punição e susto que os prefeitos possuem sobre os funcionários. Talvez ter pouco funcionário seja uma estratégia pra isso, pois como todo lugar precisa de funcionário, qualquer um pode ser removido sem poder retrucar
Trabalhei muitos anos em uma empresa que usava um "prêmio" como coreção para vc estender sua jornada de trabalho até a hora que eles quisessem, sob claro a pena do "prêmio" ser cortado e/ou vc ser demitido. Um dos parceiros de trampo meu foi diagnosticado com Leucemia, então a cada 15 dias ele tinha que fazer uma bateria de exames que durava o dia todo. Um dia o gerente ameaçou cortar esse prêmio dele pois aquele dia que ele faltava gerava prejuízo para empresa! No dia que consegui ser demitido entrei na justiça justamente por essa coeção da empresa, como não tinha como provar a atitude da empresa consegui provar que o tal prêmio era ilegal pois era por fora da folha de pagamento! Resultado: recebi uma bela indenização e a empresa foi obrigada a incorporar o tal prêmio ao salário de todos os funcionários 😂
Eu fiquei muito triste com essa notícia, pois o meu sonho era justamente entrar no serviço público para fugir do arrombamento que é a escala 6x1. Eu trabalho na Americanas e já trabalhei 5 anos em farmácia. E é sufocante a cobrança por meta, resultado, lucro e etc. Eu sei q não é um mar de rosas mas pra mim q estou no comércio a 5 anos eu via o serviço público como uma oportunidade pra trabalhar com dignidade. Só consegui fazer concurso rentemente, e agora que eu fui aprovado, me vem essa bomba. Enfim, seguimos na luta.
VOCÊ É MARAVILHOSO!
SUA MENSAGEM É ESCLARECEDORA, EDUCATIVA, LIBERTADORA E FORTALECEDORA.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!
MUITÍSSIMO AGRADECIDA!
Maravilhosa explanação e justa defesa sobre o funcionalismo público. Parabéns!
Então Ian, preciso fazer um adendo sobre a decisão do STF em si: a ação de inconstitucionalidade, que suspendeu a medida, atacava a forma de votação da emenda, não sobre a matéria da emenda (se é boa ou ruim). Infelizmente é um negócio que tem que ser jogado pro congresso, como a discussão da escala 6x1. Só que é como você disse: foi criada uma imagem muito ruim do servidor público. Eu já vi concurseiro defendendo a medida, imagina entre o público geral. Espero que a gente consiga reverter isso :(
gente de fora defender que se possa revogar a possibilidade de estabilidade é uma coisa.
concurseiro falar isso é de fuder.
@@bruno13532 pior que é super comum, um discursinho "se a estabilidade da minha profissão tá garantida, os outros que se fodam". Não recomendo fórum de concurseiro porque é um poço de chorume KKKKKKKKK
eu tava ansiosa por esse video, assisti a live e fiquei emocionada com o tanto de informação importante compilada. obri, ian. (servidora pública há 14 anos aqui, recebendo o supersalário de 3 mil reais por mês)
Imagina os Agentes da Alfândega q bloquearam os "presentes" entrando irregularmente se não tivessem ESTABILIDADE!!!!!
Esse guri é fantástico. Como è bonito alguém ter dados. Dados!
Não tem como lutar contra essa decisão não, gente? Pq a gente n faz barulho. E o Flávio Dino votar a favor disso...💔
Nós recebemos mal, não temos passagem de ônibus e ainda aguentamamos os filhos desse pessoal que não educam nem pra falar bom dia. Realmente o problema somos nozes...
Educação acabou já faz algum tempo. No estado de SP, já está destruída. Para destruir de vez, agora é a vez de um Cínico para dar continuidade ao projeto BozoDoria
Estabilidade no serviço público significa que o servidor não vai ser chantagens, coagido a atuar ao arrepio da lei.
Ian Neves- Parabéns por todo conhecimento que você tem! Ajudou muito essas informações tão bem explicadas!
A estabilidade não chega a evitar o assédio, só inviabiliza a demissão como ferramenta de assédio. Eu costumo dizer que a gente no serviço público tem o privilégio de ser perseguido. Não fosse a estabilidade, seria demissão no lugar de perseguição
Infelizmente 😢
Sim, graças a estabilidade que podemos nos defender de assédios, perseguições, caso aconteça junte provas e joga no pau, agora sem estabilidade já era ou aguenta calado ou é mandado embora
Obrigada por representar . Sou empregada pública da Fundação Casa. Sofri muita pressão por denunciar irregularidades. Pois se eu for conivente também sou punida com Processo Administrativo e caça do meu Conselho de classe. E digo mais, trabalho pra Caramba😊
Eu sou fisioterapeuta, e leio muitos editais de concurso, veja, um profissional de saúde, e eles pagam em 90% o piso salarial do estado , e são paulo que é um dos que tem o maior piso estadual, esta menos de 4 mil reais por mês. Hoje eu ganho mais do que isso e não tenho a menor vontade mais de ser concursado. Já tinham sucateado pagando o mínimo, agora nem estabilidade vai ter. É o fim, e nenhum partido de esquerda vai se opor "o suficiente" , eu tenho certeza.
A Esquerda vai fazer o quê, se o povo coloca 90% de congressista Liberal lá, e aí? E somente 10% é de Esquerda.
Cheguei a esse canal pela mãos da minha filha de 14 anos. Orgulho me define.
Sou funcionaria pública da educacao em duas redes, concursada em ambas. Em uma delas sou estatutária e na outra sou clt e agradeço por esta prestação de serviço a nós.
Gente, no hospital da minha cidade tinham 2, duas, enfermeiras para 90 pacientes internados. Óbvio que o serviço não é bom mas é pela precarização e péssima gestão. Colocaram na cabeça da população que a culpa é das enfermeiras... e não de tudo que está lá atrás
Perfeito Ian. Parabéns pela defesa do trabalhador.
Sou servidora pública há 24 anos, sempre trabalhando muito, sou da saúde e existe muita precariedade nos equipamentos, falta de tudo, não fazem manutenção de propósito, pra colocar a população contra os servidores, com o intuito de privatizações. Superfaturar contratos. Sem estabilidade não poderemos denunciar as arbitrariedades
4:50 nesta mesma decisão o STF afirma que NÃO precisa de processo administrativo para demitir funcionário público. A única exigência é formalizar para o demitido o motivo da demissão.
Mas isso alterou a RJU não ?
@1692lop na prática sim.
E podemos demitir os ministros do STF?!!
Enquanto os juízes se assassinarem alguém em meio a uma audiência sofrem como penalidade a aposentadoria compulsória 😡😡😡😡
@@antonionarceliom Claro que não! O trabalho deles é vitalício.
Me parece que há um ataque coordenado contra o serviço público, na última semana o STJ decidiu acabar com o cargo de Técnico Judiciário, que é o cargo mais baixo na hierarquia do judiciário. Na prática isso significa sobrecarregar os analistas, que são o cargo de nível superior. Não me espantaria se no futuro eles substituírem os técnicos por assistentes administrativos CLTs pagando um salário 3 vezes menor.
Meu deus é sério isso? Acabou o cargo de Técnico Judiciário?
Sou servidor público CLT e confirmo absolutamente TUDO que o Ian disse.
Trabalhei uma época no serviço público, meus pais eram funcionários públicos exemplares, tenho dois irmãos que são funcionários públicos, tbm pessoas corretas, mas existem funcionários que se aproveitam da estabilidade e deitam e rolam, mas não podemos generalizar. Infelizmente os cargos públicos já são utilizados como cabide de emprego de parentes, amigos dos políticos, desde sempre. Favores em troca de cargo, isso não vai parar.
Isso é revoltante. Me dá a impressão que não há saída. Somos bombardeados de todo lado.
Trabalhei como Agente de Saúde e a prefeitura atrasou benefícios, eu não sentia falta, mas via as colegas preocupadas por contar com os benefícios para comprar comida para os filhos e acabei tomando a dor e fui reclamar. Fui demetido e atrasaram meus direitos de rescisão. A saúde aqui na cidade é terceirizada.
O Brasil é dominado por bandidos da direita.
O populacho escroto eleitor de bandidos da direita só vão sentir quando o setor público for destruído de vez. Aí não terão quem culpar além deles mesmo. Por isso a esquerda precisa sim denunciar o pobre de direita.
Sofri assédio no BB. E olha que eu trabalhava melhor que minha gerente.
Esclareceu muito. Me forneceu argumentos contra a falácia de que servidor público não trabalha.
Como estudante de direito, eu passei por diversas repartições públicas no cargo de estagiário.
Até então eu só conhecia a iniciativa privada.
Eu não imagina a dificuldade de encontrar um FP eficiente.
É muita má vontade, corpo mole, jogo de empurra, resumindo... incompetência!
Conheci tb muita gente cabeçuda, competente, empática... MAS a proporção é muuuito desigual.
Não to dizendo que tem que torturar o servidor, mas as ferramentas de gestão do funcionalismo não funciona.
Carece de métricas, avaliações de empenho, controle de qualidade e etc...
Avaliação de desempenho tem sim, o executivo assedia ano sim e dia também os servidores com avaliações escrotas, montadas por escórias eleitas ou não eleitas via "festa da democracia".
No Mato Grosso já abriu processo seletivo CLT para Corpo de Bombeiros Militar.
Abriu os seguintes cargos "Soldado BM de Segunda Classe Temporário - Auxiliar; e Soldado BM de Saúde de Segunda Classe Temporário - Técnico de Enfermagem."
Logo, se para bombeiros militar vai poder, para existir um Policial Militar CLT tá bem aí.
Em RO também está havendo contratação de bombeiros e professores temporários, sem direito trabalhista nenhum
Em mato grosso não existe mais concurso pra educação, todo mundo é contratado, e não é CLT, é pior ainda, não tem férias, FGTS e nem recisão, acabou o contrato pode se foder pra lá
Sou servidora pública, de esquerda, faço protestos e toda a vez que isso acontece, me mudam de lugar, isso pq não podem me demitir. O assédio e a perseguição política é explícita, pelo menos aqui na minha cidade.
Nn é só na sua cidade, infelizmente. Eu, de esquerda, apoiando o prefeito atual ainda consigo sofrer assédio kkkkk eles têm o poder de fazer oq quiser com vc e vc só pode ficar calado e aceitar, isso é mt triste
Eu que sou a pessoa que mais odeia comunista e detesto a esquerda sou obrigada a ter que concordar com a esquerda.
A situação está triste nesse país.
Ian, vc é luz. Vc mostra o real das situações.
De 10 vezes que que usei o serviço público 5 delas vi que o funcionário trabalhava bem a baixo da média. Nas outras 5 fui bem atendido pessoas bem inteligentes que sabe responder todas suas perguntas.
Provavelmente as que não sabiam de nada eram comissionados e indicados pelos vereadores. Uma das que entrou no meu setor não sabia nem ligar e desligar o computador.
@Beatrice_vilarindo nas 5 vezes que foi ruim foi no judiciário oficial de justiça que quando te íntima por watts não fornecem o número da matrícula, que tive que ir no fórum civil lá eles me informar que eles tem que fornecer, e o mesmos não te informa para nomear um advogado para defesa, então não vi transparência, e sim uma ineficiência do mesmo
Já trabalhei como terceiro em delegacia da PRF, gente, essa "estabilidade" não é espantalho para todos os casos não, é REAL. O que os superiores fazem pra não trabalhar da um livrooo...
Trabalhei 10 anos em repartições de uma prefeitura no interior da PB.
Lá eu vi o sertão virar mar. Mar de assédio, no caso.
Que papelão de certos ministros que eu achava que lutava pelo trabalhador !
Eu fui punido, já fui transferido por 3 vezes, cada vez pior, a primeira transferência me colocou em uma unidade a 50km de distância da minha residência, onde era apenas 10km. Enfim, tudo pq fiz uma denúncia de precarização... Detalhe, fui chamado na controladoria, ao invés de investigarem as denúncias, me ameaçaram a abrir um PAD! 😅😅😅.
Sempre assertivo. Colocou luzes nas minhas dores de servidor público municipal. 😅 Obrigado pelas armas... argumentativas! 👏🏾
Agora é q brasileiro vai ver o q é corrupção.
Absurdo! A estabilidade sempre foi um atrativo para quem busca passar num concurso. Isso tem que ser revogado pra ontem.
Não tem como. STF é a última instância.
@@M_R_Cabralsempre tem um jeito
Além de baixar o nível dos próximos concursados, vai aumentar a corrupção.
Querem ficar atoa sem trabalhar
Não da pra mandar uma ADI?
Por que a sociedade, especialmente os concursados e profissionais da educação não se unem e pedem, em abaixo assinado, CONCURSO para ministros do STF???
De preferência via contrato CLT?
Chega de "compadres" usando a coisa da coisa publica"!!!
Eu trabalhei por 25 anos no sistema prisional e devido aos baixos salários e os riscos que existe por lá, os oficiais administrativos quase que não existem, então, os antigos agentes de segurança penitenciária, agora policiais penais, em desvio de função, (aqueles que queriam), faziam esta função, mas o "digníssimo" ex governador, Doria, queria privatizar, até com muita luta o sindicato e a categoria conseguiu que aprovassem uma PEC, pra nos tornais Policiais, caindo por terra a tentativa dele.
Hoje estou aposentado, mas os que ficaram dizem que está cada vez mais sucateado... Agora querem privatizar a administração, o que é bastante complicado e perigoso, ao meu ver, pq se trabalha com informações muito privilegiadas!
*VAMOS DEMITIR TODOS HERDEIROS E PATRÕES INÚTEIS ESTATIZA TUDO JÁ!*
🇧🇷🇺🇳🇨🇳👍🏼👏🏼
Eu sou funcionário pública estatutária e aqui o prefeito se nega a dar o aumento de 2% referente ao crescimento horizontal… o mesmo prefeito que pagará quase 500 mil reais em ornamentação para o Natal da Cidade
Aqui em goiás nas escolas tem os concursados antigos e os contratos. Os contratos eles podem demitir a qualquer hora. Já aconteceu de demitirem uma pessoa que é contrato para colocarem outra que eles queriam sem justificativa nenhuma de demissão.
Assim que vai ser 😢
Mas tem que mudar o regime deles também! Militares e os funcionários públicos do stf e diplomatas, CELETISTAS!
JÁ
Eu sou professora e funcionária pública, e gente é um absurdo os assédios que ocorrem. Mas o lado bom é que sempre vejo a galera se organizando, indo atrás pra registrar e denunciar. Boa parte dos funcionários mais antigos que conheço tem dezenas de processos nessa linha. Estabilidade é a melhor coisa pra evitar irregularidades!!
E sobre não trabalhar, pra vcs terem noção, na semana passada fiquei até às 5h da manhã na escola fazendo decoração de feira pq eu queria mesmo, por gostar e me preocupar em fazer o trabalho bem feito. E não foi só eu!
A educação é o lugar onde há muitos processos contra os professores. A gestão não é muito diferente dos governantes eleitos nesse sentido. Mesmo sendo funcionários públicos também perseguem.
Parabéns, Ian. Nada poderia ser mais perfeito. Tudo exato.
Sou servidora municipal e sou CLT. No fim, não tenho medo de ser demitida pq ganho pouco e trabalho sob uma pressão imensa, tentando segurar o absurdo e tentando fazer as políticas públicas funcionarem minimamente. Ultimamente, tenho mais medo pela minha vida que ser demitida.
Esse corte foi MARAVILHOSO
Onde existe brecha pra um empregador, 99% deles irão usar, e abusar, é uma tristeza, e desanimador demais ver isso acontecendo. Sou filho de concursados e a estabilidade fez meus pais construirem uma uma casa do zero, minha mãe é professora, e vira noite preparando aula pros alunos, quase teve bornout se virando pra dar mais que a precarização que se vive na educação do país, e agora tem isso..
Ah, só um adendo, a raiva do trabalhador para serviços públicos na minha visão se dá mais pela demora e burocracia desnecessária de diversos processos nos setores que teoricamente deveriam acelerar o processo, e isso irrita realmente, principalmente o cidadão que vê a tecnologia andar e o funcionalismo público estagnado em papelada, e sim existem maus funcionários, e não áh reformulação prática dentro do funcionalismo pra busca de eficiência ao mesmo que equilíbrio para uma burocracia na medida certa (pq sim,é possível burocracia descomplicada), mas isso mais uma vez é omissão do Estado e seus gestores, O Silvio de Almeida que é verme e assediador e que pague por tudo de ruim que fez, falava muito sobre isso, profissionalização dos processos, fazer ser eficiente, pq dá pra ser, basta querer e trabalhar, mas mesmo assim é absurdo, e totalmente baseado em opnião publica poluída.
A realidade dos servidores contratados é desumana. Ameaças, intimidações, assédio, baixos salários, direito a benefícios como VR e vale- transporte negados, carga horária estendida sem pagamento de hora extra. Agora, querem legalizar esses absurdos. A classe trabalhadora cada vez mais enfraquecida. Tempos difíceis. 😢
SERVIDORES PÚBLICOS são trabalhadores concursados para serviços públicos (Educação, Saúde, segurança, penitenciária, sócio educação)
Funcionários públicos são trabalhadores concursados ou selecionados em empresas estatais ou para estatais
Essa e diferença entre servidores e funcionários públicos
Obrigada pelas informações!
Valeu, Ian!
*NUNCA MAIS VOTE EM POLÍTICOS DE DIREITA*
🇧🇷🇺🇳🇨🇳👍🏼👏🏼
Não é apenas isso, nossa esquerda é vendida! É uma vergonha!
Vc escrevendo isso pra convertido e inútil kkkkkkk
O maior problema é o centrão.
@@paulomarin5598Centrão é direita
tive que votar em direitista nesse ano porque só tinha dois prefeito e uma prefeita (todos de direita) na minha cidade do interior
Obrigado pela dedicação professor. Estamos aqui, da esquerda reflexiva. Um abraço.
Como concurseiro ,afirmo pra mim mesmo, o sonho de ser concordado acabou!! Dedique meu tempo, minha esperança pra isso e agora se foi...
Sou contadora pública e acabando a estabilidade a corrupção vai imperar sem nenhuma restrição. É um atraso sem tamanho. É uma pauta que vai muito além dos direitos trabalhistas dos funcionários e que afeta a sociedade inteira. Vocês não têm ideia de como a luta é diária para não ter desvios, processos errados, gastos com coisas absurdas, isso eu converso com vários contadores e controladores públicos de vários órgãos e em todo lugar é assim!
E trabalho igual louca, com um monte de desvio de função por ter poucos servidores, burnout terrível que quase me levou ao suicídio a pouco tempo, e enviando currículo para empresas privadas pq não suporto mais tanto trabalho, política e perseguição.
Assedio administrativo é a regra no serviço público.
Coitado de quem entrar como CLT.
Principalmente quem for administrativo.
Fiquei feliz ao saber da notícia porque como cidadã sempre fui muito mal atendidas nos hospitais e outros órgão públicos, esse pessoal se comporta como se fossem Reis,e o povo fosse lixo ,ainda bem que tiraram vai ver com medo de perder o emprego eles passem a trabalhar direito!!!
Eu trabalho na secretaria da saúde e os que atendem mal os pacientes são os comissionados indicados por vereadores. Parecem ter o rei na barriga. Se prepara que se 100% for indicados de políticos vc vai ver o que será mau atendimento.
Obrigado camarada, sou SPF, e fico abismado com a quantidade grande de colegas bolsominions e/ou liberais, bizarro!
Adeus greve , reivindicações . As condições de trabalho q já são pessimas , só vão pior mais ainda !! Triste Brasil !!
Nossa a pessoa estuda horrores para passar no concurso para ser CLT? Tem lógica?
Certa vez precisei ir na secretaria de educação aqui na minha cidade.Quando cheguei lá a "paisagem" era: Imaginem um campo de futebol,com centenas de mesinhas,cada uma com uma"professora" de idade avançada e um computador.Todas conversando umas com as outras e tomando chá.Quem paga isso tudo??? NÓS!Tem necessidade disso???
Brasil tem uma FALTA exagerada de servidores e funcionários públicos 🤡🤔🇧🇷🤡🤔🇧🇷
Sim, aí se vc vai no cinema sem qualquer estrutura pra manter ele em pé e o político ameaça demitir o cara que garante que o negócio fique em pé com a fiscalização, advinha em cima da cabeça de quem o cinema vai cair? Imagina? O restaurante do prefeito vende carne podre e dá uma intoxicação que manda metade da cidadezinha pro hospital e até mata crianças, mas pq? Pq o cara que fiscaliza foi mandado embora quando afirmou que o prefeito não podia vender comida daquele jeito. O policial que prende o bandido, se o bandido for filho do vereador e o vereador puder demitir o policial, vc acha q o policial vai prender o bandido? E devo lembra-lo do garoto da Porsche, matando o trabalhador honesto e sendo liberado intocado? Isso que o máximo que o vereador pode fazer é mandar o polícia da rua para o ADM, imagina o q ele não faria se pudesse fazer o cara perder o emprego.
Sou servidor público municipal, numa cidade extremamente bolsonarizada. O que mais vejo, é servidor a favor do fim do serviço público e estabilidade, mas os próprios pedirem exoneração, não pedem... Vai entender
Serio se com estabilidade já estamos igual CLT imagina sem.
Eu sou servidor e minha diretora pediu pra fazer hora extra pra ajudar a escola pra ganhar uma porcaria a mais.
Isso sem contar as humilhações como exigindo coisas nada haver ou querendo que eu esteja na merda da sala no horario de bater o cartão.
O servidor passa pelas mesmas humilhacoes de CLT a unica diferenca eram os direitos que já nao tavam bem antes.
Cara, acho que esse foi o melhor video sobre mercado que eu já vi na vida. Vou espalhar. Ian, você é fod@.